• Nenhum resultado encontrado

Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Saúde e Medicina Curso de Nutrição Trabalho de Conclusão de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Saúde e Medicina Curso de Nutrição Trabalho de Conclusão de Curso"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

Pró-Reitoria Acadêmica

Escola de Saúde e Medicina

Curso de Nutrição

Trabalho de Conclusão de Curso

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR NO

APARACIMENTO DE CÁRIES NA PRIMEIRA INFÂNCIA:

UMA REVISÃO ESTRUTURADA.

Autor: Monique Alves Tavares

Orientador:

Profª. MSc. Guilherme Mendes Falcão

Brasília - DF

2017

(2)

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR NO APARECIMENTO DE CÁRIES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO ESTRUTURADA.

Artigo apresentado ao curso de graduação em Nutrição da Universidade Católica de Brasília como requisito parcial para a obtenção do Título de Bacharel em Nutrição.

Orientador: Profª. MSc. Guilherme Mendes Falcão

(3)

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR NO APARECIMENTO DE CÁRIES NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE REVISÃO ESTRUTURADA

MONIQUE ALVES TAVARES

Resumo:

A cárie dentária é uma doença multifatorial, infecciosa e transmissível que atinge diversas crianças pelo mundo, possui relação com a introdução precoce de alimentos cariogênicos, carboidratos fermentáveis, em especial a sacarose e as bebidas açucaradas. A alimentação é um dos principais fatores que influenciam no seu aparecimento. Neste sentido esse trabalho apresenta um estudo de revisão estruturada, que visa evidenciar a associação entre a alimentação e a cárie dentária na primeira infância. Para essa revisão de literatura foram selecionadas 49 publicações científicas acerca do tema, nos idiomas português e inglês, no período compreendido entre 2007 e 2017. Ainda que a cárie dentária ocasione um forte impacto na saúde, prejudicando a qualidade de vida das crianças, a mesma possui aspecto reversível. Desse modo, múltiplas estratégias são utilizadas com o intuito de reduzir seu desenvolvimento. Dentre as formas de prevenção estão às orientações sobre promoção à saúde, a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, hábitos alimentares saudáveis, higiene bucal adequada, a importância do flúor, e a indispensável visita aos profissionais de saúde envolvidos.

Palavras-chave: Cárie dentária; Açúcar; Crianças; Alimentação.

1 INTRODUÇÃO

Além de um grande problema mundial, durante o período da infância é comum se desenvolver a cárie dental. Porém devemos considerar que ela pode ser além de prevenida, controlada1. É uma das mais comuns doenças bucais, mesmo sendo muito conhecida, nem todos sabem as suas causas.

As crianças pré-escolares brasileiras, nos primeiros cinco anos de vida apresentam ao menos um dente decíduo com cárie dentária².

Caracteriza-se como uma doença infecciosa, transmissível e multifatorial, ou seja, é dependente de vários fatores para se instalar e desenvolver. Principalmente ligada a três fatores primários: microbiota, hospedeiro e substrato3.

A ciência dentro da odontologia, explica que três principais achados, estão ligados ao seu desenvolvimento. Em primeiro lugar, o papel da nutrição, podendo levar o dente a ser mais susceptível a ao ataque cariogênico, pelo alto consumo de açúcar nas diversas populações, tendo alta relação com o aparecimento de cárie dentária. Segundo, os microrganismos, que estabelecem como doença transmissível e infecciosa a cárie dentária, está a associação principalmente ao Estreptococos mutans. E em terceiro, a função do flúor na água abastecida1.

O processo carioso ocorre através da desmineralização dos tecidos dentários, decorrentes do consumo de substratos alimentícios, principalmente os carboidratos, que influenciam na produção de ácidos orgânicos resultantes da fermentação bacteriana. Principalmente em crianças, das quais a higiene bucal possui condições precárias, pouca exposição aos fluoretos e a alimentação englobando o aleitamento é imprópria, existe uma

(4)

Um fator importante para a etiologia desta doença dentária é a dieta, que fornece o principal substrato, atua na produção de ácidos, na quantidade e no tipo de biofilme bacteriano, na formação de microrganismos, e na quantidade de secreção salivar5.

Mesmo os carboidratos sendo importantes fontes de energia para a população infantil brasileira, grande parte dos alimentos pertencentes a esse grupo são originários dos polissacarídeos (amido) e dissacarídeos, particularmente a sacarose, ambos possuem alto potencial cariôgenico6. A dieta do brasileiro é composta por alimentos com sacarose, já que grande parte dos açúcares de adição é abrangida nos alimentos dessa dieta5.

Estudos mostram que a redução do consumo de leite materno, leva consequentemente ao aumento de ingestão no consumo de bebidas açucaradas, refletindo no aparecimento de cáries dentárias7. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado o aleitamento materno até os 2 anos de idade. Por tanto, a amamentação deve ser estimulada para a redução de riscos de desenvolvimento de cáries na primeira infância8.

Com a evolução da sociedade em si, a maioria das crianças tem acesso aos produtos processados e ultra processados, por a sua alta disponibilidade e marketing excessivo, há uma grande dificuldade de um consumo consciente dos mesmos9, sendo um fator preocupante para a área da saúde10.

A principal causa da perda precoce dos dentes decíduos é relacionada com a cárie precoce na infância. A ausência desses dentes pode motivar diversas alterações, como no desenvolvimento da arcada dentária, na parte estética, na fala e até mesmo alterações na mastigação, que também é alterada devido à sintomatologia dolorosa decorrente das lesões causadas pela cárie. O que é bastante importante para o consumo de uma dieta balanceada, pois quando não ocorre alteração na cavidade bucal, o aporte nutricional é favorecido. Contribuindo significativamente no desenvolvimento e crescimento dos pré-escolares 11.

Os hábitos higiênicos, etnia, o grau de escolaridade e a renda familiar, são fatores que também atuam na influência da evolução desta doença11. Assim o objetivo desse estudo de revisão, foi avaliar a associação entre a alimentação e sua influência no aparecimento de cáries em crianças na primeira infância e como os hábitos alimentares saudáveis e a promoção à saúde podem reduzir o desenvolvimento dessa doença.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Esta pesquisa seguiu os princípios de uma revisão sistemática com a detecção das publicações dentro do período de busca estabelecido, assim como a seleção e a classificação das mesmas em termos de evidência científica, assegurando o rigor metodológico da presente revisão.

Trata-se de uma pesquisa de revisão estruturada, com o objetivo de buscar os estudos realizados sobre a relação da alimentação com a cárie precoce. Para a realização desta revisão de literatura foram utilizadas as bases de dados eletrônicas Google Acadêmico; PubMed, Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e LILACS. Ao finalizar as pesquisas em cada base, as referências duplicadas foram excluídas. Foram adotados como critérios de inclusão os artigos que apresentavam especificidade com o tema proposto. O critério de inclusão dos artigos foram conter as palavras-chave: cárie dentária, açúcar, crianças e alimentação. Os critérios de exclusão foram artigos sem especificidade com o tema e artigos que relacionavam cáries dentárias com outras faixas etárias. Os artigos utilizados possuem data de publicação de 2007 a 2017. Os idiomas selecionados foram português e inglês, totalizando 49 publicações.

(5)

Ao se observar a literatura verifica-se um número restrito de trabalhos que apresentam criteriosa metodologia em seus estudos, os quais foram selecionados para este estudo. Foram utilizados os filtros: Review, Humanos e Clinical trial.

Para proceder com a busca, foram definidos dois grupos de combinações de descritores, sendo os principais: “Caries and chilndren and food”, que apresentou 602 artigos (n=602), e “Caries and chilndren and sugar” (n=486). Com o intuito de ampliar a busca também foram utilizados os descritores secundários: “Caries and chilndren and poverty” (n=165) e “Caries and chilndren and Brazil” (n=665).

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A revisão estruturada de literatura visou identificar e analisar artigos científicos que tratam da associação entre a cárie precoce da infância e a prática de alimentação infantil e seus outros fatores em um mesmo estudo.

3.1. ETIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA

Figura 1: A influência das interações de fatores na etiologia e patogênese da cárie da primeira infância.

Fonte: Anil S, Anand PS 2017, Adaptado.

A etiologia da cárie na primeira infância é multifatorial e é principalmente atribuída a uma interação específica de microrganismos cariogênicos com o substrato (carboidratos fermentáveis) na superfície suscetível do dente (Figura 1)12. A cárie dentária é uma das doenças infantis globais mais comuns e na maioria das vezes é totalmente evitável 13.

Estudos epidemiológicos indicam que a baixa renda socioeconômica, pouca educação dos pais, transferência de micróbios de mãe para filho e baixo peso ao nascer, também

(6)

influenciam. E que de 1 a 12 % das crianças menores de 6 anos apresentam experiência com o desenvolvimento de cáries. Os cuidados com a saúde bucal infantil e alimentação estão relacionados à cárie infantil; o frequente consumo de alimentos cariogênicos e as bebidas adocicadas; os hábitos de escovação incorretos e o seu início tardio, também são causas da doença14.

3.1.1 Fatores ambientais

As crianças devem começar a obter cuidados de higiene bucal logo após a erupção do primeiro dente primário. A falta das boas práticas de higiene oral promove o progresso da doença15. O desenvolvimento de hábitos de higiene bucal pode estar relacionado ao ambiente econômico em que a criança vive9. Portanto estudos científicos observaram uma relação entre a experiência de cárie dentária e as condições associadas ao nível socioeconômico, ou seja, as crianças que possuem baixas condições socioeconômicas são mais propícias a ter cáries do que as que possuem maior renda15.

De acordo com a OMS, outros fatores que influenciam nos hábitos de higiene oral das crianças, são a etnia, a baixa escolaridade dos pais, condições de vida, dados da moradia, abastecimento de água, e o acesso a consultas odontológicas17, 16.

Outro fator bastante relevante que está associado a condições de moradia e abastecimento de água, é o flúor. A fluoretação de abastecimento público resume- se a adição controlada de um composto de flúor na água abastecida para a população e retrata uma das principais medidas de saúde pública para o controle da cárie dentária18.

Contudo, algumas comunidades brasileiras não tiveram o benefício da mesma maneira sobre esse implemento da saúde bucal, visto que existem certas características presentes nas mesmas, como a ausência de flúor na água de abastecimento, falta de acesso a programas preventivos e baixo nível socioeconômico, que tornam as pessoas mais suscetíveis a intensificar níveis elevados da doença cárie19. O flúor pode interferir na evolução do processo da cárie dentária, sendo necessária sua presença contínua na cavidade oral20.

Neste quadro, a cárie dentária ainda é um empecilho de saúde bucal forte no meio de populações financeiramente pouco favorecidas nos países em desenvolvimento e nos desenvolvidos21.

3.2 CÁRIE DENTÁRIA (IMPACTO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA)

A saúde bucal é um elemento inseparável da saúde geral de uma pessoa e está ligada a fatores como alimentação, educação, saneamento, moradia, informação e ao acesso aos serviços de saúde. Logo, as condições de saúde bucal se tornam indispensáveis para a qualidade de vida, pois permitem que o indivíduo possa falar, sorrir, mastigar, estar livre de dores, sentir os sabores dos alimentos e conviver sem constrangimento com outras pessoas22,

23.

A cárie dentária, problemas de erupção dentária, traumatismos dentários, oclusopatias e patologia dos tecidos moles, são problemas bucais que em geral, abordam as crianças24. Esses problemas bucais causam grande impacto negativo na qualidade de vida por causar dificuldades na mastigação, dor, redução do apetite, do rendimento escolar e do peso, dificuldade para dormir, mudança de comportamento, que resultam em faltas na escola, tornando o indivíduo restrito à atividades24.

(7)

A qualidade de vida em relação à saúde bucal e geral em crianças deve ser vista de forma diferente dos adultos, o que ocasiona num alto interesse pelo desenvolvimento e aplicação de instrumentos para avaliar o que a doença pode impactar na vida dos indivíduos23.

Por provocar impactos na qualidade de vida, como sofrimento e dor, a cárie dentária é considerada um problema de saúde pública, pois acarreta na dificuldade do convívio social25.

A perda de dentes decíduos causada pela cárie na primeira infância pode levar a criança a ter problemas psicológicos, ainda mais se a perda for de dentes anteriores. No seu crescimento as crianças começam a desenvolver mentalmente imagens do seu corpo, se comparando com as outras crianças da mesma idade, ou seja, se percebem algo que seja diferente das outras, podem criar complexos de inferioridade relacionados à estética25.

Essa perda dos dentes pode ocasionar em defeitos no desenvolvimento da fonética e dificuldades na articulação da linguagem da criança, ainda mais se for à perda dos dentes anteriores26.

A cárie dentária não tratada tem como consequência a dor dentária, o que reflete na dificuldade da criança se alimentar, sendo capaz de apresentar baixo peso27. A dor dentária causa diminuição da capacidade de ingerir alimentos e, além disso, pode levar a mudanças no sono, tendo o crescimento da criança afetado como consequência28.

Estudos apontam que crianças com saúde bucal ruim possuem baixo desempenho escolar, portanto, quando a saúde oral infantil é tratada e melhorada é uma forma de melhorar a experiência escolar das crianças28.

A criança que possui desconforto e dor nos dentes sofre com redução da capacidade de aprender. O tratamento da cárie acaba sendo algo desgastante afetando a qualidade de vida da criança e seus responsáveis. Nem todas as crianças que possuem cáries sentem dores causadas pelas mesmas, porém podem ter áreas da sua vida afetadas devido a esse problema29.

3.3 ALIMENTAÇÃO

A formação de hábitos alimentares que vão influenciar sobre a saúde da criança se inicia nessa fase da primeira infância. Logo, com o objetivo de contribuir para uma dentição saudável é necessária uma alimentação adequada desde o nascimento. Por tanto, os profissionais da saúde possuem um papel muito importante para o bem-estar dos pacientes, assim incentivando as práticas alimentares saudáveis30.

É indispensável ressaltar que existe diferença entre nutrição e dieta. Quando falamos em nutrição, estamos associando com a ingestão e absorção de nutrientes. A dieta corresponde aos alimentos ingeridos. Ambos interferem na estrutura dos tecidos dentários e podem apresentar efeitos na pré-erupção, atuando na formação dos elementos dentários, ou agindo localmente na pós-erupção31.

Durante a infância, se destaca como doenças bucais que são influenciadas pela dieta e nutrição a cárie dentária e os defeitos na estrutura dos dentes. O hábito de consumir mamadeira ou bebidas açucaradas durante o sono, ou antes, de dormir, junto com a higiene adequada não realizada, é prejudicial ao desenvolvimento da doença cárie. Esses hábitos de aleitamento e dieta inadequada como consequência pode levar a perdas dentárias precoces e alterações oclusais31.

É significativo observar que as escolhas alimentares das crianças dependem do que os pais lhe dão, o que influencia nos alimentos que as crianças escolheram e terão melhor aceitação no futuro, inclusive influencia as pré-disposições gustativas. Por tanto, as escolhas alimentares e vontades são estabelecidas, em grande parte, pelos padrões de consumo

(8)

reproduzidos de geração em geração, o que pode transmitir padrões familiares de doença e saúde. Além do mais, quase sempre entre os pais, a mãe é a maior responsável pelos cuidados com as crianças nos seus primeiros 5 anos de vida, abrangendo a alimentação. A associação entre a baixa renda e as práticas alimentares cariogênicas, implicam no acesso a alimentos saudáveis, e refletem nos hábitos que são aprendidos32.

Caracteriza-se por ter sinais e sintomas como fortes dores, abscessos e infecções a cárie precoce na infância, causando dificuldade na mastigação colaborando para que a criança rejeite os alimentos. Podendo levar ao aparecimento de desordens no trato gastrointestinal devido à mastigação incorreta. Levando também ao aumento de risco de cárie dentária nos dentes permanentes e a perda de dentes decíduos antes do tempo, o que consequentemente leva a indispensabilidade de tratamento ortodôntico no futuro e comprometimento das funções mastigatórias e fonoarticulatória. A correção dos dentes comprometidos por cárie precoce pode ser complicada e cara33.

Segundo a OMS, à introdução de alimentação complementar que deve ser equilibrada e balanceada, sendo assim medidas de saúde pública que são importantes para a diminuição do risco de desenvolver futuras doenças34.

A alimentação complementar adequada deve ser equilibrada por alimentos com quantidade adequada de macro e micronutrientes, livres de contaminação que podem ser físicas, químicas ou biológicas, de fácil aceitação e consumo, com custo razoável e preparações de alimentos que a família consome habitualmente33. Em relação a essa alimentação, destaca-se a precoce introdução de alimentos inadequados com baixa biodisponibilidade de micronutrientes, pouca oferta de frutas, legumes e verduras, contaminação no armazenamento e preparo a adição de carboidratos simples em mamadeiras e alimentos industrializados que são ricos em lipídeos, carboidratos simples, sal e açúcar, mesmos alimentos que são com frequência consumidos pela família35.

Nas crianças mais novas, os alimentos ficam na boca por um tempo considerável, sendo assim, necessária informação aos familiares ao horário, frequência e tipo de alimento que são ofertados para as crianças35.

Outro fator importante que está relacionado com a alimentação das crianças na pré-infância é o consumo de alimentos processados e ultra processados, alimentos ricos em açúcar. A precoce introdução do açúcar é associada à rejeição dos alimentos através de uma modificação da percepção gustativa da criança, mesmo os alimentos naturais não sendo aceitos, se não estiverem adocicados. A tendência em aceitar o doce e o salgado e desprezar o azedo e o amargo, é algo que está presente desde o nascimento. Porém com o aprendizado e as práticas essas respostas podem ser modificadas. Além do mais, essa introdução do açúcar auxilia na colonização e implantação de novas superfícies dentárias por uma microbiota cariogênica, em especial os Estreptococos do grupo mutans. A atuação desses microrganismos no meio bucal representa, em parte, os hábitos alimentares do indivíduo. Assim, quanto maior for à acessibilidade ao açúcar após a erupção dos dentes, maior as chances de interação dos Estreptococos do grupo mutans, o que pode resultar no aumento da prevalência de cárie36.

Uma dieta cariogência é determinante para o desenvolvimento de cárie na primeira infância, segundo a frequência de ingestão, o tempo que os alimentos se mantem na cavidade oral e outros fatores que são associados, como susceptibilidade à colonização bacteriana e hábitos inadequados de higiene oral19.

(9)

Sobre a composição bioquímica do leite materno, o seu potencial e sua cariogênicidade, a lactose é o dissacarídeo que causa a menor queda do pH no biofilme dos dentes. No qual comparados com outros monossacarídeos (frutose, glicose) e também com outros dissacarídeos, por exemplo, a sacarose. Sendo assim, a lactose quando fermentada pelas bactérias, não promove a produção de polissacarídeos extracelulares (PEC). Esses polissacarídeos extracelulares são apontados por aumentar consideravelmente a cariogênicidade do biofilme dentário. Apresenta também uma proteína chamada caseína que constatado um efeito na redução bacteriana36.

Segundo a OMS, deve se priorizar a amamentação em livre demanda, o aleitamento materno é exclusivo durante os primeiros seis meses, sendo recomendado até os 2 anos de idade. Durante a amamentação natural, é reconhecido que a introdução de outros alimentos além do leite materno nessa fase atua de forma negativa na biodisponibilidade de nutrientes e sua absorção. Podendo levar a riscos de infecções e redução da quantidade do leite ingerido, levando a uma redução no ganho de peso ponderal36.

Durante o período de lactação como um mecanismo fisiológico da mãe, a composição do leite humano sofre modificações, além de que, o leite que a mãe oferta nos primeiros meses de vida dispõe de componentes imunológicos e nutricionais que o torna tão importante e benéfico em relação aos outros tipos leites. Particularmente em relação à saúde dentária estão o cálcio, fósforo, Vitamina D e flúor37.

A cárie de mamadeira é relacionada ao consumo de leite durante o sono, e se caracteriza por uma desmineralização, contendo dor ou não, infecção e podendo levar a perda dos dentes prematuramente37.

Além do leite materno, a introdução de outros alimentos e de líquidos, nos primeiros meses de idade é desnecessária, e pode levar ao risco de redução da produção do leite e de infecções. Desta forma a alimentação precoce pode interferir na absorção de nutrientes, podendo causar deficiências e futuramente aumentando o risco de anemia, obesidade, hipertensão, arteriosclerose e alergia alimentar38.

A cárie que as crianças até o seu primeiro ano de vida possuem é uma doença que possui relação com o prolongado hábito de amamentação e está relacionada aos líquidos ingeridos com carboidrato fermentável38.

Por isso a ingestão de líquidos à noite, também conhecida como mamadeira noturna, de origem de líquidos adocicados, leite com farináceos e o próprio açúcar é um grande fator de risco para o surgimento da doença, pois durante o sono o fluxo salivar da criança é menor, aumentando a suscetibilidade às lesões de cárie7. Diante disto, é importante a estimulação da

amamentação natural para a diminuição dos riscos de desenvolver a carie da primeira infância e reduzir a ingestão de bebidas ricas em açúcar8.

3.3.2 Desnutrição

O equilíbrio entre a alimentação e o gasto fisiológico energético e nutrientes das células do nosso corpo, também as que são responsáveis pelo desenvolvimento e formação do tecido dentário, epitélio oral e da saliva, está relacionado com a nutrição. Além do mais, os distúrbios nutricionais como o balanço energético-proteico, e os distúrbios que podem acontecer durante a formação do feto, podem afetar no desenvolvimento do tecido dentário e suas funções biológicas. Em especial à síntese proteica ou à mineralização, resultam em mudanças na estrutura dos tecidos dentários, na sua posição, na sua forma e no tempo de erupção39.

(10)

A desnutrição energético-proteica é um dos problemas de saúde pública brasileira, que está localizado geralmente nos lugares mais pobres. Define-se pela deficiência no consumo de proteínas e energia em relação às necessidades do corpo. Essa deficiência nutricional é uma das mais comuns, e atinge cerca de 150 milhões de crianças pelo mundo menores de 5 anos. Essa desnutrição pode ser primária ou secundária. A primária se caracteriza pelo consumo inadequado de nutrientes, e a causa da secundária se dá por outros fatores além da dieta, como, a utilização e absorção de nutrientes39.

Na primeira infância a deficiência nutricional pode acarretar em vários fatores, que podem levar a alteração da cavidade oral. Como por exemplo, a formação dental (odontogênese) que começa no desenvolvimento intrauterino e também a formação do esmalte (amelogênese) que normalmente ocorre em três fases diferentes: maturação, deposição da matriz e calcificação (onde os minerais se depositam e as proteínas são removidas)39.

A nutrição é apenas uma das causas da má formação dos dentes, existem várias outras. Ambas as dentições podem ser afetadas, tanto a decídua como a permanente. Estudos mostram que a desnutrição pode levar ao atraso da erupção dentária, logo, significa que crianças desnutridas tem sua erupção dental tardia, esse retardamento dos dentes pode alterar o padrão de evolução da doença cárie, já que posteriormente na erupção do primeiro dente ocorre a colonização dos Estreptococos mutans, pois para a organização de um biofilme cariogênico é indispensável à existência de uma superfície. Outro fator relacionado à desnutrição com a cárie dentária é a hipoplasia de esmalte, que se define por um defeito na superfície do esmalte. Estudos relatam que crianças com ausência de desnutrição não apresentaram hipoplasia do esmalte, ao contrário das que possuem desnutrição que apresentam esse fator; notou-se também que crianças prematuras com baixo peso no nascimento tem associação ao desenvolvimento de hipoplasia do esmalte, logo sendo um fator significativo para a evolução de cárie dentária. Por tanto, as deficiências nutricionais são causas de defeitos na estrutura dentária no momento da formação dentária, aumentando assim a capacidade de alterar a qualidade e quantidade de saliva, induzindo a produção de cárie dentária39.

Foi constatado que a cárie na primeira infância possui uma alta frequência em comunidades de baixa renda, entre as quais a desnutrição pode ser grave39.

3.3.3 Obesidade

Os casos existentes de doenças crônicas não transmissíveis e obesidade junto à alimentação tem tido um grande aumento atraindo olhares em especial para o grupo infantil40.

Os açúcares adicionados aos alimentos oferecem energia, porém não fornecem outro nutriente e acabam levando ao aumento de risco de doenças crônicas e cáries dentárias41.

Um fator importante que contribui para a obesidade é o consumo de frutose, em especial nas crianças, estudos relatam que isso se dá principalmente devido ao consumo de bebidas açucaradas41.

O aumento de excesso de peso e doenças crônicas não transmissíveis se deve a inversão de padrões alimentares segundo evidências científicas4. Essa inversão se deve ao aumento de produtos processados e ultra processados 5.

Geralmente, esses produtos possuem excesso de gorduras totais e saturadas, alta densidade energética, baixa quantidade de fibras e grandes concentrações de sal/sódio e açúcar42.

(11)

Segundo os dados de pesquisa de orçamentos familiares (POF), as crianças brasileiras têm sua alimentação deficiente em frutas, verduras e legumes. Demonstrando ainda exagero na quantidade de embutidos, biscoitos, guloseimas e bebidas que possuem adição de açúcar43. Os fatores que estão ligados a uma alimentação de qualidade para as crianças são a escolaridade dos pais e sua renda44 .

Logo, esse período da infância é muito importante na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis através de hábitos saudáveis que acabam permanecendo a idade adulta. Os pais devem ser exemplos com relação à alimentação saudável e procurar incentivar à prática da atividade física, pois atuam com bastante influência no desenvolvimento desses hábitos para as crianças45.

A prevenção na idade precoce é a melhor estratégia, junto à redução da ingestão do açúcar, o que consequentemente leva a diminuição de fatores de risco46.

Visto que a saúde bucal adulta está estabelecida em condições de vida precárias, é fundamental prestar atenção às crianças46.

3.3.4 Nutrição

A nutrição e a alimentação possuem direta influência no progresso de cárie dentária. A American Dietetic Association informa que a nutrição é um item essencial para a saúde bucal1.

A nutrição se caracteriza por ingestão e absorção de nutrientes, sobre seus efeitos nos processos do metabolismo, e está associada com o equilíbrio do aporte e consumo de nutrientes e energia, o que influencia no estado nutricional47.

Uma dieta que seja balanceada, variada e adequada, possuindo os nutrientes indispensáveis para o crescimento infantil é de suma importância para a formação de dentes saudáveis, erupção e evolução da cárie dentária32.

Quando uma dieta é avaliada em relação à cárie dentária, é importante observar os padrões alimentares e os alimentos para identificar o seu potencial cariogênico, devemos levar em consideração com que alimentos a pessoa se alimenta e como ela se alimenta, logo a dieta também é multifatorial assim como a cárie38.

Para compreender a relação entre a dieta e a cárie dentária, deve- se compreender que os efeitos da dieta no metabolismo da placa bacteriana, são mais significativos na produção de ácidos do que os efeitos nutricionais na composição salivar e no desenvolver dos dentes38.

O carboidrato, é um dos componentes mais importantes da dieta, devido a isto, tem atraído olhares da comunidade científica de odontologia por ser o substrato na microbiota oral. Um fator essencial que determina o aparecimento de cárie dentária é o alto consumo frequente de carboidratos simples, em especial a sacarose38. Este carboidrato fermentável é indicado como o mais cariogênico, assim sendo o açúcar mais existente no consumo alimentar38.

Para se avaliar a cariogênicidade dos alimentos, autores confirmam que se deve avaliar o pH da placa dentária, sendo um meio fácil e exato38. Por tanto alimentos que diminuem drasticamente o pH da placa, em torno de 5,7, são considerados acidogênicos e possuem potencial cariogênico, não são considerados cariogênicos os alimentos não acidogênicos38.

Um pH que possui valor baixo pode causar a desmineralização da superfície dos dentes, aumentando o risco de aparecimento de cáries, dependendo também da sua duração38. Outros fatores como o nível de secreção, a capacidade tampão da saliva, retirada das moléculas da boca e a composição e quantidade da placa, influenciam no pH da placa dentária38.

(12)

No processo de prevenção no aparecimento de cáries é importante o equilíbrio entre os macro e micronutrientes, para a formação de dentes fortes e sadios, com boa calcificação e que possuam resistência à cárie. Também são benéficos os alimentos que contribuem para retirar os resíduos que estão aderidos aos dentes após a alimentação, como maçã e frutos carnosos em geral48.

A infância é uma época fundamental na qual os pais ou responsáveis devem ensinar sobre os princípios de nutrição adequada, conduzindo a importância da prática alimentar de acordo com a saúde bucal e geral, que está incluída no planejamento de educação à saúde37.

3.4 PROMOÇÃO À SAÚDE

É fundamental que se desenvolva programas educativos, pensado nos pais, e programas preventivos, voltados para os lactentes, visando determinar hábitos saudáveis nutricionais e de saúde evitando contaminação da cavidade bucal da criança e oferecendo a promoção à saúde. Consequentemente, necessitam ser instruídos em relação aos cuidados necessários que possam evitar essa contaminação, sendo que quanto mais cedo se souber dessas medidas preventivas, mais eficaz será o resultado final. Quando a mulher estiver ainda na gestação é o melhor momento para se ensinar sobre educação em saúde, pois neste processo é indispensável o apoio de profissionais da saúde que constantemente atendem as crianças durante a infância. Esses profissionais são muito importantes para dar informação aos responsáveis e as crianças sobre o risco de cárie dentária e conduzir e orientar, para um acompanhamento de prevenção e atendimento odontológico, caso precise48.

As crianças que possuem cárie na primeira infância têm mais predisposição de desenvolver a doença em seus dentes permanentes, logo é fundamental que se desenvolva políticas públicas que aprovem a adoção de ações amplas e multidisciplinares para a prevenção e tratamento de cáries na primeira infância2.

Aconselha-se então que os pais ou responsáveis das crianças que estão em tratamento odontológico tenham orientações, coletivas ou individuais, em relação à cariôgenicidade de certos alimentos que são consumidos entre as refeições principais e sobre a alimentação saudável. Aconselha-se também ao incentivo da prática de escovação (higiene bucal), antes de dormir e após as refeições, voltado para as crianças com baixo nível socioeconômico, com o objetivo de impedir que os alimentos fiquem por muito tempo na superfície dos dentes, evitando o desequilíbrio do biofilme dental, assim garantindo as crianças também os benefícios do creme dental fluoretado com o objetivo de prevenção da cárie na primeira infância49.

4 CONCLUSÃO

Após a revisão de literatura conclui-se que a cárie dentária é uma das doenças que possuem maior incidência entre as crianças e é uma doença multifatorial. A alimentação é um desses fatores que possuem relação direta no desenvolvimento da doença, logo, o aleitamento materno exclusivo em bebês com menos de 6 meses deve ser priorizado, a frequência de carboidratos fermentáveis e açúcar deve ser limitada, assim como a mamadeira noturna com adição de açucarados, a fim de reduzir a incidência de cárie e proporcionando uma melhor condição de saúde em geral.

(13)

Por tanto a promoção à saúde com programas educativos e preventivos que possuam orientações sobre os hábitos alimentares saudáveis desde a infância, programas que façam a implantação de educação em saúde bucal e nutrição voltada também para os pais devem ser elaborados. Se os pais tiverem as informações sobre a importância dos benefícios da amamentação natural, de uma dieta equilibrada, da higiene bucal correta, uso do flúor, e o quão é necessária à visita ao nutricionista e o dentista mesmo na infância, se torna mais fácil evitar os maus hábitos. Mas, para que isso aconteça é necessária à integração das áreas relacionadas.

Abstract:

Dental caries is a multifactorial, infectious and contagious disease affecting several children around the world. It is related to the early introduction of cariogenic foods, fermentable carbohydrates, especially sucrose and sugary drinks. Food is one of the main factors that influence its appearance. In this sense, this work presents a structured review study, which aims to demonstrate the association between diet and dental caries in early childhood. For this review of structured literature, 49 scientific publications on the subject were selected in the Portuguese and English languages, between 2007 and 2017. Although dental caries has a strong impact on health, impairing children's quality of life, reversible aspect. In this way, multiple strategies are used in order to reduce their development. Among the forms of treatment are guidelines on health promotion, the importance of exclusive breastfeeding up to 6 months of age, healthy eating habits, adequate oral hygiene and the importance of fluoride, and the indispensable visit to the health professionals involved.

Key words: Dental caries; Sugar; Children; Food.

REFERÊNCIAS

1. Biral Adriana Manrubia, Taddei José Augusto de Aguiar Carrazedo, Passoni Daniela Forlin, Palma Domingos. Cárie dentária e práticas alimentares entre crianças de creches do município de São Paulo. Rev. Nutr. 2013 Feb; 26( 1 ): 37-48.

2. Nogueira, Lilian Capanema, Fernandes Braga de RESENDE, Nathália, Lyrio FERRAZ, Nayara Kelly et al. Prevalência de cárie dentária em crianças de seis a 60 meses e fatores associados, Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada 2012. (1):13-17.

3. Moreira M, Lavoranti OJ, Vicente VA. Avaliação epidemiológica e microbiológica da doença cárie em famílias de baixa renda. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2007; 61(6):480-4. 4. Selwitz RH, Ismail AI, Pitts NB. Dental caries. Lancet 2007;369(9555):51-9.

5. Pereira DF. Fatores de risco associados à cárie dentária e ao alto nível de estreptococos mutans em crianças de 12 a 24 meses em creches do município de São Paulo - SP [doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2007.

(14)

6. Camargo MB, Barros AJ, Frazão P, Matijasevich A, Santos IS, Peres MA, Peres KG. Predictors of dental visits for routine check-ups and for the resolution of problems among preschool children. Rev Saude Publica 2012;46(1):87-97

7. Paglia L. Does breastfeeding increase risk of early childhood caries? Eur J Paediatr Dent. 2015; Sep16(3):173

8. Moodie, R. et al. Profits and pandemics: prevention of harmful effects of tobacco, alcohol, and ultra-processed food and drink industries. The Lancet v. 381, n.9867, p.670-679.2013. 9. De Souza, Sabrine Aguiar et al. A cárie é uma doença transmissível? Fatores maternos e

da criança relacionados com o desenvolvimento da cárie na primeira infância. Arquivo Brasileiro de Odontologia, v. 10, n. 2, p. 1-8, 2017.

10. Parisotto, Thaís Manzano, et al. "A importância da prática de alimentação, higiene bucal e fatores sócio-econômicos na prevalência da cárie precoce da infância em pré-escolares de Itatiba-SP." Revista Odontológica do Brasil Central 19.51 (2011). Luz S dos S, de Campos PL, Ribeiro SM, Tirapegui J.Current concepts of digestion and absorption of carbohydrates. Arq Gastroenterol. 1997; 34(3):175-85.

11. Nunn ME, Braunstein NS, Krall Kaye EA, Dietrich T, Garcia RI, Henshaw MM. Healthy eating index is a predictor of early childhood caries. J Dent Res (2009) 88(4):361– 6.10.1177/

12. Anil S, Anand PS. Early Childhood Caries: Prevalence, Risk Factors, and Prevention. Frontiers in Pediatrics. 2017;5:157.

13. Souza Filho Manoel Dias de, Carvalho Gustavo Diego de Farias, Martins Maria do Carmo de Carvalho e. Consumo de alimentos ricos em açúcar e cárie dentária em pré-escolares. Arq. Odontol. 2010 Sep ; 46(3): 152-159.

14. Bernabé E, MacRitchie H, Longbottom C, Pitts NB, Sabbah W. Birth weight, breastfeeding, maternal smoking and caries trajectories. J Dent Res. 2017;96:171–8. 15. Gaur S, Nayak R. Underweight in low socioeconomic status preschool children with

severe early childhood caries. J Indian Soc Pedod Prev Dent (2011) 29: 305– 9.10.4103/0970-4388.86375

16. Fontana, M. (2015) The clinical, environmental, and behavioral factors that foster early childhood caries: evidence for caries risk assessment. Pediatr Dent 37: 217–225.

17. Cypriano Silvia, Hugo Fernando Neves, Sciamarelli Maria Cristina, Tôrres Luísa Helena do Nascimento, Sousa Maria da Luz Rosário de, Wada Ronaldo Seichi. Fatores associados à experiência de cárie em escolares de um município com baixa prevalência de cárie dentária. Ciênc. saúde coletiva. 2011 Oct; 16 (10): 4095-4106.

18. Ramires I, BUZALAF MA. A fluoretação da água de abastecimento público e seus benefícios no controle da cárie dentária – cinquenta anos no Brasil. Ciência e saúde coletiva, 12(4): 1057- 1065, 2007.

(15)

19. Benazzi AS, Silva RP, Meneghim MC, Ambrosano GM, Pereira AC. Dental caries and fluorosis prevalence and their relationship with socioeconomic and behavioural variables among 12-year-old schoolchildren. Oral Health Prev Dent. 2012;10(1):65-73.

20. Santos, M. G. C.; SANTOS, R. C. Fluoretação das Águas de Abastecimento Público no Combate à Cárie Dentária, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 75-80, 2011.

21. Moura C, Cavalcanti AL, Bezerra PK. Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de idade, Campina Grande, Paraíba, Brasil: enfoque socioeconômico. Revista Odonto Ciência 2008; v. 23, n. 3, p. 256-262.

22. Barbosa, Thaís de Souza. Mialhe Fábio Luiz, Castilho Aline Rogéria Freire de Gavião, Maria Beatriz Duarte. Qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças e adolescentes: aspectos conceituais e metodológicos Piracicaba: Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas; 2008. Physis ; 20( 1 ): 283-300.

23. Jansiski Motta, L, Haga Tanizaga, N, Cardoso Guedes, C, Porta Santos Fernandes, K, Mesquita-Ferrari, RA, Kalil Bussadori, S. Impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças de 6 a 10 anos. ConScientiae Saúde. 2011;10(4):715-722.

24. Buczynski AK, Castro G F, Souza IPR de. O impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças infectadas no HIV: revisão de literatura. Ciência e Saúde Col. 2008;13(6):1797-805.

25. Fernandes ML, Kawachi I, Corrêa- Faria P, Pattusi MP, Paiva SM, Pordeus IA. Caries prevalence and impact on oral health- related quality of life in children with sickle cell disease: cross-sectional study. BMC Oral Health. 2015; 15:68.

26. Holan G, Needleman HL. Premature loss of primary anterior teeth due to trauma-- potential short- and long-term sequelae. Dental traumatology : official publication of International Association for Dental Traumatology. 2014;30(2):100-6.

27. Vania A, Parisella V, Capasso F, Di Tanna GL, Vestri A, Ferrari M, et al. Early childhood caries underweight or overweight, that is the question. European journal of paediatric dentistry : official journal of European Academy of Paediatric Dentistry. 2011;12(4):231-5.

28. Jackson SL, Vann WF, Jr., Kotch JB, Pahel BT, Lee JY. Impact of poor oral health on children's school attendance and performance. American journal of public health. 2011;101(10):1900-6.

29. Acharya S, Tandon S. The effect of early childhood caries on the quality of life of children and their parents. Contemporary clinical dentistry. 2011;2(2):98-101.

30. Losso EM, Tavares MCR, Silva JYB, Urban CA. Severe early childhood caries: an integral approach. J Pediatr. 2009 Apr;85(4):295-300.

31. Gomes, Monalisa Cesarino et al. “Impact of Oral Health Conditions on the Quality of Life of Preschool Children and Their Families: A Cross-Sectional Study.” Health and Quality of Life Outcomes 12 (2014): 55.

(16)

32. Martins MT, Sardenberg F, Bendo CB, et al. Dental caries remains as the main oral condition with the greatest impact on children’s quality of life. Pentapati KCed. PLoS

ONE. 2017;12(10):e0185365.

33. Feldens, CA, Pinto Bley HOMMERDING, L, Zimmermann dos SANTOS, B, Gerson FELDENS, E, VÍTOLO, MR. Práticas Alimentares Cariogênicas e Fatores Associados em Crianças do Sul do Brasil. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada. 2010;10(2):201-207.

34. Silva, CMd, Basso, DF, Locks, A. Alimentação na primeira infância: abordagem para a promoção da saúde bucal. RSBO Revista Sul-Brasileira de Odontologia. 2010;7(4):458-465.

35. Espghan Committee on Nutrition, Agostoni C, Braegger C, Decsi T, Kolacek S, Koletzko B, et al. Breast-feeding: A commentary by the ESPGHAN committee on nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2009;49:112-25

36. Vargas Freire Martins LEMOS, L, Ferreira CORREIA, M, Palomari SPOLIDÓRIO, DM, MYAKI, SI, Cilense ZUANON, AC. Cariogenicidade do Leite Materno: Mito ou Evidência Científica. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada. 2012;12(2):273-278.

37. Alsumait, Aishah et al. “Impact of Dental Health on Children’s Oral Health-Related Quality of Life: A Cross-Sectional Study.” Health and Quality of Life Outcomes 13 (2015): 98.

38. Dias AC, Raslan S, Scherma AP. Aspectos nutricionais relacionados à prevenção de cáries na infância. ClipeOdonto - UNITAU. 2011; 3: 37-44.

39. Costa, Dijane Pereira et al . Desnutrição energético-protéica e cárie dentária na primeira infância. Rev. Nutr., Campinas, v. 23, n. 1, p. 119-126, Feb. 2010

40. Vernarelli JA, Mitchell DC, Hartman TJ, Rolls BJ. Dietary energy density is associated with body weight status and vegetable intake In U.S. children. J Nutr.2011; 141:2204--10. 41. Vos MB, Kaar JL, Welsh JA, Van Horn LV, Feig DI, Anderson CA, et al. Açúcares

adicionados e risco de doença cardiovascular em crianças: uma declaração científica da American Heart Association. Circulação 2016.

42. D'Aniello R, Troisi J, D'Amico O, Sangermano M, Massa G, Moccaldo A, et ai. Mecanismos emergentes envolvidos na obesidade. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2015; 60 (1): 113-9.

43. Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Pesquisa de Orçamentos familiares 2008 2009: Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geográfa Estatística; 2010.

44. Momm N, Höfelmann DA. Qualidade da dieta e Fatores associados Em crianças matriculadas em uma escola municipal de Itajaí, Santa Catarina. Cad Saude Coletiva. 2014;22:32- 9.

(17)

45. Reilly JJ, Kelly J. Long term impact of overweight and obesity in childhood and adolescence on morbidity And premature Mortality in adulthood: systematic review. Int J Obes. 2011;35:891--8.

46. Delli Bovi, A. P., Di Michele, L., Laino, G., & Vajro, P. (2017). Obesity and Obesity Related Diseases, Sugar Consumption and Bad Oral Health: A Fatal Epidemic Mixtures: The Pediatric and Odontologist Point of View. Translational Medicine @ UniSa, 16, 11– 16.

47. Batista LRV. et al. Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança. Revista de Nutrição, 2007; 20 (2):191-96.

48. Salgado MJ. Guia dos funcionais - dieta alimentar. 1. Ed. São Paulo: Ediouro; 2009. 49. Bönecker M, Ardenghi TM, Oliveira LB, Sheiham A, Marcenes W. Trends in dental

caries in 1-to 4-years-old children in a Brazilian city between 1997 and 2008. Int J Paediatr Dent. 2010;20(2):125-31.

Referências

Documentos relacionados

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um