• Nenhum resultado encontrado

2011HIS exerc mod 2 cap2 gabaritosapostilaeextras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2011HIS exerc mod 2 cap2 gabaritosapostilaeextras"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CEDERJ – PVS

História - Módulo 2 - 2011

Gabarito dos exercícios do capítulo 2 1) Enem 2010 -- Resposta: opção C

2) Enem 2010 -- Resposta: opção C 3) Enem 2010 -- Resposta: opção A 4) Enem 2010 -- Resposta: opção C 5) Enem 2010 -- Resposta: opção D 6) Enem 2010 -- Resposta: opção D 7) UERJ 2005

a) Uma dentre as explicações:

Descontentamento de oficiais da Marinha, com a perda dos postos de destaque no cenário político nacional, em detrimento dos oficiais do Exército. Eram contrários à posse de Floriano Peixoto na presidência, considerando-a inconstitucional por não haverem transcorridos dois anos do mandato de Deodoro da Fonseca.

b) Os dois grupos oligárquicos gaúchos – os maragatos e os chimangos ou pica-paus – divergiam quanto ao caráter da política nos níveis regional e nacional. Os maragatos eram federalistas e acusados de simpatizantes da monarquia, levando o governo federal a apoiar os chimangos, defensores da centralização política que caracterizava o governo de Floriano Peixoto.

8) PUC-RJ 2006 – Resposta : Opção B 9) UFRJ 2003

a) Resposta: O candidato poderá mencionar, dentre outros, a exclusão, como votantes, dos menores de 21 anos, dos analfabetos, praças de pré (militares sem patente de oficial), das mulheres, religiosos de ordens monásticas e, mesmo, dos mendigos. Poderá ainda citar o voto a descoberto.

b) Resposta: O candidato poderá argumentar que a Revolta da Vacina representou a reação popular contra um governo que desrespeitava os princípios da liberdade individual e valores morais da população como a virtude da mulher, a honra dos chefes de família e a inviolabilidade do lar. O inimigo não era a vacinação em si, mas o governo, em particular as forças de repressão. E também pode ser interpretado como uma reação à reforma urbana e sanitária que expulsou setores populares do centro da cidade do Rio de Janeiro.

10) UERJ 2006 -- Resposta : opção D 11) UFRJ 2002

a) Resposta: O candidato deverá explicar um fator que tenha contribuído para a Revolução de 30 no Brasil, tendo como referência: as ações do movimento tenentista ao longo da década de 1920, a atuação dos movimentos populares (sobretudo urbanos), as alterações no campo da cultura, a crise econômica ocasionada pela quebra da bolsa de Nova Iorque, e o rompimento do pacto oligárquico da República Velha.

b) Resposta: O candidato deverá identificar duas forças políticas que compunham a Aliança Liberal, dentre as quais: as oligarquias dissidentes de feições regionais, setores das camadas médias urbanas, e segmentos dos Tenentes.

12)UERJ 2003 – Resposta : opção A 13) PUC-RJ 2006 – Resposta : opção E

14) UERJ 2006 – A) Resposta : opção C B) Resposta : opção D 15) UFRJ 1997

a) Resposta :O candidato deverá citar duas conseqüências da expansão territorial dos EUA no século XIX, dentre as quais : guerra contra o México e com os índios, ferrovias, aumento demográfico, ampliação das áreas de cultivo e criação, aumento das contradições norte-sul  Guerra de Secessão, fortalecimento da ideologia do Destino Manifesto e do individualismo (ideologia do “self made man”). b) Resposta : O candidato deverá explicar um fator conjuntural europeu que tenha contribuído para o aumento da emigração para a América na segunda metade do século XIX, dentre os quais: as crises econômicas, os processos de unificação italiana e alemã e as perseguições políticas.

(2)

16) PUC-RJ 2006 – Resposta : A 17) UFRJ 1996

a) Resposta: O candidato deverá citar dois fatores que contribuíram para a crise de 1929 nos EUA, dentre os quais: especulação financeira, superprodução e sub-consumo, declínio dos preços agrícolas, recuperação das economias européias.

b) Resposta: O candidato deverá explicar as razões da internacionalização da crise de 29, considerando a interdependência das economias capitalistas (divisão internacional do trabalho) 18) CESGRANRIO – Resposta : opção B

19) UFRJ 2002

a) Resposta: O candidato deverá explicar uma conseqüência interna da atividade seringueira na Amazônia, considerando a modernização da cidade de Manaus, com a melhoria dos transportes urbanos, o desenvolvimento arquitetônico e paisagístico, a difusão do uso de eletricidade e o florescimento cultural e artístico como resultado do crescimento e enriquecimento de uma elite local. b) Resposta: O candidato deverá citar uma atividade econômica que caracterizava a região amazônica no século XVII, dentre as quais: o extrativismo vegetal das chamadas “drogas do sertão” (condimentos, resinas aromáticas, sementes oleaginosas, frutos, plantas medicinais e tintoriais), de madeiras destinadas à construção, a pecuária e a preação de indígenas.

20) UERJ 1998 – Resposta : opção B 21) UFRRJ 2003– Resposta : opção D 22) UF Viçosa – Resposta : opção C

MAIS EXERCÍCIOS... I. MÚLTIPLA-ESCOLHA

1. (UFMG 2009) – Considerando-se a crise econômica mundial iniciada, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, é CORRETO afirmar que

A) a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos.

B) a escassez de matérias-primas e de crédito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na época, para alimentar a espiral inflacionária.

C) a URSS foi um dos países atingidos por esse evento, pois a recessão no mundo capitalista prejudicou as exportações de petróleo do país.

D) os países da América do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido à repatriação do capital estrangeiro anteriormente investido nessa região.

RESPOSTA: OPÇÃO A 2. UERJ 2008

Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Uma das ações do governo brasileiro, relacionada à sua participação na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que pode ser percebida no cartaz da época, foi:

(3)

(B) aproximação com os Aliados (C) privatização da indústria bélica (D) promulgação de leis trabalhistas Resposta : opção B

3. UFU - 2007

Após a chamada “Revolução de 30”, o governo Vargas foi marcado por disputas ideológicas e movimentos políticos, envolvendo facções de São Paulo, tenentes, comunistas e integralistas. Até o golpe do Estado Novo, em 1937, os acontecimentos mais expressivos foram a Revolta de 1932, a convocação da Constituinte de 1934 e a Intentona Comunista, de 1935.

A respeito desse contexto, marque a alternativa INCORRETA.

A) A AIB (Aliança Integralista Brasileira), comandada por Plínio Salgado, constituiu um movimento suprapartidário nacionalista, contrário ao liberalismo e ao socialismo, defendendo um Estado forte e autoritário. Esta organização foi atraída por Vargas e incorporada ao governo logo depois de apoiar o Golpe de 1937.

B) Em 1932 eclodiu em São Paulo a chamada Revolução Constitucionalista, liderada pela oligarquia cafeeira paulista e pelo Partido Democrático, exigindo a convocação da Assembléia Constituinte a fim de limitar os poderes da presidência e restaurar a autonomia dos Estados. Apesar da derrota dos rebeldes, o governo convocou a Constituinte.

C) A Constituição de 1934 manteve o princípio da Federação, incorporou direitos trabalhistas, criou o serviço militar obrigatório, o ensino primário gratuito e a extensão do direito de voto às mulheres.

D) A ANL (Aliança Nacional Libertadora), liderada por Luís Carlos Prestes, aglutinava alguns tenentes, operários, intelectuais, membros da classe média, entre outros, combatendo o nazifascismo. Na tentativa de tomar o poder pelas armas, organizou a Intentona Comunista, em 1935. Derrotada, a rebelião serviu de pretexto para a instauração do estado de sítio e para a preparação do golpe de 1937.

Resposta: opção A 4. UFU - 2007

Considere o texto abaixo e as afirmativas seguintes.

O lançamento do automóvel Ford modelo T, em 1908, nos Estados Unidos da América, assinala o futuro da produção industrial como fruto da estandartização e do consumo de massa. Henry Ford, seu idealizador, pretendia criar um automóvel barato e, por isso, apoiou-se nos princípios do taylorismo que visava otimizar a cadência e os gestos do trabalho, unidos aos princípios da padronização de peças intercambiáveis. O modelo T foi um sucesso: em 1910 vinte mil automóveis foram fabricados ao preço unitário de U$ 850,00 e, em 1916, seiscentos mil ao preço unitário de U$360,00. Até que a produção se encerrasse em 1927, aproximadamente quinze milhões de exemplares saíram da linha de montagem.

I - O sistema de produção do Ford T baseava-se na utilização de máquinas-ferramentas, na diminuição do uso de mão-de-obra qualificada, no fluxo contínuo de produção, na fixação da jornada de trabalho de oito horas, no aumento dos salários.

II - A introdução do Ford T no mercado ajudou a gerar não apenas um novo modelo de produção, mas também, novos padrões de operários capazes de adquirir o produto do próprio trabalho, tornando-se modelos para a sociedade americana.

III - O sucesso do Ford T marca um momento de prosperidade e crescimento para uma sociedade que aceitou as normas impostas pelos interesses da indústria: consumo restrito e seletivo, trabalho cadenciado e em ritmo leve, com deslocamento do operário no interior da fábrica.

IV - O Ford T foi um símbolo da transformação no trabalho industrial. Os trabalhadores facilmente adaptaram-se ao seu novo ritmo e natureza. Esse carro foi, também, símbolo dos produtos industriais baseados em uma produção seletiva e padronizada que visava atender uma única parcela da sociedade. Dentre as alternativas abaixo:

A) apenas I e II são corretas. B) apenas I e III são corretas. C) apenas II e IV são corretas. D) apenas III e IV são corretas.

(4)

Resposta : opção A 5. UFU - 2007

“Se não aproveitarmos o momento político e econômico para radicalizar nosso programa, seremos ridiculamente envolvidos pelos bernardes e epitácios, sacrificando a grande força material de que dispúnhamos, fruto do sacrifício de numerosos companheiros. Dia a dia aumenta em mim a convicção de que os tais liberais desejam de tudo menos a revolução [...].Resta-nos um único caminho: o caminho pelo qual venho há muito me batendo e que consiste em levantarmos a bandeira de reivindicações populares, de caráter prático e positivo, capazes de estimular a vontade das mais amplas massas de nossa paupérrima população das cidades e do sertão.”

Carta de Luís Carlos Prestes escrita em 1929, citada em DULLES, J. F. Anarquistas e Comunistas no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977, p. 270.

Em relação ao trecho acima e seu contexto histórico é INCORRETO afirmar que:

A) apesar da força do momento de mudanças, o líder da Coluna Prestes percebia, entre as elites políticas ligadas às contestações dos anos 1930, certo desinteresse por transformações profundas na sociedade brasileira.

B) a força das alianças partidárias nos anos 1930, lideradas pelos políticos Artur Bernardes e Epitácio Pessoa, permitia ao momento político a radicalização e o aproveitamento das forças reformistas. C) os projetos reformadores predominantes entre os programas ditos “revolucionários” em 1930

repercutiam negativamente entre aqueles mais radicais, que buscavam desde a década anterior formas de identificação com programas mais abrangentes.

D) Prestes entendia como um desperdício de forças acompanhar os reformadores liberais e deixar de lado a vontade das massas e as necessidades das populações pobres das muitas regiões brasileiras, inclusive daquelas do interior.

Respost : opção B

II. D I S C U R S I V A S

1. CEDERJ 2009-1 “O modernismo brasileiro não foi, é claro, exclusivamente paulistano na sua origem e nos seus primórdios. Mas foi São Paulo e a Semana de Arte Moderna que concretizaram o movimento e lhe deram ímpeto e apoio espiritual.” MORSE, Richard M. Formação Histórica de São Paulo. São Paulo: DIFEL, 1970.

Explique por que a cidade de São Paulo foi o cenário para a Semana de Arte Moderna de 1922.

Resposta O aluno deverá levar em consideração o fato de que o modernismo, com sua estética da velocidade, do movimento, do escândalo, da ruptura com o passado, encontrou em São Paulo o cenário ideal para o seu desenvolvimento, uma vez que apresentava as seguintes condições sócio-econômicas: a industrialização, a expansão de uma sociedade urbana e o desenvolvimento de uma burguesia industrial moderna.

2. (PUC - RIO 2009) - Leia a passagem do discurso proferido por Getúlio Vargas em agradecimento à manifestação popular ocorrida em Porto Alegre em 7 de Janeiro de 1938.

“Hoje, o Governo não tem mais intermediários entre ele e o povo. Não mais mandatários e partidos. Não há mais representantes de interesses partidários. Há sim o povo no seu conjunto e o governo dirigindo-se diretamente a ele, a fim de que, auscultando os interesses coletivos, possa ampará-los e realizá-los [...]”.

(Apud GOMES, Ângela de Castro. “A política brasileira em busca de modernidade: na fronteira entre o público e o privado” In: História da Vida Privada no Brasil. Vol. 4. São Paulo, Companhia das Letras, 1998. p. 511) a) CITE duas características da Carta Constitucional de 1937.

Resposta: O candidato poderá citar que a Carta Constitucional de 1937 era autoritária e centralista; permitia ao presidente governar por meio de decretos-leis e nomear interventores para os estados; extinguiu os partidos políticos, aboliu a liberdade de imprensa, instituiu a censura, estabeleceu o estado de emergência reservando ao governo o direito de invadir domicílios, prender pessoas e aposentar funcionários públicos; proibiu as greves; estabeleceu o princípio da unidade sindical.

b) EXPLIQUE como a política do Estado Novo (1937-1945) visava a atender “o povo no seu conjunto”, fazendo referência a duas medidas e/ou ações do governo.

Resposta: A política do Estado Novo visou atender “o povo no seu conjunto” uma vez que procurou atender os interesses dos setores industriais com a criação do Conselho Nacional do Petróleo (1938), da Companhia

(5)

Siderúrgica Nacional (1941) e da Companhia Vale do Rio Doce (1942); os interesses do setor agrícola através da queima das sacas de café, do incentivo à produção de algodão, açúcar, borracha, cacau, pinho, mate; e os interesses dos trabalhadores urbanos por meio da organização de uma Justiça do Trabalho (1939), do estabelecimento de medidas tais como a Lei de Abono Familiar, o programa de construção de vilas operárias, o programa de recreação operária (que incluía atividades culturais e esportistas), e da sistematização e ampliação da legislação trabalhista com a Consolidação das Leis do Trabalho (1943).

3. CEDERJ 2008

-Desfile de operários da C S N, em 1 / 5 / 1942.

(100 Anos de República: Um Retrato Ilustrado da História do Brasil. Volume V. São Paulo: Editora Nova Cultural).

Identifique e explique o contexto histórico no qual foi criada a a Companhia Siderúrgica Nacional. Resposta: O candidato poderá tratar do contexto externo, marcado pela Segunda Guerra Mundial, em que as negociações entre o governo brasileiro e o norte-americano culminaram na liberação de um empréstimo de 20 milhões pelo Eximbank para a construção da usina, OU o candidato poderá tratar do contexto interno, particularmente do Estado Novo e da política nacionalista de Vargas que propunham viabilizar as condições materiais para o desenvolvimento autônomo da economia brasileira.

4. CEDERJ 2009-1 - Leia com atenção os trechos do documento a seguir: Artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

“Art. 58. A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Art. 67. Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

Art. 76. Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, emdeterminada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação,vestuário, higiene e transporte.

Art. 129. Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.”

Em 1943, a legislação trabalhista produzida nos anos anteriores foi sistematizada e ampliada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A CLT foi apresentada publicamente aos trabalhadores, pelo presidente, em 1º de maio, na festa em comemoração do Dia do Trabalho.

Identifique uma conseqüência da criação da CLT para a imagem do Presidente Getúlio Vargas entre os trabalhadores brasileiros.

Resposta: O candidato deverá identificar uma conseqüência da criação da CLT para o fortalecimento da imagem de Vargas como protetor e defensor dos trabalhadores, aquele Presidente que lhes concedia os direitos trabalhistas, o “pai dos pobres”. E essa imagem será ainda melhor desenvolvida pela propaganda governamental.

Referências

Documentos relacionados

Com As informações coletadas que tencionavam o desenvolvimento do Bot, foram de extrema importância para o bom funcionamento do chatbot, assim como fo-

Os elementos descritores representam as características sobre os componentes de um objeto através de metadados que assumem alguns valores, conforme: Identificador

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Os resultados indicam que uma maior colaboração entre o corpo docente tem impacto positivo na proficiência e que fatores como liderança do diretor, quantidade de escolas onde

Até o próximo domingo (19/02), as condições de Tempo não apresentarão mudanças significativas, ou seja, predomínio de sol, e a partir da tarde, pancadas de chuva/trovoadas

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para