• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES SOCIEDADE PORTUGUESA DE ONCOLOGIA 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ACTIVIDADES SOCIEDADE PORTUGUESA DE ONCOLOGIA 2010"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

SOCIEDADE PORTUGUESA DE

ONCOLOGIA 2010

2010

(2)

Índice

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. RELATÓRIO DE ACTIVIDADES SPO 2010 ... 4

2.1. CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O CANCRO DA MAMA ... 4

2.1.1. Postal de sensibilização para a mamografia de rastreio ... 4

2.2. PRÉMIOS DE JORNALISMO NOVARTIS ONCOLOGY ... 5

2.3. PATROCÍNIOS CIENTÍFICOS ... 5

2.4. PROGRAMA DE FORMAÇÃO BREAST CANCER ASCO ... 6

2.5. REVISTA PORTUGUESA DE ONCOLOGIA ... 6

2.6. ESTUDO “O QUE SABEM OS PORTUGUESES SOBRE CANCRO” ... 7

2.7. OUTRAS ACÇÕES... 7

2.7.1. Novo website da SPO ... 8

(3)

1. I

NTRODUÇÃO

O ano de 2010 foi marcado pela continuação da realização do estudo “O que sabem os portugueses sobre o cancro” e pela construção do novo site da Sociedade Portuguesa de Oncologia com lançamento previsto em ano de 2011.

A SPO marcou presença na imprensa, quer em artigos publicados nos jornais, quer pela participação em informação na rádio e na televisão.

Tal como nos anos anteriores, a SPO foi parceira da Sociedade Portuguesa de Senologia, no desenvolvimento da campanha de sensibilização para o cancro da mama.

(4)

2. R

ELATÓRIO DE ACTIVIDADES

SPO

2010

2.1. Campanha de sensibilização para o cancro da mama

Promovida pela Sociedade Portuguesa de Senologia em parceria com a Sociedade Portuguesa de Oncologia, em 2010, à semelhança do ano anterior, reforçou-se a acção com o anúncio televisivo da campanha “Dou Mais Tempo À Vida”. Em 2008 esta mensagem foi intensificada através de um novo meio de comunicação – Táxi TV – e foi potencializada nos principais canais nacionais: RTP, RTP2, RTPN, SIC, e TVI. Em 2009 foram estabelecidos acordos de divulgação gratuita do anúncio da campanha, no mês de Outubro, nos seguintes canais: SIC Mulher, AXN, Animax, Sony Entertainment Television, FOX Life. Para 2010 a novidade foi a transmissão gratuita do spot no Porto Canal.

2.1.1. Postal de sensibilização para a mamografia de rastreio

À semelhança do que é realizado desde 2007, foi feita a distribuição da quarta edição do Postal da Mama através da distribuição de 40.000 postais durante o mês de Outubro, realizada através da rede PostalFree, empresa especializada na distribuição gratuita de postais publicitários em diversos circuitos espalhados por todo o país.

Para 2010 o tema escolhido para o desenvolvimento desta campanha foi “Senologia: sabe o que é?”. O objectivo foi informar a população em geral sobre o âmbito de acção da Senologia e reforçar a sua notoriedade face ao contributo dado em prol da investigação e tratamento das patologias mamárias. A mensagem remeteu também para a comemoração dos 20 anos da SPS.

(5)

2.2. Prémios de Jornalismo Novartis Oncology

A SPO foi parceira na terceira edição dos Prémios de Jornalismo Novartis Oncology. Além de ter dado o seu cunho científico para a acção, o Dr. Ricardo da Luz integrou o júri na selecção dos melhores trabalhos de jornalismo – imprensa, televisão e rádio – subordinados ao tema oncologia. O objectivo desta acção e contribuir para aumentar o conhecimento da população portuguesa sobre as doenças oncológicas, as formas de prevenção disponíveis e as estratégias para a manutenção da qualidade de vida.

2.3. Patrocínios científicos

Durante 2010 a SPO deu patrocínio científico ao 8º Congresso Nacional das Unidades de Oncologia, ao 6º Simpósio Nacional de Cancro Digestivo, ao Encontro Nacional de Senologia (SPS), e às II Jornadas de Patologia Mamária do Funchal.

(6)

2.4. Programa de formação Breast Cancer ASCO

A SPO iniciou a distribuição do programa Breast Cancer: Current Clinical Issues & Future

Trends, uma iniciativa da American Society of Clinical Oncology, com o apoio científico da SPO e da

SPS.

Esta acção estendeu-se a 2011 estando prevista a entrega de diplomas de participação aquando do 12º Congresso Nacional de Oncologia.

2.5. Revista Portuguesa de Oncologia

(7)

A Revista Portuguesa de Oncologia sofreu alteração a nível de layout para se adequar à imagem entretanto criada para novo website. Em 2011 a Revista irá assumir também novos conteúdos, procurando abranger notícias da política da Saúde e artigos científicos nacionais.

2.6. Estudo “O que sabem os portugueses sobre cancro”

Em 2010 deu-se continuação ao estudo “O que sabem os portugueses sobre o cancro” com recolha de informação junto das populações residentes no Algarve e em Lisboa.

Este estudo permitirá recolher e tratar os dados relativos ao grau de conhecimento que os portugueses têm sobre as doenças oncológicas para que depois, na sua análise, seja possível desenvolver um plano de acção que permita à SPO responder às reais necessidades da população.

2.7. Outras acções

A Sociedade Portuguesa de Oncologia marcou presença com o seu stand nas Jornadas de Oncologia do IPO do Porto, no 6º Simpósio Nacional do Cancro Digestivo com

(8)

2.7.1. Novo website da SPO

Em 2010 deu-se início à construção do novo website da SPO que será lançado em 2011. O website da SPO, em virtude dos avanços das novas tecnologias, imperou uma actualização às novas tendências e uma adaptação à mudança quer ao nível de estrutura, quer ao nível do conteúdo.

Com a construção do novo website pretendeu disponibilizar informação relevante para o público em geral, bem como para os associados da SPO, públicos-alvo para os quais serão disponibilizados diferentes tipos de informação inclusive através da optimização da área reservada aos profissionais de saúde.

2.7.2. Declaração de entidade pública

Em 2010 procedeu-se ao pedido de declaração de entidade pública dirigida à presidência do Conselho de Ministros a qual, após apreciação, foi recusada tendo em conta os seguintes parâmetros:

 A disposição contida no nº.1 do artigo 6º dos estatutos viola o artigo 13º da Constituição da República Portuguesa;

 Existe uma desconformidade entre o nº1 do artigo 37º dos estatutos e o nº.4 do artigo 175º do Código Civil, que exige que as deliberações sobre a dissolução das associações sejam tomadas com o voto favorável de três quartos do número de todos os associados.

A carta da secretaria-geral da presidência do Conselho de Ministros com data de 11 de Novembro de 2010, foi a seguinte:

(9)

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Os detentores de ativos financeiros internacionais podem incliriar-se a investir em países com bancos centrais independentes por duas razões: (i) “os investidores contam com

Se você traduzir isso para um idioma diferente, envie-nos um e-mail para info@family.fit para que ele possa ser compartilhado com

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão