• Nenhum resultado encontrado

Rio Grande do Sul nas Eleições. Eleições 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Rio Grande do Sul nas Eleições. Eleições 2010"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Rio Grande do Sul nas Eleições Eleições 2010

Peculiaridades:

Desde 1987 os postulantes à reeleição ao Palácio do Piratini não obtiveram êxito nas eleições, no entanto, a representação do estado no Congresso Nacional possui baixos índices de renovação. Nas eleições de 2010, das 31 vagas para deputado federal, 26 disputaram à reeleição e 20 foram reeleitos, o que representou uma renovação de 35%

da bancada. No pleito, apenas Beto Albuquerque (PSB) e Manuela D´Ávila (PCdoB) alcançaram o quociente eleitoral. Na disputa para o Senado Federal foram eleitos Ana Amélia (PP) e Paulo Paim (PT).

Distribuição das vagas de deputado federal por partido:

Em 2010, o PT foi o partido com melhor desempenho na disputa eleitoral no estado, obtendo 1.533.623 votos nas eleições para deputado federal, o que lhe rendeu oito cadeiras na Câmara dos Deputados. As demais vagas foram obtidas pelos partidos que fizeram coligações: PRB/PP/PSL/PSC/PPS/PHS/PSDB/PTDOB obtiveram 1.317.848 votos e sete cadeiras; PR/PSB/PCDOB conquistaram 925.554 votos e cinco cadeiras;

PTB/DEM registraram 807.042 votos e quatro vagas; PMDB/PSDC obtiveram 778.330 votos e quatro cadeiras; e PDT/PTN receberam 519.667 votos e três vagas.

Eleições 2014

Cargos em disputa:

Nas eleições de outubro os gaúchos vão às urnas para eleger um presidente e seu vice- presidente. Também serão eleitos um governador e seu vice-governador, 55 deputados estaduais, 31 deputados federais e um senador da República.

Características da população e do eleitorado:

O Rio Grande do Sul possui cerca de 10.693.929 habitantes. Em termos eleitorais, o estado é o quinto colégio eleitoral em âmbito nacional e o primeiro da região sul, com 8.394.928 eleitores, o que representa 5,87% do eleitorado brasileiro.

Em comparação ao pleito de 2010, o eleitorado atual cresceu 3,48%, o que representa 282.692 novos eleitores. Em 2010, os candidatos e coligações à Câmara dos Deputados necessitaram obter 198.882 votos para assegurar uma cadeira no Parlamento.

Colégios Eleitorais:

O estado possui 497 municípios, sendo que a capital, Porto Alegre, é o maior colegiado eleitoral do estado com 1.096.318 eleitores, o que representa 13,05% do eleitorado do estado. Caxias do Sul, 332.126 (3,95%), Pelotas, 253.652 (3,02%), Canoas, 239.093 (2,84%) e Santa Maria, 200.476 (2,38%) completam a lista dos cinco maiores colégios eleitorais do estado.

Principais postulantes ao Palácio do Piratini em 2014

(2)

Nas eleições de outubro, oito candidatos disputarão o Palácio do Piratini, cabendo destacar as candidaturas do atual governador, Tarso Genro (PT), da senadora Ana Amélia Lemos (PP), do ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), e do deputado federal Vieira da Cunha (PDT). Completam a lista Roberto Robaina (PSOL), Humberto Carvalho (PCB), João Rodrigues (PMN) e Edison Estivaleta (PRTB). As primeiras pesquisas apontam que a eleição será polarizada entre Tarso Genro e Ana Amélia Lemos.

Na disputa para presidente da República, os principais candidatos ao Palácio do Planalto terão palanques eleitorais consistentes no estado: a presidente Dilma Rousseff (PT) terá o apoio de Tarso Genro; Aécio Neves (PSDB) contará com o palanque da senadora Ana Amélia Lemos; e Eduardo Campos (PSB) contará com a ajuda de José Ivo Sartori.

Além disso, a ex-deputada gaúcha Luciana Genro será candidata à presidente da República pelo PSOL.

Tarso Genro (PT) – Atual Governador Profissão: Advogado

Histórico Político/Eleitoral: Atual governador do Estado do Rio Grande do Sul. Foi eleito Vereador de Santa Maria (RS) em 1968.

Exerceu o cargo de Deputado Federal entre os anos de 1989 a 1990. Em 1998 foi eleito Vice-Prefeito de Porto Alegre (RS). Foi eleito Prefeito de Porto Alegre (RS) em 1992 e reeleito em 2000.

Em 2010 foi eleito Governador do Rio Grande do Sul.

Eleição 2014:

Coligação: PT / PTC / PC do B / PROS / PPL / PTB / PR Vice-governador: Abgail Pereira (PCdoB)

Candidato ao Senado: Olívia Dutra (PT) 1º Suplente: Carlos Vargas (PTB) 2º Suplente: Patrícia Beck (PTB) Palanque ao Governo Federal:

Dilma Rousseff (PT)

Ana Amélia (PP) Profissão: Jornalista

Histórico Político/Eleitoral: Atual senadora do Estado do Rio Grande do Sul, eleita em 2010.

Eleição 2014:

Coligação: PP / PRB / PSDB / SD Vice-governador: Cassia Carpes (SD) Candidato ao Senado: Simone Leite (PP) 1º Suplente: Luiz Schenkel (PSDB) 2º Suplente: Waldir Canal (PRB) Palanque ao Governo Federal:

Aécio Neves (PSDB)

(3)

Vieira da Cunha (PDT) Profissão: Procurador de Justiça

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de deputado federal, já exerceu três de deputado estadual e dois de vereador.

Eleição 2014:

Coligação: PDT / PSC / DEM / PV / PEN Vice-governador: Flávio Gomes (PSC)

Candidato ao Senado: Lasier Costa Martins (PDT) 1º Suplente: Christopher Goulart (PDT)

2º Suplente: Adilson Silva dos Santos (PEN) Palanque ao Governo Federal

Aécio Neves (PSDB) Dilma Rousseff (PT)

José Ivo Sartori (PMDB) Profissão: Professor de Ensino Médio

Histórico Político/Eleitoral: Em 1976 foi eleito Vereador de Caxias do Sul (RS). Foi eleito Deputado Estadual pelo Rio Grande do Sul em 1982 e reeleito por 5 mantados consecutivos até 2002.

Em 2004, foi eleito Prefeito de Caxias do Sul (RS) e reeleito em 2008.

Eleição 2014:

Coligação: PMDB / PSD / PPS / PSB / PHS / PT do B / PSL / PSDC

Vice-governador: José Paulo Cairoli (PSD) Candidato ao Senado: Beto Albuquerque (PSB) 1º Suplente: Antonio Hohlfeldt (PMDB)

2º Suplente: Sérgio Camps de Morais (PPS) Palanque ao Governo Federal:

Eduardo Campos (PSB)

Bancada Federal nas Eleições de 2014

Deputados Federais

Dos 31 deputados federais, 25 (80,64%) concorrerão à reeleição para a Câmara dos

Deputados, são eles: Afonso Hamm (PP), Alceu Moreira (PMDB), Alexandre Roso

(PSB), Assis Melo (PCdoB), Bohn Gass (PT), Danrlei de Deus (PSD), Darcísio Perondi

(PMDB), Giovani Cherini (PDT), Henrique Fontana (PT), Jerônimo Goergen (PP), José

Otávio Germano (PP), José Stédile (PSB), Luis Carlos Heinze (PP), Luiz Carlos Busato

(PTB), Marco Maia (PT), Marcon (PT), Maria do Rosário (PT), Nelson Marchezan

Júnior (PSDB), Onyx Lorenzoni (DEM), Osmar Terra (PMDB), Paulo Pimenta (PT),

Pepe Vargas (PT), Renato Molling (PP), Ronaldo Zulke (PT) e Sérgio Moraes (PTB).

(4)

Por outro lado, quatro deputados concorrerão a outros cargos em outubro: Vieira da Cunha (PDT) disputará o governo estadual; Beto Albuquerque (PSB) será candidato ao Senado Federal na chapa de José Ivo Sartori (PMDB); Ênio Bacci (PDT) disputará uma vaga na Assembleia Legislativa; e Manuela D´Ávila (PCdoB), que foi a deputada mais votada do estado em 2010, será candidata à deputada estadual. Em substituição aos parlamentares que não disputarão à reeleição para Câmara dos Deputados, o PDT aposta no retorno do ex-deputado Pompeo de Mattos, o PSB em Mauro Locatelli, e o PCdoB no vereador e judoca João Derly.

Por fim, os deputados Eliseu Padilha (PMDB) e Vilson Covatti (PP) não serão candidatos nas eleições de outubro. O primeiro será coordenador de campanha da chapa de Dilma Rousseff / Michel Temer para presidente da República, em seu lugar tentará conquistar uma cadeira de deputado o advogado Jones Martins (PMDB), já o segundo lançará o filho, Luís Antônio Covatti (PP), para tentar conquistar um assento no Parlamento.

Além desses nomes, cabe destacar as candidaturas dos deputados estaduais Heitor Schuch (PSB), Márcio Biolchi (PMDB), Carlos Gomes (PRB) e Giovani Feltes (PMDB); dos atuais suplentes de deputado federal Fernando Marroni (PT), Cláudio Diaz (PP), Paulo Ferreira (PT), Afonso Motta (PDT), Ronaldo Nogueira (PTB), Gauchinho de Deus (PSC) e Mauro Pereira (PMDB); e dos ex-secretários de estado Fabiano Pereira (PT), Justiça e Direitos Humanos; e Ivar Pavan (PT), Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

Coligações: Na disputa deste ano seis partidos (PT, PMDB, PCB, PRP, PMN e PRTB) não firmaram aliança para a disputa de deputado federal. Além disso, foram formadas cinco coligações:

PP/PRB/SD/PSDB

PSB/PPS/PSD/PTDOB/PHS/PSL/PSDC

PTB/PCDOB/PR/PPL/PROS/PTC

PDT/PSC/PV/PEN/DEM

PSOL/PSTU

Principais Postulantes por Partido/Coligação:

Bohn Gass (PT) PT Henrique Fontana (PT)

Marco Maia (PT) Marcon (PT) Maria do Rosário (PT)

Paulo Pimenta (PT)

Pepe Vargas (PT) Ronaldo Zulke (PT)

Fabiano Pereira (PT) Fernando Marroni (PT)

Ivar Pavan (PT) Paulo Ferreira (PT) PMDB

Alceu Moreira (PMDB) Darcísio Perondi (PMDB)

Osmar Terra (PMDB) Giovani Feltes (PMDB)

Jones Martins (PMDB) Márcio Biolchi (PMDB)

Mauro Pereira (PMDB)

PP/PRB/SD/PSDB

Afonso Hamm (PP) Jerônimo Goergen (PP)

(5)

José Otávio Germano (PP) Luis Carlos Heinze (PP) Nelson Marchezan Júnior (PSDB)

Renato Molling (PP)

Carlos Gomes (PRB) Cláudio Diaz (PP) Luís Antônio Covatti (PP)

PSB/PPS/PSD/PTDOB/PHS/PSL/PSDC Alexandre Roso (PSB)

Danrlei de Deus (PSD) José Stédile (PSB)

Heitor Schuch (PSB) Mauro Locatelli (PSB)

PTB/PCDOB/PR/PPL/PROS/PTC Assis Melo (PCdoB)

Luiz Carlos Busato (PTB) Sérgio Moraes (PTB)

João Derly (PCdoB) Ronaldo Nogueira (PTB)

PDT/PSC/PV/PEN/DEM Giovani Cherini (PDT)

Onyx Lorenzoni (DEM) Afonso Motta (PDT)

Pompeo de Mattos (PDT) Gauchinho de Deus (PSC)

Afonso Hamm (PP) Profissão: Engenheiro Agrônomo

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no terceiro mandato de deputado federal, já exerceu um mandato de vereador por Bagé.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 98.419 – 1,64% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Bagé, 24.690 (25,09%); Canguçu, 5.219 (5,30%); Pelotas, 3.979 (4,04%); São Marcos, 2.989 (3,04%); Dom Pedrito, 2.981 (3,03%); Flores da Cunha, 1.866 (1,89%); Pinheiro Machado, 1.818 (1,85%); Santa Maria, 1.518 (1,54%); Lajeado, 1.500 (1,52%); Antônio Prado, 1.481 (1,50%) Valor total de doações de campanha: R$ 656.026,5

Declaração de bens: R$ 495.447,52

Alceu Moreira (PMDB) Profissão: Comerciante

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal, já exerceu um mandato de deputado estadual, um de vereador, um de vice-prefeito e um de Prefeito, todos por Osório.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 81.071 – 1,31% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Osório, 9.526 (11,75%); Porto

(6)

Alegre, 3.138 (3,87%); Torres, 2.805 (3,46%); Capão da Canoa, 2.523 (3,11%); Rio Pardo, 1.880 (2,32%); Terra de Areia, 1.495 (1,84%); Caraá, 1.427 (1,76%); Mostardas, 1.398 (1,72%); Capela de Santana, 1.260 (1,55%); e Santo Antônio da Patrulha, 1.195 (1,47%)

Valor total de doações de campanha: R$ 877.428,59 Declaração de bens: R$ 701.653,52

Alexandre Roso (PSB) Profissão: Médico

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal, já exerceu um mandato de vereador e dois de vice-prefeito por São Leopoldo;

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 28.236 - 0,47% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: São Leopoldo, 17.857 (63,24%);

Novo Hamburgo, 1.598 (5,66%); Esteio, 1.470 (5,21%); Sapucaia do Sul, 927 (3,28%); Porto Alegre, 812 (2,87%); Canoas, 679 (2,40%); Portão, 535 (1,89%); Dois Irmãos, 497 (1,76%);

Viamão, 278 (0,98%); Capela de Santana, 241 (0,85%) Valor total de doações de campanha: R$ 184.921,79 Declaração de bens: R$ 738.241,81

Assis Melo (PCdoB) Profissão: Metalúrgico

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 47.141 – 0,79% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Caxias do Sul, 34.926 (74,08%);

Farroupilha, 2.348 (4,98%); São Marcos, 1.362 (2,89%); Carlos Barbosa, 1.229 (2,61%); Flores da Cunha, 751 (1,59%); Vacaria, 731 (1,55%); Garibaldi, 702 (1,49%); Bento Gonçalves, 508 (1,08%); Monte Alegre dos Campos, 383 (0,81%); Porto Alegre, 354 (0,75%)

Valor total de doações de campanha: R$ 326.740,00 Declaração de bens: R$ 56.473,22

Beto Albuquerque (PSB) Profissão: Advogado

Eleições de 2014: Candidato ao Senado Federal – José Ivo Sartori (PMDB)

Histórico Político/Eleitoral: Está no quarto mandato de deputado federal, já exerceu dois de deputado estadual.

Eleições 2010:

(7)

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 200.476 – 3,35% votos válidos

Principais colégios eleitorais: Passo Fundo, 45.424 (22,66%);

Porto Alegre, 32.246 (16,08%); Soledade, 5.740 (2,86%); Júlio de Castilho, 5.191 (2,59%); São Gabriel, 5.063 (2,52%); Carazinho, 4.645 (2,31%); Nova Prata, 4.284 (2,13%); Canoas, 3.966 (1,98%); Rio Grande, 3.758 (1,87%); Marau, 3.329 (1,66%) Valor total de doações de campanha: R$ 1.454.060,04 Declaração de bens: R$ 959.779,42

Bohn Gass (PT)

Profissão: Agricultor Familiar, Professor de História Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal, já exerceu três de deputado estadual e um mandato de vereador por Santo Cristo.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 90.096 – 1,46% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 6.188 (6,87%);

Santa Rosa, 5.821 (6,46%); Santo Cristo, 4.880 (5,42%); Santo Ângelo, 3.555 (3,95%); Gravataí, 2.636 (2,93%); Horizontina, 2.048 (2,27%); Cerro Largo, 2.030 (2,25%); Giruá, 1.908 (2,12%); São Luiz Gonzaga, 1.813 (2,01%); e Santana do Livramento, 1.581 (1,75%)

Valor total de doações de campanha: R$ 470.479,41 Declaração de bens: R$ 333.548,2

Danrlei de Deus Hinterholz (PSD) Profissão: Atleta Profissional de Futebol

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 173.787 – 2,82% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 36.147 (20,80%);

Gravataí, 7.132 (4,10%); Canoas, 7.037 (4,05%); Viamão, 5.700 (3,28%); Caxias do Sul, 5.116 (2,94%); Alvorada, 4.443 (2,56%);

Novo Hamburgo, 4.163 (2,40%); Sapucaia do Sul, 3.533 (2,03%);

São Leopoldo, 3.345 (1,92%); e Cachoeirinha, 3.303 (1,90%) Valor total de doações de campanha: R$ 196.049,43 Declaração de bens: R$ 740.000,00

(8)

Darcísio Perondi (PMDB) Profissão: Médico

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no quinto mandato de deputado federal.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 112.214 – 1,87% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Ijuí, 26.655 (23,75%); Santo Ângelo, 7.304 (6,51%); Panambi, 6.199 (5,52%); Cruz Alta, 3.297 (2,94%); Três Passos, 2.669 (2,38%); Santa Maria, 2.423 (2,16%);

São Luiz Gonzaga, 2.302 (2,05%); Catuípe, 1.893 (1,69%);

Augusto Pestana, 1.827 (1,63%); Porto Alegre, 1.646 (1,47%) Valor total de doações de campanha: R$ 989.289,00 Declaração de bens: R$ 215.962,52

Eliseu Padilha (PMDB) Profissão: Advogado

Eleições de 2014: Não será candidato

Histórico Político/Eleitoral: Está no quarto mandato de deputado federal e já exerceu um mandato de prefeito por Tramandaí.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Suplente efetivado

Votos obtidos: 80.185 – 1,34% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 7.690 (9,6%);

Gravataí, 3.974 (4,95%); Canela, 3.813 (4,76%); Tramandaí, 3.575 (4,46%); Viamão, 3.339 (4,16%); São Leopoldo, 3.066 (3,82%); São José do Norte, 2.937 (3,66%); Rio Grande, 2.899 (3,61%); Novo Hamburgo, 2.602 (3,24%); Alvorada, 2.401 (2,99%).

Valor total de doações de campanha: R$ 1.131.164,46 Declaração de bens: R$ 2.668.415,73

Ênio Bacci (PDT) Profissão: Advogado

Eleições de 2014: Candidato a deputado estadual

Histórico Político/Eleitoral: Está no quinto mandato de deputado federal, já exerceu um mandato de vereador por Lajeado.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 92.116 – 1,49% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Lajeado, 14.128 (15,34%); Porto Alegre, 12.778 (13,87%); Venâncio Aires, 4.360 (4,73%);

Teutônia, 3.220 (3,50%); Canoas, 2.736 (2,97%); Arroio do Meio, 2.696 (2,93%); Estrela, 2.367 (2,57%); Sapucaia do Sul, 2.257 (2,45%); Cruzeiro do Sul, 2.152 (2,34%); e Novo Hamburgo, 2.023 (2,20%).

(9)

Valor total de doações de campanha: R$ 325.400,00 Declaração de bens: R$ 517.324,23

Giovani Cherini (PDT) Profissão: Tecnólogo em Cooperativismo

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal, já exerceu um mandato estadual.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 111.373 – 1,81% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Soledade, 5.885 (5,28%); Porto Alegre, 4.993 (4,48%); Espumoso, 3.984 (3,58%); Passo Fundo, 3.232 (2,90%); Marau, 3.021 (2,71%); Arvorezinha, 2.598 (2,33%); Tapejara, 2.592 (2,33%); Não-Me-Toque, 2.278 (2,05%); Ibirubá, 1.969 (1,77%); e Itaqui, 1.941 (1,74%)

Valor total de doações de campanha: R$ 835.160,74 Declaração de bens: R$ 1.203.646,00

Henrique Fontana (PT) Profissão: Médico e Administrador de Empresas Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no quarto mandato de deputado federal, já exerceu dois de vereador por Porto Alegre.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 131.510 – 2,13% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 25.739 (19,57%);

Alvorada, 12.738 (9,69%); São Lourenço do Sul, 11.288 (8,58%);

Santa Vitória do Palmar, 6.697 (5,09%); Farroupilha, 4.555 (3,46%); Vacaria, 3.510 (2,67%); Palmeira das Missões, 3.174 (2,41%); Garibaldi, 2.791 (2,12%); Canoas, 2.764 (2,10%); e Esteio, 2.609 (1,98%)

Valor total de doações de campanha: R$ 1.274.952,04 Declaração de bens: R$ 717.681,06

Jerônimo Goergen (PP) Profissão: Advogado

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal, já exerceu dois de deputado estadual.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 85.094 – 1,38% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Santo Augusto, 4.455 (5,24%);

Porto Alegre, 3.696 (4,34%); Palmeira das Missões, 2.541 (2,99%); Três de Maio, 2.378 (2,79%); Erechim, 1.865 (2,19%);

Bento Gonçalves, 1.708 (2,01%); Vacaria, 1.339 (1,57%);

(10)

Coronel Bicaco, 1.257 (1,48%); Casca, 1.164 (1,37%); e Cândido Godói, 935 (1,10%)

Valor total de doações de campanha: R$ 793.945,4 Declaração de bens: R$ 565.129,96

José Otávio Germano (PP) Profissão: Advogado

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no terceiro mandato de deputado federal, já exerceu dois de deputado estadual e um de vereador por Cachoeira.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 110.788 – 1,80% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Cachoeira do Sul, 28.989 (26,17%); Porto Alegre, 3.402 (3,07%); Marau, 2.117 (1,91%);

Candelária, 1.944 (1,75%); Agudo, 1.680 (1,52%); Rosário do Sul, 1.610 (1,45%); Soledade, 1.495 (1,35%); Não-Me-Toque, 1.477 (1,33%); Boa Vista do Buricá, 1.357 (1,22%); e Restinga Sêca, 1.347 (1,22%)

Valor total de doações de campanha: R$ 2.467.807,76 Declaração de bens: R$ 1.005.054,54

José Stédile (PSB) Profissão: Administrador Público e Metalúrgico Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 41.401 – 0,67% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Cachoeirinha, 20.446 (49,39%);

Gravataí, 6.190 (14,95%); Porto Alegre, 2.017 (4,87%); São Leopoldo, 1.037 (2,50%); Rio Grande, 1.013 (2,45%); Flores da Cunha, 898 (2,17%); Alvorada, 808 (1,95%); Canoas, 653 (1,58%); Farroupilha, 614 (1,48%); e Parobé, 476 (1,15%)

Valor total de doações de campanha: R$ 452.311,50 Declaração de bens: R$ 95.500,00

Luis Carlos Heinze (PP) Profissão: Engenheiro Agrônomo e Produtor Rural Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no quarto mandato de deputado federal, já exerceu um de prefeito de São Borja.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 180.403 – 2,93% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Santiago, 16.937 (9,39%); São

(11)

Borja, 13.546 (7,51%); Itaqui, 7.399 (4,10%); Alegrete, 7.392 (4,10%); Uruguaiana, 5.082 (2,82%); Candelária, 4.791 (2,66%);

São Francisco de Assis, 4.330 (2,40%); Porto Alegre, 3.694 (2,05%); Jaguari, 3.249 (1,80%); e Santa Maria, 3.232 (1,79%) Valor total de doações de campanha: R$ 1.557.728,41 Declaração de bens: R$ 1.841.261,75

Luis Carlos Busato (PTB) Profissão: Arquiteto e Corretor de Imóveis Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de deputado federal, já exerceu um mandato de vereador por Canoas.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 85.832 – 1,43% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Canoas 14.179 (16,52%);

Alvorada 4.067 (4,74%); Porto Alegre 2.715 (3,16%); Guaíba 2.195 (2,56%); Viamão 1.980 (2,31%); Veranópolis 1.855 (2,16%); Tramandaí 1.410 (1,64%); Três passos 1.327 (1,55%);

Lagoa Vermelha 1.276 (1,49%); São Martinho 900 (1,05%) Valor total de doações de campanha: R$ 1.265.697,20 Declaração de bens: R$ 2.895.519,30

Manuela D’Ávila (PCdoB) Profissão: Jornalista

Eleições de 2014: Candidata a deputada estadual

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de deputada federal, já exerceu um de vereadora por Porto Alegre.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleita

Votos obtidos: 482.590 – 7,83% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 98.307 (20,37%);

Novo Hamburgo, 28.178 (5,84%); Canoas, 22.901 (4,75%);

Gravataí, 19.301 (4,00%); Alvorada, 18.879 (3,91%); Sapucaia do Sul, 17.650 (3,66%); São Leopoldo, 17.445 (3,61%); Viamão, 14.256 (2,95%); Rio Grande, 12.614 (2,61%); e Esteio, 9.552 (1,98%)

Valor total de doações de campanha: R$ 1.048.275,55 Declaração de bens: R$ 13.749,79

Marco Maia (PT) Profissão: Industriário (Metalúrgico)

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no terceiro mandato de deputado federal.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 122.134 – 1,98% dos votos válidos

(12)

Principais colégios eleitorais: Canoas, 35.330 (28,93%); Porto Alegre, 7.117 (5,83%); Erechim, 6.421 (5,26%); Passo Fundo, 4.255 (3,48%); Alvorada, 2.883 (2,36%); Viamão, 2.320 (1,90%);

Novo Hamburgo, 1.831 (1,50%); São Francisco de Paula, 1.737 (1,42%); Caxias do Sul, 1.673 (1,37%); e São Lourenço do Sul, 1.566 (1,28%)

Valor total de doações de campanha: R$ 1.479.549,5 Declaração de bens: R$ 342.195,52

Marcon (PT) Profissão: Agricultor

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal, já exerceu um de deputado estadual.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 100.553 – 1,63% dos votos válido

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 5.818 (5,79%); São Leopoldo, 5.505 (5,47%); Sapiranga, 3.319 (3,30%); Nova Santa Rita, 2.521 (2,51%); Portão, 2.343 (2,33%); Sapucaia do Sul, 2.266 (2,25%); Canoas, 1.856 (1,85%); Novo Hamburgo, 1.853 (1,84%); Ronda Alta, 1.636 (1,63%); e Ijuí, 1.567 (1,56%)

Valor total de doações de campanha: R$ 282.487,45 Declaração de bens: R$ 373.389,36

Maria do Rosário (PT) Profissão: Professora

Eleições de 2014: Reeleição para deputada federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no terceiro mandato de deputada federal.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleita

Votos obtidos: 143.128 – 2,32% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto alegre 56.882 (39,74%);

Viamão 6.878 (4,81%); Canoas 4.329 (3,02%); Parobé 4.291 (3,00%); Bento Gonçalves 4.282 (2,99%); Venâncio Aires 3.419 (2,39%); Alvorada 3.367 (2,35%); Gravataí 3.130 (2,19%);

Panambi 2.642 (1,85%); Sapucaia do Sul 2.535 (1,77%) Valor total de doações de campanha: R$ 867.116,17 Declaração de bens: R$ 341.584,93

Nelson Marchezan Junior (PSDB) Profissão: Advogado

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal, já exerceu um mandato de deputado estadual.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

(13)

Votos obtidos: 92.394 – 1,54% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 21.293 (23,04%);

Santa Maria, 9.924 (10,74%); Canoas, 4.758 (5,15%); Novo Hamburgo, 2.399 (2,60%); Dom Pedrito, 2.115 (2,29%); São Sepé, 2.104 (2,28%); Uruguaiana, 1.991 (2,15%); Alvorada, 1.895 (2,05%); Viamão, 1.546 (1,67%); São Leopoldo, 1.541 (1,66%).

Valor total de doações de campanha: R$ 1.109.277,45 Declaração de bens: R$ 195.533,59

Onyx Lorenzoni (DEM) Profissão: Veterinário

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no terceiro mandato de deputado federal, já exerceu dois de deputado estadual.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 84.696 – 1,37% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 27.197 (32,11%);

Guaíba, 7.315 (8,64%); Gravataí, 2.799 (3,30%); Canoas, 2.536 (2,99%); Novo Hamburgo, 2.013 (2,38%); Alvorada, 1.950 (2,30%); Encruzilhada do Sul, 1.771 (2,09%); Sapucaia do Sul, 1.694 (2,00%); Erechim, 1.558 (1,84%); e Viamão, 1.487 (1,76%) Valor total de doações de campanha: R$ 1.370.369,15

Declaração de bens: R$ 804.439,06

Osmar Terra (PMDB) Profissão: Médico

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no quarto mandato de deputado federal, já exerceu um mandato de prefeito por Santa Rosa.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 130.669 – 2,12% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Santa Rosa, 22.680 (17,36%);

Porto Alegre, 11.277 (8,63%); Santo Ângelo, 4.951 (3,79%);

Santa Maria, 4.251 (3,25%); Três de Maio, 3.820 (2,92%); Santo Cristo, 3.437 (2,63%); Antônio Prado, 2.391 (1,83%); Alecrim, 2.135 (1,63%); Giruá, 1.788 (1,37%); e Horizontina, 1.765 (1,35%)

Valor total de doações de campanha: R$ 674.609,2 Declaração de bens: R$ 85.996,09

Paulo Pimenta (PT) Profissão: Técnico Agrícola e Jornalista

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no terceiro mandato de deputado federal, já exerceu um de deputado estadual, dois de vereador e um mandato de vice-prefeito por Santa Maria.

Eleições 2010:

(14)

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 153.072 – 2,48% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Santa Maria, 42.948 (28,06%);

Bagé, 11.031 (7,21%); Porto Alegre, 7.533 (4,92%); Caçapava do Sul, 4.221 (2,76%); São Borja, 3.739 (2,44%); Dom Pedrito, 2.761 (1,80%); São Gabriel, 2.235 (1,46%); Viamão, 1.995 (1,30%); Quaraí, 1.838 (1,20%); e Alegrete, 1.756 (1,15%) Valor total de doações de campanha: R$ 1.061.169,55 Declaração de bens: R$ 785.567,13

Pepe Vargas (PT) Profissão: Médico

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de deputado federal, já exerceu um de deputado estadual, um de vereador e dois de prefeito, ambos por Caxias Sul.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 120.707 – 2,02% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Caxias do Sul 77.334 (64,07%);

Bento Gonçalves 4.940 (4,09%); Farroupilha 4.000 (3,31%);

Flores da Cunha 2.547 (2,11%); Nova Petrópolis 2.455 (2,03%);

Guaporé 2.355 (1,95%); Porto Alegre 2.063 (1,71%); Carlos Barbosa 1.311 (1,09%); Nova Patra 1.233 (1,02%) e Antônio Prado 1.126 (0,93%)

Valor total de doações de campanha: R$ 500.513,68 Declaração de bens: R$ 282.421,20

Renato Molling (PP)

Profissão: Administrador, Assessor Político, Industriário, Professor e Auxiliar de Escritório.

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de deputado federal, já exerceu dois de prefeito por Sapiranga.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 104.175 – 1,69% dos votos válido

Principais colégios eleitorais: Sapiranga, 21.308 (20,45%); Novo Hamburgo, 10.338 (9,92%); Campo Bom, 4.110 (3,95%); Dois Irmãos, 4.048 (3,89%); Ivoti, 4.000 (3,84%); Taquara, 2.636 (2,53%); Parobé, 2.607 (2,50%); Gramado, 1.974 (1,89%);

Estância Velha, 1.847 (1,77%); e Nova Hartz, 1.747 (1,68%) Valor total de doações de campanha: R$ 1.164.139,11 Declaração de bens: R$ 586.627,24

(15)

Ronaldo Zulke (PT) Profissão: Professor

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de deputado federal, já exerceu três de deputado estadual e um de vereador por São Leopoldo.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 100.082 – 1,62% dos votos válido

Principais colégios eleitorais: São Leopoldo, 18.241 (18,23%);

Novo Hamburgo, 17.031 (17,02%); Gravataí, 9.145 (9,14%);

Sapucaia do Sul, 7.698 (7,69%); Porto Alegre, 7.449 (7,44%);

Viamão, 3.681 (3,68%); Estância Velha, 3.604 (3,60%); Esteio, 2.854 (2,85%); Lajeado, 2.099 (2,10%); e Canoas, 2.067 (2,07%) Valor total de doações de campanha: R$ 1.359.285,14

Declaração de bens: R$ 349.929,45

Sérgio Moraes (PTB) Profissão: Comerciante

Eleições de 2014: Reeleição para deputado federal

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de deputado federal, já exerceu dois mandatos de deputado estadual, dois de vereador, dois de prefeito por Santa Cruz do Sul.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 97.752 – 1,59% dos votos válido

Principais colégios eleitorais: Santa Cruz do Sul, 29.111 (29,78%); Rio Pardo, 8.350 (8,54%); Venâncio Aires, 6.824 (6,98%); Vera Cruz, 6.545 (6,70%); Candelária, 3.142 (3,21%);

Sinimbu, 3.136 (3,21%); Vale do Sol, 2.414 (2,47%); Canguçu, 1.994 (2,04%); Passo do Sobrado, 1.981 (2,03%); e Pantano Grande, 1.929 (1,97%)

Valor total de doações de campanha: R$ 581.369,49 Declaração de bens: R$ 203.043,69

Vieira da Cunha (PDT) Profissão: Procurador de Justiça

Eleições de 2014: Candidato ao governo estadual

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de deputado federal, já exerceu três de deputado estadual e dois de vereador por Porto Alegre.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 76.818 – 1,25% dos votos válido

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 36.433 (47,43%);

Taquari, 4.531 (5,90%); Osório, 4.055 (5,28%); Viamão, 1.839 (2,39%); Rolante, 1.349 (1,76%); Triunfo, 1.339 (1,74%); São

(16)

Leopoldo, 1.311 (1,71%); Passo Fundo, 1.302 (1,69%); Eldorado do Sul, 1.072 (1,40%); e Cachoeira do Sul, 1.019 (1,33%)

Valor total de doações de campanha: R$ 884.983,48 Declaração de bens: R$ 454.494,00

Vilson Covatti (PP) Profissão: Advogado

Eleições de 2014: Não será candidato

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de deputado federal, já exerceu três de deputado estadual e um de vereador por Frederico Westphalen.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 125.051 – 2,03% dos votos válido

Principais colégios eleitorais: Frederico Westphalen, 5.306 (4,24%); Guaporé, 3.680 (2,94%); Sarandi, 2.780 (2,22%); Porto Alegre, 2.450 (1,96%); Sananduva, 2.120 (1,70%); Serafina Corrêa, 2.078 (1,66%); Palmeira das Missões, 2.065 (1,65%);

Nonoai, 1.917 (1,53%); Seberi, 1.748 (1,40%); e Machadinho, 1.647 (1,32%)

Valor total de doações de campanha: R$ 774.258,47 Declaração de bens: R$ 947.996,33

Senadores:

A disputa para o Senado Federal deve ser acirrada. Neste cenário três candidatos despontam como favoritos para a única cadeira que será renovada em 2014: o jornalista Lasier Martins (PDT), o ex-governador Olívio Dutra (PT) e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB).

Dos três senadores eleitos pelo estado, apenas a senadora Ana Amélia (PP) será candidata em outubro, disputará o governo estadual. Já os senadores Pedro Simon (PMDB), único em final de mandato, e Paulo Paim (PT), que possui mandato até janeiro de 2019, não disputarão nenhum cargo nas eleições de 2014. Desta forma, o PMDB perderá uma cadeira no Senado Federal e o PP poderá perder outra. Já o PDT, o PT e o PSB poderão ganhar um assento na Casa.

Ana Amélia (PP) Profissão: Jornalista

Mandato: 2011-2019

Eleições de 2014: Será candidato ao governo estadual

Histórico Político/Eleitoral: Está no primeiro mandato de senadora.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleita

Votos obtidos: 3.401.241 – 29,54% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 401.019 (11,78%);

Caxias do Sul, 116.978 (3,44%); Pelotas, 103.047 (3,03%);

Canoas, 98.595 (2,90%); Novo Hamburgo, 81.793 (2,40%); Santa Maria, 80.522 (2,36%); Gravataí, 71.079 (2,09%); Passo Fundo, 65.322 (1,92%); Viamão, 60.337 (1,77%); São Leopoldo, 58.368

(17)

(1,71%)

Valor total de doações de campanha: R$ 2.938.952,02 Declaração de bens: R$ 1.262.198,42

Paulo Paim (PT) Profissão: Metalúrgico

Mandato: 2011-2019

Eleições de 2014: Não será candidato

Histórico Político/Eleitoral: Está no segundo mandato de senador, já exerceu quatro mandatos de deputado federal.

Eleições 2010:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 3.895.822 – 33,83% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 401.019 (11,78%);

Caxias do Sul, 116.978 (3,44%); Pelotas, 103.047 (3,03%);

Canoas, 98.595 (2,90%); Novo Hamburgo, 81.793 (2,40%); Santa Maria, 80.522 (2,36%); Gravataí, 71.079 (2,09%); Passo Fundo, 65.322 (1,92%); Viamão, 60.337 (1,77%); São Leopoldo, 58.368 (1,71%)

Valor total de doações de campanha: R$ 1.992.505,15 Declaração de bens: R$ 1.045.831,44

Pedro Simon (PMDB) Profissão: Advogado e Professor Universitário Mandato: 2007-2015

Eleições de 2014: Não será candidato

Histórico Político/Eleitoral: Está no quarto mandato de senador, já exerceu um de governador e quatro de deputado estadual.

Eleições 2006:

Situação/Resultado: Eleito

Votos obtidos: 1.862.560 – 33,92% dos votos válidos

Principais colégios eleitorais: Porto Alegre, 229.881 (12,34%);

Caxias do Sul, 82.697 (4,44%); Pelotas, 54.113 (2,90%); Canoas, 52.002 (2,79%); Santa Maria, 47.616 (2,55%); Gravataí, 39.150 (2,10%); Novo Hamburgo, 35.894 (1,93%); Rio Grande, 32.348 (1,73%); Viamão, 31.377 (1,68%); São Leopoldo, 29.092 (1,56%) Valor total de doações de campanha: R$ 726.807,04

Declaração de bens: R$ 370.506,21

Referências

Documentos relacionados

Regra de sociedade é um procedimento matemático para indicar a dis- tribuição de um resultado (lucro ou prejuízo) de uma sociedade, em que os membros podem participar com

Como será mostrado neste artigo, a cobertura da imprensa concentrou- -se em destacar o ineditismo das candidaturas femininas e a figura política das candidatas, limitando-se a

Comparando as receitas aplicadas nas campanhas eleitorais no Rio Grande do Sul nas eleições municipais de 2012 e 2016, bem como nas eleições gerais de 2014 e 2018, também

“Ao contrário de outros deputados ou candidatos, que só aparecem para pedir votos, Guiga veio para Rio das Pedras tendo recebido apenas oito votos nas eleições de 2018 e já

Enquanto algumas espécies são mortas com temperaturas pouco abaixo do ponto de congelamento, outras toleram temperaturas extremamente baixas de até -196°C (Sakai,

Vivenda do Camarão - Bourbon Shopping Pompéia Restaurante Activo Brasil São Paulo Turiassu. Vivenda do Camarão - Central Plaza Shopping Restaurante Activo Brasil São Paulo

Os resultados encontrados permitem concluir que a aplicação do sistema de gestão de segurança é fundamental para reduzir risco, entretanto algumas ferramentas desse sistema

Doses elevadas e/ou elevadas taxas de infusão, bem como a acumulação de manitol (devido a excreção renal insuficiente de manitol), pode resultar em hipervolemia (quantidade de