• Nenhum resultado encontrado

ABIM - 008JV. Ano IV nº 44 - Janeiro/15. Fortaleza-CE INVESTIDURAS. Barra do Piraí-RJ SOERGUIMENTO DE ALTOS CORPOS GRAU 33.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABIM - 008JV. Ano IV nº 44 - Janeiro/15. Fortaleza-CE INVESTIDURAS. Barra do Piraí-RJ SOERGUIMENTO DE ALTOS CORPOS GRAU 33."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Barra do Piraí-RJ

Campo Mourão-PR

Fortaleza-CE

INVESTIDURAS

GRAU 33°

SOERGUIMENTO DE ALTOS CORPOS

ABIM - 008JV Ano IV nº 44 - Janeiro/15

(2)

S

ob o dealbar de um Novo Ano, alimentamos as expectativas de que o ano que ora se inicia seja, também, de grandes realizações, assim como o ano passado. Retornando às atividades, ainda, vimos computando os eventos e atividades de um ano muito profícuo que, apesar de atípico, tivemos uma agenda repleta, quando foi-nos possível cumpri-la com muito profissionalismo e sem perder o padrão de qualidade.

Nesta edição, registramos a presença da Comitiva do Supremo Conselho na cidade de Campo Mourão, Centro-Oeste do estado do Paraná, quando foram investidos quarenta e um novos Grandes Inspetores Gerais, em uma cerimônia marcante. Na semana seguinte, a Comitiva deslocou-se para o Nordeste brasileiro, em Fortaleza, capital cearense,

pela segunda vez em 2014, quando foi realizada mais uma investidura de exatos cinquenta e seis Irmãos, totalizando 102 irmãos investidos no ano passado, através da 1ª Inspetoria Litúrgica do Ceará.

Aproveitamos para parabenizar o belíssimo trabalho realizado pelas Inspetorias Litúrgicas, através de seus Grandes Inspetores Litúrgicos, Delegados Litúrgicos, Secretários Executivos, Presidentes e Oficiais dos Altos Corpos, abnegados Irmãos que, denodadamente, desempenham com excelência os cargos para os quais foram eleitos e nomeados.

Agradecemos aos valorosos Irmãos

colaboradores que, gentilmente, enviam-nos textos e fotos, a fim de nos auxiliar na composição das matérias publicadas. Recebam nosso muitíssimo obrigado!

(3)

Informativo Virtual Astréa News nº 44 - Ano IV - Jan/15 - Pg 03

A

Comitiva do Supremo Conselho, em seu trabalho itinerante de realização de investiduras pelo Brasil, seguiu para a cidade de Campo Mourão, no Centro-Oeste do estado do Paraná. Campo Mourão é conhecida, nacionalmente, como a “Terra do Carneiro no Buraco”. Com cerca de 90 mil habitantes, está distante 450 quilômetros de Curitiba, a capital paranaense.

Predominantemente agrícola, tem no plantio de soja e milho seus principais produtos.

A Comitiva, chefiada pelo Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador, e composta pelos Membros Efetivos e Poderosos Irmãos Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império e Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império, desembarcou no dia 20 de novembro de 2014, no Aeroporto de Maringá-PR, sendo recepcionada pelo Grande Inspetor Geral da Ordem, o Poderoso Irmão Fernando Henrique, 33°, que conduziu a Comitiva até a cidade de Campo Mourão, distante de Maringá 70 km, sendo conduzidos ao TONELO – BUSINESS HOTEL, onde foram recepcionados por uma plêiade de Irmãos da região, capitaneados pelo Grande Inspetor Litúrgico da 2ª Inspetoria Litúrgica do Paraná, o Poderoso Irmão José Bardini Neto, 33°.

Às 20 h, em meio a um jantar típico italiano, oferecido pelos irmãos anfitriões, foram tratadas as diretrizes para a cerimônia de investidura. No dia seguinte (21), às 09h, a Comitiva, acompanhada Poderoso Irmão Bardini, 33° e demais irmãos, foi visitar as indústrias de óleo e margarina da COAMO- AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA, a maior cooperativa da América Latina.

Às 13h, em uma churrascaria local foi servido um suculento almoço à Comitiva e logo após se dirigiram ao Hotel para um merecido descanso. À noite, a Comitiva se deslocou até a cidade de Peabiru–PR, a 12 km de Campo Mourão, onde participou de um Jantar de Confraternização, com a participação a serem investidos. A Comitiva visitou o Templo da Loja

Maçônica Rui Barbosa e foram homenageados por seu Venerável Mestre e demais irmãos com uma revista que conta a história dos 50 anos da Loja, bem como outros brindes. Destacamos as presenças do Membro Efetivo do estado, Poderoso Irmão Manif Antonio Torres Julio, 33° - Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª PR, José Buzato, 33° Grande Inspetor Litúrgico da 6ª PR, presidentes de Altos Corpos e Veneráveis Mestres das Lojas da região.

No dia seguinte (22), por volta das 12h, foi oferecido um almoço pelo Venerável da Loja Simbólica Oliveira Zanini, Irmão Juscelino Fernandes da Costa e demais irmãos em seu salão de festas. Às 15 horas do dia 22 de novembro de 2014, como de praxe, e com a desenvoltura que lhe é peculiar, o Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33°, proferiu uma palestra preliminar aos 41 Irmãos a serem investidos, elucidando-lhes das enormes responsabilidades de um Grande Inspetor Geral da Ordem. Posteriormente, os Irmãos deram entrada no Templo.

Presidida com maestria pelo Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, e conduzida por sua competente equipe, teve início a cerimônia de investidura de quarenta e um irmãos pertencentes às 1ª, 2ª, 4ª, 5ª e 6ª Inspetorias do Paraná, onde os investidos puderam participar de uma das mais belas e elucidativas sessões maçônicas, que depois de 24 anos voltou a ser realizada na 2ª Inspetoria Litúrgica do Paraná.

Presentes à cerimônia, o Poderoso Irmão Manif Julio, 33°, Membro Efetivo e Soberano grande Inspetor Litúrgico da 1ª PR - Vale de Curitiba; Poderoso Irmão Euclides Felipe, 33°, representando o Sereníssimo Grão- Mestre da Grande Loja do Estado do Paraná, bem como os Poderosos Irmãos Grandes Inspetores Litúrgicos:

José Bardini Neto, 33° - 2ª PR – Vale de Campo Mourão;

Élcio Azevedo Pinto, 33° - 3ª PR – Vale de Londrina; José Aparecido Lourenço, 33° - 5ª PR – Vale de Maringá; José Buzato, 33° – 6ª PR (GOP) – Vale de Maringá; Delegados Litúrgicos, Presidentes de Corpos e diversos Irmãos da região.

(4)

Em nome dos Irmãos Investidos, coube ao Poderoso Irmão Álvaro Ângelo de Lima, 33°, prestar sinceros agradecimentos a todos que contribuíram para galgarem o Grau 33°, dizendo da grande

responsabilidade que, a partir de hoje, recai sobre todos, quanto ao dever de contribuir com os demais irmãos que estão percorrendo a senda maçônica. Agradeceu a ilustre presença dos membros do Supremo Conselho, que se dirigiram até Campo Mourão, para propiciar a eles esse momento solene e inesquecível da caminhada maçônica.

O Poderoso Irmão Manif Julio, 33°, agradeceu a acolhida pela 2ª PR, saudou a Comitiva do Supremo Conselho, agradeceu e parabenizou pela beleza dos trabalhos, e entregou ao Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, quatro apostilas, que reúnem todos os trabalhos executados pelos Corpos Subordinados no 3° Seminário de Filosofia Maçônica-2014 da 1ª Região do Paraná. Na sequência, prestou uma homenagem ao Poderoso Irmão Bardini, 33°, condecorando-o a outorga da Comenda

“JOEL PEREIRA LIMA” da 1ª PR.

O Poderoso Irmão Bardini, 33o, parabenizou a Comitiva do Supremo Conselho pela brilhante cerimônia desenvolvida, agradecendo por sua presença em Campo Mourão, o que ficará marcada nos anais da 2ª PR, devido há 24 anos não realizava uma cerimônia de investidura na região. Destacou o hercúleo trabalho itinerante da Comitiva, viajando por todos os quadrantes desse imenso país, possibilitando, aos Irmãos, ascenderem ao Grau mais elevado do REAA. Aos Irmãos investidos parabenizou-os por conseguirem galgar o topo do Rito mais praticado no Brasil, ressaltando-lhes a grande responsabilidade que, neste momento, recai sobre vossos ombros, passando a serem os guias a orientar os passos de outros irmãos postulantes que ainda ascendem, denodadamente, os degraus do REAA. Em ato contínuo, prestou uma homenagem ao querido, Ilustre e Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33o

- Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho, passando as mãos do Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, uma Placa, onde enaltece os relevantes serviços que, ao longo de sua vida, vem honrando e dignificando a Ordem Maçônica. Finalizou, agradecendo aos incansáveis Irmãos da 2ª PR, pelo prestimoso apoio recebido, sem os quais tal investidura não alcançaria tamanho sucesso.

O Poderoso Irmão Euclides Felipe, 33° -

Deputado do Grão-Mestre da GLP, agradeceu a acolhida e parabenizou a Comitiva do Supremo Conselho pelo brilhante trabalho realizado. Justificou a ausência do Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Poderoso Irmão Valdemar Kretschmer, 33°, que se encontra em missão fora do estado do Paraná. Disse que é uma grande honra poder participar, junto à Comitiva do Supremo Conselho, dos trabalhos de Investidura realizado, e que a Grande Loja se sente honrada, sempre, que convidada a participar dos trabalhos que o Supremo Conselho vem desenvolvendo no Estado do Paraná.

O Poderoso Irmão Jorge Lins, 33o, agradeceu a carinhosa e fraternal hospitalidade a sua Comitiva.

Direcionando-se ao Deputado do Sereníssimo Grão- Mestre da GLP, o Poderoso Irmão Euclides Felipe, 33°, agradeceu por todo o apoio e por sua singular presença na Investidura. Felicitou os novos Grandes Inspetores Gerais da Ordem pela honrosa conquista, externando seu sincero agradecimento.

À noite, às 20h30, foi oferecido um Jantar Dançante, quando Irmãos e familiares, em um clima de muita descontração e alegria, puderam sorver do salutar convívio, coroando a memorável e tão esperada investidura que, com certeza, outras virão a ser realizadas pela 2ª Inspetoria Litúrgica do PR. No dia seguinte, a Comitiva regressou ao Rio de Janeiro, trazendo na mala a certeza do cumprimento do dever.

Boné com a Águia Bicéfala bordada.

Nas cores branca e preta.

R$ 20,00

(frete não incluso)

Acesse nosso catálogo - www.sc33.org.br

Shopping 33

(5)

Informativo Virtual Astréa News nº 44 - Ano IV - Jan/15 - Pg 05

A

Comitiva do Supremo Conselho seguiu para capital cearense no dia 27 de novembro de 2014, a fim de realizar mais uma investidura ao Grau 33°.

Chefiada pelo Membro efetivo e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador, representando o Soberano Grande Comendador Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que por motivos de compromissos anteriormente marcados não pôde estar presente. A Comitiva, também, composta pelos Membros Efetivos e Poderosos Irmãos Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império e Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império.

Batizada de “Loira Desposada do Sol” pelos versos do poeta Paula Ney, a metrópole cearense é a terra natal de brasileiros de grande renome, apenas, para citar alguns como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Dom Hélder Câmara, Capistrano de Abreu, Chico Anysio, Karim Aïnouz, Casimiro Montenegro Filho, Maurício Peixoto e o ex-presidente Castelo Branco.

A aprazível Fortaleza devido a seus inúmeros atrativos e apetrechos recebeu, além dos supracitados, diversos títulos e homenagens, ficando, também,

conhecida como “Miami Brasileira”, “Fortal”, “Terra da Luz”, etc.

A Comitiva desembarcou, no dia 27 de

novembro de 2014, na “Capital Alencarina”, no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins – sendo, fraternalmente, recebida pelo Membro Efetivo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª CE e 3ª CE, o Poderoso Irmão José Linhares de Vasconcelos Filho, 33°, o Poderoso Irmão Antônio Palácio de Morais - Delegado Litúrgico da 1ª CE, Presidentes de Corpos e uma plêiade de Irmão da região.

A Comitiva foi conduzida a um Restaurante da cidade, quando foi oferecido, pelo Soberano Inspetor Litúrgico anfitrião, um Almoço de Boas-Vindas, sendo, em seguida, conduzida ao Hotel “Fortaleza Oásis Atlântico Imperial” para merecido descanso.

Antecedendo à cerimônia investidura, coube ao Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império, como de praxe, proferir uma palestra aos Irmão a serem investidos, conscientizando-os da enorme responsabilidade que estarão arcando, a partir desta cerimônia ao Patamar mais alto do rito escocês Antigo e Aceito.

Às 20h, o Poderoso Irmão José Linhares, 33°, ofereceu um delicioso Jantar à Comitiva, no Restaurante

“Sal e Brasa”, onde se fez presente o, também, Membro Efetivo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª PE, o Poderoso Irmão Francisco Bonato Pereira da Silva, 33°, além de um grupo de Irmãos de sua Região Litúrgica, que seriam investidos, na oportunidade.

No dia seguinte, coube à Comitiva proceder com os preparativos de adequação do Templo Nobre da GLMECE para a cerimônia de Investidura do Grau 33°.

À noite, foi oferecido à Comitiva, um Jantar, com pratos típicos da região, no restaurante “Social Clube”.

Às 14h30, antecedendo a cerimônia de

investidura, o Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33°, na função de Grande Mestre de Cerimônias, proferiu uma palestra, conscientizando os Irmãos a serem investidos, quanto a enorme responsabilidade de um Grande Inspetor Geral. A cerimônia teve início às 15h30, no Templo Nobre da GLMECE, presidida pelo Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, que, com a maestria de sempre, a conduziu de forma serena, auxiliado por sua competente equipe, quando foram investidos 78 novos Inspetores Gerais, sendo 54 do CPRS “Duque de Caxias” – Vale de Fortaleza - 1ª CE; 12 do CPRS “José Mariano” – Vale do Recife – 1ª PE; 06 do CPRS “Cavaleiros da Paz” – Vale de Natal – 1ª RN; 05 do CPRS “Mal. Deodoro da Fonseca” – Vale de Teresina – 1ª PI; 01 do CPRS “Manoel de Souza Forte” – Vale de Caicó – 1ª RN.

Presentes à cerimônia o Sereníssimo Grão- Mestre da GLMECE, o Poderoso Irmão Sílvio de Paiva

(6)

B

em, inicialmente, necessário se faz que conheçamos um pouco do passado da

Maçonaria em nossa comunidade. Fundada em 23 de novembro de 1895, no município de Mendes, e, posteriormente, transferida para Barra do Piraí, surgia a Loja Maçônica José Bonifácio, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil. No dia 29 de junho de 1948, esta Loja se desligou do GOB, filiando-se à Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, recebendo o nº 15.

Já, no dia 16 de maio de 1949, por iniciativa de irmãos da Loja José Bonifácio, sob os auspícios do nosso Supremo Conselho, foram fundados três Altos Corpos, a saber: a Excelsa Loja de Perfeição Nilo Peçanha, o Sublime Capítulo de Cavaleiros Rosa Cruz Claudino Dias e o Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch José Bonifácio. Esses Altos Corpos funcionavam no templo da Loja José Bonifácio, sito à Rua Morais Barbosa, 100, até o dia 24 de agosto de Ribeiro, 33°, acompanhado do seu Eminente Grão-

Mestre Adjunto, o Poderoso Irmão Cesar Marques de Carvalho, 33°; o Sereníssimo Grão-Mestre da GLMPI, o Poderoso Irmão Pedro Alexandre de Carvalho Mota, 33°, os Membros Efetivos e Poderosos Irmãos José Linhares de Vasconcelos Filho, 33° - Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª CE e 3ª CE; Francisco Bonato Pereira da Silva, 33° - Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª PE.

Os Grandes Inspetores Litúrgicos e Poderosos Irmãos, Raimundo Araújo da Silva, 33° - 1ª RN; Deusdedith Carvalho Silva, 33° - 1ª PI, além de Delegados Litúrgicos, Presidentes de Altos Corpos e diversos Irmãos das regiões.

Após a cerimônia foi oferecido um delicioso Jantar de Confraternização a todos, no Hotel Oasis Atlântico, coroando mais uma belíssima cerimônia, marcada pela impecável organização, fruto do trabalho de valorosos Irmãos do Vale de Fortaleza, sob o comando do Soberano Grande Inspetor Litúrgico José Linhares, 33°, coordenados pelo incansável Irmão Antônio Palácio, 33° - Delegado Litúrgico da 1ª CE.No dia seguinte a Comitiva regressou ao Rio de Janeiro, organizando os preparativos da cerimônia de Investidura do próximo final de semana, na cidade mineira de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Especial agradecimento aos Irmãos Palácio e Franzé por suas prestimosas colaborações, enviando-nos subsídios para a confecção da matéria e foto para esta publicação!

(7)

Informativo Virtual Astréa News nº 44 - Ano IV - Jan/15 - Pg 07 1964, quando aquela oficina retornou ao Grande Oriente

do Brasil, provocando a discordância de quinze irmãos que, mais tarde, no dia 15 de outubro do mesmo ano, acharam por bem fundar a Loja Maçônica Gonçalves Ledo nº 15, jurisdicionada à GLMERJ, funcionando, primeiramente, em uma garagem, na Rua Tiradentes nº 100, para onde foram, também, transferidos os Altos Corpos, de forma precária, até os idos de 1972, quando entrarão em inatividade.

Em 27 de setembro de 1975, efetuou-se a fusão das Lojas Maçônicas Gonçalves Ledo e 10 de Março, surgindo a Loja Maçônica Mário Moacyr Salgueiro nº 15, sediada na Rua Franklin de Moraes, 141, sendo sua data de fundação computada, para todos os efeitos, o dia 15 de outubro de 1964 (atos deliberativos nº 05 e 06/74-77 da GLMERJ), onde ficaram arquivadas a documentação remanescente dos Altos Corpos.

Durante esse período, os irmãos da cidade de Barra do Piraí, interessados em ingressar nos Graus Superiores, foram obrigados a se deslocarem, inicialmente, para Valença, onde foram fundados Altos Corpos

equivalentes, os quais foram, posteriormente, transferidos para Volta Redonda e, sucessivamente, para Resende, cidade localizada a cem quilômetros de Barra do Piraí.

Mediante a tal dificuldade de deslocamento, atendendo aos apelos dos irmãos de Barra do Piraí e adjacências, apoiados pelo nosso mui querido e Poderoso Irmão Nelson Gonçalves Correlo, 33º, Membro Efetivo e Soberano Inspetor Litúrgico das 4ª e 6ª Regiões, e de posse das Cartas Constitutivas Temporárias daqueles Altos Corpos, dirigimo-nos, em comitiva, à sede do Supremo Conselho, quando nos foi autorizado levarmos adiante nosso projeto: a reativação de Altos Corpos em Barra do Piraí.

Cumpridas as formalidades burocráticas, efetivamos, inicialmente, no dia 06 de março de 2010, o soerguimento da Loja de Perfeição Nilo Peçanha, já visando a formação de quadros para os corpos subsequentes e, da mesma forma, reativamos os trabalhos do Sublime Capítulo de Cavaleiros Rosa Cruz Claudino Dias, no dia 16 de junho de 2012, cujas Cartas Constitutivas Permanentes já nos foram entregues.

Mediante Carta Constitutiva Provisória, no dia 08 de novembro de 2014, efetivamos o soerguimento do nosso Conselho de Cavaleiros Kadosch José Bonifácio e, coroando de êxito nossos esforços, iniciamos 08 irmãos no Grau 19°, no dia 29 de novembro de 2014, ocasião em que o T∴V∴P∴M∴, o Poderoso Irmão Eloi D’Amato Ayres, 33°, delegou a direção dos trabalhos ao autor desta matéria, em reconhecimento aos esforços e empenho desprendidos para a instalação e funcionamento desse Alto Corpo.

Durante a realização dos citados eventos, tivemos a presença de Comitivas do nosso Supremo Conselho, compostas por respeitáveis irmãos, dentre sob a chefia dos Membros Efetivos Nelson Gonçalves Correlo, 33° - Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 4ª RJ e 6ª RJ, e do José Francisco Lopes, 33°

- Grande Capitão das Guardas do Santo Império, acompanhados pelo não menos querido irmão Celso Lucas, 33°, Secretário Executivo da 4ª RJ e 6° RJ, além de Delegados Litúrgicos e Presidentes Altos Corpos de nossa região.

No dia 29 de novembro de 2014, registrou- se mais uma página de sucesso na história de nossa Região, quando realizamos a Sessão de soerguimento do nosso Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch José Bonifácio, registrando a Comitiva chefiado pelo Membro Efetivo e Grande Capitão das Guardas do Santo Império, o Poderoso Irmão José Francisco Ribeiro Lopes, 33°.

Os Altos Corpos da região funcionam nas 1ª e 3ª segundas-feiras do mês, mediante programação pré- estabelecidas. E assim, registramos nossa satisfação do dever cumprido, agradecendo ao prestimoso e imprescindível apoio do Supremo Conselho e a colaboração de todos os valorosos Irmãos envolvidos, que, efetivamente, tem escrito, de forma muito positiva, a profícua história da Maçonaria em nossa Região.  Agradecimentos ao Poderoso Irmão Newton Soares Ferreira, 33° - Delegado Litúrgico da 6ª RJ - pelo envio do texto e foto que compõem esta matéria!

Referências

Documentos relacionados

Ovos de codorna cozidos com azeite e sal, Pedaço queijo parmesão, Café com creme de leite. Panqueca Paleo (1), Semente de abóbora, Smoothie

- Existem três status (aguardando aprovação, aprovado e cancelado) em todos os status são enviados emails automáticos informativos, podendo o bloqueador anti spam

Selecione esta opção e pressione a tecla OK para abrir a janela de ajustes6. Faça os ajustes conforme

• Ao ligar e desligar este aparelho da tomada, segure o cabo de alimentação pelo plugue e não pelo fio.. • Se o cabo de alimentação estiver partido ou danificado, ou se a

Para criar camadas, selecione a opção Camada do menu Inserir (uma camada padrão será inserida onde o cursor estiver posicionado) ou clique no botão Desenhar camadas ( ) da

lesão de órgão alvo (LOA): hipercalcemia (cálcio total acima de 11,5mg/dL), insuficiência renal (creatinina acima de 2mg/dL), anemia (hemoglobina abaixo de 10g/dL ou 2g/dL abaixo

O nº 7 do Despacho nº 328/2017 de 3 de agosto (Calendário Escolar 2017/2018) determina que as atividades educativas com crianças das Creches, Jardins de

Foram coletados os seguintes dados: idade, sexo, superfície corporal (m²), período de internação (em dias), se foi a primeira internação, principal doença associada