• Nenhum resultado encontrado

Edital. 1. Objetivo. 2. O projeto GPS Coquetel Musical : 2.1. Descrição:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital. 1. Objetivo. 2. O projeto GPS Coquetel Musical : 2.1. Descrição:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Edital

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional, coordenação do Programa LabCEUS – Laboratório de Cidades Sensitivas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti – Pesquisa e Inovação para as Cidades - em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), tornam público o processo para seleção de cursistas para o projeto “GPS Coquetel Musical”.

1 . Objetivo

O programa LabCEU tem como missão a promoção da cidadania por meio de interações sociais e tecnológicas, ativando espaços de criatividade cidadã e produção colaborativa. proporcionar ações de ocupações nos Laboratórios Multimídia dos CEUs para articulá-los com seu entorno, conectando tais espaços com a cidade e promovendo ideias sustentáveis de transformação social. Cada CEU possui um laboratório multimídia dotado de equipamentos e ambientes para o desenvolvimento de atividades que promovam o incentivo, a propulsão, o acesso e a valorização das artes em regiões pouco assistidas por bens e serviços culturais. A ação Laboratórios de Cidades Sensitivas – LabCEU, foca, portanto, nas ocupações artísticas como forma de organizar e gerir estes espaços, junto à comunidade e à região. A ideia é oferecer aos cidadãos novos repertórios, possibilidades e caminhos, dialogando com as iniciativas e realidades locais, de maneira a encorajar a apropriação tecnológica para a transformação social. Através do lançamento de chamadas públicas, o programa LabCEUs pretende explorar as potencialidades das produções em rede, apoiadas e facilitadas pelos meios digitais, conduzindo à inovação intelectual e produtiva da atual economia criativa.

2. O projeto “GPS Coquetel Musical”: 2.1. Descrição:

Trata-se de uma ocupação de 4 meses, aprovada na primeira chamada pública para ocupação dos laboratórios multimídia dos Centros de Arte e Esportes Unificados (CEUs) Através do uso da tecnologia GPS, esta será proposta um jogo locativo (baseado em localização) que visa explorar espaços da cidade de Petrolina/PE de forma lúdica e imersiva. Os jogadores, munidos de aparelhos de celulares com tecnologia 3G, irão preencher um jogo de palavras-cruzadas com o auxílio de pistas

(2)

que serão disponibilizadas através de uma ferramenta de georreferenciamento (geotagging). Para ter acesso às pistas nos pontos mapeados próximos ao CEU (Rio Corrente) e Ponto de Cultuschüchtern ra Cine Raiz, os jogadores utilizarão a tecnologia

GPS do seu smartphone ou tablet.

Para compor as pistas do jogo, será utilizada como fonte de pesquisa as músicas de artistas pernambucanos, em especial aqueles naturais de Petrolina, Geraldo Azevedo, Maviel Melo, Mariano Carvalho, Marconi Melo, Maciel Melo, dentre outros, criando um ambiente sonoro (ou “espaço acústico”, segundo Marshall McLuhan) no qual os jogadores serão inseridos durante a exploração dos pontos próximos ao Ponto de Cultura, como a Catedral, a Praça Dom Malan e a Prefeitura da Cidade, e a CEU, explorando o traçado das ruas do Bairro Rio Corrente.

Neste sentido, serão realizadas 04 oficinas com duração de 10 horas cada, uma por mês, contemplando os seguintes temas: Música Popular Regional, Smart Citizen e Criação de Aplicativos, Jogos Locativos e Mapas e Mídias Locativas. Cada oficina atenderá, no máximo, 20 participantes, que depois serão divididos em 05 equipes de quatro participantes cada para realizar a etapa de testes e jogar.

As oficinas serão realizadas no CEU – Petrolina, situado na Rua 11, S/N, bairro Rio Corrente nos turnos da manhã e noite, em dois dias da semana, sem a obrigatoriedade de seguir a ordem acima.

Em paralelo a estas atividades, os coordenadores estarão desenvolvendo o aplicativo para o jogo, assim como as pistas com a palavra-cruzada, a escolha/gravação das músicas e/ou locuções e a cartilha com regras e instruções do jogo. Na prática, os alunos receberão a cartilha contendo a palavra-cruzada com as pistas e as coordenadas dos lugares mapeados onde podem encontrar as respostas ou novas pistas que estarão gerorreferenciadas em formato de músicas e/ou locuções. O objetivo final será preencher as pistas que forma a expressão: VELHO CHICO na palavra cruzada (ver modelo em documentação anexada) . A equipe que descobrir a palavra-chave em menor tempo será declarada vencedora.

2.2. Objetivos da ocupação:

2.2.1 Objetivo geral: realizar um jogo de palavras-cruzadas baseado em localização (gênero comumente chamado jogo locativo ou jogo de realidade alternativa), utilizando a tecnologia GPS para explorar espaços públicos na cidade de Petrolina/PE. 2.2.2. Objetivos específicos: 1. Realizar oficinas temáticas para capacitar os participantes; 2. Apresentar aspectos da música no Brasil; 3. Despertar o interesse pela cultura musical da região; 4. Discutir o papel do cidadão nas cidades inteligentes (smart cities); 5. Orientar a criação de aplicativos para ações de “smart citizen”; 6.

(3)

principais experiências; 9. Mapear os pontos que serão utilizados no georreferenciamento das pistas; 10. Produzir um mapa com os pontos mapeados, utilizando a plataforma Open Street Map (OSM); 11. Desenvolver um aplicativo para ser usado pelos participantes durante o jogo; 12. Produzir a palavra-cruzada com as pistas; 13. Elaborar uma cartilha com a apresentação do jogo, bem como suas regras e instruções (mapas, pistas, dia, local, etc.); 14. Realizar testes para verificar a funcionalidade do aplicativo e possíveis correções no georreferenciamento.

3 . Das vagas:

3.1. Do total de 20 vagas oferecidas, 10 serão destinadas à comunidade da área de abrangência do CEU – Petrolina e 10 destinadas à comunidade de Petrolina como um todo.

3.2. Os candidatos devem obrigatoriamente apresentar perfil dentro das seguintes configurações:

a) Idade entre 15 e 29 anos,

b) Ter concluído o ensino médio e/ou superior, ou estar matriculado em alguma Instituição de Ensino de Petrolina – PE,

c) Residir no município de Petrolina – PE,

d) Ter disponibilidade de horário para participar das atividades do projeto, e) Apresentar conhecimentos básicos de informática e uso do celular. 4. Da inscrição

4.1. A inscrição no Processo Seletivo Simplificado implica, inicialmente, no

conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste edital das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

4.2. As inscrições estarão abertas no período de 23/03/2015 a 27/03/2015, das 09h às 12h e das 15h às 18h no CEU - Localizado na Rua 11, S/N, bairro Rio Corrente – Petrolina (PE). As inscrições deverão ser feitas pessoalmente pelo candidato, no caso de ser maior de idade, ou pelo responsável, no caso do candidato ser menor de idade. 4.3. Para formalizar a inscrição, o candidato deverá:

a) Preencher a ficha de inscrição, disponível no CEU e no site http://culturadigital.br/games/

(4)

b) Apresentar o comprovante de matricula em alguma Instituição de Ensino em Petrolina – PE, ou certificado de conclusão de curso superior ou ensino médio emitido por Instituição de Ensino em Petrolina - PE

c) Apresentar RG (xerox e original) e comprovante de residência

d) Em caso de se menor de idade, apresentar autorização escrita dos pais autorizando a participação no projeto.

4.4 – Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 5. Da seleção

5.1. A seleção constituirá em uma entrevista presencial, conduzida por banca formada por três componentes.

5.2. As bancas serão realizadas no dia 28/03/2015, sábado, no CEU – Petrolina, localizado na Rua 11, S/N, bairro Rio Corrente – Petrolina (PE).

5.3. As entrevistas seguirão ordem alfabética em relação aos inscritos

5.4. Os nomes dos 20 selecionados, bem como a lista de reserva com 10 suplentes, serão divulgados no CEU e no sites:   http://www.petrolina.pe.gov.br/ e http://culturadigital.br/games/ , no dia 31/03/2015.

5.5. A mera classificação do candidato não assegura o direito à participação 6. Obrigações e certificações.

6.1. Após a divulgação do resultado das entrevistas, cada selecionado deverá assinar um termo de compromisso, no qual se compromete a participar de todas as atividades do projeto.

6.2. Em caso de falta a qualquer uma das atividades, o aluno será substituído por um suplente seguindo a ordem de classificação.

(5)

alunos concluintes também serão creditados juntos dos desenvolvedores do aplicativo, que será distribuído gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store, Google Play e Windows Phone Store.

7. Cronograma de execução

28/03/2015 – Entrevista com candidatos. 31/03/2015 – Divulgação dos resultados.

08/03/2015 - 17 horas: reunião com pais e candidatos aprovados. 13 e 16/04/2015 – 17 às 22 horas: oficina de design de jogos. 24/04/2015 - 17 às 22 horas - oficina de Mapas e Mídias Locativas.

25/04/2015 - 08 às 13 horas - oficina de Mapas e Mídias Locativas (atividade prática).

8/05/2015 – 17 às 22 horas - oficina de Smart Citizen.

09/05/2015 - 08 às 13 horas - oficina de Smart Citizen (atividade prática). 23/05/2015 – 17 às 22 horas - oficina de Música Popular Regional.

24/05/2015 – 8 às 13 horas - oficina de Música Popular Regional (atividade prática). 04 e 05/06/2015 - 16 às 19 horas – Testes do aplicativo.

Referências

Documentos relacionados

um papel relevante no estímulo às interações para que a relação entre laboratórios, grandes, pequenas e médias empresas se torne uma alavanca para a inovação, bem como para

Este resultado que não me surpreendeu, porque logo em princípio do ano foi previsto, e para remediar ,o qual fizeram todos os esforços e procuraram todas.. as atenuanles possiveis

Na minha opinião, são destaques inquestionáveis de 2012 os progressos no sentido do reforço da cooperação entre laboratórios de saúde pública dos diferentes Estados-Membros e

No adensamento manual, a primeira camada deve ser atravessada em toda a sua espessura, quando adensada com a haste, evitando-se golpear a base do molde. Os golpes devem

Nesse sentido, o presente estudo buscou identificar e caracterizar área com relevante Geodiversidade e potencial uso para o geoturismo, bem como mensurar o seu Valor Turístico

Hudinik, do Expresso Princesa dos Campos, também diz que todos os setores, a economia do país como um todo, sofreram com a para- lisação dos caminhoneiros, que desorganizou a

A adaptação com a sociedade paulistana foi um processo que costumou levar pouco tempo segundo os entrevistados, tanto que foi observada a intenção de seguir mantendo

O projecto “Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal” visa reforçar uma série de novos estudos que, ao estabelecerem a análise de fontes primárias como ponto