• Nenhum resultado encontrado

Teste 6º Ano Ulisses-NEE (1)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teste 6º Ano Ulisses-NEE (1)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATENTAMENTE O SEGUINTE TEXTO:

Começaram a explorar a ilha, todos contentes e cada vez mais descansados.

A certa altura, depois de terem subido uma pequena colina, ao descerem a vertente do lado de lá viram-se de repente no meio de um enorme rebanho de ovelhas, cabras e carneiros. E o pior de tudo é que avistaram mesmo no meio do rebanho, sentado num rochedo altíssimo, um ciclope formidável!

(…) Apavorados, quiseram fugir. (…) Esconderam-se então no meio do rebanho, e como reparassem que ali ao lado havia uma entrada de uma gruta enorme, para lá se dirigiram todos rastejando com muita cautela para o monstro não os ver.

Chegaram à gruta e lá dentro respiraram. Pelo menos por uns tempos estavam a salvo, pois o ciclope não os tinha pressentido. (…) Calculem onde eles tinham ido parar: à própria caverna onde morava o ciclope!

Quando o Polifemo entrou, trazia um veado morto às costas, que ele tinha apanhado para a sua ceia. Nem reparou nos homens. (…) Depois, cansado, sentou-se ali no chão.

De repente – o que viu ele? Sombras de homens dançando na parede mesmo na sua frente, sombras de homens que se escondiam entre a fogueira e a parede...

Deu um salto e começou a gritar: “Homens... Homens... Homens...” (…)

Ulisses, quando o viu mais calmo, saiu do seu esconderijo para lhe falar. E a conversa desenrolou-se assim:

ULISSES – Ouve lá, ouve lá, não me comas que eu quero falar contigo. POLIFEMO – O que é que tu me queres, pigmeu?

ULISSES – Bem... tu já comeste tanta carne humana, com certeza deves sentir sede... POLIFEMO – Sede?! Tenho, tenho sede... Mas se julgas que vou buscar água lá fora para vocês se escaparem daqui, estás muito enganado!

ULISSES – Não é nada disso. É que eu tenho ali um vinho muito bom para ti, mas só to dou a beber se me fizeres um favor...

Grupo I - COMPREENSÃO ESCRITA

ATENÇÃO:

 Deves usar caneta azul ou preta e quando te enganares risca, pois não podes usar corretor;  Lê atentamente o texto e todas as questões da Ficha de Avaliação antes de as realizares;  Lembra-te de dar respostas completas (será descontado caso não o faças!);

 Relê a ficha antes de a entregares à professora (perguntas e respostas). Mãos à obra! ESCOLA E. B. 2,3 Maria Veleda

2.ª FICHA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA – 6.º ANO LÍNGUA PORTUGUESA

Nome _________________________________________________ N.º____ Turma _____ Data ___/ ____ / 2014 Avaliação: ______________________________

(2)

POLIFEMO – Vinho?! Que é isso?

ULISSES – É uma bebida muito agradável. Queres experimentar? POLIFEMO – Quero. E que favor é que vais pedir-me?

ULISSES – Que nos deixes sair daqui vivos estes poucos que somos já...

POLIFEMO – Olha que ideia! Esse favor não te faço eu. Mas prometo fazer-te um favor que te digo qual é depois de beber o vinho. Dá-me lá esse tal vinho! DÁ-ME ESSE VINHO JÁ, JÁ...

Ulisses mandou logo que trouxessem o barril de vinho e o estendessem ao ciclope, que o pôs à boca e deu muitos estalinhos com a língua e bebeu tudo até à última gota!

POLIFEMO – Isto é bom, muito bom mesmo. Foste simpático para mim e por isso vou fazer-te o favor que fazer-te prometi. Sabes qual é? Tu vais ser o último de vocês todos que eu vou comer!

Maria Alberta Menéres, Ulisses Responde ao que te é pedido, com frases completas e por palavras tuas.

1. Localiza a ação no espaço.

_______________________________________________________________________________ 2. Identifica as personagens do texto.

_______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3. Caracteriza Ulisses e Polifemo utilizando três adjetivos para cada personagem.

Ulisses: _________________________________________________________________________ Polifemo: _______________________________________________________________________ 4. Polifemo descobre os marinheiros.

4.1. Como foi isso possível, se eles estavam escondidos?

Polifemo descobriu Ulisses e os seus marinheiros ao ver as _________________ deles projetadas nas ________________ da gruta devido ao _________________.

5. Ulisses decidiu intervir.

5.1. Qual foi o momento escolhido para se aproximar do ciclope?

_______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 5.2. Que lhe ofereceu Ulisses?

_______________________________________________________________________________ 5.3. Qual foi a promessa do gigante?

_______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 6. Identifica o tipo de narrador.

_______________________________________________________________________________ Justifica com uma expressão do texto. ________________________________________________ 7. Dá um título ao texto.

(3)

8. Identifica os seguintes recursos expressivos, ligando as duas colunas:

“…todos contentes e cada vez mais descansados.” repetição “…um enorme rebanho de ovelhas, cabras e carneiros.” enumeração “Homens... Homens... Homens...” adjetivação 9. Indica um sinónimo para cada palavra sublinhada, tendo em atenção a frase.

a. “(…) Apavorados, quiseram fugir. (…)” ____________________________________________ b. “E a conversa desenrolou-se assim:” _____________________________________________

Parte B

Numa entrevista a Maria Alberta Menéres, por altura da comemoração dos seus 80 anos, foi-lhe colocada a seguinte questão sobre a obra que estudaste:

O Ulisses é um dos seus best-sellers. Conte então como aconteceu.

Maria Alberta Menéres – Na Pedro Santarém, uma das últimas escolas onde estive como professora, a certa altura tive de fazer aulas de substituição de cada vez que uma professora faltava. E, então, como não eram meus alunos e não os conhecia, comecei a contar o Ulisses e isto durou o ano inteiro. Às tantas, todos queriam ouvir a história e acabei numa sala polivalente enorme a contar o fim. Escrevi-o em cinco dias e foi escrito tal e qual como foi contado. Tem uma grande oralidade, mas resulta muito bem porque as crianças quando o leem é como se estivessem a ler a história. Mas tudo começou de uma tentativa de captar a atenção dos miúdos e fazê-los interessarem-se pelo que estava a contar.

Notícias Magazine, 30-05-2010

10. Depois de leres a resposta da escritora, identifica as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F).  A escritora começou a dar aulas na escola Pedro Santarém. 

As aulas de substituição foram a motivação para a autora de Ulisses.   A história despertou grande interesse em toda a escola. 

 A história demorou um ano inteiro a ser escrita. 

 A história escrita é diferente da história que era contada.  11. “O Ulisses é um dos seus best-sellers.”

O que significa a palavra sublinhada? (Risca o que estiver errado) Best-seller significa: o mais vendido / o mais interessante.

1. Identifica, na frase que se segue, um pronome e um determinante e indica a sua subclasse: Ulisses ofereceu o seu vinho a Polifemo e este aceitou-o.

Determinante: ______________________ subclasse: __________________________ Pronome: __________________________ subclasse: __________________________ Grupo II - GRAMÁTICA

1

2

3

c

b

a

(4)

2. Reescreve as seguintes frases, substituindo as palavras sublinhadas por pronomes pessoais. a. Ulisses deu o vinho ao ciclope.

_______________________________________________________________________ b. Ulisses e os marinheiros viram a gruta.

_______________________________________________________________________ c. Eu e os marinheiros subimos uma pequena colina e começámos a avistar um rebanho. _______________________________________________________________________ d. Ulisses deu o vinho a Polifemo!

_______________________________________________________________________

3. Transforma as seguintes frases simples em frases complexas. Substitui as palavras sublinhadas pelo pronome adequado, para evitares as repetições.

3.1. Polifemo estava no meio do rebanho. Ulisses viu Polifemo a tocar flauta.

_______________________________________________________________________________ 3.2. Os amigos de Ulisses queriam sair da gruta. Polifemo não deixava sair os amigos de Ulisses. _______________________________________________________________________________ 4. Trancreve os adjetivos presentes na seguinte frase:

Avistaram mesmo no meio do rebanho, sentado num rochedo altíssimo, um ciclope formidável! _______________________________________________________________________________ 4.1. Diz em que grau se encontram.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 4.2. Identifica a sua subclasse.

_______________________________________________________________________________

4.3. Reescreve a frase colocando os adjetivos no grau superlativo absoluto analítico.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

5. Completa o quadro que se segue, de acordo com o exemplo:

FORMAVERBAL INFINITIVO CONJUGAÇÃO TEMPO MODO

comeram comer 2ª Pretérito Perfeito Indicativo

começaram estavam viu vou pôs

(5)

AUTOAVALIAÇÃO

AUTOAVALIAÇÃO (coloca um círculo)

Fiz este teste:  antes do tempo  dentro do tempo  fora do tempo

Achei o teste: fácil mais ou menos fácil mais ou menos difícil  difícil 

 Estive atento nas aulas.  Estive distraído nas aulas.  Estudei para o teste.  Não estudei.

 Fiz os t.p.c.  Não fiz os t.p.c. Esclareço as dúvidas. Não esclareço as dúvidas.

Acho que a minha avaliação vai ser: Muito boa  Boa  Suficiente  Insuficiente 

Acho que a minha avaliação vai ser: Excelente Sat.Bem Satisfaz  Não satisfaz

regulares: comer, ________________________________________________________________ irregulares: _____________________________________________________________________

5.2. Reescreve a frase que se segue no Futuro do Indicativo:

Começaram a explorar a ilha, todos contentes e cada vez mais descansados.

_____________________________________________________________________________ 6. Identifica as funções sintáticas dos seguintes elementos da frase: “Eu faço-te esse favor.”

FUNÇÃO SINTÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA

Eu te

faço-te esse favor esse favor

7. Preenche os espaços em branco com os seguintes pares de palavras: noz / nós conselho / concelho

Será que Polifemo gostaria deste bolo de ______? / ______ gostamos muito.

Qual será o ________________ da ilha da Ciclópia? / Ulisses deu um __________ aos seus companheiros.

7.1. Como designas estes pares de palavras?

Homónimas Homófonas Homógrafas 

8. Verifica que em cada um dos pares de frases seguintes falta um acento gráfico numa das palavras sublinhadas. Acentua as que considerares ser necessário.

Ulisses duvida conseguir sair da gruta. / Nós não temos duvida, sabemos que vai conseguir. Na ilha não há fabrica de instrumentos musicais. / Polifemo fabrica manualmente as suas flautas. 8.1. Como designas estes pares de palavras?

Homónimas Homófonas Homógrafas 

Referências

Documentos relacionados

Esta disse~ aborda as relayoes entre o choro e o repert6rio pianistico brasileiro, atraves de um enfoque analitico sobre aspectos hist6ricos e musicais referentes tanto ao

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Traçar um perfil do conteúdo veiculado nas manhãs brasileiras identificando categorias e gêneros utilizados por estes cinco importantes canais e suas afiliadas locais, é

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Ainda que não se utilizem diretamente suas obras, os fundamentos por ele expostos – há mais de um século – ainda permanecem vivos nas discussões tributárias

“De outra parte, em se tratando de arguição de negativa de prestação jurisdicional, o prequestionamento tem de estar revelado nos embargos de declaração, ou seja, a parte