• Nenhum resultado encontrado

Projeto Lúmen Kurden / Curdistão Iraque

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Lúmen Kurden / Curdistão Iraque"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Projeto Lúmen Kurden / Curdistão – Iraque

Sempre é um motivo de grande alegria escrever aos nossos amigos e parceiros do projeto Lúmen Kurden.

Início o RELATOS DO CAMPO, agradecendo aos nossos amigos e parceiros a fidelidade em acompanhar-nos nesses 4 anos de ministério e projetos entre os curdos (PNA), povo considerado não alcançado com o evangelho. Obrigado queridos parceiros!!! O meu desejo é que vocês verdadeiramente se sintam participantes desse projeto e ministério. Sabemos que a obra missionária é levada a cabo não por um indivíduo isolado, mas por uma ação conjunta, em que o Senhor designou uns para ir além da fronteira cultural, étnica, linguística, geográfica e outros que seguram as cordas na retaguarda apoiando com orações, palavras de motivação, encorajamento e com os recursos financeiros. Por isso, querido parceiro, você está fazendo missões aqui comigo no Iraque !!!! Que Deus encha o teu coração de alegria e de prazer por você fazer parte da equipe do LÚMEN KURDEN”!

NOSSA FAMÍLIA

Estamos bem, graças ao nosso Deus e Pai, que sempre, e até mesmo em meio aos conflitos que nos rodeiam, nos renova, conforta, anima, encoraja, fortalece e nos conduz pelo caminho da Sua vontade. Sua vontade que é sempre boa, agradável e perfeita. Ao nosso único e Soberano Deus, Glórias eternamente !

Várias pessoas do nosso convívio: familiares, amigos e irmãos em Cristo, por vezes nos perguntam: - Por que não deixamos o Iraque e retornamos ao Brasil, que é um país muito mais “seguro”?

É preciso ter muita convicção e certeza do chamado do Senhor e do ministério que cada um de nós tem recebido dele. Queremos honrar e glorificar aquele que nos confiou a obra de representá-lo entre os curdos, aqui no Oriente Médio. Não queremos servir ao Senhor em lugares ou países que sejam mais conveniente para nós, mas buscar o centro da Sua vontade,

(2)

que é sempre boa, agradável e perfeita. Assim, as vezes, isso significa estar em um lugar de risco. Lugar que talvez, evitaríamos estar, e de vivenciar determinadas situações tão difíceis de relatar. Então me vem a memória as orações que muitas vezes o crente apaixonado pelo Senhor faz, impulsionado pelo fogo do Amor à Deus: “Deus faça a Sua vontade em mim e onde quer que o Senhor me enviar, eu irei”. E agora? Como escapar das consequências dessa oração?

Estamos felizes e realizados aqui, pois sabemos que estamos no lugar certo, no tempo certo e fazendo a vontade de Deus! Orem por nossa família.

A GUERRA DO IRAQUE

Gostaria que o assunto “Guerra” não fosse um dos assunto dessa carta, mas infelizmente, ela é real e tem causado grande males e conflitos em todas as áreas aqui no Iraque.

Como vocês devem estar acompanhando, a situação continua complexa e várias pessoas, especialmente os cristãos, tem sofrido bastante nas mãos desse grupo. Tenho alguns vídeos e imagens que temo compartilhar com vocês, por revelarem de forma tão crua essa realidade. Mas, não podemos negar que barbáries tem sido praticadas em nome de deus. Não do nosso Deus, que é Amor. Amor que se revela na

ação do perdão ao mais vil pecador que se arrepende.

Registro apenas um caso para que vocês tenham ideia do que ocorre aqui: “ uma moça da etnia curda yazidi conta que foi sequestrada e abusada de forma cruel e desumana.

Graças a Deus, ela conseguiu escapar, mas revelou que as moças são abusadas e várias delas vendidas por um valor de doze (12) dólares. (ver - Iraque: "cada mulher Yazidi era partilhada por 10 combatentes islâmicos" https://www.youtube.com/watch?v=6Hmj5HXbTH0) (ver – “ISIS Terror: Yazidi Woman Escapes Sexual Slavery | NBC Nightly News” https://www.youtube.com/watch?v=VOFQgKQXX1E).

(3)

O QUE A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL ESTÁ FAZENDO NO IRAQUE?

Quero deixar bem claro e conscientizar à todos que tem acesso a este nosso RELATOS DO CAMPO que, todo trabalho e ministério que desenvolvemos aqui no Iraque, o fazemos, representando, obviamente, o Reino de Deus. Mas não podemos esquecer que, estamos debaixo de uma organização que tem uma denominação, e essa é a “ IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL”. Então, entendo que, como pastor e missionário da denominação o que estamos fazendo aqui, é ser a própria IPB, através dos seus missionários! O APOIO AOS REFUGIADOS DA GUERRA DO IRAQUE

Desde que a Guerra começou, estamos envolvidos diretamente com ações de auxílio aos refugiados. Muitos são os sofrimentos, tristezas, desesperos, complexos, conflitos e além muitas necessidades ,…

Percebemos, que é justamente em meio as muitas necessidades, que nos surge também muitas oportunidades de servir a Deus, servindo ao nosso próximo e mostrando o amor de Deus e o evangelho de forma prática.

Graças ao Pai, inúmeras oportunidades surgiram de servir ao nosso próximo ajudando a amenizar seus sofrimentos e necessidade. Isso só tem sido possível realizar com a ajuda dos nossos parceiros como a Igreja Presbiteriana do Brasil e algumas poucas pessoas individuais”.

Estou convencido que, sem a ajuda de nossos parceiros seria impossível realizar as ações que desenvolvemos aqui. Desde que começamos com essa ação de auxílio aos refugiados, já investimos mais de 40 mil reais. São medicamentos, água potável, leite especial para crianças pequenas como Dialac

nº 1,2,3, leite ninho em pó, fraldas descartáveis, cobertores, calçados, meias, ventiladores, arroz, óleo, açúcar e muita roupa. As necessidades dos refugiados continuam, e o que queremos é seguir auxiliando as famílias de cristãos, Yazidis e de árabes que cadastramos em nosso programa de ajuda. Para que esse auxílio continue, preciso que nossos parceiros e

(4)

amigos sigam nos apoiando com suas ofertas voluntárias e que divulguem para outros o nosso trabalho aqui no Iraque entre os refugiados e nos ajude a conseguir novos parceiros. Juntos podemos fazer muito mais !

Temos recebido ajuda de roupa e calçados para refugiados, de uma igreja na Inglaterra, recebemos o total de 58 caixas. Tudo enviado com muito amor, em cada peça de roupa uma etiqueta dizendo ( com muito amor da igreja na Inglaterra) . Essa etiqueta estava escrita em três línguas( curdo,

árabe e inglês).

Depois recebemos da Holanda 400 caixas de roupas e sapatos. Visitamos os refugiados, os cadastramos com informações referentes a idades e tamanhos, e depois realizamos a distribuição conforme esses dados.

Temos tido muito trabalho, contudo tem sido muito gratificante mostrar de forma prática o amor de Deus aos árabes, curdos,Yazidis, sírios e refugiados iranianos.

Ao levar roupas e sapatos para os refugiados, eles nos pedem

comida. O que fazer? Famílias e crianças pedindo por comida, e mesmo com os nossos recursos reduzidos por causa do aumento do dólar, Deus tem feito um milagre em nossas finanças.

E para glória do Senhor, somente neste mês de Março já distribuímos 700 quilos de arroz, 300 quilos de açúcar, 80 litros de óleo, 30 pacotes de fraldas descartáveis, 60 latas de leite em pó, e muitos medicamentos.

(5)

assumir uma parceira fiel e sólida, para que sigamos aqui fazendo a diferença na vida de muitos, que perderam tudo e que esperam por nossa ajuda. Oração pelos muitos refugiados. CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Seguimos firmes com as atividades em nosso centro de desenvolvimento social. Mas tivemos que diminuir as atividades, reflexo da crise econômica que estamos passado. Terminamos mais um período do curso de inglês que oferecemos a nossa comunidade. Tivemos uma linda comemoração com os alunos e eu tive a oportunidade de testificar de nossa gratidão a Deus pelo nosso centro de desenvolvimento social e reiterar para os alunos que o mesmo era um presente do Senhor para a comunidade curda. Sempre estamos aproveitando as oportunidades para influenciar com a nossa fé evangélica. Certo aluno me perguntou: - “Por que mister Gian, o senhor está fazendo isso pelos curdos?” então eu lhe respondi:- “Eu estou fazendo isso, porque Deus ama os curdos e Ele dividiu O seu amor conosco, para que também amássemos os curdos e viéssemos para o Curdistão, para ajudar no seu desenvolvimento social. Deus abençoe o Iraque, Deus abençoe o Curdistão, Deus salve os curdos! Oração pelo centro.

A IGREJA CURDA NA CASA

A igreja curda ainda é muito pequena e também muito recente. Todos os crentes que a frequenta, são ex-muçulmanos convertidos ao evangelho do Senhor Jesus. Semanalmente reúno-me com o Ali, para um tempo de oração e conversa sobre a igreja e o ministério. Estamos bem animados, pois sentimos que, apesar

da Guerra, Deus está trabalhando e nos dando muitas oportunidades para falar do Seus plano de salvação. Como por exemplo, o ourives Dilshad, que conheci. Ele é dono de uma joalheria aqui em nossa cidade e algumas vezes fez perguntas sobre a minha fé. Percebi que ele, embora muçulmano, demonstrava uma revolta com os atos praticados

pelo grupo terrorista “Estado Islâmico” . O apresentei ao Ali, e com frequência temos tido encontros, onde tiramos suas dúvidas e esclarecemos sobre a fé cristã. Esse encontros foram em minha casa e Dilshad está cada vez mais perto de tomar uma decisão e aceitar ao Senhor Jesus, como seu Salvador. Orem por ele para que os seus olhos e entendimento sejam abertos para a revelação de Deus quanto a sua salvação.

(6)

Os outros dois amigos que estamos testemunhando são : Sherzad e Kamaran. Também frequentam a minha casa e já temos muita liberdade para falar abertamente sobre nossa fé e sobre o Senhor Jesus. Kamaran, o que está ao meu lado, disse que quer muito seguir a Cristo, mas tem muito medo de que sua família descubra e atente contra a sua vida. Orem por Kamaran e Sherzad, pois seguir a Cristo no contexto muçulmano, representa ao novo discípulo de Cristo, ser rejeitado pela família. Essa rejeição ocorre por ações como: perda da posição de herdeiro, espancamento pelos irmãos, pai e parentes, divórcio, perda do trabalho e muitas outras coisas, podendo chegar até a morte. Oração pela igreja curda e por Dilshad, Sherzad e Kamaran. AFETADOS PELA CRISE DO BRASIL

Caros irmãos, termino este RELATOS DO CAMPO, fazendo um pedido especial de oração pela parte financeira. Temos sido tremendamente afetados pela crise econômica do Brasil, pois vocês sabem que o dólar tem subido assustadoramente. O que diminuiu em muito o nosso sustento missionário, afetando os recursos para manutenção do nosso centro social. Temos tido uma perda de 35% a 40% do nosso sustento, e tememos pelo futuro das nossas atividades. Orem por nós e se puder comunique com pessoas e igrejas que queiram se associar ao nosso ministério entre os curdos do Iraque.

No amor de Cristo, Flia.: da Costa

Se#desejar#contribuir#com#o#nosso#ministério#aqui#no#Curdistão#–#Norte#do#Iraque,#poderá#fazê>lo#da# seguinte#maneira:##

Conta&Pessoal:#Banco#do#Brasil#AG#0635>1(Cambuci)#CC17509>9#–#CPF#016558367>30 Conta&APMT&:#Banco#do#Brasil#AG#0635>1#(Cambuci)#CC#7500>0#CNJP#04.138.895/0001>86## **Lembrando que, se depositar na conta da APMT, é necessário#colocar o código 0,64 em centavos (exemplo: R$ 50,64) para que a oferta chegue até nós.#

Referências

Documentos relacionados

Claro que pode! No estúdio de ioga, sempre tem tapetes de ioga extras para experimentar. Você quer vir para a aula hoje à noite?. João: Infelizmente, eu não posso porque tenho aula

Como citado anteriormente, na própria reunião de fundação do Colégio, é recomendável que já sejam definidos os principais itens de funcionamento dele, sendo: (1) sempre

Como membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU, a Venezuela se pronunciou contra a ação da ONU para responder a violações de direitos humanos em locais como a.. Coreia

Portanto, não se regozijem, queridos irmãos, porque Deus os abençoa naquilo que estão fazendo, para que vejam as almas salvas e a si mesmos honrados, pois

MATEUS VALÉRIO DA COSTA JOÃO PAULO SOUZA MADEIROS DANIEL DE SOUZA MEDEIROS RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA DANIELA YASMIM MORAIS COSTA DALIELMA VANESSA DA SILVA JOÃO VITOR

E o Anjo do Senhor Jesus Cristo que é o profeta da Dispensação do Reino vem à Igreja de Jesus Cristo neste tempo final, enviado por Jesus Cristo para lhe dar testemunho

Com algumas impressoras compatíveis com PictBridge, o ecrã de arranque do PictBridge poderá não ser apresentado e poderá ser impossível imprimir fotografias quando Automático é

Seu objetivo não é a fundação de um Estado curdo, o movimento pretende estabelecer estruturas federativas no Irã, Iraque, Síria e Turquia, abertas para todos os curdos, e ao