ABS News. NASCE UM NOVO FUTURO Os primeiros produtos do ABS NEO comprovam eficiência da tecnologia que possibilita rápido melhoramento genético

43 

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

ABS News

U B E R A B A • B R A S I L • M A R Ç O • 2 0 1 7

NASCE UM NOVO FUTURO

Os primeiros produtos do ABS NEO comprovam

eficiência da tecnologia que possibilita

rápido melhoramento genético

EMPRENHANDO

VACAS

NOVIDADES

Bateria Corte ganha

E AINDA

(2)

Expediente

ABS News é um informativo Institucional da ABS ABS Pecplan Importação e Exportação Ltda. Rod. BR 050 - Km 196 - Delta MG / CEP 38108-000 (34) 3319-5400 - www.abspecplan.com.br Jornalista Responsável Faeza Rezende - MTB 12323/MG imprensaabspecplan@gmail.com Coordenadora de Comunicação Cássia Parreira

Projeto Gráfico e Diagramação

ABS News

Editorial

QUE EDITORIAL QUEREMOS ESCREVER NO FUTURO?

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Esta famosa frase de Rui Barbosa poderia, pelos fatos ocorridos na semana passada, servir de editorial para nossa edição e representar o sentimento de toda a pecuária brasileira.

Mas não iremos definitivamente nos deixar vencer pela ação de alguns poucos que não representam e nunca representarão a força que vem da pecuária brasileira. Lição aprendida. Vamos em frente, trabalharmos com foco e determinação para criarmos as condições necessárias ao crescimento sustentável da pecuária de leite e corte no Brasil. O mundo demanda, o consumidor exige. A escolha do editorial que queremos escrever no futuro está em nossas mãos.

(3)

Os primeiros produtos nascidos e os resultados da tecnologia: média de 48% de Taxa de Concepção em todo o país

GERAÇÃO ABS NEO

04

ABS NEO conquista novos rebanhos parceiros, aumentando a oferta de opções genéticas para o mercado

NOVOS FORNECEDORES

08

13

O novo Catálogo Leite Europeu e as novidades para a safra de leite 2017

DESTAQUES PARA A TEMPORADA

20

O sucesso da dupla Silver e Monterey que lidera os rankings de filhos registrados em Minas Gerais e no Paraná

LÍDERES DE REGISTRO

Corte Europeu começa 2017 com novos touros Brangus, Red Angus e Braford

NOVIDADES NA BATERIA

11

21

22

Equipe corte se prepara para um tour de mais de 10 dias por fazendas em três estados brasileiros

Banho de leite, treinamento em vendas e um roteiro a campo para capacitar o time técnico-comercial para melhorar atendimento ao cliente ABS

DADA A LARGADA

EQUIPE AFIADA

31

Canela e Brenda, as vacas líderes da raça girolando, mostram a importância da consistência familiar na escolha da genética GENÉTICA DE FAMÍLIA

33

Garrotes do Rancho da Matinha são novidades na bateria CORTE ZEBU

34

In Vitro Brasil completa 15 anos e movimenta o mercado de genética em várias partes do mundo

IVB NEWS

36

Fazenda de Rio Verde (GO) mostra a importância do ABS Monitor como uma ferramenta para emprenhar vacas RESULTADO NO CAMPO

38

41

As notícias que movimentaram a ABS e o mundo da IA nos últimos meses

ABS News estreia coluna com galeria de fotos de nossa equipe visitando fazendas por todo o país

NOTAS E DESTAQUES

#ABSPRESENTE ÍNDICE

28

Rumo aos 30 mil quilos de leite por dia. O segredo do sucesso da Fazenda Ipê Morro Grande, do criador Mauro Beraldo CLIENTE DESTAQUE

26

Distribuidores da ABS de vários países se reúnem em Uberaba (MG) para conhecer de perto a genética brasileira disponível para o mercado externo

(4)

Ao todo, 120 bezerras nasceram em

fevereiro na Cialne, Companhia de

Alimentos do Nordeste, no Ceará. Os

animais já se destacam

Em fevereiro, nasceram os primeiros produtos fruto da tecnologia ABS NEO. Os nascimentos foram na fazenda da Cialne, Companhia de Alimentos do Nordeste, no Ceará, uma das maiores empresas da América Latina e que apostou de forma pioneira na utilização da tecnologia. Ao todo, são 120 bezerras e que já surpreendem.

SUCESSO COMPROVADO

NASCEM PRIMEIROS

PRODUTOS ABS NEO

“Todas as bezerras 1/2 sangue Girolando são muito homogêneas, ótimas pelagem e estrutura corporal, além de muito femininas e, sobretudo, saudáveis. Não tivemos nenhum óbito registrado nesse primeiro mês”, comemora Péricles Montezuma, médico veterinário da Cialne.

Além disso, o técnico destaca que o volume de fêmeas fruto dos embriões sexados também foi satisfatório, ultrapassando 94%. “Para nós, claro, quanto mais próximo dos 100% melhor”, completa.

Na Cialne, a taxa média de concepção ficou em 47%, com cerca de 60% das matrizes novilhas. “Foi um número que nos surpreendeu e nos animou ainda mais com a utilização da tecnologia”, ressalta.

(5)

"Além dos 120 partos já realizados, estão previstos outros 390 para os meses de abril, maio e julho. A logística do embrião congelado é muito mais fácil que a do fresco, que é praticamente uma operação de guerra. Com o ABS NEO, conseguimos planejar melhor, descongelar só o número que preciso, não perco protocolos e nem tempo", afirma Montezuma, acrescentando que com a técnica continua ficando mais fácil fixar o grau de sangue buscado na propriedade.

O médico veterinário acredita que em médio prazo, o ABS NEO representará uma grande fatia do mercado de reprodução bovina do país. "É uma tecnologia que vai tomar uma fatia da inseminação e vai conquistar outra, incentivando novos produtores a entrarem na era tecnológica”, completa.

(6)

Em um ano de comercialização do ABS NEO, foram vendidos mais de seis mil embriões e implantados cerca de três mil em todas as regiões brasileiras. E os resultados conquistados pelas propriedades comprovaram a eficiência da tecnologia: média de 48% na Taxa de Concepção, chegando a mais de 60% em alguns casos. É o caso da Fazenda Cedro, no município Chapadão do Céu (GO). A proprietária Carine Shineider conta que o resultado foi de 66,6%. “Esse número só faz com que o nosso interesse pelo ABS Neo seja ainda maior”, comenta, detalhando que quando resolveu apostar na tecnologia, o planejamento mostrava que se a taxa de concepção fosse superior a 40%, o negócio seria vantajoso. “Conseguimos superar e muito essa meta”, completa.

Na Fazenda Cedro, que trabalha com venda de touros, a médica veterinária se preocupou com a escolha das vacas com melhor escore para a implantação dos embriões e redobrou os cuidados de manejo. “E o procedimento é muito

Propriedades de várias regiões brasileiras

comemoram resultados expressivos com o

uso da tecnologia

ABS NEO REGISTRA

MÉDIA DE CONCEPÇÃO

DE 48% EM TODO O PAÍS

O ABS NEO chegou para trazer avanço genético de maneira viável para regiões como a minha, em que a logística é mais difícil”, ressalta. Shineider utilizou a linha Nelore Pro com a genética da seleção RG.

No sul do país, o cliente Welliam Strijker conseguiu média de 60%. “Implantamos um número pequeno para teste e já comprovamos que é viável”, afirma. Eficácia comprovada também no sudeste. Na Fazenda Visual, no município de Esmeraldas (MG), a taxa de concepção foi superior a 53%. O gerente Rodrigo Alves optou por usar a linha Nelore Pro do ABS NEO que leva a genética do Rancho da Matinha. “Compramos no lançamento e estamos confiantes. Afinal, é uma maneira rápida de conquistar melhoramento para eficiência alimentar, uma das marcas da Matinha. Essa característica é extremamente importante, já que estamos mudando o foco do nosso trabalho de pista para produção de carne”, comenta.

Na Beabisa Agropecuária, em Ribeirão Preto (SP), onde também foram implantados embriões com a genética do Rancho Matinha, foi registrado 50% de Taxa de Concepção. "Eu fiquei muito satisfeita com o resultado. Agora, estou ansiosa para ver os primeiros nascimentos”, revelou Beatriz Biagi.

Usando genética própria, uma das possibilidades oferecidas pelo ABS NEO, a Grendene

garantiu taxa de 53%. "O produto é muito bom e revolucionário. Os números que nós alcançamos foram surpreendentes. Não esperava um resultado tão bom”, comemorou Ilson Correa, responsável pela propriedade em Cáceres (MT). Para comprovar esses bons resultados já relatados em várias regiões brasileira, a ABS está produzindo uma pesquisa de campo em parceria com a Tulipa Agropecuária. Na propriedade, a tecnologia está sendo utilizada em grande escala, com acompanhamento de um dos médicos veterinários mais respeitados do setor de inseminação artificial, o Prof. Zequinha. Os dados finais serão divulgados no mês de março.

(7)

ABS NEO:

eficiente, simples e produtivo.

A C E S S E E S A I B A M A I S :

Gerentes apostam no futuro do ABS NEO

pela facilidade de manuseio e velocidade

de ganho genético proporcionada

aos usuários

A TECNOLOGIA QUE

VEIO PARA FICAR

Em 2017, o ABS NEO deve conquistar ainda mais mercado. A afirmação vem de todos os gerentes de Produto da ABS, responsáveis pelas linhas genéticas comercializadas. O rápido sucesso no primeiro ano de comercialização do ABS NEO e os resultados a campo embasam as expectativas sobre o futuro da tecnologia.

“Depois do lançamento do ABS NEO com o Rancho da Matinha, quando vendemos 700 embriões, tivemos uma disseminação muito grande do produto e todos os dias recebemos feedbacks positivos. A facilidade, que é um dos pontos fortes do produto, e os resultados superaram as expectativas. É um produto inovador e veio para ficar”, garante Gustavo Morales, gerente de produto Corte Zebu.

Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical define o ABS NEO como uma inovação extraordinária, pois trouxe para o mercado a possibilidade de melhoramento genético rápido. "E com o índice de prenhez satisfatório comprovado, o futuro é certo”, completa.

Para a pasta Corte Europeu, a expectativa vem com a chegada de uma nova linha genética. Além da Senepol Plus, serão ofertados ao mercado embriões Brangus. "O diferencial do ABS NEO no mercado é oferecer um pacote genético completo.

Os clientes têm a possibilidade de comprar um trabalho de anos de seleção dos rebanhos mais importantes do Brasil a um custo benefício muito grande. E com essa disponibilidade genética fica fácil qualquer criador iniciar um bom rebanho”, ressalta Marcelo Selistre, gerente de Produto Corte Europeu.

Para Marcello Mamedes, gerente de Produto Leite Europeu, com a reação do mercado de leite, as vendas do ABS NEO devem se superar ainda mais este ano. "Estamos recebendo novos fornecedores, a equipe está preparada e os resultados de concepção que temos no campo são extremamente satisfatórios, o que, com certeza, incentiva os produtores a utilizarem a tecnologia” afirma.

O ABS NEO. A ferramenta eficiente e lucrativa para quem procura melhoramento genético rápido foi apresentada ao mercado pela ABS em parceria com a IVB em dezembro de 2015.Os produtos são embriões FIV congelados por tecnologia exclusiva, IVBTransfer, garantindo facilidade e flexibilidade de manejo. Isso porque o processo de descongelação é direto, similar ao de sêmen para a tradicional inseminação artificial.

www.abspecplan.com.br/absneo

ABS NEO:

eficiente, simples e produtivo.

(8)

Rebanhos de genética Gir Leiteiro,

Girolando 1/2 sangue e Brangus são

novidades no catálogo do produto

FAZENDAS DO BASA

TRAZ GIROLANDO DE ALTO DESEMPENHO

Fazendas do Basa, o reconhecido plantel de Gir Leiteiro e Girolando ½ sangue, fornecerá genética para a linha Leite a Pasto, reunindo a consistência de um trabalho de melhoramento de mais de uma década. "Selecionamos como doadoras do plantel 80 novilhas filhas de vacas com lactações superiores a 8 mil kg reais, em aferição oficial, cujos pais foram testados e positivos para leite. Ou seja, genética de altíssima qualidade para

NOVIDADE

ABS NEO CONQUISTA

TRÊS NOVOS

FORNECEDORES

os usuários do ABS NEO”, comemora Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical, acrescentando: “A Fazendas do Basa é, sem dúvida, mais uma importante parceira no nosso rol de fornecedores. Estamos ofertando um pacote genético para quem procura eficiência e rentabilidade em sistema de pastejo”.

O proprietário da Fazenda, Evandro do Carmo Guimarães, ressalta que na propriedade é desenvolvido trabalho com Girolando há mais de 30 anos, sendo que na última década o foco ficou na produção de 1/2 sangue. “Para isso, adquirimos para nossa base fêmeas Gir Leiteiro das melhores e mais premiadas famílias do Brasil. E com isso, produzimos um grande rebanho de alta consistência genética”, afirma.

Com um rebanho de mais de 170 vacas Gir Leiteiro em lactação, a Fazendas do Basa, localizada em Leopoldina (MG), é conhecida pela seleção de gado focada em produtividade e funcionalidade.

(9)

TERRAS DE KUBERA

REFERÊNCIA EM GIR LEITEIRO EFICIENTE E PRODUTIVO

Já são 15 anos de seleção de Gir Leiteiro, com reconhecimento do mercado. A propriedade Terras de Kubera fechou contrato com a ABS para produção de embriões Girolando ½ sangue para a Linha Leite a Pasto.

De acordo com o gerente de Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa, a Terras de Kubera foi procurada pela ABS por ter inúmeros touros testados e positivos para leite e fêmeas campeãs de pista e de torneio em todo o país. “É uma seleção referência e queremos levar toda essa produtividade para o cliente ABS”, destaca, informando que um grande diferencial dessa parceria é um critério ainda mais rígido na seleção das doadoras. Ao todo, foram escolhidas 40 novilhas de alto Valor Genético, filhas das melhores doadoras da seleção Kubera, que

produziram lactações acima de 7 mil quilos de leite. “E para a produção do melhor Girolando ½ sangue, optamos por touros holandeses da nossa bateria com grande capacidade de Produção, Saúde e Longevidade”, reforça.

A Terras de Kubera está localizada em Uberaba (MG) e é conhecida pela produção de animais eficientes e economicamente superiores. "Todos conhecem nossa história. Conseguimos selecionar, cruzando os melhores animais dos principais rebanhos do país. Primeiro, selecionamos com foco em produção de leite, depois, começamos a refinar a parte de úberes, aprumo posterior, cabeças, chifres, chanfros...e hoje produzimos animais que dão lucro. E é essa genética lucrativa que, juntos com a ABS, estamos disponibilizando ao mercado”, ressalta Antônio Abílio Marques, proprietário Terras de Kubera.

(10)

JMT AGROPECUÁRIA

OFERECE BRANGUS COM PERFORMANCE PROVADA A CAMPO

A parceria da ABS com JMT Agropecuária, de São Gabriel (RS), estreia uma nova linha genética do ABS Neo: Performance Adaptada Brangus. A seleção foi procurada por desenvolver um trabalho focado em alto desempenho a campo há mais de 25 anos e ser reconhecida pelo mercado como grande produtora de touros e doadoras da raça.

O engenheiro agrônomo Fernando Barros Waihrich conta que, nessas mais de duas décadas de seleção, o foco do grupo é produzir animais com dados de performance e desempenho comprovados a pasto. “Para o início desse trabalho, usamos genética gaúcha e argentina e procuramos desenvolver um rebanho com adaptabilidade para todas as regiões brasileiras”, explica.

Marcelo Selistre, gerente de Produto Corte Europeu, conta que as doadoras do plantel foram selecionadas com base no Índice JMT, um critério objetivo de dados criados pela Agropecuária em parceria com pesquisadores da UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Os três índices mais importantes analisados são: Crescimento (uma média entre Nascimento - Desmama e Desmama - Sobreano), Facilidade de Parto e Carcaça (com medição por ultra-sonografia de AOL e gordura subcutânea). “Com isso, encontramos um animal adaptado e com alto desempenho para produção de carne”, afirma.

A Linha ABS NEO Performance Adaptada estreou no mercado em março, sendo a primeira a oferecer genética pronta da raça Brangus.

(11)

Reprodutores das raças Red Angus, Braford

e Brangus, com excelentes avaliações de

desempenho, estreiam no portfólio ABS

A Bateria Europeu Corte da ABS começou 2017 com seis novos touros. Alguns dos reprodutores foram adquiridos pela empresa e outros contratados dos principais criatórios do país e representam mais opções para os clientes que procuram mais desempenho na produção de carne.

Entre as novidades estão três Brangus, dois Brafords e um Red Angus. “Buscamos touros precoces, muito musculosos, com correção de aprumos e prepúcio e, claro, com um bom racial”, descreve Marcelo Selistre, gerente de Produto Corte Europeu da ABS, completando que as genéticas atendem a demanda do mercado por excelente performance.

Conheça os novos integrantes da bateria ABS:

CORTE EUROPEU

BATERIA RECEBE

SEIS NOVOS TOUROS

BLACKBEEF

É o quinto touro do Sumário do PROMEBO 2016, com características importantes como Deca 3 para Peso ao Nascer (que indica facilidade de parto) e Deca 1 para Pelame (que reflete em boa adaptabilidade). BlackBeef se destaca em termos de fenótipo. Então, descrevemos como o touro jovem mais completo que reúne avaliação genética TOP e ótimo racial”, afirma o gerente. O reprodutor de geração avançada (5ª) também é extremamente dócil, pesou 670kg aos 20 meses e mediu 39 cm de Circunferência Escrotal.

JMT INTEGRITY

Touro da reconhecida seleção JMT com parceria exclusiva da Cow Creek Ranch/EUA, sendo fruto de um embrião Americano nascido e bem avaliado no Brasil. “É um touro de maior porte, mais alto, muito indicado para os produtores que vão utilizar a genética em Fêmeas F1 (Angus x Nelore)”, informa Marcelo Selistre, acrescentando ainda que o animal possui ótima correção de prepúcio e características funcionais muito importantes, com ênfase em comprimento e conformação de carcaça. "Carrega muito desempenho e maior peso”, completa.

(12)

ULTRA

Com pedigree mesclado entre americano x argentino, este touro reúne adaptação, performance e precocidade, sendo Deca 1 no Sumário PROMEBO. “O touro apresenta Facilidade de Parto, uma característica muito buscada na raça Brangus”, descreve o gerente da ABS, ressaltando que o animal foi selecionado nos campos de areia da região de Santana do Livramento (RS), o que demonstra a excelência genética em condições adversas. Em termos funcionais, destaque para a Circunferência Escrotal de 43 cm aos 24 meses, além de racial e correção de aprumos, prepúcio e pelo zero.

MUCHACHO

Touro contratado pela ABS que vem da mesma seleção do Raulito, famoso representante Braford na bateria da empresa. “A Carcávio é uma seleção genética que já conquistou o reconhecimento do mercado e, por isso, queríamos mais uma opção do rebanho no nosso catálogo”, informa o gerente. Além das características de carcaça, musculatura, profundidade de costela e pigmentação, o touro possui DEP negativa para Peso ao Nascer e é top 6% para Peso ao Desmame e 1% para Peso ao Sobreano pelo PAMPAPLUS. “No índice geral é top 2%, ou seja, uma avaliação genética muito boa”, garante.

DOSE DUPLA

Adquirido pela ABS, esse é um touro Red Angus PC (Puro Controlado) proveniente da Cabanha da Barragem (Dom Pedrito/RS) que já possui progênies avaliadas. Filho do Red Label (Austrália), é uma linhagem aberta confirmada em facilidade de parto, sendo Peso ao Nascer negativo, Deca 1 para Índice Final e Deca 2 para Peso a Desmama. “É um touro completo, com excelente avaliação de carcaça, com destaque para EGS (Espessura de Gordura Subcutânea), onde é Deca 1”, avalia Marcelo Selistre, completando que é uma genética que atende ao mercado de produção de carne de alta qualidade.

FRONTERO

Uma das poucas opções de genética Magno disponível no mercado brasileiro, o reprodutor adquirido pela ABS da Seleção São Bento já é conhecido como uma máquina para produzir carne, sendo impecável em termos de aprumos, carcaça e correção de prepúcio. “Quem tem oportunidade de conhecer esse reprodutor vê o quão impressionante é seu o volume de musculatura. E o melhor: sem perder funcionalidade”, descreve Marcelo Selistre. Frontero é bem mocho, possui excelente pigmentação, além de avaliação genética top 3% no IQG do PAMPAPLUS, sendo TOP 18% para Peso ao Nascer.

(13)

Bateria é apresentada ao mercado com mais

de 30 novos touros das raças Holandesa e

Jersey com foco em produção e saúde

Ao todo 10 mil exemplares da edição 2017 do Catálogo de Leite Europeu da ABS já estão em circulação pelo país. O material chegou ao mercado no mês de fevereiro apresentando 100 touros das raças Holandesa e Jersey, sendo mais de 30 novidades.

As contratações anunciadas foram focadas em rígidos critérios de saúde e produção para atender demanda do mercado. “Temos a certeza de que as solicitações de nossos clientes por vacas mais eficientes, saudáveis e, consequentemente, mais longevas serão completamente atendidas com os touros dessa bateria”, comemora o gerente de Produto Leite Europeu da ABS, Marcello Mamedes.

Dos 100 touros apresentados, 77 são holandeses, sendo 27 provados e 50 genômicos. “Esse tipo de genética tem conquistado cada vez mais espaço. É uma questão de mercado, já que os produtores buscam acelerar ainda mais o melhoramento genético em suas propriedades, usando o que há de mais novo”, ressalta o gerente, explicando que a maioria dos touros tem sua qualidade comprovada e continua na bateria depois dos resultados das provas.

No caso da raça Jersey, são 21 touros, nove deles estreiam este ano na bateria. Confira alguns touros que se destacam na bateria 2017 com os comentários do Gerente de Produto Leite Europeu, Marcello Mamedes:

LEITE EUROPEU

CATÁLOGO LEITE

EUROPEU 2017

FAZ SUCESSO EM

TODO O PAÍS

29HO17994 BOURBON

(MONTROSS x MASSEY x SUPER x SHOTTLE)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/id/2033639/proof/1/country/30

Este é o novo número 1 da ABS com sêmen disponível no Brasil para GTPI. Agora com + 2811, Bourbon é um especialista nato em produção, com próximo de 2400 lbs de leite e um total de 155 lbs combinado de proteína e gordura e Mérito Líquido Vitalício de 878$. Além de toda essa produção, o touro apresenta excepcionais índices de saúde como +5.7 para Vida Produtiva, 2.71 de Escore de Células Somáticas, 2.7 de DPR e um parto de apenas 7.1%, sendo indicado para novilhas. Bourbon apresenta uma prova de conformação de muito equilíbrio com PTA Tipo de 2.26, 1.73 de Composto de Úbere e 1.65 para Composto de Pernas e Pés. Também conta com um pedigree extremamente consistente, sendo sua linhagem materna da vaca Belinda, uma das grandes mães de touros da atualidade. Disponibilidade de sêmen convencional e sexado.

(14)

29HO18208 SPECTRE

(YODER x SUPERSIRE x MAN O MAN x RAMOS)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2072835/proof/1/country/30

Com incríveis 918 de NM$, Spectre é um fantástico especialista em produção, com 1708 lbs de leite e positivo para gordura e proteína em percentual e quantidade. São175 lbs de gordura e proteína combinadas. Sem perder na parte de saúde com Vida Produtiva 6.3, Taxa de prenhez das Filhas (DPR) de 1.5 e Facilidade de Parto de 6.9%, podendo ser utilizado em novilha. Vale destacar que Spectre é A2A2 Beta Caseína e de origem do famoso criatório DE-SU.

29HO18165 GRAY

(SILVER x ALTAOAK x SHAMROCK x FREDDIE)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2051162/proof/1/country/30

Outro grande especialista em produção e saúde do novo catálogo. Na parte de produção, este filho de Silver vem com quase 2000 lbs de leite, com 800 de NM$ e um combinado de 137 lbs de gordura e proteína. Na parte de saúde, sua prova apresenta 6.2 de Vida Produtiva e 2.4 de Taxa de Prenhez das Filhas (DPR). Junto com todo este volume de leite, Gray é +2.01 para Composto de Úbere, +2.16 para PTA TIPO e +1.9 para Composto Pernas e Pés. É um dos mais equilibrados touros da bateria com alta produção, muita saúde, excelente conformação.

29HO18250 GROWL

(ALTASPRING x ALTAOAK x SHAMROCK x FREDDIE)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2068609/proof/1/country/30

Meio irmão do touro Gray e com todo o seu poderio de produção, saúde e boa conformação, Growl tem acima de 2000 lbs de leite, com +847 de NM$ e ainda A2A2 para Beta Caseína. Seu combinado de proteína e gordura é de 133lbs. Passando para parte de saúde, +7.3 para Vida Produtiva e +2.2 para DPR. Na parte de conformação, suas filhas serão de tamanho mediano com úberes fantásticos, sendo + 2.01 para Composto de Úbere. Touro com estoque convencional disponível.

(15)

29HO18119 MORRIS

(MONTROSS x SUDAN x NIAGRA x MAC)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2050637/proof/1/country/30

Com quase 2400 lbs de leite, Morris ainda é positivo para percentual de gordura e proteína, o que lhe proporciona um combinado de 159 lbs! E ainda: quase 900 de NM$. Outro grande especialista em produção. Além disso, pode ser utilizado em novilhas, além de ser +5.9 para Vida Produtiva, +1.3 para DPR e transmitir úberes fantásticos. Mesmo com todo este volume de leite, possui um Composto de Úbere + 1.95, 2.13 para Tipo e +1.66 para Composto de Pernas e Pés.

29HO17942 BUTLER

(MONTROSS x MASSEY x SUPER x SHOTTLE)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2033633/proof/1/country/30

Este irmão completo de Bourbon não perde em nada na parte de produção para seu irmão. Butler possui incríveis 2273 lbs de leite com um Composto de Úbere espetacular, sendo +2.69. Além disso, Butler é +4.7 para Vida Produtiva, +2.78 para PTA Tipo e +2.03 para Composto de Pernas e Pés. Butler é 5 estrelas para RWD Fertilidade no convencional e possui disponibilidade de sêmen sexado.

29HO18058 MORELL

(HALOGEN x MAXUM x SHOTTLE)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2039089/proof/1/country/30

Se o seu negocio é saúde, o touro é Morell. Ele é um dos melhores genômicos nesse quesito com: Vida Produtiva +9.0, DPR + 6.5, Escore de Células Somáticas de apenas 2.57 e um parto extremamente fácil com 6.9%. Morell transmite às filhas estatura mediana com bons úberes, sendo +2.01 para Composto de Úbere. Disponibilidade de sêmen sexado e convencional deste touro.

(16)

29HO17624 CHEVY

(PETRONE x BOOKEM x SHOTLE)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/1919801/proof/1/country/30

Outra novidade para bateria 2017. Um touro totalmente focado em saúde. Chevy é +7.4 para Vida Produtiva, + 6.2 para DPR, apenas 2.7 para Escore de Células Somáticas e ainda com um parto extremamente fácil, sendo 6.6%. Chevy transmite estatura mediana e produz filhas com boa força leiteira e bons sistemas mamários. Chevy é 4 estrelas para RWD Fertilidade e tem um PTA Leite de + 755 lbs de leite.

29HO18196 BLUEPRINT

(SUPERSHOT x RANSOM x SHAMROCK)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2051462/proof/1/country/30

Outro especialista em saúde. Blueprint é um cedo filho de Supershot com + 8.1 para Vida Produtiva, +5.0 para DPR, apenas 2.73 para Escore de Contagem de Células Somáticas e 6.3% para facilidade de parto. Acima de 1000 lbs de leite com sólidos em percentual e quantidade positivo e NM$ +703. Outro touro que produz vacas de estatura mediana com mais força do que angulosidade.

 29HO18233 FIVESTAR

(MONTEREY x ENFORCER x SHAMROCK x SPEARMINT)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2066297/proof/1/country/30

Que tal um filho do inigualável Monterey com +8.0 para Vida Produtiva, +3.5 para DPR, 2.7 para Escore de Células Somáticas e ainda 5.7% para facilidade de parto? E acima de tudo vindo da família Barbie. Este é o Fivestar. Ele ainda é acima de 1000 lbs de leite, com combinado de gordura e proteína positivo em % e quantidade e um espetacular linear. Já com disponibilidade de estoque no convencional.

(17)

29HO16804 GUAPA

(LARGE x JEEVES x ZENITH x MORTY)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/1823445/proof/1/country/30

Agora um touro provado e extremo para as características de saúde. Um pedigree com os touros Large x Jeeves não poderia ser diferente. Guapa é +5.5 para Vida Produtiva, +4.2 para DPR e 2.74 para Escore de Células Somáticas. Na parte de produção, é próximo de 1300 lbs de leite e, na parte de conformação, traz um linear bastante atrativo, sendo +2,63 para TIPO, +2.37 para Composto de Úbere e +1.72 para Composto de Pernas e Pés.

29HO16888 MVP

(MOGUL x PLANET x SHOTTLE x OMAN)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/1842053/proof/1/country/30

MVP entrou na bateria como genômico e fez muito sucesso. Agora, com sua 1ª prova de filhas, as vendas continuarão visto seus bons e consistentes resultados. Um touro que é indicado para novilhas com 6.0% de facilidade de parte, +4.2 para Vida Produtiva, 4 estrelas para RWD Fertilidade tanto para o sêmen convencional quanto para o sexado. Em leite, próximo de 1000 lbs, com um NM$ de +657, sendo A2A2 para Beta Caseína, PTA Tipo + 2.07 e Composto de Úbere +1.5.

29HO16322 HURST

(DORCY x O MAN x MTOTO x RUDOLPH)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/1735205/proof/1/country/30

Hurst é outro touro provado com excelentes critérios de saúde, sendo +4.7 para Vida Produtiva, +3.4 para DPR, 2.66 para Escore de Células Somáticas e, além disso, tem boa fertilidade de sêmen com 4 estrelas no RWD convencional e sexado. As filhas são vacas com bastante forma leiteira e excelentes úberes. Para o RWD TRANSITIONRIGHT, ele é 5 estrelas, ou seja, transmite mais resistência contra as doenças do período de transição.

(18)

29HO18025 COTTON

(MONTEREY x MOGUL x MAN-O-MAN x RAMOS)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2047809/proof/1/country/30

Para os amantes de touro com alto PTA Tipo, esta é uma excelente opção. Esse filho de Monterey vem com +3.44 para Tipo, +3.13 para Composto de Úbere e +2.2 para Composto de Pernas e Pés. O PTA Leite é de quase 1500 lbs. Touro indicado para novilhas com DPR e Vida Produtiva positivos. Disponível nas opções sexado e convencional.

29HO0906 ARBOR RED

(ATWORK x SYMPATICO x COLTON P RED)

https://bullsearch.absglobal.com/pt-br/bull/detail/ id/2086842/proof/1/country/30

Arbor Red possui TPI de +2511 e NM$ +676 com 809 lbs de leite, sólidos em percentual e quantidade positivos. Carrega em sua prova excelentes critérios de saúde + 6.1 para Vida Produtiva, +3.4 para DPR, 2.86 para Escore Células Somáticas e um parto extremamente fácil com apenas 5.2%. Para completar, é + 2.02 para TIPO, +2.03 para Composto de Úbere e +1.25 para Composto de Pernas e Pés.

Retire um exemplar do Catálogo de Leite Europeu com o representante ABS mais próximo de você.

Também é possível fazer o download pela internet, acessando:

(19)
(20)

Nas duas principais bacias leiteiras do país,

Monterey e Silver lideram número

de registros

As associações de criadores de gado holandês de Minas Gerais e do Paraná divulgaram o ranking de touros com o maior número de filhas registradas em 2016. E a liderança das duas listas está com a dupla de touros ABS: Monterey e Silver, mostrando a consistência genética da bateria que conquista os criadores das principais regiões leiteiras do país.

No ranking do Paraná, o líder foi Silver com 496 registros. "Foi um trabalho direcionado para conquistar a liderança. Afinal, promovemos o touro na região por suas características importantes, como fertilidade impressionante. Depois do seu lançamento, Silver se tornou o genômico número 1 da raça, ajudando ainda mais nas suas vendas. E será provado em breve, o que deve manter o seu sucesso”, comenta Ademilson Machado, representante ABS em Castro (PR).

Ainda de acordo com o representante, essa

anos, já que ainda são esperados nascimentos de várias filhas do touro e a procura pela genética continua em alta. “É um reprodutor que entrou no Catálogo do Programa de Melhoramento das Cooperativas, o que estimula o interesse dos produtores da região”, afirma, contando que, pelo Programa, há um subsídio parcial do valor da dose de sêmen dos reprodutores selecionados pelas próprias Cooperativas - Castrolanda, Frisia e Capal, que estão entre as maiores indústrias leiteiras do país. “É uma oportunidade que o pecuarista tem de usar uma genética extraordinária a um preço muito acessível”, completa.

Monterey, o vice-líder no ranking de registros da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos

SUCESSO

A DUPLA DE MAIOR

SUCESSO DO BRASIL

registrados em 2016, também integra o programa de melhoramento, que está na sua terceira edição em 2017. "É um dos únicos touros que tem Tipo e Composto de Úbere acima de +3. E o pedigree favorece os acasalamentos”, ressalta. Vale destacar que o estado é o segundo maior produtor de leite do Brasil com 4,660 bilhões de litros registrados em 2015.

Em Minas Gerais, a maior bacia leiteira do país com produção anual de 9,145 bilhões de litros (IBGE 2015), a dupla de touros da ABS também faz sucesso. Segundo a lista divulgada pela Associação de Criadores de Gado Holandês do estado, os reprodutores com mais filhas registradas em 2016 foram Monterey e Silver

SILVER

(21)

Tour Técnico 2017 acontece em março

e vai passar por 12 fazendas em três

estados diferentes

A equipe do Departamento Corte da ABS já está de malas prontas para pegar estrada em março. Técnicos e gerentes vão passar por três estados, conhecendo melhor 12 rebanhos fornecedores de genética e clientes da empresa. Essa será a oitava edição do Roteiro Técnico.

“O objetivo principal é ver o desempenho da nossa genética a campo, revisando progênies e aproveitando para estreitar o relacionamento com esses nossos grandes clientes e parceiros”, comenta Cristiano Ribeiro, gerente do Departamento Técnico Corte da ABS.

Durante os 11 dias de viagem, serão revisadas progênies de touros como Final Product, Solid Gold e Curve Bender. No roteiro, estão incluídas fazendas com diferentes sistemas de produção e de seleção. São desde fábricas de genética com produção de touros melhoradores a grandes

TOUR CORTE

PÉ NA ESTRADA

Ao todo, a comitiva contará com 15 participantes. “Esse tour serve não só para preparar melhor a equipe para realização dos atendimentos, como nos ajuda a compreender mais as necessidades do mercado”, afirma Ribeiro, completando que esse é um momento de mais integração da equipe que se afina em busca de um mesmo objetivo. Roteiro. Em 2017, o Tour será dividido em duas etapas. Entre os dias 19 e 25 de março, serão visitadas sete propriedades no estado de Mato Grosso.

A viagem começa no município de Chapada dos Guimarães, onde a parada é na propriedade do reconhecido criador Roberto Garcia Alves, dono do touro Apple que estreou recentemente na bateria da ABS.

Em Nova Mutum, serão visitados os clientes Marcos Vilela e Olímpio Riso Brigo. No dia

na fazenda de Agostinho Sansão e, logo depois, na de Antônio Maercio Djorgi. Ainda em Mato Grosso, o roteiro passa por Cáceres pela Grendene Agropecuária e pelo Grupo Cometa. Em Goiás, a partir do dia 26 de março, a programação é passar pela Fazenda de Gil Pereira e a seleção de Nelore Paranã. No dia 28, o Tour segue para a Bahia. Em Barreiras, se reúnem com representantes do Grupo Ipê e da Agropecuária Jacarezinho, e também passam pelas propriedades de Antônio Balbino e Toddy

(22)

Série de treinamentos é promovida pela

ABS com foco no melhor atendimento

ao cliente

Os meses de fevereiro e março foram marcados por uma série de treinamentos para equipe da ABS. A agenda começou com um Tour por fazendas fornecedoras de genética, promovido pelo departamento Leite. Em seguida, parte da rede de vendas passou pelo reconhecido programa Spin Selling e por fim um Banho de Leite, com muito conhecimento técnico compartilhadopara o início da safra. Confira:

CAPACITAÇÃO

(23)

ROTEIRO PASSA POR FORNECEDORES DE GENÉTICA LEITE

Técnicos e representantes da ABS passaram por cinco propriedades durante três dias, conhecendo melhor os sistemas de produção e critérios de seleção de criatórios das raças Gir Leiteiro, Girolando e Holandesa. “A intenção foi buscar mais informações para a divulgação dos nossos produtos. Queremos ter cada vez mais subsídios para orientação do nosso cliente em busca de melhoramento, nos aproximando dos nossos fornecedores e agregando mais valor para o nosso portfólio”, ressalta Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical.

A comitiva passou por fazendas no interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Ao todo, 17 pessoas participaram do roteiro, sendo que, a cada dia, o grupo teve uma formação diferente, oportunizando que representantes participassem nas suas regiões.

O tour começou na Estância Silvania, referência há mais de 50 anos na seleção de Gir Leiteiro em Caçapava/SP, onde foi possível conhecer progênies de touros da ABS, como Teatro, Enlevo, Coliseu e Paraíso da Silvania. Na propriedade, a equipe foi recebida pelo criador Eduardo Falcão,

que contou a história da fazenda e destacou o critério de seleção para produção de animais produtivos em sistema de pastejo, com capacidade de locomoção, mas sobre tudo em qualidade de úberes e temperamento. A fazenda atualmente é fornecedora de genética para o ABS NEO.

Outro fornecedor visitado foi a Agrindus, que tem 70 anos de seleção com foco em alta produção leiteira com Holandês. Hoje, o rebanho conta com 1700 vacas em lactação com média de produção de 35 kg/leite/dia. Muitas delas filhas dos touros Gerard, Dorcy e Gillespy. Durante a visita, o proprietário Roberto Jank apresentou a história da Fazenda e o sistema de produção intensivo.

“Fiquei realmente muito satisfeito com esta visita. Estarmos na Fazenda, observando o manejo, a seriedade e o profissionalismo dos criadores, realmente, é um excelente fomento e embasamento para nossas futuras negociações”, comemorou Romualdo Bueno, representante de Divinópolis que acompanhou a visita à Agrindus.

Equipe ABS recebida na Estância Silvânia

(24)

Na Fazenda Santa Luzia do grupo Cabo Verde, em Passos (MG), de onde também saem doadoras para o projeto ABS NEO, foi possível acompanhar um sistema eficiente de pastejo rotacionado embaixo de pivôs centrais. Atualmente, são 1600 vacas – a maioria Girolando ½ sangue, nas duas unidades de produção em lactação. A intenção do grupo é alcançar 2000 vacas em lactação até final de 2017.

A Fazenda Xapetuba, referência em Girolando ½ sangue, que é um dos maiores produtores de leite no Brasil localizado no município de Tupaciguara/ MG, também integrou o roteiro. “Com acompanhamento do proprietário Thiago Silveira, os participantes do roteiro puderam ver de perto as doadoras que foram escolhidas para o ABS NEO”, lembra o gerente, informando que os animais chamam atenção pela composição de úberes e excelente produção. Hoje, em sistema intensivo, 500 vacas produzem 12.000 litros diários.

“O tour foi importante para atestar a "qualidade garantida" pelos fornecedores para o ABS NEO. Aprendemos sobre a história da seleção, o sistema de produção adotado e os critérios definidos para a evolução genética, que garantem benefícios aos nossos clientes”, detalha o represente Mário Pompeo.

O tour terminou com visita à Agropecuária Irmãos Chiari (Morrinhos/ GO), que possui rebanho destaque na seleção de Girolando em sistema de pastejo rotacionado com pivô Central. No local, o grupo pôde revisar progênies de touros como K85 e Luti, além de conhecer algumas doadoras, mães de touros da bateria ABS.

Com o resultado, Fernando Rosa planeja a segunda edição do Tour para fevereiro de 2018.

Equipe ABS na Fazenda Santa Luzia

Equipe ABS na Xapetuba

(25)

BANHO DE LEITE REÚNE MAIORES VENDEDORES DE SÊMEN DO BRASIL

Os 20 maiores vendedores de sêmen das pastas Leite da ABS estiveram reunidos em fevereiro em Uberaba (MG) participando do evento Banho de Leite. O treinamento é realizado anualmente para preparação da equipe quanto ao portifólio de produtos e serviços técnicos que pode ser oferecido ao cliente.

“Nosso objetivo é, durante dois dias, capacitar, treinar e preparar o time para os desafios e as oportunidades da nova safra leite, bem como para o mercado durante o todo o ano”, comenta o gerente de Produto Leite Europeu, Marcello Mamedes.

Eliane Fonseca, que é representante da ABS em Rio Verde (GO), explica que o treinamento vai contribuir muito para atuação na sua região que conta com uma pecuária leiteira cada vez mais tecnificada e focada na seleção de gado holandesa. “Muitas vezes temos e conhecemos as ferramentas, mas estamos aplicando de forma errada. Então foi um momento de aprender mais sobre a aplicabilidade delas para atender melhor o cliente”, comenta.

Ademílson Machado atende uma das principais bacias leiteiras do país: a região de Castro (PR), e também participou do evento. “Além de ser uma oportunidade de nos atualizarmos quanto à nova

bateria, aprendemos e discutimos muito sobre serviços técnicos, o que, sem dúvida, é muito importante para a promoção dos nossos produtos e, claro, dos resultados para os nossos clientes”, afirma, ressaltando que, durante o Banho de Leite, foram apresentadas as atualizações de ferramentas importantes exclusivas da ABS como o GMS, o ABS Monitor e o Gplan.

Para Ricardo Koyama, que é supervisor de negócios na Regional Sul, o evento acontece em um momento estratégico. “É o momento de se promover uma melhora nas vendas, visto o mercado de leite está aquecido, motivando os investimentos em genética”, avalia.

(26)

Pela primeira vez, distribuidores de sêmen

ABS de 12 países se reúnem para conhecer

de perto a genética brasileira disponível

para o mercado externo

Distribuidores de sêmen da ABS de 12 países da América Latina estiveram reunidos em março em Uberaba (MG) para discutir estratégias de venda, protocolos sanitários e conhecer melhor a genética desenvolvida no Brasil. Ao todo, 14 representantes participaram do encontro que teve duração de três dias.

“Percebemos o interesse de distribuidores de muitos países em realizar esse encontro aqui no Brasil. Afinal, existe uma demanda crescente pelas raças tropicais. Antes, focávamos a atenção da América Latina para o produto norteamericano, mas isso vêm mudando em função do aquecimento global, que assemelha o clima dos países da região, e, claro, em função da qualidade da genética desenvolvida pelos brasileiros e o alto padrão de produção”, avalia Marcelo Baggio, gerente Geral dos Distribuidores da América Latina.

INTERNACIONAL

AMÉRICA LATINA

REUNIDA NO BRASIL

CONFERÊNCIA DE DISTRIBUIDORES

DA AMÉRICA LATINA

LATAM

2 0 1 7

(27)

Uma das participantes do encontro foi Carmen Guaderas, representante da ABS há 20 anos no Equador. Ela conta que a reunião possibilita o grupo conhecer melhor os avanços da empresa no Brasil, além de aumentar a integração da equipe de toda a América Latina. “Podemos entender e compreender a necessidade de cada país”, comenta.

No caso dos produtores equatorianos, os que trabalham com a atividade leiteira têm investido mais em inseminação artificial. “Temos um mercado crescente de demanda pelas raças tropicais, principalmente Gir Leiteiro e Girolando”, ressalta Guaderas.

Já no Paraguai, o interesse vem, principalmente, pela genética de corte, como explica Nestor Castelnovo, que distribui sêmen ABS no país há 15

anos. “Nós precisamos da genética desenvolvida no Brasil para promover a nossa pecuária e alavancar a produção de carne”, avalia. As raças mais procuradas por lá são por nelore, brangus e braford, já que os paraguaios têm investido fortemente em cruzamento industrial.

Essa foi a primeira vez que uma reunião de distribuidores aconteceu no Brasil e tem como objetivo alavancar as exportações. “É uma oportunidade para mostrar o potencial, em termos de genética, tecnologia e biossegurança, que nós temos para que eles possam explorar melhor os nossos produtos na América Latina”, comenta Fernando Vilela, gerente de Produção da ABS. Rodrigo Moraes, coordenador de comercio exterior, acredita que as vendas só não são maiores porque

muitos representantes desconheciam a realidade brasileira. "A exportação de sêmen tem crescido muito, mas ainda trabalhamos um mercado pequeno. A vinda dos distribuidores ao Brasil aumenta e muito a possibilidade de uma abertura maior, afinal aproximamos o contato e mostramos o trabalho desenvolvido aqui”, opina.

A programação do Encontro foi dividia em três dias e incluiu desde palestras sobre os produtos e serviços brasileiros à discussões sobre protocolos sanitários. Além disso, o grupo de distribuidores pôde conhecer a estrutura da Central em Uberaba (MG) e visitar fazendas de gado de leite e de corte que são fornecedoras de genética para a bateria ABS.

(28)

O show de produtividade na Fazenda Ipê

Morro Grande que utiliza genética

100% ABS

São 15.500 litros de leite por dia, com cerca de 460 vacas e média de 34 por animal em pleno verão. E o pecuarista Mauro Beraldo, responsável pela Fazenda Ipê Morro Grande, quer mais. A meta é dobrar a produção nos próximos três anos, e atingir média de 37 litros/ vaca.

“Hoje, grande parte do meu gado está fora do confinamento. Estou investindo em infraestrutura porque sei que, com conforto, os animais vão responder. Eles têm potencial para isso”, afirma o produtor rural.

Beraldo construiu o primeiro freestall há cerca de cinco anos. O segundo começou a funcionar no final de 2016. E a expectativa é que o terceiro seja construído ainda em 2017, junto com uma nova maternidade. O investimento forte em infraestrutura vem depois de um trabalho intenso de melhoramento genético. Desde 1988, é desenvolvido trabalho de inseminação artificial

CLIENTE DESTAQUE

FOCO NA PRODUÇÃO

DE VACAS EFICIENTES

“Assumi a fazenda em 1986. Na época, tirávamos cerca de 300 litros de leite por dia. Logo, comecei investindo em técnicas de reprodução, focando no melhoramento do gado, e os resultados começaram a aparecer”, ressalta o produtor, que representa a terceira geração da família com vocação para o campo.

Dentro do trabalho de seleção, há cerca de 10 anos, Mauro Beraldo resolveu trabalhar apenas com genética ABS. “A empresa oferece tudo o que eu preciso: bons touros, técnicos e vendedores treinados que dão muita atenção para gente, além de um portfólio de serviços extras. É um custo benefício muito vantajoso. Não tenho porque trocar”, comemora.

Atualmente, na Fazenda Ipê Morro Grande, em São João Batista do Glória (MG), são utilizados touros como Monterey, Silver, Cannon, Paradise e Triger. “Com ajuda da equipe da ABS, consegui atingir meu objetivo que é conseguir vacas funcionais, boas de pernas e úberes, longevas e saudáveis”, afirma, ressaltando que os serviços técnicos da empresa são aliados nesse processo. Tem o GMS, que me orienta muito na parte de acasalamentos, e o ABS Monitor, que me ajuda muito no controle e na administração reprodutiva da fazenda, completa.

Mauro Beraldo,pecuarista responsável pela Fazenda Ipê Morro Grande

(29)

Para Raul Andrade, gerente do Departamento Técnico Leite da ABS, a Fazenda Ipê Morro Grande é um exemplo de fazenda que teve foco em genética e hoje consegue colher os frutos dos investimentos. “Aqui, são produzidas vacas com escore corporal muito bom, estatura mediana, eficientes ao sistema adotado, com muita vida produtiva e muita fertilidade de filhas. O gado tem respondido ao que o produtor buscou”, completa.

Mauro Beraldo,pecuarista responsável pela Fazenda Ipê Morro Grande

Ao lado, o representante ABS, Ronaldo Diniz, o gerente do Departamento Técnico Leite, Raul Andrade, mostram os resultados para os clientes Mauro e Tiago Beraldo.

Acima, registro do primeiro freestall montado na Fazenda Ipê Morro Grande

(30)

Acima, registros dos animais de alto desempenho da Fazenda Ipê Morro Grande. Ao lado, Mauro Beraldo e o filho Tiago, que estuda zootecnia e ajuda o pai na administração da propriedade.

SAIBA MAIS SOBRE OS

DOIS SERVIÇOS TÉCNICOS

USADOS PELA FAZENDA IPÊ

MORRO GRANDE:

GMS 2.0 :

O GMS® é um sistema de acasalamento de animais que otimiza o progresso genético e simplifica o processo de criação de animais. Desde 1968, quando foi lançado de forma pioneira no mercado, o GMS já processou mais de 80 milhões de recomendações de acasalamento. Em 2016, a ABS apresentou uma versão reformulada do programa, aprimorando o processo com ferramentas genéticas adicionais. Entre os recursos disponíveis, estão: customização avançada, gerenciamento de consanguinidade, incorporação de dados genômicos e relatórios personalizados.

ABS MONITOR:

ABS Monitor é um Serviço de monitoramento da reprodução de rebanhos leiteiros que a ABS oferece a seus clientes no intuito de maximizar a produção de prenhezes, o que assegura a lucratividade da atividade. Entre os conceitos do ABS Monitor está a simplicidade de operação. O programa é composto de duas partes: a off-line (para a coleta de informações na fazenda) e a online (para análise de dados e geração de listas e gráficos). O ABS Monitor foi lançado em 2012 no Brasil e, atualmente, é utilizado por

(31)

Na raça girolando, por exemplo, famílias de vacas como

Canela e Brenda são referência para quem investe em

melhoramento genético em função da produtividade

marcante comprovada em gerações

Quando o produtor de leite procura melhoramento genético, o primeiro objetivo que surge é: aumentar a produtividade. E para alcançar a meta é importante olharmos para a consistência de família do reprodutor.

“Para esse critério, procuramos aquelas vacas que produzem filhas que tem produção acima da média dentro do seu próprio rebanho”, explica o gerente de Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa. No caso da seleção de animais girolando, por exemplo, o cuidado com esse critério tem sido intensificado. Afinal, criadores querem alcançar o máximo do que essa raça, que é uma das que mais cresce no país, pode oferecer, como adaptação dos animais a sistemas de pastoreio no mundo tropical e a produção expressiva em sistemas que requerem menor uso de concentrado e medicamentos.

SELEÇÃO LEITEIRA

CONSISTÊNCIA FAMILIAR

É CRITÉRIO DECISIVO NA

SELEÇÃO LEITEIRA

CANELA

BRENDA

(32)

Nesse sentido, as famílias da ICH Canela e da Engenho da Rainha Brenda têm se destacado. “A ICH Canela é a única vaca girolando 1/2 sangue a ultrapassar a marca de 100.000 kg/leite (Vida produtiva). Possui 102 filhas registradas na Associação de Girolando, sendo 66 participantes do controle oficial da raça”, comenta Fernando Rosa, explicando que outra evidência da qualidade é o ranking das 1.000 melhores fêmeas da Embrapa, que identifica o valor genético. A Canela possui 37 filhas entre as TOP, sendo que 11 (além da própria da Canela) estão entre as 23 primeiras colocadas, ou seja, a família é responsável por mais de 50% das vacas entre as TOP 23. “É um feito difícil de ser repetido”, comenta o criador José Renato Chiari, responsável pela Agropecuária Irmãos Chiari, de onde saiu a matriarca. ICH Canela, nasceu em 2003 e, segundo José Renato, sem dúvida, não só foi o animal que mais se destacou na sua geração, como também na história do plantel. “Ela sempre transmitiu muita produção de leite para as filhas e esse é o grande diferencial da Canela. Ela não só produz muito, como passa para seus descendentes essa capacidade produtiva. Já são várias filhas, de diferentes graus de sangue e todas se destacando no fator produção”, completa. O filho dela, ICH K85 possui disponibilidade de sêmen convencional e sexado na ABS.

Outra vaca com consistência genética é a Engenho da Rainha Brenda, uma das melhores 1/2 sangue do país, que teve uma lactação expressiva de mais de 19 mil quilos de leite. Como descreve Fernando Rosa, é uma das mais jovens famílias com grande expressão, pois já possui mais de 90 filhas registradas na Associação, sendo 21 em lactação e seis entre as Top 1.000 melhores da raça. “Entre as filhas de Brenda, se destacam a Bi-Grande Campeã Nacional (Megaleite 2015 e 2016), Haila Geneva Rancho RO. Ainda para maior consistência dessa progenitora, Brenda ainda fez a reservada Grande Campeã Nacional (Megaleite 2016) com a Herma FIV Bradley Rancho RO”, lembra o gerente da ABS.

Brenda, vem do criatório Rancho RO, de Odilon Rezende. “É a vaca mais importante que nós temos, tanto que chegamos a fazer um clone dela. Nós já temos netas dela em produção com desempenho extraordinário. É a comprovação da sua consistência genética. É muito difícil encontrar um outro animal que produza muito e carregue a capacidade de transmissão dessa característica”, ressalta o criador.

A genética da Brenda está disponível com exclusividade na ABS. Entre seus filhos em produção de sêmen está Jango Aftershock RO (com disponibilidade convencional e sexado), que já possui mais de 30 filhas registradas na Associação com resultado do teste de progênie previsto para 2022. Ainda fazem parte da bateria ABS o Jubal Gillespy RO, também com várias filhas registradas, e Maximus Gerard RO, que está na Pré-seleção, e será lançado oficialmente em julho/2017.

(33)

Reprodutores de apenas 18 meses se destacam no plantel por alto

desempenho e iniciam comercialização de sêmen

A ABS anunciou a contratação de dois reprodutores do Rancho da Matinha que prometem movimentar o mercado em 2017. Os garrotes Avalon e Al Capone têm apenas 18 meses e já se destacam pelos índices de ganho de peso e eficiência alimentar. “Sem dúvida, são duas grandes promessas. São dois garrotes que apresentam praticamente tudo aquilo que a gente procura”, avalia Luciano Borges, proprietário do Rancho da Matinha, que há mais de 40 anos trabalha com Nelore em Uberaba (MG). A primeira delas é uma forte genealogia. Avalon é filho do touro Rastan com vaca Jango. Já Al Capone, de Sherlock com uma novilha super precoce Torixoréu.

Já nos primeiros meses de vida, os dois animais exibiram características e desenvolvimento similares, se destacando na geração 2015. “Na desmama, eles apresentaram um desempenho 30% acima da média, em termos de peso”, ressalta o pecuarista, lembrando que, logo após, passaram pela avaliação de eficiência alimentar do Growsafe e se classificaram entre os melhores de um grupo de 148 animais. “Ficaram no grupo elite para consumo alimentar e para características de carcaça”, completa. Gustavo Morales, gerente de Produto Corte Zebu, ressalta que o bom desempenho continuou com novo teste quando os reprodutores completaram um ano de idade. “Eles foram do grupo elite para peso e perímetro escrotal. E, com 12 meses, já produziram e congelaram sêmen, tendo a genética utilizada na última safra pela Matinha”, conta. Pelo desempenho, com 16 meses, os garrotes foram contratados pela ABS e já foram

CORTE ZEBU

GARROTES MATINHA ESTREIAM

NA BATERIA CORTE ZEBU

ALCAPONE

(34)

IVB comemora história de sucesso em

desenvolvimento de tecnologias para a

promoção da pecuária brasileira

IVB NEWS

15 ANOS

CONTRIBUINDO

PARA O AVANÇO DO

MELHORAMENTO

GENÉTICO BOVINO

Em 2017, a IVB comemora 15 anos de história e desenvolvimento da tecnologia de fertilização in vitro (FIV) para a produção de embriões bovinos. Com uma filosofia pioneira, a empresa contribuiu para o desenvolvimento de diversos avanços da técnica como: o uso de sêmen sexado na FIV, a evolução da qualidade dos meios de cultivo, consistência nos resultados de prenhez para embriões vitrificados e o desenvolvimento das tecnologias de clonagem de bovinos e equinos. Em 2007, numa parceria junto a Parmalat, a IVB comprovou a viabilidade do uso de embriões FIV em projetos de larga escala, um divisor de águas que gerou inúmeras oportunidades de

empresa. Todo o desenvolvimento tecnológico foi colocado a prova após a empresa disponibilizar sua tecnologia e know-how a outros laboratórios de FIV, a partir de um sistema de afiliação. O avanço mais recente foi o desenvolvimento da tecnologia IVB TRANSFER, que permite descongelar embriões de maneira similar ao sêmen, o que possibilita a democratização da FIV a produtores em todo o mundo. Com a soma de êxitos, em 2015 a empresa foi incorporada ao Grupo Genus, maior grupo de genética do mundo, incluindo suínos e bovinos e, desde então, passou a atuar em conjunto com a ABS Global em projetos de melhoramento genético da pecuária mundial. Após 15 anos, a IVB possui 37

laboratórios, somando afiliados e próprios com presença efetiva em 17 países e se orgulha ao enxergar que todos os seus esforços puderam contribuir para um objetivo macro: o avanço do melhoramento genético bovino.

(35)

BRASIL: Desde o fim de 2016, a IVB iniciou uma parceria com a Danone Sul de Minas e passou a executar o Programa BioTech, uma iniciativa que tem o objetivo levar melhoramento genético acelerado, beneficiando o rebanho de leite dos produtores Danone. Outra novidade brasileira é uma parceria com a Fazenda Marlboro, localizada no município de Rio Maria, Pará, onde a IVB criará um Centro de Treinamento com o intuito de formar mão de obra de campo para atender projetos de FIV em todo o mundo.

NOVIDADES IVB

ESTADOS UNIDOS: Com a consistência dos resultados em gado leiteiro (Jersey e Holandês) de alta produção, a IVB USA renovou o contrato com uma das maiores fazendas de leite dos Estados Unidos – produção acima de 1 milhão de litros dia – e neste ano deve atingir a marca de 155 mil embriões produzidos. Como resultado, a demanda por mão de obra cresceu e a IVB estima enviar mais de 40 colaboradores para os EUA até o fim de 2017 e, para complementar a demanda, a IVB USA também deverá treinar outros colaboradores em um Centro de Treinamento, que será instalado nos Estados Unidos e coordenado por Douglas Gaitkoski,

MÉXICO: Após sete meses de sua fundação, a IVB México já comemora grandes conquistas. Com 23 estábulos em sua carteira de clientes, a unidade está perto de atingir sua capacidade total de embriões/mês, atuando principalmente na reprodução de gado Holandês. Destaque para o Grupo Liderlac e o Estabulo San Felipe que possuem aproximadamente sete mil vacas em ordenha cada e, juntos, irão produzir 10.000 embriões até o fim de 2017.

México

MOÇAMBIQUE: Um dos projetos mais desafiadores da IVB, a In Vitro Moçambique, celebra mais uma vitória. Após estar entre os dois melhores projetos mediante a 103 submetidos, a empresa conquistou um contrato junto ao Banco Mundial, que visa produzir 1550 prenhezes de corte e leite para a agricultura familiar de Moçambique. Além das prenhezes, a IVM deverá realizar um trabalho de extensão rural - atividades que visam a profissionalização da atividade e assistência técnica.

(36)

Os resultados em Rio Verde (GO)

conquistados com a utilização da ferramenta

de monitoramento reprodutivo da ABS

RESULTADO NO CAMPO

UMA NOVA FAZENDA

COM O ABS MONITOR

Fazenda em Rio Verde, onde são criados animais Girolando

Dobrar a taxa de concepção e o índice de prenhezes. Ao mesmo tempo, ver o Del Médio cair 22%. O resultado impressionante foi conquistado em dois anos pela propriedade do senhor Adelício Vieira de Oliveira, que fica em Rio Verde (GO). Os avanços vieram com a utilização do ABS Monitor.

“É uma outra fazenda agora, com certeza. Com o ABS Monitor, ficou muito mais fácil fazer o controle reprodutivo. Realmente, é uma ferramenta simples e que traz muitos resultados”, comemora Marden Ataídes de Oliveira, engenheiro agrônomo que ajuda o pai na administração da agropecuária.

A pequena propriedade conta com 90 animais, sendo 47 em lactação. O rebanho Girolando 7/8 é criado a pasto e, atualmente, registra média de 22 litros de leite /animal. O início da história da pecuária foi em 2012. Mas, nos primeiros anos, os índices registrados eram preocupantes. A taxa de concepção estava em 22,9%. O índice de prenhez em 12,5%. O Del Médio era de 212 dias.

Foi aí que a representante da ABS Eliane Fonseca, que atende a família Oliveira, sugeriu a utilização do programa. “O ABS Monitor é uma excelente ferramenta para emprenhar vacas. Os produtores devem conhecer melhor as suas vantagens e facilidades˜, comenta a representante.

(37)

Depois do ABS Monitor, a Fazenda

E com a adoção do ABS Monitor, os números mudaram radicalmente. Em dois anos, a Taxa de Concepção passou para 50,4% e o Índice de prenhez saltou para 28,7%. O Del Médio caiu para 165 dias. “Foi ótimo. O que mais chama atenção no programa é a facilidade de operação e de inserção de informações. Além disso, o ABS Monitor oferece muitos recursos, como geração de gráficos, que facilitam a interpretação dos resultados e avaliação do nosso rebanho”, avalia Marden.

Assim como o rebanho de Rio Verde, vários outros já aderiram a tecnologia. Em fevereiro, o ABS Monitor atingiu o índice de mais de 60 mil animais cadastrados no sistema.

Quer ver seu resultado da genética e dos serviços técnicos ABS aqui no ABS NEWS? Envie suas fotos e informações para nossa equipe pelo e-mail: imprensaabspecplan@gmail.com

Conheça as regionais que contam com o maior número de usuários e animais cadastrados no ABS Monitor:

• Porto Alegre (RS) • Castro (PR)

(38)

Ásia de olho no Brasil

Estrutura inédita

Em fevereiro, ÁMarc Michielsen, gerente de distribuidores da Ásia, e Waseem Shaukat, diretor Geral da Agripack Paquistão (representante regional da ABS) visitaram o Brasil. O principal objetivo da visita foi conhecer melhor o mercado brasileiro, pesquisando o funcionamento da pecuária de corte e de leite e, principalmente, o desempenho de raças Zebuínas como Brahman, Sindi, Gir Leiteiro Girolando e Nelore. Ao todo, os gestores internacionais passaram seis dias no Brasil e, acompanhados do coordenador de Comércio Exterior da ABS Rodrigo Moraes, puderam visitar fazendas na região do triângulo mineiro e do interior de São Paulo, como Estância Silvânia, Sindi Castilho,

Xapetuba, Irmãos Chiari, Rancho da Marinha e Chácara Naviraí. Durante o período, também foi possível conhecer melhor a estrutura da ABS no Brasil.

A ABS Global construiu uma estrutura inédita denominada Future Genetics (em português: Genética do futuro) para abrigo e cuidado de bezerros com menos de seis meses de idade, que possuem alto valor genético. A instalação está localizada perto de Madison, Wisconsin, EUA, permitindo que a equipe da ABS aprimore o cuidado dos animais, que receberão melhor nutrição, cuidados veterinários e estarão sujeitos a normas de biossegurança em idade mais precoce. A estrutura acompanha o avanço do mercado. Vale destacar que, no passado, os touros eram comprados de criadores com cerca de oito meses de idade. Hoje, com a Genômica, os bezerros que são identificados como geneticamente superiores podem ser adquiridos com dois ou três meses de idade.

(39)

O destaque da Expoinel

Pesquisa em confinamento

Os filhos do touro Kayak deram show na Expoinel Minas, que aconteceu em Uberaba (MG) em fevereiro. Progênies do reprodutor conquistaram uma série de prêmios. Entre eles, o de Campeã Bezerra Jovem. Kayak TE Mafra também foi o campeão da categoria Progênie Jovem de Pai. Kayak é filho do Basco em Matriz Helíaco da Java. Ao todo, participam da Expoinel cerca de 800 animais, sendo 105 deles filhos de touros com sêmen disponível na ABS. Além das progênies de Kayak, entram na pista animais com genética de Jhelum, Fadel, Haresh, Kongo e Landau da Di Gênio. E eles também conquistaram prêmios. Por exemplo, no Campeonato Progênie Jovem

de Mãe, o primeiro prêmio foi da vaca Londrina, filha de Haresh. Outro filho do touro também foi premiado como Campeão Bezerro da exposição.

A ABS Global firmou acordo de cooperação para pesquisa com a Cactus Feeders, Inc, proprietária do maior confinamento do mundo. Com a parceria, a intenção é buscar uma genética com bom desempenho em sistema de produção intensivo. A Cactus possui 10 fazendas ao redor do Texas e Kansas, com capacidade para alojar mais de 500 mil cabeças de gado. Com os dados comerciais da propriedade, será possível identifica uma genética mais vantajosa. Essa não será a primeira vez que a ABS Global e a Cactus Feeders trabalharão juntas. As duas têm participado de projetos comuns há quase cinco anos. Esse tipo de parceria também já foi adotada pela ABS com outras empresas, como a Circle A, nos Estados Unidos, e o Rancho da Matinha e a Fazenda Brasil, no Brasil.

(40)

ABS nas feiras

Mudanças na central

Neste primeiro trimestre, a ABS marcou presença nas duas importantes feiras da região sul do país: Show Rural Coopavel e ExpoDireto Cotrijal. A primeira foi realizada entre os dias 06 a 10 de fevereiro em Cascavel, Paraná, onde foi registrado recorde de público - mais de 253 mil visitantes - e alta movimentação financeira - R$ 2 bilhões em apenas uma semana. Já em março de 6 a 10 - foi a vez de participar da ExpoDireto Cotrijal em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, que também recebeu mais de 200 mil pessoas, gerando grande volume de negócios. Nas duas feiras, a ABS participou com estande, levando informações aos produtores

sobre melhoramento genético, apresentando as novidades da bateira da empresa e os diferenciais em serviços técnicos.

A sede da Central da ABS em Uberaba (MG) está passando por mudanças. As adaptações são para que o prédio principal abrigue 100% da equipe da empresa, incluindo administrativo, comercial e técnica. Para isso, será criado um segundo piso, correspondente a 400m². Para o serviço foi contratada uma empresa terceirizada que utiliza uma técnica moderna chamada de construção limpa, possibilitando que a equipe continue trabalhando no local durante as obras. A expectativa é que a primeira etapa fique pronta em maio. Por enquanto, já foram instalados dois novos banheiros para visitantes, inclusive adaptados para cadeirantes, e, agora, está em adequação a sala de reunião.

(41)

#ABSPRESENTE

A técnica Nathalia e o representante Rodrigo visitaram o cliente Vinicius de Souza Pessoa na Fazenda Três Lagoas

Promotor de Vendas Cléber Cruz com o cliente Rodrigo Sponchiado na Cabanha Venson, em Coronel Vivida (PR)

Em Lagoa Formosa(MG), os clientes José Paulo e Márcio receberam a visita da técnica Nathalia Bortoletto e do representante Rodrigo Sebastião na Fazenda Alagoas

(42)

O represenrante Rodrigo visitou os clientes José Wilson de Oliveira e Silva e Marilda Morais na Fazenda Mata da Large. Já são 18 anos

confiando na ABS

#ABSPRESENTE

O técnico Lucas Rocha visitou a Estância Gotas de Orvalho em Pinhalão, PR, de propriedade de Joaquim Fernandes

No Paraná, o cliente Luciano Ramos recebeu a visita do representante da ABS, Ademilson Machado

Imagem

Referências

temas relacionados :