• Nenhum resultado encontrado

SIMULADOS ELETRÔNICOS DO PROCESSO SELETIVO DO IFPR: INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADOS ELETRÔNICOS DO PROCESSO SELETIVO DO IFPR: INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SIMULADOS ELETRÔNICOS DO PROCESSO SELETIVO DO

IFPR: INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO

ENSINO

João Henrique Berssanette – joao.berssanette@ifpr.edu.br Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba Telêmaco Borba - Paraná

Fabiane Ferreira – fabiane.ferreira@ifpr.edu.br Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba Telêmaco Borba - Paraná

Maria Fernanda Müller Pereira da Silva – mullermariafernanda@gmail.com Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba

Telêmaco Borba - Paraná

Resumo: Dentre as diversas modalidades de cursos oferecidos pelo Instituto Federal do

Paraná – IFPR, destacam-se os cursos técnicos integrados ao ensino médio, estes cursos são voltados aos estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental e procuram uma formação técnica. O ingresso a estes cursos ocorre por meio de um processo seletivo, onde é realizado uma prova visando testar os conhecimentos dos candidatos. No entanto, percebe-se que em alguns casos, os candidatos não apresentam as experiências necessárias neste método avaliativo, podendo apresentar dificuldades na realização da prova e comprometendo seu desempenho. Mediante a estas dificuldades, o objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições de um objeto de aprendizagem, desenvolvido com propósito de divulgar e democratizar o acesso ao ensino. Assim, foram elaborados com base nas provas de processos seletivos anteriores simulados eletrônicos que foram disponibilizados na Internet e divulgados por meio de redes sociais. Como dados parciais pode-se destacar que pouco mais de 1.200 pessoas acessaram a plataforma e conheceram o projeto, cerca de 233 usuários efetivamente se cadastraram como participantes e aceitaram contribuir com o projeto. Afim de avaliar as contribuições destes simulados foram enviados aos usuários cadastrados um questionário referente as possíveis contribuições percebidas em sua utilização para realização do processo seletivo. Com base nos dados coletados, pode-se afirmar que na perspectiva do usuário os simulados eletrônicos contribuem para aquisição de experiência, tanto no tipo de avaliação aplicada no processo seletivo quanto no conteúdo, além disso, os simulados contribuem para a sua auto avaliação e feedback sobre seus conhecimentos.

(2)

1 INTRODUÇÃO

O Instituto Federal do Paraná - IFPR, tem como sua missão promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade (IFPR, 2016).

Assim, os Institutos Federais - IFs oferecem formação educacional gratuitamente nos diferentes níveis de ensino, na educação básica (Cursos Técnicos de Nível Médio, nas modalidades Integradas e Subsequentes), no ensino superior (Cursos Superiores de Tecnologia, Bacharelados e Licenciaturas) e na pós-graduação (Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado).

Dentre as diversas modalidades de cursos ofertados destacam-se os cursos técnicos de nível médio, estes cursos são voltados aos estudantes que já concluíram o ensino fundamental e procuram uma formação técnica juntamente com as matérias da grade curricular nacional. Ao conclui o curso o estudante terá formação de nível técnico podendo exercer atividade profissional técnica.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio é uma modalidade de ensino que possibilita em uma única matrícula reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional, ou seja, este tipo de curso garante ao estudante tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional. Esta modalidade de curso é oferecida aos estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental (8ª série / 9º ano).

O ingresso a estes cursos ocorre por meio de um processo seletivo, onde é realizado uma prova visando testar os conhecimentos dos candidatos. No entanto, percebe-se que em alguns casos, os candidatos não apresentam as experiências necessárias neste método avaliativo, podendo apresentar dificuldades na realização da prova e comprometendo seu desempenho.

Mediante a estas dificuldades, a proposta deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2015 que buscou avaliar as possíveis contribuições na perspectiva do usuário de um objeto educacional desenvolvido com fins de divulgar e democratizar o acesso ao ensino, para isso, realizou-se uma pesquisa por meio de um questionário enviado aos usuários do simulado referente as possíveis contribuições percebidas em sua utilização para realização do processo seletivo.

Maciel e Backs (2012, p. 176) consideram Objetos Educacionais os recursos

[...] disponíveis na web, com fins didáticos, que utilizam a tecnologia como forma de construção e implementação, tais como os vídeos, os filmes, as animações, os

slides, enfim, os materiais didático-tecnológicos elaborados e/ou disponíveis aos

docentes, com apoio tecnológico.

Os objetos educacionais são recursos que podem ser digitais ou não, que objetivam auxiliar em atividades para a aprendizagem de estudantes (BATALIOTTI et al., 2016)

Nessa perspectiva, os Objetos Educacionais possibilitam que o estudante tenha acesso a determinado conteúdo em formato dinâmico para a interação, como por exemplo, os simulados eletrônicos.

Segundo Vieira (2014) os exercícios e simulados assumem quatro papéis no processo de aprendizado: a apropriação de um novo conhecimento; o reforço de uma informação já aprendida; a familiarização com o formato do teste; e a identificação de limitações e dificuldades em relação a determinados conteúdos.

Portanto, a realização de simulados é extremamente importante no processo de aprendizagem e na preparação dos alunos para processos seletivos.

(3)

2 METODOLOGIA

O procedimento metodológico para abordagem de dados é predominantemente qualitativo, porque considerou haver uma dinâmica que não pode ser transformada em números.

Este projeto pode ser classificado como pesquisa aplicada, pois objetivou gerar novos conhecimentos relacionados a um objeto de aprendizagem com fins de divulgação e democratização do ensino.

Do ponto de vista de seus objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torna-lo explicito e/ou construir novas hipóteses.

Com relação aos procedimentos técnicos para coleta de dados, foi realizado um questionário com 233 usuários utilizando a tecnologia de questionários da Google, visando identificar na percepção do usuário quais as contribuições dos simulados eletrônicos do processo seletivo do IFPR. O questionário enviado procurou avaliar a percepção do usuário quanto aos seguintes itens:

 experiência no tipo de prova utilizada no processo seletivo;  conhecimento nos conteúdos abordados pela prova;

 conhecimento na auto avaliação;

 na realização da prova do processo seletivo.

Para avaliar a percepção dos usuários com relação a estes itens foi disponibilizado as seguintes alternativas no questionário:

 não contribuíram;  contribuíram pouco;

 contribuíram razoavelmente;  contribuíram muito.

Para o desenvolvimento dos questionários foi utilizado a tecnologia de questionários do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle (

Figura 1), onde foram desenvolvidos os simulados eletrônicos.

Figura 1: Simulados no AVA Fonte: Próprio autor

(4)

No AVA, utilizando o recurso de questionários foram cadastradas as questões de matemática, ciências, português, estudos sociais, geografia e história dos processos seletivos anteriores para modalidade integrado.

A partir da inclusão das questões, foi configurado o recurso de questionário do AVA, para que fosse sorteado aleatoriamente questões de uma área específica dos processos seletivos anteriores, a seguir é apresentado a Figura 2 contendo uma questão no ambiente virtual de aprendizagem

Figura 2: Questão do simulado no AVA Fonte: Próprio autor

A divulgação do projeto e dos simulados eletrônicos aconteceu por meio da rede social Facebook, para que os candidatos ao processo seletivo do IFPR, tomassem conhecimento e pudessem utilizar os simulados.

Figura 3: Divulgação pela Rede Social Facebook Fonte: Próprio autor

(5)

3 RESULTADOS

Foram enviados 233 questionários aos usuários que se cadastraram como participantes da pesquisa e que efetivamente realizaram simulados nas diversas áreas disponibilizadas, destes 173 questionários retornaram, ou seja, cerca de 74% da amostragem. Com base nos dados coletados a seguir é apresentado os resultados.

Figura 4: Experiência no tipo de prova Fonte: Próprio autor

De acordo com a Figura 4, observa-se que na perspectiva da maior parte dos usuários os simulados eletrônicos contribuíram em maior ou menor grau na aquisição de experiência no tipo de prova utilizada no processo seletivo do IFPR.

Figura 5: Conhecimento nos conteúdos abordados pela prova Fonte: Próprio autor

(6)

De acordo com a Figura 5, observa-se que na perspectiva da maior parte dos usuários os simulados eletrônicos contribuíram em maior ou menor grau no conhecimento nos conteúdos abordados pela prova utilizada no processo seletivo do IFPR.

Figura 6: Conhecimento na auto avaliação Fonte: Próprio autor

De acordo com a Figura 6, observa-se que na perspectiva da maior parte dos usuários os simulados eletrônicos contribuíram em maior ou menor grau na auto avaliação, ou seja, os usuários puderam identificar quais os conteúdos eles necessitariam estudar melhor.

Figura 7: Realização da prova do processo seletivo Fonte: Próprio autor

De acordo com a Figura 7, observa-se que na perspectiva da maior parte dos usuários os simulados eletrônicos contribuíram em maior ou menor grau na realização da prova do processo seletivo.

(7)

Desta forma, pode-se afirmar que na perspectiva do usuário os simulados eletrônicos contribuem para aquisição de experiência, tanto no tipo de avaliação aplicada no processo seletivo quanto nos conteúdos. Os usuários destacaram ainda que os simulados contribuem na sua auto avaliação, servindo como uma ferramenta de feedback sobre seus conhecimentos.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesta pesquisa, buscou-se apresentar os resultados parciais sobre as contribuições de um objeto de aprendizagem, os simulados eletrônicos do IFPR na perspectiva dos usuários.

Durante a pesquisa pode-se observar a existência de diversas tecnologias educacionais como o objeto de aprendizagem desenvolvido, tais como simulados do Enem e diversos outros cursos livres, entretanto percebeu-se que não há uma ferramenta especifica para o processo seletivo do IFPR.

Atualmente, percebe-se que escolas no Brasil inteiro investem em simulados para ajudar os estudantes a se prepararem para os exames e vestibulares. Assim, grande parte destas propostas utilizam as provas antigas para direcionar os estudos e mapear os conteúdos cobrados na prova.

Segundo o estatístico Tadeu da Ponte, que ajuda a elaborar questões para simulados do Enem, "qualquer simulado que você faz nas mesmas características de uma prova que você vai fazer depois aumenta as suas chances de ir melhor, porque você aprende com a prova."

Deste modo, a vantagem dos simulados é que eles ajudam o aluno a preparar-se emocionalmente e fisicamente para a prova. Além disso, também é possível pode avaliar quais são os pontos fracos e fortes ao realizar um simulado.

Sendo assim, buscou-se identificar as possíveis contribuições deste objeto de aprendizagem, e com base nos dados coletados pode-se afirmar que na perspectiva do usuário os simulados eletrônicos contribuem para aquisição de experiência, tanto no tipo de avaliação aplicada no processo seletivo quanto nos conteúdos.

Percebeu-se também a carência na literatura da formalização destas propostas e de seus resultados, deste modo, não sendo possível elaborar uma discussão mais aprofundada dos resultados, comparando-o a outras propostas.

Devido a boa aceitação do projeto de pesquisa está sendo desenvolvido um projeto de extensão para dar continuidade e manter sempre atualizado os simulados eletrônicos do IFPR.

5 REFERÊNCIAS

BATALIOTTI, S. E. et al. Construção de Objetos Educacionais Acessíveis. JORSEN: Journal of Research in Special Educational Needs, v.16, n.1, p. 41-45, Ago. 2016. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12266/full> Acesso em: 25 jul. 2016.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan/IFPR). O Instituto. 2016. Disponível em:

<http://reitoria.ifpr.edu.br/menu-institucional/institucional/> Acesso em: 15 jul. 2016.

MACIEL, C. & BACKES, E. M. Objetos de aprendizagem, objetos educacionais, repositórios e critérios para sua avaliação. In: MACIEL, C (Org.). Ambientes Virtuais de

Aprendizagem (p. 161–198). Cuiabá: EdUFMT, 2012.

VIEIRA, Thomaz. A importância do simulado no processo de aprendizagem. Folha de Pernambuco, 24 Ago. 2014.

(8)

SIMULATED ELECTRONIC SELECTION PROCESS OF IFPR:

DISCLOSURE INSTRUMENT AND DEMOCRATIZATION OF

EDUCATION

Abstract: Among the various types of courses offered by the Federal Institute of Paraná -

IFPR, it highlights the technical courses integrated into high school, these courses are geared to students who have completed primary education and seek technical training. Admission to these courses is through a selection process, which is performed a test aimed at testing the candidates' knowledge. However, it is clear that in some cases, candidates do not have the necessary experience in this evaluation method, and may have difficulties in performing the test and compromising performance. Through these difficulties, the aim of this study was to analyze the possible contributions of a learning object, developed with purpose to disseminate and democratize access to education. The learning object in question is simulated electronics have been developed based on evidence from previous selection processes. These simulations were made available on the Internet and disseminated through social networks. As partial data may be noted that just over 1,200 people visited the platform and met the project, about 233 users effectively have registered as participants and agreed to contribute to the project. Currently there were around 1,385 simulations, of which 356 math, 236 Science, 214 Portuguese, 205 social studies, 188, 186 Geography and History. In order to evaluate the contributions of these simulations were sent to registered users a questionnaire regarding possible contributions perceived in its use to conduct the selection process. Based on data collected from 173 questionnaires returned, it can be said that in the user's perspective electronic simulated contribute to the acquisition of experience, both in the type of evaluation applied in the selection process and in content. Users also pointed out that the simulated contribute to their self assessment serving as a feedback tool on their knowledge.

Referências

Documentos relacionados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Este esquema pode não corresponder exactamente ao modelo do seu congelador Zona de congelação Zona de conservação de alimentos congelados Painel de comandos e regulação

A forma de ingresso nos cursos de graduação na modalidade semi-presencial ocorre somente por meio de processo seletivo vestibular, realizado anualmente, sob a

Eu, ..., médico(a), inscrito no Conselho Regional de Medicina no estado de..., sob número ..., declaro estar ciente do Edital de Convocação para a Prova de Título

■ Melhor ferramenta para comunicar e resumir dados:.  Ex: Tráfego bloqueado durante os últimos