• Nenhum resultado encontrado

Terezinha Souza Silva e Marielle Francisco da Silva, a Mariele Franco, são duas mulheres que sempre lutaram

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Terezinha Souza Silva e Marielle Francisco da Silva, a Mariele Franco, são duas mulheres que sempre lutaram"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Rondonópolis-MT, 01 a

07

de Março de 2021 EDIÇÃO 733VALOR R$ 3,00

Página 04

Página 03

Página 05

Página 07

Marielle Franco e Terezinha Souza

mulheres de luta, vítimas da violência

T

erezinha Souza Silva e Marielle Francisco da Silva, a Mariele Franco, são duas mulheres que sempre

luta-ram para a melhoria de vida dos mais humildes e tiveluta-ram atuação política destacada, infelizmente, ambas

morreram de forma trágica e até o momento sem esclarecimentos.

Dentre as diversas mulheres de luta, que são homenageadas, neste mês de março, que é marcado pelo Dia

Interna-cional da Mulher, no dia oito de março, lembramos-nos da história destas duas.

Deputados aprovam

men-sagem do governo para

conter disseminação do

coronavírus

Contribuintes já podem

pa-gar IPTU 2021 com 20% de

desconto ou parcelado

Unemat

realiza-rá colações de grau

virtual para evitar

aglomeração

(2)

Expediente

Não é de hoje que a ciência vem alertando so-bre os riscos da pandemia da Covid-19 se agravar no Brasil. O problema da doença em nosso país en-volve várias questões, primeiro que se trata de um país de dimensões continentais, onde todo e qualquer controle é muito difícil de se fazer.

A segunda questão é que o Brasil e o povo brasileiro sempre foram muito próximo um do outro, um exemplo é que o brasileiro comum adora se cumprimentar, se abraçar ou até mes-mo dar um beijinho no rosto de uma pessoa quando é apresentado a ela.

Tem que ser leva-do em consideração à questão da cultura do brasileiro, nós somos avessos ao cumprimen-to de regras. Quando os governos estaduais e municipais colocaram em voga as medidas de isola-mento social no começo muita gente aprovou, mas no decorrer da pandemia pessoas foram relaxando e deixando de cumprir as re-gras mesmo vendo os casos aumentando a cada dia.

O brasileiro não conse-guiu se isolar e dificilmente vai conseguir por causa das suas características

cultu-rais. No entanto, se não for feito nada nesse sentido de isolamento ou de evitar um contato mais próximo entre as pessoas com toda certe-za, o que já está ruim pode

ficar ainda pior.

Para completar ainda os problemas da covid-19 no Brasil é importante desta-car, que houve no primeiro momento uma resistência à vacina por parte princi-palmente do Presidente da República e chegou a dizer publicamente que não iria vacinar e que a vacina po-deria inclusive ter efeitos colaterais.

Em tom, jocoso Bolso-naro chegou a dizer que as pessoas que tomaram a va-cina poderiam virar jacaré.

Depois, o presidente até que mudou o discurso,

reconheceu a importân-cia da vacina, no entanto o próprio governo federal não conseguiu comprar a quantidade de imuni-zantes suficientes para atender a demanda do Brasil nos últimos meses e a vacina que era para ser algo para atender em massa população acabou sendo algo para atender uma pequena parcela da população devido à falta de imunizantes no país.

O que deve ser feito agora? Deve-se primeiro ter medidas de controle da doença eficazes e que realmente proporcionam segurança à população brasileira. O isolamento social deve ser funda-mental neste momento.

O segundo aspecto é sim reforçar a vacinação em todo o país, buscar o máximo de vacinas possí-veis para evitar a propaga-ção da doença na velocida-de atual.

Mesmo assim, todos nós sabemos que muito ainda precisa ser feito para resolver o problema da pandemia no Brasil.

Tem que ser levado

em consideração à

questão da cultura

do brasileiro, nós

somos avessos ao

cumprimento de

regras. Quando os

governos estaduais

e municipais

co-locaram em voga

as medidas de

isolamento social

no começo muita

gente aprovou

EDITORA EOS EDITORA & MARKETING

CNPJ: 01.074.177/0001-03 Trav. Antonio R. Dos Santos, N° 150 Sl. 02 - Centro, Sob. Esq. com Otávio Pitaluga - CEP:

78700-190 - Rondonópolis - MT Registro de Patente: 906856736/2013

Fone: 3023 3288

9 9649 6817

DIRETOR RESPONSÁVEL

Evandro Oliveira dos Santos

JORNALISTA & REDAÇÃO

Evandro Oliveira dos Santos / DRT-MT 1062 Denis Maris / DRT-MT 508/2

Lucas Perrone

DIAGRAMAÇÃO & ARTE

Alcídio Schwarzbold Júnior

SECRETÁRIA & DEPTO FINANCEIRO

Vera Lucia Brovine

COLABORADORES

Rivian Dias (foto) Agora MT (site) GazetaMT (site) Primeira Hora (site) Macsuel Oliveira(Foto) DEPT. DISTRIBUIÇÃO WB Entregas Jonathan Ferreira Tiragem: 3.600 5000 Email Marketing Envio via WhatsApp - 9.000 Postagem Instagram e Facebook

e_mail:

contato@regionalmt.com.br redacao@regionalmt.com.br As matérias e artigos assinados,

são de inteira responsabilidade de seus autores, os originais não

serão devolvidos.

MOMENTO DA FÉ

Cuidados para escolher a melhor vacina

inativada contra Salmonella em aves

* POR EVA HUNKA

®

OPINIÃO

página 2

Jornal Folha Regional

OPINIÃO

Acesse: www.regionalmt.com.br - CURTA O FOLHA REGIONAL NAS REDES SOCIAIS @folharegionalmt

As vacinas são imunizantes cada vez mais valorizados de-vido ao excelente custo-bene-fício. Afinal, elas protegem os animais contra as doenças e a prevenção normalmente é me-nos custosa que o tratamento. A Salmonella é uma das prin-cipais preocupações da avicul-tura nacional e também pode afetar as pessoas. Os produtos biológicos ganham cada vez mais relevância para combater essa doença. A ciência já con-seguiu produzir diferentes tipos de vacinas – cada qual com seus cuidados específicos, desde o ciclo de produção ao período pós-aplicação. Todos estes cui-dados são essenciais para ga-rantir que os animais vacinados estejam, de fato, imunizados.

Um dos tipos de vacina dis-poníveis no mercado utiliza an-tígenos inativados, que são não--replicativos e podem ser vírus ou bactérias mortas, ou mesmo apenas fragmentos deles. Estas vacinas, diferentemente das que contêm o vírus ou a bac-téria viva, não chegam a "imi-tar" as doenças, mas funcionam como ativadores do sistema de proteção do animal, crian-do uma memória imunológica. A vacina inativada contém muito mais do que o antígeno. Ela é composta por muitos ou-tros componentes, quase tão importantes quanto ele: são adjuvantes, conservantes e até mesmo resíduos do meio de cultura, cada um com sua fun-ção específica. Esses insumos podem necessitar de diferentes condições de armazenamento, via de aplicação, local de

inocu-lação e até mesmo temperatura. As condições de armaze-namento preservam os compo-nentes e a qualidade da emul-são vacinal. Esse fator é muito importante para minimizar o risco de contaminação do pro-duto, visto que no frasco existe um meio rico que favorece a proliferação de microrganis-mos que, porventura, venham a contagiar a solução vaci-nal. Essa contaminação pode acarretar alterações químicas, como mudança de pH e per-da de equilíbrio eletrolítico, e, dependendo do agente infec-tante, é possível ter quadros de reação no local de aplica-ção, além queda de produção ou mesmo mortalidade no lote.

Nesse sentido, os adjuvan-tes são essenciais na composi-ção de vacinas inativadas, pois dificultam o processamento do antígeno pelas células que con-tenham outros antígenos. Dessa forma, também aumentam o pe-ríodo em que o microrganismo estará em contato com o sistema imune, melhorando a resposta imunológica. Essa tecnologia, portanto, aumenta a resposta imune das bactérias utilizadas, diminuem a quantidade neces-sária para ativar o sistema imu-nológico e, com isso, tornam o custo de produção mais baixo.

Muitos compostos são uti-lizados como adjuvantes (sa-poninas, óleos minerais etc), todos com a função de estimu-lar a proliferação de linfócitos T (células com funções imuno-lógicas) e provocar um proces-so inflamatório, que não pode ser exagerado, pois a resposta dos organismos a esta reação pode ser prejudicial ao animal e promover efeitos colaterais, como formação de granulo-ma, dor e desconforto local. A temperatura de aplicação da vacina inativada também é um ponto crítico. Dependen-do da natureza Dependen-do adjuvan-te, a temperatura inadequada pode tornar a vacinação mais dolorosa e aumentar a injúria no local de aplicação. Os ad-juvantes oleosos tendem a so-frer mais que os aquosos com

a oscilação de temperatura, pois se tornam mais viscosos. Isso dificulta o processo de aplicação, pois além de au-mentar a dor e a injúria local, tendem a forçar mais a mão do vacinador durante a vacinação.

Bactérias como a Salmo-nella necessitam de adjuvan-tes muito eficienadjuvan-tes, pois são conhecidas por causar reações pós-vacinais severas. Nestes casos, adjuvantes de última ge-ração compostos por um óleo mineral, com tensoativo não iônico oriundo do manitol, pro-movem resposta celular e hu-moral e aumentam a produção de Imunoglobulina G (IgG), mesmo para antígenos de baixa imunogenicidade. Além disso, por não conterem componentes de origem animal ou bacteriana, são considerados seguros para uso, mesmo em aves de produ-ção. A viscosidade deste tipo de adjuvante também sofre menor impacto devido à variação de temperatura. Isso proporciona melhorias, que vão além da saúde e do bem-estar animal, facilitando o trabalho do va-cinador durante a aplicação. Vacinas multicepas con-tra a Salmonella têm maior ou menor grau de injúria local, dependendo da natureza do ad-juvante e isso costuma ser pro-porcional a sua imunogenicida-de – que é a capacidaimunogenicida-de imunogenicida-de uma substância de provocar resposta imune. Nesse cenário, a vacina Salmin Plus, recém-lançada pela Phibro Saúde Animal, é a única do mercado com cepas de Salmonella do sorogrupo B, C e D, além de contar com ad-juvante de última geração, que proporciona imunidade ampla e de longa duração com baixíssi-mo grau de reação no local de aplicação. Os cuidados com a vacina começam na sua esco-lha e resultam em qualidade e lucratividade para a avicultura.

Eva Hunka, médica veteriná-ria pela UFRPE, mestre em me-dicina veterinária preventiva pela Unesp e gerente de negócios bio-lógicos da Phibro Saúde Animal.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Escute o que as

jovens mulheres têm a dizer sobre equidade de gênero

* POR Karina Luckmann

Não me canso de ser sur-preendida pelo mundo dos livros! Mesmo com a ex-periência de mais de duas décadas no mercado li-vreiro, ainda me encanto com o poder que eles têm de mobilizar mentes. Mui-tas vezes, achamos que as obras têm um público-alvo definido por características como faixa etária. Entretan-to, quando temos narrativas verdadeiramente poderosas, todas as possíveis fronteiras são derrubadas para que a mensagem chegue aos que querem ouvi-la; aqueles que querem transformar e serem transformados por ela. Essa história toda parece muito enigmática? Desculpe-me! Vou explicar melhor...

Conversando com a minha sobrinha – que tem somente 14 anos – ouvi sobre a im-portância de ela ter lido a obra Escute o que ela diz, da escritora Joanne Lipman. Segundo essa jovem mu-lher, a partir da leitura, ela pôde construir argumenta-ções acerca da relevância da equidade de gênero. “Eu pude conversar e alertar al-guns amigos, que ainda são machistas e não respeitam as mulheres, sobre o absur-do desse comportamento”, contou. Confesso que fiquei surpresa. Esse livro tem por

público-alvo o mercado cor-porativo, ou seja, está focado em profissionais – homens e mulheres – que querem e precisam oxigenar compor-tamentos nos ambientes de trabalho.

E, como esse título mobili-zou a atenção de uma ado-lescente? Acredito que pela força do tema. A relevante busca pela igualdade de gê-nero é percebida como uma luta feminina, liderada por mulheres e para o benefí-cio das mulheres. A escrito-ra Joanne Lipman defende que ambos os sexos devem combater os vieses incons-cientes que perpetuam com-portamentos inadequados nos ambientes corporativos e em toda a sociedade. Na obra Escute o que ela diz, a autora afirma que quando ti-vermos mais homens se mo-bilizando para acabar com a desigualdade de gênero, poderemos trabalhar lado a lado, vislumbrando um fu-turo diferente. Na prática, a mensagem trazida pelo livro é que homens e mulheres devem trabalhar juntos pela diversidade, para a equidade salarial e por oportunidades iguais, porque a diversidade é boa para todos – e está di-retamente ligada a melhores resultados para as empresas. E, na minha opinião, é aqui que a narrativa se torna po-derosa e mobilizadora de mulheres de qualquer faixa etária!

Vale lembrar que a autora alerta que homens jovens têm um papel descomunal nas culturas misóginas do Vale do Silício e em Wall Street. Mas há amplos

indí-cios de que, no cômputo ge-ral, a geração nascida entre a década de 1980 e início da de 2000 tem uma visão mais igualitária do mundo que as gerações mais ve-lhas. Os homens da geração millennial – hoje entre 18 e 38 anos – têm mais probabi-lidades de favorecer um re-lacionamento igualitário en-tre maridos e esposas. Essa geração, inclusive, deve li-derar uma nova cultura cor-porativa. Em contrapartida, a união entre homens e mu-lheres em prol dessa mudan-ça de comportamento ainda está longe de ser uma reali-dade. Diante desse desafio, minha sobrinha encontrou uma brecha para mobilizar o seu entorno (a escola, es-pecialmente) e influenciar, positivamente, essa constru-ção de uma nova forma de combater o machismo. Do seu jeito, essa jovem mulher conseguiu enxergar no livro um novo valor, levando a mensagem para o ambiente escolar. Admirável!

Lu Magalhães é presiden-te da Primavera Editorial, sócia do PublishNews e do #coisadelivreiro. Graduada em Matemática pela Pontifí-cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e espe-cialização em Desenvolvi-mento Organizacional pela Wharton School (Universi-dade da Pennsylvania, Es-tados Unidos). A executiva atua no mercado editorial nacional e internacional há mais de 20 anos.

O Brasileiro e a pandemia

Tudo vai dar certo...

Esta mensagem é para alegrar você e lhe dar forças para enfrentar

esta fase que está sendo tão difícil de encarar. Faça de seus

pensa-mentos a força de que está precisando. Esqueça as coisas ruins e

limpe a mente cultivando somente bons pensamentos. Acredite no

sucesso total, não imagine obstáculos na sua mente.

Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar.

Tenha fé, otimismo e ação. Sua vida só você a vive, portanto goste

mais, acredite mais, e seja mais feliz. Procure plantar sementes de

amor e otimismo na sua vida, e você colherá sempre maravilhosos

frutos.

Eu acredito em você!

Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está

firme, porque em ti confia. (Isaías 26:3)

(3)

SUPLENTE

A ex-vereadora Ma-ríuva Valentim Chaves (MDB), que ficou na primeira suplência den-tro da chapa do partido, nas eleições do ano pas-sado, não tem expectati-va de assumir o manda-to na atual legislatura.

Tranquila, Mariuva refletiu que os vereadores do partido, que estão na Câmara não devem, pelo menos no momento, entrar com qualquer pedido de licença, para fazer um rodízio entre os parlamentares.

Vale destacar que a ex-vereadora ficou apenas 10 votos de uma cadeira na câmara de Rondonópolis.

Mariuva que está aposentada do serviço público é atualmente presidente do conselho da mulher de Ron-donópolis.

RIVAIS

Não chame para sentar na mesma mesa de um restaurante, pre-feito de Cuiabá Ema-nuel Pinheiro (MDB) e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). Os dois estão

em rota de colisão, tanto Mendes como Emanuel Pi-nheiro, tem tirado boa parte do tempo deles para trocar farpas e acusações.

Depois do debate sobre o VLT ou BRT onde Mendes e Pinheiro não se entenderam, agora ambos também não se entendem em relação a decretos municipais e esta-duais.

QUERIDO

Quem acha que o prefeito de Rondonó-polis, Zé Carlos do Pá-tio (SD), está despres-tigiado com relação a partidos políticos e, está bastante enganado.

Pátio, apesar de ter perdido o comando Estadual do Solidariedade, pode escolher a sigla que quer militar no futuro. O motivo é simples, caso ele deseje sair do So-lidariedade, Pátio tem convites do PTB do PSD e do REDE.

EM BRASÍLIA

Durante a semana, o prefeito de Rondonópo-lis, Zé Carlos do Pátio, esteve na capital federal, participando de diversas reuniões.

Pátio foi recebido por lideranças do PSD, como por exemplo, o Senador Carlos Fávaro ele também foi re-cebido por lideranças do PP como o caso do deputado federal Neri Geller, o prefeito tratou de diversos temas com as lideranças inclusive, da vinda de recursos para Rondonópolis.

PERTO DO PP O ex-candidato a pre-feito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, ou Pai-sagista, ainda não decidiu seu futuro político. Tudo indica que ele deve

mes-mo deixar o DC, partido que disputou as eleições do ano passado.

O destino de Ferreira, pelo que muitos dizem que deve ser o PP.

Vale destacar que o prefeito de Rondonópolis está na base de apoio do prefeito Zé Carlos do Pátio, que é

01a

07

de março de 2021

POLÍTICA

página 3

Jornal Folha Regional

POLÍTICA

PANORAMA

POLÍTICO

Acesse: www.regionalmt.com.br - CURTA O FOLHA REGIONAL NAS REDES SOCIAIS @folharegionalmt

Câmara Municipal publica portaria

so-bre Funcionamento com novo decreto

Amesa diretora da Câ-mara de Vereadores di-vulgou nova portaria para disciplinar o funciona-mento da Casa de Leis até o dia 15 de março.

Pela nova portaria o atendimento ao público externo está proibido. No entanto, caso o cidadão precise de serviços da Câmara, ele poderá ser atendido pelo telefone 66 98437-8023 ou pelo email: camararooco-vid19@hotmail.com.

As unidades adminis-trativas deverão funcionar com o número mínimo de servidores, que deverão trabalhar em sistema de rodízio.

No entanto, caberá aos chefes imediatos de cada setor determinar os crité-rios para a realização dos rodízios.

O expediente interno dos gabinetes será das 13 às 17 horas.

Os servidores do cha-mado grupo de risco

de-verão, no entanto, apre-sentar atestado e realizar as atividades, por meio do sistema home-office.

Por outro lado, a

porta-ria veda a presença na Câ-mara de servidores com febre ou de doenças respi-ratórias.

Senado vota proposta que cria

lide-rança da bancada feminina na terça

Em reunião virtual com com a bancada feminina no Senado nesta quarta--feira (3), o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se comprometeu a colocar como primeiro item da pauta da sessão do plená-rio da próxima terça-feira (9) o Projeto de Resolu-ção do Senado PRS 6/21 que trata da indicação de líder e vice-líder da ban-cada feminina.

“O papel da liderança é ter voz e vez na banca-da. Não teremos voz, nem vez à altura da nossa re-presentatividade (de tudo aquilo que nós represen-tamos defendendo não só a mulher, mas a sociedade brasileira na sua pauta, pelo olhar e pela sensibili-dade feminina) se nós não tivermos assento no Colé-gio de Líderes para falar, para reivindicar pauta, para deliberar o que entra e o que não entra na

pau-ta [do plenário] e pau-também nas comissões”, avaliou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) que será indi-cada como primeira líder da nova bancada. A ideia é que haja revezamento se-mestral no cargo entre as 12 senadoras.

Para comemorar o mês da mulher, além do tex-to que garante o direitex-to a uma liderança na Casa, as senadoras conseguiram apoio de Pacheco para convencer o colégio de líderes a votar outras três propostas sugeridas por elas no mês de março.

As pautas foram defi-nidas por votação entre as parlamentares. Uma delas é a proposta que estabe-lece prisão de até quatro anos para a prática de per-seguição obsessiva, tam-bém conhecida tamtam-bém como stalking. A perse-guição obsessiva é uma prática reiterada, em que a vítima é ameaçada psico-logicamente ou até fisica-mente e tem sua liberdade de ir e vir restringida. O criminoso, que pode atu-ar também por meio da internet, perturba a liber-dade ou invade a

priva-cidade da vítima. O texto da senadora Leila Barros (PSB-DF), aprovado pelo Senado, foi modificado na Câmara em dezembro do ano passado e, por isso, precisará de nova análise dos senadores.

Os deputados aprova-ram o substitutivo da de-putada Sheridan (PSDB--RR), que aumentou a pena prevista no texto ini-cial e incluiu outras alte-rações de propostas apen-sadas ao original. Pelo texto aprovado, a pena será de um a quatro anos de reclusão e multa, mas poderá ser ainda maior se o crime for cometido contra mulheres por ra-zões da condição do sexo feminino; contra crianças, adolescentes ou idosos; se os criminosos agirem em grupo; ou se houver uso de arma.

Fonte: Agência Brasil

Deputados aprovam mensagem do governo para conter

disseminação do coronavírus

Em duas sessões extraor-dinárias nesta semana(02), os deputados de Mato Gros-so aprovaram o Projeto de Lei 155/2021, a mensagem 27/2021 do Governo do Es-tado, que dispõe sobre medi-das não farmacológicas para evitar a disseminação do novo coronavírus e fixa res-ponsabilização por condutas que infrinjam as normas de saúde pública no âmbito de Mato Grosso.

O PL teve cinco emen-das rejeitaemen-das e foi aprovado com seis votos contrários, entre eles dos deputados Ulysses Moraes (PSL), De-legado Claudinei (PSL), Sílvio Fávero (PSL), Fais-sal Kalil (PV) e Xuxu Dal Molin (PSC), além de uma abstenção do deputado Se-bastião Rezende (PSC). A matéria, que teve requeri-mento de admissibilidade aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Re-dação (CCJR), em reunião antes das sessões extraordi-nárias, também teve parecer oral favorável da Comissão de Saúde aprovado em ple-nário.

As medidas terão dura-ção de 15 dias e o governo

justifica que o projeto ob-jetiva conter o aumento ex-ponencial da contaminação causada pelo novo corona-vírus, bem como evitar que o sistema de saúde estadual entre em colapso. Confor-me o governo, a propositura impõe a devida repressão às condutas consideradas le-sivas ao enfrentamento da emergência de saúde públi-ca, tais como, inutilização da máscara facial e aglome-ração de pessoas.

Diz ainda que as medidas possuem respaldo científico no sentido de que a utiliza-ção do equipamento de pro-teção individual, inclusive por pessoas assintomáticas, reduz a disseminação do ví-rus no ambiente e ressalta ainda que, no caso de des-cumprimento da ordem le-gal, tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas sujeitam--se às sanções administrati-vas e, a depender do caso, criminais.

Pelo projeto aprovado em segunda votação, o Es-tado fica autorizado a apli-car multa para as pessoas físicas que descumprirem as normas, no valor de R$ 500. Já as empresas e/ou órgãos

públicos que cometerem as infrações podem pagar até R$ 10 mil.

A mensagem 27/2021 teve muita discussão em plenário. O deputado Ulys-ses Moraes (PSL) criticou a aplicação de multas e defen-deu a ampliação do funcio-namento de bares e restau-rantes. “Eu voto contrário a imposição de multa ao cida-dão. Eu também já vi aqui no grupo dos deputados que vários se manifestaram pela ampliação do horário de fun-cionamento do comércio. Eu espero que a gente consiga se reunir com as lideranças partidárias para poder rever-ter isso”, destacou.

Já o deputado Lúdio Ca-bral (PT), embora favorável ao projeto, disse que a me-dida não será suficiente para frear o avanço da pandemia. Segundo ele, o Estado de-veria impor as mesmas res-trições que impôs no ano

passado, com o fechamento total do comércio não es-sencial e a quarentena obri-gatória. Sebastião Rezende (PSC), que se absteve da votação, apresentou emenda para permitir o funciona-mento de igrejas e templos aos domingos. Segundo ele, “é na igreja que as pessoas recorrem para receber uma palavra de consolo”.

O presidente da Assem-bleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), fez ques-tão de destacar que “tem muita gente que não está entendendo a gravidade da pandemia. Estamos fazen-do algo por 15 dias, se não tivermos consciência, pode-mos ter medidas ainda pio-res. Estamos com 90% da ocupação das nossas UTIs. É hora do Parlamento se pronunciar de forma firme”, afirmou.

FLÁVIO GARCIA / Secreta-ria de Comunicação Social

(4)

Acesse: www.regionalmt.com.br - CURTA O FOLHA REGIONAL NAS REDES SOCIAIS @folharegionalmt

01a

07

de março de 2021 GERAL

página 4

Jornal Folha Regional

GERAL

Acesse: www.regionalmt.com.br - CURTA O FOLHA REGIONAL NAS REDES SOCIAIS @folharegionalmt

Marielle Franco e Terezinha Souza

mulheres de luta, vítimas da violência

T

erezinha Souza Silva e Mariel-le Francisco da Silva, a Mariele Franco, são duas mulheres que sempre lutaram para a melhoria de vida dos mais humildes e tiveram atu-ação política destacada, infelizmente, ambas mor-reram de forma trágica e até o momento sem escla-recimentos.

Dentre as diversas mu-lheres de luta, que são homenageadas, neste mês de março, que é marcado pelo Dia Internacional da

Mulher, no dia oito de março, lembramos-nos da história destas duas.

Terezinha, por exem-plo, ganhou destaque como executiva, do Ser-viço de Saneamento Am-biental de Rondonópolis, autarquia que presidiu en-tre 2009 a 2012 e de 2017 até o dia 15 de janeiro deste ano, quando foi bru-talmente assassinada em pleno centro da cidade.

Com um estilo de ges-tão de “mão de ferro”, Te-rezinha colocou as contas da autarquia em dia, fez

investimentos e deixou a cidade perto de ter 100% de esgoto e água tratada.

Ganhou respeito e ad-miradores e também mos-trou uma capacidade téc-nica acima da média.

Paralelamente ao tra-balho de gestora, coorde-nou campanhas eleitorais na cidade e no Estado e chegou a presidir partidos políticos.

Marielle, por outro lado, tinha uma carreira política em ascensão; ela era nascida na favela, no Complexo da Maré no

Rio de Janeiro. Havia sido eleita vereadora em 2016, com 48 mil votos;

Na Câmara carioca, tinha uma atuação forte em defesa dos direitos da mulher e também no com-bate à violência contra as camadas sociais, conside-radas mais humildes.

No entanto, assim como Terezinha, ela foi assassinada de forma bru-tal, no dia 14 de março, de 2018, junto com o seu motorista, na região do Estácio, no centro do Rio de Janeiro.

Terezinha foi morta a tiros, em plena luz do dia, na rua Otávio Pitaluga, em pleno centro de Ron-donópolis, no dia 15 de janeiro deste ano.

O que chama a atenção é a forma em que as duas morreram assassinadas de forma brutal, e com cri-mes ainda sem solução.

O caso de Marielle é o mais emblemático, pois prestes há completar três anos, muito pouco se sabe sobre quem foram os mandantes e as causas deste crime.

Com relação à Terezi-nha, perto de completar, três meses, o caso corre em segredo de Justiça, com informações restritís-simas e sem qualquer tipo de solução.

Não se sabe as causas e os motivos do crime, que chocou Rondonópolis.

A Folha Regional, aproveita, o dia interna-cional da mulher, para co-brar solução destes crimes e esclarecer essa situação.

Da Redação Reprodução

Mídia Ninja

O Departamento Esta-dual de Trânsito (Detran--MT) orienta os cidadãos que forem iniciar as eta-pas para a obtenção da primeira habilitação a procurar pelas autoesco-las credenciadas junto ao órgão que possuem o sis-tema de telemetria.

Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, com a tele-metria o candidato tem maior segurança de que a carga horária das aulas práticas será cumprida em sua totalidade.

“As aulas que forem

re-alizadas sem o sistema de telemetria, futuramente, poderão ser invalidadas pelo Detran, acarretando prejuízos financeiros ao candidato e sua família, além da necessidade de refazer as aulas; pois o controle eletrônico im-plantado pelo Detran-MT atende a uma portaria do Departamento Nacional de Trânsito ”, explicou Vasconcelos.

A modernização das etapas para formação de condutores em Mato Grosso atende às normas de implantação do

siste-ma de monitoramento e controle estabelecidas na portaria n° 238/2014 do Denatran, que regulamen-ta o sistema eletrônico de recepção dos relatórios de aulas práticas elaboradas pelos instrutores de trân-sito.

O sistema de telemetria foi implantado nos veícu-los de mais de 300 auto-escolas de Mato Grosso. A telemetria permite o monitoramento das aulas práticas utilizando a vali-dação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de

GPS instalados nos veí-culos das autoescolas para constatar o percurso reali-zado pelo aluno.

Antes da implantação do sistema de monitora-mento, todo o controle era realizado em fichas de

papel, o que fragilizava o controle de aulas, facili-tando as fraudes.

Detran-MT orienta candidato a primeira

habilita-ção a buscar autoescolas com sistema de telemetria

(5)

OProduto Interno Bruto (PIB) do país caiu 4,1% em 2020, totalizan-do R$ 7,4 trilhões. Essa é a maior queda anual da série iniciada em 1996 e interrompeu o crescimen-to de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB (a soma dse todas as riquezas produzidas no país) acumulou alta de 4,6%.

O PIB per capita al-cançou R$ 35.172 no ano passado, recuo recorde de 4,8%. No quarto tri-mestre, que fechou o re-sultado de 2020, o PIB cresceu 3,2%. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, di-vulgado hoje (3), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o re-sultado é efeito da pande-mia de covid-19, quando

diversas atividades econô-micas foram parcial ou to-talmente paralisadas para controle da disseminação do vírus. “Mesmo quando começou a flexibilização do distanciamento social, muitas pessoas permane-ceram receosas de con-sumir, principalmente os serviços que podem pro-vocar aglomeração”, dis-se.

O menor desempenho dentro dos serviços foi o de outras atividades de serviços com retração de 12,1%. Nelas, estão in-cluídos os restaurantes, academias e hotéis. De acordo com Rebeca Pa-lis, os serviços prestados às famílias foram os mais afetados negativamente pelas restrições de funcio-namento.

“A segunda maior queda ocorreu nos trans-portes, armazenagem e correio (-9,2%), princi-palmente o transporte de

passageiros, atividade econômica também muito afetada pela pandemia”, explicou.

Ainda no setor de ser-viços, as atividades de administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social regis-traram recuo de 4,7%, o comércio de 3,1%, infor-mação e comunicação de 0,2%. As atividades finan-ceiras, de seguros e servi-ços relacionados tiveram movimento diferente em 2020 e subiram 4,0%, como também as ativida-des imobiliárias com alta de 2,5%.

Na indústria, o desta-que negativo da desta-queda de 3,5% foi o desempenho da construção (-7,0%), que voltou a cair depois da alta de 1,5% em 2019. Outro dado negativo ob-servou-se nas indústrias de transformação (-4,3%), influenciadas pela queda na fabricação de veículos

automotores, outros equi-pamentos de transporte, confecção de vestuário e metalurgia. Eletricidade e gás, água, esgoto e ati-vidades de gestão de resí-duos tiveram retração de 0,4%. Já as indústrias ex-trativas subiram 1,3%. A explicação é a alta na pro-dução de petróleo e gás, o que compensou a queda

da extração de minério de ferro.

Os aumentos da soja (7,1%) e do café (24,4%) ajudaram a agropecuária a crescer 2,0%. Os dois pro-dutos tiveram produções recordes na série históri-ca. Mas algumas lavou-ras observaram variação negativa na estimativa de produção anual, como a

laranja (-10,6%) e o fumo (-8,4%). “Isso decorreu do crescimento da dução e do ganho de pro-dutividade da agricultura, que suplantou o fraco de-sempenho da pecuária e da pesca”, observou a co-ordenadora.

Fonte: Agência Brasil

01a

07

de março de 2021

ECONOMIA

página 5

Jornal Folha Regional

ECONOMIA

Acesse: www.regionalmt.com.br - CURTA O FOLHA REGIONAL NAS REDES SOCIAIS @folharegionalmt

Contribuintes já podem pagar IPTU

2021 com 20% de desconto ou parcelado

ASecretaria Municipal de Receita disponibilizou no site da Prefeitura o link para os contribuintes baixarem a guia de paga-mento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2021 que pode ser pago em cota única com 20% de desconto até o dia 14 de abril. No mesmo local, os contribuintes também podem optar por fazer o pagamento em até oito parcelas.

Para ter acesso à pági-na de impressão do boleto é preciso entrar no ende-reço www.rondonopolis. mt.gov.br, clicar no item Cidadão e depois em IPTU 2021. Em seguida será solicitado o número

da matrícula do imóvel e o CPF do proprietário ou o CNPJ no caso de pessoa jurídica.

Para evitar a prolifera-ção do novo coronavírus a Receita disponibiliza ain-da outros canais de aten-dimento ao contribuinte pelos telefones 3411-3527 ou 3411-3524. Os boletos também podem ser soli-citados via e-mail no en-dereço lancamento.roo@ gmail.com.

O vencimento do bo-leto para quem optar pelo pagamento em cota única é dia 14 de abril, mesma data de vencimento do boleto da primeira parcela do imposto que foi parce-lado. As demais parcelas seguem com vencimentos

sempre no dia 14 do mês subsequente.

A secretária da Recei-ta Municipal, Erazilene Valentim, orienta que os contribuintes optem por fazer a retirada dos bole-tos via internet para evitar aglomerações no balcão de atendimento do Paço Municipal e com isso reduza o risco de contá-gio do novo coronavírus. “Outra vantagem de tirar a guia pelo site é a eco-nomia na taxa de emissão do boleto que tem custo de R$ 7,42, além é claro de fazer isso em casa, sem contato com outras pesso-as evitando o contágio da covid-19”, ressalta.

Conforme dados do setor de cadastro

imobi-liário do município, neste ano foram lançados im-postos de 79.736 imóveis prediais e 37.342 terri-toriais que representam um valor bruto de R$ R$ 86.311.320,71 e que cor-responde a previsão de

arrecadação do ano com IPTU.

As regras de pagamen-to e o calendário com as datas de vencimento das parcelas constam no de-creto 9.877 publicado no dia 30 de dezembro de

2020 no Diário Oficial do município – Diorondon.

Fonte: Rafael Vicen-tini - Gabinete de Comu-nicação

PIB de 2020 fecha com queda de

4,1%, revela pesquisa do IBGE

(6)

01a

07

de março de 2021 GERAL

página 6

Jornal Folha Regional

GERAL

Acesse: www.regionalmt.com.br - CURTA O FOLHA REGIONAL NAS REDES SOCIAIS @folharegionalmt

Aviolência contra a mulher está cada vez mais presentes nos noticiários. E não é para menos. Em 2020, o número de femi-nicídios aumentou 59% no Estado, totalizando 62 casos, ante 39 registrados em 2019, segundo os da Superintendência do Ob-servatório de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A pandemia é apontada por especialistas como um dos fatores que podem ter contribuído este cres-cimento.

Mas até que o femini-cídio aconteça, muitas ve-zes as vítimas passam por muitas situações que en-volvem agressões físicas, psicológicas e patrimonial e encerrar o chamado ci-clo da violência ainda nos seus primeiros episódios é essencial para preservar a vida das mulheres. Para

isso, um aparato legisla-tivo busca regulamentar ações para combater a violência, proteger as ví-timas e buscar meios de reinserir estas mulheres na sociedade.

Na Assembleia Legis-lativa de Mato Grosso (ALMT), a Câmara Seto-rial Temática da Mulher (CSTM) está finalizando um relatório que identifi-ca as leis existentes para poder levar para a socie-dade mais informações sobre os recursos legais disponíveis no Estado. A presidente da Câmara, professora Jacy Proença, explicou que este material deverá ser apresentado no próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mu-lher.

De acordo com a pre-sidente, embora a CSTM não tenha a finalidade de executar as políticas

pú-blicas para inibir a vio-lência contra as mulheres, algumas discussões foram promovidas no intuito de conscientizar acerca dessa necessidade.

“Alguns municípios já encamparam políticas que propusemos, a exemplo de Cáceres, Rondonópo-lis, Várzea Grande, em busca de efetuarem um trabalho em rede para o enfrentamento à violên-cia”, afirma Jacy Proença. Ter uma rede de am-paro e acolhimento é es-sencial para quem tenta denunciar e por fim a um ciclo de violência. É o que diz a influenciadora digital e líder do Comitê de Combate à Violência Doméstica do Grupo Mu-lheres do Brasil, Mariana Vidotto. Ela precisou che-gar no fundo do poço, se refugiar em outro país, até perceber a importância de

denunciar o agressor às autoridades para assim evitar que outras mulheres fossem vítimas do seu ex--companheiro.

“O relacionamento abusivo começa de ma-neira sutil, geralmente com episódios justifica-dos por outras situações, como traições em rela-cionamentos anteriores,

insegurança, e aos poucos a violência vai se instalan-do. É chamado escalona-mento da violência. São crises de ciúmes, depois agressões verbais, e ge-ralmente seguidos de pe-didos de desculpas, com-pensações materiais com presentes. E quando per-cebemos já estamos na-turalizando a violência”,

explica Mariana.

Para denunciar, Ma-riana entrou em contato com outras vítimas de seu agressor, buscou orienta-ção de advogados, ampa-ro psicológico e ainda as-sim ela lembra foi muito difícil.

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social/ ALMT

Levantamento legislativo deve ampliar as

possibilida-des para o enfrentamento à violência contra a mulher

Trabalho feminino é fundamental para redução da pobreza

A questão do acesso das mulheres ao mercado de trabalho é fundamen-tal. Isso porque a impos-sibilidade de muitas delas de trabalhar ou a dispo-nibilidade para trabalhar apenas em tempo parcial prejudica o acesso de di-versas famílias a patama-res mais elevados de ren-da.

Entre os fatores que ainda impedem uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho estão a insuficiência de creches e de instituições públicas de cuidado para idosos, além da

desigual-dade salarial e de acesso aos cargos mais bem re-munerados entre homens e mulheres.

Essa discrepância mui-tas vezes faz com que as famílias, quando defron-tadas com a necessidade de um dos pais deixar de trabalhar para se dedicar ao cuidado dos filhos, no geral, esse sacrifício seja feito pelas mulheres, já que os homens costumam ganhar mais. Esse tipo de situação ficou ainda mais evidente na pandemia, de-vido ao fechamento das escolas.

Segundo o estudo do

IBGE publicado nes-ta quinnes-ta-feira, a nes-taxa de participação feminina na força de trabalho em 2019 ainda era quase 20 pontos percentuais menor do que a masculina.

A taxa de participação na força de trabalho é o percen-tual de pessoas em idade de trabalhar (15 anos ou mais) empregadas ou em busca de trabalho, em relação ao total de pessoas nessa faixa etária.

Em 2019, a taxa de parti-cipação na força de trabalho total no país era de 63,6%, mas chegava a 73,7% entre os homens e era de apenas

54,5% entre as mulheres. A diferença entre os gêneros vinha diminuindo gradual e lentamente - era de 23,1 pontos percentuais em 2012, início da série histórica do IBGE, recuando a 19,2

pon-tos percentuais em 2019. Na pandemia, no en-tanto, essa diferença vol-tou a crescer, chegando a 19,7 pontos, segundo da-dos de novembro de 2020 da Pnad Covid-19,

pes-quisa criada pelo IBGE para mensurar os efeitos da crise de saúde pública sobre o mercado de traba-lho e a saúde dos brasilei-ros.

Thais Carrança - De São Paulo para a BBC News Brasil

Citação Classe: CNJ-50 PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL Processo Número: 1006761-48.2017.8.11.0003 Parte(s) Polo Ativo: MARCOS ROBERTO MARTINS GONCALVES (AUTOR(A)) Advogado(s) Polo Ativo: VINICIUS MANTOVANI OAB - MT16955-O (ADVOGADO(A)) Parte(s) Polo Passivo: HAVRO TRANSPORTES LTDA - ME (REU) MERCEDES-BENZ DO BRASIL LTDA. (REU) Advogado(s) Polo Passivo: FELIPE QUINTANA DA ROSA OAB - MT56220- O (ADVOGADO(A))

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MATO GROSSO COMARCA DE RONDONÓPOLIS 3ª VARA CÍVEL DE RONDONÓPOLIS RUA BARÃO DO RIO BRANCO, Nº 2.299, TELEFONE: (65) 3410-6100, JARDIM GUANABARA, RONDONÓPOLIS - MT - CEP: 78710-100 EDITAL DE CITAÇÃO PRAZO DE 20 DIAS EXPEDIDO POR DETERMINAÇÃO DO MM. (ª)JUIZ(A) DE DIREITO MILENE APARECIDA PEREIRA BELTRAMINI PROCESSO n. 1006761-48.2017.8.11.0003 Valor da causa: R$ 92.718,70 ESPÉCIE: [Acidente de Trânsito]->PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL (7) POLO ATIVO: Nome: MARCOS ROBERTO MARTINS GONCALVES Endereço: AVENIDA RAIMUNDO DE MATOS, 3.213, VILA DUARTE, RONDONÓPOLIS - MT - CEP: 78718-144 POLO PASSIVO: Nome: HAVRO TRANSPORTES LTDA - ME Endereço: DESCONHECIDO (LUGAR INCERTO E NÃO SABIDO) FINALIDADE: EFETUAR A CITAÇÃO DO POLO PASSIVO, acima qualificado(a), atualmente em lugar incerto e não sabido, dos termos da ação que lhe é proposta, consoante consta da petição inicial a seguir resumida, para, no prazo de 15 (quinze) dias, apresentar resposta, caso queira, sob pena de serem considerados como verdadeiros os fatos afirmados na petição inicial, conforme documentos vinculados disponíveis no Portal de Serviços do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, cujas instruções de acesso seguem descritas no corpo deste mandado. RESUMO DA INICIAL:O Autor (comprador) e o Réu (vendedor), em 18 de junho de 2015, negociaram a Compra de Venda do veículo/caminhão marca Mercedes Benz Actros 2646LS 6X4, Cod Renavam 00335047610, ano de fabricação 2010, modelo 2011, cor cinza, placa NPG 9663, Chassi WDB934241BL488345, nº do motor 541948709308/3, conforme Certificado de Registo de Veículos nº 9427979963 expedido pelo Detran – MT e Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo – ATPV. (doc. 006) O negócio se realizou nas dependências da empresa NACIONAL CAMINHÕES E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA - ME, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ 07.414.777/0001-41, com endereço na Rodovia BR 163/364, Km 207, defronte o Posto Rondep e ao lado de Estrela São Paulo Rondonópolis - MT, CEP 78745-134. A Compra e Venda foi firmada no valor de R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais). Para a aquisição, o Autor dispôs do veículo/caminhão Volvo/FH12 380 4X2T, ano 2002, placa KEP-1966 pelo valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) e 03 (três) cheques de sua conta corrente do Banco Bradesco nos valores de R$ 21.150,00 (vinte e um mil cento e cinquenta reais) e outros dois de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) que juntos somaram R$ 121.150,00 (cento e vinte e um mil cento e cinquenta reais) complementados pelo pagamento das multas pendentes do veículo adquirido no valor de R$ 8.850,00 (oito mil oitocentos e cinquenta reais). (doc. 007 e 008). DECISÃO: Vistos etc. Considerando que as tentativas de citação da ré Havro Transportes Ltda restaram infrutíferas e o autor não logrou êxito em localizar o atual paradeiro da Havro Transportes Ltda, hei por bem deferir a

citação por edital da executada, com prazo de 20 (vinte) dias, devendo ser observado os comandos do artigo 257, do CPC. Tendo em vista que as Plataformas de Comunicação Processual prevista na Resolução nº 234, editada pelo CNJ para regulamentar acerca a publicação dos editais de citação, ainda não se encontra operante perante este e. TJMT, determino que o edital seja publicado em jornal local, de grande circulação, pelo menos duas vezes, em prazo não superior a 10 (dez) dias. Caberá ao autor comprovar nos autos, no prazo de 30 (trinta) dias, o cumprimento desta decisão sob pena de extinção. Intime. Cumpra. Expeça o necessário. Rondonópolis-MT, 25 de fevereiro de 2021.MILENE APARECIDA PEREIRA BELTRAMINI-JUÍZA DE DIREITO. ADVERTÊNCIAS À PARTE: 1. O prazo para contestação é contado do término do prazo deste edital. 2. Não sendo contestada a ação, o réu será considerado revel e presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos alegados pela parte autora (art. 344, do CPC). Os prazos contra o revel que não tenha advogado constituído nos autos contarão da data da publicação do ato no Diário de Justiça Eletrônico - DJe (art. 346, do CPC). 3. A contestação deverá ser assinada por advogado ou por defensor público. 4. O prazo será contado em dobro em caso de réu (s) patrocinado pela Defensoria Pública (art. 186 do CPC) ou Escritórios de Prática Jurídica das Faculdades de Direito (§3º do art. 186 CPC) e caso o requerido seja a Fazenda Pública (art. 183 do CPC) ou o Ministério Público (art. 186 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos e que ninguém, no futuro, possa alegar ignorância, expediu-se o presente Edital que será afixado no lugar de costume e publicado na forma da Lei. Eu, ELIETE APARECIDA DA CONCEICAO, digitei. RONDONÓPOLIS, 2 de março de 2021. (Assinado Digitalmente) Gestor(a) Judiciário(a) Autorizado(a) pelo Provimento nº 56/2007-CGJ OBSERVAÇÕES: O processo está integralmente disponibilizado pelo Sistema PJe - Processo Judicial Eletrônico, no endereço https://pjeinstitucional.tjmt.jus.br, nos TERMOS DO ARTIGO 9.º DA LEI 11.419/2006. INSTRUÇÕES DE ACESSO: Para acessar as peças e atos judiciais vinculados a este documento, acesse o endereço: > https://m.tjmt.jus.br/home, pelo seu navegador de internet. No celular: com o aplicativo aberto, acesse o serviço “Leia aqui seu código” e dê permissão para o aplicativo acessar a câmera do seu celular.Com a câmera habilitada, aponte para o QRCODE. No computador: com o portal aberto, acesse o serviço “Leia aqui seu código”, clique na lupa localizada na parte superior direita e digite o “Código” localizado abaixo do QRCODE. Caso V. S.ª não consiga consultar os documentos via internet, deverá comparecer à Unidade Judiciária (endereço acima indicado) para ter acesso, bem como proceder o seu cadastramento ao sistema. ADVOGADO: 1) O advogado deverá proceder à habilitação em cada processo que pretenda atuar, exclusivamente através da funcionalidade “Solicitar Habilitação”, sob pena de não conhecimento dos atos praticados. (Art. 21 da Resolução nº 03/2018-TP). 2) Quando da resposta a este expediente, deve ser selecionada o ícone de resposta a que ela se refere, localizada na aba “Expedientes” no “Painel do Representante Processual”, sob pena de o sistema não vincular a petição de resposta à intimação, com o consequente lançamento de decurso de prazo. Para maiores informações, favor consultar o Manual do PJe para Advogados em https://pjeinstitucional.tjmt.jus.br/#!suporte.

AM PECAS E ACESSORIOS LTDA, sob CNPJ:

05.931.462/0001-46, torna público que requereu junto a Secretaria municipal de Meio Ambiente - SEMMA, a Licença Previa, Licença de Instalação e Licença de Operação da Atividade de Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores (troca de para-brisas), Sito AV PRESIDENTE MEDICI, CIDA-DE SALMEN, nº 3121, Rondonópolis - MT.

VECAN MECANICA DIESEL LTDA ME, CNPJ:

26.836.797/0001-55, torna público que requereu junto a Secretaria municipal de Meio Ambiente - SEMMA, a Licença Previa, Licença de Instalação e Licença de Operação da Atividade de Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores (automó-veis, caminhões, tratores e motocicletas), para seu em-preendimento localizado na Avenida dos Transportes, lote 10, Parque Indústrial Vetorasso situada no muni-cípio de Rondonópolis/MT.

TFL-TRANSPORTES LTDA, CNPJ:

04.856.384/0002-80, torna público que requereu junto a Secretaria municipal de Meio Ambiente - SEMMA, a Licença Previa, Licença de Instalação e Licença de Operação da Atividade de Lavador de veículos e Ser-viços de manutenção e reparação mecânica de veícu-los automotores (automóveis, caminhões, tratores e motocicletas), para seu empreendimento localizado na Sito a RUA RIO CLARO, LOTE 25, Parque Industrial Fabrício Vetorasso Mendes – Rondonopolis - MT.

Alarcão Vet Pet, CNPJ 31.155.048/0001-00, torna

público que requereu junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, do munícipio de Rondo-nópolis, as Licenças Prévia (LP), de Instalação (LI) e de Operação (LO), para atividades veterinárias, rea-lizadas na Rua José Barriga, Nº 138, Bairro Centro, CEP 78.700-400, Rondonópolis/MT.

RADIUS MEDICINA DIAGNOSTICO POR IMA-GEM LTDA - EPP

CNPJ Nº 21.582.483/0001-50, torna publico que re-quereu da Secretaria de Meio Ambiente Municipal de Jaciara - SEMMA/MT a solicitação de LP, LI e LO no município de Jaciara-MT.

F. ALVES DA SILVA & CIA LTDA, CNPJ Nº

13.672.838/0001-73, torna publico que requereu da Secre-taria Estadual de meio Ambiente - SEMA/MT a solicita-ção do licenciamento da Licença Ambiental Simplificada – LAS no município de Jaciara-MT.

CENTRO DE DIAGMOSTICOS DE CACERES LTDA, CNPJ Nº 29.315.618/0002-03, torna publico

que requereu da Secretaria de Meio Ambiente Munici-pal de Jaciara - SEMMA/MT a solicitação de LP, LI e LO no município de Jaciara-MT.

(7)

01a

07

de março de 2021

EDUCAÇÃO E CULTURA

página 7

Jornal Folha Regional

EDUCAÇÃO EM AÇÃO

Acesse: www.regionalmt.com.br - CURTA O FOLHA REGIONAL NAS REDES SOCIAIS @folharegionalmt

Smel aproveita tecnologia para realizar

Campeo-nato de Esporte Eletrônico em plataforma virtual

Com as restrições im-postas pelo coronavírus, o jeito é inventar novas estratégias para realizar atividades esportivas. Lançando mão da inven-tividade e tendo como suporte a rede mundial de computadores (web), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em conjunto com a Secre-taria Municipal de Ciên-cia, Tecnologia e Inova-ção (Secitec), aproveitou o ambiente virtual para

promover jogos de fute- bol através do Torneio de Esporte Eletrônico Pro Evolution Soccer 2021 consoles (x - box e PS 4). pam duas categorias. Uma Da competição partici- delas contará com 22 inte-grantes de 15 a 17 anos e

a outra será composta por 16 atletas da Associação de Surdos de Rondonópo-lis (Assuroo). A primeira, com partida inicial hoje, às 17h30, e final no dia 27, e a segunda concorre nos dias 20 e 21 de março em horários a serem di-vulgados.

Os times entram em campo on-line pela plata-forma twitch-tv por meio do link https://www.twi-tch.tv/smelroo.

Fonte: Roberta Azambuja

Reforma da Creche João Lopes no

Residencial Buriti foi concluída

APrefeitura Municipal segue recuperando e am-pliando a estrutura da sua rede municipal de Educa-ção, nesse que está sendo reconhecido como o pro-jeto mais ambicioso da história da cidade: que é a unificação da educação infantil e recuperação de toda a estrutura física da rede, com reformas, am-pliações e novas constru-ções.

Desta vez, o bairro be-neficiado foi o Residen-cial Jardim Buriti, onde a Prefeitura reformou e readequou a CMEI - João Lopes da Silva, localizada na Av. Plínio Aguiar, in-vestindo R$ 420.776,03 dos seus recursos públi-cos.

Conforme informações do fiscal da obra, enge-nheiro civil da Semed, Hélio Farias, no local, foi

realizada a limpeza dos revestimentos, e pintura geral da unidade nas áre-as: interna e externa, bem como, o lixamento do piso e resinado de granilite em todas as salas da

unida-de, e instalado onde não havia, como na cozinha e parte do pátio coberto.

Ainda na parte inter-na foram trocadas todas as portas de madeira por portas de ferro, como

também foi feita a forra-ção em PVC na área do refeitório e corredor.

Para melhorar a qua-lidade da higienização das crianças foi realizada a readequação nos

ba-nheiros para banhos nos bebês e foi instalado um chuveirão externo para as crianças se banharem nos momentos e dias de mais calor.

Na área externa, foram

feitas a renovação e re-cuperação das calçadas, incluindo a do estaciona-mento, e também a revi-talização do parquinho, onde foram construídos 10 bancos de concreto e dispostos na unidade.

E, para evitar danos e infiltrações na laje da es-cola, foram instaladas ca-lhas e rufos. Finalizando, foi instalado um toldo na lateral da creche para evi-tar a forte incidência do sol da tarde nas salas.

É preciso dizer ainda que todos os cuidados em realizar essa obra de re-forma e readequação da creche foram observados, e a unidade está pronta para receber a sua cliente-la, assim que as aulas vol-tarem ao normal.

Fonte: Ailton Lima - Ga-binete de Comunicação

Unemat realizará colações de grau

virtual para evitar aglomeração

A

Universidade do Estado de Mato Grosso passará a realizar colações de grau dos seus acadêmi-cos de forma totalmente online por conta do avan-ço do Coronavírus. A me-dida adotada pela Reitoria da Unemat foi publicada nesta terça-feira (2) na forma de resolução “Ad Referendum” do Conse-lho Universitário e já está valendo. As primeiras cerimônias neste formato ocorrerão a partir da pró-xima semana.

Entre os motivos da suspensão temporária das realização das cerimô-nias de colação de grau de forma presencial está o aumento da taxa de trans-missão da Covid-19 e a necessidade de se manter

o isolamento e o distan-ciamento social, além dos decretos estaduais que de-terminam a suspensão do atendimento presencial nos órgãos do poder exe-cutivo.

A reitora da Unemat

e professora Nilce Maria da Silva, explica que o momento é delicado e é urgente a adoção de medi-das que evitem a propaga-ção do coronavírus, mas também é fundamental garantir aos acadêmicos

que já cumpriram os re-quisitos para a obtenção do grau de licenciado ou bacharel tenham esse di-reito assegurado.

Nas cerimônias de conferência de grau, mes-mo que virtual, os alunos

deverão se fazer presente e não poderão indicar re-presentante legal. Após a cerimônia o graduado po-derá ter acesso via Siste-ma Integrado de Ativida-des Acadêmicas (SIGAA) ao certificado de colação

de grau e ao histórico es-colar. Esses documentos estarão liberados no sis-tema dois dias úteis após a cerimônia de colação de grau.

(8)

GERAL

Acesse: www.regionalmt.com.br - CURTA O FOLHA REGIONAL NAS REDES SOCIAIS @folharegionalmt

01a

07

de março de 2021

GERAL

página 8

Jornal Folha Regional

Coronavírus: Brasil apostou em estratégia de

"imuni-dade de rebanho" e errou, afirma especialista

O Brasil adotou uma estratégia "genocida" ao apostar na chamada

imu-nidade de rebanho para combater a covid-19, o que possibilitou o

surgi-mento de uma nova va-riante mais perigosa e que vem causando mais

mor-tes, diz à BBC News Bra-sil o biólogo e divulgador científico Átila Iamarino.

A imunidade de grupo (também chamada imuni-dade de rebanho) ocorre quando uma parcela gran-de o suficiente da popu-lação desenvolver uma defesa imunológica con-tra o coronavírus. Nes-se cenário, a doença não consegue se espalhar por-que a maioria das pessoas é imune e ela passa a ter grande dificuldade para encontrar alguém susce-tível.

O problema dessa es-tratégia, apontado desde o início por especialistas, é que ela teria um enorme custo humano — muitas mortes aconteceriam até

que uma eventual imu-nidade de rebanho fosse alcançada. Outra questão importante nesse sentido é que não se sabe por quan-to tempo a imunidade de alguém infectado pelo Sars-CoV-2 dura, se ela é de curto, médio ou longo prazo.

Em meio ao que es-pecialistas consideram

o pior momento da pan-demia no país, Iamarino defende a adoção de um confinamento mais rígido e a aceleração da vacina-ção.

Ele critica ainda o gover-no federal, que acusa de ter "sabotado" Estados e municípios.

Luis Barrucho - da BBC News Brasil em Londres

Doutor em microbiologia pela USP, Iamarino estuda a dissemina-ção de vírus e a forma como evoluem

Mulher rica faz seis horas de trabalho

do-méstico a menos que mulher pobre, diz IBGE

Mulheres que perten-cem aos 20% de maior renda da população bra-sileira gastam em média 18,2 horas por semana cuidando de outras pes-soas ou realizando afaze-res domésticos. Enquanto isso, as mulheres que es-tão entre os 20% de me-nor rendimento dedicam 24,1 horas semanais a es-sas mesmas atividades.

Os dados são do estu-do Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, cuja segunda edição foi pu-blicada nesta quinta-feira (4/3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No levantamento, a fatia de 20% mais pobres considera famílias com renda per capita (por pes-soa) de até R$ 350. Já os 20% mais ricos têm uma

grande desigualdade in-terna, indo desde domicí-lios com rendimento per capita de R$ 1,7 mil até R$ 164 mil.

A diferença de quase seis horas no tempo dedi-cado ao serviço doméstico entre mulheres ricas e po-bres se explica, segundo o IBGE, porque as de maior

renda terceirizam parte dessas tarefas para as de menos recursos, através do trabalho doméstico de babás, faxineiras e cozi-nheiras.

Além disso, as mulhe-res mais abastadas podem pagar por creches privadas para seus filhos pequenos, num país que sofre com a

deficiência crônica de va-gas em creches públicas.

A desigualdade no acesso a creches também se revela nas diferentes taxas de ocupação entre mulheres brancas e negras com crianças pequenas em casa. Menos da me-tade (49,7%) das mulhe-res pretas ou pardas com

crianças de até 3 anos de idade no domicílio esta-vam ocupadas em 2019, enquanto entre as mulhe-res brancas, a proporção era de 62,6%.

Os dados revelam que, além da histórica desi-gualdade entre homens e mulheres, também são grandes as iniquidades

en-tre as próprias mulheres, considerando recortes de renda, cor ou raça, regiões do país e áreas urbanas e rurais, por exemplo. Se-gundo o IBGE, essas dife-renças devem ser levadas em contas na elaboração de políticas públicas para mitigar desigualdades.

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Único – Em caso de igualdade de pontos ganhos e de gols na fase em disputa será considerada classificada a equipe que tiver somado maior número de pontos ganhos a partir

Fora do horário estabelecido para o abastecimento e funcionamento não é permitida a presença no sector comercial de quaisquer pessoas, excepto funcionários municipais no exercicío

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

Para contratações realizadas pelas Cooperativas Unimed, exceto transferências de apólices do Unimed Vida em Grupo vigentes, e por empresas fornecedoras, prestadoras e clientes

Se os estudos envolvendo processos de recuperação do Bioma Cerrado são escassos os processos de recuperação através de plantios de enriquecimento são mais raros ainda, dentro

7º Para a habilitação do empregado ao recebimento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, o empregador informará ao Ministério da Economia

• Estende-se LER/DORT como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor, parestesia, sensação de

O processo encontra-se instruído com o parecer da prova de aptidão didática da banca examinadora, quadros de julgamento da prova de aptidão didática e cópia do extrato