• Nenhum resultado encontrado

* * * APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "* * * APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A sexualidade é uma dimensão importante da natureza humana. Dela fazem parte, além dos aspectos biológicos, as emoções, os sentimentos, os afetos, o amor, a paixão e a alegria de viver. Ela se expressa em nosso cotidiano individual e coletivo, constituindo-se em um dos pilares do nosso processo de humanização.

Nós, do CEDUS acreditamos que o processo de

crescimento pessoal e de melhoria da qualidade de vida passa, necessariamente, pelo acesso da população à informação e educação, bem como pelo constante confronto de idéias e valores, a partir da discussão e reflexão, isentas de tabus e preconceitos, sobre os múltiplos aspectos da sexualidade humana.

* * * * * *

Ce C en nt tr ro o d de e E Ed du uc ca çã ão o S Se ex xu ua al l ± ± C CE ED D US U S

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Centro de Educação Sexual ± CEDUS é uma Instituição Sem Fins Lucrativos, fundada em 23 de dezembro de 1993, sediada na cidade do Rio de Janeiro, que tem como missão promover o estudo, o esclarecimento e a conscientização sobre questões ligadas à sexualidade, cidadania, direitos humanos e qualidade de vida, de forma a implementar novos paradigmas em educação sexual.

As ações do CEDUS são viabilizadas por Convênios de Parceria com Instituições Públicas ou Privadas, doações, contribuições dos associados e receitas dos cursos realizados regularmente.

Em 1995, recebeu o título de PARCEIRO DO RIO concedido pela Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Em outubro 2000 recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal-RJ e, em junho 2007, o Título de Utilidade Pública Estadual.

Em 2001 recebeu homenagem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em reconhecimento ao trabalho na Luta Pela Defesa dos Direitos das Pessoas que Convivem com o HIV/AIDS.

No ano de 2005, recebeu duas Moções Honrosas da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Uma pelo empenho e participação na Luta Contra a Exploração e Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes e a outra pela trajetória institucional de Defesa dos Direitos Humanos e Promoção da Igualdade e Justiça junto à Comunidade GLBT no Estado do Rio de Janeiro.

No período de 1998 a 2002 o CEDUS ocupou a Secretaria Executiva Fórum de ONG/AIDS do Estado do Rio de Janeiro, voltando a participar dessa coordenação na gestão 2004/2006 e sendo mais uma vez re-eleito para compor a Secretaria na Gestão 2007/2008. Até julho de 2003, representando o Estado do Rio de Janeiro, ocupou a presidência do Fórum de ONG/AIDS do Mercosul.

De 2004 a 2007 o CEDUS integrou a Comissão Nacional de AIDS ± CNAIDS ±

Ministério da Saúde enquanto representante do movimento social de AIDS ± Região

Sudeste, retornando à essa representação novamente para o biênio 2010/2011. Participa

também, enquanto representante do movimento social do Estado do Rio de Janeiro, da

Comissão Estadual de AIDS e Tuberculose/RJ.

(2)

De 1998, até sua desativação, integrou o Comitê Assessor para a Prevenção às DST/HIV/AIDS em Local de Trabalho, junto à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, assessorando o Conselho Empresarial Estadual de Prevenção às DST/AIDS.

Faz parte do grupo de organizações que, em 2001, implantou o Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Estado do Rio de Janeiro, fazendo parte da sua Secretaria Executiva até o ano de 2005. Fez parte também da Comissão Municipal Pelo Fim do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes/ RJ ± Programa Sentinela.

Foi parceiro da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, junto com outras Instituições, na implantação do Serviço de DISQUE DEFESA HOMOSSEXUAL ± DDH, integrando na época o seu Conselho Gestor.

Integra, desde 2001, junto à Gerência de Sangue e Hemoderivados, Programa de DST/Aids ± SESDEC/RJ, o Grupo de Trabalho OG/OSC.

Integrou o Grupo de Trabalho ³6D~GHH3UHYHQomRQDV(VFRODV´± SESDEC/RJ.

NOSSO TRABALHO

Cursos de Capacitação em Educação Sexual para profissionais de educação, saúde e áreas afins.

Treinamentos, assessorias, consultorias e supervisões.

Programas de Prevenção de DST/AIDS e Abuso de Drogas para Empresas.

Jornadas, oficinas e grupos de estudo.

Projetos de Intervenção Comportamental.

Pesquisas.

Produção de material informativo e pedagógico.

NOSSOS PROJETOS CAPACITAÇÕES

Projeto EDUCARTE: Desenvolvido no período de 1994 a 1998, em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro e a Fundação Odebrecht, este projeto, através de Oficinas de Capacitação e ações do Grupo de Teatro

³26 75(=( &$0$/(®(6´ promoveu a implantação da Educação Sexual na rede pública de Educação e de Saúde do Município do Rio, capacitando profissionais, implantando Unidades Pólo e incentivando a criação de Núcleos de Adolescentes Multiplicadores. Em 1998, o Projeto EDUCARTE foi selecionado pelo MEC para integrar um banco de dados com as melhores iniciativas em Educação no Território Nacional.

PROJETO MARICÁ: Resultado de uma parceria com a Prefeitura do Município de

Maricá/ RJ, este projeto, desenvolvido no ano de 1995, capacitou professores

das escolas municipais para inserirem a Educação Sexual na rede de ensino

local.

(3)

PROJETO SEXUALIDADE E CIDADANIA : Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação/ RJ e o Programa

Crer Para Ver da Fundação ABRINQ e NATURA COSMÉTICOS, este projeto, desenvolvido entre os anos de 1999 a 2001, promoveu a capacitação em Educação Sexual para professores de Escolas da Rede Pública Estadual no Rio de Janeiro (Área Metropolitana III), além de ações educativas dirigidas a alunos do CIEP Nação Mangueirense, atletas da Vila Olímpica da Mangueira, pais e responsáveis.

CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: O CEDUS promove regularmente, Cursos de Qualificação Profissional na Área da Sexualidade, dirigidos a educadores, profissionais de saúde e pessoas interessadas no trabalho com jovens, em parceria com outras organizações públicas e privadas.

SENSIBILIZAÇÃO EM SAÚDE PREVENTIVA: Em parceria com FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S/A, o CEDUS, desde 2003, vem percorrendo dezenas de municípios da região sudeste, acompanhando o trajeto de linhas de transmissão de energia implantadas pela empresa, promovendo palestras sobre DST/AIDS, Alcoolismo e drogas, Violência em suas múltiplas dimensões e Doenças Transmitidas pela Água, dirigidas a lideranças comunitárias, profissionais de educação e jovens.

Em 2003 foram atendidos 17 municípios no trecho entre Cachoeira Paulista/SP e Queimados/RJ. Desde 2004 o trabalho vem sendo desenvolvido em 28 municípios entre Ouro Preto/MG e Vitória/ES.

CAPACITAÇÃO DE ADOLESCENTES MULTIPLICADORES EM SEXUALIDADE E SAÚDE: Desenvolvida junto a alunos de escolas da rede pública de Nova Friburgo, nos anos de 2007 e 2008, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo.

OFICINA DE PRÁTICAS EM SEXUALIDADE E SAÚDE: Sensibilização de profissionais de saúde da SMS/RJ (36 hs), desenvolvida em parceria com a SMS/RJ.

OUT/NOV/2007

PROTAGONISMO JUVENIL

O desenvolvimento de projetos que fomentem a integração social e promovam a participação ativa de jovens junto à comunidade tem sido uma das linhas mestras do CEDUS.

OS TREZE CAMALEÕES: Grupo de Teatro criado pelo CEDUS em 1994, incorporado às ações do Projeto EDUCARTE, com o objetivo de promover a sensibilização de jovens e educadores para as questões de sexualidade.

PROJETO GUARATIBA: Resultado de uma parceria com a CN/DST/AIDS

- Ministério da Saúde e o 1º Grupamento de Apoio Comunitário, este

projeto, entre os anos de 1997 e 2001, promoveu a capacitação e o

acompanhamento de adolescentes de Pedra de Guaratiba, zona oeste do

Município do Rio de Janeiro, habilitando-os para o desenvolvimento de

ações de prevenção às DST/AIDS e Abuso de Drogas na comunidade

local.

(4)

PROJETO PROGRAMA LEGAL: Desenvolvido no ano de 1998, com apoio do Programa Capacitação Solidária, o projeto capacitou 32 jovens de comunidades de baixa renda para o trabalho de Agentes Promotores em Saúde Sexual.

PROJETO VOZES DO RIO: Capacitação de jovens de baixa renda para o trabalho de Comunicadores em Rádios Comunitárias. Este projeto, executado em parceria com o Programa Capacitação Solidária, teve sua primeira versão no 2º semestre de 1999, no CIEP Nação Mangueirense, atendendo 35 jovens da comunidade da Mangueira e adjacências. Em 2001, o Projeto foi desenvolvido no CIEP PEDRO VARELA,

atendendo 30 jovens da região central da cidade, tendo enquanto parceiros a Rádio 94 FM (Governo do Estado do Rio de Janeiro), Associação Comunitária de Rádio TRANSA-RIO e Rádio Comunitária Estácio FM.

PROJETO JOVENS EDUCADORES: Capacitação de jovens de baixa renda da comunidade da Mangueira e adjacências, para o trabalho de Agentes Comunitários de Saúde. Este projeto, executado no 2º semestre de 1999, foi uma parceria do CEDUS com o CIEP Nação Mangueirense e o Programa Capacitação Solidária.

GT JOVEM SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL: Como desdobramento das ações do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência Sexual, acompanhou e supervisionou nos anos de 2002 e 2003 o Grupo Inter institucional de jovens, criado por ocasião do Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual no Rio de Janeiro.

PROJETO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Com o apoio do Instituto Rio e parceria do Projeto SER MENINA, visa capacitar 30 pessoas, entre profissionais de Saúde, Educação, Assistência Social e Justiça e agentes sociais voltados para projetos em comunidades e 25

adolescentes multiplicadores dentro da Zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

2006

INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL

PROJETO TRILHAS DA NOITE: Resultado de uma parceria inicial com o PN/DST/AIDS - Ministério da Saúde e posteriormente com apoio da

SESDEC/RJ, esse Projeto tem como finalidade desenvolver ações de prevenção às DST/AIDS junto a homens que fazem sexo com homens (HSH) nas áreas da Cinelândia, Central do Brasil, Campo de Santana, Aterro do Flamengo e Copacabana, incorporando em suas ações, intervenções educativas em shows de Drags e em diferentes pontos LGBT. Implantado em 2001.

PROJETO MULHER PREVENIDA: Fortalecimento de grupos de

mulheres de baixa renda da Comunidade de Cidade de Deus e

Gardênia Azul, zona oeste do Município do Rio de Janeiro, visando

a promoção de ações de saúde reprodutiva e prevenção às

DST/AIDS. O projeto é uma parceria do CEDUS com o Pré Posto

de Saúde da Comunidade Nova Esperança/ IBISS e o

PN/DST/AIDS - Ministério da Saúde. Implantado em 2001.

(5)

PROJETO COM SAÚDE NÃO SE BRINCA: Prevenção às Hepatites Virais junto às mulheres trabalhadoras do sexo, clientes e comunidade em geral da Vila Mimosa. O projeto é uma parceria do CEDUS com a AMOCAVIM e o Programa Nacional de Hepatites Virais ± MS. Implantação em 2006

PROJETO CUIDE-SE: Dinamização de oficinas sobre sexualidade dirigidas a alunos de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio, desenvolvido em parceria com o Instituto Ary de Carvalho ± Jornal O DIA desde 2006.

PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO: Resultado de uma parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo/ RJ, através do Programa Municipal de DST/AIDS, tem como finalidade desenvolver ações de prevenção às DST/AIDS junto às profissionais do sexo da cidade, mobilizando-as para a adoção de práticas de sexo mais seguras e a utilização dos equipamentos sociais da cidade. Executado em 2002/

2003 e 2006.

PROJETO CIRANDA CIRANDINHA:Com apoio da SESDEC/RJ-UNESCO e desenvolvido em parceria com a Instituição SER MENINA, do bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, este projeto atua junto a adolescentes do sexo feminino, desenvolvendo ações de educação em saúde preventiva em DST/AIDS.

Implantado em 2007.

PROJETO BEIJA-FLOR: Resultado de uma parceria com o Instituto Rio, este Projeto, promoveu ações educativas junto a agentes de saúde da região da Cidade de Deus, visando a prevenção da violência intra-familiar. Os encontros foram realizados no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente ± INPAR, em 2008.

PROJETO JOVENS MULTIPLICADORES: Numa ação articulada com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo/ RJ, o CEDUS desenvolveu nos anos de 2007 e 2008, oficinas de capacitação para adolescentes, alunos de escolas públicas desta cidade, habilitando-os a desenvolverem ações de saúde preventiva junto a seus pares.

PROJETO ROSA ± Rocinha Saudável: Prevenção às Hepatites Virais e educação em saúde preventiva junto à grupos específicos e população em geral, na comunidade da Rocinha,. O projeto é uma parceria do CEDUS com AA ONG GAEXPA e o Departamento de Aids de Hepatites Virais ± MS/ UNESCO. Em processo de implantação: 2011.

ARTICULAÇÃO POLÍTICA, MOBILIZAÇÃO E DENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

PROJETO FÓRUM/ONG/AIDS: Com o apoio do PN/DST/AIDS - Ministério da

Saúde, o CEDUS, no período de 1998 a 2002, ocupou a Secretaria Executiva do

Fórum de Organizações da Sociedade Civil envolvidas no enfrentamento da epidemia

do HIV/AIDS no Estado do Rio de Janeiro, executando o projeto de desenvolvimento

institucional para fortalecimento da rede de ONG/AIDS e dinamização suas ações

políticas. De dezembro/ 2004 a janeiro/ 2008, o CEDUS reassumiu a Secretaria

Executiva do Fórum.

(6)

PESQUISA, IEC, EDUCAÇÂO E COMUNICAÇÃO

PROJETO GÊNERO: Pesquisa qualitativa sobre questões de gênero a partir da ótica do adolescente do sexo masculino, desenvolvida no período de 1994 a 1996, em parceria com a MacArthur Foundation. Esta pesquisa deu origem à publicação

"ONDE ESTÃO OS GAROTOS".

No ano de 2003, em parceria com o PN/DST/AIDS ± Ministério da Saúde R &('86 SURGX]LX R YtGHR ³...E POR FALAR EM SEXO´ H D Cartilha DINAMIZANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL, dirigidos à educadores, abordando questões de sexualidade.

1ª Mostra Internacional de Humor em DST/AIDS: De dezembro/

2004 a julho/ 2005, em parceria com o Centro Cultural da Saúde ± Ministério da Saúde, a UNESCO, a SESDEC/RJ e a ONG Cidade Viva, o CEDUS participou da organização da Mostra e do planejamento e execução do evento SE LIGA NA PREVENÇÃO.

1ª Jornada de Direitos Humanos dos Invisíveis: Em dezembro/ 2005, em parceria com a Universidade UNIGRANRIO ± Campus Lapa, o CEDUS participou da organização e desenvolvimento de um amplo conjunto de atividades com o objetivo de promover a discussão dos direitos e visibilidade de segmentos marginalizados da população carioca.

1º Encontro Mãe África ± Minha Mãe Sem AIDS: Em abril/2006, em parceria com as ONG Médicos Sem Fronteiras, GPV/RJ e CEDAPS, o CEDUS participou da organização e desenvolvimento do evento de lançamento da Rede de Estudantes africanos, de diferentes nacionalidades, residentes no Rio de Janeiro, com a proposição de desenvolvimento de um amplo conjunto de atividades com o objetivo de promover o combate ao HIV/AIDS e outras enfermidades junto a essa comunidade.

DA CHEGADA DO AMOR: No período de janeiro a março de 2007, em parceria com a Escola de Arte Elisa Lucinda, a SESDEC/RJ e outros parceiros, o CEDUS desenvolveu um trabalho de prevenção às DST/Aids e educação em saúde durante as seções do (VSHWiFXOR ³DA CHEGADA DO AMOR´ HP VXD WHPSRUDGD GH verão no Teatro SESI/RJ.

BOMBADEIRA: Em parceria com a SINGRA PRODUÇÕES, no

ano de 2007, o CEDUS organizou e coordenou o lançamento

QDFLRQDO GR GRFXPHQWiULR ³BOMBADEIRA³ ILOPH TXH retrata a

realidade e o universo de travestis baianas submetidas ao

processo marginal de aplicação de silicone por pessoas

conhecidas como as bombadeiras, promovendo, após o

lançamento oficial, diversas exibições seguidas de debates,

dirigidos a diferentes públicos.

(7)

CAMPANHAS DE MÍDIA: No ano de 2007, o CEDUS desenvolveu duas Campanhas para TV e Rádio, com a participação de Camila Pitanga, Tony Ramos, Gloria Pires e Orlando Moraes, abordando aspectos de prevenção e tratamento da Sífilis. Essas campanhas, desde então, vem sendo sistematicamente veiculadas em rádios e emissoras de TV de todo o Brasil.

O CEDUS presta regularmente, assessoria a diversas revistas (Revista MALU e outras) e emissoras de rádio e TV sobre questões de sexualidade.

A fim de manter um espaço para esclarecimento de dúvidas da população, o CEDUS vem investindo na reformulação do seu site na internet, além de estar em fase de reativação do INFORME CEDUS, um boletim eletrônico para ser distribuído via rede de computadores.

PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS ± COMISSÕES E REDES Fórum de ONG/AIDS do Estado do Rio de Janeiro;

Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado do Rio de Janeiro;

Comissão Estadual de AIDS/ SES/ RJ;

Comissão Nacional de AIDS/ Ministério da Saúde;

Comitê Assessor do Conselho Empresarial de DST/AIDS do Estado do Rio de Janeiro;

Comitê Gestor do Disque Defesa Homossexual ± DDH/ SSP/RJ

*UXSRGH7UDEDOKR³6D~GHH3UHYHQomRQDV(VFRODV´± SES/SEE/RJ.

(8)

PRINCIPAIS PARCEIROS

Secretaria Municipal de Educação/ RJ Secretaria Municipal de Saúde/ RJ Secretaria Estadual de Educação / RJ

Secretaria Estadual de Saúde/ RJ

Secretaria Municipal de Educação de Maricá/ RJ Fundação Municipal de Saúde/ Nova Friburgo/RJ

PN/DST/AIDS -Ministério da Saúde PNHV -Ministério da Saúde

Centro Cultural da Saúde ± Ministério da Saúde Fundação Odebrecht

MacArthur Foundation Furnas Centrais Elétricas

Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (IBISS), 1º Grupamento de Apoio Comunitário de Pedra de Guaratiba

Se Essa Rua Fosse Minha Associação Projeto Roda Viva Complexo Olímpico da Mangueira Fundação Abrinq e Natura Cosméticos

Projeto Ser Menina/ IDAC PAX Internatural - Xerém Revista Malú ± Editora Alto Astral

Rádio Estácio FM e Rádio 94 FM

Fundação Educacional Unificada Campograndense ONG Cidade Viva

Associação dos Moradores do Condomínio e Amigos da Vila Mimosa UNIGRANRIO ± Campus Lapa

Instituto Ary de Carvalho ± Jornal O DIA Instituto Rio

Ministério do Desenvolvimento Social XBRASIL

GAEXPA

(9)

CORPO ADMINISTRATIVO Roberto Pereira

Psicólogo Coordenação Geral 6KHLOD6DQW¶$QD)HGHULFL

Bióloga e Mestre em Educação em Saúde Coordenação de Patrimônio

Aída Lima Rodrigues Economista Coordenação Financeira

CONSELHO DIRETOR Antônio César Marques da Silva

Educador Conselheiro Presidente Carlos Eduardo Gouvea Basília

Conselheiro Vice-Presidente Psicólogo

CONSELHO CONSULTIVO Cristina Salomão

Assistente Social Kátia Edmundo

Psicóloga Nanko G.Van Buuren

Médico Marisa Brum

Educadora Liliam Rodrigues

Psicóloga

(10)

CNPJ: 74055906 / 0001-40

Reg. CMDCA/RJ: 02/ 184/ 349 - Reg.CMAS/RJ: 0297/00 Declarado de Utilidade Pública Municipal em 05/10/2000

Declarado de Utilidade Pública Estadual LEI Nº 5043, de 12 de junho de 2007

* * *

Av. General Justo, 275 - bloco 1 - sala 203/ A Cep: 20021-130 - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2544-2866 Telefax: (21) 2517-3293 Cel: (21) 9429-4550

cedusrj@yahoo.com.br

DOAÇÕES

Banco Itaú ± Agência 0407 ± Rio México

C/C 50675-7

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Visão Sócio-jurídica da Arquitetura penitenciária.. CONNASP II CONESP Suzann Cordeiro Tipo de regime Níveis de Segurança.. Segurança Máxima Segurança Média Segurança