• Nenhum resultado encontrado

E Book Email Marketing

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E Book Email Marketing"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

Como Trabalhar com Email Marketing

Com a maioria dos blogueiros sentindo tanto a queda nas visitas vindas do Google e de outros buscadores, se faz necessário buscar por alternativas de fonte de visitas e assim continuar o trabalho de blogueiro, como é o caso do email marketing, que se bem usado pode se tornar uma poderosa fonte de geração de visitantes e também de renda.

O fato é que todas as pessoas que utilizam a Internet mesmo que esporadicamente, possuem um endereço de email em que recebem diversos tipos de

informações, sendo que a maioria leem seus emails logo após se conectarem a Internet e se o seu e-mail estiver

lá esperando pelo leitor, são grandes as chances de ele olhar e fazer o que você deseja que ele faça (que pode ser clicar em um link, comprar um produto ou serviço, participar de uma promoção, etc, etc, etc).

Se você já trabalha com email marketing ou se interessou em começar a trabalhar, mas não tem a mínima ideia de como começar, continue lendo este e-book que mostra dicas que eu aprendi com grandes gurus e também por experiência própria, que estarei repassando exclusivamente para você.

Be a Bá do Email Marketing

O Email Marketing funciona bem porque não é considerado spam, principalmente se for oferecido a opção de double opt-in no momento do cadastro, ou seja, o interessado tem que se cadastrar na lista e confirmar a participação clicando em um link contido em um email que lhe é enviado automaticamente logo após o cadastro. Caso ele não confirme, seu endereço de email não é ativado na lista, evitando assim que ele receba seus emails e considere como sendo SPAM (email indesejado). Outro ponto que descaracteriza o spam é o fato de que todos os

emails enviados para os cadastrados contém um link em que é possível se descadastrar da lista.

Para começar a primeira coisa que você deve fazer é começar a criar sua lista de emails, ou seja, uma lista com endereços de emails de pessoas que estejam “realmente interessadas” em receber seus boletins. A forma de capturar estes emails pode ser através de uma caixa de cadastro posicionada no menu de navegação de seu blog ou site, popup, fanpage ou outro meio de comunicação que permita a inclusão do código responsável por gerar a caixa de captura de emails.

Uma vez que uma pessoa tenha sido adicionada a sua lista, você ganha permissão para enviar emails de acordo com o que você prometeu no momento em que eles se

cadastraram. Você poderá por exemplo, enviar emails contendo as novidades do blog, oferta de produtos e promoções, dicas exclusivas, entre outras coisas, que servirão para gerar novas visitas em seu site, divulgar produtos e até mesmo para criar uma nova fonte de renda caso esse seja o seu intuito (isso parece muito bom não é? chegaremos lá em um instante!).

(3)

Se você optar por um serviço de gerenciamento online de emails que é o que eu recomendo, poderá ainda contar com ferramentas de estatísticas em tempo (quase) real, o que permite que você acompanhe como os leitores estão interagindo com os emails. Você poderia saber por exemplo quantos leitores abriram o email, quantos cliques foram dados nos links, assim como saber quais links foram mais clicados, entre outras coisas importantes.

Com esses dados em mãos é possível analisar e melhorar suas campanhas de email marketing, criando títulos que sejam mais atrativos para o seu público ou mesmo evitando determinado tipo de assunto que parece não ser muito interessante para eles. Poderia também descobrir e excluir pessoas que já não estão mais interessados no que você tem a oferecer e que podem estar classificando seus emails como lixo eletrônico, o que não é nada bom a longo prazo.

(4)

Como Gerenciar suas Campanhas de Email Marketing

Para iniciar suas campanhas de e-mail marketing será necessário que você comece capturando os endereços de e-mail de seus possíveis leitores, o que pode ser feito com uma caixa de captura de e-mails posicionada no menu de navegação, em uma popup como a que pode ser vista aqui mesmo no Criar Sites, em sua fanpage ou qualquer outro lugar que seja possível adicionar o código que gera a caixa de captura.

Com os endereços de email em mãos, será necessário que você tenha um programa de gerenciamento de e-mails ou que adquira um serviço de gerenciamento de e-mails online, como é o caso do Aweber que é o mesmo que eu utilizo em todos os meus blogs, E-Goi,

Klick Mail e até opções grátis como o NitroDev para enviar seus emails.

Existem muitas opções de programas e de serviços de gerenciamento de emails, que poderão ou não ser mais interessantes para você e que serão discutidos aqui.

Programas de e-mail marketing

Os programas de e-mail marketing, também chamados de clientes de email, permitem enviar os e-mails a partir de sua própria máquina sem custo algum, além é claro, da aquisição do programa (normalmente eles são pagos), desde que você saiba o que está fazendo, já que poderá ser necessário o uso de um serviço de SMTP a parte, porque as operadoras de Internet normalmente não permitem o envio de e-mails em massa, pois isso pode sobrecarregar os sistemas e é considerado spam.

Apesar de barata, esta opção tem muitas desvantagens, como o fato de não oferecer informações sobre como os leitores estão interagindo com seus e-mails, o que torna difícil melhorar suas campanhas. Outro problema dos programas de e-mail marketing é que as chances de seus e-mails caírem na caixa de lixo eletrônico de seus leitores é muito maior, porque os e-mails não são enviados de um único IP.

Isso pode ser um grande problema, porque uma vez que o IP seja considerado foco de SPAM, todos os e-mails que você enviar através do mesmo IP podem ser direcionados diretamente para a caixa de lixo eletrônico de seus leitores e você poderá nunca saber disso, pois não tem como mensurar os dados.

(5)

Clientes de Emails em Massa

Se você pretende mesmo utilizar esta opção, poderá encontrar uma diversidade de programas que

permitem o envio de emails em massa. Confira algumas das melhores opções.

• Send Blaster

• RapidMail

• Email Marketing Software

• Email Sender Deluxe

Serviços de SMTP

Como os serviços de SMTP gratuitos aparecem e desaparecem de tempos em tempos, decidi não citar nenhum serviço aqui para evitar que este e-book fique desatualizado em pouco tempo. Portanto se você deseja utilizar um cliente de emails e precisar de um serviço de SMTP grátis, recomendo que procure no buscador do Google pelos termos “Free SMTP” para encontrar as melhores opções.

Serviços de gerenciamento de e-mails

Os serviços de gerenciamento de e-mails por outro lado podem custar um pouco mais caro dependendo de sua escolha, no entanto, na minha opinião se bem usado, eles podem trazer melhores resultados a longo prazo, pois oferecem todas as ferramentas necessárias para começar a trabalhar suas campanhas de email marketing.

Você terá a sua disposição por exemplo, caixas de captura de emails customizadas, ferramentas para trabalhar os emails a serem enviados, ferramentas de estatísticas, filtros, entre outras tantas coisas.

• Estatísticas – Normalmente eles oferecem estatísticas em tempo real, o que permite melhorar cada vez mais suas campanhas. As vezes uma simples mudança no título do email pode fazer toda a diferença.

• Menos SPAM – Os serviços pagos cuidam para que seus servidores não caiam na lista negra dos serviços de e-mail como o Gmail ou Outlook. Isso garante que seus e-mails tenham maior chance de caírem na caixa de entrada de seus leitores.

• Mobilidade – Por serem serviços online, você poderá trabalhar suas campanhas de qualquer computador conectado a Internet.

• Profissionalismo – Serviços de email marketing online oferecem ferramentas profissionais para trabalhar com email marketing.

Serviços de Email Marketing

Se você pretende optar pelas empresas de gerenciamento online de emails, confira abaixo alguns dos melhores serviços recomendados pela maioria dos email marketeiros.

• Aweber

• Klick Mail

(6)

Plugins de Email Marketing para WordPress

Se você utiliza o WordPress para gerenciar seu blog, poderá usufruir de diversos plugins que possibilitam a criação de uma base de emails para o envio de email marketing como é o caso do plugin MailPress, SendPress, Subscribe2, MeeNews e etc.

Só lembrando que pode acontecer de os plugins não funcionarem em seu blog, porque a empresa que o armazena tenha

configurado o servidor para não permitir o envio de emails em massa. Na dúvida entre em contato com sua empresa de hospedagem.

Serviço Pago ou Gratuito

Com certeza as melhores opções são os serviços pagos, pois eles costumam oferecer melhores ferramentas, além de serem monitorados com mais atenção, o que evita que os usuários façam spam e que sujem a imagem da empresa.

É claro que você pode optar por um serviço gratuito de email marketing, no entanto você deve entender que as chances de seus emails irem diretamente para a caixa de spam de seus leitores são muito maiores. Isso acontece porque como os usuários não tem que pagar pelo serviço, boa parte deles utilizam o serviço de forma errada, enviando spam

indiscriminadamente, fazendo com que o serviço seja visto com maus olhos e que boa parte dos emails enviados pelos usuários caiam diretamente na caixa de spam dos leitores.

Portanto eu acho que o gasto com os serviços de email marketing deve ser visto como um investimento, porque a longo prazo os resultados podem ser mais satisfatórios.

(7)

Como segmentar suas listas

Quem deseja trabalhar com email marketing para divulgar conteúdo ou mesmo para ganhar dinheiro divulgando links de afiliados, produtos e serviços, uma forma de obter melhores resultados é dividir a lista de acordo com o interesse dos leitores que se cadastram, desta forma você tem menos chances de enviar emails com temas que os leitores não estão tão interessados. O fato é que mesmo que um blog trate sobre um nicho específico como acontece aqui no CriarSites, ainda é possível criar diferentes listas segmentando por leitores interessados em construtores de sites como o Webnode e Wix, em leitores interessados em

hospedagens e domínios de sites, em leitores interessados em otimização de sites e blogs, em leitores interessados em monetização e por aí vai.

Desta forma eu poderia enviar um determinado email para todas as listas ou limitar para apenas uma ou mais listas segmentadas, dependendo do tipo de conteúdo presente no email. E não incomodaria os leitores que eu achar que não se interessariam pelo conteúdo que estou enviando no momento.

Com isso eu evitaria muitos problemas que poderiam denegrir a imagem do meu blog e da minha lista, como a classificação dos emails como sendo spam ou o desinteresse dos leitores por receberem emails que não lhes interessa e com isso passariam a ignorar meus emails, o que a longo prazo pode significar em perda de resultados.

(8)

Como fazer a segmentação

Para criar a segmentação de sua lista é necessário criar diferentes listas e instalar diferentes caixas de captura de emails de acordo com o conteúdo que estiver oferecendo em cada uma das páginas ou pelo menos em páginas estratégicas.

No meu caso por exemplo, eu poderia criar uma lista de pessoas interessadas no Webnode sempre que uma pessoa baixa meu e-book sobre como trabalhar com o Webnode ou uma lista segmentada sobre o Wix sempre que uma pessoa baixa meu e-book sobre como trabalhar com o Wix. Também poderia adicionar uma caixa de captura de emails em todas as páginas em que abordo o tema “hospedagem de sites” ou “otimização de sites” e assim criar uma lista só com pessoas que tem maior interesse neste assunto.

Como gerenciar listas segmentadas

Você deve estar pensando que trabalhar com diversas mini listas pode ser um tormento, no entanto não é bem assim. Se você optar por um serviço de gerenciamento de emails como a Aweber ou E-Goi, terá a opção de selecionar uma ou mais listas adicionais no momento em que estiver preparando um email para ser disparado.

Desta forma, o mesmo email será enviado para todas as listas selecionadas e você somente terá o trabalho de montar o email apenas uma vez.

(9)

Como Aumentar sua Lista de Emails

Agora que você já entendeu como funciona esse esquema de campanhas de email marketing

e como isso pode ajudá-lo a sobreviver ao pós Google Animals, chegou a hora de trabalhar para aumentar cada vez mais sua lista de emails e assim alcançar um público muito maior e melhorar a eficácia de suas campanhas.

Você pode fazer isso de diversas formas, que vão desde oferecer coisas em troca do cadastro, até ser mais agressivo (se cadastra aí ou eu hackeio sua conexão meu irmão!), mas lembre-se de que não adianta sair pegando o endereço de email de qualquer pessoa sem que ela esteja realmente interessada no tipo de material que você pretende oferecer, pois estas pessoas provavelmente nem abrirão os seus emails ou em um pior caso, mandariam seus emails diretamente para a caixa de lixo eletrônico.

Isso poderia queimar sua imagem perante as empresas de emails como Gmail e Outlook e também dos filtros de email que são oferecidos pela maioria dos servidores de hospedagens, já que com muitas pessoas marcando os emails como spam, ficaria claro que você é um foco de spam e que todos os seus emails devem ser considerados como tal.

Abaixo você pode conferir algumas dicas que eu mesmo utilizo e também algumas que eu vejo grandes blogueiros utilizarem para coletar os endereços de emails dos visitantes que realmente estejam interessados no que você tem a oferecer.

(10)

Oferecer Brindes

Todo mundo gosta de ganhar coisas de graça, ainda mais se não for preciso fazer quase nada para receber a recompensa, por isso é que uma das melhores formas de aumentar suas listas é oferecer algo em troca do cadastro de seus leitores.

Você poderia por exemplo oferecer um e-book que você mesmo tenha criado para todas as pessoas cadastradas e também para as que se cadastrarem assim como eu faço aqui no CS. Mas se você não tiver nenhum e-book preparado não tem problema, poderá oferecer e-books de terceiros que permitam a redistribuição como é o caso do Kit Ganhar Dinheiro.

Também sei de blogueiros que oferecem passagem livre para conteúdo exclusivo ou

descontos para algum tipo de produto. Imagine que você tem um site que fale sobre saúde e que faça uma parceria com uma loja de suplementos que dá 15% de desconto para os seus leitores que se cadastrarem em sua lista… Boa ideia não acha?

Ser mais agressivo

A forma mais eficiente que eu utilizo para captar novos endereços de email é com a popup que aparece alguns segundos após o visitante acessar uma das páginas, que eu tenho instalado em todos os meus blogs. Você já deve ter visto ele…

(11)

Para fazer isso eu utilizo o plugin Modal Dialog para WordPress que é muito eficiente para esse fim, além de ser gratuito, é claro, no entanto existem muitas outras opções que você poderá encontrar no banco de plugins oficial do WordPress.

O Modal Dialog pode ser configurado para ser exibido após alguns segundos que o visitante estiver na página, de tempos em tempos, em determinadas páginas entre outras

configurações bem legais.

Criar Promoções

Outra forma bastante eficiente que você pode abordar é oferecer prêmios para quem estiver cadastrado em suas listas de emails, pois como eu citei anteriormente, todos gostam de coisas grátis. Isso incentivaria as pessoas a se cadastrarem para poderem participar das promoções.

Para aumentar a eficácia de sua promoção, recomendo que realize novas promoções de tempos em tempos e deixe isso bem claro para seus leitores. Com o tempo sua lista poderá aumentar somente por recomendação.

Dica

Para realizar o sorteio neste caso, você poderia baixar a base de emails cadastrados em sua lista (a forma de fazer isso vai depender do serviço de email que estiver utilizando), e

utilizando um serviço como o Random.org que permite realizar diversos tipos de sorteios, inclusive com os endereços de emails.

O prêmio que você deve oferecer vai depender muito do nicho que estiver trabalhando, aqui no CS por exemplo eu poderia oferecer hospedagens com domínio grátis, templates e

logotipos customizados, consultoria personalizada, ajuda na divulgação de blogs e etc. Portanto você deve avaliar o que seu público pode estar mais interessado e analisar se é viável ou não realizar um sorteio.

Pedir

Após uma pessoa ler um dos seus conteúdos, ela pode estar mais propensa a se cadastrar, pois com certeza ela sabe que poderá existir mais material que ela pode estar interessada, portanto não custa nada pedir no fim das postagens, para os seus leitores cadastrem em sua lista.

Uma outra boa ideia seria posicionar a caixa de captura de emails entre o final do conteúdo e a área de comentários.

(12)

Como Manter suas Listas sempre ativas

Para conseguir melhores resultados com suas campanhas de email marketing é necessário manter seus leitores sempre ativos e engajados com o que você tem a oferecer, o que se conquistado, ajudará a melhorar as conversões em relação a abertura de emails, cliques em links e até aquisição de produtos e serviços que você recomendar.

Esse engajamento é possível de se alcançar trabalhando suas campanhas e cuidando de sua lista apropriadamente, sem se esquecer e nem abusar dos leitores, ou seja, sem tratá-los como simples número$.

Nota

Lembrando que a eficiência em manter os leitores ativos em suas listas também pode variar dependendo do segmento em que estiver trabalhando. Eu mesmo já criei diversas listas para diferentes nichos e notei que em alguns casos o engajamento dos leitores ficava acima de 30% enquanto que em outras listas ficava na casa dos 2%.

No final eu acabei deletando as listas com pouco engajamento, já que eles estava me trazendo mais despesas do que resultados, além do fato de que aparentemente meu conteúdo não estava agradando os leitores. Provavelmente eles estavam encaminhando meus emails diretamente para a lixeira ou pior ainda, para a caixa de spam, o que a longo prazo não é nada bom para os meus negócios.

Portanto é importante que você sempre analise os resultados de suas listas e campanhas para ver como seus leitores estão interagindo com seus emails. Se uma lista não estiver correspondendo com suas metas, não se sinta mal em eliminá-la e começar outra ou outras. Só não pode desistir.

(13)

Ofereça valor em seus emails

Para que seus leitores estejam sempre famintos e esperando pelo conteúdo que você tem a oferecer é importante cuidar para que o conteúdo oferecido contenha valor para os leitores, ou seja, materiais que eles estejam realmente interessados, de preferência que seja algo que eles não encontrariam em nenhum outro lugar a não ser com você ou seu blog.

Por isso é importante que você se especialize no nicho em que esteja trabalhando, pois assim você aprenderá técnicas avançadas, além de criar suas próprias que você poderá retransmitir para o seu público, ganhando sua confiança e sendo visto como um “guru” no assunto.

Envie emails “com moderação”

Para que o email marketing funcione é necessário que você envie “emails”, no entanto você tem que tomar muito cuidado, pois se enviar emails demais poderá aborrecer seus leitores e assim queimar sua lista, pois muitos não terão tempo de ler tudo o que você enviar e se mandar emails de menos, os leitores podem se esquecer de você e do seu blog. É necessário encontrar um meio termo que permita que você mantenha seus leitores sempre engajados, mas que não os perturbe.

Se você tem o costume de publicar mais de 2 artigos por semana em seu blog, procure escolher apenas os mais interessantes para enviar para suas listas, pois assim você garante que eles não ficarão abarrotados de informação e de quebra mostrará que você é o mestre no assunto com conteúdo selecionado a dedo.

Com o tempo será possível fixar cada vez mais sua marca como blogueiro e também a marca de seu blog na cabeça dos leitores, passando mais credibilidade e confiança a eles. Suas listas ficarão muito mais responsivas, gerando cada vez mais visitas e até vendas.

Use e abuse do autoresponder

Os sistemas de gerenciamento de emails online costumam oferecer a ferramenta “autoresponder” que é uma mão na roda para ajudar a melhorar a eficiência de suas campanhas e o engajamento com os leitores.

O autoresponder permite preparar emails em quantidade indefinida para serem enviados para os leitores de tempos em tempos, de acordo com o dia em que eles se cadastraram em sua lista. Isso garantiria que todos os leitores recebam os emails independente do dia em que eles entraram em minha lista.

Eu por exemplo configurei o autoresponder no Aweber para enviar um email para o leitor imediatamente após o seu cadastro, outros 5 para serem enviados a cada 2 dias e outros tantos para serem enviados a cada 5 dias. Com isso eu garanto que pelo menos uma vez por semana meus leitores recebam um email meu, evitando que eles se esqueçam de mim e do meu blog por um bom tempo, além de gerar visitas e até vendas esporádicas de

infoprodutos do Hotmart.

Portanto o autoresponder é um recurso que você deve usar e abusar, pois ele ajudará muito no desempenho. Só lembrando de ser moderado quanto ao envio de emails, pois como citei

(14)

Não seja ganancioso

Embora pareça tentador aproveitar suas listas para ganhar o máximo de dinheiro, você deve fazer isso com muita cautela, pois se enviar muitos emails com propagandas, recomendação de produtos ou serviços, poderá queimar sua imagem junto aos seus leitores, que passarão a ignorar seus emails e na pior das hipóteses, classificar seus emails como sendo spam.

Eu mesmo costumo mandar um email recomendando algum produto a cada 6 ou 7 emails que eu envio. E pelo que eu li por aí, outros grandes blogueiros também fazem o mesmo e tem obtido bons resultados. Você deve encontrar o ponto de equilíbrio para o seu próprio público e isso só é possível com muitos testes.

Corte o mal pela raiz

Com o tempo, certamente você terá leitores que já não se interessam pelo material que você oferece, mesmo com todos os esforços que você tenha feito para mantê-los ativos. Isso acontece porque os interesses das pessoas muda muito rápido com o tempo.

Imagine uma pessoa que queira criar um site para sua tia hoje pode visitar meu blog, se interessar pelo conteúdo que eu ofereço e se cadastrar em minha lista. E essa mesma pessoa pode se desinteressar do assunto na próxima semana, porque achou muito difícil criar um site ou porque sua “tia” disse que não precisa mais, pois contratou uma agência de criação de sites.

Neste caso eu ficaria enviando emails para esta pessoa que outrora queria criar um site para sua tia, mas que hoje está mais interessada em animais por exemplo e passa a ignorar meus emails ou até enviar para a caixa de spam. Isso é ruim para o meu trabalho, portanto seria interessante eliminar esta pessoa de minha lista.

Felizmente a maioria dos serviços de gerenciamento de email online oferecem filtros que permitem descobrir diversas coisas sobre os leitores. No Aweber por exemplo eu consigo descobrir quais pessoas NÃO estão abrindo meus emails, quais abriram um determinado email, quais clicaram em determinado link, entre outras tantas opções.

Com esse filtro eu consigo descobrir quais pessoas não estão mais interessadas no meu conteúdo e posso eliminá-las de minhas listas, diminuindo gastos e evitando problemas.

(15)

Como Evitar a caixa de Spam

Para melhorar o desempenho de suas campanhas de email marketing é necessário que você trabalhe para que seus emails não sejam considerados como sendo foco de spam pelos serviços de email como o Gmail e Outlook e também dos filtros de emails que são utilizado pelas empresas de

hospedagens.

Se isto acontecer, provavelmente todos os emails que você enviar com o endereço de seu blog poderão ser direcionados

diretamente para a caixa de spam e nunca vistos pelos seus leitores, o que seria um grande problema.

Acontece que as empresas de email e os filtros das empresas de hospedagens utilizam

o IP de origem do email como uma forma de filtrar todos os possíveis emails spam que receberem. Se uma empresa de gerenciamento de email deixar que seus usuários façam spam marketing, todos os emails de todos seus usuários podem ser direcionados

automaticamente para a caixa de spam.

Por isso é que se houver uma grande quantidade de pessoas marcando seus emails como spam, você também pode ter problemas com a empresa que oferece o serviço de

gerenciamento de emails, porque eles visam oferecer um serviço de qualidade para todos os seus usuários e estão sempre de olho em como seus usuários estão utilizando o serviço e estão dispostos a eliminar qualquer possível problema.

Identifique o problema

Se você estiver utilizando um serviço de gerenciamento de emails como o Aweber ou E-Goi, terá em mãos algumas informações sobre a quantidade de pessoas que estão marcando seus emails como SPAM, que podem ser utilizados para identificar e solucionar possíveis problemas nos emails que estiver enviando.

Porém existem algumas coisas que você deve prestar atenção que podem ajudá-lo e muito a evitar que seus leitores marquem seus emails como sendo spam. Confira.

Interesse dos leitores – Pode ser que você esteja captando emails para suas listas da forma errada ou pelo menos esteja enviando o conteúdo errado para os leitores errados. Digamos que seu blog aborde diversos assuntos, como o nicho de humor que pelos meus testes tendem a ter um baixo engajamento.

As pessoas que se cadastrarem em sua lista através das páginas de humor dificilmente se interessariam pelo resto de conteúdo que você tem em seu blog e consequentemente

deveriam ser tratados de forma diferente. Por isso é importante fazer a segmentação de listas para poder enviar apenas conteúdo que seja mais relevante para o leitor.

(16)

Título – Verifique se o título que está adicionando aos seus emails representa o conteúdo que está presente no email. As vezes as pessoas ficam frustradas por serem enganadas com um título sensacionalista demais e podem marcar seus emails como spam e se recusarem a ler seus materiais por conta disso.

Portanto nunca tente enganar seus leitores na esperança de conseguir melhorar suas campanhas de email marketing, pois os efeitos colaterais podem ser muito piores.

Envio de email em excesso – Os leitores também costumam ficar bravos com excesso de emails em suas caixas de entrada e podem começar a marcar seus emails como sendo spam.

Falta de valor – As pessoas esperam receber apenas conteúdo que seja realmente

interessante, portanto evite enviar emails para seus leitores que você ache que não sejam realmente bons para aquele público.

As pessoas não querem mais – Com certeza você acabará com uma lista cheia de pessoas que já não se interessam mais pelo conteúdo que você apresenta, portanto é importante fazer uma limpeza em sua lista de vez em quando para garantir que estas pessoas não recebam mais seus emails e assim evitar que elas os marquem como sendo spam. Este assunto foi abordado mais afundo no tópico anterior.

(17)

Como Ganhar Dinheiro com Email Marketing

Como vimos anteriormente, o email marketing pode ajudar os blogueiros a sobreviverem ao pós “Google Animals“, gerando novas visitas e até mesmo criando uma fonte alternativa de renda com baixo

investimento. A verdade é que desde que bem trabalhado, o email marketing pode se tornar uma poderosa ferramenta para ganhar dinheiro por meio de publicidade, prestação de serviços ou venda de produtos.

Mas lembrando que para que os resultados sejam ainda melhores, é necessário que você passe credibilidade para os seus leitores, que começa desde o conteúdo de seu blog, até os emails que você envia, ou seja, eles tem que confiar em tudo o que você fala ou recomenda.

Isso é possível oferecendo conteúdo de extrema qualidade, de preferência que seja com dicas exclusivas adquiridas por experiência própria, com uma certa frequência de publicação de artigos, se especializando em um nicho específico, entre outras coisas.

Como Ganhar Dinheiro com suas Listas

Como eu citei, existem diversas formas de se ganhar dinheiro com email marketing que você poderá aproveitar para complementar sua renda com o atual blog. A seguir citarei algumas das principais que são utilizadas por blogueiros do mundo todo.

Nota

Repare que a função do email marketing também é a de direcionar visitantes para o seu blog, portanto você também poderá ganhar dinheiro por meio de publicidades posicionadas diretamente nas páginas de seu blog.

(18)

Programas de Afiliados

Se você ainda não tem nenhum produto ou serviço para oferecer, poderá ganhar dinheiro por meio de recomendação de produtos e serviços oferecidos por empresas que oferecem

os chamados programas de afiliados.

Você poderia montar emails específicos recomendando algum produto que você ache que seus leitores se interessariam. Poderia até preparar esses emails como auto-responders, o que garantirá que todos os leitores receberão o mesmo email, aumentando assim suas chances de converter algo.

Alguns programa de afiliados que você pode participar é o Hotmart, Mercado Livre,

Lomadee, Cursos 24 Horas, NetAffiliation, entre outros. Nota

Repare que alguns programas de afiliados proíbem a divulgação de seus produtos por meio de email marketing, portanto preste atenção nas restrições que eles impõem a seus afiliados antes de disparar seus emails.

Venda de Produtos e Serviços Relacionados

Como tempo pode ser uma boa opção oferecer algum tipo de produto relacionado com o conteúdo que você publica em seu blog. Para você ter uma ideia, aqui no CriarSites eu poderia oferecer algum serviço de hospedagem de blogs, criação de templates

customizados, consultoria, entre outras coisas.

(19)

Este tipo de abordagem pode ser bem mais rentável, pois assim você não teria que dividir os lucros com ninguém, no entanto você deve ter em mente que terá muito mais trabalho e que será obrigado a oferecer um produto ou serviço de extrema qualidade, caso contrário

acabará queimando sua imagem e também o seu negócio, pois será muito fácil seus

“clientes” postarem comentários em seu blog ou mesmo publicar um artigo em seus próprios blogs com sua reclamação (acredite, isso acontece).

Portanto se você pretende seguir por este caminho, invista em uma boa estrutura e procure se especializar no que pretende fazer.

Venda de espaço publicitário

Se a sua lista já tiver um bom tamanho, uma forma alternativa de ganhar dinheiro é

oferecendo publicidade enviada exclusivamente por email na forma de indicação de produto ou serviço, desde que é claro, o produto seja relacionado com o tema que você já vem abordando em seu blog.

Muitos blogueiros tem ganhado uma grana extra ao oferecer este tipo de publicidade junto com alguma outra publicidade dentro do próprio blog. Você poderia por exemplo cobrar um valor X por uma resenha patrocinada em seu blog e um valor XX para a mesma resenha ser enviada por email.

(20)

Conclusões

Como você pode conferir aqui neste e-book, o e-mail marketing pode ser uma poderosa ferramenta, que pode ser utilizada para diversos fins como divulgação de sites e blogs, divulgação de produtos, comunicação com clientes ou mesmo para ganhar dinheiro. Em épocas como esta em que os buscadores já não são tão amigos dos webmasters e blogueiros, se faz essencial procurar por alternativas de sobreviver neste universo tão concorrido e o e-mail marketing pode ser uma solução para muitas pessoas.

Recomendo que faça pelo menos alguns testes para ver se o e-mail marketing é para você. Tenho certeza de que não se arrependerá.

Gostou deste material?

Este e-book foi escrito por Celso Lemes do CriarSites.com.

Sinta-se livre para distribuir este e-book em seu site, blog, e-mail ou redes sociais e ajude seus leitores a terem sucesso com seus sites.

Me encontre nas redes sociais Siga me no Twitter

Siga me no Facebook Me siga no Google+

Fã Page do CriarSites.com no Facebook

Ah, e não se esqueça de baixar os outros e-books grátis que eu preparei. Até a próxima!

Referências

Documentos relacionados

Mário Jabur Filho, conforme dispõe a legislação vigente, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos para preenchimento de vaga para Médico

Desde 2012, um grupo de docentes, investigadores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) têm vindo a desenvolver

Estabelecer os conceitos básicos sobre circuitos elétricos, Revisão das Leis de Kirchhoff, circuitos resistivos lineares, circuitos de primeira ordem e segunda ordem

As equações propostas por Armstrong e Nome, Arunyanart e Cline e Love têm sido extensivamente utilizadas em vários trabalhos envolvendo diversos tipos de compostos (não-polares,

MATEUS VALÉRIO DA COSTA JOÃO PAULO SOUZA MADEIROS DANIEL DE SOUZA MEDEIROS RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA DANIELA YASMIM MORAIS COSTA DALIELMA VANESSA DA SILVA JOÃO VITOR

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três