• Nenhum resultado encontrado

Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 1

Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!

Mais um ano letivo se passou, o que significa que outra etapa da vida das crianças se encerra. O objetivo de nosso trabalho sempre consiste em possibilitar aos educandos condições de desenvolverem as habilidades de raciocínio, comunicação (linguagem), socialização e criatividade, alcançando o desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e cognitivo. Também faz parte de nossa proposta a formação de hábitos e atitudes saudáveis e promover o contato e cuidado com a natureza.

Através deste portfólio, que é composto pelo Relatório de Acompanhamento da Criança e Livro da Vida (acervo de atividades realizadas ao longo do ano), vocês poderão se inteirar do desenvolvimento de seu filho (a) e apreciar as produções, que contemplam todos os campos do saber.

“Elaborar o relatório de acompanhamento da criança equivale ao educador assumir conscientemente seu compromisso com ela, e abrir-se à colaboração da própria criança, dos pais e outros educadores no processo avaliativo. O relatório estende-se para além da observação, do registrar mecânico, para tornar-se uma ação estudiosa da realidade. A avaliação exige sistematização sob a forma de registros significativos. ”

Jussara Hoffmann – Avaliação na Educação Infantil

(2)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 2

Relatório de Acompanhamento Infantil IV – 2º Semestre Laura Paz Oliveira Santos

Laura nos encanta com seu jeito alegre e carinhoso, o segundo semestre foi repleto de muitos momentos especiais e grandes conquistas.

No campo da linguagem, mostra-se sempre muito interessada e questionadora. Suas colocações são bem elaboradas e articuladas.

Apresenta um vocabulário amplo e expõe seus pensamentos com clareza e segurança, o que enriquece nossas rodas e atividades. Ao trabalharmos a escrita espontânea, observamos que já faz relação entre fonema e grafema (quando relaciona o som à letra correspondente). Aprecia as atividades de histórias e trava-línguas. Quanto ao processo de escrita, desenvolveu noção espacial e controle sobre o tamanho da letra. Escreve seu nome completo sem auxílio da chamada e arrisca novas palavras na escrita espontânea.

Seu raciocínio lógico está em desenvolvimento. Quantifica e reconhece a maioria dos números de zero a vinte, porém no momento de registrá-los faz algumas inversões. Proporcionamos momentos em que as crianças visualizam a escrita, para que realizem a grafia dos números o mais próximo possível da forma convencional. Laura demonstra grande satisfação ao realizar as atividades de lógica e acrescenta seus conhecimentos e curiosidades acerca do que foi trabalhado.

(3)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 3

Nesse semestre realizamos o tão esperado “Projeto Dinossauros” e além de apreciarmos as imagens e conhecermos as diferentes espécies, suas características e compreendermos como surgiram, foi possível despertar a curiosidade, observação e o raciocínio na criança. Laura demonstrou interesse em todas as atividades propostas e mostrou-se questionadora em relação ao surgimento dos dinossauros e sobre os fósseis, contribuiu nesses momentos com suas indagações e hipóteses.

Seu grafismo continua rico em detalhes, cores e traços bem definidos, e aos poucos acrescenta imagens diferenciadas e cria cenas mais complexas, explorando assim sua observação para as demais imagens encontradas no nosso cotidiano. Laura costuma contornar seus desenhos com canetinha preta e usa giz colorido para pintar.

Quanto á relação socioafetiva, relaciona-se bem com todos da sala, mas nos momentos livres interage mais com as meninas, com quem compartilha os mesmos interesses, o que é natural nessa faixa etária.

Expressa suas emoções e sentimentos no grupo através da fala.

No momento do lanche não necessita de ajuda para realizar a

higienização das mãos. Senta-se à mesa para fazer as refeições e utiliza corretamente os utensílios. Alimenta-se com autonomia, mas não aceita todas as opções de nosso cardápio, sendo necessário oferecer uma segunda opção.

Laura ao longo do ano desenvolveu e realizou grandes conquistas.

Foi um prazer fazer parte do seu desenvolvimento, ficamos felizes com suas descobertas. Sentiremos saudades!

(4)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 4

A mudança é parte do processo do desenvolvimento infantil.

Precisamos a todo instante proporcionar novas oportunidades e possibilidades a criança, pois despertar o interesse pelo novo e a afetividade motivam a criança a perfazer um novo caminho na estrada da construção de conhecimentos acerca do mundo e de si mesma.

(5)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 5

Inglês

Laura Paz Oliveira Santos

As aulas de língua inglesa no infantil IV são pautadas no desenvolvimento de habilidades de compreensão e comunicação de forma natural, através de uma exposição lúdica e acolhedora. Sendo assim, as músicas, as histórias, os mascotes e as brincadeiras são fundamentais para nossa prática em sala de aula.

Nesse segundo semestre, em concordância com o primeiro, Laura mostrou grande entusiasmo em relação à Língua Inglesa. Mostrou-se engajada durante vários momentos em sala de aula, especialmente nos momentos de contação de histórias e na presença dos nossos mascotes - o

“dog” Brownie e a coruja Red.

Diante do desenvolvimento da habilidade receptiva de escuta em inglês, Laura demonstra compreensão de comandos simples em inglês, como “How are you?” (Como você está?). Além disso, durante nossas histórias, mostra ter uma boa assimilação entre o visual e as palavras enunciadas na língua inglesa.

Quanto à oralidade, Laura consegue identificar e enunciar alguns dos itens linguísticos apresentados, além de responder perguntas simples em inglês como “Happy” (feliz), quando perguntada sobre como se sente. Ao cantar nossas canções, ela também pronuncia a maioria dos sons em inglês

(6)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 6

corretamente. Laura costuma utilizar cumprimentos em inglês, como “Hello” e

“Bye-Bye”.

Por fim, é notável que Laura mostrou evolução em suas habilidades linguísticas e cognitivas. Os avanços que tivemos este ano, sem dúvidas, irão contribuir para as próximas etapas da aquisição de Língua Inglesa.

(7)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 7

Psicomotricidade, Natação e Yoga Laura Paz Oliveira Santos

Observando o desempenho psicomotor da Laura neste segundo semestre, baseando-se no seu desenvolvimento a partir das relações do seu corpo com o ambiente, durante as aulas de Psicomotricidade utilizando as modalidades de Natação e de Yoga como meio para atingir os objetivos de aprendizagem propostos, nota-se que no que diz respeito às habilidades afetivas, cognitivas e motoras desenvolveu-se nos seguintes aspectos:

Na natação sabe aguardar sua vez de entrar na piscina, organiza de maneira espontânea os seus pertences (chinelo e roupão) nos locais determinados participa das propostas demonstrando alegria, entusiasmo e preferência pelas brincadeiras adaptadas para o meio líquido como, o pique–pega na piscina com ou sem o apoio das barras, as que utilizam o objeto “tapetão” proporcionando flutuar sobre a água em diversas posições do corpo, o escorregador aquático e as atividades que oportunizam a criação de gestos e movimentos corporais acompanhados de músicas, demonstrando nesse momento o desenvolvimento de sua criatividade.

Amplia as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e cooperação nas atividades de duplas e trios e realiza a respiração fazendo rápidas imersões com a cabeça na piscina. Observa-se que a cada aula demonstra maior conforto e segurança e com isso vem alcançando superações como, aumentar aos poucos o tempo de imersão e experimentar pequenos mergulhos. Vêm desenvolvendo controle e adequação do uso de seu corpo ao orientar-se em desafios corporais nos circuitos aquáticos

(8)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 8

recreativos e pratica mediante momentos lúdicos a flutuação (ventral e dorsal) com a supervisão da educadora e a propulsão de pernas do nado livre com auxílio do flutuador (macarrão) e da prancha.

No Yoga apresenta atitude de cuidado com o ambiente ao enrolar e guardar o seu tapete, desenvolve o respeito e a empatia aos seus semelhantes ao ser incentivado a aguardar o seu momento de fala, de realização das atividades e ao perceber que as pessoas têm diferentes necessidades e maneiras de pensar e agir e demonstra autoconhecimento ao relatar situações que envolvam seus sentimentos na roda de conversa.

Interessa-se pelas posturas apresentadas e realiza os movimentos, age de maneira independente com confiança em suas capacidades, reconhece suas conquistas e limitações e aprimora sua flexibilidade, força e equilíbrio. Vêm desenvolvendo a concentração ao escutar e acompanhar histórias, poemas, poesias e canções apresentadas na aula como recursos pedagógicos complementares e a paciência, atenção e coordenação motora fina ao realizar atividades manuais como, fantoches, dobraduras e mandalas associados aos temas de algumas aulas. Durante as práticas lúdicas de respiração como, assoprar o cata-vento, cheirar a florzinha e soprar a velinha, nota-se que com o auxílio e as orientações da educadora está desenvolvendo as fases do ciclo respiratório, inspira pelo nariz e expira pela boca, o que contribui para uma melhoria nas práticas de meditação e relaxamento.

Neste semestre tivemos muitos avanços no seu desenvolvimento e que no ano de 2022 possamos retomar nosso trabalho em busca de mais conquistas.

(9)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 9

(10)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 10

Musicalização

Laura Paz Oliveira Santos

A prática da musicalização é fundamental nessa faixa etária visto que por meio dela, a criança passa a ter contato com o universo musical e se desenvolver de forma global de modo que aconteça um aprimoramento na linguagem, na concentração, e principalmente na socialização.

Nesse segundo semestre, Laura demonstrou-se atenta e comprometida em todas as atividades musicais propostas. Verbaliza com autonomia os acontecimentos de sua rotina e suas preferências musicais. Sua sensibilidade musical ao longo do ano foi apurada, reconhece e diferencia os sons agudos e graves, demonstra-se atenta quando a música é tocada devagar ou rápida, consegue distinguir os sons dos animais e os instrumentos como piano, violão, tambor e chocalho, além de compreender quando é solicitado que a música seja cantada forte ou fraca, apresentando uma excelente sensibilidade às propriedades do som.

Sua extensão vocal foi ampliada, demonstra-se sensível quando uma música muda de tom e consegue acompanhar de forma afinada e em sintonia com o som do violão além de apresentar uma ótima sensibilidade rítmica, aprendendo e executando os movimentos com segurança e destreza.

Foram muitos momentos vivenciados ao decorrer do semestre e foi um prazer dividi-los com a Laura.

(11)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 11

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Terceiro: O agendamento é de responsabilidade exclusiva do contemplado, de modo que em não sendo feito durante o prazo de validade (até 30 de novembro de

Gender showed no significant statistical differ- ences, however, the percentage of aged women was higher, similarly to the findings of a study with older individuals from a FHS

O objetivo desta palestra foi mostrar os princípios da Estética Dental, bem como definições e técnicas diferenciadas, além de focar na Odontologia Adesiva com

“Pornografia, xingamentos, coisa para adulto, procriação, proibido, errado...”.?. FIO DA MEADA: A origem das nossas crenças e

Observando o desempenho psicomotor do Vinícius neste segundo semestre, baseando-se no seu desenvolvimento a partir das relações do seu corpo com o ambiente, durante as

Na Tabela 3 são exibidos os resultados de Teste de Normalidade Shapiro-Wilk, do Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), Índice de vegetação por

A crise financeira, para além de todos os problemas que lhe são intrínsecos, é muito perigosa para o ambiente porque tende a relegar para segundo plano as questões ambientais.. A

Pensando nisso, nós da LS Concursos reunimos algumas informações que irão te ajudar a pensar melhor como seu tempo está sendo utilizado e, além disso, dar dicas de como