• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E CULTURA DA FIOCRUZ-BRASÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E CULTURA DA FIOCRUZ-BRASÍLIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E CULTURA DA FIOCRUZ-BRASÍLIA

O Diretor da Gerência Regional de Brasília, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria n.º 608/2011, de 30/03/2011, publicada no D. O. U, Seção II, de 30/03/2011, e a Portaria 201/2017-PR, por meio do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura –PALIN, torna pública a abertura de processo para a seleção de voluntários no âmbito da Gerência Regional de Brasília, conforme as condições para a inscrição e seleção para o preenchimento das vagas, a seguir discriminadas, com fulcro na Lei 9.608, de 18 de Fevereiro de 1998, Termo de Adesão, Portaria 001/2014/GAB/DIREB.

1 – DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Fica aberto o Edital para a seleção de serviço voluntário no âmbito da Gerência Regional de Brasília (GEREB), sendo considerado serviço voluntário toda a atividade prática, não remunerada, a ser desenvolvida em atividades no campo da saúde, da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico, por prazo indeterminado. 1.2 O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

1.3 A prestação de serviço voluntário será formalizada através do documento denominado Termo de Adesão, celebrado entre a Fiocruz Brasília e o voluntário, nele constando às condições de seu exercício.

2 – DAS VAGAS E REQUISITOS

2.1 Serão ofertadas 27 (vinte e sete) vagas para o turno da manhã ou tarde - em uma jornada semanal de 12 (doze) horas, de (segunda-feira) a (sexta-feira), das 8h às 18h, salvo em casos de necessidade em finais de semana e feriado em função do objeto temático da pesquisa, que será compensado no horário previsto na jornada da semana, a serem preenchidas conforme as necessidades da Fiocruz Brasília.

2.2 Os interessados deverão apresentar currículos nos termos aqui estabelecidos, e em conformidade com o Anexo I que discorre sobre: resumo do projeto de pesquisa, perfis e vagas, parte integrante deste edital, para atuarem no Programa Alimentação, Nutrição e Cultura – PALIN da GEREB.

2.3 Os currículos devem ser enviadosno formato estabelecido pela Plataforma LATTES do CNPq (http://lattes.cnpq.br/). Os interessados em realizar o trabalho voluntário previstos neste Termo de Referência deverão encaminhar currículo, cadastrado na Plataforma LATTES do CNPq (http://lattes.cnpq.br/), em arquivo único em PDF para o

(2)

e-mail: obha@fiocruz.br, informando no título da mensagem “Seleção Trabalho Voluntário no PALIN 2017” e no corpo do e-mail a descrição de interesse em participar da referida seleção, bem como atendimento aos requisitos mínimos descritos abaixo. O prazo para o envio será do dia 27 de março de 2017 até o dia 17 de abril de 2017. 2.4 Requisitos – As vagas destinadas a estudantes de graduação serão para aqueles que estejam matriculados regularmente a partir do terceiro semestre. Deverão apresentar histórico escolar e comprovante de matrícula da instituição de nível superior na qual o candidato está vinculado no momento de assinatura do Termo de Adesão. As vagas destinadas para profissionais graduados serão para aqueles que comprovem diploma de curso superior, requerido no perfil compatível com a pesquisa, no momento da assinatura do termo de adesão. As vagas destinadas para pós-graduados serão para aqueles comprovem diploma de curso de pós-graduação, requerido no perfil compatível com a pesquisa, no momento da assinatura do termo de adesão.

2.5 Os trabalhos serão supervisionados pela área demandante (PALIN) que poderá, a qualquer momento ou quando achar necessário, solicitar relatórios adicionais sobre a execução das atividades.

2.6 O Trabalhador Voluntário (a) deverá manter sigilo a respeito de seu trabalho, dos documentos e das informações a que tenha acesso no cumprimento de suas obrigações. Deverá, ainda, manter uma relação profissional adequada com as autoridades federais, estaduais, municipais, do Distrito Federal e com os técnicos ou pessoas com quem venha a interagir, exercendo suas atividades com zelo e dedicação. 2.7 Atividades a serem desenvolvidas: realização de ações de pesquisas na área alimentação, nutrição e cultura.

3 – DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições com a proposta devem ser enviadas a partir do dia 27 de março de 2017 até o dia 17 de abril de 2017 até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data limite de submissão dos currículos.

3.2 Cada candidato deverá elencar, segundo prioridade de interesse, a linha de pesquisa que se gostaria de se voluntariar.

4 – DA SELEÇÃO

4.1 A seleção dos currículos em atendimento a este edital, será realizadapor intermédio de análises e avaliações pela equipe técnica do Programa Alimentação, Saúde e Cultura. Para tanto, são estabelecidas as seguintes etapas:

(3)

análise dos currículos e experiência nas linhas de pesquisa propostas.

b) Etapa II – última fase – serão realizadas entrevistas com os candidatos pré-selecionados. Caberá à coordenação do PALIN entrevistar os pré-pré-selecionados.

5 – DO RESULTADO

5.1 A relação dos candidatos selecionados na presente Chamada será divulgada e publicada na Internet no endereço http://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/ no dia 28 de abril de 2017.

5.2 O candidato selecionado deverá comparecer no Serviço de Recursos Humanos da Fiocruz Brasília, até o dia 05 de maio de 2017, para a assinatura do Termo de Adesão de Voluntário, sob pena de ser desclassificado da seleção, sendo convocado o candidato aprovado com classificação imediatamente posterior.

6 – DO LOCAL E DURAÇÃO DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO

6.1 O serviço voluntário, oferecido através das vagas deste edital, será desenvolvido no âmbito dos Projetos do Programa Alimentação, Nutrição e Cultura – PALIN da Fiocruz Brasília, podendo ser realizados em Brasília ou nas demais regiões administrativas do Distrito Federal relacionadas.

6.2 O serviço voluntário, oferecido neste edital, será desenvolvido de 08 de maio a 08 de novembro de 2017, podendo ser prorrogado, a critério da Fiocruz e conforme a disponibilidade do voluntário.

7 - REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DA CHAMADA

7.1 A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Fundação Oswaldo Cruz, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direitos indenização ou reclamação de qualquer natureza.

8 - CLÁUSULA DE RESERVA

8.1 A Fundação Oswaldo Cruz reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas na presente Chamada.

(4)

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 Qualquer alteração relativa à execução do trabalho voluntário deve ser solicitada Fiocruz por seucoordenador, acompanhada da devida justificativa, devendo a mesma ser autorizada antes de sua efetivação.

9.2 Ao final da vigência, o trabalhador(a) voluntário(a) deverá apresentar relatórios técnicos, em conformidade com o que estiver estabelecido por sua coordenação. 9.3 No final do período do serviço voluntário, o voluntário poderá requerer junto ao Serviço de Gestão do Trabalho – SEGEST da Gerência Regional de Brasília, a emissão de certificado de prestação de serviço voluntário, no qual constarão período de vinculação do voluntário, quantitativo de horas de serviço efetivamente prestados e descrição das atividades desempenhadas.

(5)

ANEXO 1

O Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura(PALIN) abrirá seleção para trabalho voluntário como estabelecido pela Portaria 001/2014 GAB/GEREB de 28 de abril de 2014, em pesquisa sobre excesso de peso, hábitos alimentares e patrimônios alimentares de populações quilombolas no Brasil do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares.

Os candidatos devem enviar currículos preferencialmente no formato estabelecido pela plataforma LATTES do CNPq ao e-mail obha@fiocruz.br, que enviará ficha cadastral da qual constam dados de identificação e a opção, segundo grau de interesse, de qual projeto de pesquisa se interessa em voluntariar-se. Esta ficha deve ser preenchida e enviada para o e-mail citado até o dia 17 de abril de 2017

às 23:59 horas (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos). Os resumos dos projetos de pesquisa e os

respectivos perfis e vagas são descritos abaixo:

O Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (PALIN) abrirá seleção para trabalho voluntário como estabelecido pela Portaria 001/2014 GAB/DIREB de 28 de abril de 2014, em pesquisa sobre excesso de peso, hábitos alimentares e patrimônios alimentares de populações quilombolas no Brasil do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares.

Os candidatos devem enviar currículos preferencialmente no formato estabelecido pela plataforma LATTES do CNPq ao e-mail obha@fiocruz.br que enviará ficha cadastral da qual constam dados de identificação e a opção, segundo grau de interesse de qual projeto de pesquisa se interessa em voluntariar-se. Esta ficha deve ser r preenchida e enviada para o e-mail citado até 17 de abril de 2017 as

23:59 horas (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos). Os resumos dos projetos de pesquisa e os

respectivos perfis e vagas são descritos abaixo:

RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA “BIOGRAFIAS ALIMENTARES DE MULHERES OBESAS DE BAIXA RENDA NO BRASIL:

Trata-se de um projeto sobre biografias de mulheres de baixa renda relacionado a compreensão do fenômeno da obesidade como expressão histórico-econômica e social circunscrita na biografia de indivíduos que vivem esta experiência. Trata-se da realização de estudo qualitativo pela utilização de abordagem da História de Vida e análise fenomenológica. Será realizado com a participação de cerca de 200 mulheres obesas (acima de 30,0 do Índice de Massa Corporal) entre 20 a 55 anos, identificadas pelos bancos de dados de acesso público do Programa Bolsa Família, e o Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), por meio de entrevistas em profundidade realizadas por telefone sobre a história biográfica biológica, social, simbólica e cultural da experiência da obesidade.

Perfis 1: Graduandos em Ciências Sociais e Nutrição, Vagas: 03

Perfil 2: Graduados em Ciências Sociais e Nutrição Vagas: 03

Perfil 3: Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Nutrição e Ciências Sociais Vagas: 03

(6)

RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA: MIGRAÇÃO E COMENSALIDADE: A INFLUÊNCIA DAS FEIRAS POPULARES NA FORMAÇÃO E TRANSMISSÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES NO CAPITAL DO BRASIL-BRASÍLIA

No Distrito Federal são identificadas “ 75 Feiras Permanente Populares” como expressão de sustentação comercial para as práticas gastronômicas populares mais plurais e de representação valorativa como foco de resistência cultural. Esta pesquisa utiliza a abordagem etnográfica e envolve um conjunto de concepções e procedimentos metodológicos para fins de conhecimento científico e popular da realidade social dos patrimônios materiais e imateriais vendidos nestas feiras, como produtos, receitas e modos de fazer a culinária e de comensalidade de feirantes e clientes. A coleta de dados será efetuada no cotidiano das feiras e espera-se com seus resultados compreender o processo deformação e transmissão de hábitos alimentares no DF.

Perfis 1: Graduandos em Ciências Sociais e Nutrição, Ciências Agrárias, Ciências Econômicas, Geografia, Educação e Comunicação Social

Vagas: 03

Perfil 2: Graduados em Ciências Sociais, Nutrição e Ciências Agrárias, Ciências Econômicas, Geografia e Educação e Comunicação Social

Vagas: 03

Perfil 3: Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Nutrição e Ciências Sociais Vagas: 03

RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA: PATRIMÔNIOS MATERIAIS E IMATERIAIS DE PROMOÇÃO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO BRASIL.

A importância da população negra na formação da culinária brasileira é atestada por inúmeros historiadores, folcloristas e antropólogos como expressão indenitária de vários grupos étnicos e povos que habitam o Brasil. Trata-se da realização de um subprojeto de pesquisa no âmbito do PROJETO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO GRUPO MATERNO-INFANTIL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE DIFERENTES MACRO REGIÕES BRASILEIRAS: ESTUDO MULTICÊNTRICO” realizado em parceria com a Universidade de Brasília e outras universidades brasileiras. O objeto deste subprojeto parte do pressuposto que a população afro descendente tem diversos saberes, formas de expressão culinárias e itinerários terapêuticos com base no uso de alimentos e alimentação que podem contribuir para a promoção a alimentação saudável e cuidado dietético da população brasileira. Buscar-se-á realizar inventário de fontes primárias e secundárias de bens culturais materiais e imateriais por meio de entrevistas em profundidade em comunidades quilombolas prioritariamente localizados no Estado de Goiás.

Perfis 1: Graduandos em Ciências Sociais e Nutrição, História e Geografia Vagas: 03

Perfil 2: Graduados em Ciências Sociais, Nutrição, História e Geografia Vagas: 03

Perfil 3: Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nutrição, História e Geografia Vagas: 03

Referências

Documentos relacionados

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Internal sac armature (Fig. 5) consisting of two basal spine-shaped straight sclerites, 2.8 times as long as wide (Fig. 5a) or as in figure 5A; two long, laminar and median

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Desta forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo

Segundo [HEXSEL (2002)], há indicações de que o número de técnicos qualificados é pequeno frente à demanda e, portanto, estes técnicos tornam-se mão-de-obra relativamente

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -