• Nenhum resultado encontrado

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Departamento de Produção Vegetal

Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Cana-de-açúcar (Saccharum L.)

Diogo Bighetti

Guilherme Zazeri Leite

Gustavo Jose Soares

Revisão apresentada como exigência da disciplina LPV0672 – Biologia e Manejo de Plantas Daninhas

Setembro 2016

(2)

1. INTRODUÇÃO ... 1

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ... 2

2.1 PRINCIPAIS PLANTAS DANINHAS ... 2

2.2 INTERFERÊNCIA DAS ESPÉCIES INFESTANTES SOBRE A CULTURA ... 3

2.3 MANEJO DAS PLANTAS DANINHAS ... 5

2.3.1 MEDIDAS PREVENTIVAS ... 6

2.3.2 MEDIDAS CULTURAIS... 6

2.3.3 MÉTODOS MECÂNICOS ... 7

2.3.4 MÉTODOS FÍSICOS ... 8

2.3.5 CONTROLE QUÍMICO ... 8

2.4 MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS (MIPD) ... 14

2.4.1 MANEJO EM CANA PLANTA ... 14

2.4.2 MANEJO EM CANA SOCA ... 15

3. CONCLUSÃO ... 15

(3)

1. INTRODUÇÃO

A cultura da cana-de-açúcar é de grande importância nacional, seja na produção de álcool, açúcar, cera ou aguardante (PINTO, 2002). Na safra 2015/16 a área plantada foi de 8,654 milhões de hectares, atrás apenas da soja e do milho safrinha, que apresentaram área plantada de 33,176 e 10,28 milhões de hectares, respectivamente (CONAB, 2016). Porém, apesar da grande área cultivada, a produtividade agrícola permanece em patamares insatisfatórios, próximo a 80 t/ha. Entre os fatores que mais interferem na produção de modo a mantê-la nesses patamares abaixo do desejado podemos citar: controle de pragas, doenças e plantas daninhas; fertilidade do solo; disponibilidade hídrica; compactação do solo; escolha de cultivar não adaptado etc.

O controle de plantas daninhas é, assim como os demais fatores, necessário para a boa produtividade do canavial. Segundo Victória e Christoffoleti (2004) quando as mesmas não são controladas, podem apresentar perdas de produtividade de até 85%. Além das perdas na produtividade, uma possível infestação de plantas daninhas no campo de produção pode ocasionar danos indiretos para a cultura, como a transmissão de doenças (PROCÓPIO, 2003). Segundo Toledo (2002), o manejo de plantas daninhas deve ser realizado com base em medidas preventivas, culturais, biológicas, físicas, mecânicas e químicas.

Devido principalmente a pressões ambientais, na ultima década houve a proibição da despalha a fogo (TEIXEIRA, 2013). Esta proibição afetou a dinâmica do banco de sementes do solo, fazendo com que o manejo das plantas daninhas também se alterasse. A palhada sobre o solo afeta de forma física e alelopática a emergência das plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar (AZÂNIA et. al., 2002). Desta forma, o microclima gerado abaixo da cobertura morta favorece a emergência de alguns grupos de plantas daninhas em detrimento de outras. Além desta alteração no manejo devido a presença de cobertura morta inexistente anteriormente no sistema de produção agrícola, o manejo de plantas daninhas é dificultado uma vez que a aplicação do herbicida é realizada durante todo o ano, envolvendo períodos de elevada e baixa umidade relativa do ar e do solo.

Para que o manejo de plantas daninhas na área tenha sucesso, é necessário um elevado conhecimento técnico a respeito da biologia e ecologia das plantas daninhas presentes na área, além de conhecimentos sobre tecnologia de aplicação e descarte de embalagens, para que a aplicação seja eficiente, tenha o menor impacto ambiental possível e diminua os riscos de contaminação por parte do operador. Visto que o controle químico de plantas daninhas é algo relativamente novo na agricultura, tornando-se popular a menos de meio século atrás, há muitas pesquisas a serem desenvolvidas na área.

(4)

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 PRINCIPAIS PLANTAS DANINHAS

São várias as plantas daninhas interferentes na cultura da cana-de-açúcar, sendo que as mesmas podem apresentar ciclo de vida anual ou perene (VICTORIA FILHO E CHRISTOFFOLETI, 2004).

É importante considerar o ciclo de vida destas espécies de modo a adotar o melhor manejo de modo eficiente e rentável, maximizando os recursos da propriedade e garantindo uma boa produtividade do canavial.

A tiririca (Cyperus spp.) é considerada a mais importante planta infestante no mundo devido à sua ampla ocorrência, grande capacidade de competição e agressividade, além de ser de difícil controle (KAISSMANN, 1997). Sua agressividade pode ser atribuída ao ciclo fotossintético C4 (ELMORE e PAUL, 1983; WILLS, 1987) e a sua capacidade de formação de cadeia de tubérculos, que podem atingir uma densidade de 3000 tubérculos por m2, com até 2000 manifestações epígenas na mesma área (LORENZI, 1983). Os tubérculos são o principal mecanismo de disseminação da tiririca, porem esta espécie também apresenta as estruturas bulbo e rizoma o que torna seu controle difícil, evidenciando a agressividade desta.

Outra daninha de difícil controle e alta capacidade de infestação é a grama-seda (Cynodon

dactylon). PROCÓPIO et al. (2003) destacaram que esta espécie possui alta capacidade de se

desenvolver, mesmo em condições adversas, suportando solos ácidos e alcalinos, tolerando alta salinidade e condições de extremas secas; sendo o crescimento da espécie rápido e rasteiro, o que favorece a ocupação rápida de toda área do canavial, favorecendo a competição por recursos do meio com a cultura e perdas de produtividade. As perdas de produtividade devido a infestação desta planta infestante podem atingir até 80%, além de afetar a longevidade do canavial (KISSMANN, 1997).

Capim-braquiária (Brachiaria decumbens) é uma das plantas daninhas de maior importância, principalmente no sistema de produção sem despalha a fogo, ou seja, com a utilização de colhedoras. As condições ideias para a germinação e desenvolvimento desta planta infestante são temperatura e umidade elevadas, sendo que apresenta boa tolerância a baixa luminosidade e pronta resposta a fertilização do solo com adubos fosfatados (KISSMANN, 1997). Devido a estas condições, a ocorrência desta infestante nos canaviais intensifica-se durante o verão. Dentre os malefícios que esta planta daninha pode causar, podemos citar a redução da longevidade do canavial em 2 ou 3 cortes, mesmo em ambientes de produção favoráveis (LORENZI, 1983).

O capim-marmelada (Brachiaria plantaginea) também é uma planta daninhas de grande importância para a canavicultura. Esta infestante possui elevada capacidade de multiplicação, de

(5)

modo que se 98% da população original tenha sido erradicada, ainda sim haveria problemas relacionados a essa erva (KISSMANN, 1997).

Outra daninha de importância é o capim-colonião (Panicum maximum), o qual é bastante agressiva a cultura e apresenta elevada resistência ao controle químico, sendo necessário o controle manual da mesma. KISSMANN (1997) relatou que as plântulas de capim-colonião assemelham-se muito com a cana-de-açúcar, de modo que a diferenciação poderá ser realizada apenas após o florescimento (formação da panícula) da planta daninha. Além do efeito competitivo, diminuindo a produtividade do canavial, o capim-colonião também causa perdas indiretas para a cultura, de modo que dificulta a colheita aumentando o teor de impurezas vegetais que são levadas para a indústria.

O capim-colchão (Digitaria horizontalis) também ocorre com grande frequência nos canaviais, apresentando grande agressividade e levando vantagem em relação a cultura da cana mesmo em períodos de déficit hídrico. Também podem ser fontes potenciais de transmissão, por exemplo, do vírus do mosaico (Sugarcane mosaic vírus – SCMV) que ataca a cana-de-açúcar, além de abrigar nematoides (KISSMANN,1997).

Dentre as folhas largas destaca-se a corda-de-viola, a qual também apresenta grande agressividade, devido ao fato de ser uma planta volúvel (trepadeira) causando danos a produtividade, de modo a diminuir a área fotossinteticamente ativa (KISSMANN e GROTH, 1999). Além da competição, os prejuízos também podem se estender a colheita devido a redução da eficiência operacional da colheita (ELMORE et al, 1990).

O caruru (Amaranthus spp.) também uma daninha dicotiledônia de grande importância, pois é uma espécie de rápido crescimento, grande capacidade de extração de nutrientes e propagação por sementes, além de servir como hospedeira de diversas pragas e nematóides.

2.2 INTERFERÊNCIA DAS ESPÉCIES INFESTANTES SOBRE A CULTURA

A interferência é tida como uma das principais ações sofridas pela cultura da cana-de-açúcar devido a presença de plantas daninhas no canavial, levando a perda de produtividade, diminuição no número de cortes e dificuldades na colheita mecanizada. As principais formas de interação das daninhas com a cultura no ambiente são parasitismo, alelopatia e competição.

A intensidade de interferência da daninha no canavial depende de vários fatores, como por exemplo: densidade da população da daninha, fenologia e ciclo de vida. Além disso, características relativas a própria cultura como espaçamento, capacidade de desenvolvimento e fechamento e ciclo de vida da planta cultivada, também são importantes.

(6)

Segundo AZZI e FERNANDES (1968), a comunidade infestante disputa com a cultura por água, nutrientes, luz e espaço, podendo vir e se tornar realmente daninhas, dependendo da redução de produtividade e de qualidade da matéria-prima, que podem provocar no canavial. O tipo de planta daninha infestante geralmente é um fator relacionado diretamente à queda de produtividade, sendo que no caso da cana-de-açúcar a presença de gramíneas geralmente acarreta em maiores prejuízos à cultura, uma vez que elas apresentam grande capacidade de captação de agua e nutrientes do meio e competirem de forma acentuada por luz com a cultura.

É importante saber o período o qual a cana pode conviver com a planta infestante, sem que haja prejuízos ao crescimento da cultura, produtividade desta e qualidade da matéria-prima. Este período é conhecido como Período Anterior a Interferência (PAI), também há um período no qual a cana-de-açúcar é sensível a presença da daninha e tem seu desenvolvimento comprometido, seguido de queda de produtividade, conhecido como Período Crítico de Prevenção a Interferência (PCPI), o somatório de PAI e PCPI é igual ao PTPI (Período Total de Prevenção a Interferência), o qual é o período entre a brotação da cultura no campo até o seu fechamento. O esquema a seguir mostra os valores de PAI, PCPI e PTPI encontrados para as duas modalidades de plantio de cana-de-açúcar (plantio de ano e plantio de ano e meio).

(7)

Figura 1. Período de controle de plantas daninhas em cana-de-açúcar para as condições de plantio de cana de ano e meio, cana de ano e cana soca (Fonte: Azânia e Azânia, 2005).

Em campo, o controle das plantas daninhas deve ser feito no período anterior à competição (PAI), estendendo-se até o período crítico de prevenção à interferência (PCPI), como salientam PITELLI e DURIGAN (1984) (figura 1).

2.3 MANEJO DAS PLANTAS DANINHAS

Entende-se por manejo das plantas daninhas a manutenção de um ambiente desfavorável às plantas infestantes, pelo emprego integrado de métodos manuais, mecânicos, culturais, físicos, químicos e biológicos (DEUBER, 1997). Sendo recomendado a conciliação entre os diversos métodos e não apenas um único método, realizando o chamado manejo integrado de plantas daninhas (MIPD).

(8)

2.3.1 MEDIDAS PREVENTIVAS

A prevenção consiste em evitar que haja a introdução de qualquer estrutura reprodutiva em áreas não infestadas, pelo controle rígido da qualidade do material utilizado como mudas ou sementes (PEREIRA, 2001).

Para evitar a entrada de plantas daninhas de rápida reprodução e difícil controle, o controle preventivo é fundamental. Entre as ações que podem ser tomadas podemos citar: limpeza de implementos e máquinas e cuidado com a torta de filtro e com as mudas. Estas medidas são importantes e devem ser tomadas, porém muitas vezes elas são ignoradas pelos produtores.

Os cuidados com as mudas iniciam-se nos viveiros, sendo que após a colheita destas para o plantio, deve-se proceder a limpeza e corte das mudas com cautela, evitando danos as gemas (redução de brotação), além de prevenir a mistura de sementes e propágulos vegetativos de plantas daninhas nos toletes de cana. A torta de filtro, muito utilizada no plantio de cana, também pode servir como fonte de entrada de novas sementes na área, sendo importante utilizar áreas como deposito de torta as quais estejam isentas de plantas daninhas e o solo esteja bem compactado.

A limpeza de equipamentos e máquinas também é de suma importância, uma vez que estes podem estar contaminados com sementes e propágulos de diversas plantas daninhas, sendo uma possível fonte de entrada para novas espécies infestantes no canavial.

2.3.2 MEDIDAS CULTURAIS

São medidas utilizadas na lavoura buscando aumentar a capacidade competitiva da cultura (dianteira competitiva). Tais medidas compreendem o plantio na época adequada, espaçamento e densidade de mudas adequada, manejo da fertilidade do solo, profundidade de plantio, tratos culturais de soqueiras na época correta, escolha de variedades, controle de pragas, doenças, entre outras técnicas que favorecem o rápido estabelecimento da cultura para que esta apresente vantagem competitiva com as plantas daninhas.

Dentre as técnicas de manejo citadas, vale ressaltar a escolha de variedades, buscando adequar ao ambiente aquelas que apresentam maior capacidade de brotação e perfilhamento no ambiente de produção local, além de arquitetura foliar que proporcione o fechamento da cultura de maneira mais rápida, diminuindo a incidência de luz e dificultando assim a germinação de sementes fotoblásticas positivas de algumas espécies de plantas daninhas.

O espaçamento de plantio e densidade de mudas também deve ser considerado no controle de plantas daninhas, uma vez que espaçamentos mais adensados proporcionam fechamento da

(9)

cultura e sombreamento desta sobre o solo de forma mais rápida, o que também dificultará o desenvolvimento das plantas daninhas.

O manejo correto da adubação, sem que haja presença de plantas infestantes no momento da aplicação, auxilia no crescimento mais acelerado da cana-de-açúcar, facilitando o seu desenvolvimento e perfilhamento, diminuindo a incidência de luz e proporcionando menor incidência de plantas daninhas.

Outra importante técnica de manejo cultura é a rotação de culturas, através do plantio de leguminosas (soja, amendoim etc.) ou de adubos verdes (Crotalária, por exemplo) no período de reforma do canavial. Esta técnica também proporciona o controle das plantas daninhas. Esta técnica permite a rotação de mecanismos de ação dos herbicidas, os quais não podem ser utilizados na cultura da cana-de-açúcar devido a pouca seletividade ou outros aspectos relacionados. No caso das culturas de soja e amendoim, esta rotação de herbicidas permite a redução da pressão de seleção sobre as daninhas na área. Já no caso da adubação verde, embora não traga retorne econômico direto ao produtor proporciona fixação de nitrogênio no solo e incorporação de matéria orgânica, melhorando os atributos físicos e químicos do solo, podendo levar a maior produtividade da lavoura.

2.3.3 MÉTODOS MECÂNICOS

Nestes métodos empregam-se equipamentos específicos para controle das plantas daninhas, destacando-se as capinas manual e mecânica (aragem, gradagem ou cultivo). Na capina manual utiliza-se enxada para a retirada do sistema radicular das daninhas e exposição destes, antes da frutificação (formação de sementes pela daninha), sendo muito utilizada para limpeza de carreadores e entradas dos talhões, muitas vezes para arranquio de capim-colonião, marmelada, braquiária entre outras daninhas as quais por ventura, o controle químico não tenha surtido o efeito esperado.

Esta técnica e muito utilizada em pequenas propriedades, em regiões montanhosas de difícil mecanização e com disponibilidade de mão-de-obra barata, sendo pouco eficiente, de baixo rendimento e alto custo.

Já a técnica de controle mecânico consiste no revolvimento do solo com implementos como arados e grades de discos nos período de preparo de solo, o qual antecede o plantio.

O revolvimento do solo por meio destes implementos acaba por expor o banco de sementes dormentes no solo, proporcionando uma certa uniformidade de germinação destas e facilitando o controle químico com herbicida aplicado subsequente a esta operação, contribuindo para deduzir o banco de sementes e o nível de infestação de plantas daninhas na área.

(10)

Também pode-se realizar o cultivo propriamente dito, feito após a germinação das daninhas, sendo esta técnica de grande eficiência. São utilizados cultivadores contendo enxadinhas, grades, discos e lâminas de corte, sendo a eficiência desta técnica diretamente ligada a intensidade de infestação, ciclo de vida da planta daninha e distribuição do sistema radicular, levando em conta também o tipo de solo e condições climáticas após o cultivo.

O cultivo deve ser realizado preferencialmente após a emergência das daninhas, quando estas apresentarem 10 a 20 centímetros de altura, sendo essencial que as plantas daninhas não na sua fase reprodutiva (evitando a propagação de sementes). Nas soqueiras o manejo mecânico e feito juntamente com a adubação (escarificação + adubação) em uma pratica denominada tríplice operação. O controle mecânico e na maioria das vezes realizado em conjunto com outros métodos de controle, principalmente o controle químico.

2.3.4 MÉTODOS FÍSICOS

Neste método utiliza-se materiais inertes, como palha e serragem, sobre a superfície do solo de modo a impedir incidência direta de luz solar sobre o mesmo, dificultando a germinação de plantas daninhas.

A colheita de cana crua deposita sobre o solo os restos culturais, como palha e folhas verdes, os quais modificam de maneira intensa a flora de plantas daninhas presentes no local. A camada de palha que fica sobre o solo (ente 10 e 20 t ha-1) impede a incidência de luz sobre o mesmo, inibindo a germinação de plantas daninhas fotoblásticas positivas, além de servir como barreira para a germinação de todas as plantas daninhas. MARTINS et al (1999) determinaram que B. decumbens e

B. plantaginea não tiveram condições de germinação quando submetidas a densidade de 15 t ha-1 de palha de cana crua.

2.3.5 CONTROLE QUÍMICO

Segundo KISSMANN (2000), o controle químico das plantas infestantes com herbicidas é utilizado em 90% das áreas cultivadas com cana-de-açúcar no Brasil e os gastos com esses produtos, na safra 1998/1999, foram próximos a US$ 175.210.000,000.

Existem 4 modalidades de aplicação de herbicidas na cultura da cana-de-açúcar, sendo estas a aplicação em pré-emergência, pré plantio incorporado (PPI), emergência inicial e pós-emergência tardia, sendo que a eficiência dos produtos e dinâmica no solo estão relacionadas as características físico-químicas destes, bem como as condições climáticas.

(11)

Em condições de umidade do solo e temperatura ideais, o metabolismo das plantas e intensificado, favorecendo a absorção de água e nutrientes, o que favorece também a absorção dos herbicidas e sua metabolização pela planta, intensificando sua ação. Devido ao extenso período de colheita, as soqueiras e plantios de cana-de-açúcar encontram-se sobre diferentes condições de temperatura, umidade do solo e umidade relativa do ar, o que pode favorecer ou prejudicar a eficiência e persistência do herbicida no ambiente.

Devido a estas diferentes condições ambientais, as épocas de aplicação dos herbicidas podem ser classificadas como soca seca (abril-junho), soca seca (julho-agosto), soca semi-úmida (setembro-novembro) e soca semi-úmida (dezembro-março), de acordo com época do ano em que é realizada a aplicação.

Existem diversos herbicidas registrados para a cultura da cana-de-açúcar, cada um com sua respectiva modalidade de aplicação e mecanismo de ação (Figura 2).

(12)

Figura 2. Principais moléculas herbicidas resgistradas para uso em cana-de-açúcar, de acordo com o mecanismo de ação (Fonte: Adaptado de Christoffoleti, 2004).

Não é recomendada a aplicação de herbicidas de mesmo modo de ação por mais de dois anos consecutivos, devido a pressão de seleção que pode ocorrer sobre as plantas daninhas da área, não sendo também recomendado aumentar a dose caso observe-se a presença de resistência das plantas daninhas pois a pressão de seleção seria ainda maior. Portanto, uma vez identificada a resistência, deve-se utilizar herbicidas com mecanismo de ação diferentes do anterior.

As misturas de herbicidas no tanque são proibidas por lei, porém ocorrem com frequência em todo o país. Estas misturas devem ser realizadas com embasamento técnico de profissionais da área, uma vez que pode haver interação entre as moléculas dos diferentes herbicidas, causando

(13)

sinergismo (aumento da eficiência dos herbicidas envolvidos na mistura), antagonismo (ineficiência de controle dos herbicidas envolvidos no controle das plantas infestantes) ou efeito aditivo (não ocorre prejuízos a eficiência dos herbicidas envolvidos na mistura).Outros fatores como tecnologia de aplicação, tolerância das cultivares, textura do solo, pH do solo, qualidade da água usada na calda e horário de aplicação também interferem na eficiência dos herbicidas e das misturas.

2.3.5.1 APLICAÇÃO DE HERBICIDAS EM PRÉ-PLANTIO INCORPORADO

Esta técnica consiste na aplicação do herbicida, geralmente trifluralina, antes do plantio, antes da emergência das plantas daninhas e em área total sobre o solo, seguindo de uma incorporação do produto com grade leve na profundidade de 7 a 5 centímetros, sem prejudicar os toletes no sulco.

A aplicação é geralmente realizada em duas operações, uma de pulverização do herbicida e outra de incorporação com a grade leve, o motivo da incorporação deve-se a características físico-químicas da trifluralina, tais como alta pressão de vapor (o que leva a perdas do produto por volatilização) e fotodegradação.

2.3.5.2 APLICAÇÃO DE HERBICIDAS EM PRÉ-EMERGÊNCIA

Esta aplicação, assim como a anterior, é feita em área total utilizando o pulverizador de barra acoplado a um trator, antes da germinação das plantas daninhas e em alguns casos antes da germinação das daninhas e da própria cultura (aplicação em pré-emergência total), logo após o plantio.

Para este tipo de aplicação é requerido o solo com umidade suficiente para ação do produto e livre de grandes agregados de solo (“torrões”), proporcionando perfeita cobertura do mesmo, sendo essencial o conhecimento da flora de daninhas infestantes (matologia) para utilização de produtos mais específicos, obtendo assim melhores resultados no controle. Esta modalidade de aplicação requer a escolha de produtos seletivos, os quais não causam injurias para a lavoura, sendo recomendado que o herbicida apresente poder residual de duração igual ao Período Total de Prevenção a Interferência (PTPI) da cultura, seja ela cana planta (ano ou ano e meio) ou soqueira, portanto um intervalo de 3 a 4 meses, promovendo o não surgimento de daninhas nesse intervalo de tempo. Vale ressaltar que nas soqueiras de cana crua é necessário escolher produtos com boa solubilidade em água (baixo KOW) e mobilidade, para que estes sejam capazes de transpor a barreira de palha, atingindo o solo e consequentemente o banco de sementes.

(14)

Para controle de plantas daninhas em pré-emergência no período seco (soqueira semi-seca, soqueira seca e plantio de inverno) são recomendados algumas moléculas como imazapic, amircarbazone e isoxaflutole. Sendo a solubilidade destas moléculas maior que a de moléculas indicadas para épocas de maior umidade.

De modo geral, os herbicidas pré-emergentes usados na cultura da cana-de-açúcar devem apresentar boa solubilidade, baixa fotodegradação e volatilização, além de serem capazes de transpor a camada de palha no caso de sistemas sem despalha a fogo. A aplicação em pré-emergência é uma ótima opção de controle, pois apresenta menor risco de fito-toxidade para a cultura, sendo que dependendo do grau de infestação da área e do poder residual e eficiência da molécula, uma única aplicação será suficiente para manter o canavial limpo até o seu fechamento.

2.3.5.3 APLICAÇÃO EM PÓS-EMERGÊNCIA

Esta modalidade é aquela realizada após a emergência das plantas daninhas e da cultura, sendo feita em área total, podendo ser dividida em dois segmentos, emergência inicial e pós-emergência tardia, sendo a primeira a mais recomendada uma vez que acarreta menos fito-toxidade à cultura da cana-de-açúcar.

Alguns herbicidas pré-emergentes podem ser indicado para controle de daninhas em aplicações de pós-emergência inicial. Tanto na cana planta quanto na soqueira com despalha a fogo, nas épocas de maior incidência de chuva, a germinação e crescimento de daninhas será maior e de maneira quase que uniforme, neste caso o período de controle das plantas daninhas deverá ser feito até o fechamento do canavial, sendo necessária muitas vezes mais de uma aplicação. Já nas áreas de soqueira de cana sem despalha a fogo, a presença da palhada serve como barreira física para as plantas daninhas e impede a incidência de luz (prejudicando a germinação de sementes fotoblásticas positivas), fazendo com que a germinação de plantas daninhas seja em menor intensidade e de maneira desuniforme, proporcionando menor número de aplicações em pós-emergència e muitas vezes podendo ser dispensado a aplicação em área total, sendo feita apenas aplicação de herbicida localizada (bomba costal).

Deve-se levar em conta o estágio de crescimento da cultura, a comunidade de plantas infestantes, nível de infestação, além das condições ambientais, sendo recomendado que as aplicações ocorram nas primeiras horas do dia, onde a umidade relativa do ar é maior e a planta está mais metabolicamente ativa, absorvendo água, nutrientes e com maior atividade fotossintética, aumentando a eficiência do produto.

(15)

Várias moléculas herbicidas são utilizadas na cultura da cana-de-açúcar, em diferentes épocas de aplicação e doses. Este fato deve-se principalmente ao grande numero de plantas infestantes

presentes na cultura (Figura 3).

Figura 3. Principais herbicidas recomendados para o uso em cana-de-açúcar, condições de aplicação, doses, espectro de ação e persistência no solo (Fonte: Rodrigues e Almeida, 2005).

(16)

2.4 MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS (MIPD)

O manejo integrado visa a eliminação do número de plantas infestantes, redução do banco de sementes e consequentemente do nível de infestação, além de evitar a entrada de novas espécies de plantas daninhas na área, buscando manter baixa a interferência das daninhas na produtividade do canavial. Vale lembrar que o manejo integrado de plantas daninhas é feito através da combinação de diferentes métodos e não somente um único método, visando maior a maior eficiência de controle.

Dentro do MIPD visa-se a conciliação de controle químico, controle físico, cultural, sendo necessário manter o canavial limpo até o estabelecimento da cultura e dependendo da daninha infestante o controle deve ser feito até a colheita, como em áreas infestadas com corda-de-viola (Ipomoea ssp.).

É importante evitar que as plantas daninhas cheguem a seu ciclo reprodutivo, visando diminuir gradualmente o banco de sementes.

Nesse sentido, quanto maior a integração existente, maiores serão os benefícios advindos no sentido de se conseguir um adequado controle das plantas daninhas, como também a manutenção da produtividade em níveis econômicos, sociais e ambientais satisfatórios (MONSANTO, 20020).

2.4.1 MANEJO EM CANA PLANTA

No caso de locais onde a cana-de-açúcar será implantada pela primeira vez, o manejo estará ligado à cultura que era cultivada anteriormente, como em áreas de pastagens. O manejo a ser realizado nessa área pode ser controle mecânico via grade e/ou arado, seguido da aplicação de herbicidas não seletivos como glifosato, sendo que estas operações poderão ser realizadas mais de uma vez, afim de reduzir o banco de sementes. Em seguida deverá ser feito o plantio, sendo feita aplicação de herbicidas pré-emergentes, de preferência seletivos para a cultura, e com residual longo, visando principalmente moléculas com maior eficácia no controle de gramíneas, se possível nestas áreas é recomendável fazer uma rotação de culturas, principalmente com adubação verde, melhorando os atributos físicos e químicos do solo e permitindo a aplicação de herbicidas não possíveis de serem aplicados após o plantio.

É importante frisar que não existe um único método ou sequencia de métodos a serem utilizados em cana planta, há várias possibilidades de manejo que irão variar de acordo com a área, tipo de solo, clima e nível de infestação das plantas daninhas.

(17)

2.4.2 MANEJO EM CANA SOCA

No caso da cana-soca, estas geralmente apresentam menores níveis de infestação em relação a cana planta, sujeitas portanto a menores perdas de produtividade por infestação de plantas daninhas dependendo da área e do manejo adotado, isso se deve ao fato de a cana soca apresentar uma melhor brotação e estabelecimento, uma vez que esta apresenta um sistema radicular parcialmente já desenvolvido o que lhe garante vantagem competitiva com as daninhas.

No caso de cana crua, dependendo do nível de infestação somente o controle físico da palhada pode ser suficiente para assegurar uma baixa germinação de daninhas, sendo feita apenas aplicação de herbicida localizada nos locais de maior infestação. Já em casos de maior infestação, ou devido a retirada de palhada do campo para outros fins (como cogeração de energia elétrica), será necessário a aplicação de herbicidas pré-emergentes de residual longo, muitas vezes acompanhado de herbicidas pós-emergentes para controle das daninhas as quais já apresentam maior porte, o número de aplicações irá variar de acordo com o grau de infestação e poder residual dos produtos utilizados, dependendo também da incidência de chuvas no local.

3. CONCLUSÃO

O manejo de plantas daninhas é de suma importância para a longevidade e produtividade do canavial, sendo que a não realização deste manejo pode comprometer todo o desenvolvimento da cultura e causar altos níveis de dano econômico.

Na cultura da cana-de-açúcar o manejo químico é o mais utilizado, no entanto é importante conhecer todas as formas de controle, e visar integra-las de modo a garantir melhor eficiência, mantendo baixa infestação na área, reduzir aos poucos o banco de sementes e diminuir a probabilidade de seleção de plantas resistentes.Também é de grande importância conhecer a flora de daninhas infestantes, suas características reprodutivas e ciclo de vida, bem como suas interações com a cultura e possíveis danos causados, afim de alocar o melhor método de controle para as várias espécies infestantes. Deve-se conhecer também o ciclo da cultura da cana-de-açúcar, pois a própria cultura é um excelente método de controle de plantas daninhas.

Por fim deve-se manter a cultura bem nutrida de maneira a proporcionar seu rápido crescimento e desenvolvimento, e estar sempre atento para as daninhas que possam surgir durante o ciclo da cultura, sendo muitas vezes o manejo feito não apenas até o estabelecimento do canavial, mas durante o ciclo todo, do plantio ou rebrotação de cana-soca, até a colheita.

(18)

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARÉVALO, R. A.; Período sazonal de Cyperus rotundos sem irrigação. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DA CINÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 21. 1997, Caxambu. Anais. Caxambu: Sociedade Brasileira da Cienência das Plantas Daninhas, p. 6-11, 1997.

ARÉVALO, R. A.; BERTONCINI, E. I. Efeito e manejo de Cyperus rotundos (tiririca) na agricultura brasileira In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 20, 1999, Florianópolis. Livro de Palestras. Florianópolis: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, p. 44 -66, 1999.

AZÂNIA, C.A.M.; AZÂNIA, A.A.P.M.; FURTADO, D.E. Biologia e manejo de plantas daninhas em cana-de-açúcar. In: SEGATO, S.V.; PINTO, A.S.; JENDIROBA, E..; NÓBREGA, J.C.M.. (Ed.) Atualização em produção de cana-de-açúcar. Piracicaba CP 2, p. 173-191. 2006.

AZANIA, C. A M.; AZANIA, A. A. P. M.; GRANVENA, R.; PAVANI, M. C. M. D.; PITELLI, R. A. Interferência da palha de cana de açúcar (Saccharum spp.) na emergência de espécies de plantas daninhas da família convolvulaceae. Planta Daninha, v. 20, n. 2, p. 207-212, 2002.

AZANIA, C. A M.; AZANIA, A. A. P. M.; CENTURION, M. A. P. C.; ALVES, P. L. C. A. Seletividade de imazapic para dois cultivares de amendoim (Arachis hypogaea) cultivados na ausência e na presença de palha de cana de açúcar. Planta Daninha, v. 22, n. 1, p. 145-150, 2004.

AZANIA, C. A M.; AZANIA, A. A. P. M. Cana limpa e lucrativa. Caderno Técnico Cultivar, n. 79, 10 p., 2005.

AZANIA, C. A. M.; AZANIA, A. A. P. M.; PAVANI, M. C. M. D.; ALVES, P. L. C. A. Desenvolvimento da tiririca (Cyperus rotundus) influenciado pela presença e ausência de palha de cana de açúcar e herbicida. Planta Daninha, v. 24, n. 1, p. 29-35, 2006.

AZZI, G. M.; FERNANDES, J. Competição de ervas daninhas no período inicial de desenvolvimento de cana de açúcar. Brasil Açucareiro, v. 72, n. 3, p. 9-19, 1968.

BIANCO, S.; BARBOSA JUNIOR, A. F.; PITELLI, R. A. Crescimento e nutrição de capim-camalote. Planta Daninha, v. 22, n. 3, p. 375-380, 2004.

(19)

BIANCO, S.; TONHÃO, M. A. R.; PITELLI, R. A. Crescimento e nutrição mineral de capim-braquiária. Planta Daninha, v. 23, n. 3, p. 423-428, 2005.

BLANCO, H. G.; BARBOSA, J. C.; OLIVEIRA, D.A. Competição entre plantas daninhas e a cultura de cana de açúcar (Saccharum spp.). IV. Período de competição produzido por uma comunidade natural de mato em cultura de ano e meio. O Biológico, v. 50, n. 10, p. 237-245, 1984.

BRAZ, B. A.; DURIGAN, J. C. Eficiência biológica de herbicidas aplicados em pós-emergência isolados ou em misturas, para o controle de Brachiaria decumbens Stapf, na cultura da cana de açúcar (Saccharum spp.) STAB- Açúcar, Álcool e Subprodutos, v. 10, n. 5, p. 15-22, 1992.

CARBONARI, C. A.; MARTINS, D.; MARCHI, S. R.; CARDOSO, L. R. Efeito de surfactantes e pontas de pulverização na deposição de calda de pulverização em plantas de grama-seda. Planta Daninha, v. 23 n. 4, p. 725-729, 2005.

CARVALHO, S. J. P.; LOMBARDI, B. P.; NICOLAI, M.; LOPEZ-OVEJERO, R. F. Curvas de doses-reposta para avaliação do controle de fluxos de emergência de plantas daninhas pelo herbicida imazapic. Planta Daninha, v. 23, n. 3, p. 535-542, 2005.

CHRISTOFFOLETI, P. J.; ARANDA, A. N-. Seletividade de herbicidas em cinco diferentes tipos de gramas. Planta Daninha, v. 19, n. 2, p. 273-278, 2001.

CHRISTOFFOLETI, P. J.; CAMPOS, J. A. D.; ORSI Jr, F. Controle químico da planta daninha grama-seda (Cynodon dactylon) em pré emergência da cultura da cana de açúcar (Saccharum sp). In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 22., 2000, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2000. P. 41.

CHRISTOFFOLETI, P. J.; GODOY, O. P.; VICTORIA FILHO, R. Controle de Brachiaria decumbens (Stapf) e de Cyperus rotundus (L.) em área de cana de açúcar (Saccharum spp.) através da técnica de rotação com amendoim (Arachis hypogaea L.) integrada ao uso de herbicidas. Revista de Agricultura, v. 70, n. 3, p. 325-340, 1995.

CHRISTOFFOLETI, P. J.; LÓPEZ, R. F.; CARVALHO, J. C. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. Campinas Associação Brasileira de Ação a Resistência de Plantas aos Herbicidas (HRAC-BR), 2004. 100 p.

(20)

COMPANHIA NACIONAL DO ABASTECIMENTO – CONAB. Observatório Agrícola. Acompanhamento da Safra Brasileira Cana-de-açúcar, v.4 – Safra 2015/16-N.4 – Quarto Levantamento. 2016.

COMPANHIA NACIONAL DO ABASTECIMENTO – CONAB. Observatório Agrícola. Acompanhamento da Safra Brasileira Grãos, v.3 – Safra 2015/16-N.10 – Décimo Levantamento. 2016.

COPERSUCAR. Tiririca: uma séria ameaça aos canaviais. Boletim Técnico Coopersucar, nº 35/86, p. 3-10, set/1986.

COLETI, J. T.; RODRIGUES, J. C. S.; GIACOMINI, G. M. Influência da época de controle da matoinfestação da produtividade da cana de açúcar, ciclo de 18 meses. Álcool & Açúcar, v. 4, n. 18, p. 26-36, 1984.

CORREIA, N. M.; DURIGAN, J. C. Emergência de plantas daninhas em solo coberto de palha de cana de açúcar. Planta Daninha, v. 22, n. 1, p. 11-17, 2004.

DEFELICE, M. S. Tall Morningglory, Ipomoea purpurea (L.) Roth – Flower or Foe? Weed Technology, v. 15, p. 601-606, 2001.

ELMORE, C. D.; PAUL, R. N. Composite listo f C4 weeds. Weed Science, v. 1, n. 5, p. 686-692, 1983.

ELMORE, C. D.; HURST, H.R.; AUSTIN, D. F. Biology and controlo f morningglories (Ipomoea spp.). Weed Science, v.5, p. 83-114, 1990.

FREITAS, S. P.; OLIVEIRA, A. R.; FREITAS, S.; SOARES, L. M. S. Controle químico de Rottboellia exaltata em cana de açúcar. Planta Daninha, v. 22, n. 3, p.461-466, 2004.

GLAZE, N. C. Cultural and mechanical manipulation of Cyperus spp. Weed Technology, v. 1, n. 1, p. 82-83, 1987.

GRACIANO, P. A.; RAMALHO, J. F. G. P. Efeito da matoinfestação na cultura cana de açúcar. STAB – Açucar, Álcool e Subprodutos, v. 1, n. 5, p. 22-24, 1983.

GRICHAR, W. J. Comparison of postemergence hericides for common bermudagrass (Cynodon dactylon) control in peanut (Arachis hypogaea). Weed Technology, v. 9, p. 825-828, 1995.

(21)

HOLM, L. G. et al. The World’s worst weeds. Distribution and biology. Honolulu: University Press of Hawaii, 1977. 609 p.

JOHNSON, B. J. Tolerance of four seeded commom bermudagrass (Cynodon dactylon) types to herbicides. Weed Technology, v. 9, p. 794-800, 1995.

JUDICE, W. E. J.; GRIFFIN , J.L.; JONES, C.A.; ETHEREDGE JR.; L. M.; SALASSI, M. E. Weed Control and Economics Using Reduced Tillage Programs in Sugarcane. Weed Technology, v. 20, p. 319-325, 2006.

KISSMANN, K. G. Uso de herbicidas no contexto do Mercosul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 22, 2000, Foz do Iguaçu. Livro de Palestras, Foz do Iguaçu, 2000. P. 92-116.

KUVA, M. A.; PITELLI, R. A.; CHRISTOFFOLETI, P. J.; ALVES, P. L. C. A. Períodos de interferência das plantas daninhas na cultura da cana. I – tiririca. Planta Daninha, v .18, n. 2, p. 241-251, 2000.

KUVA, M. A.; GRAVENA, R.; PITELLI, R.A.; CHRISTOFFOLETI, P.J.; ALVES, P.L.C.A. Períodos de interferência das plantas daninhas na cultura da cana de açúcar. III – capim-braquiária (Brachiaria decumbens) e capim-colonião (Panicum maximum). Planta Daninha, v. 21, n. 1. P. 37-44, 2003.

LORDELLO, L. G. E. Nematóides das plantas cultivadas. 6ª ed São Paulo: Nobel, 1981. 314p.

LORENZI, H. Plantas daninhas e seu controle na cultura da cana de açúcar, In: REUNIÃO TÉCNICA AGRONÔMICA, 1983, Piracicaba. Anais... Piracicaba, Copersucar, 1983. P. 58-73.

MACHADO, R. A. et al Efeito do estresse hídrico sobre a eficiência do halosulfuron no controle da tiririca. Planta Daninha, v. 18, n. 2, p. 265-273, 2000.

MONSANTO. Manejo integrado de plantas daninhas. Acesso em: 25 de março 2002. Disponivel em: http://www.cooplantio.com.br/empresa/monsanto/mat tec/mt 5.htm

NOVO, M. C. S. S. Efeito da palha da cana de açúcar e tamanho dos tubérculos no desenvolvimento da tiririca (Cyperus rotundus). 2004. 107f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP, Piracicaba, 2004.

(22)

PEREIRA, W. et al. Manejo e controle da tiririca. Folder disponível pela Embrapa Hortaliças. Atualizado: 05/07/2001. Acesso em: 02 janeiro de 2002. Disponível em: www.cnph.embrapa.br/public/folders/foltiri.html

PINTO; R.S.A. Indicadores de desempenho de frota de empresas agroindustriais canavieiras brasileiras. Dissertação de Mestrado. 2002.

PITELLI, R. A.; DURIGAN, J. C. Terminologia para períodos de controle e convivência das plantas daninhas em culturas anuais e bianuais. In: CONGRESSO NRASILEIRO DE HERBICIDAS E PLANTAS DANINHAS, 15, 1984, Belo Horizonte. Anuais...Belo Horizonte: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 1984. p. 37.

PRECETTI, A. A. C. M.; ARRIGONI, E. Aspectos bioecológicos e controle do besouro Sphenophorus levis Vaurie, 1978 (Coleóptera, Curculionidae) em cana de açúcar. Boletim Técnico Copersurcar, Edição Especial, 1990. 15 p.

PROCÓPIO, S. O,; SILVA, A. A.; VARGAS, L.; FERREIRA, F. A. Manejo de plantas daninhas na cultura da cana de açúcar. 2ª .ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2003. 150 p.

PROCÓPIO, S.O.; SILVA, A.A.;VARGAS, L.; FERREIRA, F.A. Manejo de plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar. 2ª. Ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 150 p. 2003.

RODRIGUES, B. N.; VOLL, E.; YADA, I. F. U; LIMA, J. Emergência do capim-marmelada em duas regiões do Estado do Paraná. Pesquisa Agropecuário Brasileira, v. 35, n. 12, p. 2363-2373, 2000.

RODRIGUES, B. N.; ALMEIDA, F. S. de. Guia de herbicidas. 4ª ed. Londrina: edição própria, 2005. 592 p.

ROLIM, J. C.; CHRISTOFFOLETI, P. J. Período crìtico de competição de plantas daninhas com cana planta de ano. Saccharum, n.22, p. 21-26, 1982.

ROLIM, J. C.; WEICHERT, M.A; UCHOA, P. Controle de Cyperus rotundus e de Cynodon

dactylon com imazapyr na cultura da cana de açúcar In: CONGRESSO BRASILEIRO DA

CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 21., 1997, Caxambu. Anais... Caxambu: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 1997. P. 272.

(23)

ROLIM, J. C.; PASTRE, W. Eficiência agronômica de s – metolachlor na cultura de cana-de-açúcar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 22., Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2000. P. 310.

ROLIM, J. C.; CARVALHO, J.C.; NOVARETTI, W.R.T.; VOSS, L. Tolerância de cana-de-açúcar à aplicação sequencial de nematicidas e herbicidas. Revista Brasileira de Herbicidas, v.2, n. 3, p.

TOLEDO, R.E.B.; Faixas e Períodos de controle de plantas daninhas e seus reflexos no crescimento do eucalipto. Tese de Doutorado. 2002.

VICTÓRIA FILHO, R.; CHRISTOFFOLETI, P.J; Manejo de plantas daninhas e produtividade da cana. Visão Agrícola, n. 1, p. 32 – 37, jan./jun. 2004.

Referências

Documentos relacionados

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis