• Nenhum resultado encontrado

CombiMaster Plus. O Forno Combinado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CombiMaster Plus. O Forno Combinado"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

O Forno Combinado

CombiMaster ® Plus

(2)

02 03

RATIONAL – a empresa do cozinheiro.

Empresa

(3)

Máximos benefícios para os nossos clientes: este é o objectivo que perseguimos há 35 anos. Tudo começou com a nossa invenção do forno combinado, uma inovação que revolucionou o mundo culinário. Desde esse momento, continuamos obstinados em direção à especialização, centrando-nos exclusivamente nos desejos e necessidades dos nossos clientes.

Esta atitude permite-nos ter a melhor solução para os seus problemas – melhor que os outros.

Outra razão tem também a ver com a nossa própria imagem: não nos consideramos principalmente como construtores de maquinaria, mas como parte da solução de problemas respondendo com soluções inovadoras às dificuldades dos cozinheiros. Esta conduta refelte-se claramente na nossa equipa de investigação e desenvolvimento, composta de físicos, engenheiros, científicos, nutricionistas e cozinheiros e nas 25 toneladas anuais de alimentos consumidas em testes e actividades experimentais, com a finalidade de consolidar a nossa vanguarda inovadora e oferecer aos nossos clientes aparelhos com um campo de aplicação cada vez mais amplo.

Os nossos esforços levaram-nos ao CombiMaster® Plus, uma solução à medida que permite ao profissional da cozinha superar sem problemas as actividades quotidianas. O CombiMaster® Plus estabelece novas pautas tanto em matéria de consumo e utilização de matérias-primas e recursos como em qualidade de confeção.

O objectivo da nossa empresa

Oferecemos, às pessoas que preparam refeições

quentes em cozinhas industriais e em cozinhas

comerciais, a maior utilidade possível.

(4)

04 05

Potência

(5)

A cozinha exige precisão, tanto do cozinheiro como dos seus instrumentos. O novo CombiMaster® Plus destaca-se pelo seu trabalho com precisão, em todo âmbito:

com a sua sofisticada tecnologia realça a arte culinária de qualquer mestre.

RATIONAL CombiMaster ® Plus:

Uma categoria à parte

É um aparelho robusto, fácil de manusear, que convence pela sua funcionalidade e a sua aptidão para enobrecer a qualidade dos mais deliciosos pratos: assados suculentos com crosta crocante, aroma intenso e magnifica cor, conservando o valor vitamínico e as substâncias minerais dos alimentos. Tudo isto devido a um clima ideal na camara de confeção e um minucioso ajuste da temperatura, humidade, circulação do ar e tempo de confeção.

As características principais

> Variedades infinitas de cozedura

O CombiMaster® Plus substitui até 50 % dos aparelhos de confeção conven- cionais: use-o como chapa ou grelha e para levar ao forno, assar, estofar, brasear, cozer ao vapor, ferver, refogar entre tantas outras aplicações.

> Potência de confeção única na sua classe

A potência de confeção do CombiMaster® Plus possibilita uma capacidade de carga até 30 % mais. Combinado com as melhores tecnologias de confeção, garante refeições de qualidade sempre excelente.

> Óptimo clima de confeção

A função ClimaPlus® regula o clima de confeção específico para cada produ- to, para crostas e panados super crocantes e assados com todo o seu molho.

> Fácil de operar

O comando giratório, de clara disposição e desenho robusto, apto para am- bientes profissionais, facilita ao máximo a selecção das diversas funções.

(6)

CombiMaster ® Plus –

Potência que impressiona.

06 07

Potência

O CombiMaster® Plus estabelece novas metas, e não só em matéria de rentabilidade, o aparelho destaca-se igualmente pela sua impressionante potência efectiva:

A dose de energia transmitida aos alimentos é sempre exacta e, sumamente potente, se pretendido. Uma central de medição e regulação, altamente sensível, encarrega-se de que o clima na camara de confeção seja uniforme e venha adaptado às necessidades particulares de cada alimento. Nestas óptimas condições obtêm-se resultados excepcionais, mesmo no caso de produtos de confeção dificil como os gratinados, os grelhados e todo tipo de peças pequenas na grelha - bandeja por bandeja, peça a peça e porção a porção. Esta é aque os seus clientes irão notar, saborera e desfrutar.

Humidificação de alta eficiência na camara de confeção

O novo sistema de humidade activa da camara de confeção mostra a sua eficiência rápida e fiávelmente, em qualquer circunstância. Isto garante crostas e panados crocantes e assados suculentos, mesmo quando se produzem grandes quantidades.

Distribuição dinâmica do ar

O inovador e patenteado sistema de distribuição dinâmica em conjunto com a geometria de fluxo optimizada da camara de confeção distribuem o calor da melhor forma pela camara de confeção procurando que tenha efeito onde é preciso. Deste modo os alimentos cozem uniformemente, desde a primeira até à última bandeja.

Vapor fresco, puro e higiénico A regulação eficiente do potente gerador de vapor oferece uma extraordinária vantagem: permite tanto cozer em água a ferver como a preparação delicada de alimentos ao vapor. Aliás, os tempos de aquecimento são rapidíssimos e os alimentos conservam a sua cor intensa, o seu apetitoso sabor e o seu conteúdo de substâncias vitamínicas e minerais. A alta saturação de vapor a temperaturas sempre constantes, garante refeições de qualidade excepcional. O novo sistema de regulação encarrega-se da circulação delicada do vapor e do envio permanente de vapor, fresco e higiénico aos alimentos. Deste modo, mesmo os produtos mais sensíveis cozem sem ressecar.

(7)

Caracteristicas principais

> Distribuição dinâmica do ar e nova geometria da camara de confeção A soma de ambos factores proporciona uma distribuição absolutamente

homogénea do calor e uma uniformidade de confeção até agora inalcançável.

> Gestão activa do clima na camara de confeção

Uma técnica de desumidificação extremamente efectiva e rápida

proporciona assados, e panados resultem na perfeição, mesmo com a carga total: tenros e suculentos por dentro, douradinhos e crocantes por fora.

> Geração de vapor higiénica e eficiente

O melhor aparelho para confeção a vapor. A geração de vapor é particularmente rápida e constante ao mais alto nível. Os alimentos sensíveis como as legumes e o peixe cozem delicadamente sem ressecar.

(8)

O CombiMaster® Plus é um autêntico multi-talento que se converte no instante num aliado indispensável na cozinha. Precisa de pouco espaço: Tudo o que antes requeria um grande esforço, uma quantidade de aparelhos e extenso espaço para a sua preparação, pode cozinhá-lo agora em um único aparelho sobre uma superfície de 1 m.

CombiMaster ® Plus – o multi-talento.

08 09

Modos de cocção

(9)

Modo de confeção vapor de 30 à 130 °C

O gerador de vapor de alto rendimento e o novo sistema de regulação gera constantemente vapor fresco e higiénico. Pode-se cozinhar sem acrescentar água e já não é necessário pré-cozer. A temperatura constante na camara de confeção e uma máxima saturação de vapor garantem um processo de confeção uniforme e delicado e a extraordinária qualidade das refeições. O resultado são alimentos de cor apetitosa, textura no seu ponto e com o máximo conteúdo de substâncias nutrientes e vitaminas, especialmente no caso dos legumes. Terá assegurado o êxito sem esforço de receitas delicadas como o pudim de caramelo, suflés de legumes, peixes finos ou musselinas, também em grandes quantidades.

Modo de confeção ar quente de 30 à 300 °C

O ar circula a grande velocidade em volta dos alimentos, envolvendo-os completamente. Isto faz que as proteínas da carne liguem imediatamente entre si e o interior da peça conserve o seu delicioso molho. O envio continuo de ar quente a uma temperatura até 300 °C não é um mero detalhe técnico, garante as reservas de potência que o aparelho precisa quando trabalha com carga total. Unicamente assim se consegue peças grelhadas douradas e suculentas, congelados suculentos como lulas, croquetes, rolos de primavera ou asas de frango e forneados deliciosos.

Modo de confeção combinado de 30 à 300 °C

O modo de confeção com calor combinado soma às vantagens típicas do vapor:

confeção rápida, minima perda, etc. O ar quente favorece a formação do aroma, uma apetecível cor e crostas tentadoras e crocantes. Sem necessidade de girar ou dar a volta aos alimentos, em tempos de confeção significativamente mais rápidos e reduzindo as perdas de confeção até 50 %.

Finishing®

Finishing®, permite adequar a produção das horas de serviço. Desde a mais simples guarnição até ao mais elaborado menu: Com o clima de confeção ideal consegue regenerar os alimentos que confecionou na perfeição no CombiMaster® Plus e depois arrefeceu, de modo rápido e com a temperartura ideal para o seu consumo, tanto em bandejas como em pratos ou em tabuleiros. O que para si significa flexibilidade, para os seus clientes resume-se a maior prazer, ao eliminar definitivamente das perdas de qualidade que implicam conservar as refeições quentes.

5 velocidades do ar

O ventilador do CombiMaster® Plus dispõe da velocidade correcta tanto para alimentos robustos como delicados. Para o êxito de suflés e biscoitos e até de pastelaria tão sensível como os éclairs.

(10)

A regulação da humidade influencia decisivamente os resultados de confeção, por isso regamos os

alimentos com líquidos, acrescentamos molhos, água ou vinho e tapamos ou destapamos a panela constantemente.

ClimaPlus ®

O segredo está no clima.

10 11

ClimaPlus

®

Mas isto precisa de tempo e atenção, muita experiência e precisão, sobre tudo, de um dom muito especial. Hoje em dia a central de medição e regulação do CombiMaster® Plus economiza estes dificies procedimentais, mantendo infalivelmente o nível de humidade ideal na camara de confeção. ClimaPlus® converte a experiência e a prática culinária numa tecnologia de vanguarda, inteligente e fácil de utilizar, para a elaboração de refeições de qualidade excepcional e sempre constante.

(11)

ClimaPlus

®

– a gestão activa do clima na camara de confeção

> Os sensores do sistema de gestão medem a humidade na camara de confeção e adaptam-na automaticamente aos valores dos parâmetros ajustados. Em função da necessidade, coloca ou extrai a humidade da camara de confeção, eliminando a necessidade de incorporar líquido ou regar os alimentos com molhos.

> ClimaPlus® presta-se tanto para a aplicação manual como com programas de confeção e permite-lhe, modificar o ajuste da humidade conforme o seu gosto durante o processo de confeção.

(12)

12 13

Operação

Fácil e

claro.

(13)

Símbolos intuitivos

O CombiMaster® Plus é fácil de usar desde o primeiro momento. Símbolos simples e intuitivos, de clara disposição e o comando giratório simplificam a colocação exacta de parâmetros.

Programável a seu gosto

Se desejar automatizar os seus próprios processos de confeção, dispõe de 50 memórias de programa até 6 passos cada um. Deste modo poderá executar processos de confeção multi-etapas pressionando simplesmente um botão.

Limpeza higiénica com um simples preesionar de tecla

O RATIONAL CombiMaster® Plus fica limpo e brilhante com um par de simples acções. Pulverize simplesmente o interior da camara de confeção com o detergente RATIONAL e inicie o programa de limpeza. Para resultados ainda melhores enxagúe depois a camara com o duche de mão opcional e, pronto! Não existe contaminação que resista a este combate.

(14)

14 15

Geração de valor

Rentabilidade e eficiência.

O CombiMaster® Plus incrementa a rentabilidade na sua cozinha, de modo substancial e comprovável. Não tem que esperar nenhum período de amortização – o aparelho amortiza- se desde o primeiro dia. A economia de matéria-prima, energia, a redução dos custos laborais e a economia de espaço superam muito os custos de financiamento. Faça o cálculo!

Redução do 10 % no consumo de matéria-prima

O ajuste sempre presente do clima na camara de confeção possibilita uma preparação particularmente delicada de carnes, peixe, aves e veado. De facto, tão delicada, que a perda de peso da matéria-prima na confeção diminui menos 10 % em média.

Redução das horas de trabalho

O CombiMaster® Plus é um ajudante súper-fiável. A possibilidade de planificar a produção com dias de antecedência, a simplicidade do manuseamento e a facílima limpeza do aparelho permitem economizar diariamente de 1 a 2 horas de trabalho.

Redução dos custos de energia em 60 %

Os breves tempos de pré-aquecimento eliminam a necessidade do modo

“stand-by”, imprescindível em aparelhos convencionais. Em combinação com os tempos de confeção substancialmente mais curtos, além do tempo economiza substancialmente energia. O sistema de regulação ultra-sensível e o fornecimento de energia em função da necessidade resultam numa poupança do 60 %

comparando com os aparelhos de confeção convencionais.

Minimização da necessidade de espaço em mais de 30 %

Numa superfície de menos de 1 m² poderá diminuir cerca de 40 – 50 % o emprego de aparelhos de confeção convencionais. Ao diminuir a necessidade de espaço na cozinha, reduzem-se também os custos de investimento.

(15)

Exemplo: Refeitório de empresa com uma produção diária de 200 refeições, com dois aparelhos CombiMaster® Plus 101

O seu benefício Cálculo do valor mensal O seu ganho de

benefício mensal

Faça o seu pró- prio cálculo Carne

A grande redução de perdas de peso por confeção equivale a uma poupança média de 10 %* no consumo de matérias-primas.

Consumo convencional de matéria- prima: 4.480 €

Consumo de matéria-prima com o CombiMaster® Plus € 4.032

= 448 €

Gordura

Praticamente supérflua. Os custos de adquisição e eliminação de gordura dimi- nuem até 95 %*.

Consumo convencional de matéria- prima: 36,00 €

Consumo de matéria-prima com o CombiMaster® Plus 1,80 €

= 34 €

Energia

A moderna tecnologia de regulação reduz o consumo de energia em aprox. 60 %*

(0,14 € por Kw/h)

Consumo convencional 6.300 kWh = 882 € CombiMaster® Plus 2.520 kWh = 352 €

= 529 €

Horas de trabalho

Benefício devido à produção antecipada, fácil operação, etc.

35 h menos x 10 €** = 350 €

O seu plus de benefício mensal = 1.361 €

O seu plus de benefício ano = 16.332 €

* comparado aos métodos de confeção

convencionais ** Cálculo misto da taxa por hora para cozinheiro/pessoal de limpeza

(16)

Porque a diferença está nos detalhes.

16 17

Características técnicas

Segurança

> A maior segurança de trabalho assegurada por uma reduzida altura de inserção

RATIONAL estabelece um novo standard normativo: O rack superior do CombiMaster® fica a 1,60 m de altura.

> Porta de duplo vidro com retro ventilação e revestimento termo reflector A sua construção minimiza a temperatura de contacto do vidro exterior e

facilita a limpeza entre ambos os vidros.

> Bandeja recolhe-gotas integrada na porta do aparelho

O esgoto permanente desta bandeja, mesmo com a porta do aparelho aberta, evita a formação de poças de água no fundo.

Tecnologias de confeção

> ClimaPlus®

A central de medição e regulação mantém automaticamente a camara de confeção no clima que você definir. Isto combinado com o sistema de desumidificação mais eficaz tecnologicamente permite-nos conseguir exteriores magnificos e panados crocantes e sucolentos.

> Gerador de vapor

A nova regulação do gerador de vapor envia constantemente vapor 100 % higiénico e fresco, para uma óptima qualidade dos alimentos. A elevada saturação de vapor evita que os alimentos ressequem, também a baixas temperaturas. Não há necessidade de instalar equipamentos para filtrar água.

> Nova técnica de distribuição

O inovador sistema de distribuição dinâmica e a geometria especial da camara de confeção obtêm uma distribuição uniforme do calor. Isto é indispensável para resultados de confeção homogéneos quando o aparelho trabalha em carga total.

> Separação centrífuga da gordura

Elimina a limpeza e a mudança de filtros de gordura convencionais A separação automática de gordura no rotor conserva a camara de confeção limpa e garante o sabor autêntico dos alimentos.

Patente Patente pendente

(17)

Emprego eficiente de recursos

> Abastecimento de energia em função da necessidade

O revolucionário sistema de regulação envia aos alimentos só a energia que eles conseguem absorver.

> Mecanismos de vedação integrados nos aparelhos de livre confeção

Com ou sem rack de carga múltipla: A mecânica de vedação integrada impede a fuga de vapor e de energia sem necessidade de chapa de vedação adicional.

> Redução de 28 % na superfície ocupada

As medidas compactas do aparelho fazem que a superfície a aquecer seja menor, com o qual diminui também o consumo de energia. Adicionalmente, a abertura estreita da porta minimiza as perdas de energia quando se abre a porta da camara de confeção.

> Difusor de calor de alto rendimento em aparelhos de gás

O desenho especial do difusor de calor garante um alto grau de eficácia. A superfície ampla e lisa facilita muito a limpeza. Os queimadores de gás ga- nharam o prémio de inovação da Associação de Gás Alemã, pelas suas baixas emissões de gáses de combustão.

Comodidade

> Duche de mão integrada (opcional)

O jato com seleção de saida de água e a disposição ergonómica simplificam a limpeza do aparelho e são muito úteis para enxaugar e para agregar líquido.

O dispositivo recolhedor automático e a função automática de corte de água possibilitam uma óptima higiene também conforme à EN 1717 e SVGW (Schweizerischer Verein des Gas- und Wasserfaches = Associação Suiça para Gás e Água).

> É o mais simples de instalar

A saída livre integrada conforme à EN 1717 permite prescindir dum sifão à parte. Homologação SVGW.

> Inserção longitudinal

O rack longitudinal permite alojar tabuleiros 1/3 e 2/3 GN, de fácil carga e descarga.

> Interface USB

O interface USB serve para documentar dados HACCP e guardar os correspondentes aos últimos 10 dias. Também para carregar programas de confeção no aparelho e manter o CombiMaster® Plus actualizado com a versão do software RATIONAL mais recente.

Patente

Patente

Patente

(18)

Para mais detalhes solicite o nosso catálogo de aparelhos e acessórios ou visite o nosso site:

www.rational-international.com.

O aparelho ideal

para cada situação:

18 19

Panorâmica de produtos

Trinta, centenas ou milhares de refeições, escolha entre os diferentes tamanhos o CombiMaster® Plus que melhor se adapte as suas necessida- des, na versão eléctrica ou de gás. As medidas, o equipamento, o rendimen- to e as prestações são idênticas em ambas versões.

O nosso programa inclui além disso uma série de versões especiais para aplicações navais, versões de alta segurança para prisões assim como um CombiMaster® Plus com escoamento de gorduras integrado. Entre esta ampla oferta encontrará sem dúvida a solu- ção que melhor se adapta à particulari- dade da sua própria cozinha.

Além do CombiMaster® Plus recomen- damos o nosso novo SelfCookingCen- ter® whitefficiency®, disponível em doze versões diferentes. SelfCookingCenter® é o único aparelho dotado de Efficient LevelControl®, SelfCookingControl® e CareControl, alta eficiência que eleva as actividades culinárias a um nível sem concorrência. Evita, por exemplo, desde um princípio um significativo consumo de tempo, energia, água e produtos de limpeza.

Aparelhos modelo 61 modelo 101 modelo 62 modelo 102 modelo 201 modelo 202

Versão eléctrica e aparelho de gás

Capacidade 6 x 1/1 GN 10 x 1/1 GN 6 x 2/1 GN 10 x 2/1 GN 20 x 1/1 GN 20 x 2/1 GN

Número de refeições por dia 30-80 80-150 60-160 150-300 150-300 300-500

Inserção longitudinal 1/1, 1/2, 2/3, 1/3, 2/8 GN 1/1, 1/2, 2/3, 1/3, 2/8 GN 2/1, 1/1 GN 2/1, 1/1 GN 1/1, 1/2, 2/3, 1/3, 2/8 GN 2/1, 1/1 GN

Largura 847 mm 847 mm 1.069 mm 1.069 mm 879 mm 1.084 mm

Profundidade 771 mm 771 mm 971 mm 971 mm 791 mm 996 mm

Altura 782 mm 1.042 mm 782 mm 1.042 mm 1.782 mm 1.782 mm

Conexão de água R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“

Escoamento de água DN 50 DN 50 DN 50 DN 50 DN 50 DN 50

Pressão da água 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o 0,15-0,6 Mpa

Eléctr.

Peso 110 kg 135,5 kg 142,5 kg 182 kg 258 kg 332 kg

Potência conectada 11 kW 18,6 kW 22,3 kW 36,7 kW 37 kW 65,5 kW

Proteção de fusível 3 x 16 A 3 x 32 A 3 x 32 A 3 x 63 A 3 x 63 A 3 x 100 A

Alimentação da rede 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V

Potência “ar quente” 10,3 kW 18 kW 21,8 kW 36 kW 36 kW 64,2 kW

Potência “vapor” 9 kW 18 kW 18 kW 36 kW 36 kW 54 kW

Gás

Peso 126 kg 154,5 kg 168 kg 198 kg 286 kg 370,5 kg

Alto incl. protecção do

válvula de gás 1.021 mm 1.281 mm 1.021 mm 1.281 mm 2.021 mm 2.021 mm

Potência conectada –

electricidade 0,3 kW 0,39 kW 0,4 kW 0,6 kW 0,7 kW 1,1 kW

Proteção de fusível 1 x 16 A 1 x 16 A 1 x 16 A 1 x 16 A 1 x 16 A 1 x 16 A

Alimentação da rede 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V

Alimentação/ligação de gás R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“

Gás natural/gás líquido 3+

Carga térmica nominal máx. 13 kW/14 kW 22 kW/24 kW 28 kW/31 kW 45 kW/50 kW 44 kW/48 kW 90 kW/100 kW

Potência “ar quente” 13 kW/14 kW 22 kW/24 kW 28 kW/31 kW 45 kW/50 kW 44 kW/48 kW 90 kW/100 kW

Potência “vapor” 12 kW/13 kW 20 kW/22 kW 21 kW/23 kW 40 kW/44 kW 38 kW/40 kW 51 kW/56 kW

(19)

Funções

> Forno combinado-com 3 modos.

Temperatura de 30°C a 300°C

> ClimaPlus® – Controlo de Humidade, 5 etapas de controle de definição e controlo Caracteristicas

> Sonda de núcleo

> Capacidade para 50 programas com até 6 passos

> 5 velocidades de ar programáveis

> Função Cool Down para arrefecimento

> Interface USB

2 anos de garantia

Aparelhos modelo 61 modelo 101 modelo 62 modelo 102 modelo 201 modelo 202

Versão eléctrica e aparelho de gás

Capacidade 6 x 1/1 GN 10 x 1/1 GN 6 x 2/1 GN 10 x 2/1 GN 20 x 1/1 GN 20 x 2/1 GN

Número de refeições por dia 30-80 80-150 60-160 150-300 150-300 300-500

Inserção longitudinal 1/1, 1/2, 2/3, 1/3, 2/8 GN 1/1, 1/2, 2/3, 1/3, 2/8 GN 2/1, 1/1 GN 2/1, 1/1 GN 1/1, 1/2, 2/3, 1/3, 2/8 GN 2/1, 1/1 GN

Largura 847 mm 847 mm 1.069 mm 1.069 mm 879 mm 1.084 mm

Profundidade 771 mm 771 mm 971 mm 971 mm 791 mm 996 mm

Altura 782 mm 1.042 mm 782 mm 1.042 mm 1.782 mm 1.782 mm

Conexão de água R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“

Escoamento de água DN 50 DN 50 DN 50 DN 50 DN 50 DN 50

Pressão da água 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o

0,15-0,6 Mpa 150-600 kPa o 0,15-0,6 Mpa

Eléctr.

Peso 110 kg 135,5 kg 142,5 kg 182 kg 258 kg 332 kg

Potência conectada 11 kW 18,6 kW 22,3 kW 36,7 kW 37 kW 65,5 kW

Proteção de fusível 3 x 16 A 3 x 32 A 3 x 32 A 3 x 63 A 3 x 63 A 3 x 100 A

Alimentação da rede 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V 3 NAC 400 V

Potência “ar quente” 10,3 kW 18 kW 21,8 kW 36 kW 36 kW 64,2 kW

Potência “vapor” 9 kW 18 kW 18 kW 36 kW 36 kW 54 kW

Gás

Peso 126 kg 154,5 kg 168 kg 198 kg 286 kg 370,5 kg

Alto incl. protecção do

válvula de gás 1.021 mm 1.281 mm 1.021 mm 1.281 mm 2.021 mm 2.021 mm

Potência conectada –

electricidade 0,3 kW 0,39 kW 0,4 kW 0,6 kW 0,7 kW 1,1 kW

Proteção de fusível 1 x 16 A 1 x 16 A 1 x 16 A 1 x 16 A 1 x 16 A 1 x 16 A

Alimentação da rede 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V 1 NAC 230 V

Alimentação/ligação de gás R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“ R 3/4“

Gás natural/gás líquido 3+

Carga térmica nominal máx. 13 kW/14 kW 22 kW/24 kW 28 kW/31 kW 45 kW/50 kW 44 kW/48 kW 90 kW/100 kW

Potência “ar quente” 13 kW/14 kW 22 kW/24 kW 28 kW/31 kW 45 kW/50 kW 44 kW/48 kW 90 kW/100 kW

Potência “vapor” 12 kW/13 kW 20 kW/22 kW 21 kW/23 kW 40 kW/44 kW 38 kW/40 kW 51 kW/56 kW

(20)

20 21

Acessórios

Acessórios RATIONAL – o suplemento perfeito.

> Recipientes e grelhas de norma gastronorm

Os tabuleiros e grelhas de aço inoxidável da RATIONAL existem nos tamanhos 2/1, 1/1, 1/2 e 1/3 - norma gastronorm (GN). Para a preparação de excelentes assados e pastelaria existem bandejas com esmalte de granito assim como bandejas de alumínio com revestimento antiaderente na norma GN e em medidas de padaria. Para aplicações de pastelaria típicas aconselhamos as bandejas perfuradas revestidas de teflon dispo- níveis também tanto na norma gastronorm como em medida de padaria.

> Formas RATIONAL para queques e timbalis

A alta flexibilidade do material evita a adesão dos alimentos. As formas servem também para a preparação de pudim de ovo, pudim de pão, diversos tipos de sobremesas, ovos escalfados e tantas outras delicias.

> Grelha RATIONAL CombiGrill®

As grelhas CombiGrill® conferem as típicas marcas diagonais de Churrasco a bifes, peixe e legumes. A grelha é muito robusta e tem uma prolongada vida útil. Além disso aumenta o dourado, o TriLax® de 3 capas é um material termoestável, anti-riscas, lavável em máquina e resistente à lixívia.

> Bandejas RATIONAL para grelhar e para pizza

As bandejas para grelhar e pizza servem para uma preparação perfeita de todo tipo de pizzas, tartes flamejadas e pão de pita. A extraordinária termoconductibilidade do material garante resultados de óptima qualidade. A outra face da bandeja serve para a preparação de legumes à grelhados, bifes ou peixe, com as típicas e atractivas marcas de grelha.

> RATIONAL CombiFry®

200 porções de batatas fritas em 15 minutos sem adição de gordura ou azeite. O CombiFry® patenteado da RATIONAL é o primeiro acessório que permite preparar grandes quantidades de produtos pré-fritos e elimina por completo os custos de adquisição, armazenagem e eliminação de gordura.

> Superspike para patos e Superspike para frangos

A disposição vertical das aves faz com que a carne do peito fique particularmente tenra e suculenta, a pele crocante e o alimento obtem um dourado atractivo e uniforme.

> Multibaker

O Multibaker serve também para a preparação de grandes quantidades de ovos estrelados, omeletas e tortilhas. O revestimento especial de teflon antiaderente evita a adesão dos alimentos.

Patente

Patente

The products manufactured by RATIONAL are protected under one or more of the following patents, utility models or design models: DE 42 06 845; DE 195 18 004, DE; 197 08 229; DE 197 57 415; DE 199 33 550;

DE 100 37 905; DE 10 230 244; DE 10 230 242; DE 101 14 080; DE 102 33 340; DE 103 09 487; DE 10 2004 004 393; DE 101 20 488; DE 103 01 526; DE 10 2004 020 365; EP 786 224; EP 386 862; EP 0 848 924;

EP 1 162 905; EP 1 162 905; EP 1 162 905; EP 1 519 652; EP 1 530 682; EP 1 530 682; EP 1 530 682; EP 1 530 682; EP 0 856 705; EP 1 499 195; EP 1 653 833; EP 1 682 822; US 5,370,498; US 5,520,095; US 5,915,372;

US 6,299,921; US 6,600,288; US 6 772 751; US 7,150,891; US 7,165,942; US 7,196,292; US 7,232,978; JP 3024944; JP 3916261; JP 3021411; JP 1227539; JP 1225220, JP 1228201, JP 1227212; JP 1225865; JP 10246438 Plus patents pending

Patente

(21)

Os acessórios originais RATIONAL estão especialmente adaptados às características do CombiMaster® Plus. Pela sua extraordinária robustez, servem para a aplicação diária nos rigores da cozinha profissional. São indispensáveis para garantir o êxito de aplicações especiais como a preparação de produtos pré-fritos, frangos e patos assados e a produção de cordeiros e leitões inteiros, mas também para a preparação de escalopes e bifes, sem necessidade de lhes dar a volta.

> Sistema Finishing® para banquetes

O sistema Finishing® é composto pelo rack móvel para pratos e a coberta térmica Thermocover. Os racks especiais para pratos comportam até 120 pratos de até 31 cm de diâmetro e permitem tê-los disponíveis para o processo Finishing®. A coberta térmica RATIONAL Thermocover mantém até 20 minutos de espera entre o processo Finishing® e o momento de servir a temperatura ideal.

> UltraVent®

A tecnologia de condensação patenteada de exaustão UltraVent® absorve e evacua vapores. UltraVent® permite prescindir de complicados sistemas de ventilação. A instalação é fácil e pode-se efectuar posteriormente.

Não precisa de conexão ao exterior.

> Cúpula de evacuação de vapores

O ventilador incorporado no exaustor aspira automaticamente os vapores quando abre a porta da câmara de confeção (sem técnica de condensação). A instalação é fácil e pode-se efectuar posteriormente.

Precisa de conexão exterior.

> UltraVent® Plus

Além da tecnologia de condensação UltraVent® o exaustor UltraVent® Plus incorpora um sistema de filtragem especial, que elimina fiávelmente tanto os vapores da confeção como os fumos de assados e grelhas. Isto permite instalar os aparelhos RATIONAL também em lugares de confeção frente ao cliente.

> Detergente especial RATIONAL e detergente para grelhas Unicamente os produtos originais RATIONAL especialmente

desenvolvidos, adaptados e homologados oferecem óptimos resultados de limpeza. O detergente para grelhas elimina sujidades dificeis de retirar provocadas por aplicações a temperaturas superiores aos 200° C.

> Armações inferiores e armários inferiores, assim como, armário térmico Para uma colocação segura do CombiMaster® Plus de mesa, existem

quatro diferentes opções. O armário térmico é ideal para manter pratos, bandejas e tabuleiros quentes a uma temperatura entre 30 °C e 80 °C, regulável. Todas as versões de mesas e armários (UG e US) cumprem com as normas de higiene vigentes.

Para mais detalhes solicite o nosso catálogo de aparelhos e acessórios ou visite o nosso site: www.rational-international.com.

(22)

RATIONAL – sempre a sua disposição.

22 23

Serviço técnico

Consultoria e planificação

Prestamos-lhe consultoria com prazer e ajudamos-lhe a procurar a solução que melhor se adapta aos particulares da sua cozinha. Se deseja, pomos à disposição gratuitamente propostas de projectos para a construção ou reforma da sua cozinha.

Aparelhos de prova

Contacte com o nosso serviço post venda se deseja provar o CombiMaster® Plus na situação real da sua própria cozinha. Alegrámos-nos de receber a sua ligação.

Instalação

O CombiMaster® Plus é muito fácil de instalar. Para uma instalação rápida e correcta conta com a rede de serviço técnico certificado da RATIONAL. O nosso programa inclui também diversas soluções de instalação para casos especiais.

Instrução gratuita

No caso necessário, pode confiar a um experimentado chef da RATIONAL a instrução do seu pessoal directamente na sua cozinha.

ChefLine®

Ajuda competente de cozinheiro a cozinheiro Os chefs da RATIONAL estão à sua disposição os 365 dias do ano para qualquer consulta que precise sobre aplicações. Numa conversação pessoal e de modo rápido e simples, proporcionar-lhe-ão os conselhos práticos que precise .

ClubRATIONAL

O Clube RATIONAL é um portal de ciência e comunicação único na sua classe no sector. Visite-lo e beneficie-se de prestações adicionais e úteis serviços.

Comparta com os seus congéneres conhecimentos e experiência de primeira mão.

Aproveite o serviço gratuito de actualização que oferecemos para o CombiMas- ter® Plus.

Serviço técnico certificado RATIONAL

RATIONAL – sempre a sua disposição A nossa ampla rede de serviço técnico certificado RATIONAL garante ajuda rápida e fiável com qualquer problema técnico, assim como um eficiente aprovisionamento de recâmbios, linha de suporte técnico e serviço de urgência no fim-de-semana.

Recolhida e reciclagem

O fim que não acaba. Os nossos CombiMaster® Plus são aparelhos altamente recicláveis. Recolhemos gratuitamente aparelhos obsoletos e devolve-mo-los ao centro de reciclagem de materiais. É um fim que não acaba, especialmente porque a maior parte dos nossos clientes devolvem os seus aparelhos após muitos anos de uso para substituí-los por outros novos.

(23)

A sua sessão de teste com os nossos aparelhos:

RATIONAL CookingLive

Faça a prova e convença-se por si mesmo da potencialidade e do rendimento de nossos aparelhos: Participe num dos eventos gratuitos na sua localidade e cozinhe directamente com os nossos chefs.

Devido à grande popularidade dos seminários, aconselhamos que realize a sua inscrição quanto antes. Para consultar as datas ligue ao número:

+41 71 727 9090 Alegrámos-nos de receber a sua ligação.

A prática é o melhor tutor.

Para mais detalhes solicite o nosso catálogo SelfCookingCenter® whitefficiency® ou o nosso catálogo de aparelhos e acessórios, ou visite o nosso sitio virtual: www.rational-international.com.

(24)

RATIONAL Großküchentechnik GmbH 86899 Landsberg a. Lech/Germany tel. +49 (0)8191.327387 e-mail info@rational-online.de www.rational-online.de FRIMA RATIONAL France S.A.S.

F-68271 WITTENHEIM Cedex tel. +33 3 89 57 05 55 e-mail info@rational-france.fr www.rational-france.fr RATIONAL Italia S.r.l.

30020 Marcon (VE)/ITALY tel. +39 041 5951909 e-mail info@rational-online.it www.rational-online.it RATIONAL Schweiz AG 9435 Heerbrugg/SWITZERLAND tel. +41 71 727 9092 e-mail info@rational-online.ch www.rational-online.ch RATIONAL UK

Luton, Bedfordshire, LU4 8EF United Kingdom

tel. 00 44 (0) 1582 480388 e-mail info@rational-online.co.uk www.rational-online.co.uk

RATIONAL AUSTRIA GmbH 5020 Salzburg/AUSTRIA tel. +43 (0)662.832799 e-mail info@rational-online.at www.rational-online.at

RATIONAL Ibérica Cooking Systems S.L.

08940 Cornellá (Barcelona)/SPAIN tel. +34 93 4751750

e-mail info@rational-online.es www.rational-online.es RATIONAL Nederland Grootkeukentechniek BV

7609 RD Almelo/THE NETHERLANDS tel. +31 546 546000

e-mail info@rational.nl www.rational.nl

RATIONAL Scandinavia AB 212 39 Malmö/SWEDEN tel. +46 (0)40-680 85 00 e-mail info@rational-online.se www.rational-online.se РАЦИОНАЛЬ в России и СНГ 117105 г. Москва,

Tел: +7 495 663 24 56 Эл. почта: info@rational-online.ru www.rational-online.ru

RATIONAL Belgium nv 2800 Mechelen/Belgium tel. +32 15 285500 e-mail info@rational.be www.rational.be

RATIONAL International AG HELLAS 57019 Θεσσαλονίκη

Τηλ. +30 23920 39410 info@rational-online.gr www.rational-online.gr RATIONAL Sp. z o.o.

02-690 Warszawa/POLAND tel. +48 22 8649326 e-mail info@rational-online.pl www.rational-online.pl

RATIONAL Slovenija SLORATIONAL d.o.o.

2380 Slovenj Gradec / Slovenija tel. +386 (0)2 8821900 e-mail info@slorational.si www.slorational.si

RATIONAL International AG İstanbul İrtibat Bürosu Kadıköy, 34718 İstanbul tel./faks +90 (0) 216 339 98 18 e-mail info@rational-international.com www.rational-international.com

RATIONAL International AG Heinrich-Wild-Straße 202 CH-9435 Heerbrugg tel. +41 71 727 9090 fax: +41 71 727 9080

e-mail info@rational-international.com www.rational-online.com

RATIONAL AG Iglinger Straße 62 86899 Landsberg a. Lech tel. +49 8191 3270 fax +49 8191 21735 e-mail info@rational-ag.com www.rational-online.com RATIONAL Canada Inc.

Mississauga, Ontario L5N 6S2/CANADA toll free 1-877-RATIONAL (728-4662) e-mail info@rational-online.ca www.rational-online.ca RATIONAL BRASIL São Paulo, SP CEP: 04531-080 tel. +55 (11) 3071-0018

e-mail info@rational-online.com.br www.rational-online.com.br

RATIONAL USA Inc.

Schaumburg, IL 60173 toll free 888-320-7274 e-mail info@rational-online.us www.rational-online.us

RATIONAL International AG Office Mexico

CH-9435 Heerbrugg

tel. en méxico +52 (55) 5292-7538 e-mail info@rational-online.mx www.rational-online.mx

㪹㆞↩䯍዆ኔዄኧወವንዀኮዐ ᇽ㨀℻掌㠖℻◉㈛㰌ₐ䥽䟹⚆

⇞♚ₜ╤䞲歾䞿㳚ኰወ⚆殷ኃኀዐኍ tel. (03) 3812 -6222

ኾዙወቿኦዉኖ info@rational-online.jp ኸዙኽ኷ዙን www.rational-online.jp RATIONAL India

Gurgaon, 122002 Haryana, India phone +91 124 463 58 65 e-mail info@rational-online.in www.rational-online.in

RATIONAL ₙ䀆 ₙ䀆ゑ化⢘㿫恾⚆

⧳棂⦌棔⟕┰ㄎ⧉%⸳

挽㟎冥䪐₼⦌

䟄幬᧶+86 21 64737473

䟄挽᧶shanghai.office@rational-china.com www.rational-china.cn

RATIONAL NZ Ltd Auckland, 1643 tel. +64 (9) 633 0900 e-mail sales@rationalnz.co.nz www.rationalnz.co.nz

RATIONAL Korea ꄱ렍꿙驕뤉ꍡ껹ᎎ

꫑끭闊驝霡ꩱꫦ鶎ꩱ꾽ꠁ點 鲵뼑ꖱ霢놹쀉+82-2-545-4599

e-mail info@rationalkorea.co.kr www.rationalkorea.co.kr

RATIONAL International Middle East Zaabeel Road, Dubai, UAE

phone +971 4 337 5455 e-mail info@rational-online.ae www.rational-online.ae RATIONAL AUSTRALIA PTY LTD Derrimut, VIC 3030

tel. +61 (0) 3 8369 4600

e-mail info@rationalaustralia.com.au www.rationalaustralia.com.au Europe

America

Asia/Pacific

80.21.44 MDS/Scel · V-01 · 08/11 · portugisisch Reservado o direito a alterações técnicas que visam o avao tecnológico.

Referências

Documentos relacionados

ESCADAS PARA PISCINAS Escadas KRIPSOL, para piscinas de uso privado ou público, da série DUAS PEÇAS, fabricadas em aço inox polido brilhante AISI 304 ou AISI 316 Ø 43.. Incluem:

> Placa para grelhar e assar para padrão de grelha grossa e para saltear > Bandeja para grelhados e assadospara um padrão de grelha grosso nos bifes > Espeto para grelhar

Graças ao seu design especial a grelha CombiGrill é especialmente adequada para preparar grandes quantidades de produtos para grelhar?. Os produtos para grelhar são

A maior concentração desses grupos sulfônicos aumenta a atividade catalítica durante a reação de esterifi cação, visto que facilita a etapa de adsorção de reagentes

Possíveis danos para a saúde: Longo prazo - efeitos sistémicos Utilização final: Consumidores. Vias de

As situações vivenciadas nesse mundo globalizado exigem que os valores inseridos na educação tradicional sejam substituídos por valores mais críticos, voltados para uma

Apos mais de um ano de escolas fechadas, foi possivel observar, pesquisar, elaborar e redigir diversos trabalhos e artigos cientificos publicados em revistas medicas de

P008 – (VALROMA) Um automóvel percorre a distância entre São Paulo e Jundiaí que distam 60 km, com velocidade escalar média de 40 km/h; entre Jundiaí e Campinas que distam 30 km