• Nenhum resultado encontrado

16ª INFORMAÇÃO SOBRE A ATIVIDADE E SITUAÇÃO FINANCEIRA DA JUNTA DE FREGUESIA DE AVINTES (de a )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "16ª INFORMAÇÃO SOBRE A ATIVIDADE E SITUAÇÃO FINANCEIRA DA JUNTA DE FREGUESIA DE AVINTES (de a )"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 16ª INFORMAÇÃO SOBRE A ATIVIDADE E SITUAÇÃO FINANCEIRA

DA JUNTA DE FREGUESIA DE AVINTES (de 13-06-2017 a 04-09-2017)

De acordo com a alínea v), do nº 1, do artº 18º da Lei nº 75/2013 de 12 de Setembro, envio ao digníssimo Presidente da Assembleia de Freguesia de Avintes, para conforme a alínea e), do nº 2, do artº 9º da mesma Lei, “Apreciar, em cada uma das sessões ordinárias, uma informação escrita do presidente da junta de freguesia acerca da atividade desta e da situação financeira”.

OBRAS E PAVIMENTAÇÃO DE RUAS

COBERTURA DO ÁTRIO EXTERIOR DAS CASAS MORTUÁRIAS DE AVINTES

Está concluída a obra de construção da cobertura exterior do átrio das Casas Mortuárias de Avintes, uma cobertura há muito necessária para criar melhores condições a quem assiste aos velórios.

Uma obra da responsabilidade da Junta Freguesia Avintes com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Gaia, num investimento superior a 35 mil euros (mais iva).

REQUALIFICAÇÃO DAS CASAS DE BANHO NA RUA ESCOLA CENTRAL

Ficou concluída a requalificação das casas de banho na rua da Escola Central.

Para além do arranjo geral do equipamento, incluindo a impermeabilização da cobertura do terraço, foram construídas umas instalações sanitárias para deficientes e balneários para homens e mulheres.

TAMPAS DAS TELECOMUNICAÇÕES – RUA 5 DE OUTUBRO

Por solicitação da Junta de Freguesia de Avintes foram reparadas pela PT as tampas ao longo da rua 5 de Outubro.

RAMPA DE ACESSO A PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

Estão a decorrer os trabalhos para criação de condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida ao edifício da Junta de Freguesia de Avintes.

Uma obra da responsabilidade da Junta de Freguesia de Avintes com o apoio da Câmara Municipal de Gaia. REPARAÇÃO MURO DE SUPORTE DE VIA RUA MIGUEL BOMBARDA (ESPINHAÇO)

Da responsabilidade da Junta de Freguesia procedemos à reparação de um muro de suporte de via na rua Miguel Bombarda.

MANUTENÇÃO DO PAVIMENTO – PAVIMENTO A CUBOS

Por administração direta da Junta de Freguesia de Avintes realizamos melhoramentos do pavimento a cubos em duas zonas da Rua do Outeiro, Rua Miguel Bombarda e Rua de Cabanões.

COLOCAÇÃO DE CORRIMÃO

A Junta de Freguesia de Avintes e a empresa municipal Águas de Gaia procederam à colocação de corrimões em dois novos locais da freguesia, nomeadamente, numa das travessias do Rio Febros (perto da Rua das Ceifeiras) e na Travessa dos Sapateiros.

(2)

2 CEMITÉRIO

A Junta de Freguesia realizou obras no Cemitério de Avintes construindo um novo arruamento que permitiu disponibilizar novos lotes para construção de jazigos e campas.

Desta forma sem haver necessidade de proceder a compra de terrenos, foi possível disponibilizar mais algum terreno para as sepulturas.

AÇÃO SOCIAL E SAÚDE CANTINHO DO ESTUDO

Realizaram-se duas reuniões entre a técnica da Ação Social da Junta e Responsáveis pelo Agrupamento de Escolas Gaia Nascente e Equipa de RSI da FJOL, de preparação do projeto em Avintes. Foram definidos os critérios para a seleção das crianças e famílias a serem apoiadas.

Um projeto que envolve a Câmara Municipal de Gaia, a Junta de Freguesia de Avintes, a Fundação Manuel António da Mota, a Gaiurb e o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente.

AVINTES VAI À PRAIA

Decorreu de 17 a 28 de julho o programa Avintes vai à praia.

Foram 200 pessoas entre crianças, adultos e seniores que durante 2 semanas passaram uma manhã na praia de Valadares, num total de 4 autocarros.

A Junta de Freguesia contou com o apoio de 8 jovens voluntárias que faziam o acompanhamento.

PASSEIO CONVIVIO SÉNIOR

Realizou-se no dia 2 de Agosto o tradicional passeio de convívio sénior, este ano o passeio foi à cidade de Viseu com almoço na Quinta dos Compadres.

Participaram 600 seniores com mais de 62 anos e alguns cidadãos com deficiência.

Tivemos a visita do Sr. Vice Presidente da Câmara de Gaia e o apoio do Centro Social Mário Mendes da Costa, que disponibilizou as guias voluntários e dos Bombeiros Voluntários de Avintes com um ambulância e 3 bombeiros.

Torneio de Futebol de Rua para crianças dos Empreendimentos Sociais de Gaia.

Uma equipa de crianças do Empreendimento Social Mário Cal Brandão (AZES d’Avintes) participou no torneio de futebol de rua e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Avintes.

JARDINS E AMBIENTE AREINHO DE AVINTES

Este ano mesmo com as obras de requalificação da zona do areinho ainda a decorrerem foi seguramente um ano em que houve excelentes condições para a frequência deste nosso espaço de lazer, uma vez que foi resposta areia ao longo de todo o areal.

Do dia 15 de Junho a 15 de Setembro estiveram em funcionamento os sanitários e a vigilância de 2 nadadores-salvadores.

Temos ainda a salientar que todas as análises realizadas na água do Rio Douro junto ao Areinho, estiveram dentro dos parâmetros legais para água de uso balnear.

(3)

3 AREINHO DE AZENHAS DE CAMPOS

Com o empenho da Câmara Municipal de Gaia e da Junta Freguesia Avintes para além da colocação de areia no Areinho de Avintes foi possível também colocar areia em Azenhas de Campos.

REGUEIRÃO DE SOUTO FIÃES

Por administração direta da Junta de Freguesia procedemos à limpeza do regueirão situado em Souto-Fiães que se encontrava totalmente obstruído pela vegetação e que no Inverno transborda para a rua, colocando em perigo quem ali passa.

TRILHO DO FEBROS

Os colaboradores da Junta de Freguesia concluíram uma nova limpeza no Trilho do Febros. JARDINS

Foi realizada neste período a limpeza de vários jardins. EDUCAÇÃO

A convite das respetivas Associações de Pais a Junta de Freguesia esteve presente nas festas de final do ano letivo das escolas EB 1 e Jardins de Infância de Avintes, Jantar de finalista da Escola Adriano Correia de Oliveira e festa da FJOL.

PROTOCOLOS COM O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GAIA NASCENTE

Para além da assinatura dos protocolos que temos vindo a desenvolver com o Agrupamento, oferecemos uma caixa isotérmica para transporte de alimentos destinada às atividades do curso profissional de Cozinha / Pastelaria e Restaurante / Bar. Esta é uma forma de agradecer a parceria que tem havido por parte do Agrupamento com esta Junta de Freguesia em diversas atividades, nomeadamente na organização dos "showcooking"na Festa da Broa.

CÂMARA MUNICIPAL DE GAIA

PAVILHAO MUNICIPAL DE AVINTES - SALVADOR GUEDES

Continuam a bom ritmo as obras de construção do nosso pavilhão.

A Junta de Freguesia tem vindo a acompanhar de perto os trabalhos que estão a ser lá executados. REQUALIFICAÇÃO DO AREINHO DE AVINTES

Prosseguem as obras de requalificação da frente fluvial em Avintes, na zona do Areinho. Uma intervenção profunda promovida pela Câmara Municipal de Gaia que vem dar nova expressão à zona norte de Avintes. A Junta de Freguesia tem vindo a acompanhar de perto os trabalhos que estão a ser lá executados.  JUVENTUDE E DESPORTO

RECEÇÃO DE JOVENS

Recebemos na Junta de Freguesia jovens provenientes da República Checa, Roménia, Hungria e Espanha, para além de Portugueses, que participaram no Intercâmbio Internacional "Youth for Inclusion" organizado pela Abrigo Seguro- ASS em parceria com a Onda Verde.

(4)

4 PROVA DE BTT

Realizou-se em 15 de Junho a 7ª edição da prova de BTT Broa d'Avintes, organizada pela ACMA BTT, com o apoio da Junta de Freguesia de Avintes e da Câmara Municipal de VN Gaia e contou com cerca de 300 participantes.

CULTURA E OUTROS EVENTOS 30 ª FESTA DA BROA

Quero por isso deixar aqui um registo desta importante realização, que junta num objetivo comum, várias centenas de Avintenses (e não só) na sua organização e realização, e traz até Avintes, vários milhares de pessoas, quer de Avintes, quer de muitas outras localidades e mesmo algumas do estrangeiro.

Ficam aqui algumas palavras, sobretudo de agradecimento e reconhecimento a todos os que colaboraram com a Junta de Freguesia de Avintes.

Em primeiro lugar aos colegas do Executivo, com uma referência muito especial à Manuela Lopes, e também à Equipa de Apoio, que trabalhou ao longo de vários meses, com o Executivo em toda a preparação, são eles: Teresa Ferreira, Domingos Oliveira, Bruno Lopes, José "Maia", Manuel Santos, Manuel Brandão e Manuel Franklin.

Importantes, principalmente na fase de montagem e durante os dias da Festa, foram os funcionários e colaboradores da Junta, que merecem igualmente uma referência.

As Coletividades, quer na parte gastronómica, quer na parte de animação, principalmente cultural (Conde de Avintes, Queimada, concerto da Banda Musical, etc., etc.), com todas as centenas de voluntários que com elas colaboram, são os pilares fundamentais da Festa, e por isso merecem todo o agradecimento e reconhecimento. Uma referência ainda aos artesãos de Avintes.

Naturalmente que esta Festa sem os fabricantes da Broa e Velhotes não fazia sentido, fica por isso também da Junta o reconhecimento do seu trabalho.

Quanto ao Showcooking este ano novamente em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente, através da presença dos formadores dos cursos profissionais de Restauração.

Não devemos esquecer o apoio imprescindível da Câmara Municipal e da empresa municipal Águas de Gaia. Igualmente gostaria de destacar as ações de formação que realizamos para as coletividades participantes na Festa da Broa em parceria com o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente e com os Bombeiros de Avintes.

Foram por isso 10 dias de festa, cerca de 70 mil visitantes, mais de 30 mil quilos de broa vendidos, várias notícias nos jornais, dois programas de televisão, AQUI PORTUGAL da RTP e OLHA A FESTA da SIC e milhares de visualizações do vídeo promocional.

Do programa, para além das representações das associações locais, do Show Cooking, destacamos naturalmente os espetáculos dos AUREA, Zé Amaro, José Alberto Reis, Eduardo Madeira e António Pinto Basto.

Uma referência final para a homenagem realizada aos organizadores da primeira Festa da Broa.

DOCE DE AVINTES “VELHOTES”

Estivemos presentes no X Capítulo da Confraria dos Velhotes, onde foi entronizada a D. Margarida da Padaria Joaquim Soares.

(5)

5 PROVEDORA DO CIDADÃO

Por iniciativa da Provedora realizou-se uma reunião aberta à população, com o objetivo de ouvir as suas sugestões ou apresentação de reivindicações.

A reunião decorreu nas instalações dos Centro de Convívio de Aldeia Nova.

GAIA É FADO

Realizou-se no dia 1 de Julho no Auditório dos Plebeus Avintenses a seleção da representante de Avintes à iniciativa GAIA É FADO do jornal O Gaiense.

A nossa iniciativa denominada “Gaia é Fado, Avintes Também” teve um cariz social, com a presença de cerca de 200 pessoas que contribuíram com um bem alimentar que reverteu a favor do Centro Social Mário Mendes da Costa

A nossa representante será a Lília Teixeira.

MOSTRA DE CASCATAS SANJOANINAS

Decorreu mais uma mostra de Cascatas Sanjoaninas que contou com a participação de 17 cascatas, que estiveram em exposição de 24 de Junho a 30 de Junho.

No final a Junta de Freguesia para além do prémio de participação no valor de 75 Euros, ofereceu um Jantar aos participantes e familiares.

MARCHAS DE SÃO JOÃO

A Freguesia de Avintes participou em mais uma edição das Marchas de São João, através de uma marcha conjunta do Grupo Mérito e da ACMA.

O Grupo Mérito ficou responsável pelos marchantes, guarda-roupa e coreografia enquanto a ACMA ficou com a tocata e músicas.

Esta iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal com a colaboração das Junta de Freguesia e decorreu com habitualmente no Cais de Gaia.

A convite do Grupo Mérito o presidente da Junta de Freguesia de Avintes e esposa foram os padrinhos da marcha.

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DA JUNTA E MEMBROS DO EXECUTIVO (RESUMO):

A convite da direção da Confraria da Broa de Avintes, estivemos presentes na sua habitual cerimónia onde decorreu uma nova entronização. A Confraria assinalou 20 anos de existência.

17/6 - A convite da 38ª Companhia de Comandos participamos na homenagem ao nosso conterrâneo Idílio Moreira, falecido durante a Guerra Colonial.

21/6 Estivemos presentes na III Assembleia Geral de Parceiros do Grupo de Ação Local DLBC Frente Atlântico.

(6)

6

1/7 Estivemos presentes no convivo anual das velhas guardas do FC de Avintes.

8/7 Assistimos ao final do dia a um magnífico espetáculo nas ruinas da Quinta do Paço pelos jovens atores dos Plebeus Avintenses.

8/7 - Estivemos presentes na Festa de Final do ano letivo de algumas das atividades não musicais da ACMA. 9/7 - O presidente da Junta de Freguesia de Avintes, na companhia do presidente da Assembleia de Freguesia, Domingos Oliveira, acompanhou a procissão em honra da Rainha Santa Isabel de Portugal. 23/7 - Assistimos no auditório do Grupo Mérito a mais uma extraordinária atuação do corpo cénico do Grupo Mérito. As "Troianas", uma encenação de Manuel Ramos Costa.

30/7 - Assistimos a uma agradável representação dos jovens que frequentaram as Férias Teatrais, uma iniciativa dos Plebeus Avintenses. O Meu Pé de Laranja Lima foi a peça escolhida.

6/8 - O presidente da Junta de Freguesia de Avintes na companhia do sr. Vereador da CM de Gaia, Manuel Monteiro, acompanhou a Procissão Solene em honra do Bom Jesus do Palheirinho.

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

As empresas privadas de exploração agropecuária ou agroindustrial, com base na irrigação, cujos projetos tenham sido beneficiados com incentivos do Poder Público, não

O aparelho está equipado com um sis- tema de alarme, para que qualquer alte- ração de temperatura no compartimen- to congelador seja facilmente detectada e para evitar

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Descrever a evolução dos sintomas e da qualidade de vida de pacientes com síndrome ASIA que foram submetidas ao explante da prótese mamária de