• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

PLANO DE ENSINO

Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE) – Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação

Instituto de Ciências Agrárias

Colegiado do curso de Engenharia Ambiental

1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: Ações mitigadoras de impactos ambientais UNIDADE OFERTANTE: ICIAG

CÓDIGO: GET051 PERÍODO/SÉRIE: 8º TURMA: Única

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: 30 PRÁTICA: 15 TOTAL: 45 OBRIGATÓRIA: (x) OPTATIVA: ( ) PROFESSORA: Anne Caroline Malvestio

Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) Bloco 1CCG - Campus Glória / Sala 311 Email: anne.malvestio@ufu.br Tel: (34) 2512-6736

ANO/SEMESTRE: 2020 / 1

2. EMENTA

Impactos ambientais. Conceitos. Modalidade de impactos. Impactos das atividades humanas. Significado da adoção de medidas mitigadoras. Métodos de avaliação. A adoção de medidas mitigadoras e suas relações com o monitoramento e com a gestão ambiental. Estudos de casos e exemplos práticos que relacionem as disciplinas específicas do curso.

3. JUSTIFICATIVAS

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um instrumento de política ambiental estabelecida pela Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) que tem a finalidade de compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. A função da AIA é identificar, prever, avaliar e mitigar os efeitos relevantes de atividades ou projetos de desenvolvimento, antes que decisões importantes sejam tomadas. Nesta disciplina, complementarmente a de Avaliação de Impacto Ambiental, serão apresentadas as técnicas utilizadas para a mitigação e compensação dos impactos negativos e maximização dos impactos positivos dos empreendimentos, bem como as etapas pós-implantação do projeto, envolvendo os programas de monitoramento. Envolve conhecimentos multidisciplinares para a proposição de alternativas mais viáveis do ponto de vista ambiental, sendo um dos campos de atuação do engenheiro ambiental.

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

4. OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno os conhecimentos necessários à avaliação de impactos de projetos. Oferecer as diretrizes técnicas de medidas e das ações de impactos ambientais. Capacitar o aluno na geração de relatórios de impactos sob responsabilidade de engenheiro ambiental.

5. PROGRAMA

TEÓRICO

1 Revisão dos principais conceitos de Avaliação de Impactos Ambientais 1.1 Etapas da Avaliação de Impactos Ambientais

2 Plano de gestão ambiental 2.1 Componentes

2.2 Medidas mitigadoras 2.3 Medidas compensatórias

2.4 Medidas Potencializadoras / Maximizadoras 2.5 Programas de monitoramento e acompanhamento 2.6 Aspectos legais e institucionais

3 A etapa de acompanhamento no processo de Avaliação de Impacto Ambiental 3.1 Instrumentos

3.2 Integração entre planejamento e gestão

4 Medidas mitigadoras para as diversas tipologias de empreendimento 5 Plano de Controle Ambiental (PCA)

6 Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental PRÁTICO

1 Estudos de casos

2 Métodos e procedimentos de mitigação e compensação de impactos

3 Programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais dos diferentes projetos

4 Elaboração do Plano de Controle Ambiental

6. METODOLOGIA

Como métodos de ensino-aprendizagem serão usados: videoaulas, leituras de artigos científicos e trechos de livros, produção de texto e produtos audiovisuais, resolução de questões (por exemplo, do tipo múltipla-escolha e dissertativas), avaliação de estudos ambientais e elaboração de pareceres técnicos. As aulas práticas envolverão a aplicação dos conceitos de Avaliação de Impacto Ambiental e outros trabalhados na disciplina e o estudo de casos, especialmente no que diz respeito a mitigação dos impactos.

(3)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Informações de acordo com a Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação: a) Carga-horária de atividades síncronas: 25 horas (55,6% da carga-horária);

Horários das atividades síncronas: quintas-feiras, entre 8h50 e 10h40;

TDIC que será utilizada: plataforma Webconferência da RNP (as atividades síncronas não serão gravadas).

b) Carga-horária de atividades assíncronas: 20 horas (44,4% da carga-horária);

TDIC que serão utilizadas: plataforma Moodle UFU; todos os materiais e instruções para as atividades serão disponibilizados na página da disciplina no Moodle;

Endereço web de localização dos arquivos: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8173, curso GET051 (Remoto) Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais.

c) Carga-horária prática: 15 horas;

Descrição da realização: estudos de casos (a partir do estudo de artigos, vídeos e estudos ambientais e outros documentos que compõem processos de avaliação de impactos ambientais e de licenciamento ambiental) e realização de atividades de aplicação dos conceitos estudados e elaboração de planos e pareceres técnicos;

Recursos que deverão ser utilizados: estudos ambientais publicamente acessíveis nas plataformas federal e estaduais de Licenciamento Ambiental, por exemplo, o banco de Estudos de Impactos Ambientais do IBAMA (http://licenciamento.ibama.gov.br/) e o Sistema Integrado de Informação Ambiental do estado de Minas Gerais (http://www.siam.mg.gov.br/siam/login.jsp); acesso ao Moodle UFU; computador ou celular com conexão com a internet que possibilite o acesso ao material da disciplina e estudos ambientais, a edição de texto, a realização de webconferências usando microfone e webcam e a gravação de áudio.

d) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas e ao material de apoio: via Moodle;

Material de apoio a ser utilizado: videoaulas, trechos de livros, artigos científicos, vídeos e estudos ambientais a serem disponibilizados via Moodle (diretamente armazenados no Moodle ou com link de acesso disponível no Moodle).

7. AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina será do tipo formativa e consistirá na aplicação de cinco atividades, conforme descrito a seguir.

(4)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Informações de acordo com a Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação: a) Datas, horários e pontuação a ser distribuída em cada uma das atividades:

- Atividade Avaliativa 1 – Sustentabilidade (AA1): elaboração em grupo e reunião com a profa. em 11/03/21, a partir das 8h50; entrega até 16/03/21, às 23h59; discussão em 18/03/21, às 8h50; pontuação: 20% da nota final.

- Atividade Avaliativa 2 – Medidas ambientais (AA2); entrega inicial até 08/04/21, às 23h59; entrega final até 15/08/21, às 23h59; pontuação: 20% da nota final.

- Atividade Avaliativa 3 – Plano de Controle Ambiental (AA3); 29/04, às 8h50; entrega e debate em 06/05/21; pontuação: 20% da nota final.

- Atividade Avaliativa 4 – Acompanhamento (AA4); entrega: até 27/05/21, às 23h59; pontuação: 20% da nota final.

- Atividade Avaliativa 5 – Relatório de Controle Ambiental (AA5); reunião com a profa. em 27/05/21, às 8h50; entrega até 08/06/21, às 23h59; debate em 10/06/21, às 8h50; pontuação: 20% da nota final.

Cálculo da nota final

NF = (20*AA1 + 20*AA2 + 20*AA3 + 20*AA4 + 20*AA5) / 100

Instruções para a realização:

- Atividade Avaliativa 1 – Sustentabilidade (AA1): atividade em grupo a ser entregue via Moodle e elaboração e debatida via webconferência.

- Atividade Avaliativa 2 – Medidas ambientais (AA2): atividade individual a ser entregue via Moodle.

- Atividade Avaliativa 3 – Plano de Controle Ambiental (AA3): atividade em grupo a ser realizada com reuniões via webconferência e entregue via Moodle.

- Atividade Avaliativa 4 – Acompanhamento (AA4): atividade individual a ser entregue via Moodle. - Atividade Avaliativa 5 – Relatório de Controle Ambiental (AA5): atividade em grupo a ser e entregue via Moodle e debatida via webconferência.

Critérios de correção das atividades avaliativas:

Para a correção das atividades avaliativas serão usados como critérios gerais: adequação ao conteúdo e à língua portuguesa, originalidade, atendimento às normas ABNT, entrega no prazo. Quando for identificado plágio, será atribuída nota zero para a atividade.

Quanto aos prazos de entrega das atividades, haverá a tolerância de no máximo 1 semana, mas as atividades valerão metade da nota. Após a semana de tolerância, as atividades não serão

(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

recebidas, exceto no caso de situações adequadamente justificadas e previamente acordadas com a docente.

Forma de apuração da assiduidade dos discentes:

A assiduidade (frequência) dos(as) discentes será acompanhada por meio da realização das atividades obrigatórias. Para as atividades síncronas será realizada chamada durante a webconferência. Para as atividades assíncronas será realizado o acompanhamento via Moodle. Quando o(a) discente estiver impossibilitado(a) de participar das atividades síncronas por motivos adequadamente justificados, o(a) discente deverá entrar em contato com a docente para apresentar justificativa e combinar como se dará a reposição da atividade perdida.

Critério para aprovação:

Para ser considerado/a aprovado/a na disciplina, ao final da Etapa I o(a) aluno(a) terá que ter alcançado no mínimo 60% em nota e 75% de frequência. Não haverá avaliação substitutiva ou de recuperação.

b) Especificação das formas eletrônicas para o envio das atividades avaliativas pelos discentes:

- Atividade Avaliativa 1 – Sustentabilidade (AA1): a ser entregue via Moodle e elaboração e debatida via webconferência.

- Atividade Avaliativa 2 – Medidas ambientais (AA2): a ser entregue via Moodle.

- Atividade Avaliativa 3 – Plano de Controle Ambiental (AA3): a ser realizada com reuniões via webconferência e entregue via Moodle.

- Atividade Avaliativa 4 – Acompanhamento (AA4): a ser entregue via Moodle.

- Atividade Avaliativa 5 – Relatório de Controle Ambiental (AA5): ser e entregue via Moodle e debatida via webconferência.

8. BIBLIOGRAFIA Básica

SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 495 p.

Complementar:

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2007. 382p.

(6)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. DOU, Brasília, 2 set.1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>

COPAM

– Conselho Estadual de Política Ambiental (Minas Gerais). Deliberação

Normativa n° 217 de 06 de dezembro de 2017. Minas Gerais, Belo Horizonte, 06 dez.

2017.

IAIA. International Association for Impact Assessment. Principles of environmental impact assessment best practice. Fargo: IAIA, Special Publication v.1, 1999. Disponível em: <http://www.iaia.org/publicdocuments/special-publications/Principles%20of%20IA_web.pdf.>

(7)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

9. PROGRAMAÇÃO DETALHADA DAS AULAS

Data Conteúdo

Módulo 1 01/03/21 a

21/03/21 (3 semanas)

Sustentabilidade e impactos ambientais Webconferência 1: 04/03/21, às 8h50 Webconferência 2: 11/03/21, às 8h50 Webconferência 3: 18/03/21, às 8h50

Atividade avaliativa 1 – Sustentabilidade: elaboração em grupo e reunião com a profa. em 11/03/21, a partir das 8h50; entrega até 16/03/21, às 23h59; discussão em 18/03/21, às 8h50

Módulo 2 22/03/21 a

18/04/21 (4 semanas)

Revisão de AIA e Medidas Ambientais Webconferência 4: 25/03/21, às 8h50

Obs.: dia 01/04/21 não haverá webconferência; conforme calendário acadêmico este dia será reposição da aula de sexta

Webconferência 5: 08/04/21, às 8h50 Webconferência 6: 15/04/21, às 8h50

Atividade Avaliativa 2 – Medidas ambientais: entrega inicial até 08/04/21, às 23h59; entrega final até 15/08/21, às 23h59

Módulo 3 19/04/21 a

16/05/21 (3 semanas)

Plano de gestão ambiental e Plano de Controle Ambiental Webconferência 7: 22/04/21, às 8h50

Webconferência 8: 29/04/21, às 8h50 Webconferência 9: 06/05/21, às 8h50

Atividade Avaliativa 3 – Plano de Controle Ambiental: reuniões dos grupos com a profa. em 29/04, às 8h50; entrega e debate em 06/05/21

Módulo 4 17/05/21 a 19/06/21 (5 semanas) Etapa de acompanhamento Webconferência 10: 13/05/21, às 8h50 Webconferência 11: 20/05/21, às 8h50 Webconferência 12: 27/05/21, às 8h50

Obs.: dia 03/06/21 não haverá webconferência; conforme calendário acadêmico este dia é feriado

Webconferência 13: 10/06/21, às 8h50 Webconferência 14: 17/06/21, às 8h50

Atividade Avaliativa 4 – Acompanhamento: entrega até 27/05/21, às 23h59

Atividade Avaliativa 5 – Relatório de Controle Ambiental: reunião com a profa. em 27/05/21, às 8h50; entrega até 08/06/21, às 23h59; debate em 10/06/21, às 8h50 10. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: .... / ... / ... Coordenação do Curso de Graduação em: ...

Referências

Documentos relacionados

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de