• Nenhum resultado encontrado

CARATERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARATERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

CARATERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

O Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, disponibiliza o ensino público para a União de Freguesias dos Foros de Salvaterra e Salvaterra de Magos a nível do ensino básico e o ensino secundário para todo ao Concelho e integra os seguintes estabelecimentos de ensino:

- Jardim de Infância do Estanqueiro;

- Escolas Básicas de 1.º Ciclo de Santa Maria, Cancelas e Estanqueiro; - Jardim de Infância + EB1 de Salvaterra de Magos;

- Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos.

Para além dos estabelecimentos que integram o Agrupamento, a rede escolar do Concelho integra ainda: - Agrupamento de Escolas de Marinhais;

- Escola Profissional de Salvaterra de Magos;

- Centro Paroquial de Bem-estar Social de Salvaterra de Magos; - Centro de Bem Estar Social dos Foros de Salvaterra de Magos;

- Centro de Bem Estar Social de Marinhais; - Centro de Bem Estar Social de Muge.

(2)

Estabelecimentos de Ensino pré-escolar

No que diz respeito à educação pré-escolar o agrupamento dispõe de dois jardim-de-infância – Estanqueiro e Centro Escolar de Salvaterra de Magos. Os dois estabelecimentos têm atividades de animação e apoio à família, que asseguram o acompanhamento das crianças antes e depois do período diário das atividades educativas, no período das 07.45 às 09.00 e das 15.30 às 19.00.

O Jardim de Infância do Estanqueiro tem três salas de aula, sala de refeições, espaço de recreio com parte coberta e não possui sala polivalente.

O Jardim de Infância do Centro Escolar tem cinco salas de aula, refeitório, espaço de recreio coberto, sala polivalente, Biblioteca, sala de multideficiência, campo de jogos exteriores e parque infantil.

Todos os edifícios do pré-escolar dispõem de computador com acesso à internet.

Estabelecimentos do 1º ciclo

Existem quatro escolas do 1º ciclo – EB1 de Cancelas, EB1 de Estanqueiro, EB1 de Santa Maria e EB1 de Salvaterra de Magos, integrado no Centro escolar, juntamente com o pré-escolar. As crianças do primeiro ciclo têm componente de apoio à família, que funciona no período das 07.45 às 09.00 e das 17.30 às 19.00. A EB1 de Cancelas, tem duas salas de aula, um monobloco como sala de refeições, um monobloco como sala de recursos, espaço de recreio com parte coberta e não possui sala polivalente.

A EB1 de Estanqueiro tem quatro salas de aula, um refeitório, um monobloco como sala de recursos, espaço de recreio com parte coberta e não possui sala polivalente.

A EB1 de Santa Maria, tem duas salas de aula, um monobloco como sala de refeições, um monobloco como sala de recursos, espaço de recreio com parte coberta e não possui sala polivalente.

A EB1 de Salvaterra de Magos, integrada no Centro Escolar, tem onze salas de aula, duas salas de apoio, uma sala de atendimento aos encarregados de educação, refeitório, espaço de recreio coberto, sala polivalente, Biblioteca, sala de multideficiência, campo de jogos exteriores e parque infantil.

(3)

No que diz respeito ao equipamento informático, todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico contam com um computador por sala, com ligação à internet. As crianças do ensino básico do agrupamento têm acesso ao programa de atividades de enriquecimento curricular, sendo o agrupamento a entidade promotora deste projeto. Neste âmbito, as crianças beneficiam de:

 Ensino da Música;  Expressão Plástica;  Proteção do ambiente;  Jogos Matemáticos;  Oficina de Leitura e Escrita;

 Tecnologias da Informação e Comunicação;  Apoio a Português e a Matemática.

A Expressão Físico Motora no primeiro ciclo é dada a todos os alunos por docentes do grupo de recrutamento duzentos e sessenta (educação física do segundo ciclo).

Todos os alunos deste ciclo têm Ensino do Inglês como oferta complementar.

Escola Básica e Secundária

A escola sede do agrupamento, situada na vila de Salvaterra de Magos, tem alunos do 2º, 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. A escola funciona em regime diurno e as atividades letivas decorrem das 08.30 às 18.20.

Este estabelecimento de ensino é constituído por cinco blocos, dois campos de jogos exteriores, um ginásio, uma biblioteca e um refeitório. O bloco A tem 26 salas de aula, uma sala de trabalho de professores e uma sala de estudo.

O Bloco B possui 4 salas de desenho, 2 oficinas, 1 sala de trabalho de professores e 1 sala polivalente.

(4)

O Bloco D é constituído por:

 área de aulas que possui 4 laboratórios de informática; 1 sala de recursos de multimédia, ginásio, 1 sala da Educação Especial,

 área de serviços formada por: refeitório, papelaria, sala de aluno e bar, auditório, biblioteca escolar, sala de professores, sala da associação de estudantes, sala das assistentes; arquivo geral; armazém; serviços administrativos; 4 gabinetes da direção, 2 salas de reuniões; 2 gabinetes de atendimento aos encarregados de educação; 1 gabinete de atendimentos aos encarregados de educação/ presidente do conselho geral; 1 sala de diretores de turma; 1 gabinete do SPO e 1 sala do NPES.

O Bloco E tem 15 salas de aula, 1 laboratório, 2 salas de Educação Visual e Tecnológica, 1 sala de Música, 2 salas de trabalho dos professores, 2 salas de apoio e 1 Gabinete Pedagógico Disciplinar.

A escola tem como oferta educativa:  2º Ciclo – 5º e 6ºanos;  3º Ciclo -7º, 8º e 9º ano;

 Curso do ensino vocacional de 2º ciclo- Artes e Ofícios, Desporto e Proteção do Ambiente;

 Curso do ensino vocacional de 3º ciclo – Audiovisuais e Produção dos Média, Comércio e Eletricidade e Energia;  Curso de Educação e Formação de Jovens – CEF tipo 2 – Serralharia Mecânica;

 Ensino Secundário – Cursos Científico Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Artes Visuais);  Ensino Profissional

o 1º Ano (Técnico de Comércio, Técnico de Multimédia e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos); o 2º Ano (Técnico de Multimédia, Técnico de Energias renováveis);

o 3º Ano (Técnico de Multimédia, Técnico de Comércio).

No que diz respeito ao parque informático da escola, todas as salas de aula possuem computador com ligação à internet, projetores multimédia e quadros interativos em várias Salas.

(5)

COMUNIDADE EDUCATIVA

Alunos

Em 2014/2015 o agrupamento regista um total de 1749 alunos, residindo a sua maioria no concelho de Salvaterra de Magos, distribuídos desde o pré-escolar ao ensino secundário, quer nos cursos regulares, vocacionais, educação e formação e profissionais.

Pré-escolar 3 anos 4 anos 5 anos 6 anos Total

35 53 65 12 165

1º ciclo 1ºano 2ºano 3ºano 4ºano 412

100 130 92 90

2º ciclo 5ºano 6ºano Vocacional 255

126 106 23

3º ciclo 7ºano 8ºano 9ºano Vocacional 375

141 103 112 19

CEF -T2 19 19

Ensino Secundário Regular

10ºano 11ºano 12ºano

385

155 125 105

Ensino Profissional 1ºano 2ºano 3ºano 138

60 39 39

Total 1749

(6)

Os alunos encontram-se distribuídos por um total de 81 turmas, que se distribuem da seguinte forma:

Pré-escolar 8 turmas Total

8

1º ciclo 19 turmas* 19

2º ciclo 5ºano 6ºano Vocacional 12

5 6 1

3º ciclo 7ºano 8ºano 9ºano Vocacional 18

7 5 5 1

CEF -T2 1 1

Ensino Secundário Regular

10ºano 11ºano 12ºano

16

6 5 5

Ensino Profissional 1ºano 2ºano 3ºano 7

3 2 2

Total 81

Quadro 2- Distribuição das turmas no agrupamento

(7)

No que respeita aos alunos com necessidades educativas especiais, existem 116 alunos com programa educativo individual, distribuídos pelos seguintes níveis de ensino.

Tipo de ensino Número de alunos

Educação pré-escolar 4

1º Ciclo do ensino básico 35 2º Ciclo do ensino básico 30 3º Ciclo do ensino básico 35

Ensino Secundário 12

Total 116

Quadro 3- Alunos com Programa Educativo Individual

Na educação pré-escolar 12 crianças são acompanhadas pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.

Pessoal docente

Relativamente ao pessoal docente, existem 164 professores ao serviço no agrupamento, sendo pertencente ao quadro de agrupamento

Quadro 4- Pessoal Docente do Agrupamento

Destes 164 docentes, 7 pertencem ao grupo da de recrutamento da educação especial.

QA/QE 123

QZP 12

Cont. 29

Total 164

Quadro 1 - Docentes de educação especial Grupo de recrutamento Com especialização Quadro Contratados 910 4 3 Outro grupo 0 0 Total 4 3

(8)

Pessoal não docente

No que diz respeito ao pessoal não docente importa caracterizar o pessoal administrativo (10 assistentes técnicos e 1 chefe dos serviços de administração escolar) e o pessoal operacional, que abrange os 36 assistentes operacionais do agrupamento. Todos têm contrato de trabalho em funções públicas. Todo o pessoal administrativo exerce funções na escola sede do agrupamento.

o Pessoal operacional

Relativamente ao pessoal operacional existem 36 assistentes operacionais distribuídos da seguinte forma:

Escola Assistentes operacionais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra 28

EB1 + JI de Salvaterra de Magos 4

EB1 de Cancelas 1

EB1 de Santa Maria 1

EB 1 de Estanqueiro 2

JI de Estanqueiro 0

Total 36

Quadro 6- Pessoal Operacional

(9)

o Outros técnicos

O agrupamento tem em funções uma psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação Escolar. Esta tem contrato de trabalho em funções públicas. No âmbito do ensino especial o agrupamento tem 3 técnicos disponibilizados pelo Centro de Recuperação Infantil de Almeirim, a saber:

Tipo de Técnico Nº de técnicos Horas

Psicólogo 2 20

Terapeuta da fala 1 31

Técnica de reabilitação motora 1 9

Total 60

Quadro 7- Técnicos disponibilizados pelo CRIAL

Pais e Encarregados de Educação

Os pais e encarregados de educação do agrupamento são representados por uma associação.

A associação tem representação no conselho geral do agrupamento, através de proposta da mesma. Está igualmente representada na equipa de autoavaliação do agrupamento e nas equipas de ações de melhoria.

Parceiros Comunitários

O agrupamento favorece a interação co diferentes organismos e instituições, com a finalidade de:  Promover a qualidade das aprendizagens;

 Educar para a cidadania;

(10)

 Cooperar no desenvolvimento de projetos, no âmbito da formação de pessoal docente, não docente e discente;  Promover a participação e o desenvolvimento do espírito cívico;

 Facilitar a inserção dos alunos dos cursos vocacionais, educação e formação de jovens e profissionais no mercado de trabalho;  Responder, do ponto de vista educativo e formativo, às necessidades da comunidade educativa e local.

O agrupamento tem vindo a aumentar o número de protocolos de cooperação. Até ao momento são parceiros do agrupamento:  Câmara Municipal de Salvaterra de Magos;

 Juntas de freguesia do concelho;

 Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria;

 Centro Paroquial de Bem Estar Social de Salvaterra de Magos;  Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra de Magos;  Centro de Recuperação Infantil de Almeirim;

 Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Salvaterra de Magos;  Escola Segura;

 Escola Superior de Educação de Santarém;  Clínica de Psicologia – Vomap;

 Centro de Formação de Escolas dos concelhos de Benavente, Salvaterra e Coruche – Educatis;  Equipa Local de Intervenção Precoce de Coruche/Salvaterra de Magos.

(11)

Resultados escolares

Ensino/Modalidade/Ano ou Tipo Taxa de Sucesso

Tipologia de ensino Anos Do Agrupamento Nacional

Básico 85,07% 89,01% Regular 84,86% 89,18% 1º Ano 97,12% 100.0 % 2º Ano 77,39% 88.8 % 3º Ano 95,6% 94.7 % 4º Ano 98,95% 96.1 % 5º Ano 81,7% 88.2 % 6º Ano 85,29% 86.6 % 7º Ano 75,0% 82.1 % 8º Ano 77,68% 86.0 % 9º Ano 82,22% 83.5 % CEF 88,24% 84,61% Tipo 2 86,27% 86.1 % Tipo 3 94,12% 87.4 % Secundário 81,47% 81,2% Regular CH 78,98% 78,58% 10º Ano 90,32% 84.3 % 11º Ano 80,37% 87.3 % 12º Ano 63,73% 62.5 % Profissional 87,32% 86,91% 1º Ano 100,0% 98.5 % 2º Ano 100,0% 99.1 % 3º Ano 68,42% 60.4 %

(12)

Taxa de transição/conclusão 2013/2014

Ensino/Modalidade/Ano ou Tipo Transitou Não Transitou Concluiu Não Concluiu Anulou Matricula Transferido Excluído por Faltas Em Processo Aval. Retido por Faltas CEF – Certificação Escolar Total

Básico Regular 1º Ano 101 3 9 113

2º Ano 89 26 7 122 3º Ano 87 4 2 93 4º Ano 94 1 2 97 5º Ano 125 28 7 160 6º Ano 116 20 7 143 7º Ano 96 31 9 1 137 8º Ano 87 24 4 1 116 9º Ano 74 16 4 94 585 116 284 37 51 2 1075 CEF Tipo 2 6 1 1 3 3 20 3 18 55 Tipo 3 2 1 14 17 8 2 1 3 3 20 3 32 72 585 116 292 39 1 54 3 20 5 32 1147 Secundário Regular CH 10º Ano 112 12 1 15 140

11º Ano 86 21 5 112 12º Ano 65 37 1 2 105 198 33 65 37 2 22 357 Profissional 39 18 10 3 85 155 198 33 104 55 12 25 85 512 Total 783 149 396 94 13 79 3 105 5 32 1659

(13)

Classificação interna/ externa nacional – 4º ano

Ano Letivo 2012/2013 Ano Letivo 2013/2014

Disciplinas C.I Nível Média de Níveis da Avaliação Externa 1ª fase Nível C.Ext. (1ª fase) % e Nível C. N % e Nível C.I – C.Ext. (valor absoluto) Nível C.Ext – C.N. Nível C.I Nível Média de Níveis da Avaliação Externa 1ª fase Nível C. Ext. 1ª fase % e Nível C.N % e Nível C. I. – C.Ext (valor absoluto) Nível C.Ext. – C. N Nível C.Ext(2014)– C.Ext(2013) Tendo em consideração a variação nacional % Português 3,8 2,4 % : 43 N: 2,23 % : 48,8 N: 2,42 1,4 -0,19 3,6 3,1 % : 61,2 N: 3,03 % : 62,2 N: 3,08 0,5 -0,05 + 4,8 Matemática 3,7 2,7 % : 52,4 N: 2,59 %: 57 N: 2,82 1 -0,23 3,7 3,1 % : 56,2 N: 2,78 %: 56,1 N: 2,78 0,6 0 + 4,7 EFI Máximo: 0,10 Mínimo: + 0,30 Máximo: 0,10 Mínimo: + 0,30

Quadro 10 – Comparação entre a classificação interna/ externa nacional – 4º ano

Legenda:

C. I. – Média da classificação interna C. Ext. – Média da classificação externa C.N. – Média da classificação Nacional

Melhorou relativamente ao ano anterior Piorou relativamente ao ano anterior

(14)

Classificação interna/ externa nacional – 6º ano

6º Ano

Ano Letivo 2012/2013

Ano Letivo 2013/2014

Disciplinas C.I Nível Média de Níveis da Avaliação Externa 1ª fase Nível C.Ext. (1ª fase) % e Nível C. N % e Nível C.I – C.Ext. (valor absoluto) Nível C.Ext – C.N. Nível C.I Nível Média de Níveis da Avaliação Externa 1ª fase Nível C. Ext. 1ª fase % e Nível C.N % e Nível C. I. – C.Ext (valor absoluto) Nível C.Ext. – C. N Nível C.Ext(2014)– C.Ext(2013) Tendo em consideração a variação nacional % Português 2,9 2,7 % : 51,2 N: 2,53 % : 51,2 N: 2,56 0,2 -0,03 3,3 3,0 % : 57,5 N: 2,85 % : 57,9 N: 2,87 0,3 -0,02 + 0,2 Matemática 2,9 2,4 % : 44,5 N: 2,28 %: 49,6 N: 2,45 0,5 -0,23 3,1 2,4 % : 42 N: 2,19 %: 47,3 N: 2,37 0,7 -0,18 - 0,2

EFI Máximo: 0,10 Mínimo:

+ 0,30

Máximo: 0,10 Mínimo: + 0,30

Quadro 11 – Comparação entre a classificação interna/ externa nacional- 6ºano

Legenda:

C. I. – Média da classificação interna C. Ext. – Média da classificação externa C.N. – Média da classificação Nacional

Melhorou relativamente ao ano anterior Piorou relativamente ao ano anterior

(15)

Classificação interna/ externa nacional – 9º ano

9º Ano

Ano Letivo 2012/2013 Ano Letivo 2013/2014

Disciplinas C.I Nível Média de Níveis da Avaliação Externa 1ª fase Nível C.Ext. (1ª fase) % e Nível C. N % e Nível C.I – C.Ext. (valor absoluto) Nível C.Ext – C.N. Nível C.Ext(2013)– C.Ext(2012) Tendo em consideração a variação nacional % C.I Nível Média de Níveis da Avaliação Externa 1ª fase Nível C. Ext. 1ª fase % e Nível C.N % e Nível C. I. – C.Ext (valor absoluto) Nível C.Ext. – C. N Nível C.Ext(2014)– C.Ext(2013) Tendo em consideração a variação nacional % Português 3,1 2,4 % : 49,6 N: 2,45 % : 48,8 N: 2,42 0,7 + 0,03 + 4,9 2,9 2,9 % : 57,5 N: 2,85 % : 56 N: 2,77 0 + 0,07 + 0,6 Matemática 2,9 2,4 % : 42,9 N: 2,22 %: 44,6 N: 2,28 0,5 -0,06 - 2,6 2,9 2,9 % : 56,6 N: 2,8 %: 53 N: 2,62 0 + 0,18 + 5,3 EFI Máximo: 0,10 Mínimo:+ 0,30 Máximo: 0,10 Mínimo: + 0,30

Quadro 12 – Comparação entre a classificação interna/ externa nacional – 9ºano

Legenda:

C. I. – Média da classificação interna C. Ext. – Média da classificação externa C.N. – Média da classificação Nacional

Melhorou relativamente ao ano anterior Piorou relativamente ao ano anterior

(16)

Classificação interna/ externa nacional – 11º e 12º ano

Quadro 13 – Comparação entre a classificação interna/ externa nacional – 11º e 12º ano

Legenda:

C. I. – Média da classificação interna C. Ext. – Média da classificação externa C.N. – Média da classificação Nacional

11º e 12º Ano

Ano Letivo 2012/2013 Ano Letivo 2013/2014

Disciplinas

C.I C.Ext C. N C.I – C.Ext. (valor absoluto) C.Ext – C. N. C. Ext (2013) – C. Ext (2012) Tendo em consideração a variação nacional C.I C.Ext C.N C. I. – C.Ext (valor absoluto) C.Ext. –C. N C. Ext (2014) – C. Ext (2013) Tendo em consideração a variação nacional Português 13,5 8,9 9,8 4,6 - 0,9 -0,9 13,2 12,9 11,6 0,3 + 1,3 + 2,2 Matemática A 11,8 10,9 9,7 0,9 + 1,2 + 1,9 14,9 5,7 9,2 9,2 -3,5 - 4,7 B/G 12,7 7,9 8,4 4,8 - 0,5 + 1,9 13,5 11,2 11 2,3 + 0,2 + 0,7 F e Q A 12,4 6,8 8,1 5,6 - 1,3 -0,6 12,9 9,3 9,2 3,6 +0,1 + 1,4 Desenho A 16,2 13,9 12,4 2,3 + 1,5 + 1,5 16,8 12,8 12,8 4 0 -1,5 G. Descritiva 13,2 14,7 12,2 1,5 + 2,5 - 1,3 14,1 11,3 11,6 2,8 - 0,3 -2,8 Geografia A 12,9 8,6 9,8 4,3 - 1,2 +0,1 11,9 10,3 10,9 1,6 - 0,6 + 0,6 História A 12,7 7,6 10,6 5,1 - 3 -1,3 13,8 9,7 9,9 4,1 - 0,2 + 2,8 HCA 13,2 9 10,4 4,2 - 1,4 -0,6 14 8,6 9,7 5,4 -1,1 + 0,3 Mat. B 11 7,4 10,2 3,6 - 2,8 -2,3 13,5 10 9,3 3,5 + 0,7 + 3,5 MACS 13,3 8,4 9,9 4,9 -1,5 -2,6 14,8 11,9 10 2,9 + 1,9 + 3,6 Inglês 14,9 10,3 10,8 4,6 -0,5 +0,9 Filosofia 11,3 8,6 10,2 2,7 - 1,6 -1,6 12,1 9,5 10,3 2,6 -0,8 + 0,8 EFI Máximo: 1,5 Mínimo: + 1 Máximo: 1,5 Mínimo: + 1

Melhorou relativamente ao ano anterior Piorou relativamente ao ano anterior

(17)

Projetos em Desenvolvimento

No presente ano letivo, estão a ser dinamizados - projetos/atividades, divididos por duas áreas:

A. Apoio ao Currículo B. Educação para a cidadania e empreendedorismo

 Apoio aos alunos nos exames nacionais;  Bibliotecas Escolares

 Clube da Ciência;  Sala de Estudo;

 Plano Nacional da Leitura.  Olimpíadas da Matemática;  Olimpíadas da Filosofia;  Olimpíadas da Física;  Supertmatik;  Jogos matemáticos.  Clube Europeu;

 Clube do Desporto Escolar;

 Núcleo de Promoção e Educação para a Saúde;  Oficina de Expressão Plástica e Artística;  Grupo de Teatro,

 Grupo Coral e Instrumental;  Atelier de Multimédia;  Verdocas;

 Clube da Conversa;  Parlamento Jovem;

 Comenius (em fase de conceção)  Heróis da Fruta;

 Clube de Xadrez;  Clube Alta Mente;  Projeto Pilhão;

 Clube do Voluntariado.

(18)

Estrutura Orgânica

Conselho Geral Diretora Coordenadora técnica Assistentes técnicos

Encarregada das A. Operacionais

Assistentes Operacionais Subdiretora/Adjuntas Assessorias Conselho Administrativo Conselho Pedagógico Coordenadores de Departamento Coordenadores de Grupo Docentes Coordenadores de DT/coordenador do Ensino não

Regular Diretores de turma e diretores de curso Conselhos de turma Docentes Alunos Pais e Encarregados de Educação Serviços Especializados de Apoio Educativo Educação Especial SPO Professores Bibliotecários

(19)
(20)

Plano de ação

As áreas de intervenção que se propõem resultam da comunhão dos aspetos a melhorar vindos da equipa de autoavaliação do agrupamento numa política de escola moderna.

Áreas de Intervenção:

 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO D A ESCOLA  QUALIDADE DO SERVIÇO EDUCATIVO

 SUCESSO EDUCATIVO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

(21)

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA

Objetivos Estratégicos (OE):

OE01

- Gerir os espaços e os recursos humanos

OE02

- Definir uma estratégia mais eficaz de comunicação Interna

OE03

- Promover a humanização e a segurança dos espaços escolares

OE04

- Gerir os recursos materiais e as disponibilidades financeiras

Objetivos Operacionais (OO)

Estratégias/Ações a desenvolver

OE01 - Gerir os espaços e os recursos humanos

OO01

solidariedade Motivar, através da atuação da Direção, um ambiente de confiança e

Promover encontros/convívios informais entre os agentes educativos do Agrupamento (pessoal docente, não docente e alunos).

Promover uma política de porta aberta e atendimento ao pessoal docente e não docente.

OO02

humanos. Promover uma gestão adequada e motivadora da participação dos recursos

Contemplar na distribuição de serviço, a continuidade pedagógica, sempre que haja condições para tal.

Gerir o crédito horário global do agrupamento, para assegurar o desempenho eficaz dos cargos e funções inerentes às estruturas de administração e gestão, de coordenação e de orientação educativa, de apoios educativos e de atividades.

Distribuir o PND de acordo com as necessidades dos diversos estabelecimentos de ensino e manifestações de preferência.

OO03

Implementar um dispositivo de formação do agrupamento.

Elaborar um plano de formação bienal para professores e pessoal não docente, a partir das prioridades definidas/necessidades identificadas. (Sugestão do pessoal não docente)

Realizar formação na área dos Primeiros Socorros. (Sugestão do pessoal não docente)

Articular com o centro de formação, no sentido da concretização de ações de formação para docentes e não docentes.

Conceber ações de informação/seminários para pessoal docente e não docente, encarregados de educação e alunos, sobre temáticas pertinentes para o desenvolvimento do projeto educativo do agrupamento.

(22)

OE02 - Definir uma estratégia mais eficaz de comunicação Interna

OO04

Agilizar a comunicação entre os vários órgãos e estruturas da escola.

Criar uma equipa responsável pela comunicação interna.

Divulgar mensalmente as atividades do mês. (Sugestão do pessoal não docente)

Fazer chegar à comunidade educativa, informação sobre as decisões do Conselho Geral, em tempo útil.

OO05

assegurar o cumprimento dos documentos orientadores da vida do agrupamento. Promover a articulação entre os órgãos de gestão e administração no sentido de

Implementar uma dinâmica de monitorização do cumprimento dos objetivos dos documentos orientadores através da ação dos coordenadores de departamento e dos coordenadores dos projetos.

OE03 - Promover a humanização e a segurança dos espaços escolares

OO06

Implementar as atividades prevista nos planos de segurança. Realizar ações de sensibilização sobre simulacros Realizar simulacros em todas as escolas do Agrupamento.

OO07

equipamentos Manter em bom estado de conservação os espaços/edifícios escolares e Promover projetos de intervenção na higiene e segurança no espaço escolar. Criar um mecanismo de comunicação eficaz de necessidades de reparação.

OO08

de materiais. Gerir os espaços escolares no respeito pelo Ambiente, promovendo a reciclagem Colocar Ecopontos nos espaços exteriores das escolas.

Criar projetos de intervenção na reciclagem de materiais.

OE04 - Gerir os recursos materiais e as disponibilidades financeiras

OO09

Melhorar o ambiente físico do agrupamento.

Promover ações de sensibilização junto da comunidade educativa, para a preservação dos espaços físicos e equipamentos.

Criar as condições para um serviço eficaz de manutenção e reparações.

Organizar os espaços físicos, com vista à criação de um ambiente propicio às aprendizagens.

OO10

Racionalizar os recursos financeiros disponíveis no agrupamento.

Recorrer a fontes de financiamento diversificadas, através de candidaturas a programas e projetos nacionais e europeus.

Elaborar um plano para as despesas em função de necessidades e prioridades identificadas nos planos de ação de cada estrutura intermédia ou serviço.

(23)

QUALIDADE DO SERVIÇO EDUCATIVO

Objetivos Estratégicos (OE):

OE05

- Melhorar a comunicação externa e a imagem da escola.

OE06

- Valorizar práticas educativas capazes de contribuir para um desenvolvimento integral do aluno

OE07

- Melhorar os mecanismos de autorregulação do agrupamento

Objetivos Operacionais (OO)

Estratégias/Ações a desenvolver

OE05 - Melhorar a comunicação externa e a imagem da escola

OO11

no contexto regional. Promoção da imagem da escola junto da comunidade, visando a sua afirmação

Divulgar na página do agrupamento todos os projetos de índole regional, nacional e internacional, em que este participe.

Divulgação dos resultados meritórios dos alunos e do agrupamento. (Sugestão da comunidade exterior)

Criar uma equipa multidisciplinar responsável pela recolha e arquivo de registos fotográficos e de vídeo, que constituam a biografia do agrupamento, com vista à institucionalização da sua memória.

(Sugestão do pessoal docente)

Realizar atividades de divulgação do trabalho realizado pela escola, dirigidas à comunidade exterior. (Sugestão dos encarregados de educação)

OO12

Apostar numa maior divulgação, junto da comunidade e das entidades locais (Município, Centro de Saúde, Escola Segura, empresas, etc.), das atividades realizadas na escola, incentivando-as à participação na construção do PAA.

Realizar encontros de ex-alunos do agrupamento, para divulgação de percursos académicos e profissionais de sucesso.

Envolver anualmente entidades locais em projetos de carácter nacional, constantes do Plano Anual de Atividades.

OE06 - Valorizar práticas educativas capazes de contribuir para um desenvolvimento integral do aluno

OO13

caráter nacional com expressão na escola. Estimular um maior envolvimento da comunidade educativa em projetos de Plano Anual de Atividades. Envolver anualmente a comunidade educativa em projetos de carácter nacional, constantes do

OO14

desenvolvimento sustentável e estilos de vida saudáveis. Promover iniciativas/atividades que fomentem a defesa do ambiente, o Incluir no PAA atividades de índole ambiental, desenvolvimento sustentável e vida saudável.

OO15

como problemáticas na escola e/ou na sociedade. Promover espaços de discussão e reflexão em torno de áreas identificadas alunos. Realizar atividades/debates em torno de áreas identificadas como problemáticas, dirigidos aos

(24)

OO16

reguladora da vida do mesmo. Promover a autoavaliação do agrupamento como parte integrante e da equipa de autoavaliação. Desenvolver um projeto de autorregulação do agrupamento, por forma a sistematizar o trabalho

OO17

alunos, pessoal docente, pessoal não docente e pais/encarregados de educação. Criar mecanismos que permitam avaliar as necessidades e a satisfação dos

Colocar caixas para registo de sugestões e/ou opiniões nos estabelecimentos escolares.

Realizar questionários aos alunos, pessoal docente, pessoal não docente e aos pais/encarregados de educação.

OO18

escolaridade Monitorizar a evolução dos resultados internos e externos por ano de

Analisar periodicamente em sede do conselho pedagógico os resultados escolares internos. Proceder à comparação dos resultados internos com os resultados externos.

Divulgar, junto do pessoal docente, o posicionamentos dos resultados da escola nas disciplinas sujeitas a avaliação externa.

SUCESSO EDUCATIVO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Objetivos Estratégicos (OE):

OE08

- Investir no sucesso escolar

OE09

- Melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática no ensino regular

OE10

- Melhorar os níveis de leitura e literacias da comunidade educativa.

OE11

- Introduzir novos recursos educativos, potenciadores da construção de conhecimento

OE12

- Melhorar a articulação vertical e horizontal

OE13

- Implementar a supervisão da atividade letiva

OE14

- Reduzir a Indisciplina

Objetivos Operacionais (OO)

Estratégias/Ações a desenvolver

OE08 - Investir no sucesso escolar

OO19

Implementar um projeto de melhoria dos resultados escolares.

Envolver os alunos no compromisso de melhorar os resultados da escola. Envolver os professores na implementação do projeto de melhoria dos resultados escolares.

(25)

Divulgar junto dos pais e EE a monitorização do projeto de melhoria dos resultados escolares.

OO20

pelos jogos de estratégia. Promover nos alunos o gosto pela experimentação, pela resolução de problemas e

Dinamizar projetos e atividades, que vão de encontro aos objetivos pedagógicos do Projeto Educativo e dos interesses dos alunos.

Incentivar a participação dos alunos, nos clubes, projetos e atividades realizadas pelo agrupamento.

OO21

psicorrelacional e vocacional dos alunos de forma a prevenir o abandono escolar. Dinamizar projetos e ações que deem resposta a problemas diversos de índole social,

Intervir na recuperação de dificuldades de aprendizagem logo que detetadas. Implementar oferta formativa alternativa ao ensino regular.

Articular com a CPCJ e outras entidades exteriores à escola, mecanismos de prevenção de abandono.

OO22

Melhorar os resultados escolares.

Melhorar as taxas de transição.

Melhorar o diferencial entre a avaliação externa do agrupamento e a média nacional. Diminuir a diferença entre a avaliação interna e a externa.

OO23

Valorizar os resultados escolares dos alunos.

Atribuição de quadros de valor e mérito, entregues em cerimónia pública. Realização do Dia do Diploma e do Prémio de Mérito.

Divulgação na página do agrupamento, dos quadros de valor e mérito.

OE09 - Melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática no ensino regular

OO24

resultados externos e melhoria da avaliação interna). Implementar Projetos de Apoio aos alunos de todos os ciclos de ensino (melhoria de

Implementar projetos de apoio à preparação para exames e provas finais. Ter em funcionamento o espaço sala de estudo.

OO25

no âmbito da autonomia da escola. Reforçar a atribuição de recursos para a aprendizagem do Português e da Matemática,

Atribuir apoio ao estudo no segundo ciclo às disciplinas de Português e Matemática. Incluir nas atividades de enriquecimento curricular apoio às disciplinas de Português e Matemática.

OO26

articulação entre os docentes e a equipa da Biblioteca Escolar. Promover a participação dos alunos em atividades de Leitura e Escrita, reforçando a

Realizar atividades letivas na Biblioteca

Ter em conta o recurso Biblioteca na planificação dos diferentes conteúdos programáticos.

OE10 - Melhorar os níveis de leitura e literacias da comunidade educativa

(26)

restante comunidade em projetos comuns.

OO28

Definir um plano integrado de atividades que promovam a leitura domiciliária.

Promover a participação em concursos de leitura.

Promover hábitos de leitura domiciliária, em conjunto com a Associações de pais/encarregados de educação/ Bibliotecas.

OE11 - Introduzir novos recursos educativos, potenciadores da construção de conhecimento

OO29

das aprendizagens. Mobilizar a comunidade educativa para projetos de intercâmbio que visem a melhoria

Produção de materiais educativos por parte dos alunos envolvidos. Avaliar a satisfação do público-alvo.

Fomentar a participação dos diferentes grupos disciplinares em projetos de intercâmbio. Fomentar a participação das turmas em projetos de intercâmbio.

OO30

conselhos de turma, conselhos de docentes e diferentes ciclos) Promover o trabalho colaborativo entre as equipas de professores (departamentos,

Implementar a coadjuvância em sala de aula, em disciplinas e turmas com maior insucesso.

Realizar reuniões de trabalho colaborativo.

Compatibilizar horários por forma a congregar horas de trabalho colaborativo comum, entre os grupos de recrutamento

OE12 - Melhorar a articulação vertical e horizontal

OO31

vertical. Promover o trabalho colaborativo como meio de melhorar a articulação horizontal e

Realizar reuniões de trabalho entre as equipas de professores (departamentos, conselhos de turma, conselhos de docentes) de diferentes ciclos, para monitorizar/reformular as planificações.

OO32

Implementar práticas regulares de articulação vertical e horizontal.

Articular os perfis dos alunos na mudança de ciclo.

Uniformizar/aferir critérios de avaliação do desempenho dos alunos por ano/ciclo. Inserir nas planificações de longo prazo propostas de articulação horizontal e vertical. Implementar um plano de trabalho conjunto, definindo o essencial das aprendizagens numa perspetiva sequencial.

OO33

segundo ciclos do ensino básico. Evidenciar na organização do Agrupamento uma aposta forte e clara no primeiro e

Realizar atividades letivas para alunos de um ciclo nas instalações do ciclo seguinte. Envolver as turmas dos anos do 1º e 2º ciclo em intercâmbios que facilitem a mudança de ciclo.

Realizar atividades letivas com professores de um ciclo para alunos de um ciclo de ensino anterior.

(27)

OE13 - Implementar a supervisão da atividade letiva

OO34

pedagógicas/didáticas pelos coordenadores de departamento e de grupo. Melhorar a supervisão, o acompanhamento e o apoio das práticas interdisciplinares e

Promover a supervisão pedagógica em departamento e em grupo disciplinar, enquanto estratégia promotora da coesão e desenvolvimento profissional.

Implementar a Framework de Desenvolvimento Pedagógico da Organização Escolar a professores e alunos.

Promover o trabalho colaborativo dos docentes do mesmo departamento e grupo disciplinar.

Verificar, em sede de grupo disciplinar a adequação das planificações.

OE14 - Reduzir a Indisciplina

OO35

disciplinares) junto da comunidade educativa. Divulgar o Regulamento Interno (inclui o Código de conduta e a tipificação das medidas

Criar procedimentos de divulgação do Regulamento Interno, coordenados pelos coordenadores de departamento e DT´s/PTT's, em reunião dos respetivos órgãos.

Realizar reuniões, entre o DT/PTT e os encarregados de educação e entre a direção e a assembleia de delegados de turma, de divulgação e adequação do código de conduta.

OO36

para a cidadania. Valorizar o cumprimento de regras de conduta como parte integrante da formação

Aplicar o código de conduta e a tipificação das medidas disciplinares.

Reforçar o papel do Pessoal Não Docente no cumprimento das normas de conduta. Realizar ações de prevenção de comportamentos desviantes, por parte dos alunos. Implementar o gabinete pedagógico e disciplinar.

(28)

CONTRIBUTO DO AGRUPAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

Objetivos Estratégicos (OE):

OE15

- Prosseguir a aposta na diversificação da oferta formativa, adequando-a às necessidades da comunidade e às potencialidades do

meio

OE16

- Melhorar a qualidade da participação e integração dos encarregados de educação na vida escolar do agrupamento

OE17

- Incrementar a integração e valorização do agrupamento na comunidade local e regional

Objetivos Operacionais (OO)

Estratégias/Ações a desenvolver

OE15 - Prosseguir a aposta na diversificação da oferta formativa, adequando-a às necessidades da comunidade e às

potencialidades do meio

OO37

às necessidades da comunidade. Criar as condições para a existência de uma oferta formativa adequada ao interesse dos alunos e

Realizar ações de divulgação e promoção da oferta formativa, dirigidas aos alunos do concelho e de concelhos limítrofes.

Desenvolver uma metodologia de verificação da oferta face às necessidades da comunidade

Realizar candidaturas a cursos que correspondam às necessidades identificadas.

OE16 - Melhorar a qualidade da participação e integração dos encarregados de educação na vida escolar do agrupamento

OO38

educandos e na ajuda à construção do seu projeto de vida. Envolver os pais e encarregados de educação no acompanhamento do percurso escolar dos seus

Realizar encontros com encarregados de educação para reflexão e debate sobre o desenvolvimento pessoal e social dos seus educandos.

Criar, no PAA, ações que incluam a participação da associação de pais e encarregados de educação. (Sugestão dos encarregados de educação)

Realizar reuniões entre a Direção e a associação de pais/encarregados de educação.

OE17 - Incrementar a integração e valorização do agrupamento na comunidade local e regional

OO39

agrupamento. Alargar a rede de entidades e instituições da região envolvidas em protocolos/parcerias com o

Envolver entidades com responsabilidades sociais, nas soluções das

necessidades de integração dos alunos com necessidades educativas especiais. Envolver entidades locais em ações de formação dirigida à comunidade educativa.

(29)

Melhorar o rácio entre o número de entidades/instituições parceiras na FCT e Prática simulada e o número de alunos envolvidos.

OO40

Participar na vida comunitária, através de ações de índole diversa.

Participar com atividades culturais, em acontecimentos relevantes da comunidade.

Ceder instalações a associações culturais e recreativas para a realização de atividades.

Integrar no PAA, ações de carácter social e de voluntariado, direcionadas para a comunidade.

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Esta dissertação assume como principal objectivo avaliar a intervenção urbana mais recente na vertente Este da cidade do Porto, o Plano de Pormenor das Antas, e averiguar o

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de

Trata-se de um relato de pesquisa e experiência prática, de natureza descritiva, sobre a vivência em um projeto de extensão universitário multidisciplinar realizado na

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Assim, o método dialético visa a apreensão da totalidade social que é, em si e para si, uma totalidade concreta, modo de ser das múltiplas determinações que imbricam o

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

1- A partir de observações e avaliações realizadas no segmento de transportes verificou-se a dificuldade de apropriação dos custos efetivos aos serviços