• Nenhum resultado encontrado

1 - EMENTA 2 - OBJETIVO 3 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 - EMENTA 2 - OBJETIVO 3 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476

CEP 88010-970 - Florianópolis - Santa Catarina

Centro Socioeconômico

Departamento de Ciências Contábeis

Código/Disciplina: CCN 6002 - CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I

Fase/Período:

Tipo: Obrigatória

Carga Horária: 4 aulas por semana (72 horas/aula no semestre) Carga horária síncrona: 70%

Carga horária assíncrona: 30%

Dia/Horário: Segunda-feira 10:10 às 11:50, Quarta-feira 10:10 às 11:50 Ano/Semestre: 2020/1

Oferta: Curso de Ciências Contábeis

Professora: Sandra Rolim Ensslin, Dra. E-mail: sensslin@gmail.com

PLANO DE ENSINO (Turma 03302)

1 - EMENTA

Ativo não Circulante: Investimentos, Imobilizado, Intangível. Passivo Circulante e não Circulante: Provisões e Contingências, Empréstimos e financiamentos, Debêntures. Patrimônio Líquido: Capital Social, Reserva de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Ações em Tesouraria. Aprofundamento do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.

2 - OBJETIVO

Proporcionar aos alunos do curso de Ciências Contábeis o aprofundamento do estudo da contabilidade societária com a apresentação de aspectos conceituais e de contabilização de investimentos, ativos imobilizados e intangíveis, provisões, contingências, empréstimos, financiamentos, debêntures, assim como dos grupos que compõem o Patrimônio Líquido.

3 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Ativo Circulante e Não-Circulante (estrutura).

2. Investimentos: Tipos de Investimento; Categorias dos investimentos representativos de capital de outras sociedades (participação em controladas; participação em coligadas; e, participações em outras empresas); Métodos de Avaliação dos Investimentos Permanentes (pela Legislação Societária): Método de Custo, Método pelo Valor Justo e Método da Equivalência Patrimonial.

3. Imobilizado: Conceito; Classificação das Contas; Custo de aquisição; Gastos de Capital x Gastos do Período; Operações de Arrendamento Mercantil; Critério de avaliação das contas: Redução ao valor recuperável dos ativos (Impairment Test).

(2)

Professora: Sandra Rolim Ensslin, Dra 2020/1 4. Intangível: Conceito; Classificação das Contas; Custo de Aquisição; Critério de Avaliação: Redução ao valor recuperável dos ativos (Impairment Test).

5. Passivo Circulante e Não Circulante: Característica que faz com que uma obrigação seja classificada no grupo do Passivo Circulante ou no Passivo Não-Circulante; Critério de avaliação dessas contas;

6. Empréstimos, Financiamentos (em moeda nacional e estrangeira e encargos financeiros).

7. Debêntures (emissão, encargos financeiros, gastos de colocação, conversibilidade em ações e prêmio).

8. Patrimônio Líquido: Revisão dos grupos que compõem o Patrimônio Líquido (Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados) e da função de cada um desses grupos, dando ênfase ao grupo Ajustes de Avaliação Patrimonial.

9. Demonstração do Resultado do Exercício: Estrutura da DRE e Elaboração da DRE. 10. Balanço Patrimonial: Estrutura do BP e Elaboração do BP.

4 – METODOGIA (ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM)

4.1 - Estratégias de Ensino

• Aulas presenciais: aulas expositivas e resolução de exercícios (04, 09 e 11/03/2020). • Aulas síncronas: aula de dúvidas, expositiva e dialogada.

• Aulas assíncronas: videoaulas, leitura de textos, resolução de exercícios de fixação de conhecimento, fórum de dúvidas e realização das provas (questionário/atividade de aprendizagem).

Obs. 1: As aulas síncronas ocorrerão no dia da semana e horário previsto no CAGR no semestre 2020/1.

Obs. 2: Durante as 2 horas-aula de cada dia de aula previsto no calendário escolar podem ocorrer momentos síncrono e assíncrono.

4.2 - Recursos de Ensino:

• Audiovisuais (videoaula, apresentações, exercícios resolvidos).

• Indicação de leitura (Apostila feita pela Profa. e Manual de Contabilidade Societária disponibilizados no ambiente da disciplina no Moodle, bem como a indicação de demais referências, quando necessário).

• Ambiente da disciplina será no moodle (sala no Ambiente MOODLE Aulas síncronas CCN 6002 BigBlueButtonBN bastando clicar no link

.

Em caso de problemas será utilizado o MEET ou ZOOM; o link será disponibilizado no próprio Moodle ou enviado pela professora diretamente ao representante de turma. Obs.: As aulas síncronas não serão gravadas.

(3)

4.3 - Atividades Avaliativas (Tarefas e Provas)

• Exercícios ou Tarefas de Avaliação (individual) (10%); e

• Provas por Escrito (individual) de acordo com Cronograma (90%).

Obs.: As Provas e Exercícios (ou Tarefas), terão prazo (a contar do término do horário da respectiva aula, ou seja, 11h50mim) de até 48 horas para os alunos responderem e entregarem.

5 - AVALIAÇÃO

A avaliação do conteúdo programático será feita por 4 (quatro) atividades.

1ª Prova (30/09/2020) (Nota = 10) (correspondendo a 30% da avaliação final): conteúdo referente aos Investimentos, Imobilizado, DRE e BP.

2ª Prova (04/11/2020) (Nota = 10) (correspondendo a 30% da avaliação final): conteúdo referente aos conteúdos: Investimentos, Imobilizado, Intangível, Empréstimos e Financiamentos, DRE e BP.

3ª Prova (07/12/2020) (Nota = 10) (correspondendo a 30% da avaliação final): toda matéria do semestre.

Envio dos Exercícios de Avaliação (ou Tarefa) (Nota = 10) (correspondendo a 10% da avaliação final): será definida durante o semestre.

RECUPERAÇÃO: A prova de recuperação será realizada no dia 14/12/2020. Sendo composta de toda a matéria transmitida durante o semestre pela professora (10 PONTOS).

OBSERVAÇÕES:

(i) O aluno que deixar de realizar as Provas (1, 2, 3) previstas no plano de ensino, poderá realizá-la(s) na modalidade de prova substituta.

A prova substituta será realizada no final do semestre, na semana entre a 3ª Prova e a Prova de Recuperação, no dia 09/12/2020.

A realização da prova substituta será composta pela matéria referente a prova não realizada. Todos os alunos, que deixaram de realizar alguma das três provas, a(s) realizarão no mesmo dia e horário. Se o aluno estiver realizando

a avaliação substituta da 1ª ou 2ª ou 3ª Prova, o grau correspondente será de 30% da avaliação final. (ii) O horário de entrega das Provas e dos Exercícios (ou tarefas) é sempre até as 11h50min.

(iii) Será atribuída nota 0 (zero) ao aluno que não entregar os Exercícios (ou tarefas) no prazo estabelecido.

(iv) O aluno que ao final do semestre obtiver média final entre 3,0 (três vírgula zero) e 5,5 (cinco vírgula cinco), deverá realizar a Prova de Recuperação contemplando todo o conteúdo ministrado na disciplina.

(v) Será considerado aprovado o aluno que apresentar ao final do semestre frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e média final igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

6 - ATENDIMENTO

A Profa. Sandra ficará disponível nos horários regulares das aulas para atendimentos de dúvidas e explicações sobre o seu conteúdo programático, exercícios e avaliações. Adicionalmente aos horários regulares de aula o atendimento poderá ser ofertado por: fóruns específicos no Moodle ou encontros remotos em webconferências previamente agendadas.

(4)

Professora: Sandra Rolim Ensslin, Dra 2020/1

7 - BIBLIOGRAFIA

7.1 Bibliografia Básica – Digital (textos disponibilizados no ambiente da disciplina no

Moodle)

GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo dos; IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTNS, Eliseu. Manual de Contabilidade Societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2018.

ENSSLIN, Sandra Rolim. Contabilidade Introdutória I. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2020. 108f. Apostila da disciplina CCN 6002 Contabilidade Introdutória I.

7.2 Bibliografia Complementar – Não Digital

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Curso de Contabilidade Intermediária dm IFRS e CPC. 1ª Edição. São Paulo: Atlas, 2014.

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade Intermediária em IFRS e CPC - Atualizado de acordo com o CPC 47 - Receita de Contrato com Cliente, com o CPC 48 - Instrumentos Financeiros, com a IFRS 15 e a IFRS 9. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2018.

8 - CRONOGRAMA

8.1 Calendário previsto no CAGR da UFSC

Em conformidade com o calendário escolar dos Cursos de Graduação da UFSC, considerando a disciplina estar prevista para as

2

as

feiras (2 horas-aula) e

4

as

feiras (2 horas-aula), os dias de aula serão:

MESES DIAS

Março/2020 04 09 11 (presenciais) 16 (remota)

Agosto/2020 31 (remoto)_ Setembro/2020 02 07 09 14 16 21 23 28 30 (remoto) Outubro/2020 05 07 12 14 19 21 26 28 (remoto) Novembro/2020 02 04 09 11 16 18 23 25 30 (remoto) Dezembro/2020 02 07 09 14 16

33 aulas (presencial, síncronas ou assíncrona) x 2 horas-aulas = 70 horas-aula 03 dias não letivo x 2 horas-aulas = 06 horas-aula 72 horas-aula

8.2 Cronograma de Aula

Data/Mês/Dia da semana Tipo de Interação Conteúdo Estratégia de Ensino

Forma de aferição de frequência (*)

04 março – Q Presencial Apresentação e discussão do Plano de Ensino. Discussão sobre a estrutura do BP em Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante.

Aulas expositivas. Presença em sala de aula (Assinatura na Lista de Chamada)

09 março – S Presencial

Investimentos. Aulas expositivas e

resolução de

exercícios.

Presença em sala de aula (Assinatura na Lista de Chamada)

(5)

11 março – Q Presencial Investimentos. Aulas expositivas e

resolução de

exercícios.

Presença em sala de aula (Assinatura na Lista de Chamada) 16 março – S Assíncrona Investimentos. Leitura apostila

páginas 15, 16 e 17.

Resolução da

Atividade n.2 Cia Bom Ar.

Postagem da atividade Cia Bom Ar.

A postagem está liberada até as 11h 50min do dia 07 de setembro de 2020.

31 ago. – S Síncrona Recapitulação do Conteúdo. Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou assistir aos vídeos até a presente data (Log Moodle)

02 set. – Q Síncrona Investimentos. Plano A – BBB Plano B - Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

07 set. – S Feriado.

09 set. – Q Assíncrona Investimentos. Atividade Revisão Postagem da resolução da atividade Revisão ou Participação informada pelo 10º Congresso UFSC ou CACIC.

14 set. – S Síncrona Investimentos. Plano A – BBB Plano B - Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

16 set. – Q Síncrona Investimentos. Plano A – BBB Plano B - Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

21 set. – S Síncrona Imobilizado. Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

23 set. – Q Síncrona Imobilizado. Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

28 set. – S Síncrona Imobilizado Plano A – BBB

Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

30 set. – Q Assíncrona 1ª Prova Disponibilizada no

ambiente da

disciplina no Moodle

Resolução da prova via Moodle

05 out. – S Síncrona Intangível. Plano A – BBB

Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle

(6)

Professora: Sandra Rolim Ensslin, Dra 2020/1 (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

07 out. – Q Síncrona Intangível. Plano A – BBB

Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

12 out. – S Feriado.

14 out. – Q Síncrona Intangível. Plano A – BBB

Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

19 out. – S Síncrona Empréstimos e Financiamentos.

Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

21 out. – Q Síncrona Empréstimos e Financiamentos.

Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

26 out. – S Síncrona Empréstimos e Financiamentos.

Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

28 out. – Q Síncrona Empréstimos e Financiamentos.

Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

02 nov. – S Feriado

04 nov. – Q Assíncrona 2ª Prova Disponibilizada no ambiente da

disciplina no Moodle

Resolução da Prova via Moodle

09 nov. – S Síncrona Debêntures. Plano A – BBB Plano B - Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

11 nov. – Q Síncrona Debêntures. Plano A – BBB

Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

16 nov. – S Síncrona Debêntures. Plano A – BBB

Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto

(7)

e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

18 nov.- Q Síncrona Debêntures. Plano A – BBB

Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

23 nov. – S Síncrona Patrimônio Líquido. Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

25 nov. – Q Assíncrona Revisão de Conteúdo. Exercício de Avaliação Cia Remoto S/A.

Postagem da resolução do Exercício de Avaliação Cia Remoto S/A.

30 nov. – S Síncrona Patrimônio Líquido. Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

02 dez.- Q Síncrona Patrimônio Líquido. Plano A – BBB Plano B – Meet

Presença na aula síncrona ou acesso a atividade de ensino programada para o dia no Moodle (assistir ao vídeo e/ou ler texto e/ou resolver atividade) (Log Moodle)

07 dez.- S Assíncrona 3ª Prova (matéria ministrada durante o semestre).

Disponibilizada no ambiente da

disciplina no Moodle

Resolução da Prova via Moodle

09 dez. – Q Assíncrona Prova Substituta (1, 2 e 3). Disponibilizada no ambiente da

disciplina no Moodle

Resolução da Prova via Moodle

14 dez. – S Assíncrona Prova de Recuperação. Disponibilizada no ambiente da

disciplina no Moodle

Resolução da Prova via Moodle

16 dez. – Q Síncrona Divulgação das notas da Prova de Recuperação e média final no horário de aula.

Plano A – BBB Presença em sala de aula

(*) Todas as aulas terão alguma forma de aferição de frequência. Os critérios de cada aula estão descritos neste quadro. O estudante deverá ter 75% de presença para aprovação.

Observação: As estratégias e a distribuição do conteúdo no cronograma foram planejadas para este período excepcional de aulas remotas. Ao longo do semestre, por meio diálogo e comunicação com os estudantes, poderão ser feitos ajustes.

Referências

Documentos relacionados

Incluem- se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e

[r]

Após o desenvolvimento do fungo sob pressão de seleção dos produtos fitossanitários, quando o crescimento vegetativo e a esporulação das colônias selecionadas igualaram-se

ncrona Vídeo aula, textos para leitura - Ler texto - assistir à vídeo aula (síncrona;/as síncrona Avaliação de questão de discussão sobre eficiência do processo

Embora a criação do PRP não tenha sido algo de comum acordo entre os remanescentes do integralismo, pode ser vista como uma decisão importante, pois um novo

Amarrando os instrumentos de trabalho nas mãos, Aleijadinho fez esculturas para as igrejas mineiras de São Francisco de Assis, Carmo e Matozinhos, em Ouro Preto; matriz do Pilar e

Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos 35 Coimbra 25-01-2016 Formação Pedagógica Inicial de Formadores 90 Aveiro 26-01-2016 Aplicação de produtos fitofarmacêuticos

A ausência de intelectuais negros brasileiros não se dá somente no diálogo com o projeto da decolonialidade, ou com os intelectuais do Caribe, dá-se ainda em