• Nenhum resultado encontrado

Domingo 19 Set 2021 Nº 795. Foto Divulgação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Domingo 19 Set 2021 Nº 795. Foto Divulgação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Foto | Divulgação

by

Domingo • 19 | Set • 2021 • Nº 795 www.tododia.com.br @cris.pisoni

(2)

Clube Gourmet 02

Clube Gourmet 02

MENU

Costelada no

Unimart Campinas

Abraccio

O Unimart Shopping Campinas sedia, das 12h às 22h deste domingo (19), a 3ª edição da Cos- telada Tradicional e BBQ, que, neste ano, tam- bém contará com um festival de chocolate. Se- rão 15 assadores e churrasqueiros preparando opções diferentes desse tipo de corte de carne, na brasa, defumada, no fogo de chão, parilla, no bafo, pit smoker, além de hambúrgueres e sanduíches. Seis cervejarias artesanais também participarão do evento, realizado em ambiente aberto e com distanciamento entre as mesas, com exigência de uso de máscaras e aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool gel, seguindo todos os protocolos de se- gurança e de capacidade de público. A entrada é gratuita. O centro de compras fica na Avenida John Boyd Dunlop, 350 - Chácara da República.

Duas novas massas chegam ao menu da rede de restaurantes Abraccio tendo a pan- cetta como ingrediente, por tempo limitado:

Papperdelle di Pollo (massa ao molho Alfredo, acompanhada de pancetta salteada, pedaços de frango grelhado e pasta de pimentões tosta- dos) e Linguine alla Matriciana (massa ao molho pomodoro e sugo rosa, com pancetta salteada temperada com pimenta-do-reino e finalizada com manjericão e azeite oliva). As novas receitas já estão disponíveis no menu das 12 unidades fí- sicas do Abbraccio, uma delas em Campinas, no Shopping Iguatemi, e diariamente no delivery.

Desde o início dos anos 2000, a cerveja tem desper- tado o interesse de muitas pessoas aqui no Brasil, especialmente a partir de 2008, pelo simples fato dos apreciadores desejarem conhecer novos estilos e ex- periências relacionados à bebida.

Mas a cerveja é uma velha conhecida da humanidade, ten- do surgido há 6.000 anos a.c., época dos primeiros registros de fabricação artesanal por parte da civilização suméria, que habi- tava a região da antiga Mesopotâmia (hoje, arredores de Iraque, Kuwait, Síria e Jordânia), de acordo com o técnico cervejeiro pela Bräu Akademie, José Alberto Florindo Fi- lho, graduado em gastronomia e sommelier de cervejas pela Doemens, da Alemanha.

A velha e boa

cerveja

“Hoje, os processos se modernizaram, com etapas e padronização definidos. Também há muitos estilos, níveis de amargor, proporcionan- do uma infinidade de sabores, cores e aromas.

Por isso, cada região tem seu estilo de cerveja, com quatro escolas cervejeiras, basicamente:

alemã, belga, inglesa e americana”, explica o especialista.

No Brasil, José Florindo destaca que temos mais de mil cervejarias cadastradas, as principais nas regiões Sul e Sudeste. “Mas temos excelen- tes cervejarias no Nordeste e no Norte, princi- palmente, que vem se destacando muito por produzir cervejas com as riquezas amazônicas, como frutas e raízes”, ressalta.

E, conforme o interesse dos brasileiros por cerveja foi aumentando, a oferta de cervejas artesanais foi se ampliando, sobretudo nos res- taurantes, confirma o técnico cervejeiro.

“Todos os pratos harmonizam com cerveja, desde uma carne suculenta, acompanhada de uma Duble IPA (com significativa presença de álcool e amargor) ou uma Amber Lager (cla- ra ou escura, feita de muitos tipos de malte e

lúpulo), até um delicado peixe, acompanhado de uma witbier (de trigo e cevada, com semen- te de coentro e casca de laranja, cítrica e leve).

Sobremesas também combinam com cerve- jas mais alcoólicas. Uma que está na moda é o Beeramissu (tiramisù feito com cerveja). Já um prato que vai muito bem com cerveja no preparo, e, posteriormente, na harmonização, é o Goulash, de origem Húngara, preparado com porter (tipo de cerveja)”, orienta José Florindo.

O especialista termina dizendo que é ta- refa delicada definir o que é uma boa

cerveja, pois a preferência pessoal pode se sobrepor ao verdadeiro valor de uma cerveja. Mesmo as- sim, diz que é amante de cervejas belgas. “Uma boa cerveja é aquela que você tem prazer de beber, não importa o estilo. Aquela que te ins- pira, te abraça e te conforta”, resume José Florindo Filho.

Uma boa cerveja é aquela que você tem prazer de beber, não importa o estilo. Aquela que te inspira, te abraça e te conforta

JOSÉ FLORINDO FILHO gastrólogo e técnico cervejeiro

Fotos | Pixabay

Foto | Divulgação

(3)

Clube Gourmet 03

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Sorvete. E, com o calor, que chegou antes do início da estação mais quente do ano, quem já não pensou em degustar uma taça refrescante e colorida ou uma casquinha de sabor diferente?

Melhor do que provar novos sabores é provar ou- tros tipos de sorvete, como os gelatos, por exemplo.

A diferença principal é que são produzidos com in- gredientes frescos, sem conservantes, e fabricados diariamente.

E a Região Metropolitana de Campinas possui a maior marca local de gelatos, a Nero Gelatos, cria- da em 2016 pelos proprietários Camila Cavalcanti e Antonio Filho. São seis lojas próprias no total: a primeira, em Vinhedo, onde fica o “laboratório” da rede, para criar os gelatos, sorbets (gelatos à base de água) e outros produtos da marca, e as unidades de Valinhos, de Campinas (Sousas, Galleria e Parque D. Pedro Shopping), além das novas, em Campinas (Shopping Iguatemi) e em Sorocaba, que estão pró- ximas a abrir ao público.

“Todas as receitas são artesanais e a distribuição para as lojas é diária e própria”, informa a represen- tante de marketing Lara Capovilla.

Ela indica dois dos sabores que precisam ser pro- vados por quem ainda não experimentou o gelato:

cheesecake de pêssego (de queijo, com calda de pêssego e crocante de biscoito) e o exagero (com pe- daços de cookies mesclados no chocolate e calda de caramelo), exclusividade da Nero Gelato.

Todas as receitas são

artesanais e a distribuição para as lojas é diária e própria

LARA CAPOVILLA

representante de marketing da Nero Gelato

Uma curiosidade que Lara compartilhou conosco é que, segundo consta, o imperador Nero mandava buscar gelo das montanhas para misturá-lo a frutas frescas, o que teria dado origem ao gelato. Daí vem o nome da casa também.

Segundo publicações especializadas, no entan- to, o sorvete teria surgido há pelo menos 4.000 anos, na China, sendo consumido apenas entre a nobreza. E foi Marco Polo, nos anos 1.200, quem teria levado as receitas para Itália, as quais per- correram o mundo, posteriormente. E a primeira sorveteria da história teria sido aberta em um café de Paris, em 1670.

Mas não importa a origem nem o tipo de sorvete, o que vale é lembrar da data

e provar essa delícia sem culpa. Então, apro-

veite!

Dia do

sorvete

Foto | Senhorita Gourmet

(4)

ONygori Sushi foi criado como um servi- ço de delivery especializado na culinária japonesa, em abril deste ano. Mas tanto o proprietário quanto a família, que idealizaram o negócio, repensaram a proposta inicial, quan- do começaram a procurar pontos comerciais em Americana, que, geralmente, não atendiam às ne- cessidades do restaurante.

O administrador de empresas, Daniel Bosco, ex- plica que ele e a família pretendiam fazer algo me- nor, por conta da abertura do negócio em plena pandemia. Porém, o local que encontraram, com dois decks de madeira, um para a rua lateral e ou- tro na parte da frente, motivou a família a começar o negócio, e, ao mesmo tempo, pensar no serviço presencial aos clientes, que deve começar a partir de outubro, ainda sem data definida para inaugurar.

“Apareceu essa oportunidade, na Vila Santa Ca- tarina, então, partimos do delivery mas já com projeto para abrir a casa. O espaço lembra mui- to restaurantes japoneses e não tivemos dúvidas, pois, com mínimas adaptações, ali seria o nosso lugar, a cara do Nygori Sushi. Poucas casas têm es- trutura bacana para restaurantes japoneses, com deck e jardim integrado, apesar do espaço não ser tão grande. Fomos muito felizes em encontrar esse ponto”, salienta Bosco.

O proprietário da casa adiantou outros detalhes do ambiente, para os entusiastas do estilo e da culinária japonesa, que, além dos decks, possui papéis de parede apropriados ao espaço e à pro- posta do restaurante, cores e luminárias de papel no estilo oriental.

“A gente tinha visitado muitas casas japonesas, inclusive em São Paulo, mas abrimos pela facilida- de de se fazer um delivery japonês, é um serviço que está em alta, tem muita procura, e é rápido de montar. Já sentimos uma ótima aceitação, rece- bemos muitos elogios e a maioria dos clien- tes têm repetido seus pedidos, o que nos motiva a prosseguir e abrir a casa o mais breve possível”, ressalta o empresário.

Fotos | Divulgação

O cardápio do Nygori Sushi oferece pratos da co- zinha tradicional japonesa adaptados aos brasileiros, como sempre ocorre nesse tipo de segmento, conta Daniel Bosco. Por exemplo, oferecendo opções fritas e opções doces para depois da refeição, como o hot de banana, ou, utilizando cream cheease em algumas prepa- rações, adaptações comuns do mercado, segundo Bosco.

“É preciso, pois temos muitos clientes que ainda não gostam muito nem se adaptaram ao peixe cru, então a gente precisa se adaptar ao cliente, não o cliente a nós”. Por isso, também, a opção de oferecer alguns peixes grelhados. “Isso faz com que não percamos esses clientes, que não se adaptam à culinária”.

Por outro lado, existe uma clientela que aprecia e conhece a culinária japonesa, bastante exigente, destaca Bosco. “Principalmente os jovens, que se adaptaram muito bem a essa culinária, gostam muito de peixe cru e conhecem a cozinha japonesa, pois visitam outros restaurantes, inclusi- ve fora do Brasil”.

Salmão Maçaricado

Joe Queijo Brie

Clube Gourmet 04

Casa

japonesa

(5)

E, dentre os pratos

quentes e grelhados, o temaki hot (cone de alga recheado com arroz e salmão e acompanhamentos) e nossa baguete holl (hot holl, sushi empanado e frito), que pode ser recheada com opções diversas, também vêm se destacando muito

DANIEL BOSCO administrador de empresas e proprietário

São oferecidas 40 opções no cardápio do Nygori Sushi, entre entradas, pratos quentes, pratos frios, temakis, porções e combinados. O empresário destaca cinco tipos de combinados como os preferidos dos clientes, pois oferecem vários ítens numa única opção. Os temakis, tra- dicionais na culinária japonesa, também fazem sucesso entre os consumidores.

“E, dentre os pratos quentes e grelhados, o temaki hot (cone de alga recheado com arroz e salmão e acompanhamentos) e nossa ba- guete holl (hot holl, sushi empanado e frito), que pode ser recheada com opções diversas, também vêm se destacando muito”, informa Daniel Bosco.

O empresário diz que já fez adaptações no cardápio e agilizou o serviço de entrega,

para acompanhar novas tendências gastronômicas e atender ainda

melhor os clientes. O delivery será mantido,

mesmo a partir da abertura da

casa, nos apli- cativos Ifood

e Goomer.

40 opções

Utilize o leitor de

códigos QR Code

do seu celular para mais

infor- mações e conteúdos da matéria .

Nygori Sushi | Rua Duque de Caxias, 301 - Vila Santa Catarina – Americana (SP)

GourmandTop

A região de Americana tem mais um japonês para frequentar. Já está certo que a culinária orien- tal tem um espaço garantido, principalmente entre os

jovens da cidade. E ter mais uma opção é mais do que bem-vindo. Fico feliz, também, do Nygori estar se organi-

zando para abrir as portas para sua clientela. Isto signifi- ca muito, vai além de ter mais um lugar

para comer, pois teremos mais negó- cios, empregos e uma gastronomia

mais fortalecida, com certeza.

Boa sorte pessoal!

Cris Pisoni Coordenadora do Clube Gourmet

Shimeji Ceviche

Carpaccio Limão Sciliano

Temaki Philadelfia

Clube Gourmet 05

(6)

Clube Gourmet 06

Utilize o leitor de códigos QR Code do seu celular para mais informações sobre a coluna.

Utilize o leitor de códigos QR Code do seu celular para mais informa- ções sobre a coluna.

Mesmo com culturas diferentes e climas complexos, distintos dos europeus (o berço do queijo), já não devemos mais nada em produção queijeira. É um fato oficial.

Na edição 2021 do Mondial du Fromage et des Produits trouxemos 57 Medalhas da França. Fo- mos o segundo país medalhista no mundo, no concurso em Tour (França).

O que significa isso? Que, além de sermos mui- to bons na cultura queijeira, aprendemos muito com nossos colonizadores e demais influências europeias, ao longo dos séculos.

Convido você a degustar um bom queijo brasi- leiro artesanal, topa?

Não tiro mérito e nem tampouco os sabores de um bom queijo brie, com suas geleias combinan- tes, ou um de queijo contê maravilhoso, pesando seus 20 quilos, ou, ainda, de um mofo Roquefort (azul) picante, que pede um bom Malbec.

Mas vou dar nomes para você degustar e ex- planar queijos maravilhosos que temos por aqui.

Vamos a alguns premiados brasileiros:

PRÊMIO DE OURO: queijo cuestinha, com 60 dias de maturação em cave subterrânea

PRÊMIO DE PRATA: queijo tropeirinho, com 40 dias de maturação e cinza vegetal cobrindo toda a casca

Ambos queijos paulistas. Seus produtores es- tão a, no máximo, 200 quilômetros de nossa re- gião. Além disso, estão disponíveis em lojas da região.

O desafio que sugiro é sensorial e gustativo:

sentir seus aromas e perceber a beleza, suntuosi- dade, leveza e, ao mesmo tempo, a textura desses exemplares tupiniquins.

São queijos em ascensão e seus sabores já es- tão em todo o País. Irão se popularizar, porque temos um grande movimento da cultura queijei- ra, que desfaz a ideia de que queijo bom é minei- ro, ou de que queijo diferente é para poucos.

Oras, temos de saber que inacessível tem que ser o queijo ruim! E, para isso, é preciso instruir

e educar a todos. Eu, aqui, faço esta singela refle- xão, com informação, somado ao desafio sugeri- do: que você tenha o prazer de consumir o que é nosso e se apaixone por isso de fato.

Trarei diversos produtos artesanais brasileiros em nossa trajetória de leitura, como charcuta- ria. Espero fazer você salivar, minimamente, e aprender um pouco mais sobre tudo que é de origem brasileira.

Finalizo com uma pergunta: sabe o que é charcutaria? Este é o assunto da próxima colu- na. Até lá!

Premonição Queijeira

Alex Andrade é curador de queijos, jurado em concursos de queijos artesanais brasileiros e idealizador de uma plataforma de e-commerce especializada em produtos artesanais nacionais

Em fe-vereiro d e s t e

ano, recebi o convite desa- fiador da Cris Pisoni de escrever sobre cerveja. Logo eu, que venero essa bebi- da mas que nunca tinha escrito para um jornal antes. Decidido a me superar, aceitei e criamos aqui, no Clube Gourmet, a coluna “Papo Cer- vejeiro”, para contar e me divertir – e a todos vocês também – as histórias dessa verdadeira paixão dos brasileiros.

Sou gastrólogo e cervejeiro e assino este es- paço com muita honra e vontade de disseminar os conhecimentos que tenho, e que vou buscar estudar. A bebida está na minha vida desde que nasci, cresci dentro da vinícola Irmãos Dona- lísio, que pertencia à minha família, em Salto.

Assim como, desde muito pequeno, acompa- nho a gastronomia através das receitas da mi- nha avó materna, de origem síria, e, depois, da minha mãe.

Minha história com a cerveja começou em 2015, quando comprei um kit de panelas e equipa- mentos para fazer cerveja em casa. Desde então, comecei a me interessar pelos procedimentos e fui buscar aprender mais no curso de Tecnologia Cervejeira, em São Paulo. Em 2017, fiz um curso de sommelier de cervejas em Blumenau (SC), cer- tificado pela Doemens Akademie, da Alemanha, uma escola cervejeira fundada em 1895.

E a paixão pela cerveja me fez mudar do ramo de gráfica rápida, no qual eu era empresário, para buscar um emprego na área que eu ama- va, uma relação estreita e muito desafiadora.

Em fevereiro de 2019, fui contratado pela Cervejaria Berggren, em Nova Odessa, onde es- tou até hoje, na área de produção, atualmente, como gerente de produção de uma fábrica que possui adega com capacidade de 320 mil litros e de uma sala de brassagem alemã, considera- da a “Ferrari” das salas (onde se faz cerveja).

Agora que você já sabe um pouco sobre mim, informo que a partir da próxima coluna vou trazer algumas curiosidades deste líquido, apreciado e mistificado em todo o mundo.

Saúde e até a próxima!

José Alberto Florindo Filho, ou “Zé Florindo”, gastrólogo e cervejeiro

Primeiro papo

(7)

Clube Gourmet 07

Bruna Chacur

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de manteiga com sal 1 cebola picada

60 gramas de gengibre picado, sem pele

2 dentes de alho picados

1 quilo e meio de abóbora moranga, sem pele e sem sementes, cortada grosseiramente em cubos

¼ de xícara de suco de laranja fresco 4 xícaras de água

Sal

Pimenta- do-reino moída na hora SEMENTES PICANTES

As sementes que você tirou da moranga

1 colher (chá) de chilli em pó

½ colher (chá) de pimenta caiena

½ colher (chá) de sal

2 colheres (chá) de suco de lima

Preaqueça o forno a 250 graus. Numa assadeira

média, misture todos os ingredientes e asse por mais ou menos 10 minutos, sacudindo a assadeira de vez

Sopa de abóbora com sementes picantes

Bruna Chacur | Fogão a Lenha

Hoje eu trouxe para vocês um clássico da cozinha nordestina, prato que quase todo mundo ama: baião de dois. Utilizo o fei- jão verde, ingrediente original da receita, apesar de muitas pessoas prepararem o baião de dois com feijão de corda ou fradinho. Fica a critério de vocês, apesar da minha preferência pela es- colha de ingredientes originais. Vamos aprender?

Baião

de dois

INGREDIENTES

1/2 quilo de feijão verde, 1 paio cortado em rodelas, 2 tabletes de caldo de carne, 1 cebola ralada, 1 dente de alho amassado, 3 colheres (sopa) de óleo, 1/2 colher (sopa) de coento picado, 2 xícaras e meia (chá) de arroz lavado e escorrido, 150 gramas de queijo coalho corta- do em fatias finas

MODO DE PREPARO

Deixe o feijão de molho de véspera. No dia se- guinte, cozinhe-o juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximada- mente 1 hora.

Em outra panela, doure o paio, a cebola e o alho no óleo. Junte o coento e o arroz e refogue bem.

Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozi-

nhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa.

Cubra o arroz com as fatias de queijo. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo. Sirva acompanhado de carne-de-sol frita ou assada.

Fádia Cheaito Sheike Culinária Árabe

| Rua das Figueiras, 354

| Americana | 19 3461-3964 Utilize o leitor de códigos QR Code do seu celular para mais informa- ções sobre a coluna.

Utilize o leitor de códigos QR Code do seu celular para mais informações so- bre a coluna.

Minha sugestão de hoje é uma sopa à base de moranga com um toque picante e crocante, utilizando uma mistura com as sementes da abóbora e con- dimentos. Fica deliciosa, diferente e é bem prática. Vamos aprender?

em quando. Eles devem ficar corados e sequinhos. Essas sementes também ficam ótimas com saladas.

MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga numa panela grande.

Cozinhe a cebola até ficar macia (2 minutos).

Acrescente o gengibre e o alho e refogue.

Acrescente a abóbora. Cozinhe tudo, me- xendo de vez em quando, por uns 8 minu- tos. Acrescente a água, deixe ferver e abaixe o fogo. Cozinhe até a moranga ficar macia (20 minutos). Bata a sopa no liquidificador ou processador, com o suco de laranja. Volte ao fogo até ferver e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva a seguir, com as se- mentes picantes.

EMPÓRIO

A dica de hoje é o conjunto com três facas de cozinha da marca Zwilling, da série Twin Chef, para cozinheiros e chefs que buscam a melhor relação custo/be- nefício. Segundo o fabricante, as lâminas, feitas de aço especial inoxidável, perma- necem afiadas por mais tempo e auxiliam em diversas preparações gastronômicas.

Com design clássico e cabo ergonômico, oferecem manuseio seguro. O valor su- gerido do conjunto, no site das lojas Spi- cy, especializada em utensílios para cozi- nha, mesa e bar, é de R$ 999,90. Fica a sugestão da coluna Emporio aos leitores.

Foto | Reprodução spicy.com.br

DRINK

INGREDIENTES

1 caneca ou copo de 250ml com gelo 1 dose (50ml) de vodka

2 doses (100ml) de mix mule Mist (tipo de bebida)

Espuma de gengibre MODO DE PREPARO

Misturar a vodka, o mix mule Mist e o gelo e mexer levemente. Completar com espuma de gengibre. Para decorar, uma folha de hortelã. O drink pode ser preparado sem álcool, com água com gás ou água tônica, no lugar da vodka.

Receita do restaurante Fogão Mineiro MOSCOW MULE

(8)

Clube Gourmet 08

DÉ DE

INGREDIENTES 4 peitos de frango, 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, 2 e meia xícaras (chá) de caldo de galinha

MOLHO

4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, 1 dente de alho amassado, 1 xícara (chá) de cebola picada, 3 colheres (chá) de curry, 1 xícara (chá) de maça ácida descascada e picada, ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de gengibre ralado, Sal e pimenta-do- reino a gosto, 2 colheres

(chá) de casca de limão ralada, 2 colheres (sopa) de suco de limão, ¼ de xícara (chá) de chutney de manga, 3 xícaras (chá) de caldo de galinha

MODO DE PREPARO Doure aos poucos os peda- ços de frango na manteiga ou margarina e reserve. De- pois, coloque-os de volta na panela e junte metade do caldo de galinha. Ao fer- ver, abaixe o fogo e cozinhe por uns 20 minutos, depois reserve-os, mantendo-os quentes. Meça o líquido da frigideira, acrescente o caldo restante e água, se necessá-

rio, para perfazer 3 xícaras, e reserve numa vasilha.

MOLHO

Na mesma panela, derreta manteiga, frite o alho, a ce- bola, o curry e a maçã, até que a cebola esteja macia.

Retire do fogo, junte a fa- rinha, o sal, o gengibre e a pimenta-do-reino, misture bem. Junte o caldo reserva- do, o suco de limão e a cas- ca, misture. Ao ferver, abaixe o fogo e cozinhe em pane- la tampada, por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Junte o chutney e os peda- ços de frango e aqueça uns 5 minutos. Dá 8 porções.

Frango ao curry com maçã

PECADO DA

GULA

BASE DE BOLACHA INGREDIENTES

100 gramas de bolacha maisena triturada

50 gramas de manteiga em tempe- ratura ambiente

Misture a bolacha com a manteiga até formar uma massa úmida. For- re uma forma com 25 centímetros de diâmetro e fundo falso com essa massa. Reserve na geladeira.

INGREDIENTES MASSA

200 gramas de cream cheese 45 gramas de açúcar

1 ovo

1 colher (chá) de essência de bau- nilha

MODO DE PREPARO

Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar e a essência, até obter

um creme homogêneo. Acrescente o ovo. Continue batendo até a mas- sa ficar lisa e uniforme. Reserve.

RECHEIO INGREDIENTES

60 gramas de manteiga 50 gramas de farinha de rosca 2 maçãs cortadas em fatias finas 50 gramas de açúcar

Raspas e suco de ½ limão Raspas e suco de ½ laranja 40 gramas de nozes picadas 30 gramas de uvas passas 1 pitada de canela em pó 1 pitada de cravo em pó 1 colher (sopa) de rum

Derreta a manteiga com a farinha de rosca e o açúcar. Transfira essa mistura para uma tigela. Agregue as maçãs fatiadas, os sucos de li- mão e laranja, as nozes, as uvas

passas, a canela, o cravo e o rum.

Misture tudo com cuidado. Dispo- nha esse recheio sobre a base de bolacha e, em seguida, empregue o creme. Asse em forno preaquecido a 140 graus, por aproximadamente 40 minutos. Espere amornar para desenformar. Leve à geladeira por duas horas.

CALDA DE CARAMELO INGREDIENTES 200 gramas de açúcar

500 ml de creme de leite UHT 100 ml de leite

Caramelize o açúcar, acrescente o creme de leite fresco e deixe cozi- nhar até dissolver. Desligue o fogo e acrescente o leite. Leve à geladei- ra por duas horas. Sirva gelada com o cheesecake.

Cheesecake de maçã com calda de caramelo

Claudia Porteiro

INGREDIENTES 5 xícaras (chá) de salsa picada, 2 xícaras (chá) de hortelã fresca picada, 1 xícara (chá) de cebolinha verde picada, 1 cebola média picada, 4 tomates maduros picados e sem sementes, ½ xícara (chá) de trigo fino, ½ xícara de suco de limão, Azeite e sal MODO DE PREPARO Lavar o trigo, deixar de mo- lho em água por 15 minutos e escorrer. Espremer bem, com as mãos, até retirar toda a água. Misturar o trigo aos demais ingredientes, tempe- rar com suco de limão, azeite

e sal, misturar bem e servir com folhas de alface ou fo- lhas tenras de parreira.

Serve quatro pessoas.

Tabule

Nesta edição, trago duas receitas deliciosas:

uma entrada típica árabe, o tabule, e, como prato principal, um frango ao curry com maçã, cuja receita leva um pouco de chutney de

manga - molho agridoce feito com legumes ou fru- tas, basicamente, além de especiarias. Um curinga

para incrementar carnes assadas ou grelhadas.

Vamos às receitas! Até a semana que vem.

Frango ao curry com maçã e Tabule

Referências

Documentos relacionados

1 frango inteiro, 1 limão, 2 dentes de alhos picados, 4 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa de colorau, 1 cubo de caldo de galinha, 1 xícara de molho de tomate, 3 xícaras

[r]

forma a comprovar que os preços registrados permanecem compatíveis com os praticados no mercado, condição indispensável para a solicitação da aquisição e/ou

A Santa Casa de Votuporanga – Núcleo de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estarão abertas, no período de 30 de Março de

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

Ambas as versões do dinheiro analisados em relação à oposição tipológica entre teranga e business emergem protagonistas de alguns dos agenciamentos (CALLON, 2013) que

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Entre os destaques do cardápio de refeições do Bora Sport Bar e Café estão o lanche Boquinha de Anjo Bora, com filé mignon, azeitonas pretas, gorgonzola e bacon; o BAO com