• Nenhum resultado encontrado

1.1. Aquisição de toners e cartuchos conforme condições e exigências, estabelecidas neste termo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.1. Aquisição de toners e cartuchos conforme condições e exigências, estabelecidas neste termo."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA Dispensa de Licitação nº 38/2018

Processo Administrativo n.° 23072.034373/2018-73 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – ICA/UFMG

1. DO OBJETO

1.1. Aquisição de toners e cartuchos conforme condições e exigências, estabelecidas neste termo.

Data da Cotação Eletrônica: Das 08:00hs às 17:59hs do dia 06/08/2018.

Local: Portal de Compras do Governo Federal – www.comprasgovernamentais.gov.br 2. DA CONTRATAÇÃO E QUANTITATIVO POR DISPENSA DE LICITAÇÃO

2.1. A aquisição dos toners e cartuchos, conforme Anexo I deste termo, foi estimada para atender demanda administrativa do semestre 2/2018 do ICA/UFMG. Aquisição, conforme art. 24, II, da Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993.

3. ENTREGA E CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO DO OBJETO.

3.1. Prazo de validade da proposta, de no mínimo 60 (sessenta) dias, a contar da data da abertura da Cotação Eletrônica;

3.2. Prazo de entrega de no máximo 05 (cinco) dias úteis, contados do recebimento da nota de Empenho;

3.3. Preço de mercado, fixo e irreajustável, vigente na data de abertura desta Cotação Eletrônica, expresso em Real, incluídas todas as despesas de qualquer natureza (fretes, tributos, seguros, etc.).

3.4. Local de entrega:

3.4.1. Almoxarifado Central do Instituto de Ciências Agrárias/ICA/UFMG, no endereço Av. Universitária, nº 1.000, bairro Universitário – Montes Claros/MG – CEP 39404-547, no horário de 08:00 às 11:00 h., e de 14:00 às 16:00 horas, fone (38) 2101-7716.

3.5. O Licitante deverá fazer constar no campo da “descrição detalhada do objeto” as especificações dos produtos abaixo, indicando as seguintes informações:

3.5.1. O licitante deverá descrever se o produto ofertado é original ou similar, sua marca e carga volumétrica.

3.5.2. Carga volumétrica deverá ser idêntica ou superior ao do produto original da marca do equipamento.

3.6. Todos os licitantes, que apresentarem propostas para produtos similares (não originais, da marca do equipamento onde serão utilizados), deverão ter disponíveis os respectivos laudos exigidos no inciso I deste subitem e enviá-los, após o encerramento da fase de lances, para comprovar similaridade com os produtos originais, preferencialmente “escaneados”, para o e-mail “scompras@ica.ufmg.br”, na forma e prazo determinados pelo pregoeiro. A não apresentação dos laudos implicará automática desclassificação do licitante.

I- Laudos técnicos dos produtos ofertados: comprobatórios de bom funcionamento, boa qualidade, desempenho e rendimento de impressões - emitidos por laboratório/entidade/instituto,

(2)

de reconhecida idoneidade e competência, pertencente a órgão da Administração Pública ou por ele credenciado, com acreditação do INMETRO, vinculado à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), com escopo de acreditação na norma ABNT NBR/ISSO/IEC 17025, para realização de ensaios ópticos comparativos com um cartucho de tinta/toner original do fabricante da impressora, quando empregados ao fim a que se destinam.

II- O Laudo Técnico referido no inciso anterior deverá consignar a aprovação do produto, baseado em dados objetivos do seu desempenho, contendo as seguintes informações mínimas: a) Dados sobre a embalagem do produto;

b) Informação do lote de fabricação e o prazo de validade;

c) Informação da marca, modelo e número de série da impressora onde foram realizados os testes;

d) Estado do produto, isto é, se o cartucho de tinta/toner está em boas condições e sem avarias;

e) Descrição da aparência, isto é, se há indícios de reaproveitamento de peças ou se o mesmo apresenta aparência de novo;

f) Relatos sobre a ocorrência ou não de vazamentos durante os testes;

g) Descrição da documentação encontrada no interior da embalagem (por exemplo: manuais, guia de instalação, etc.);

h) Peso do Cartucho antes e depois do teste;

i) Data de recebimento da amostra, data do início do teste e data da conclusão do teste; j) A metodologia adotada e os equipamentos e insumos utilizados;

k) As condições ambientais do laboratório durante a execução dos testes; l) Gráficos, planilhas ou tabelas com os dados levantados durante o teste; m) Conclusão

III- Não serão aceitos laudos emitidos por laboratórios pertencentes à própria licitante;

IV- O Laudo Técnico deverá possuir data de emissão não superior a 360 (trezentos e sessenta) dias da data de abertura da Cotação.

V- Em substituição ao Laudo Técnico, será aceita documentação que comprove a situação de distribuidor ou revendedor autorizado de suprimentos originais, emitida pelo fabricante do equipamento, devendo ser enviada na forma e prazo definidos pelo pregoeiro, na sessão pública.

3.7. Comprovante de registro do fabricante do produto no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, acompanhado do respectivo Certificado de Regularidade válido, nos termos do Art. 17, Inciso II da Lei nº 6.938/1981 e da Instrução Normativa IBAMA nº 6, de 15/03/2013 e Normas correlatas;

3.7.1. A apresentação dos referidos Certificados será dispensada caso o Pregoeiro logre êxito em obtê-los mediante consulta “online” aos sítios oficiais, imprimindo-os e anexando-os ao processo.

3.7.2. Caso o fabricante seja dispensado de tais registros, por força do dispositivo legal, o licitante deverá apresentar o documento comprobatório ou declaração correspondente, sob as penas da Lei.

(3)

3.8. Deverão ser entregues bens de fabricação recente, em cujas embalagens constem as datas de fabricação e prazo de validade ou tempo de vida útil que deverá ser de no mínimo de 01 (um) ano a contar da data de abertura da Cotação.

3.8.1. No prazo de validade/vida útil, em condições normais de estocagem, uso e manuseio, caso os materiais percam suas características normais ou se deteriorem, o fornecedor deverá fazer a troca do produto no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, contados da comunicação da UFMG, por conta e ônus do fornecedor, sob pena de lhe serem aplicadas as penalidades cabíveis.

4. DO PAGAMENTO

4.1. O prazo previsto para o pagamento é de até 07(sete) dias úteis, após recebimento provisório, de suas respectivas parcelas, objeto desta Ata.

i) O pagamento somente será efetuado após o “atesto”, pelo servidor competente, da Nota Fiscal/Fatura apresentada pela adjudicatária.

ii) O “atesto” fica condicionado à verificação da conformidade da Nota Fiscal/Fatura apresentada e do regular cumprimento das obrigações assumidas.

iii) Antes do pagamento, o órgão gerenciador realizará consulta online no SICAF e, se necessário, nos sítios oficiais, para verificar a manutenção das condições de habilitação da adjudicatária, devendo o resultado ser impresso, autenticado e juntado ao processo de pagamento.

4.2. Os pagamentos decorrentes de despesas, cujos valores não ultrapassem o limite de que trata o inciso II do art. 24 da Lei 8.666 de 1993, deverão ser efetuados no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, contados da data da apresentação da Nota Fiscal, nos termos do art. 5º, § 3º, da Lei nº 8.666, de 1993.

4.3. O pagamento, cujo valor será fixo e irreajustável, se dará mediante Ordem Bancária do Banco do Brasil, para a conta indicada pela adjudicatária.

4.4. Em hipótese alguma a Universidade efetuará pagamento por meio de boleto bancário. 4.5. O pagamento de bens e equipamentos adquiridos mediante importação direta não serão realizados através de depósito antecipado de despesas.

4.6. Na hipótese de protesto indevido de qualquer título, a Administração aplicará a penalidade prevista no subitem 13.2.5, deste Termo, sem prejuízo da devida indenização.

4.7. Entende-se como data de pagamento a da ordem bancária emitida pela UFMG junto ao Banco do Brasil.

4.8. Se o(s) bem(ns) for(em) entregue(s) fora do prazo avençado, a UFMG poderá deduzir do montante da Fatura/Nota Fiscal o valor correspondente à multa a ser aplicada.

4.9. Quando for(em) entregue(s) bem(ns) fora das especificações, e caso a UFMG ainda não tenha efetuado o pagamento, poderá deduzir da Fatura/Nota Fiscal o valor correspondente à multa a ser aplicada.

4.10. No prazo previsto no subitem 7.1, constatando-se que o fornecimento do(s) bem(ns) não atende(m) às especificações/condições estabelecidas no Edital e em seus Anexos, a Administração se reserva o direito de suspender o pagamento, até que sejam sanadas as irregularidades, sem que tal procedimento lhe acarrete encargos financeiros adicionais.

4.11. Se a UFMG já tiver pagado à Contratada e esta não tiver sanado, no prazo concedido pela Administração, os problemas constatados, além das multas previstas, a Contratada deverá

(4)

ressarcir os valores por ela recebidos, atualizados monetariamente pelo IGP-DI, da data do pagamento até a data do efetivo ressarcimento.

4.12. Ocorrendo as hipóteses previstas nos subitens 4.7 e 4.8, após a adoção dos procedimentos administrativos cabíveis, sendo julgada procedente a defesa apresentada pela Adjudicatária, o valor deduzido será devolvido.

4.13. A UFMG, na data do pagamento, efetuará as retenções devidas, se houver, de acordo com a legislação e normas vigentes.

4.13.1. A Contratada regularmente optante pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006, não sofrerá a retenção tributária quanto aos impostos e contribuições abrangidos por aquele regime. No entanto, o pagamento ficará condicionado à apresentação de comprovação, por meio de documento oficial de que faz jus ao tratamento tributário favorecido previsto na referida Lei Complementar.

4.14. O pagamento não será efetuado à licitante vencedora enquanto pendente de liquidação ou qualquer obrigação financeira que lhe for imposta, em virtude de penalidade ou inadimplência. 4.15. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a Contratada não tenha concorrido para tanto, fica convencionado que a taxa de compensação financeira devida pela Contratante, entre a data do vencimento e o efetivo adimplemento da parcela, será calculada mediante a aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP, sendo: EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento; VP = Valor da parcela a ser paga;

I – Índice de compensação financeira = 0,00016438, assim apurado: I = TX I = 6/100 I = 0,00016438

365 X = Percentual da taxa anual = 6%

5. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 5.1. São obrigações da Contratante:

5.1.1. receber os materiais no prazo e condições estabelecidas no Termo de Referência; 5.1.2. verificar minuciosamente, no prazo fixado, a conformidade dos materiais adquiridos. 5.1.3. comunicar à Contratada, por escrito, sobre imperfeições, falhas ou irregularidades verificadas nos materiais adquiridos, para que seja substituído, reparado ou corrigido;

5.1.4. acompanhar e fiscalizar o cumprimento das obrigações da Contratada, através de comissão/servidor especialmente designado;

5.1.5. efetuar o pagamento à Contratada no valor correspondente ao fornecimento dos materiais, no prazo e forma estabelecidos no Termo de Referência;

5.2. A Administração não responderá por quaisquer compromissos assumidos pela Contratada com terceiros, ainda que vinculados à execução do presente Termo de Referência, bem como por qualquer dano causado a terceiros em decorrência de ato da Contratada, de seus empregados, prepostos ou subordinados.

(5)

6. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

6.1. A Contratada deve cumprir todas as obrigações constantes no Termo de Referência, seus anexos e sua proposta, assumindo como exclusivamente seus os riscos e as despesas decorrentes da boa e perfeita execução do objeto e, ainda:

6.1.1. entregar o(s) bem(ns) em perfeitas condições, conforme especificações, prazo e local constantes no Termo de Referência, acompanhado da respectiva nota fiscal, na qual constarão as indicações referentes à descrição do(s) bem(ns) contratado(s);

6.1.2. responsabilizar-se pelos vícios e danos decorrentes do(s) bem(ns) contratado(s), de acordo com os artigos 12, 13, 18 e 26, do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990);

6.1.3. comunicar à Contratante, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas que antecede a data de entrega do(s) bem(ns) contratado(s), os motivos que impossibilitem o cumprimento do prazo previsto, com a devida comprovação;

6.1.4. manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

6.1.5. indicar preposto para representá-la durante a execução do contrato.

6.1.6. Apresentar documento assinado na forma do modelo Anexo II deste termo de referência, quando solicitado.

7. DA SUBCONTRATAÇÃO

7.1. Não será admitida a subcontratação do objeto licitatório.

8. ALTERAÇÃO SUBJETIVA

8.1. É admissível a fusão, cisão ou incorporação da contratada com/em outra pessoa jurídica, desde que sejam observados pela nova pessoa jurídica todos os requisitos de habilitação exigidos na licitação original; sejam mantidas as demais cláusulas e condições do contrato; não haja prejuízo à execução do objeto pactuado e haja a anuência expressa da Administração à continuidade do contrato.

9. CONTROLE DA EXECUÇÃO

9.1. Nos termos do art. 67 Lei nº 8.666, de 1993, será designado representante para acompanhar e fiscalizar a entrega dos bens, anotando em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução e determinando o que for necessário à regularização de falhas ou defeitos observados.

9.1.1. O recebimento de material de valor superior a R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) será confiado a uma comissão de, no mínimo, 3 (três) membros, designados pela autoridade competente.

9.2. A fiscalização de que trata este item não exclui nem reduz a responsabilidade da Contratada, inclusive perante terceiros, por qualquer irregularidade, ainda que resultante de imperfeições técnicas ou vícios redibitórios, e, na ocorrência desta, não implica em co-responsabilidade da Administração ou de seus agentes e prepostos, de conformidade com o art. 70 da Lei nº 8.666, de 1993.

(6)

9.3. O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, indicando dia, mês e ano, bem como o nome dos funcionários eventualmente envolvidos, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou defeitos observados e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis.

10. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

10.1. Comete infração administrativa nos termos da Lei nº 8.666, de 1993 e da Lei nº 10.520, de 2002, a Contratada que:

10.1.1. inexecutar total ou parcialmente qualquer das obrigações assumidas em decorrência da contratação;

10.1.2. ensejar o retardamento da execução do objeto; 10.1.3. fraudar na execução do contrato;

10.1.4. comportar-se de modo inidôneo; 10.1.5. cometer fraude fiscal;

10.1.6. não mantiver a proposta.

10.2. A Contratada que cometer qualquer das infrações discriminadas no subitem acima ficará sujeita, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, às seguintes sanções:

10.2.1. advertência por faltas leves, assim entendidas aquelas que não acarretem prejuízos significativos para a Contratante;

10.2.2. Multa de 0,5% (meio por cento), por dia de atraso na entrega do objeto ou parte dele, calculada sobre o respectivo valor, respeitado o limite de 20% (vinte por cento) e observado o valor mínimo de R$ 50,00;

10.2.3. Multa de 20% (vinte por cento), aplicada sobre o valor total da obrigação, pela não aceitação da nota de empenho dentro do prazo de validade da presente Ata; ou pela não entrega do(s) bem(ns); ainda, pela não assinatura, no prazo estabelecido, da Ata de Registro de Preços e/ou do instrumento contratual, se houver; ou pela não prestação da assistência técnica ou pela sua prestação em desacordo com as condições avençadas, quando for o caso;

10.2.4. Multa de 10% (dez por cento), a ser aplicada sobre o valor correspondente ao item ou parte do item entregue com defeito e/ou fora das especificações exigidas, a qual será descontada do valor relativo à próxima fatura a ser paga. Quando aplicada no último mês do fornecimento, será descontada da garantia, se houver, caso esta tenha sido prestada mediante caução em dinheiro; se efetivada em outras modalidades, poderá ser retida do último pagamento devido;

10.2.5. Multa de 30 % (trinta por cento) sobre o valor do título, em caso de protesto indevido; 10.2.6. suspensão de licitar e impedimento de contratar com o órgão, entidade ou unidade administrativa pela qual a Administração Pública opera e atua concretamente, pelo prazo de até dois anos;

10.2.7. impedimento de licitar e contratar com a União com o consequente descredenciamento no SICAF pelo prazo de até cinco anos;

10.2.8. declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a

(7)

reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a Contratada ressarcir a Contratante pelos prejuízos causados;

10.3. Também ficam sujeitas às penalidades do art. 87, III e IV da Lei nº 8.666, de 1993, as empresas e os profissionais que:

10.3.1. tenham sofrido condenação definitiva por praticar, por meio dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos;

10.3.2. tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação;

10.3.3. demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a Administração em virtude de atos ilícitos praticados.

10.4. A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa à Contratada, observando-se o procedimento previsto na Lei nº 8.666, de 1993, e subsidiariamente a Lei nº 9.784, de 1999. 10.5. A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Administração, observado o princípio da proporcionalidade.

10.6. As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

10.7. Se houver fornecimento de bens, comprovadamente, falsificados e/ou de origem ilícita, o fato será oficiado ao Ministério Público Federal, para promoção de ação penal pública, nos termos do artigo 100, da Lei nº 8.666/93, sem prejuízo da aplicação das penalidades cabíveis.

11. CONSTITUEM ANEXOS DESTE TERMO: 11.1. Anexo I – Pesquisa de Preço; 11.2. Anexo II – Declarações.

Montes Claros, 03 de agosto de 2018.

Nívea Alves de Almeida

Administradora - ICA/UFMG

Aprovo o presente Termo de Referência, nos termos do art. 7º, § 2º, I da Lei 8.666/93. Em atendimento ao disposto no art. 50, IV, Lei 9.784/99, autorizo a contratação direta.

Montes Claros, 03 de agosto de 2018.

Leonardo David Tuffi Santos Diretor ICA/UFMG Ordenador de Despesas Port. Nº 7363 – 30/10/2014

(8)

ANEXO I DO TERMO DE REFERÊNCIA

PESQUISA DE PREÇOS - DI 38/2018 - PROCESSO: 23072.034373/2018-73

ITEM DESCRIÇÃO UN QTDE. UNITÁRIAMÉDIA MÉDIOTOTAL

1

Cartucho Brother LC103 | LC105 | LC107 Preto com 20ml de tinta para uso na impressora Brother MFC-J6920DW, novo, não remanufaturado, não recondicionado, original ou similar

UN 3,00 29,00 87,00

2Cartucho HP C9351CB, C9351B (HP 21) PRETO (BLACK) / TWINPACK, novo, não

remanufaturado, não recondicionado, original ou similar UN 3,00 33,33 100,00

3Cartucho HP 83A (CF283) PRETO, novo, não remanufaturado, não recondicionado, original ou similar UN 15,00 54,67 820,00

4Cartucho HP 664 (F6V28A) TRICOLOR, novo, não remanufaturado, não

recondicionado, original ou similar UN 3,00 54,85 164,55

5Cartucho HP 664 (F6V29A) PRETO, novo, não remanufaturado, não recondicionado,

original ou similar UN 3,00 52,45 157,35

6 Cartucho HP C9352AB (HP 22) COLORIDO (COLOR), novo, não remanufaturado, não recondicionado, original ou similar UN 3,00 53,67 161,00

7Toner HP CE250A, 504A PRETO (BLACK), Laserjet,novo, não remanufaturado, não

recondicionado, original ou similar UN 2,00 156,33 312,67

8Toner HP 78A (CE278A) PRETO (BLACK), novo, não remanufaturado, não recondicionado, original ou similar. UN 3,00 54,67 164,00

9Toner HP CE285AB (85A) PRETO (BLACK), novo, não remanufaturado, não

recondicionado, original ou similar UN 25,00 54,67 1.366,67

10Toner Samsung ML 2010D PRETO (BLACK), novo, não remanufaturado, não recondicionado, original ou similar UN 3,00 88,75 266,25

11Toner Samsung MLT D104S, PRETO (BLACK), novo, não remanufaturado, não

recondicionado, original ou similar UN 3,00 88,75 266,25

12Tonner/cartucho: MLT-D111 para impressora: SAMSUNG XPRESS M2070 - PRETO, novo, não remanufaturado, não recondicionado, original ou similar. UN 25,00 111,25 2.781,25

13Toner Samsung SCX 4200. Referência DSI 4720. Novo, não remanufaturado, não

recondicionado, original ou similar. UN 3,00 92,50 277,50

(9)

ANEXO II

DECLARAÇÕES

DISPENSA DE LICITAÇÃO 38/2018 UASG 153296

( - RAZÃO SOCIAL -), inscrito no CNPJ nº (---), declara:

Declaração de Inexistência de servidor ou dirigente da UFMG como sócio

Declara, sob as penas da lei, que até a presente data não possui, como sócio, servidor

ou dirigente da Universidade Federal de Minas Gerais, ciente da obrigatoriedade de

declarar ocorrências posteriores.

Declaração de Menor

Declara, para fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei nº 8.666, de 21 de junho

de 1993, acrescido pela Lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, que não emprega

menor de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não

emprega menor de 16 (dezesseis) anos, salvo menor, a partir de 14 (quatorze) anos,

na condição de aprendiz, nos termos do inciso XXXIII, do art. 7º da Constituição

Federal.

Declaração de não Utilização de Trabalho Degradante ou Forçado

Declara que não possui em sua cadeia produtiva, empregados executando trabalho

degradante ou forçado, nos termos do inciso III e IV do art.1º e no inciso III do art.5º

da Constituição Federal.

Declaração de Inexistência de Fato Superveniente

Declara sob as penas da lei, que até a presente data inexistem fatos impeditivos para

sua habilitação no presente processo licitatório, ciente da obrigatoriedade de declarar

ocorrências posteriores.

_______________________________________________

Assinatura do Representante Legal

Referências

Documentos relacionados

Para Hedengren(2011), o tema e como se fosse uma máscara para o site ou blog, ele pode ser alterada quantas vezes você quiser, pode-se usar um tema básico que simplesmente reproduza

Para a determinação de diferença de volumes entres as parcelas com a utilização de diferentes sistemas hidráulicos, foram verificados através do resultado final

“O início [da trajetória profissional] foi na gerência de vendas – hoje é aqui no oitavo andar. Eu atuava como secretaria. Fiquei seis anos como secretaria. Depois eu fui

Compra: Quando a expectativa do analista para a valorização da ação for superior ao potencial de valorização do Índice Bovespa, mais o prêmio.. Neutro: Quando a expectativa

Além da precessão de L, vista na Seção 1, a interação gravitacional causa uma precessão do perigeo da órbita (plana) da partícula descrita em torno da massa M. Além da

Dada a importância e a ampliação do uso da imprensa e suas possibilidades como objeto e fonte de pesquisa histórica, novos posicionamentos e metodologias do

FAZ SABER a todos quanto o presente Edital de Interdicao virem, ou dele tomare- mconhecimento e noticia tiverem que por este Juizo e Cartorio, tramitou a acao de Interdicao

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma