• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação – Resende-RJ CEP: 27.523-000

Tel./Fax: (24) 3383 -9000 www.aedb.br

(2)

Conteúdo Programático 3.º Bimestre

4. HIPERTEXTO

(3)

HIPERTEXTO

4. HIPERTEXTO

Ao longo da história da humanidade a maioria dos registros feitos, em se tratando de narrativa textual, foram em forma de narrativas retóricas e lineares, com classificações hierárquicas e de forma que a leitura não é feita baseada em associações, como acontece no hipertexto. Tanto em registros religiosos quanto em livros didáticos a narrativa segue uma temporalidade linear, do mais antigo ao recente, de acontecimentos subsequentes por períodos históricos, e por outros fatores próprios do projeto da modernidade. Porém no mundo contemporâneo nos deparamos com o excesso de informações e a urgência de seleção dessas informações. A estrutura de uma narrativa hipertextual vem permitir melhor desempenho nesta seleção de informações. (ARAÚJO, 2008)

A Era do Hipertexto

http://www.youtube.com/watch?v=B_TxOBONcK0&feature=related

O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush.

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção dom apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das narrativas lineares.

Figura 1: Hipertexto Fonte: nte16proinfo.blogspot.com

(4)

4.1.1 PRINCIPAIS CONCEITOS

Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.

O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas. (EIS, 2008)

Hipertexto: o que é isso?

http://www.youtube.com/watch?v=2qIe4BTfvUk&feature=related

Já o termo hipertexto foi definido em primeira mão por Ted Nelson no início dos anos 60, significando uma "escrita/leitura não-seqüencial, não-linear".

"Por hipertexto, eu entendo escrita não sequencial - um texto com vários caminhos que permite que os leitores façam escolhas, e que são melhor lidos numa tela interativa. Popularmente, são concebidos como uma série de pedaços de textos conectados por links que oferecem ao leitor diferentes caminhos."

O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos. Hipertexto pode ser entendido como:

“Um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, sequencias sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda como nó, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa, portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.” (LÉVY: 1993, p. 33)

(5)

4.1.2 HIPERTEXTO E INFORMÁTICA

Por muitos anos interagir com o computador exigiu uma base de conhecimento em alguns sistemas de hardware, mas com a evolução de softwares hipertextuais, cada vez mais têm sido aperfeiçoados mecanismos de interatividade através do mouse e de outros periféricos, como câmera, scanner, etc. A tela de um monitor apresenta-se hoje fragmentada e personalizada, proporcionando ao usuário a facilidade de acesso às informações e a forma lúdica de utilização das ferramentas.

Texto e hipertexto na web

http://www.youtube.com/watch?v=CB9iWsJnBKY&feature=related

Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet, PowerPoint, etc), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.

Figura 2: Ilustração de Hipertexto Fonte: araguaia.ufmt.br

O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.

(6)

4.1.3 CARACTERÍSTICAS DOS HIPERTEXTOS Características do Hipertexto

http://www.youtube.com/watch?v=1LxRS71yX8k&feature=related

Pierre Lévy em seu livro As tecnologias da inteligência propõe seis critérios para se caracterizar os hipertextos. (HIPERTEXTO, 2012)

Figura 3: Características do Hipertexto Fonte: Google Imagens

Princípio da metamorfose: é o processo de constante construção e renegociação de

sentidos que se dá nos hipertextos. A estrutura criada pode até permanecer estável durante um certo tempo, mas ela é sempre fruto de um trabalho em direção a uma estabilidade. Também a própria dinâmica da disseminação de informação, na web, faz com que os prazos de atualização sejam diminuídos. Há uma demanda social pela metamorfose. Há uma linguagem visual e um sistema de organização da informação, uma arquitetura de dados ainda em definição.

Princípio da heterogeneidade: tanto os nós, as informações organizadas em uma

determinada seção de um hipertexto, como as conexões que se estabelecem entre as diversas partes dele, têm um caráter extremamente heterogêneo. Os dados são qualitativamente diferentes (imagens, sons, textos); não há uma padronização visual, o tipo de conexão que o leitor estabelece também passa por diversas razões como: critérios lógicos, afetivos, ocasionais, instintivos etc. Também as pessoas que interagem na Internet, são de diferentes procedências. Podem ser indivíduos isolados e até grandes empresas. Não há fronteiras nacionais. De certa forma, até os atributos físicos e sexuais de uma pessoa podem ser definidos, no âmbito do discurso.

(7)

Princípio da multiplicidade e de encaixe das escalas: o hipertexto se organiza de forma

"fractal". Cada nó ou conexão pode revelar toda uma rede de novos nós e conexões e cada novo nó pode apresentar um outro universo de conexões, e assim por diante. Os eventos veiculados pela Internet também têm uma capacidade de mobilização social diferente daquela possibilitada por outras mídias. Pequenos eventos podem ter grandes efeitos a partir de uma rede sinérgica, sensível e desterritorializada de correlação de informações feitas por usuários anônimos em todo o mundo. Um tipo de "efeito cascata", uma progressão geométrica.

Princípio de exterioridade: Não há uma unidade, nem um motor próprio na Internet.

Sua construção, definição e manutenção dependem de complexas e múltiplas interações, conexões entre pessoas e equipamentos. O fluxo constante de elétrons, de dados digitais, que mudam constantemente são incorporados e trocados a todo momento.

Princípio da topologia: nos hipertextos, tudo funciona por proximidade, por vizinhança.

O curso dos acontecimentos é uma questão topológica, relacionada à construção de caminhos. "A rede não está no espaço, ela é o espaço"

Princípio da mobilidade dos centros: a rede tem uma estrutura rizomática, com

múltiplos e móveis centros, que se organizam de acordo com o fluxo da narrativa e da leitura. A cada conexão desenham-se novos cenários de leitura com novos centros, novas possibilidades. A ideia da necessidade de um centro fixo para a organização da leitura é transferida para a ideia de que o leitor é o centro, o seu interesse, o seu tempo disponível, a sua cognição.

4.1.4 LINKS SOBRE HIPERTEXTO

- Um bom exemplo de Hipertexto é o site da Wikipédia sobre a cidade de Resende-RJ. Enquanto o texto explica sobre a cidade, existem muitos links que conduzem a outros sites. http://pt.wikipedia.org/wiki/Resende_(Rio_de_Janeiro) - Hipertexto http://www.bpiropo.com.br/MH199505.htm - Criando um Hipertexto http://www.slideshare.net/Adrianamoura/criando-um-hipertexto - Trabalhando com Hipertexto

(8)

http://www.slideshare.net/fabioflat/trabalhando-com-hipertexto-presentation

- Hipertexto em sala de aula: um caminho para a interdisciplinaridade? http://www.hipertextus.net/volume1/artigo12-nadiana-dayse-aline.pdf

2.1.5 REFERÊNCIAS:

ARAUJO, Lindomar. Hipertexto. InfoEscola: navegando e aprendendo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto> Publicado em: 14 fev 2008.

EIS, Diego. Sobre hipertextos. Disponível em: http://tableless.com.br/sobre-hipertextos/> Publicado em:

Volte para seu curso e participe dos fóruns que estão no bloco Fóruns de Discussões. Lembrando que sua participação é importante e vale ponto.

(9)

HIPERTEXTO

4.1 Criação de Hiperlink

Através da criação de Hiperlinks estaremos construindo Hipertextos.

Observação importante:

Dependendo da configuração do computador, devemos acionar a tecla CTRL junto ao clique do mouse para que o hiperlink funcione.

5.1.1 - Usando o Editor de Texto Word

a) Hiperlink para outro local no mesmo documento do Word: Inicialmente vamos inserir um Indicador:

- Selecione o local a ser direcionado o Hiperlink. - No exemplo abaixo foi o item “Escolas”.

- Deixe o mouse piscando antes da letra E de “Escolas”.

Menu: Inserir – Opção: Indicador

(10)

(no exemplo já existem 2 marcadores no texto: Introdução e Soluções) Digite o nome do Hiperlink (no caso: Escolas).

Clique no botão “Adicionar”.

Inserir Hiperlink:

Selecione a palavra “Escolas” no Sumário do documento.

Menu: Inserir – Opção: Hiperlink

(11)

Escolha o nome do indicador correspondente: “Escolas”. Clique em OK.

Testando: Ao clicar na palavra “Escola” existente no Sumário, o cursor do mouse vai

para o local do indicador: antes da palavra “Escolas” no texto.

b) Hiperlink para outro Documento: Documento já existente:

Desejo Clicar na palavra “Cibercultura” existente no documento e abrir o arquivo Cibercultura.pdf que está na pasta Meus Documentos.

Seleciono a palavra Cibercultura no meio do texto.

Menu: Inserir – Opção Hiperlink

A palavra que está selecionada (Cibercultura) aparece no início da caixa em “Texto para exibição”.

Do lado esquerdo da caixa seleciono “Páginas da Web ou documento existente”. Escolho a pasta “Meus Documentos”.

Dentro da pasta seleciono o arquivo “Cibercultura.pdf”

Do lado direito, em “Quadro de Destino”, posso escolher para que o arquivo Cibercultura.pdf abra na mesma janela ou numa nova janela na tela do seu computador.

(12)

Documento não existente ainda:

Se o arquivo ainda não existe e você deseja criá-lo agora, faça o seguinte: Do lado esquerdo escolha “Criar novo documento”.

Desejo Clicar na palavra “Internet” existente no documento e abrir o arquivo “Apostila de Internet.doc” que está na pasta Meus Documentos.

Seleciono a palavra “Internet” no meio do texto. Menu: Inserir – Opção Hiperlink

No “Nome do novo documento” procure a pasta clicando em Alterar... e digite o nome do documento.

No exemplo, o arquivo “Apostila de Internet.doc” está na pasta “Documentos” existente no disco C:\ Na parte inferior, você tem a opção de “editar o novo documento depois ou agora”.

Também temos a opção de “Quadro de destino”.

(13)

Testando: Ao clicar na palavra “Internet” existente no texto, o arquivo Apostila de

Internet.doc é aberto na tela do computador.

c) Hiperlink para abrir uma página na Internet:

Seleciono a palavra AEDB num texto qualquer.

Menu: Inserir – Opção: Hiperlink

Do lado esquerdo da caixa seleciono “Páginas da Web ou documento existente”.

Na parte inferior, em “Endereço”, digito o endereço do site da AEDB, que é www.aedb.br.

Clique em OK

Observe a opção de abrir na mesma janela ou nova janela em “Quadro de destino”.

Testando: Ao clicar na palavra AEDB existente no texto, o site da AEDB é aberto na tela

do computador na mesma janela ou em uma nova janela.

Obs: As Notas de Rodapé ou as Notas de Fim também podem ser consideradas como

(14)

5.1.2.- Usando o programa de Apresentação PowerPoint

a) Hiperlink para outro slide na mesma apresentação do PowerPoint:

No Modo de Exibição Normal, selecione no slide a palavra na qual será colocado um Hiperlink. No exemplo abaixo, o termo “Nativos Digitais” foi selecionado.

Menu: Inserir – Opção: Hiperlink

Do lado esquerdo escolha a opção: “Colocar neste documento”.

Escolha o primeiro slide que contém o assunto escolhido: “Nativos Digitais”. O slide selecionado foi o de número 6:

Clique em OK.

Testando: Vá para o Modo de Exibição Apresentação de Slides.

Ao clicar no termo “Nativos Digitais” existente no slide do Sumário, o slide de número 6, contendo o assunto “Nativos Digitais”, será apresentado.

b) Abrir outro arquivo ou site

Para abrir um outro arquivo, ou um novo arquivo a ser criado, ou ainda um site, os procedimentos são os mesmos que foram ensinados para o Word.

(15)

5.1.3.- Usando o programa de página Web

Qualquer arquivo de Word pode ser salvo como Tipo Página Web (.htm ou .html) e os hiperlinks podem ser feitos da mesma forma como são feitos no Word.

O arquivo fica como página da Internet.

Volte para seu curso e participe dos fóruns que estão no bloco Fóruns de Discussões. Lembrando que sua participação é importante e vale ponto.

Referências

Documentos relacionados

DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRIMÁRIO E NOMINAL JANEIRO A JUNHO 2021/BIMESTRE MAIO - JUNHO ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL. Município de JARDINOPOLIS

Tecla Enviar Pressione para chamar um número de telefone, atender uma chamada ou visualizar o histórico de chamadas.. Tecla

2º – Os Fiscais, como agente de campo, deverão fazer o acompanhamento de sua execução física, emitindo pareceres quanto à regularidade do

Ao tratar o reconhecimento dessa forma, têm-se três consequências imediatas: não se opta por uma concepção específica de bem em detrimento de outras – compreensão mais adequada

Para tanto, foram utilizados 32 processos crime nos quais os réus eram escravos, que foram analisados com o intuito de observar a agência escrava diante do contexto de

Enquanto eu estava chateado com o seu desprezo no início, eu rapidamente transformou isso em um sorriso quando percebi que havia vários pequenos pássaros em ambos os ombros da

Dando prosseguimento, o presidente em exercício, colocou em votação a proposta de menção de elogio para os membros da comissão eleitoral central e comissões

Em todo caso, a análise pretendida aqui se interessa por dois dos aspectos apresentados: a constituição das formas de territorialização da pesca demarcadas pelas