• Nenhum resultado encontrado

PÓS EM DIREITO EMPRESARIAL 2º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS EM DIREITO EMPRESARIAL 2º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

P

ÓS EM

D

IREITO

E

MPRESARIAL

(2)

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profis-sionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais.

A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pós-graduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de paga-mento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro além de contribuir para seu permanente desenvolvimento.

ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO – DIREITO GV

O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos con-teúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente quali-ficados, capazes de atuar em patamares diferenciados.

Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da DIREITO GV são preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influ-enciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior.

No que concerne à pós-graduação, a DIREITO GV busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvi-mento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à pro-dução de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos conteúdo atualizado e em consonância com as premissas da DIREITO GV.

Com tais pressupostos e ações em mente, a DIREITO GV pretende consolidar-se como alternativa ao mo-delo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse cam-po de saber.

(3)

PÓS EM DIREITO EMPRESARIAL

Objetivos

As questões que se apresentam no cotidiano da advocacia empresarial nem sempre podem ser suficien-temente respondidas com o arcabouço obtido na graduação em Direito. Temas específicos, complexos e multidisciplinares, decorrentes das mudanças da praxe negocial ou mesmo de sua sofisticação, deman-dam respostas articuladas a partir de um conjunto de conhecimentos à altura.

A Pós em Direito Empresarial tem por objetivo proporcionar ao jovem profissional uma formação ampla, aprofundada e interdisciplinar para habilitá-lo a atuar com desenvoltura na advocacia empresarial. Pre-tende-se reforçar as bases teóricas do aluno em contratos empresariais, Direito Tributário, Direito Socie-tário, Direito do Consumidor e da Concorrência, problematizando o aprendizado por meio do exame de temas relevantes e recorrentes da prática do direito empresarial. Objetiva-se ainda que o aluno compre-enda e utilize o repertório e o instrumental técnico de Administração, Economia, Contabilidade e Finanças para a análise e interpretação das questões jurídicas.

Público-Alvo

Profissional da área jurídica em início de carreira. Destina-se, primordialmente, a jovens advogados atu-antes em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos de sociedades ou instituições financeiras. Metodologia

A Pós em Direito Empresarial dará grande ênfase a metodologias participativas que, portanto, colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os módulos mesclarão aulas dialogadas, discussão de ca-sos, exercícios aplicativos, simulação de situações concretas e seminários. Uso de material didático de alta qualidade, com destaque para os livros da série GVlaw.

ESTRUTURA – PÓS EM DIREITO EMPRESARIAL

O programa é realizado ao longo de dezoito meses e suas disciplinas podem ser de três tipos: Eixo, For-mação e TCC.

Formação 1

32 horas-aula 32 horas-aulaFormação 2 32 horas-aulaFormação 3 16 horas-aulaMOT I 16 horas-aulaMOT II

Eixo 1 32 horas-aula Eixo 2 32 horas-aula Formação 4 32 horas-aula Eixo 3 68 horas-aula Eixo 4 32 horas-aula Eixo 5 68 horas-aula

As disciplinas do Eixo referem-se ao tema principal da pós-graduação lato sensu em Direito Empresarial. O programa conta com quatro disciplinas, cada uma com 68 horas-aula. O aluno deverá cursar uma disci-plina do Eixo por semestre.

As disciplinas de Formação referem-se à base complementar em áreas afins ao Direito; o aluno deverá cursar quatro disciplinas que compõem o currículo do curso, cada uma com 32 horas-aula. Por fim, o cur-rículo prevê uma disciplina obrigatória relacionada com a estruturação do projeto de pesquisa e acompa-nhamento da realização do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, também com 32 horas-aula.

(4)

DISCIPLINAS DO EIXO

Direito do Consumidor (36 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

Evolução no Brasil e panorama geral. Fases: o CDC, o Código Civil e um novo consumidor. A evolu-ção da doutrina e jurisprudência. Os princípios. A tutela administrativa do Direito do Consumidor. Procon. DPDC. SBDC. A tutela judicial e o Ministério Público. Os Juizados especiais. A justiça comum. Os tribunais superiores. O Ministério Público. O conceito de consumidor. As teorias principais (fi-nalismo, maximalismo e finalismo aprofundado). A aceitação destas teorias pelos tribunais. A visão de um juizado especial. A visão da empresa. A vulnerabilidade. O conceito de fornecedor e a equipa-ração. Consumidor e fornecedor equiparado. Evolução no conceito de consumidor. Fornecedor ele-trônico. Responsabilidade no CDC. Disciplina no CDC. Responsabilidade do Estado. Jurisprudência. Oferta. Publicidade abusiva e excessiva. Internet e obrigação eletrônica. Direito do arrependimento. Boa-fé. Práticas abusivas. Venda casada. Abuso de preços. Amostra grátis. Outras práticas se as por-tarias do DPDC. Contratos e o consumidor. Abusividade e cláusulas. Revisitando contratos. A visão da empresa. A visão do Poder Judiciário.

Direito Econômico (32 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

A intervenção do Estado após a Constituição; concorrência e regulação. As privatizações e a nova visão do Estado. A Lei n. 8.884/94 e sua aceitação. O direito da economia. O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e o Poder Judiciário. Análise de competências. Competência da Anael. Com-petência das Agências: regulação x concorrência. A judicialização da concorrência. Estruturas. A ter-ritorialidade. A notificação de atos de concentração no Brasil. A tempestividade. A jurisprudência do CADE. Momentos de maior e menor intervenção: o estudo de caso. Condutas. Territorialidade. Infrações à ordem econômica. Multas e recursos. A análise de acasos. O futuro do direito da concor-rência no Brasil. As diretrizes da OCDE. A nova lei. Tendências e Judiciário.

Contratos Empresariais (68 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

Inserção econômica do contrato. Formação, Interpretação e Elementos Redacionais da Interpreta-ção (considerandos, cláusulas, rubricas, assinaturas). Fases do contrato, intenções comuns e contra-tos preliminares. O escopo da boa-fé e da função social, retórica e aplicabilidade empresarial. Redes de Contratos e Operações Econômicas. Novos Contratos Autorais: arquitetura e Internet. Interposi-ções contratuais, vícios e simulação. Contratos no Mercado Financeiro, CVM e de Investimento. Ga-rantias do Contrato e Preservação Empresarial. Extinção, Inadimplemento e Contratualização dos Riscos e Limitações de Responsabilidade. Resolução de Conflitos.

(5)

Direito Societário (68 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

A regulação do direito societário brasileiro: conceitos fundamentais, atualidades e suas problemáti-cas. A estruturação dos interesses dos sócios: quotas, ações e títulos e valores mobiliários. Remune-ração de sócios, acionistas e administradores. Órgãos sociais e administrativos: competências, atri-buições e funcionamento parte I e II. Modificações ao capital social e modificações orgânicas: au-mento e redução de capital, cisão, fusão e incorporação – parte I. Modificações ao capital social e modificações orgânicas: cisão, fusão, incorporação, alienação de controle e de participações societá-rias – parte II. Business judgment rule. Deveres dos administradores. Deveres dos acionistas e confli-to de interesses. Contraconfli-to social, estatuconfli-to social e acordo de sócios ou acionistas: perspectivas teóri-cas e questões prátiteóri-cas relevantes – parte I. Contrato social, estatuto social e acordo de sócios ou acionistas: perspectivas teóricas e questões práticas relevantes – parte II. Regime de nulidades e anulabilidades em Direito Societário.

Direito Tributário (68 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

Aspectos econômicos da tributação. Carga tributária. Evolução das contribuições sociais e dos tri-butos indiretos na arrecadação total. Princípios da tributação: neutralidade, eficiência, equidade, simplicidade e progressividade. Efeitos da tributação na economia. Tributação da renda, consumo e patrimônio. Federalismo fiscal. Repartição de competências tributárias. Federalismo cooperativo. Centralização de descentralização da carga tributária. Comparação da carga tributária por nível de governo. Guerra fiscal. Espécies tributárias. Classificações doutrinárias. Base de cálculo. Destinação do tributo. Justificação das contribuições sociais e especiais. Espécies tributárias e a discriminação de competências. Princípios e limitações constitucionais ao poder de tributar. Legalidade. Igualda-de. Capacidade contributiva. Neutralidade tributária. Anterioridade e irretroatividaIgualda-de. Crédito tri-butário e lançamento. Fato gerador. Obrigação principal e acessória. Lançamento. Crédito tributá-rio. Hipóteses de suspensão, extinção e exclusão do crédito tributátributá-rio. Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição social sobre o lucro líquido. Lucro real. Lucro presumido. Lucro arbitrado. Imposto de Renda retido na fonte. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. PIS-Pasep/Cofins. Ba-se de cálculo. Contribuintes. Regime cumulativo. Regime não cumulativo. Importação de bens e Ba- ser-viços. Imposto sobre a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte in-terestadual e intermunicipal e de comunicação de qualquer natureza (ICMS). Fatos geradores. Não cumulatividade. Contribuinte e responsável. Responsável por transferência. Responsável por subs-tituição. Base de cálculo e alíquotas. Guerra fiscal. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Fato gerador. Aspecto espacial. Responsabilidade e substituição tributária. Base de cálculo. Casos polêmicos. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Fato gerador. Contribuintes e res-ponsáveis. Crédito do imposto. Isenções e reduções do imposto. Incentivos fiscais regionais. Tribu-tos sobre o comércio exterior. Imposto de Importação. Imposto de Exportação. IPI e ICMS na impor-tação. PIS/Cofins-Imporimpor-tação. Medidas de defesa comercial. Estruturas societárias e tribuimpor-tação. As-pectos tributários das reestruturações societárias. Tratamento fiscal do ágio. Responsabilidade tri-butária por sucessão. Holdings. Sociedade em conta de participação. Tributação internacional. Tra-tados internacionais em matéria tributária. Elementos de conexão. Tributação do investimento bra-sileiro no exterior. Tributação do investimento estrangeiro no Brasil. Planejamento tributário in-ternacional. Processo administrativo e judicial tributário. Procedimento e processo administrativo tributário. Lançamento e fiscalização tributária. Tribunais administrativos. Ações ordinárias em matéria tributária. Mandado de segurança em matéria tributária.

(6)

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO Microeconomia (32 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

Introdução à microeconomia: determinantes da demanda e oferta (curva de demanda, o conceito de elasticidade, conceito de custos, o impacto da tecnologia, interação entre oferta e demanda, preço de equilíbrio, lucro, o conceito de eficiência econômica e bem estar). Estruturas de mercado: da concorrência perfeita ao monopólio (concorrência perfeita, concorrência monopolista, oligopólios, monopólios, poder de mercado, efeitos sobre bem estar, introdução à defesa da concorrência). Es-tratégia de precificação em mercados de produtos (discriminação de preços, venda em pacotes, venda casada, o impacto com gastos em propaganda, revisando a política de defesa da concorrência e política antidumping). Teoria dos jogos aplicada ao mundo jurídico (jogos e decisões estratégicas, o dilema do prisioneiro, equilíbrio em jogos repetidos e sequenciais, o papel da ameaça e da credi-bilidade, acordos em litígios, uma introdução à teoria dos leilões aplicável ao mundo real). Tomada de decisão sob incerteza e risco (conceitos de risco e incerteza, seleção adversa e risco moral, o problema-agente principal e questões envolvendo governança corporativa, alocação de risco, ques-tões práticas: definição de valor de ativos, lei de falências, cadastro positivo). Falhas de mercado e suas implicações para o mundo jurídico (bens públicos, assimetria de informação, externalidades, monopólio natural, concessões versus parceria pública privada, regulação ambiental, regulação de monopólios naturais, o papel da informação em contratos e lei de defesa do consumidor, legislação de patentes). Sistema tributário e a tributação ótima (princípios econômicos de eficiência tributá-ria, impostos diretos e indiretos, tarifas, subsídios, contribuições e impostos regulatórios, o sistema tributário nacional e as propostas de modificação).

Contabilidade Aplicada ao Direito (32 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

As atividades empresariais. As decisões empresariais. Propósito e conteúdo das demonstrações fi-nanceiras. Balanço patrimonial. Demonstração de resultados. Demonstração do fluxo de caixa. No-tas explicativas. Balanço patrimonial. Reconhecimento e registro dos ativos. Reconhecimento e Re-gistro dos passivos e patrimônio líquido demonstração de resultados. Reconhecimento do resulta-do. Regime de competência. Regime de caixa. Contabilidade e obrigações tributárias. Apuração do resultado tributável. Demais obrigações tributárias.

Finanças para Advogados (32 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

As atividades empresariais. As decisões empresariais. Propósito e conteúdo das demonstrações fi-nanceiras. Balanço patrimonial. Demonstração de resultados. Demonstração do fluxo de caixa. No-tas explicativas. Balanço patrimonial. Reconhecimento e registro dos ativos. Reconhecimento e Re-gistro dos passivos e patrimônio líquido demonstração de resultados. Reconhecimento do resulta-do. Regime de competência. Regime de caixa. Contabilidade e obrigações tributárias. Apuração do resultado tributável. Demais obrigações tributárias.

(7)

Técnicas de Negociação (32 horas-aula)

Temas examinados na disciplina:

Introdução. O advogado como negociador. Os desafios da negociação em contratos e na solução de conflitos. O papel do advogado na negociação: negociação com o cliente (behind the table) e negoci-ação com a outra parte (across the table). Nova proposta para a atunegoci-ação profissional do advogado. Técnicas e estratégias para negociações integrativas. Defesa dos interesses de acordo com a abor-dagem do programa de negociação de Harvard. Identificação do poder nas negociações. Como me-dir o sucesso do resultado final. Três tensões fundamentais do processo de negociação e o papel do advogado. A tensão entre criação e distribuição de valor. A tensão entre empatia e assertividade. A tensão entre representante e representado. Técnicas e estratégias para negociações distributivas. Administração de negociações em que os interesses são nitidamente opostos. Comportamentos ir-racionais do negociador. Compreensão de percepções. Como identificá-los para evitá-los. A impor-tância de se entender a percepção do outro sobre a situação. Inversão de papéis. A imporimpor-tância do autoconhecimento para o gerenciamento das tendências naturais em cada situação. Análise de per-formance gravada em vídeo. Negociação do advogado com seu cliente. Negociação com outro advo-gado. A entrevista inicial, o esclarecimento de percepções, definição de papéis e de mecanismos adequados de remuneração. Táticas pesadas de negociação: os limites éticos e legais nas negocia-ções conduzidas por advogados: normas de conduta. Conciliação perante o Poder Judiciário. Nego-ciação após ajuizamento do processo judicial. Procedimentos com a intervenção/intermediação do juiz. As oportunidades legais de negociação no curso do processo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

A disciplina obrigatória de Metodologia e Orientação para TCC possui carga horária de 32 horas-aula pre-senciais, distribuídas ao longo de três aulas de metodologia e cinco encontros de orientação realizados no final do curso.

Na primeira parte do curso, os alunos devem produzir um projeto de pesquisa e um cronograma para sua execução; na segunda, devem executar o projeto de pesquisa de acordo com as etapas previstas no crono-grama. Apenas os alunos aprovados na disciplina, cuja avaliação é continuada, poderão entregar a versão final de seu TCC. Os melhores trabalhos produzidos a cada semestre concorrerão ao Prêmio Ary Oswaldo Mattos Filho.

Para auxiliar os estudantes no processo de elaboração de seu texto acadêmico, a Escola oferece um Manu-al para elaboração do trabManu-alho de conclusão de curso, no quManu-al são apresentados o regulamento do TCC, a estrutura dos cursos de MOT, seu conteúdo mínimo, um exemplo de projeto de pesquisa e um modelo de cronograma, além de indicações de formatação dos trabalhos e sugestões de fontes online de pesquisa.

Conteúdo: Apontamentos sobre a pesquisa acadêmica e seu produto: o texto acadêmico e suas peculiari-dades; definição de tema/problema de pesquisa: justificativa da importância de investigação de determi-nado tema. Tipos de pesquisa jurídica e técnicas relevantes: pesquisa de jurisprudência, estudo de caso, revisão bibliográfica, casos difíceis. Especificação das peculiaridades do texto acadêmico: normas da ABNT; principais dúvidas com relação a citações e paráfrases; exemplificação por meio de trabalhos con-cretos; esclarecimentos sobre plágio e sua diferenciação com a paráfrase; a publicação como instrumento de valorização do produto da pesquisa acadêmica.

(8)

CORPO DOCENTE

Angela Rita Franco Donaggio

Doutoranda em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), mes-tre em Direito dos Negócios e Desenvolvimento Econômico e Social pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (Direito GV/FGV) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora de Direito Empresarial da FECAP e pesquisadora do Núcleo de Direito dos Negó-cios da Direito GV/FGV.

Claudio Wasserman

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Consultor em São Paulo.

Cleveland Prates Teixeira

Sócio fundador da MicroAnalysis Consultoria Econômica LTDA e Conselheiro do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getulio Vargas. É também professor de cursos nas áreas antitruste e regulação do GVlaw - Programa de Pós-Graduação da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Foi Conselheiro do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Secretário Adjunto de Acompa-nhamento Econômico (SEAE) e Coordenador-Geral de Comércio e Serviços e de Investigação de Cartéis da mesma Secretaria. Prestou ainda consultoria para organismos governamentais nacionais (IPEA) e inter-nacionais (UNCTAD e Banco Mundial).

Daniel de Andrade Levy

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Doutor em Direito Privado e Arbitragem Internacional pela Escola de Direito Privado da Université Panthéon-Assas (Paris II) e pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Arbitragem de Investimento do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Representante para a América Latina do Young International Arbitration Group da London Court of International Arbitration. Membro do Con-selho de Redação da Revista Brasileira de Arbitragem. Advogado em São Paulo.

Fernando Buscher von Teschenhausen Eberlin

Mestre em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie. Especialista em Direito da Responsabilidade Civil pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Autor de diversos artigos ligados a Direi-to do Consumidor. Advogado.

Hsia Hua Sheng

Economista pela Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Administração com concentração em Finanças pela FGV-EAESP. Foi Visiting Scholar em New York University durante seu doutorado. Atualmen-te, professor e pesquisador de finanças na Fundação Getulio Vargas FGV – EAESP e EESP. Especialista em

International Corporate Finance.

Leonor Augusta Giovine Cordovil

Bacharel em Direito pela UFMG. Mestre em Direito Econômico pela UFMG e em Direito Internacional Eco-nômico pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Doutora em Direito EcoEco-nômico pela USP e em Direito Internacional pela Sorbonne. Autora de artigos e livro sobre direito da concorrência, consumidor e co-mércio internacional. Coordenadora da Revista do IBRAC. Advogada.

(9)

Monique Haddad Knochelmann Azevedo

Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP), com Especialização em Di-reito de Empresa (Administração Empresarial e Tributária). Especialista em DiDi-reito Tributário pelo Insti-tuto Brasileiro de Direito Tributário (IBET). Participante do Program on Negotiation da Harvard Law

School (E.U.A.) sobre Técnicas de Negociação. Advogada em Salvador/BA, na área tributária,

especialmen-te consultoria em tributos diretos, tributação de mercado financeiro e de capitais e tributação inespecialmen-ternacio- internacio-nal. Cursos ministrados e assessorados em empresas e instituições de ensino.

Tathiane dos Santos Piscitelli

Advogada e professora universitária. Doutora e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Coor-denadora e professora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e professora do Mestrado Profissional na DIREITO GV. Professora de direito tributário e financeiro dos cursos de especialização do Instituto Brasi-leiro de Estudos Tributários – IBET e do COGEAE/PUC. Autora de diversos artigos e capítulos de livros em direito tributário e financeiro.

REALIZAÇÃO

Carga horária: 432 horas-aula Data de início: 18/08/2014

Dias da semana: segundas e terças-feiras Horário: das 19h às 22h40

Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Direito GV (GVlaw) poderá alterar o calendá-rio original das disciplinas.

Reposições de aula, provas, monitorias acadêmicas ou quaisquer outros eventos relacionados ao curso serão agendados às sextas-feiras, no horário regular das aulas.

INVESTIMENTO

Valor à vista: R$ 28.000,00

I- Matrículas efetuadas no período de 01/04/14 a 30/04/14 receberão um desconto de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

II- Matrículas efetuadas no período de 01/05/14 a 30/05/14 receberão um desconto de R$ 1.000,00 (um mil reais) sobre o valor global do curso.

III- Matrículas efetuadas no período de 01/06/14 a 30/06/14 receberão um desconto de R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

IV- Matrículas efetuadas a partir de 01/07/14 não contemplam os descontos acima mencionados.

Período de Matrícula Valor Total do curso à

vista com desconto

Valor total parcelado

em até 1+17 vezes Total a pagar

01/04/14 a 30/04/14 R$ 26.500,00 R$ 1.665,87 R$ 29.985,66 01/05/14 a 30/05/14 R$ 27.000,00 R$ 1.697,30 R$ 30.551,40 01/06/14 a 30/06/14 R$ 27.500,00 R$ 1.728,73 R$ 31.117,14 A partir de 01/07/14 R$ 28.000,00 R$ 1.760,16 R$ 31.682,88

(10)

PROCESSO SELETIVO

O ingresso dar-se-á por meio de classificação no Processo Seletivo, observados os procedimentos, condi-ções, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o segundo se-mestre letivo de 2014, não havendo reserva de vaga para sese-mestres posteriores.

Período: 01/04/2014 a 27/07/2014 Inscrições: site fgv.br/direitogv

Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela inter-net. É obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de ar-quivo digital com o curriculum vitae do candidato.

Seleção dos candidatos: Os candidatos serão selecionados por análise curricular e entrevista individual.

É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista.

RESULTADO

Período: processo seletivo contínuo.

A divulgação dos aprovados será feita via comunicação eletrônica (e-mail). É de responsabilidade exclusi-va do candidato manter seus dados de contatos atualizados, acompanhar a divulgação dos resultados, averiguar sua eventual aprovação e consequente convocação para a matrícula.

Não haverá divulgação do desempenho dos candidatos, nem sua classificação relativa, apenas a informa-ção quanto à aprovainforma-ção ou não.

INFORMAÇÕES

Central de Atendimento Telefone: (11) 3799-7777 E-mail: gvlaw@fgv.br

Referências

Documentos relacionados

[r]

Como não ocorre a equivalente produção de biomassa de pínus, não se realiza o respectivo seqüestro de carbono e, portanto, a armilariose se constitui numa doença que causa

A liberação do cadastro para a participação no leilão, somente será efetivada após ser impresso e enviado (via correio ou e-mail) o “Contrato de Adesão ao Site Moraes Leilões”,

Não regulamentado 14.4 Grupo de empacotamento Não regulamentado 14.5 Poluente marinho Não se aplica 14.6 Disposições especiais Não. 14.7 Transporte a granel de acordo com o Anexo

Stylish Pack: Jantes de alumínio 16" Passion + faróis de nevoeiro Pack Premium : Teto de vidro fixo + vidros traseiros sobre escurecidos (não compatível com barras

Os baixos valores da estatística t revelam a não significância para os resultados encontrados, indicando que os retornos em excesso obtidos pela estratégia ativa

Acentuando o dinamismo processual, a teoria revela a transformação da certeza pró- pria e peculiar do direito material para a incerteza da atividade processual, pois considera

b) Pagamento de um capital por morte ou invalidez permanente, total ou parcial, por acidente decorrente da atividade praticada nas instalações desportivas. 2 - As