• Nenhum resultado encontrado

PROVA OBJETIVA. Conhecimentos Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA OBJETIVA. Conhecimentos Gerais"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PROVA OBJETIVA

Conhecimentos Gerais

QUESTÃO 1

Conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, o documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, a grupo ou à instituição. Com relação a esse documento, assinale a alternativa incorreta.

(A) A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

(B) De acordo com os deveres fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Psicólogo, na prestação de serviços psicológicos, os envolvidos no processo possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e os resultados do serviço prestado, bem como de ter acesso ao documento produzido pela atividade do psicólogo.

(C) Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação única e exclusiva do usuário do serviço de psicologia, já que o princípio basilar e norteador da relação profissional entre as partes é o sigilo.

(D) Os documentos emitidos pelo psicólogo concretizam informações fundamentais e devem conter dados fidedignos que validem a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina.

(E) O documento psicológico sistematiza uma conduta profissional na relação direta de um serviço prestado à pessoa, a um grupo ou a uma instituição.

QUESTÃO 2

Assinale a alternativa que apresenta ação que contraria um dever fundamental estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

(A) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo se em impedimento por motivo relevante.

(B) Deixar de prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública, de forma a respeitar a atuação de outras esferas profissionais competentes para tanto.

(C) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de psicologia.

(D) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e a seu objetivo profissional.

(E) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo a seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.

QUESTÃO 3

Julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica, e respeitando os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo. II. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e

atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, os grupos, as organizações e as comunidades envolvidas.

III. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso das pessoas, dos grupos ou das organizações aos resultados das pesquisas ou dos estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas os itens II e III estão certos. (B) Apenas o item I está certo.

(C) Apenas os itens I e II estão certos. (D) Apenas os itens I e III estão certos. (E) Todos os itens estão certos.

(2)

QUESTÃO 4

De acordo com a Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes nesse regulamento. No que se refere a esses princípios, assinale a alternativa incorreta.

(A) O documento escrito resultante da prestação de serviços psicológicos deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do fenômeno psicológico.

(B) A elaboração de documento decorrente do serviço prestado no exercício da profissão deve considerar que este é o resultado de uma avaliação e(ou) de uma intervenção psicológica, observando os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos nos fenômenos psicológicos.

(C) Ao produzir documentos escritos, o psicólogo deve se basear no que dispõe o artigo 1.ᵒ, alínea c, do Código de Ética Profissional do Psicólogo, prestando serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, e utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional. (D) Ao elaborar um documento em que seja necessário

referenciar material teórico técnico, as referências devem ser colocadas, preferencialmente, em nota de rodapé, observando a especificidade do documento produzido.

(E) Toda e qualquer modalidade de documento psicológico deverá primar pela organização e pela facilidade de localização das informações técnicas, ficando a critério de cada psicólogo a necessidade ou não de numerar e(ou) rubricar as laudas.

QUESTÃO 5

A respeito dos princípios fundamentais estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os próximos itens.

I. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

II. O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando, crítica e historicamente, a realidade social e cultural, mas sem adentrar em análises de qualquer natureza da realidade política e(ou) econômica, dada a isenção exigida para o exercício da profissão.

IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.

Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas os itens I e IV estão certos. (B) Apenas os itens I e II estão certos. (C) Apenas os itens II e III estão certos. (D) Apenas os itens I, II e III estão certos. (E) Apenas os itens III e IV estão certos.

QUESTÃO 6

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das seguintes penalidades:

(A) advertência; multa; censura pública; suspensão do exercício profissional por até trinta dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; e cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

(B) multa; suspensão do exercício profissional por até noventa dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; e cassação do exercício profissional, ad

referendum do Conselho Federal de Psicologia.

(C) advertência; multa; e cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

(D) multa; e cassação do exercício profissional, ad

referendum do Conselho Federal de Psicologia.

(E) advertência disciplinar; multa; e suspensão do exercício profissional por até noventa dias, ad

(3)

QUESTÃO 7

Acerca da guarda do registro documental que, conforme estabelecido pela Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, é de responsabilidade do psicólogo e(ou) da instituição em que ocorreu o serviço, assinale a alternativa correta.

(A) O período de guarda deve ser de, no mínimo, dez anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.

(B) O período de guarda deve ser de três anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.

(C) O período de guarda deve ser de um ano, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo. (D) O período de guarda deve ser de, no mínimo, cinco

anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.

(E) O período de guarda deve ser de dois anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.

QUESTÃO 8

No que diz respeito aos princípios da linguagem técnica do documento psicológico, estabelecidos pela Resolução CFP n.ᵒ 6/2019, assinale alternativa incorreta.

(A) Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições não se justifiquem tecnicamente.

(B) O psicólogo, ao redigir o documento psicológico, deve expressar-se de maneira precisa, expondo o raciocínio psicológico resultante de sua atuação profissional. (C) Os documentos psicológicos devem ser escritos de

forma impessoal, na terceira pessoa, com coerência que expresse a ordenação de ideias e a interdependência dos diferentes itens da estrutura do documento.

(D) A linguagem escrita deve basear-se nas normas cultas da língua portuguesa, na técnica da psicologia, na objetividade da comunicação e na garantia dos direitos humanos (observando os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo e as Resoluções CFP n.ᵒ 1/1999, n.ᵒ18/2002 e n.ᵒ 1/2018, ou outras que venham a alterá-las ou substituí-las). (E) O texto do documento deve ser construído com frases

e parágrafos que resultem de uma articulação de ideias, caracterizando uma sequência lógica de posicionamentos que representem o nexo causal resultante de seu raciocínio.

QUESTÃO 9

Segundo a Resolução CFP n.ᵒ 1/2009, julgue os itens que se seguem.

I. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a identificação do usuário ou da instituição.

II. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar a avaliação de demanda e a definição de objetivos do trabalho.

III. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro da evolução do trabalho, de modo a permitir seu acompanhamento e os procedimentos técnico-científicos adotados.

IV. Os documentos agrupados nos registros do trabalho realizado devem contemplar o registro de encaminhamento ou encerramento.

V. Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo. Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas os itens II, III, IV e V estão certos. (B) Apenas os itens I, III e V estão certos. (C) Apenas os itens I, II e IV estão certos. (D) Apenas os itens I, III, IV e V estão certos. (E) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO 10

Quanto ao relatório psicológico, assinale a alternativa

incorreta à luz da Resolução CFP n.ᵒ 6/2019.

(A) O relatório psicológico é uma peça de natureza e valor técnico-científico, devendo conter narrativa detalhada e didática, com precisão e harmonia. A linguagem utilizada deve ser acessível e compreensível ao destinatário, respeitando os preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

(B) O relatório psicológico deve corresponder à descrição literal das sessões, do atendimento ou do acolhimento realizado. Ele deve explicitar precisamente a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico do profissional, bem como suas conclusões e(ou) recomendações.

(C) O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, do grupo ou da instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. (D) O relatório psicológico visa a comunicar a atuação

profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento e não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.

(E) O relatório psicológico é composto de cinco itens: identificação; descrição da demanda; procedimento; análise; e conclusão.

(4)

Conhecimentos Específicos

QUESTÃO 11

Psicologia e direito, mesmo consistindo em disciplinas distintas, possuem, como ponto de intersecção, o interesse no(na):

(A) aplicação de normas. (B) comportamento humano. (C) forma de pensar do homem. (D) entendimento da sociedade. (E) busca pela verdade.

QUESTÃO 12

Para realizar perícia psicológica, duas condições são necessárias ao profissional psicólogo. Assinale a alternativa que as apresenta corretamente.

(A) possuir diploma de curso de especialização na área forense e possuir especialização pelo Conselho Federal de Psicologia

(B) possuir especialização pelo Conselho Federal de Psicologia e possuir mestrado ou doutorado

(C) possuir diploma de graduação em psicologia e estar inscrito no Conselho Regional de Psicologia

(D) possuir especialização em psicologia jurídica e ser especialista pelo Conselho Federal de Psicologia. (E) possuir título de pós-graduação strictu sensu e título de

pós-graduação lato sensu em psicologia forense e jurídica

QUESTÃO 13

A Lei de execuções penais previa, segundo Rovinski apud Sá (2007), três instrumentos de avaliação técnica. São eles: o exame

(A) psiquiátrico; o exame criminológico; e o exame de estado mental.

(B) Criminalístico; o exame criminológico; e o exame de personalidade.

(C) de estado mental; o parecer das comissões técnicas de classificação; e o exame criminalístico.

(D) criminológico; o exame de personalidade; e o parecer das comissões técnicas de classificação.

(E) Criminológico; o exame de corpo e delito; e o exame de estado mental.

QUESTÃO 14

Shine descreve, quanto ao uso de instrumentos psicológicos pelos profissionais psicólogos, que

(A) raramente usam testes psicológicos.

(B) frequentemente empregam instrumentos sem noção de como os resultados podem responder às solicitações.

(C) os psicólogos administram, em geral, instrumentos sem indicação clara de suas normas.

(D) não é frequente o uso de testes psicológicos em processos jurídicos.

(E) o uso crítico e comedido dos instrumentos pode ainda ser mais bem estimulado.

QUESTÃO 15

Acerca das atuações do psicólogo jurídico e do perito, julgue os itens a seguir.

I. O psicólogo jurídico deve atuar de forma a minimizar as manifestações psicopatológicas no sistema penal. II. O trabalho do psicólogo na área forense deve dar

atenção à diversidade racial étnica e cultural de seus avaliados.

III. Na avaliação psicológica, o papel do perito é descrever, da forma mais clara e precisa, o que o periciado sabe, entende ou pode fazer.

Assinale a alternativa correta. (A) Apenas o item I está certo. (B) Apenas os itens I e II estão certos. (C) Apenas os itens I e III estão certos. (D) Apenas os itens II e III estão certos. (E) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO 16

Quanto às atividades institucionais com crianças e adolescentes, segundo Altoé (2007), assinale a alternativa correta.

(A) As instituições que acolhem crianças e adolescentes, em obediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente, podem funcionar assegurando os direitos à vida, à proteção, à educação e ao lazer e objetivando a correção de sua conduta.

(B) Uma das principais contribuições da psicanálise a uma instituição consiste em torná-la capaz de ofertar atendimento à criança em todas as suas necessidades, sem prescindir de disciplina ou de normas educativas. (C) A abordagem cognitivo-comportamental em

instituições de acolhimento possibilita que crianças e adolescentes sejam percebidos a partir de sua identidade, de sua história de vida, de seus problemas e de seus deficits, como indica a expressão legal, inscrita no Estatuto da Criança e do Adolescente. (D) A mudança decorrente da substituição do Código de

Menores pelo Estatuto da Criança e do Adolescente reside no fato de a criança e o adolescente serem sujeitos de direito, mesmo com suas condições de pessoas em situação de irregularidade.

(E) O atendimento necessita de cumprir os indicativos analíticos individuais, sob pena de não caracterizarem a ênfase teorética necessária à recuperação dos jovens e das crianças.

(5)

QUESTÃO 17

No que diz respeito às questões éticas decorrentes das funções de perito e de assistente técnico, descritas por Brandão e Gonçalves, assinale a alternativa correta. (A) É um ilícito penal a falsa perícia condicionada à

verificação e o psicólogo responderá criminalmente se for condenado em julgamento ético, realizado pelo Conselho Federal de Psicologia.

(B) O descumprimento dos prazos processuais de entrega dos laudos periciais, conforme previsto no Código de Processo Civil, determina falta ética punível com: advertência; e censura ou censura pública.

(C) O Código de Ética tem respaldada a admissibilidade de quebra do sigilo profissional quando o psicólogo estiver diante de conhecimento de fatos que deva denunciar devido à sua atuação profissional.

(D) O psicólogo apresenta autonomia e liberdade, como perito ou assistente técnico, para utilizar todos os testes psicológicos disponíveis no mercado, desde que comprovado o fundamento e o embasamento

teórico-metodológico.

(E) A condição de uso de testes psicológicos pode ser respaldada na necessidade do caso, mesmo que destoante do originalmente preconizado pelo manual.

QUESTÃO 18

Na Lei de execução penal, a proposta para a atividade do profissional psicólogo é compor

(A) a Comissão Técnica de Classificação, responsável pela elaboração dos exames criminológicos e de personalidade, além do programa individualizador da pena.

(B) a Comissão Técnica de Classificação e Acompanhamento, responsável pela avaliação da personalidade e do programa de ressocialização. (C) a Comissão Técnica de Classificação da Pena,

responsável pela elaboração dos exames criminológicos e de personalidade e de ressocialização. (D) a Comissão Técnica de Classificação de Risco,

responsável pela elaboração dos exames criminológicos e de personalidade, além do programa individualizador da pena.

(E) a Comissão Técnica de Classificação e Progressão da Pena, responsável pela elaboração dos exames criminológicos e de personalidade.

QUESTÃO 19

Julgue os itens que se seguem.

I. No exame para a obtenção de dados reveladores da personalidade, observando a ética profissional e tendo sempre presentes as peças ou informações do processo, a Comissão Técnica de Classificação poderá entrevistar a pessoa.

II. No exame para a obtenção de dados reveladores da personalidade, observando a ética profissional e tendo sempre presentes as peças ou informações do processo, a Comissão Técnica de Classificação poderá requisitar, de repartições ou estabelecimentos privados, dados e informações a respeito do condenado.

III. No exame para a obtenção de dados reveladores da personalidade, observando a ética profissional e tendo sempre presentes as peças ou informações do processo, a Comissão Técnica de Classificação poderá realizar outras diligências e exames necessários. Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas o item I está certo. (B) Apenas os itens I e II estão certos. (C) Apenas os itens I e III estão certos. (D) Apenas os itens II e III estão certos. (E) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO 20

Julgue os itens que se seguem.

I. Na Lei de execução penal, uma das atribuições no desempenho profissional do psicólogo é a de acompanhar presos submetidos ao regime disciplinar diferenciado, com a finalidade de determinar o grau de responsabilidade pela conduta faltosa anterior, ensejadora da aplicação do regime diferenciado. II. Na Lei de execução penal, uma das atribuições no

desempenho profissional do psicólogo é a de acompanhar presos submetidos ao regime disciplinar diferenciado, com a finalidade de acompanhar, durante o período da sanção, os eventuais efeitos psíquicos de uma reclusão severa, cientificando as autoridades superiores das eventuais ocorrências advindas do referido regime.

III. Na Lei de execução penal, uma das atribuições no desempenho profissional do psicólogo é a de acompanhar presos submetidos ao regime disciplinar diferenciado, com a finalidade de classificar indicativos de periculosidade e reincidência da conduta em distintos contextos.

Assinale a alternativa correta. (A) Apenas o item I está certo. (B) Apenas os itens I e II estão certos. (C) Apenas os itens I e III estão certos. (D) Apenas os itens II e III estão certos. (E) Todos os itens estão certos.

(6)

QUESTÃO 21

A direção de estabelecimento penal pode ser ocupada por portador de diploma de nível superior de

(A) administração, ou economia, ou pedagogia, ou serviços sociais.

(B) direito, ou contabilidade, ou administração, ou pedagogia, ou serviços sociais.

(C) economia, ou ciências sociais, ou pedagogia, ou serviços sociais.

(D) contabilidade, ou administração, ou economia, ou pedagogia, ou serviços sociais.

(E) direito, ou psicologia, ou ciências sociais, ou pedagogia, ou serviços sociais.

QUESTÃO 22

Os exames gerais e criminológicos, realizados no momento do ingresso no estabelecimento penal, serão realizados (A) no centro de triagem.

(B) no centro de observação. (C) no serviço de psicologia. (D) no fórum.

(E) em qualquer dependência.

QUESTÃO 23

Nas diretrizes para a atuação e formação dos psicólogos do sistema prisional brasileiro, são apresentadas propostas de ação do psicólogo diante do exame criminológico e da Comissão Técnica de Classificação. Com relação a elas, julgue os seguintes itens.

I. Enquanto categoria, é atribuição do psicólogo apontar aos envolvidos no campo da execução penal que a realização do exame criminológico, enquanto dispositivo disciplinar que viola, entre outros, o direito à intimidade e à personalidade, não deve ser mantido como sua atribuição, devendo ser prioritária a construção de propostas para desenvolver formas de aboli-lo.

II. Enquanto não for abolido, o psicólogo, na construção dos seus laudos e pareceres, deve contribuir para a desconstrução de tal exame, questionando conceitos como a periculosidade e a irresponsabilidade penal, realizando-os em uma abordagem transdisciplinar, como um momento de encontro com o indivíduo, resgatando o saber teórico e contribuindo para revelar os aspectos envolvidos na prisionalização.

III. Enquanto existir a Comissão Técnica de Classificação, o psicólogo deve ter entendimento do papel institucional que ocupa, dando evidência ao Código de Ética Profissional e a instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos nas opiniões que emitir sobre todas as pautas a serem debatidas e estimulando os temas sobre saúde, educação e programas de reintegração social.

Assinale a alternativa correta. (A) Apenas o item I está certo. (B) Apenas os itens I e II estão certos. (C) Apenas os itens I e III estão certos. (D) Apenas os itens II e III estão certos. (E) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO 24

Quanto às duas vertentes da criminologia, a criminologia clínica e a criminologia crítica, assinale a alternativa correta.

(A) A criminologia clínica responsabiliza o sujeito como autor do fato antijurídico, preconiza sua segregação e tem, na observação, na vigilância, na disciplina e nos diversos métodos punitivos, a forma de “tratamento” para corrigir o indivíduo. A criminologia crítica rebate tais procedimentos, alegando que a vulnerabilidade social recruta, seleciona e cria estereótipos que poderão direcionar o destino de um significativo contingente da sociedade: a prisão.

(B) A criminologia crítica responsabiliza o sujeito como autor do fato antijurídico, preconiza sua segregação e tem, na observação, na vigilância, na disciplina e nos diversos métodos punitivos, a forma de “tratamento” para corrigir o indivíduo. A criminologia clínica alega que a vulnerabilidade social recruta, seleciona e cria estereótipos que poderão direcionar o destino de um significativo contingente da sociedade: a prisão. (C) A criminologia clínica responsabiliza a sociedade por

induzir o fato antijurídico e preconiza a ressignificação de infração. A criminologia crítica mostra a ação individual como de importância no contexto social e no direcionamento do destino da sociedade.

(D) A criminologia crítica responsabiliza a interação entre sujeito e sociedade, como autores não dissociáveis, pelo fato antijurídico, preconiza a análise e a revisão de fatos e tem, na observação, na vigilância, na disciplina e nos diversos métodos assertivos, a proposta de intervenção para reordenar a díade. A criminologia clínica alega que a vulnerabilidade social induz e seleciona, por estereótipos, a direcionalidade do destino pela dominância de classes.

(E) A criminologia clínica entende que a sociedade é o autor-indutor do fato antijurídico, por suas classificações e por seus estereótipos, e preconiza a reorganização social, da forma mais democrática, para corrigir o risco de novas infrações. A criminologia crítica rebate tais procedimentos, alegando que a vulnerabilidade social recruta, seleciona e cria estereótipos que poderão direcionar o destino de um significativo contingente da sociedade: a prisão.

(7)

QUESTÃO 25

A ciência que, valendo-se de conceitos, conhecimentos, princípios e métodos de investigação e prevenção

médico-psicológicos (e sociofamiliares), ocupa-se da pessoa do apenado, para nele investigar a dinâmica de sua conduta criminosa, sua personalidade e seu “estado perigoso” (diagnóstico), as perspectivas de desdobramentos futuros (prognóstico) e assim propor e perseguir estratégias de intervenção, com vistas à superação ou contenção de uma possível tendência criminal e a evitar uma recidiva (tratamento), segundo Sá (apud Diretrizes para Atuação e Formação dos Psicólogos do Sistema Prisional Brasileiro), é denominada

(A) criminologia psicológica. (B) psicologia crítica. (C) criminologia clínica. (D) psicopatologia criminal. (E) criminologia psicossocial.

QUESTÃO 26

A perícia, segundo Rovinski, é considerada como (A) o processo que decide o pleito jurídico. (B) a decisão sobre a questão jurídica. (C) um meio de prova.

(D) fato improcedente. (E) um exame inquestionável.

QUESTÃO 27

Um aspecto importante no processo avaliativo está na comunicação dos resultados. No que concerne a esse tópico, Rovinski (apud Grow-Marnat, 2003) considera que as críticas aos laudos psicológicos estão centradas predominantemente em

(A) dados brutos dos resultados. (B) teorias psicológicas.

(C) métodos empregados. (D) inferências e generalizações. (E) demandas definidas.

QUESTÃO 28

O objetivo da entrevista investigativa é (A) verificar a demanda.

(B) elucidar fatos. (C) identificar autores. (D) implicar o avaliando.

(E) avaliar o potencial de insight.

QUESTÃO 29

A perícia psicológica diferencia-se das avaliações realizadas em contextos clínicos e, segundo a literatura, alguns cuidados devem ser observados quanto às etapas do processo. São eles:

(A) objetivos; métodos; instrumentos; e ações do psicólogo.

(B) preparação; coleta de dados; interpretação de dados; e comunicação de dados.

(C) objetivos; interpretação de dados; instrumentos; e métodos.

(D) coleta de dados; objetivos; instrumentos; interpretação de dados; e ações do psicólogo.

(E) preparação; objetivos; métodos; e instrumentos.

QUESTÃO 30

As medidas protetivas de urgência asseguradas pela Lei Maria da Penha poderão ser concedidas

(A) pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.

(B) pelo Ministério Público. (C) pela autoridade policial.

(D) a pedido da parte ofendida e corroboradas pelo juiz. (E) pela parte ofendida.

QUESTÃO 31

Em conformidade com a Lei n.⁰ 12.518/2010, assinale a alternativa correta no que diz respeito à alienação parental.

(A) A alienação parental é caracterizada pela interferência na formação educacional da criança ou do adolescente, promovida ou induzida por um dos cuidadores para que repudie genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.

(B) A alienação parental é caracterizada pela interferência na formação psicológica, promovida ou induzida por um dos cuidadores para que repudie genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.

(C) A alienação parental é caracterizada pela alteração na formação educacional da criança, promovida ou induzida para que repudie cuidador(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.

(D) A alienação parental é toda manifestação promovida para que repudie genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.

(E) A alienação parental é caracterizada pela interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente, promovida ou induzida por um dos cuidadores para que repudie genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos.

(8)

QUESTÃO 32

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens subsequentes.

I. Pessoas divorciadas, separadas judicialmente, e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade, com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão.

II. O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho que o adotando.

III. A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença. Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas o item II está certo. (A) Apenas os itens I e II estão certos. (B) Apenas os itens I e III estão certos. (C) Apenas os itens II e III estão certos. (D) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO 33

Julgue os próximos itens.

I. Somente poderá ser deferida adoção em favor de candidato domiciliado no Brasil não cadastrado previamente nos termos da Lei n.⁰ 8.069/1990 quando se tratar de pedido de adoção unilateral.

II. Somente poderá ser deferida adoção em favor de candidato domiciliado no Brasil não cadastrado previamente nos termos da Lei n.⁰ 8.069/1990 quando for formulada por parente com o qual a criança ou o adolescente mantenha vínculos de afinidade e afetividade.

III. Somente poderá ser deferida adoção em favor de candidato domiciliado no Brasil não cadastrado previamente nos termos da Lei n.⁰ 8.069/1990 quando oriundo o pedido de quem detém a tutela ou guarda legal de criança maior de três anos de idade ou adolescente, desde que o lapso de tempo de convivência comprove a fixação de laços de afinidade e afetividade e não seja constatada a ocorrência de má-fé ou qualquer das situações previstas nos arts. 237 ou 238.

Assinale a alternativa correta. (A) Apenas o item I está certo. (B) Apenas os itens I e II estão certos. (C) Apenas os itens I e III estão certos. (D) Apenas os itens II e III estão certos. (E) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO 34

Caso haja indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará

(A) prisão do genitor responsabilizado e perícia psicológica ou biopsicossocial.

(B) avaliação psiquiátrica do genitor e perícia psicológica ou biopsicossocial.

(C) suspensão das visitas.

(D) perícia psicológica ou biopsicossocial.

(E) avaliação psiquiátrica do genitor e início de processo de responsabilidade.

QUESTÃO 35

A respeito da avaliação de casos de alienação parental, a perícia será realizada

(A) por equipe multidisciplinar habilitada, sendo exigido o histórico profissional ou acadêmico no atendimento de casos infantis.

(B) por profissional, sendo exigida, em qualquer caso, a aptidão comprovada por histórico profissional ou acadêmico para diagnosticar alterações psicopatológicas tanto em crianças quanto em adultos. (C) por profissional ou equipe multidisciplinar habilitados, sendo exigida, em qualquer caso, a aptidão comprovada por histórico profissional ou acadêmico para diagnosticar atos de alienação parental.

(D) por profissional com histórico de expertise para diagnosticar atos de alienação parental.

(E) por profissional da área de saúde mental.

QUESTÃO 36

Uma conceitualização teórica mais recente da relação entre a psicologia e o direito é a chamada jurisprudência terapêutica, que consiste no uso das ciências

(A) cognitivas para estudar até que ponto uma regra ou prática legal promove o bem-estar psicológico e físico das pessoas que ela afeta

(B) comportamentais para estudar até que ponto uma regra ou prática legal promove o bem-estar psicológico e físico das pessoas que ela afeta.

(C) jurídicas para estudar até que ponto uma regra ou prática legal promove o bem-estar psicológico e físico das pessoas que ela afeta.

(D) psicológicas para estudar até que ponto uma regra ou prática legal promove o bem-estar psicológico e físico das pessoas que ela afeta.

(E) sociais para estudar até que ponto uma regra ou prática legal promove o bem-estar psicológico e físico das pessoas que ela afeta.

(9)

QUESTÃO 37

Com relação às diferenças entre o direito e a psicologia, julgue os itens que se seguem.

I. A psicologia é nomotética e o direito é ideográfico. A psicologia focaliza o agregado ou as teorias amplas que podem ser generalizadas para inúmeros casos. O direito focaliza um caso individual ou um padrão específico de fatos.

II. A psicologia é probabilística e o direito é definitivo. A psicologia fala da probabilidade de ocorrer um determinado evento ou trata de um erro aleatório quanto à ocorrência de um determinado evento. Em contraste, o direito tenta ser certeiro.

III. O direito tende a ser dogmático e a psicologia tende a ser baseada empiricamente.

Assinale a alternativa correta.

(A) Nenhum item está certo. (B) Apenas o item I está certo. (C) Apenas o item II está certo. (D) Apenas o item III está certo. (E) Apenas os itens I e II estão certos.

QUESTÃO 38

Tendo em vista a Resolução CFP n.⁰ 8/2010, julgue os itens a seguir.

I. Conforme a especificidade de cada situação, o trabalho pericial poderá contemplar observações, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, aplicação de testes psicológicos, utilização de recursos lúdicos e outros instrumentos, métodos e técnicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia.

II. A realização da perícia exige espaço físico apropriado que zele pela privacidade do atendido, bem como pela qualidade dos recursos técnicos utilizados.

III. O psicólogo perito poderá atuar em equipe multiprofissional desde que preserve sua especificidade e seu limite de intervenção, não se subordinando, técnica e profissionalmente, a outras áreas.

Assinale a alternativa correta. (A) Apenas o item III está certo. (B) Apenas os itens I e II estão certos. (C) Apenas os itens I e III estão certos. (D) Apenas os itens II e III estão certos. (E) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO 39

É vedado ao psicólogo, enquanto psicoterapeuta das partes em litígio,

(A) eximir-se de atuar como perito ou assistente técnico de pessoas atendidas por ele e(ou) de terceiros envolvidos na mesma situação litigiosa.

(B) produzir documentos advindos do processo psicoterápico com a finalidade de fornecer informações à instância judicial acerca das pessoas atendidas.

(C) deixar de manter atendimento de criança, adolescente ou interdito, mesmo com o consentimento formal. (D) atuar como perito ou assistente técnico de pessoas

atendidas por ele e(ou) de terceiros envolvidos na mesma situação litigiosa.

(E) atuar quando a pessoa atendida for criança, adolescente ou interdito, sem o consentimento formal dos genitores.

QUESTÃO 40

Quanto à condução de um processo pericial, assinale a alternativa correta.

(A) O psicólogo assistente técnico não deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do psicólogo perito e vice-versa, para que não haja interferência na dinâmica e na qualidade do serviço realizado.

(B) O psicólogo assistente técnico deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do psicólogo perito e vice-versa, para que não haja interferência na dinâmica e na qualidade do serviço realizado.

(C) O psicólogo assistente técnico não deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do psicólogo perito e vice-versa, o acompanhamento na dinâmica e a qualidade do serviço realizado.

(D) O psicólogo assistente técnico deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do psicólogo perito e vice-versa, para garantir a qualidade do serviço realizado.

(E) O psicólogo assistente técnico deve acompanhar sistematicamente a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do psicólogo perito e vice-versa, para que não haja interferência na dinâmica e na qualidade do serviço realizado.

(10)

PROVA DISCURSIVA

▪ Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos das questões para as respectivas folhas de textos definitivos da prova discursiva, no local apropriado.

▪ Não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos nem texto de questão transcrito em folha incorreta. Cada questão deverá ser respondida em sua respectiva folha de texto definitivo.

▪ Em cada questão, qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de 30 linhas será desconsiderado. Também será desconsiderado o texto que não for escrito na folha de texto definitivo correspondente ou que tiver menos de 10 linhas.

▪ O texto deverá ser manuscrito, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Em caso de rasura, passe um traço sobre o conteúdo a ser desconsiderado e prossiga o registro na sequência. Não será permitido o uso de corretivo. ▪ Os espaços destinados à transcrição de textos das folhas de textos definitivos não poderão ser assinados, rubricados nem

conter nenhuma palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de anulação da prova. Será admitida a assinatura apenas no campo apropriado.

▪ As folhas de textos definitivos serão os únicos documentos válidos para avaliação da prova discursiva. As folhas para rascunho neste caderno são de preenchimento facultativo e não servirão para avaliação.

QUESTÃO 1

No Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), preconizam-se atos típicos em caso de alienação parental a serem determinados pelo juiz e que podem repercutir no atendimento pelos profissionais.

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

(11)

RASCUNHO PARA A QUESTÃO 1

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(12)

QUESTÃO 2

A violência manifestada contra a mulher, com expressões desde a psicológica até o feminicídio, está caracterizada na Lei Maria da Penha.

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

(13)

RASCUNHO PARA A QUESTÃO 2

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(14)

QUESTÃO 3

O Conselho Federal de Psicologia e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) detalharam, a partir de uma publicação conjunta em 2007, um conjunto de definições e propósitos das atribuições e competências dos psicólogos que atuam no sistema prisional. A publicação visa a nortear as ações e atividades nessa área por meio de um conjunto de medidas sistemáticas de atuação do profissional psicólogo.

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

(15)

RASCUNHO PARA A QUESTÃO 3

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(16)

QUESTÃO 4

Uma proposta metodológica elaborada por Rovinski, quanto a processos avaliativos forenses no Brasil, contempla um conjunto de características procedimentais para o profissional psicólogo considerar.

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

Procedimentos a serem considerados pelo psicólogo quanto a processos avaliativos forenses no Brasil

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

a) caso; b) expediente; c) coleta de dados; d) estratégias; e

(17)

RASCUNHO PARA A QUESTÃO 4

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Referências

Documentos relacionados

2.2 – As aulas do Curso de Capacitação para Psicólogo Responsável pela Avaliação Psicológica e como Psicólogo Perito Examinador de Trânsito serão realizadas nas quintas-feiras

No decorrer destes anos, muitas foram as conquistas desse aluno com relação à aquisição da marcha e da fala. Apoiando-se em mesas, barras e nas mãos do adulto, passou a

I- A constituição de uma área técnica-normativa que pode contribuir para o aperfeiçoamento do novo modelo biomédico. II- A constituição de uma especialidade que

(Imed 2015) Podemos considerar como máquina térmica qualquer dispositivo que receba uma quantidade de calor ! e converta parte da energia recebida dessa maneira em trabalho

Visto que o espaço tomado pela Psicologia na área da saúde é recente, assim como os estudos voltados para a Síndrome da Fibromialgia, (pois, de acordo com Oliveira, 2003,

[r]

O Resgate Antecipado Total das Debêntures da Primeira Série ocorrerá mediante o pagamento do Valor Nominal Unitário das Debêntures da Primeira Série (ou saldo do Valor Nominal

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados