• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO(A) ALUNO(A) E DA FAMÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DO(A) ALUNO(A) E DA FAMÍLIA"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

MANUAL

DO(A) ALUNO(A) E DA FAMÍLIA

2022

(2)

APRESENTAÇÃO

A essência da Proposta Pedagógica da Rede Alternativo de Ensino é a formação integral do ser humano. O objetivo da instituição é formar educandos criativos, com espírito de pesquisa e curiosidade, participantes, com iniciativa, com disciplina, organização, consciência social e histórica e que exerçam o seu papel na construção de uma sociedade melhor. O Alternativo trabalha para que os alunos sejam multiplicadores dos valores de solidariedade, da não-violência, de respeito ao outro, respeito à natureza e à ecologia, valorizando o conhecimento, a arte, a literatura, a cultura e a ciência de um modo geral.

A Rede pratica uma educação que pressupõe uma formação multidimensional, que abrange o homem em sua totalidade, e que tem como objetivo a humanização e a descoberta de si mesmo. Faz parte integrante dessa formação o desenvolvimento das múltiplas potencialidades do indivíduo para que possa se autorrealizar, exercer sua condição de cidadão e ser uma pessoa consciente a serviço da comunidade e de seus pais.

O processo educativo desenvolvido é pautado nos referenciais teóricos da Pedagogia Sociointeracionista. Numa perspectiva humanista, entende-se que quando se fornece os instrumentos teóricos e práticos atua-se diretamente no desenvolvimento da inteligência de forma consciente e criativa. Assim, a aprendizagem torna-se mais reflexiva, contribuindo para a formação de pessoas mais autônomas, felizes e comprometidas com uma sociedade que busca a justiça, a responsabilidade e a afetividade mútua.

Este Manual do(a) Aluno(a) e da Família traz informações que consideradas preciosas e que certamente auxiliarão no acompanhamento pedagógico dos educandos. A compreensão e o cumprimento dessas normas permitirão um relacionamento harmonioso entre colégio, educando e família, e criarão o ambiente perfeito para o ensino de excelência no qual o Colégio Alternativo acredita.

Agradecemos a você a confiança que deposita em nosso trabalho!

Tenhamos todos um 2022 com muitas vitórias!

Seja bem-vindo!

Equipe Gestora Rede Alternativo

(3)

NOSSA HISTÓRIA

Há mais de 35 anos, a primeira unidade da Rede Alternativo de Ensino foi idealizada pela professora Maria da Penha Bergamim que, desde então, vem oferecendo para a comunidade serrana uma educação de excelência, transmitindo aos educandos valores para toda a vida.

Hoje, contamos com três unidades de ensino da Rede Alternativo:

• Unidade de Barcelona ⇒ Ed. Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio;

• Unidade de Jacaraípe ⇒ Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II;

• Unidade de Laranjeiras (Kids) ⇒ Educação Infantil e Fundamental I.

⇨ Em todas as Unidades oferecemos também o Turmas de Tempo Integral.

MISSÃO

Promover um ensino de qualidade e um ambiente acadêmico adequado que favoreçam a formação de cidadãos críticos, autônomos, justos e solidários em sua atuação nos diversos contextos sociais, preparados para a realização do seu projeto de vida e para a conquista de excelentes resultados na vida acadêmica, profissional e pessoal.

VISÃO

Ser uma referência por sua excelência na qualidade de ensino, embasado no projeto pedagógico, ambiente acadêmico e comprometimento com a educação global de crianças e jovens, valorizando a pessoa humana em sua dignidade e o compromisso com ações sociais e ambientais.

DIFERENCIAIS

• Excelência na prestação de serviços;

• Parceria entre escola e família;

• Compromisso social e ambiental;

• Constante avaliação institucional;

• Conexão com o mundo contemporâneo, as inovações tecnológicas, pedagógicas e os acontecimentos culturais.

(4)

NÍVEIS DE ENSINO EDUCAÇÃO INFANTIL

Infantil I → 3 anos completos até 31 de março;

Infantil II → 4 anos completos até 31 de março;

Infantil III → 5 anos completos até 31 de março.

ENSINO FUNDAMENTAL I 1.º ao 5.º Ano.

ENSINO FUNDAMENTAL II 6.º ao 9.º Ano.

ENSINO MÉDIO 1.ª a 3.ª Série.

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

As turmas e os eventuais remanejamentos são organizados em consonância com os critérios educacionais, psicopedagógicos e sociais da Instituição.

A formação das turmas é de exclusiva competência do Colégio.

ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

Horários de Funcionamento dos Turnos

HORÁRIO DO ALUNO

Turno Matutino Horário

Educação Infantil 7h às 11h30min

Fundamental I e II 7h às 11h30min

Ensino Médio 7h às 12h20min

Turno Vespertino Horário

Educação Infantil 13h às 17h30min

Ensino Fundamental I e II 13h às 17h30min

TEMPO INTEGRAL

⇨ Em todas as unidades oferecemos também Turmas de Tempo Integral.

1) No mês de janeiro não há funcionamento das Turmas de Tempo Integral, pois é período legal de férias da equipe de professores;

2) O cardápio semanal da alimentação das crianças é organizado por nutricionista;

3) Funcionamento do Integral → As atividades do Integral acontecem todas pela manhã. → À tarde o aluno frequenta a turma regular do seu ano/grupo.

(5)

MUDANÇA DE TURNO

A mudança de turno de estudo é solicitada pelo responsável do educando, na Secretaria do Colégio, por meio de requerimento, que será analisado em até 48 horas.

PERMANÊNCIA DO EDUCANDO NO COLÉGIO

A permanência do educando no Colégio, fora do seu horário de aula, é permitida se ele estiver participando de alguma atividade acadêmica e/ou esportiva/cultural.

ATENÇÃO! O turno da tarde termina às 17h30, assim, pedimos que os responsáveis busquem os educandos até este horário.

ATRASOS

Do 6.º Ano do Fundamental ao Ensino Médio, o educando que chega após o toque do sinal para o início das aulas (com tolerância de 10min) é encaminhado à sala de aula somente no segundo horário. Os atrasos são registrados e comunicados às famílias (No terceiro atraso, o educando é advertido pelo SAE-Setor de Apoio ao Educando, não assiste às aulas, e a família é comunicada).

Obs.: Faltas e atrasos devem ser comunicados ao SAE (Setor de Apoio ao Educando).

SAÍDAS ANTECIPADAS

É permitida a saída antecipada do(a) educando(a), caso acompanhado pelos pais/responsáveis ou com autorização, por escrito. O Colégio se reserva o direito de confirmar o pedido de liberação do educando junto à família, por meio de contato telefônico.

Os responsáveis por transportes escolares não podem retirar o educando do espaço do Colégio, antes do horário da saída, sem autorização por escrito do responsável pelo(a) aluno(a).

ATENÇÃO! A partir das 11h10min e das 17h10min não são liberados educandos antecipadamente, pois a partir desses horários os responsáveis pela liberação de alunos (Coordenadores e Colaboradores) estão organizando a saída dos turnos.

SETORES DE ATENDIMENTO

Para realizar com eficiência e eficácia sua missão, a Rede Alternativo de Ensino mantém organizados os seguintes setores:

• Direção Executiva;

• Direção Financeira;

• Direção Pedagógica;

• Secretaria;

• Biblioteca;

• Setor de Apoio ao Educando (SAE);

• Coordenação Pedagógica.

(6)

Atenção! Para um bom atendimento junto aos setores, favor marcar horário na secretaria do Colégio.

ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO

Secretaria → Além de outras atribuições como matrículas e registro de solicitação de vaga, a Secretaria controla a entrada e saída de documentos relativos à vida escolar do educando. Os prazos estabelecidos para expedição de documentos são os seguintes:

• Declaração ⇒ 02 dias úteis

• 2.ª Via de Boletim ⇒ Imediato

• 2.ª Via de Histórico Escolar ⇒ Até 30 dias

• Transferência (Histórico Escolar) ⇒ Até 30 dias

Funcionamento da Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ⇒ Visa à integração de todo o currículo num processo contínuo e sistemático, que proporciona o crescimento do educando, tendo como funções básicas a de assessorar, planejar, coordenar e avaliar as ações educativas, além de possibilitar atendimento individual e em grupo aos educandos e seus responsáveis.

É quem resolve as questões pedagógicas com professores, educandos e famílias. ⇨ O ATENDIMENTO AOS RESPONSÁVEIS É FEITO POR AGENDAMENTO JUNTO À SECRETARIA DO COLÉGIO.

SAE (Setor de Apoio ao Educando) ⇒ Assegura que o dia a dia no Colégio transcorra num clima de amizade, alegria, respeito e disciplina, a fim de que as atividades educativas se desenvolvam e atinjam seus objetivos. Acompanha os educandos, estabelecendo com os mesmos um relacionamento profissional de respeito, amizade e acolhimento, ajudando-os em seu desenvolvimento, orientando- os e mantendo contato com as famílias. ⇒ É responsável pela manutenção da disciplina e da ordem no ambiente escolar.

⇨O ATENDIMENTO AOS RESPONSÁVEIS É FEITO POR AGENDAMENTO JUNTO À SECRETARIA DO COLÉGIO.

ATENDIMENTO À FAMÍLIA

A integração entre a Família e o Colégio é fundamental para o desenvolvimento do trabalho junto ao(à) educando(a). Essa parceria, baseada na cooperação, no respeito e na confiança, é imprescindível para o sucesso da educação das crianças e jovens, uma vez que nossos objetivos são comuns: a formação de valores morais, a construção de conhecimento e a autorrealização de cada educando(a).

Ao longo do ano letivo, sempre que houver necessidade de informação sobre o desenvolvimento escolar do educando, estabelecer metas e buscar alternativas, o responsável deve realizar agendamento com a Coordenação Pedagógica ou com o SAE (Setor de Apoio ao Educando), junto à Secretaria do Colégio, via telefone, de preferência, no turno em que o educando estuda.

(7)

Assim, solicitamos a participação da família no acompanhamento sistemático da vida escolar do educando, atentando-se para:

• o conhecimento detalhado do Manual do(a) Aluno(a) e da Família.

O acompanhamento do que é enviado pela Agenda Edu, para tomar ciência de datas de eventos, reuniões, avaliações, tarefas de casa etc.

• a necessidade de que o educando cumpra as normas estabelecidas.

• supervisionar as tarefas e horários de estudos.

• que a ação de cada educando prime pela responsabilidade individual e coletiva.

• acompanhar o aproveitamento escolar através de avaliações e boletins.

• incentivar a formação de hábitos de estudo.

• consultar calendário escolar e agenda trimestral antes de marcar consultas, viagens, férias etc, bem como chegadas tardias ou saídas antecipadas nos períodos de aula, evitando transtornos para a Família e o Colégio.

• a presença contínua do educando em todas as aulas, justificando sempre as faltas que porventura ocorram.

• acompanhar frequentemente o site do Colégio, onde constam os comunicados/informativos e as notas do educando.

ATENÇÃO!

A Rede Alternativo orienta os pais e responsáveis para que NÃO utilizem os horários de entrada e saída dos educandos para buscar informações com os professores. Nesses momentos, a atenção dos professores deve estar voltada à acolhida e despedida dos educandos. – Qualquer desvio de atenção nesses momentos pode comprometer o trabalho do docente e a segurança dos educandos.

BIBLIOTECA

Horário de Funcionamento

No horário de funcionamento dos turnos.

Empréstimo

Os educandos matriculados no Colégio têm direito ao empréstimo domiciliar.

É disponibilizado o empréstimo, no limite de 03(três), por um período de 07 dias corridos.

Renovação de Empréstimo

A renovação da locação pode ser feita, por um período de mais 07 dias, se o livro não estiver reservado para outro educando e se o usuário estiver em dia com a Biblioteca.

Atraso na Devolução

O usuário que não estiver com a situação regularizada na Biblioteca não poderá utilizar o serviço de empréstimo.

Caso o educando/usuário atrase na devolução do livro será cobrada uma multa de R$

1,0 (um real) por dia de atraso. – Salientamos que são contados dias corridos.

(8)

Obs.: A cobrança da multa é uma medida educativa, que tem como objetivo levar o educando à responsabilidade no uso da Biblioteca como um bem coletivo.

Extravio ou Dano

Os livros emprestados deverão ser devolvidos em perfeito estado de conservação. Se ocorrer extravio ou dano (rasura, perda, sujeira etc) o educando deverá pagar um valor referente à obra, assim discriminado: Fundamental I ⇨R$25,00; Fundamental II ⇨ R$30,00 e Ensino Médio → R$35,00.

Postura no Ambiente da Biblioteca

A Biblioteca é um ambiente organizado, que requer concentração, destinado a estudo e pesquisa.

POR ISSO, NÃO É PERMITIDO:

• Conversa em voz alta;

• Comportamento e atitude inadequados;

• Permanência do educando, no período da aula, sem autorização do professor ou Coordenador;

• Entrada com alimentos e bebidas;

• Qualquer tipo de jogos, sem fins pedagógicos;

• Entrada com mochilas, fichários, sacolas e bolsas;

• Uso de celular e outros eletrônicos;

• Uso de estiletes;

• Número de educandos superior a 05 por grupos de estudo.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E OFICINA DE ROBÓTICA

De acordo com o planejamento de cada professor, é um espaço utilizado para o desenvolvimento de conteúdos e atividades com o objetivo de que os educandos desenvolvam as habilidades e competências previstas para cada série.

Postura no Ambiente do Laboratório → É proibido:

• Degustar qualquer tipo de alimento, inclusive balas, chicletes e pirulitos;

• Usar celular ou outros eletrônicos (Salvo quando direcionado pelo professor);

• Falar alto, gritar, correr;

• Entrar e sair sem a prévia autorização do professor;

• Utilizar qualquer aparelho para ouvir música, com fone de ouvido;

• Utilizar qualquer aparelho eletrônico sem a permissão do professor;

• Entrar em e-mails, sites, chats (bate-papo), enviar torpedos, cartões, mensagens;

• Desenvolver sites sem autorização do professor;

• Fazer qualquer tipo de download;

• Apagar e/ou alterar qualquer arquivo gravado nos equipamentos;

• Danificar os equipamentos ⇨ Enquanto o educando estiver utilizando a máquina ele é responsável por todo o equipamento.

ATENÇÃO!

• Os educandos não podem executar ou instalar programas que não sejam autorizados pelo responsável do Laboratório de Informática.

• A presença dos educandos no Laboratório de Informática, para fins de pesquisa ou confecção de trabalhos, é permitida com a devida autorização, por escrito, do professor da disciplina e com o prévio agendamento.

• Na eventualidade de a Biblioteca não atender aos educandos, estes poderão se dirigir ao Laboratório de Informática para pesquisa na Internet e digitação de trabalhos, caso não esteja tendo aula no local.

(9)

• O material que for avariado e ficar fora das condições normais de uso é de responsabilidade do educando.

• É de responsabilidade do educando qualquer objeto ou pertence trazido para o Laboratório.

• Os periféricos (CD-Rom, Pen Drive etc) trazidos para uso no Laboratório de Informática devem ser, previamente, analisados pelo responsável do setor.

• Ao sair do Laboratório de Informática deixá-lo organizado (cadeiras, teclado, mouse etc em seus devidos lugares).

• Não é permitida nenhuma atividade no Laboratório de Informática que não seja pedagógica;

• Não é permitida a entrada com mochilas, sacolas e bolsas.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS e ESPAÇO MAKER

Espaços destinados à realização de experimentos direcionados, de acordo com os conteúdos e projetos de cada série, com o objetivo de enriquecer e consolidar a aprendizagem nas várias áreas do conhecimento.

Para que as atividades nesses espaços alcancem os objetivos desejados são indispensáveis algumas normas, como:

• Devem ser locais calmos e tranquilos. Os educandos devem evitar falar em voz alta e sair de seus respectivos lugares;

• Não é permitido fumar, ingerir alimentos e nem beber água nas torneiras do Laboratório de Ciências;

• O educando deverá ressarcir os prejuízos causados, em função da falta de cuidado.

• Não é permitida a entrada com mochilas, sacolas e bolsas.

MATERIAL ESCOLAR

• Identificar todo o material com o nome completo do aluno e a série, inclusive o uniforme e a lancheira.

• O material esquecido fica disponível nos “Perdidos e Achados”. Decorrido um mês, os objetos não identificados são destinados à doação.

• Sendo uma Escola conveniada ao UNOi – Sistema Educacional por Competências, proporciona sempre um material atualizado e moderno para os educandos da Educação Infantil II ao Ensino Médio.

• Para o Programa Bilíngue (do Infantil II ao 7.º ano) a Rede Alternativo tem convênio com o UNOi – Sistema Educacional por Competências.

• O educando deverá estar de posse do seu material didático diariamente, sendo proibida a utilização de fotocópias.

MATERIAL DE USO PESSOAL

O Colégio Alternativo NÃO SE RESPONSABILIZA por objetos perdidos, uniformes, casacos, objetos de valor tais como celulares, relógios, joias, quantias em dinheiro, brinquedos e eletrônicos em geral.

As bicicletas deverão ficar presas no bicicletário com cadeado.

AGENDA ESCOLAR DIGITAL

A comunicação escola/família é realizada por meio da Agenda EDU, aplicativo digital que facilita a comunicação, tornando-a mais ágil e segura.

(10)

OBS.: As instruções sobre a utilização da Agenda Edu serão enviadas em informativo destinado a esse fim.

A manutenção de endereços, telefones e e-mails atualizados na Secretaria é a garantia da comunicação rápida e eficiente entre Colégio e Família.

ALIMENTAÇÃO NO COLÉGIO

No Colégio existe uma cantina para atender à Comunidade Educativa, onde o educando pode adquirir lanches no intervalo de recreio.

EXCURSÕES PEDAGÓGICAS / TRABALHOS DE CAMPO / VSITAS PEDAGÓGICAS Sob o acompanhamento da Coordenação Pedagógica, o Colégio organiza excursões pedagógicas, trabalhos de campo e visitas orientadas (pedagógicas), de acordo com o planejamento das diversas áreas do conhecimento.

As viagens de estudo proporcionam ao educando a ampliação do seu universo cultural, oportunizando situações de ensino-aprendizagem que favoreçam ao mesmo uma maior interação com o conhecimento de forma significativa e, sobretudo, prazerosa.

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A aula de Educação Física é obrigatória para todos os educandos (LDB – Título V – Capítulo II – Seção I – Art. 26 § 3º.). Portanto, os educandos com dispensa médica devem se apresentar ao seu professor a cada aula. Eles estarão dispensados da atividade física, mas não da presença na aula. → O educando deverá desenvolver a parte teórica do componente curricular.

A pontuação trimestral em Educação Física é obtida por meio de avaliação escrita, avaliação prática, frequência, pontualidade, responsabilidade, interesse, envolvimento e realização das atividades propostas.

O educando não pode participar das aulas sem o uniforme de Educação Física (Será encaminhado ao SAE – Setor de Apoio Educando) e considerado ausente da aula.

Outras Normas para as aulas de Educação Física

• Os educandos aguardam o professor de Educação Física em sala de aula;

• Não é permitido o uso de miniblusas;

• Não é permitido o uso de calçados abertos e chinelos;

• Não é permitido o uso de calça jeans;

• Educando sem uniforme é considerado ausente.

ATESTADO MÉDICO

⇨Para dispensa da prática da Educação Física → Caso o educando apresente atestado médico declarando a impossibilidade de praticar exercícios físicos, o documento deve conter o período da inatividade, carimbo do médico, assinatura e CID.

(11)

⇨Para justificar ausência ao Colégio → O atestado deve ser entregue na Secretaria do Colégio no prazo máximo de 48 horas.

ATENÇÃO! O atestado médico não abona as faltas, apenas justifica.

ATENDIMENTO AOS ALUNOS EM CASO DE EMERGÊNCIA

O Colégio Alternativo, mediante a gravidade da situação que envolve o educando, entra em contato com a família. Nos casos não graves sempre será enviado um comunicado à família, via Agenda Edu ou outro meio.

SAÚDE E ACIDENTE

Em caso de problemas de saúde ou acidente, o educando não será encaminhado a médicos ou hospitais sem a devida autorização da família, a não ser em situações de emergência. As despesas ficarão a cargo da família, em caso de opção por hospital particular.

Quando doente, o educando não deverá comparecer ao Colégio.

IDENTIDADE ESTUDANTIL

A identidade estudantil (carteirinha) é de uso pessoal e intransferível. Sua utilização por outra pessoa é um grave ato de indisciplina, sendo o educando suspenso.

A identidade estudantil é que identifica o educando para que ele tenha acesso à biblioteca, possa participar de visitas pedagógicas etc.

Em caso de perda ou danificação da identidade estudantil, o educando terá que, imediatamente, informar ao SAE – Setor de Apoio ao Educando.

Para a emissão da 2ª. via da identidade estudantil será cobrada uma taxa de R$ 15,00 a ser paga na Secretaria do Colégio.

ENTREGA DE ENCOMENDAS NO COLÉGIO

A entrega de material esquecido em casa e/ou de outros objetos será feita na Secretaria, que, em momento oportuno, encaminhará os pertences ao SAE – Setor de Apoio ao Educando.

UNIFORME ESCOLAR

É obrigatório o uso do uniforme completo, desde o 1º dia de aula, para todos os educandos, em todas as atividades escolares (aulas, provas e solenidades); facilita a identificação e permite controlar com maior eficiência a entrada e a saída dos educandos no Colégio.

Os uniformes oficiais para cada segmento no ano de 2022 serão:

EDUCAÇÃO INFANTIL

MASCULINO – Camisa com e sem manga, calça e jaqueta de tactel ou de moletom;

bermuda de tactel, sunga e touca de banho; tênis.

FEMININO – Vestido com bombacho, calça e jaqueta de tactel ou de moletom, short saia, maiô e touca de banho e tênis.

Obs.: É obrigatório o uso da boia de braço para todos os alunos da Educação Infantil.

(12)

ENSINO FUNDAMENTAL I 1.º ao 5.º ANO

MASCULINO – Camisa com e sem manga, calça de tactel, jaqueta de tactel ou de moletom, bermuda xadrez, bermuda tactel, sunga, touca de banho(1º e 2º anos) e tênis.

FEMININO – Blusa com ou sem manga, calça de tactel, jaqueta de tactel ou de moletom, short saia xadrez, maiô, touca de banho(1º e 2º anos), short saia de microsoft(para as aulas de Educação Física) e tênis.

Obs.: É obrigatório o uso da boia de braço para todos os alunos do 1º. Ano.

ENSINO FUNDAMENTAL II 6.º ao 9.º ANO

MASCULINO – Camisa com e sem manga, calça de brim, calça de tactel, jaqueta de tactelou de moletom, bermuda xadrez e tênis.

FEMININO – Blusa com ou sem manga, calça de tactel ou de brim, jaqueta de tactel ou de moletom, bermuda de microsoft(para as aulas de Educação Física) e tênis.

ENSINO MÉDIO 1.ª a 3.ª SÉRIE

MASCULINO - Camisa com e sem manga, calça de tactel, jaqueta de tactelou de moletom, bermuda xadrez e tênis.

FEMININO - Blusa com ou sem manga, calça de brim ou tactel, jaqueta tactel ou de moletom, bermuda de microsoft(para as aulas de Educação Física) e tênis.

Observações importantes:

O uniforme é exigido desde o 1º. dia de aula (01/02/2022);

O uniforme poderá ser adquirido nas lojas da BLINK e da LOUCIC.

Não é permitido o uso de calça jeans, chinelo, lenço, boné, gorro e capuz.

As peças do uniforme devem ser identificadas com o nome do educando e o Colégio não se responsabiliza em caso de perda.

ATENÇÃO! As CAMISAS DE EVENTOS do Colégio só podem ser usadas como uniforme às SEXTAS-FEIRAS (Da Educação Infantil ao Ensino Médio).

ACOMPANHAMENTO DISCIPLINAR

Os problemas de disciplina são tratados por meio de uma ação educativa apropriada (diálogo, investigação das causas, advertências, limites etc) de forma que possa constituir-se em importante instrumento de formação do educando.

Os educandos, por meio de inobservância de seus deveres e de acordo com a gravidade da falta, são passíveis das penalidades conforme Regimento Escolar.

NORMAS DISCIPLINARES

Entendemos que é importante a divulgação das normas disciplinares pelas seguintes razões:

• A disciplina, compreendida como processo interior de organização, deve ser o resultado de um trabalho tanto do Colégio quanto da Família, voltado para a formação integral do educando.

(13)

• As normas abaixo relacionadas, colocadas com clareza para todos, funcionam como balizadoras dos comportamentos e indicativos dos limites do grupo social escolar.

• A convivência de todos os profissionais do Colégio e todos os alunos deverá ser revestida de respeito, alegria e colaboração. Cada educando e cada profissional será despertado para o uso da sua inteligência, vontade e responsabilidade. → Sendo delicado, mas também firme, cada um deverá responder como autor de seus atos, assumindo todas as consequências dos mesmos.

SANÇÕES APLICÁVEIS AO EDUCANDO

Ao educando, conforme seus indicadores de desempenho e a reiteração dos atos que cometer, serão aplicadas as seguintes medidas educativas e sanções previstas no Regimento Escolar.

• Advertência oral;

• Advertência escrita;

• Suspensão da aula ou atividade com tarefas escolares determinadas pelo professor;

• Suspensão por até 03(três) dias das aulas;

• Transferência do educando.

DIREITOS E DEVERES DOS EDUCANDOS

Direitos

• Ser respeitado independente da sua idade, etnia, credo, sexo ou condição social;

• Receber uma educação de excelência, conforme proposta pedagógica;

• Sugerir melhorias visando o aperfeiçoamento do sistema;

• Participar das atividades escolares e outras de caráter recreativo e esportivo;

• Ter acesso aos resultados das atividades avaliativas, faltas e outras avaliações realizadas sobre seu comportamento pessoal e cognitivo;

• Requerer 2ª chamada de avaliação em conformidade com o Calendário Escolar e Regimento Escolar.

• Ser informado do sistema de avaliação e de seus instrumentos;

• Receber seus trabalhos, tarefas e avaliações devidamente corrigidos, em tempo hábil, possibilitando, assim, visualizar o seu desempenho escolar;

• Utilizar as instalações e dependências do Colégio, que lhe forem destinadas, na forma e nos horários para isto reservados;

• Ser orientado em suas dificuldades e participar de todas as oportunidades de avaliação para que alcance os objetivos propostos da sua educação.

Deveres

• Apresentar-se devidamente uniformizado às atividades escolares;

• Cumprir as atividades propostas pelos professores dentro dos prazos estabelecidos, trazendo o material escolar necessário às aulas de cada dia;

• Respeitar e acatar as normas disciplinares do Colégio;

• Não promover e nem incitar brigas, assim como não participar delas e de atos de rebeldia;

• Participar com respeito das atividades cívicas;

• Preservar a limpeza e a conservação das instalações e equipamentos;

(14)

• Ressarcir ao Colégio eventuais prejuízos causados;

• Participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem, respondendo pelo seu rendimento escolar;

• Apresentar solicitação por escrito e assinada pelo responsável para fins de saída antecipada;

• Respeitar direção, corpo docente e demais pessoas que exercem alguma função no Colégio tratando a todos com civilidade;

• Comunicar à Coordenação Pedagógica e ao SAE – Setor de Apoio ao Educando - o seu afastamento temporário por motivo de doença ou outros;

• Obedecer aos dispositivos do Regimento Interno do Colégio.

É Vedado ao Educando

• Promover, sem autorização da Direção, sorteios, coletas ou subscrições, usando, para tais fins, o nome do Colégio;

• Distribuir, no recinto do Colégio, quaisquer boletins, folders ou impressos sem autorização da Direção;

• A publicação total e parcial de imagens de aulas e a utilização de celular em sala de aula;

• Ocupar-se durante as aulas com qualquer material que não seja pertinente a aula;

• Fomentar ou participar de faltas coletivas às aulas ou manifestações de agravo ao corpo técnico-pedagógico, administrativo, docente, discente ou autoridade, no recinto escolar;

• Permanecer fora de sala durante as aulas sem autorização prévia do professor ou coordenador;

• Sair de sala no período de troca de professor. Após a entrada do professor, o aluno que não estiver em sala poderá ficar sem assistir à aula;

• Trazer ou usar objetos que contenham qualquer tipo de gás, objetos cortantes, brinquedos que imitam armas de fogo, canetas laser e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outrem e outros materiais alheios ao trabalho de sala de aula;

• Praticar qualquer tipo de comércio dentro do Colégio.

• Assinar pelos responsáveis os boletins ou qualquer correspondência enviada pela escola, sendo este ato considerado falta grave;

• Distribuir convites para festas externas, quando houver exclusão de qualquer aluno da sala;

• Comemorar aniversário de colega com manifestação de mau gosto, tais como rabiscar uniformes, jogar ovos, farinha etc;

• Deixar mochilas ou bolsas no pátio e corredores do Colégio;

• Consumir chicletes, balas e derivados em sala de aula, nos laboratórios, na biblioteca e demais dependências do Colégio;

• Usar boné, gorros e similares nas dependências do Colégio;

• Portar livros, revistas ou qualquer escrito considerado atentatório à moral;

• Fumar nas dependências do Colégio;

• Provocar brigas ou ameaças no ambiente escolar, bem como em seu entorno;

• Participar de aulas de Educação Física sem estar vestido com o uniforme oficial do Colégio para as aulas desse componente curricular.

DANOS MATERIAIS

O educando que produzir danos materiais ao Colégio ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários, receberá, além da punição cabível, a nota de custo do respectivo conserto (ou da reposição). Dentro de três dias do recebimento da nota, deverá pagar aos prejudicados o valor devido.

(15)

NAMORO NO COLÉGIO

Não é permitido o namoro nas dependências do Colégio.

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO NO COLÉGIO – Somente para Educação Infantil ao 2º. Ano do Ensino Fundamental.

O tempo disponível para o aniversário acontecer é somente o período do recreio (20minutos). Seguem algumas normas para a comemoração:

• Agendar a data na Secretaria do Colégio;

• A comemoração acontece às sextas-feiras e só é permitido um aniversário por sexta-feira; então, agende com antecedência;

• Chegar 30minutos antes do horário marcado para arrumação do espaço.

• Cumprir o horário. - Os educandos têm uma rotina que precisa ser seguida.

• Pede-se que, quando tiver uma lembrancinha, a mesma deverá ser entregue no final das aulas, e que se evitem brinquedos/alimentos inconvenientes ao ambiente escolar (sonoros, chicletes, balas, chocolates etc).

• É de responsabilidade da família a arrumação da sala, anterior e posterior à comemoração, não podendo envolver educandos e funcionários do Colégio.

• Da comemoração podem participar, além da turma do aniversariante, apenas seus familiares (pais e irmãos).

• Para a manutenção do espaço é cobrada uma taxa de R$ 100,00(cem reais) para a realização do aniversário.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Avaliação na Educação Infantil

É feita mediante acompanhamento e registro descritivo do desenvolvimento da criança, considerando os aspectos essenciais: socialização, afetividade e aquisição de habilidades e competências, de acordo com a faixa etária.

Avaliação no Ensino Fundamental e Ensino Médio

Fundamenta-se na observação e no registro do desenvolvimento dos educandos em seus aspectos cognitivo, afetivo e relacional, decorrentes das propostas de ensino. A avaliação é contínua, diagnóstica, sistemática e é o eixo do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação abrange três dimensões: o desempenho do educando, o desempenho do professor e a adequação do planejamento.

A avaliação é realizada por meio de aplicação de provas, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, seminários, simulados e outros processos dinâmicos que a iniciativa do professor sugerir.

PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

• Os dias das avaliações são os que constam no cronograma de avaliações trimestralmente entregue aos alunos e enviado às famílias.

(16)

• Os educandos devem portar somente lápis, caneta e borracha.

• A mochila e demais pertences são guardados embaixo da carteira.

• O uso de celular e consulta (“cola”) ocasionará a anulação da prova, sem direito a 2ª chamada.

• O uso de calculadora sem a autorização do professor ocasionará a anulação da prova, sem direito a 2ª chamada.

• O educando que faltar às avaliações não poderá realizá-las em outra data, se não as datas de 2ª chamada, previstas no Cronograma de Avaliações.

• O educando que iniciar a avaliação e, por algum motivo, não a concluir, não terá direito a 2ª chamada.

CASOS ESPECÍFICOS DE “COLA”

A “cola” é um ato desonesto e caracteriza-se como fraude. O educando que se habitua à “cola” não adquire os conhecimentos necessários para solidificar a sua formação e não desenvolve habilidades e competências, já que não precisa de nenhum esforço. Frequentemente recorre a artifícios outros, mais fáceis, ou à ajuda dos colegas para “cumprir” as suas obrigações escolares.

Dessa forma, o educando não adquire também a confiança e a segurança necessárias para, mais tarde, numa outra situação, sem a ajuda de terceiros, fazer e vencer sozinho.

1º. Caso ⇨ O educando que for encontrado “colando” ou passando “cola” terá a avaliação recolhida. - O parecer do professor é incontestável.

2º. Caso ⇨ Será considerada falta grave o educando que for flagrado com “cola”, anteriormente preparada (folhas, folhetos, livros, cadernos, borrachas, réguas, anotações na carteira, anotações em qualquer parte do corpo, gravações, aparelhos eletrônicos etc).

Nesses casos, temos como desdobramentos:

• A comunicação do fato, imediatamente, ao SAE – Setor de Apoio ao Educando e à Coordenação Pedagógica; o recolhimento da prova e o registro da nota “zero”;

• Impedimento de realização de avaliação de 2ª. Chamada, no componente curricular em que utilizou o recurso da “cola” e envio de comunicado ao responsável.

2ª CHAMADA

Para que o educando realize a avaliação de 2ª chamada deverá ser feito um requerimento na Secretaria do Colégio, em até 72 horas da falta, anexando documentos que atestem a ausência do aluno (enfermidade, falecimento de parente, cumprimento dos deveres cívicos e convocação para atividades esportivas).

É cobrada uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) para cada avaliação de 2ª. chamada, se não houver a apresentação de atestado médico.

O educando que faltar à 2ª. chamada de avaliação não poderá requerer uma nova avaliação.

(17)

A partir do 6º. Ano, as avaliações de 2ª. Chamada poderão ser aplicadas aos sábados ou em contraturno.

A avaliação de 2ª. Chamada não é autorizada em casos de atraso do educando, falta de preparação para a avaliação e viagens de passeio.

Não há 2ª. Chamada de avaliações de Simulados, Recuperação Trimestral e de Exame Final.

DIVISÃO DA PONTUAÇÃO

• O ano letivo é dividido em três trimestres, e o mínimo necessário para aprovação em cada trimestre é de 60% do valor do mesmo, sendo:

Valor Pontuação mínima exigida para aprovação (60%)

Total de dias letivos/2022

1.º Trimestre 25 15 66

2.º Trimestre 35 21 66

3.º Trimestre 40 24 69

Total 100 60 201

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO FUNDAMENTAL – 1.º Ano

No 1º. Ano a avaliação acontece por meio da realização das atividades: Projeto Trimestral/Trajeto i, Atividade de Desempenho/Integrada, Produção Textual, Prática de Leitura, Atividade Interativa, Atividades de Casa, de Aula, Comprometimento, Comportamento, Organização do Caderno e Simulado/Integrado, e também da observação e direcionamento da construção das habilidades e competências objetivadas para a faixa etária.→ Para cada trimestre letivo há momentos de avaliação específicos.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO ⇨

1.º ANO

(18)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO ⇨

2.º ANO

(19)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO ⇨

3.º ANO

(20)

(21)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO ⇨

4.º e 5.º ANO

(22)

(23)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO ⇨

6.º ao 9.º ANO

imp sio imp sio e

presentação r s ca

imp sio imp sio e

presentação r s ca

(24)

ostra ien ca

ostra ien ca

(25)

imp sio imp sio e

presentação r s ca

imp sio imp sio de

presentação r s ca

(26)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1.ª Série (Formação Geral Básica)

imp sio imp sio de

presentação r s ca

imp sio imp sio de

presentação r s ca

(27)

imp sio imp sio de

presentação r s ca

ostra ien ca

imp sio imp sio de

presentação r s ca

(28)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1.ª Série (Itinerários Formativos)

A avaliação dos Itinerários Formativos do Ensino Médio é realizada como caminho para promover a aprendizagem, com relevância para favorecer o desenvolvimento intergral dos estudantes, pois acontece com foco nas múltiplas dimensões do desenvolvimento dos jovens, considerando, por exemplo, as competências gerais e as competênica e habilidades das áreas do conhecimento.

Nos Itinerários Formativos a avaliação se desenvolve tendo alunos e professores como sujeitos dos momentos avaliativos, avaliando a si mesmos e ao outro.

Composta por várias etapas, na avaliação há momentos de disagnóstico, análise do contexto e inervenção para promover novas aprendizagens.

Em cada componente curricular, para cada etapa de avaliação serão criadas rubricas específicas, que atendam às especificidades dos projetos, conteúdos/temas e áreas do conhecimento.

RUBRICA é um instrumento que permite avaliar, por meio da observação e evidências, os processos e produtos realizados pelos estudantes.

Para as avaliações nos Itinerários Formativos não serão atribuídas notas/pontos, e sim serão registradas observações específicas que atendam ao desenvolvimento das competências e habilidades que se prentende com cada compnente curricular.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

2.ª Série (EM)

imp sio imp sio e

presentação r s ca

(29)

imp sio imp sio e

presentação r s ca

imp sio imp sio e

presentação r s ca

Referências

Documentos relacionados

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already