• Nenhum resultado encontrado

ISSN: BARDIN, Laurence - Análise de conteúdo. 4ª ed. revista e actualizada. Lisboa: Edições 70, p. ISBN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISSN: BARDIN, Laurence - Análise de conteúdo. 4ª ed. revista e actualizada. Lisboa: Edições 70, p. ISBN"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Apresentamos a INFOBIB onde são descritos os títulos que deram entrada na biblioteca durante o mês de janeiro.

Lurdes Grilo NOVOS TÍTULOS

NOVOS TÍTULOS NOVOS TÍTULOS NOVOS TÍTULOS: : : :

NOVOS TÍTULOS NOVOS TÍTULOS NOVOS TÍTULOS NOVOS TÍTULOS: : : : BARDIN, Laurence BARDIN, Laurence BARDIN, Laurence

BARDIN, Laurence - Análise de conteúdo. 4ª ed. revista e actualizada. Lisboa: Edições 70, 2011.

281 p. ISBN 978-972-44-1154-5

NUNES, Maria Madalena Jesus Cunha NUNES, Maria Madalena Jesus Cunha NUNES, Maria Madalena Jesus Cunha

NUNES, Maria Madalena Jesus Cunha - (In)sucesso escolar no ensino superior: variáveis biopsicossociais. [Castelo Branco]: Politécnica, cop. 2006. 153 p. ISBN 972-8793-10-3

RAM RAM RAM

RAMOS, Ana T. Vaz FerreiraOS, Ana T. Vaz FerreiraOS, Ana T. Vaz FerreiraOS, Ana T. Vaz Ferreira,,,, ed.ed.ed.ed. - Relação entre o aproveitamento no ensino secundário e no ensino superior. [Castelo Branco]: Politécnica, cop. 2006. 173 p. ISBN 972-8793-11-1

FICHA TÉCNICA:

FICHA TÉCNICA:

FICHA TÉCNICA:

FICHA TÉCNICA: Título: INFOBIB: folha informativa. Propriedade: IPCB.ESALD.ISSN: 2182-5939 Periodicidade: mensal Resumo: Este livro “ tem por objectivo explicar o mais simplesmente possível o que é actualmente a análise de conteúdo e a utilidade que pode ter nas ciências humanas.”

Resumo: “ A presente investigação teve como objectivo principal investigar a relação das variáveis biopsicossociais, (controlo pessoal, vulnerabilidade ao stress, auto-conceito, depressão, relações Pais/Filhos, apoio social e funcionalidade familiar), com os resultados escolares dos estudantes do Ensino Superior.”

Resumo: “O trabalho que agora se apresenta é o resultado duma proposta aliciante que resolvemos abraçar, no sentido de percorrer determinados conteúdos e conhecimentos, com vista, por um lado, a aumentar e a chamar a atenção para um tipo específico de análise que em Portugal tem sido normalmente menos efectuada – a relação entre o aproveitamento entre níveis de ensino – e, por outro, ser um estímulo adicional a abtenção de informação com que poderemos, de melhor forma, compreender alguns dos problemas que os nossos alunos enfrentam e que nos dotará de algumas competências para ajudar a ultrapassar (ou a minimizar) essas situações”.

(2)

SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS

SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS - Planes de cuidados estandarizados de enfermaría dirigidos a paciente y familia en procesos avanzados y terminales. 2ª ed. revisada e actualizada. Barcelona: Sanidad y ediciones, cop. 2014. 198 p. ISBN 978-84-96835-58-0

SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS

SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS - Trabajo em equipo en cuidados paliativos: qué dicen los profesionales. Madrid: Sociedad Espanõla de Cuidados Paliativos, cop.

2014. 24 p. ISBN 978-84-940224-4-9

Zugaib, Marcelo ed.

Zugaib, Marcelo ed.

Zugaib, Marcelo ed.

Zugaib, Marcelo ed. - Zugaib Obstetrícia. 2ª ed. Barueri: Manole, 2012. XIX, 1322 p. ISBN 978- 85-204-3185-6

Resumo: “Los objectivos que nos proposimos com este documento fueron:

elaborar una herramienta útil de trabajo, que nos orientara a reconocer las necessidades tanto del paciente como de su familia y actuar ante ellas. El lenguaje tenía que ser común a todos los profesionales que trabajamos en este ámbito, y nos permitiría unificar líneas de decisión y actuación que se adaptaran a la práctica clínica. Com todo ello se pretende evitar la duplicidade de esfuerzos y unificar conceptos y metodología enfermera.”

Resumo: “Esta investigación ha pretendido contribuir al desarrollo de los equipos de CP en España y en esse sentido, trata de responder a dos pregguntas: Cuál es el estado de los CP en cuanto a la dimensión de trabajo en equipo? Y, en último término, como podemos mejorar su funcionamento?

Para ello se há elaborado una metodologia cuantitativa (encuesta diseñada ad-hoc, on-line a 452 professionales) y cualitativa (3 grupos de descussion y 15 entrevistas en profundidad) más la consiguiente revisión bibliográfica.

Todo ello nos há permitido la captación y análisis de los discursos ideológicos, normas sociales y representationes simbólicas que se asocian a los múltiples fenómenos sociales parecidos.”

Resumo: Esta obra de obstetrícia, dividida em 8 seções, apresenta os seguintes assuntos:

Seção 1 – Considerações gerais Seção 2 – Anatomia e fisiologia Seção 3 – Pré-natal

Seção 4 – Parto e puerpério

Seção 5 – Intercorrências obstétricas Seção 6 – Intercorrências clínico-cirúrgicas Seção 7 – Medicina fetal

Seção 8 – Aspetos éticos e jurídicos da obstetrícia

(3)

FIGUEIREDO, Ana Maria Gonçalves FIGUEIREDO, Ana Maria Gonçalves FIGUEIREDO, Ana Maria Gonçalves

FIGUEIREDO, Ana Maria Gonçalves - Efeito de uma variante ao protocolo clássico de preparação para o nascimento na prevalência de lombalgias em grávidas. Castelo Branco:

Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2014. 36 p.

PEREIRA, Carla Sandra Martins PEREIRA, Carla Sandra Martins PEREIRA, Carla Sandra Martins

PEREIRA, Carla Sandra Martins - Portfolio. [Castelo Branco]: Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2013. 83 p.

TRABALHOS TRABALHOS TRABALHOS

TRABALHOS PARA PARA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIAPARA OBTENÇÃO DO TÍTULO ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIAOBTENÇÃO DO TÍTULO ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIAOBTENÇÃO DO TÍTULO ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA::::TTTTTTTT

Resumo: “Pretende-se analisar o efeito de um protocolo modificado de preparação para o nascimento na prevalência de lombalgia na grávida, comparativamente ao protocolo clássico.

Considerando que com o protocolo modificado as grávidas têm uma maior exposição ao exercício e à informação preventiva de lombalgia.”

Resumo: “A construção deste Portfolio possibilitou agregar informação recolhida ao longo da minha vida profissional enquanto Fisioterapeuta, que intervém e leciona em contexto pediátrico. Neste processo procurou-se também sistematizar o conhecimento contribuindo para a caracterização do modelo de intervenção do Fisioterapeuta em contexto pediátrico, estabelecendo ligações entre a investigação e a prática em Fisioterapia.”

(4)

BARTOLOMEU, Sandra Martins BARTOLOMEU, Sandra Martins BARTOLOMEU, Sandra Martins

BARTOLOMEU, Sandra Martins - Conferências familiares em cuidados paliativos: relatório de prática clínica. Castelo Branco: IPCB. ESALD, 2014. XXI, 198 p. Dissertação de Mestrado

BATISTA, Sandra, Cristina Mendes BATISTA, Sandra, Cristina Mendes BATISTA, Sandra, Cristina Mendes

BATISTA, Sandra, Cristina Mendes - Diagnóstico clínico, avaliação e cuidados ao doente nos últimos dias ou horas de vida, em contexto hospital de agudos: relatório de prática clínica em cuidados paliativos. Castelo Branco: IPCB. ESALD, 2014. XXV, 248 p. Dissertação de Mestrado.

PEREIRA, Emanuel Dias PEREIRA, Emanuel Dias PEREIRA, Emanuel Dias

PEREIRA, Emanuel Dias - Nutrição e hidratação nos últimos dias e horas de vida: perspetiva de enfermeiros em contexto de agudos. Castelo Branco: IPCB.ESALD, 2015. XIX, 196 p.

Dissertação de mestrado T

T T

TESES DE PÓS GRADUAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS:ESES DE PÓS GRADUAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS:ESES DE PÓS GRADUAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS:ESES DE PÓS GRADUAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS:TTTTTTTT

Resumo: “Este relatório sublinha a realização de conferências familiares como intervenção necessária e eficaz em Cuidados Paliativos e promove o desenvolvimento teórico-prático do tema.

Identificam-se as conferências familiares como área de melhoria da qualidade na Unidade de Cuidados Paliativos e apresenta-se uma proposta de melhoria da qualidade ao respectivo serviço.”

Resumo: “A formação, o trabalho de equipa, a otimização da comunicação e a integração nos hospitais de protocolos de cuidados integrados e de equipas de cuidados paliativos devem constituir estratégias a implementar no sentido de colmatar dificuldades.

Apenas com um diagnóstico definido de últimos dias ou horas de vida (UDHV) é possível reajustar o plano de cuidados e definir como objetivos principais o controlo de sintomas, as medidas de conforto, a suspensão de intervenções inadequadas e o apoio à família.”

Resumo: “Assim tendo por base os objetivos inicialmente definidos, esta reflexão permite enumerar o que foi desenvolvido na prática clínica/assistencial num serviço/equipa de Cuidados Paliativos, integrando e mobilizando os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso nas áreas-chave dos cuidados paliativos: comunicação, controlo de sintomas, apoio à família e trabalho em equipa. Permitiu também refletir criticamente sobre a tipologia e o modelo de organização do serviço observado, bem como adquirir competências

(5)

Publicações Publicações Publicações

Publicações PeriódicasPeriódicasPeriódicasPeriódicas: números novos: números novos: números novos: números novos

CAPACAPACAPACAPA TÍTULOTÍTULOTÍTULOTÍTULO PERIODICIDADEPERIODICIDADE PERIODICIDADEPERIODICIDADE N NNNUMERAÇÃOUMERAÇÃOUMERAÇÃOUMERAÇÃO

Enfermagem em foco Trimestral Nº 97 (Ago/out. 2014)

Gestão hospitalar Trimestral (dez. 2014)

Nascer e crescer Trimestral V. 23, nº 2 (jun. 2014)

Patient care Mensal V.19, nº 209 (dez.

2014)

Referências

Documentos relacionados

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Essas tarefas, para nossa organização didática, são identificadas como Localizar um ponto no plano, Determinar a distância entre dois pontos dados, Encontrar a

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

After having an estimate of the teacher quality, I try to understand what type of characteristics can explain differences in teacher efficiency, in particular, if

Executive summary • Volkswagen is the second biggest car manufacturer in the world with the main markets being Europe (45%) and Asia (40%) • Those markets all have a solid

De forma a contribuir empiricamente para a ciência portuguesa, esta investigação pretende, como objetivo geral comparar indivíduos do sexo masculino com diagnóstico oncológico