• Nenhum resultado encontrado

Ref.: Cotas para Portadores de Necessidades Especiais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ref.: Cotas para Portadores de Necessidades Especiais"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

São Paulo, 8 de abril de 2015.

Ofício 005/2015

Ao

Nucleo de Acompanhamento Legislativo – FIESP a/c Dra. Luciana Nunes Freire

São Paulo - SP

Ref.: Cotas para Portadores de Necessidades Especiais

Prezada Doutora,

A APEPAC – Associação Paulista das Empresas Produtoras de Agregados para Construção, entidade representativa do setor de agregados (areia e pedra britada), agindo no resguardo de interesses do SINDAREIA – Sindicato das Industrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo e do SINDIPEDRAS – Sindicato das Industria de Mineração de Pedra Britada no Estado de São Paulo, discorre abaixo a posição das entidades quanto ao PL 7699 / 2006, que institui o Estatuto do Portador de Deficiência e dá outras providências.

A título de esclarecimento o setor de mineração apresenta grau 4 na Classificação Nacional de Atividades Econômicas e Grau de Risco de Acidente de Trabalho Associado, já demonstrando uma particularidade relevante a ser considerada frente à complexidade e exigências na execução de suas atividades.

As entidades respeitam e acatam a nobreza do referido Projeto e ensejam colaborar da melhor forma possível. Todavia, sentem-se compelidas a relacionar as

(2)

classificações constantes no Cadastro Brasileiro de Ocupações – CBO, que pelas exigências técnicas e operacionais, sugerem sua exclusão do cálculo das cotas:

Grupo CBO 3163 - Descrição Sumária: Lavram jazidas minerais; supervisionam processos de beneficiamento de minério. Participam da prospecção e pesquisa de minerais. Coletam amostras de minerais; processam dados de prospecção, pesquisa e lavra; participam do planejamento de atividades de mineração. Controlam a movimentação da produção final de minério e analisam a qualidade e quantidade do produto mineral. Fiscalizam equipes de trabalho para cumprimento de normas de saúde e segurança e participam de projetos ambientais.

Grupo CBO 7101 - Descrição Sumária: Supervisionam, coordenam e treinam equipes de trabalhadores da extração mineral e materiais geológicos que atuam na operação de minas, perfuração, instalação, desmonte de material geológico, escavação, carregamento e transporte de material de extração. Desempenham atividades que permitem assegurar o cumprimento de normas de segurança e preservação ambiental, implementam planejamento de produção da mina, gerenciam equipes de trabalho, supervisionam operação de apoio da mina, coordenam atividades de perfuração e de desmonte, orientam atividades de escavação, carregamento e transporte de equipamentos, minérios e estéril.

Grupo CBO 7111 - Descrição Sumária: Pesquisam subsolo da jazida e retiram amostras de minerais sólidos, carvão e outros tipos de rochas, pedras preciosas e semipreciosas da superfície e do interior de minas, pedreiras, terra firme, barrancos e leitos de rios, por meio de furos de sondagem. Inspecionam frentes de trabalho para operação de equipamentos. Instalam cavilhas e chumbadores nos tetos ou paredes da galeria (mina subterrânea). Realizam desmonte mecânico, hidráulico e manual de rochas e controlam o transporte e o tráfego de tais produtos.

Grupo CBO 7112 - Descrição Sumária: Operam equipamentos de perfuração e de corte de rochas, equipamentos de escavação e carregamento de minérios e equipamentos de transporte de cargas. Inspecionam as condições operacionais dos equipamentos e preparam o local de trabalho.

Grupo CBO 7121 - Descrição Sumária: Inspecionam equipamentos, operam instalação de beneficiamento de minérios e equipamentos de cominuição, de classificação e de concentração. Recuperam água por espessamento. Atuam em conformidade a normas técnicas de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.

(3)

Grupo CBO 7151 - Descrição Sumária: Planejam o trabalho, realizam manutenção básica de máquinas pesadas e as operam. Removem solo e material orgânico

"bota-fora", drenam solos e executam construção de aterros. Realizam acabamento em pavimentos e cravam estacas.

Grupo CBO 7170 - Descrição Sumária: Demolem edificações de concreto, de alvenaria e outras estruturas; preparam canteiros de obras, limpando a área e compactando solos. Efetuam manutenção de primeiro nível, limpando máquinas e ferramentas, verificando condições dos equipamentos e reparando eventuais defeitos mecânicos nos mesmos. Realizam escavações e preparam massa de concreto e outros materiais.

Grupo CBO 7212 - Descrição Sumária: Preparam, regulam e operam máquinas- ferramenta que usinam peças de metal e compósitos e controlam os parâmetros e a qualidade das peças usinadas, aplicando procedimentos de segurança às tarefas realizadas. Planejam sequências de operações, executam cálculos técnicos;

podem implementar ações de preservação do meio ambiente. Dependendo da divisão do trabalho na empresa, podem apenas preparar ou operar as máquinas- ferramenta.

Grupo CBO 7243 - Descrição Sumária: Unem e cortam peças de ligas metálicas usando processos de soldagem e corte tais como eletrodo revestido, tig, mig, mag, oxigás, arco submerso, brasagem, plasma. Preparam equipamentos, acessórios, consumíveis de soldagem e corte e peças a serem soldadas. Aplicam estritas normas de segurança, organização do local de trabalho e meio ambiente.

Grupo CBO 7821 - Descrição Sumária: Operam máquinas e equipamentos de elevação, ajustando comandos, acionando movimentos das máquinas. Avaliam condições de funcionamento das máquinas e equipamentos, interpretando painel de instrumentos de medição, verificando fonte de alimentação, testando comandos de acionamento. Preparam área para operação dos equipamentos e transportam pessoas e materiais em máquinas e equipamentos de elevação.

Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Grupo CBO 7822 - Descrição Sumária: Preparam movimentação de carga e a movimentam. Organizam carga, interpretando simbologia das embalagens, armazenando de acordo com o prazo de validade do produto, identificando características da carga para transporte e armazenamento e separando carga não-conforme. Realizam manutenções previstas em equipamentos para

(4)

movimentação de cargas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Grupo CBO 7825 - Descrição Sumária: Transportam, coletam e entregam cargas em geral; guincham, destombam e removem veículos avariados e prestam socorro mecânico. Movimentam cargas volumosas e pesadas, podem, também, operar equipamentos, realizar inspeções e reparos em veículos, vistoriar cargas, além de verificar documentação de veículos e de cargas. Definem rotas e asseguram a regularidade do transporte. As atividades são desenvolvidas em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de segurança.

Grupo CBO 7842 - Descrição Sumária: Preparam materiais para alimentação de linhas de produção; organizam a área de serviço; abastecem linhas de produção;

alimentam máquinas e separam materiais para reaproveitamento.

Grupo CBO 9113 - Descrição Sumária: Realizam manutenção em componentes, equipamentos e máquinas industriais; planejam atividades de manutenção; avaliam condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas e equipamentos; lubrificam máquinas, componentes e ferramentas. Documentam informações técnicas; realizam ações de qualidade e preservação ambiental e trabalham segundo normas de segurança.

Grupo CBO 9191 - Descrição Sumária: Lubrificam máquinas e equipamentos, sinalizando pontos de lubrificação, interpretando desenhos de máquinas, avaliando a situação de máquinas e equipamentos, selecionando material de limpeza e ferramentas para lubrificação, retirando excessos de lubrificantes, liberando máquinas e equipamentos lubrificados e preenchendo relatórios e registros de ocorrências. Monitoram o desempenho de máquinas e equipamentos, realizando inspeções preventivas, identificando anomalias, solicitando manutenções, verificando a ocorrência de impurezas em lubrificantes e retirando amostras para análises. Colaboram na elaboração de planos de lubrificação. Conservam ferramentas e materiais para lubrificação. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Grupo CBO 9192 - Descrição Sumária: Consertam máquinas e equipamentos, requisitando peças para reposição, montando máquinas equipamentos e acessórios, conforme especificações do fabricante. Organizam o local de trabalho para manutenção e avaliam as condições de máquinas e equipamentos. Elaboram propostas de serviços e orçamentos, relacionando causas de defeitos e listando peças para substituição. Trabalham seguindo normas de segurança e qualidade.

(5)

Grupo CBO 9531 - Descrição Sumária: Planejam serviços de instalação e manutenção eletroeletrônicos em veículos, estabelecendo cronogramas e estimando prazos. Instalam sistemas e componentes eletroeletrônicos em aeronaves, embarcações e veículos, elaborando leiautes e esquemas, interpretando e corrigindo esquemas, conectando cabos aos equipamentos e acessórios e testando o funcionamento de máquinas, equipamentos e sistemas para operação. Realizam manutenções preventiva, preditiva e corretiva, inspecionando visualmente máquinas e equipamentos, diagnosticando defeitos eletroeletrônicos, desmontando, reparando, lubrificando, substituindo e montando componentes, ajustando componentes e peças e simulando o funcionamento de componentes e equipamentos. Elaboram documentação técnica, cumprem normas de segurança, meio ambiente e saúde e realizam com qualidade as instalações eletroeletrônicas.

Considerações Necessárias:

No setor de mineração de agregados (areia e pedra britada) encontramos dificuldades na inclusão de PNES, em razão da necessidade de qualificação e treinamento técnico para a realização das atividades, o que dificulta, em razão de sua exposição, riscos que a função exige, incluindo em alguns casos a insalubridade.

Considere-se ainda que quando um PNE é admitido para ser treinado, nem sempre aceita ou está em condições de ser adaptado a algum cargo, devido ao grau de sua deficiência, que não se compatibiliza com a atividade que será desempenhada.

Normalmente as empresas do setor de agregados (areia e pedra britada) se encontram em regiões onde a mão de obra é escassa devido à distância dos grandes centros.

Várias empresas atuam em regiões de difícil acesso (transporte público, mobilidade de portadores de necessidades especiais), encontrando maior dificuldade na contratação de PNES. Há relatos de buscas em sites especializados, agências de empregos, onde o banco de dados destas também é escasso e não conseguem suprir a demanda necessária das empresas que compõe a região.

Buscou-se também em associações que incentivam a inclusão, como APAE e outras que têm trabalho voltado para os PNES. Porém deparou-se com algumas dificuldades devido ao grau de deficiência que não suporta sua inserção nas empresas. Por exemplo, nestas instituições existem pessoas com problemas mentais

(6)

e que embora consigam conviver normalmente em sociedade, tem dificuldades de socialização em atividades profissionais. Há registro de situações onde o funcionário, embora não tenha sido colocado em área de risco para trabalhar, tinha que passar até chegar ao seu posto por estas áreas.

Em regiões em que existam empresas de grande porte / multinacionais, ainda se torna maior a dificuldade de se encontrar PNES devido a melhores benefícios e salários oferecidos. A concorrência na busca destes profissionais se torna desigual.

Hoje as empresas não têm um cadastro onde possam buscar PNES aptos para serem inseridos no mercado. Dados do governo apenas abrangem o total de PNES, sem considerar suas deficiências, formação escolar, idade e localização.

Deveria também haver uma habilitação destes profissionais com base em atividade básicas e técnicas para facilitar a inserção dos mesmos ao mercado de trabalho.

Havendo esta contribuição do governo, as empresas teriam menos dificuldades de inserirem estes profissionais no mercado.

Alguns sites dedicados aos PNES, embora de grande visibilidade, importância e visitação, não contemplam em seus conteúdos números sólidos e consistentes, quando não omissos relativos as particularidades das deficiências.

Por fim, elencamos sites pesquisados que demonstram dados sempre de forma macro, sem especificação de detalhes relevantes que contribuiriam / facilitariam as empresas na busca de PNES.

http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?

sigla=sp&tema=censodemog2010_defic

http://www.fundacaodorina.org.br/deficiencia-visual/

http://www.surdo.com.br/lei-de-cotas-deficientes.html

Sugestões do setor - Cabe ao Governo:

Qualificar os PNES para serem inseridos no mercado de trabalho;

Criar banco de dados descrevendo as aptidões / dificuldades dos PNES, bem como localização geográfica e idade;

Considerar o grau de risco acidentário das empresas (base INSS);

(7)

Equalizar o cálculo das cotas, dentro das especificações de cada empresa (porte, faturamento, periculosidade, número de empregados e atividade econômica), evitando concorrências desiguais para absorção dos PNES.

Considerar a unificação das cotas entre aprendizes e PNES;

Manter em 100 o número mínimo de empregados para obrigatoriedade da imposição das cotas de contratação dos PNES;

Prazo de efetiva aplicabilidade das sanções após cadastro elaborado pelo Governo e prazo de adequação e conformidade das empresas.

Sem mais, nos colocamos à disposição para esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

__________________________________

Camilo de Lelis Arnaldi Executivo

Referências

Documentos relacionados

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Through the high resolution imaging of colonized surfaces, it is possible to conclude that SEM is a valuable tool to study in detail the effect of antimicrobial agents on the

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Segundo o documento “Estudo de Diagnóstico: a modernização tecnológica do sistema de ensino em Portugal” (Ministério da Educação, 2007, p. 6) “as plataformas

Com base nos dados levantados por esta pesquisa, demonstra-se que as usinas A, B, C e D, possuem os requisitos necessários para a competitividade sustentável e, que

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

[r]