• Nenhum resultado encontrado

Manual de Funcionamento do Programa de Interface

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Funcionamento do Programa de Interface"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Manual de Funcionamento do Programa de Interface

Para a interacção do utilizador com a ferramenta construída foi desenvolvida uma aplicação que tem como função de auxiliar a tomada de decisão.

Este programa é denominado Fuzzy Decision Maker na versão V1.0, que resulta de um conjunto de várias versões beta.

Requisitos de funcionamento

Este programa tem como base o MS Excel, e corre a partir de uma execução de uma macro que pode ser executada a partir da folha denominada “Interface1”. Devido à necessidade de utilizar a Fuzzy Toolbox do MatLab é necessário que o Excel-Link, uma livraria que permite a interligação do MatLab ao Excel, esteja carregado na lista de Add-ins do Excel.

O programa tem a capacidade de adicionar um conjunto de matrizes pré-estabelecidas para o seu correcto funcionamento, como as matrizes de dados que permitem a construção e utilização do modelo difuso.

Inserção de dados

Os dados do problema referentes aos custos de funcionamento normal e aos custos de funcionamento em contingência devem ser inseridos através da folha de cálculo, pois o MS Excel permite exportar facilmente qualquer conjunto de dados.

As probabilidades, no entanto, como pode ser um dado variável ao longo de um determinado ponto, são configuradas em menu próprio, referido nos próximos pontos.

Inserção de dados das probabilidades

Através da selecção do botão “probabilidade” no menu principal acede-se a um menu onde se pode ajustar o valor das probabilidades de ocorrência de cada custo, validando apenas a selecção caso o somatório de todas as probabilidades seja unitário.

(3)

Menu Principal

Inicialmente, depois do programa iniciar, surge um menu semelhante ao apresentado na figura seguinte:

Como se pode verificar existe um menu central onde é permitido o estudo das diversas alternativas, mostrando os valores dos custos e dos restantes atributos, como o Valor Esperado dos Custos e o Custo Máximo das Contingências, permitindo definir as probabilidade para a qual se considera o custo máximo destas.

Em baixo existe um menu onde se reúnem um conjunto de métodos de apoio à decisão:

(4)

• A Função de Utilidade Exponencial com um perfil de Propensão perante o Risco; A última opção consiste no uso do modelo difuso desenvolvido no trabalho.

Automaticamente para as primeiras quatro opções o programa calcula as melhores alternativas de acordo com as predefinições do programa podendo posteriormente ser configurado pelo utilizador a do modelo difuso e as funções de utilidade com perfis de aversão e propensão ao risco.

Configuração dos modelos de função de utilidade com perfis de aversão e propensão ao risco

Seleccionando uma das seguintes opções:

• Função de Utilidade Exponencial com um perfil de Aversão perante o Risco; • Função de Utilidade Exponencial com um perfil de Propensão perante o Risco; E seleccionado o botão “configuração”:

Tem-se acesso a um menu de configuração destas funções que permite o ajuste da constante de aversão ou de propensão da função exponencial, conforme a selecção:

(5)

Configuração do perfil do decisor para a utilização do modelo difuso

Ao seleccionar a opção de configurar o modelo difuso automaticamente abrirá um menu que permite a configuração deste.

O primeiro menu questiona o decisor se quer utilizar qualquer um dos atributos extras para configurar o seu perfil podendo escolher entre:

U(C0) 0,000 0,200 0,400 0,600 0,800 1,000 1,200 -25 -20 -15 -10 -5 0 U(C0) U(EV(cont)) 0,000 0,200 0,400 0,600 0,800 1,000 1,200 -250,00 -200,00 -150,00 -100,00 -50,00 0,00 U(EV(cont))

(6)

Com base na selecção destas ou não, prossegue-se para o próximo menu onde o utilizador é colocado perante o primeiro problema, onde pode escolher uma das alternativas ou escolher a opção de indiferença:

A partir daqui o decisor, conforme a sua decisão é considerado avesso, propenso ou indiferente ao risco. Caso tenha escolhido a primeira ou a segunda opção é questionado novamente da mesma maneira para definir melhor o perfil como muito avesso/propenso ou pouco avesso/propenso e ainda avesso/propenso moderado. Caso tenha escolhido ser indiferente é lhe imediatamente atribuído um perfil.

Após a resposta a este segundo questionário fica definido tipo de perfil do decisor e o programa carrega o perfil predefinido executando imediatamente o modelo no MatLab. Após a conclusão da execução do modelo difuso, podem-se ver os resultados obtidos pelo modelo através do seguinte menu:

(7)

Fica assim configurado o perfil e automaticamente é classificado com o ranking das melhores decisões com o perfil escolhido.

Menu principal apresentado no final

No final o utilizador terá acesso aos resultados de todas as metodologias de apoio à decisão, de acordo com as suas configurações pessoais, podendo obter um conjunto de alternativas ordenadas para cada perfil, do tipo das apresentadas a seguir:

Resultados extra programa

Além dos dados fornecidos pelo programa, paralelamente serão abertas as janelas de alguns módulos da Fuzzy Toolbox, permitindo avaliar o modelo que foi implementado, através da visualização das regras e da superfície de resposta:

(8)

Ficam assim descritas as funcionalidades, que podem fornecer ao decisor uma grande ajuda, perante um processo complexo, que é o de tomar decisões.

Referências

Documentos relacionados

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não

1.1 A presente seleção de Tutor a Distância será regida por este Edital e será executada pelo DEaD/IFMA Campus São Luís Monte Castelo e Comissão de

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

2) Para fins de entrega da documentação referente à Prova de Títulos, o candidato ou seu respectivo Procurador, deverá preencher o Formulário de Entrega dos Documentos

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação