• Nenhum resultado encontrado

Rev. bras. epidemiol. vol.7 número3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. bras. epidemiol. vol.7 número3"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

2 5 0

Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 7, Nº 3, 2004

NOTÍCIA

ESPECIAL

SPECIAL

NEWS

Prezado Editor,

Temos o prazer de informar que a Revista Brasileira de EpidemiologiaRevista Brasileira de EpidemiologiaRevista Brasileira de EpidemiologiaRevista Brasileira de EpidemiologiaRevista Brasileira de Epidemiologia foi avaliada pelo Comitê Consultivo, sendo recomendada a sua inclusão na coleção SciELO Brasil.

Ao mesmo tempo, o Comitê condicionou o ingresso do periódico ao cumprimento dos seguintes requisitos dos Critérios SciELO, ainda não adotados pela publicação:

• Adequar-se à periodicidade mínima exigida pelos Critérios SciELO Brasil.

• Incluir afiliação completa de todos os autores, indicando a instituição, o departa-mento e o local de origem.

Aguardamos a remessa dos 2 próximos fascículos publicados após a presente data, para análise e comprovação de atendimento aos aspectos mencionados. O periódico somente será indexado após terem sido implementados todos os itens apontados acima.

Além disso, o periódico terá um prazo máximo de 2 anos para atender às seguintes recomendações do Comitê:

• Incluir número de ISSN no sumário.

• Incluir sumário com divisão de conteúdo em seções.

• Incluir nas instruções aos autores informações referentes aos procedimentos de aprovação dos trabalhos pelo comitê de ética.

• Incluir resumos estruturados.

• Evitar a publicação de trabalhos de metodologia e estudos descritivos. • Implementar revisão mais detalhada e rigorosa dos artigos originais.

• Padronizar a apresentação do conteúdo dos artigos, observando a as formas e os termos utilizados.

• Detalhar o formulário utilizado pelos pareceristas para a revisão dos artigos, explicitando os itens relevantes ao processo de peer review da revista.

• Consolidar a implementação de números temáticos separados.

• Publicar mais estudos baseados em dados, deixando um espaço reservado para os teórico-conceituais de notória inovação.

• Evitar estudos de escopo local, a não ser que dados forneçam subsídios ou argumen-tos para um debate mais genérico.

munidade científica da Epidemiologia brasi-leira.

Preferimos, no entanto, transcrever a mensagem do coordenador Operacional da SciELO, Abel Packer, que mostra o rigor com que somos analisados e a responsabilidade dos autores, editores, revisores e todos os que estamos envolvidos neste projeto ambi-cioso desde o seu início: dar visibilidade à produção científica da Epidemiologia brasi-leira. Praticamente todas as exigências já es-tão sendo atendidas, graças ao trabalho in-cansável de nosso pessoal de apoio. Eis a mensagem:

A notícia mais importante deste número é, sem dúvida, nossa inclusão na coleção SciELO, da BIREME, que nos coloca em lin-guagem virtual para todo o mundo.

Num texto preparado para distribuir no congresso de Epidemiologia de Recife, dis-semos que tínhamos esse objetivo “mas o SciELO não é nosso limite”. Estamos nos pre-parando para pleitear ingresso em novas bases em busca de uma difusão cada vez maior.

Recebemos inúmeras mensagens de congratulações, que acreditamos merecidas se as encaramos como dirigidas a toda a

(2)

2 5 1 Rev. Bras. Epidemiol.

Vol. 7, Nº 3, 2004

Editorial

Carvalheiro,J.R.

• Melhorar diagramação de equações matemáticas.

• Exigir o uso adequado de métodos estatísticos adequados ao plano amostral. • Evitar o uso de dados defasados (exceto quando usados como exemplos).

Para informações mais detalhadas sobre os critérios de seleção para a coleção SciELO Brasil, por favor consulte o documento disponível em http://www.scielo.br/criteria/ scielo_brasil_pt.html, e o arquivo de “Perguntas mais freqüentes - seleção de periódicos SciELO”, disponível em http://www.scielo.br/avaliacao/faq_avaliacao_pt.htm.

Certos de contar com sua colaboração,

Atenciosamente,

Abel Laerte Packer

Presidente do Comitê Consultivo SciELO Brasil Coordenador Operacional da SciELO

Referências

Documentos relacionados

Regarding factors associated with self-repor- ted morbidities, the variables of the preliminary bivariate analysis submitted to the multivaria- te analysis according to the

No caso de vigas mistas, para um comportamento adequado desse elemento estrutural faz-se necessária a interação entre ambos os materiais, a qual é garantida por elementos

Projeto Informacional Projeto Conceitual Projeto Preliminar Projeto Detalhado Projeto de Descontinuidade Consensual Responsabilidade Ambiental.. ~ 2 milhões de pneus usados no

Todos os dados ou opiniões dos informativos aqui presentes são rigorosamente apurados e elaborados por profissionais plenamente qualificados, mas não devem ser tomados, em

A identidade cultural ribeirinha está pro- fundamente ligada às experiências adquiridas em seu contato diário com a floresta e os rios amazônicos em nossa pesquisa conseguimos

A opção Enable Context Menu (Activar menu de contexto) mostra as opções Select Preset (Seleccionar predefinição) e Tune Display (Ajustar ecrã) do SmartControl Premium no menu de

Quanto aos requisitos de transparência e acesso à informação, regulamentados pela LAI, 68% das empresas estatais do Sul do Brasil estão observando as exigências requeridas

Revista Brasileira de Enfermagem