• Nenhum resultado encontrado

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: A prática dos professores do ensino superior.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: A prática dos professores do ensino superior."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Glícia GRIPP

*

RESUMO: Este artigo é baseado em uma pesquisa sobre as práticas docentes, realizada em 2007 e 2008 e em outra, iniciada em 2009, ainda em andamento. Busca compreender os mecanismos intervenientes no modo de estruturação do trabalho docente e a implicação diferenciada dos professores nos diversos componentes de sua profi ssão. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos a partir de entrevistas, respostas a um questionário, dados do censo educacional, análise de currículo de professores de instituições diversas, de todas as regiões do país, e de áreas diversas, conclui que o trabalho do professor é multideterminado, dependendo da forma organizacional e das forças internas da instituição na qual exerce seu ofício, da sua inserção no campo disciplinar, das relações entre as disciplinas e das forças políticas mais amplas da sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Sociologia da educação. Profi ssão acadêmica. Práticas acadêmicas. Ensino superior.

As instituições de ensino superior preparam seus estudantes para as diversas carreiras profi ssionais do mercado de trabalho e para a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. Os atores centrais são os professores, mediadores e agentes básicos da reprodução, assim como das inovações nas instituições. Também mediadores de vários grupos sociais e de conhecimentos, infl uenciam e sofrem infl uências externas

por meio de atores do campo político e econômico, dos círculos profi ssionais e

outros que contribuem para a legitimação dos conhecimentos que circulam no

campo acadêmico. Infl uenciam o comportamento e as idéias em circulação em nossa

sociedade. Assim, o estudo da profi ssão acadêmica é um importante objeto para a

análise sociológica.

(2)

O tema deste artigo é a prática acadêmica. A primeira pergunta que surge

é se podemos tratá-la como uma profi ssão. Se não há um corpo de conhecimento

específi co para a profi ssão acadêmica, se não há uma formação específi ca para a

sua prática, como se dá a unidade da profi ssão acadêmica? Qual a delimitação desse

grupo em relação à abrangência de suas tarefas e de quem são seus membros? Qual

é o limite entre quem é e quem não é membro da profi ssão? Que tipo de grupo é

esta profi ssão em particular? Qual o fundamento da coesão do grupo? Diante da

diferenciação das condições de exercício, quais são, na prática, as propriedades da unidade do grupo profi ssional?

Este artigo se insere na área da sociologia e, como tal, essas questões são focalizadas como um aspecto daquilo que estudamos. Estudamos pessoas que gastam uma parte de seu tempo perguntando a si mesmas tais questões, tentando respondê-las, e atuando a partir da resposta que encontram. Nosso trabalho é dar sentido a esse fenômeno, e nós o fazemos olhando-o da perspectiva sociológica.

Há dois caminhos para se pensar a profi ssão acadêmica. O primeiro é defi nir

“profi ssão”, tal como Parsons ou outros o fazem e, a partir desse ponto, examinar

nosso caso particular, a “profi ssão acadêmica”, para verifi car se ele contém todos

os atributos que um membro da categoria “profi ssão” deve possuir, sendo, portanto,

uma das coisas descritas por aquele conceito. Verifi camos se nosso caso teria

todos os traços que uma profi ssão deve apresentar. Nossa análise estaria completa

quando mostrássemos que ele de fato tem todos os traços (ou a maioria deles) e explicássemos porque não tem os que não estão presentes. Segundo Becker (2007), essa estratégia é útil para desenvolver uma teoria acrescentando casos à coleção de exemplos do tipo e variações a idéias e princípios que outros desenvolveram para explicá-los. O autor nos mostra, entretanto, os problemas que surgem ao utilizá-la: não percebemos e pesquisamos aqueles aspectos de nosso caso que não estavam na descrição da categoria com que começamos. Esses aspectos estão lá

e operam na situação que estudamos e infl uenciam os fenômenos que queremos

compreender.

O segundo caminho é deixar que nosso caso construa o conceito de “profi ssão”. Esta estratégia de investigação permite determinar dimensões que não perceberíamos de outra forma. O resultado de tal forma de pesquisa não é um maior número de respostas, mas um maior número de perguntas. É este o caminho que seguiremos neste artigo.

Este artigo é baseado em uma pesquisa exploratória anterior e em outra

em andamento sobre os professores do ensino superior1. Utilizamos dados de

1 Glícia Gripp – As práticas dos docentes do ensino superior – 2007, que contou com nanciamento

(3)

diversas fontes: entrevistas semi-estruturadas com professores de diversas áreas de instituições públicas e privadas, questionário aplicado a professores de uma universidade pública e análise de currículo de professores de instituições públicas e privadas, de diversas áreas, de regiões diversas do país. Ao todo, analisamos dados de cerca de 450 professores de ensino superior. Essa amostra, ainda pequena para nossos objetivos, servirá mais para problematizarmos a área de estudo do que para encontrarmos respostas. O que pretendemos é delinear um programa

de estudos sobre a profi ssão acadêmica: o que é relevante para compreendermos

esse grupo social?

Ora, no estudo exploratório anterior chegamos à conclusão de que, para a compreensão do campo acadêmico, seriam necessárias duas tarefas básicas: o estudo da formação desse professor e de sua entrada no campo acadêmico e a construção de um modelo do trabalho do professor do ensino superior. Este último deveria ser abordado como uma realidade multidimensional e concebido como um processo dinâmico e concreto de produção composto segundo modalidades diferentes e ponderações de tarefas diferenciadas, constituídas elas mesmas de atividades diversas. Essas tarefas são as seguintes: ensino, pesquisa, extensão, atividades administrativas, atendimento a estudantes (orientações e supervisões). Esse trabalho se desenvolve em instituições, na companhia de pares, e aquelas, por sua vez, não se encontram em um vácuo, mas sim em um espaço social relacional, ou seja, que contém outras instituições de ensino superior. Paralelamente, esses espaços institucionais são organizados em unidades menores (institutos, faculdades e departamentos) e a divisão é baseada na divisão do conhecimento, ou seja, as instituições são compostas por “ilhas” (ZERUBAVEL, 1995) ou “tribos” (BECHER, 1989), que se separam umas das outras por um trabalho de delimitação disciplinar ou de delimitação de jurisdições de saber. Ao mesmo tempo, as práticas são informadas por aquilo que denominaremos “fatores políticos”. Por

“fatores políticos” compreendem-se as infl uências do ambiente político no qual

as instituições estão inseridas e eles se materializam na legislação para esse nível de ensino e nas políticas de incentivo.

O problema teórico que move o trabalho pode ser desdobrado em duas perguntas: como compreender os mecanismos intervenientes no modo de estruturação do trabalho do professor do ensino superior? Como interpretar a implicação diferenciada dos professores nos diversos componentes de sua profi ssão?

Assim, podemos, provisoriamente, construir a seguinte matriz das variáveis da prática docente:

(4)

Fatores institucionais

Fatores disciplinares

Fatores “políticos” Entrada no campo

Trabalho do professor

Ensino Pesquisa Divulgação do

conhecimento Extensão

Atividades administrativas e gerenciais

Organizaremos este artigo da seguinte forma: analisaremos o direito de entrada no campo, o trabalho docente, as diversas atividades às quais os professores se consagram e o sistema de mérito. Em cada sessão utilizaremos os dados das pesquisas citadas anteriormente. Ao final concluiremos, provisoriamente, com uma tentativa de estabelecer um programa de estudos sobre esse grupo social.

A entrada no campo e o direito de entrada

Desde 1891, na Reforma Benjamin Constant, a publicação é um critério de entrada no campo acadêmico assim como o diploma de graduação, a excelência da formação e a experiência anterior no magistério superior. O que se transforma, ao longo do tempo, é o teor da publicação: a partir de 1931, acrescenta-se “o teor científico”, e, mais recentemente, a avaliação dos periódicos e sua estratificação pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além disso, acrescenta-se a exigência de ter concluído a pós-graduação.

O censo do ensino superior de 20072 nos mostra que os professores com maior

titulação exercem sua função em universidades federais:

(5)

Universidades (total)

Universidades federais

Centros universitários

Faculdades

Total 166957 63302 33791 116293

Até especialização

54141 – 32,4% 15407 – 24,3% 15061 – 44,6% 61921 – 53,2%

Mestrado 54330 – 32,6% 17440 – 27,6% 14470 – 42,8% 44187 – 38%

Doutorado 58486 – 35% 30455 – 48,1 % 4260 – 12,6% 10185 – 8,8%

Quadro 1 – Titulação dos professores por tipo de instituição

Vemos, no quadro 1, que 41,8% dos professores doutores estão nas universidades federais, 38,4% nas universidades estaduais e privadas, 5,8% nos centros universitários e 14% nas faculdades.

O direito de entrada no campo acadêmico é regido por normas estabelecidas por políticas públicas para o ensino superior. Essas normas gerais podem ser modifi cadas pela instituição, desde que essas modifi cações sejam justifi cadas. Em algumas áreas não se exige o título de doutor por não existirem doutores sufi cientes por causa da área em questão (este é o caso, por exemplo, da área artística, música, artes cênicas, etc., e das ciências contábeis) ou por questões regionais (em algumas instituições, distantes dos grandes centros urbanos, não há candidatos titulados). Em instituições privadas, muitas vezes as condições de trabalho oferecidas não interessam a candidatos com titulação mais elevada. Então, essas normas da

legislação se modifi cam de acordo com a oferta de títulos disponíveis e com os

interesses dos estabelecimentos.

Nas instituições privadas, a titulação não assume a mesma importância das instituições públicas, assim como é menos importante nas faculdades isoladas do que nas universidades. Aqui encontramos algumas tendências importantes: em

alguns cursos, privilegiam-se os professores “profi ssionais”, que estejam inseridos

no mercado de trabalho na área em questão. Esse é o caso da medicina, do direito, da administração de empresas, das engenharias e mesmo da psicologia. A experiência

profi ssional torna-se um critério importante. Mas, também, como não há dedicação

(6)

Trabalho acadêmico

Se, em fi ns do século XIX, o trabalho acadêmico era composto pelo ensino

e atividades administrativas diversas, exercido em tempo parcial, ao longo do tempo, novas tarefas vão se acrescentando às funções acadêmicas, devido ao crescimento das instituições, às transformações das funções institucionais, e das transformações das carreiras universitárias e do próprio conhecimento,

modifi cando também o regime de trabalho, especialmente nas instituições públicas.

O tempo de dedicação às atividades acadêmicas, tradicionalmente parcial, devido

ao modelo de ensino superior, profi ssionalizante, essencialmente utilitarista de

universidade, preocupada com seus resultados práticos (SCHWARTZMAN, 1984), torna-se tempo integral, dedicação exclusiva, nas universidades públicas. Nas instituições privadas há uma resistência à dedicação exclusiva por parte das próprias instituições (aumento dos custos), mas também por parte dos professores (não há garantia de emprego, não há estabilidade). Assim, nas instituições de ensino superior privadas, os professores são horistas, praticamente apenas lecionam suas disciplinas, sem nenhum outro vínculo à instituição, e dividem seu tempo entre várias instituições de ensino (principalmente nas áreas de ciências sociais e humanas e de ciências exatas, como matemática, física) ou entre a instituição de ensino e outros tipos de ocupação (especialmente nas áreas técnicas, de administração, de informática, de engenharia, etc.).

Nas instituições privadas, nossa amostra aponta para o fato de que os professores têm, em média, 2,1 empregos concomitantes e 28% trabalham em apenas uma instituição (professores de instituições confessionais).

Segundo os resultados do censo educacional de 2007, temos o seguinte quadro:

Tempo integral Tempo parcial Horistas

Estabelecimentos federais 84,4% 13,4% 2,2% Estabelecimentos estaduais 71,7% 21,1 7,2% Estabelecimentos municipais 23,8% 23,6% 52,6%

Instituições privadas 15,5% 20,4% 64,1% Instituições comunitárias,

con-fessionais e fi lant. 21,1% 25,4% 53,6%

(7)

Esse quadro se completa com o seguinte:

Tempo integral Tempo parcial Horista

Universidade 56,4% 20,8% 22,7%

Centro universitário 21,3% 23,3% 55,4% Faculdades integradas 9,0% 18,7% 72,3% Faculdades, escolas e

institutos

11,4% 20,4% 68,2%

Quadro 3 – Porcentagem de professores em tempo integral, tempo parcial e horistas, por tipo de estabelecimento

Nas instituições privadas, a média de tempo de permanência dos professores na instituição é de 6,1 anos, mas nas confessionais há uma tendência aos professores permanecerem mais tempo (média de 13 anos), enquanto nas privadas em sentido estrito, essa média de tempo de trabalho é menor (3,4 anos). Nas instituições públicas, esse tempo de permanência é muito maior, por causa da estabilidade e do prestígio das instituições, além da forma de gestão, mas observamos uma tendência curiosa, que se relaciona com estratégias profi ssionais e de carreira dos professores: há uma tendência dos professores permanecerem nas instituições públicas de pequeno porte situadas em pequenas cidades do interior uma média de 4,8 anos, ingressando, a seguir, em universidades de grandes portes situadas em grandes centros (UFMG, UFRJ, etc).

Observamos também que essa estratégia de carreira se relaciona especifi camente com o tipo de instituição. Um número elevado dos professores de nossa amostra, em áreas tão diferentes quanto a engenharia e a fi losofi a e outras, fi zeram a seguinte trajetória:

Educação básica  escolas particulares em sentido estrito universidades

confessionais  universidades públicas de pequeno porte  grandes universidades

públicas.

(8)

ITA UFOP (eng)

UFMG (eng)

UFOP (fi losofi a e

história)

UFMG (fi losofi a e

história)

UFRJ (fi losofi a e

história)

46% 50% 32% 54% 69,6% 73,9%

Quadro 4 – Porcentagem de professores com a mesma trajetória profi ssional em instituições diferentes

Ensino

Enquanto nas legislações anteriores havia uma determinação do estilo de ensino – preleção sobre compêndios, exposição doutrinária, como na Reforma Benjamin Constant, em 1891 –, nas legislações seguintes nada se encontra. Mas, atualmente há uma novidade no trabalho docente do professor de ensino superior: na literatura educacional recente a sala de aula surge como problema. O campo da pedagogia começa a lançar um olhar para o ensino superior.

Ao analisar a produção científi ca sobre os docentes do ensino superior,

Morosini (2001) nos mostra um dado curioso: em 18 anos, publicou-se apenas 55 artigos, nos periódicos nacionais, sobre o trabalho docente. Nos últimos anos, especialmente a partir dos anos 2000, nota-se uma grande preocupação sobre este tema e a publicação de artigos e livros sobre a sala de aula universitária3. As principais justifi cativas para esse novo interesse situam-se em dois pólos principais: no primeiro encontramos a idéia principal de que há uma transformação da sociedade e que a esta deve seguir uma transformação das práticas (a democracia, a globalização, as transformações do mundo do trabalho, as transformações

tecnológicas); e, do segundo grupo fazem parte aqueles autores que justifi cam

a necessidade de uma formação pedagógica para o professor do ensino superior simplesmente pela sua falta. O que será que tem motivado esse olhar para essa área da prática acadêmica?

Os resultados preliminares da pesquisa em curso apontam para alguns resultados importantes em relação ao ensino. As dúvidas manifestadas pelos professores em relação à sua atividade de ensino dizem respeito, principalmente, à questão do currículo e do conteúdo. Um professor pergunta: como saber que estou ensinando muito? Qual é o problema de estarmos aprofundando muito nos conteúdos de nossas aulas? O quanto aprofundar? Um professor de um curso de engenharia disse que, em seu curso, toda vez que surge um problema com os alunos, cria-se

(9)

uma nova disciplina. Além desses dados, os professores entrevistados afi rmaram que não preparam suas aulas, pois lecionam a mesma disciplina há muito tempo e que utilizam a ementa que encontraram na instituição. Os professores reclamaram muito do número de disciplinas que os alunos têm que cursar, em todas as áreas. O problema, prático e subjacente, refere-se à questão do conhecimento e não à questão técnica.

Observamos, em nossa amostra, que os professores das instituições privadas de ensino lecionam um número maior de disciplinas do que professores das universidades federais: 5,2 disciplinas por professor nos últimos dez anos, para esses últimos e 9,2 disciplinas por professor nos últimos dez anos, para os primeiros. Isso é verdadeiro mesmo para as áreas de exatas, como a física e as engenharias. No ITA, os professores lecionaram, na graduação, 5,1 disciplinas/professor nos últimos 10 anos; na UFOP, 5,6; na UFMG, 5,0.

E há uma diferença qualitativa fundamental: enquanto nas universidades federais as diferentes disciplinas se encontram dentro da mesma subárea em que o

professor se formou, em geral4, nas instituições privadas os professores lecionam

disciplinas de áreas diferenciadas, que, muitas vezes, jamais cursaram em toda sua formação (professores com formação em história lecionam sociologia, antropologia, ciência política, fi losofi a). Esse dado nos aponta um problema complexo de qualidade da educação: como se ensina sem conhecer nem mesmo o conteúdo da disciplina que se leciona? E aponta para questões de organização das instituições, para o recente processo de expansão do ensino superior, e para a cultura das diferentes disciplinas e os controles jurisdicionais. Enquanto a formação do professor é realizada em uma área cada vez mais especializada, muitas vezes essa especialização já se inicia na graduação, a entrada no campo acadêmico também se dá através de concurso de

títulos (especializados) e provas específi cas para a área, mas parte de sua atuação

profi ssional – o ensino – se dá em uma área mais ampliada de conhecimento. E

isso é mais verdadeiro para aqueles que atuam nas instituições privadas de ensino superior.

Pesquisa

A pesquisa surge como uma prática própria da profissão acadêmica recentemente, nos anos de 1960, embora a reivindicação para isso já conste do

4 Encontramos, na pesquisa, departamento de loso a de uma universidade federal no qual 64,3% dos

(10)

Estatuto das Universidades Brasileiras, de 1931, e do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932. A partir de então, desenvolve-se o sistema de pós-graduação, facilitando a titulação dos professores e incentivando a pesquisa. No

fi nal da década de 1960, o sistema contava com 100 cursos, aproximadamente dois

mil alunos; em 1998, possuía mais de 77 mil alunos, concentrados nas instituições públicas de ensino superior, como nos mostra Martins (2000). Mas o autor nos mostra também que a recente expansão da graduação e da pós-graduação parecem estruturadas por lógicas diferentes. Na década de 80, o governo criou uma série de programas para aperfeiçoar a graduação e conectá-la à pós-graduação: as bolsas de iniciação científi ca, o programa de apoio à graduação, entre outros. O exame nacional de cursos e a avaliação institucional foram criados em 1996, também como ações destinadas à melhoria da graduação.

Os dados do censo dos grupos de pesquisa do CNPq nos mostram um quadro interessante das atividades de pesquisa no sistema de ensino superior brasileiro, nos últimos 15 anos: 22 das 31 instituições com maior número de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, em 2008, são instituições federais (20 universidades federais), 06 são universidades estaduais e 03 são universidades privadas (confessionais). 50,4% dos grupos de pesquisa estão na região sudeste, 23,6%, na região sul, 15,5% na região nordeste, 6,1% na região centro-oeste e 4,4% na região norte; a educação, com 1711 grupos, e a medicina, com 1355, são as áreas com maior número de grupos.

Os dados de nossa pesquisa apontam para um possível aumento da atividade de pesquisa realizada pelos professores de instituições privadas de ensino superior. O que nos chama atenção é o surgimento, de registros de pesquisa, a partir da década de 2000, nos currículos Lattes de professores de instituições privadas de ensino superior. Na região sul, esse número é maior: 43,3% dos professores de nossa amostra declaram pelo menos uma pesquisa em andamento e 3,3% declaram pelo menos uma pesquisa já terminada. Na região norte, a situação é muito diferente: apenas 9,4% dos professores de nossa amostra declaram pelo menos um projeto de pesquisa em andamento e nenhum deles declara pesquisas já terminadas. Na região sudeste, 43,3% dos professores de nossa amostra declaram pelo menos um projeto de pesquisa em andamento e 53,3% declaram pelo menos um projeto de pesquisa já terminado. Nessas instituições, sem programa de pós-graduação, há mais atividades de iniciação

científi ca, especialmente no sudeste e no sul. Notamos, também, nos currículos

(11)

Extensão

Na legislação, desde 1931, a extensão tomava a forma de palestras e cursos abertos à comunidade em geral e para determinadas ocupações do mercado de trabalho, no sentido de capacitá-las melhor (formação de professores, formação de mestres de obra, na área da engenharia, etc.). Em 1967, o governo militar

criou o Projeto Rondon5, planejado na Escola de Comando e Estado Maior do

Exército, vinculado ao Ministério da Defesa, com a fi nalidade assistencial às

comunidades e grupos sociais carentes de regiões isoladas do país. O projeto foi extinto em meados da década de 1980 e relançado, a pedido da União Nacional dos Estudantes, em 2005. A partir de então, a extensão se volta à assistência de comunidades carentes.

Nos últimos anos, tem-se visto um esforço dos governos recentes para

incluí-la nas atividades da profi ssão acadêmica. Assim, o Ministério da Educação lançou

o Proext6, um programa de extensão universitária, a partir do Decreto n. 6.495, de

30 de junho de 2008, um amplo programa de fi nanciamento de projetos propostos

pelos professores.

Embora encontremos professores de diversas áreas envolvidos de certa forma com a extensão, esse envolvimento é maior especialmente nas áreas das ciências sociais e ciências sociais aplicadas.

Em nossa pesquisa, 33% dos professores da amostra declaram pelo menos um

projeto de extensão em sua trajetória profi ssional (terminado e/ou em andamento).

Desses projetos, 43% são palestras ou mini-cursos abertos à população leiga, enquanto o restante se refere a outras atividades, tais como assessoria a escolas, projetos de capacitação de professores da educação básica, cineclubes, laboratórios de leitura, organização de eventos abertos à população leiga, documentação, trabalhos em museus, etc.

Em relação aos professores das instituições privadas, 14,4% dos professores de nossa amostra registram pelo menos um projeto de extensão em seu currículo. Na região sul, essa taxa é de 16,7%, na região sudeste, 26,7% e na região norte, nenhum professor de nossa amostra registra a extensão em seu currículo. Nas instituições públicas, a taxa é de 14,5%.

(12)

Atividades administrativas

As atividades administrativas e a ocupação de determinados cargos sempre estiveram presentes na prática acadêmica e durante um bom tempo proporcionaram a seus ocupantes prestígio social. Enquanto esses cargos proporcionavam a seus

ocupantes um signifi cativo aumento de salário, incorporado ao salário, esses cargos

eram disputados, especialmente nas instituições públicas, e havia um “direito aos cargos”, baseado no tempo de trabalho na instituição. A partir do momento em que a remuneração pela ocupação de cargos deixou de ser incorporada ao salário, esses cargos passam a ser deixados aos novatos, aos recém-chegados, o que causou, também, o desaparecimento do prestígio relacionado. Percebe-se, claramente, nas trajetórias dos professores estudados, que eles ocupam mais cargos nos anos iniciais de sua prática nas instituições.

Todos os professores entrevistados na pesquisa apontam as atividades administrativas como um problema cotidiano. A literatura da área aponta uma diminuição da relação funcionários/alunos, nos últimos anos, como uma estratégia

neoliberal de efi ciência e modernidade da gestão do ensino superior, que teria

reduzido o número de docentes e de funcionários administrativos por estudantes matriculados, para diminuir o peso com os gastos com pagamento de pessoal. Essa questão é tratada como “precarização do trabalho docente”, na literatura da área educacional, a partir de um processo denominado “mercantilização da educação” (BOSI, 2006; MANCEBO, 2004, entre outros).

Há uma enorme diferença entre os professores das instituições públicas daqueles das instituições privadas em relação a atividades de gerenciamento acadêmico. Nas instituições públicas, 90% dos professores de nossa amostra

exerceram e exercem diversos tipos de atividades de gerenciamento acadêmico (chefi a

de departamento, diretoria de institutos, pró-reitorias, reitorias, comitês de ética e de pesquisa, comitês de gerenciamento de bolsas de natureza diversa, conselhos diversos, etc.). Nas instituições privadas, apenas 18% dos professores declaram pelo menos uma atividade administrativa (coordenador de curso, membro de colegiado de curso, membro de comitê de ética). Notamos também a diferença qualitativa: nas instituições privadas os professores ocupam apenas aqueles cargos que o MEC exige em sua avaliação das instituições, enquanto nas instituições públicas, os professores exercem todas as atividades administrativas e de gerenciamento acadêmico. Nas

instituições privadas, os cargos administrativos são exercidos por profi ssionais

contratados especifi camente para tal ocupação e são, geralmente, cargos de confi ança. Nas instituições confessionais, esses cargos, em nossa amostra, são exercidos por membros das instituições religiosas vinculada à instituição de ensino em questão.

(13)

nas instituições públicas, pois, no fundo, elas se relacionam com a gestão do conhecimento que é gerado e/ou reproduzido nas instituições de ensino superior. Pela situação exposta acima, observamos um aumento dessas tarefas, função das transformações das estruturas institucionais, das transformações do conhecimento, das transformações do alunado e da sociedade em geral.

A literatura existente na área da educação relaciona a redução do quadro de funcionários técnico-administrativos ao aumento das tarefas docentes. Normalmente, utiliza-se na análise a relação professor/aluno e funcionários técnico-administrativos/

alunos ao tratar dessa questão. Vejamos alguns dados a seguir7.

Inst. públicas Inst. privadas Inst. Conf/ com/fi lant

Inst. Privadas sentido estrito

Alunos/prof 10,7 16,6 16,2 16,9

Alunos/func 10,3 21,0 18,9 22,6

Func/prof 1,0 0,8 0,9 0,8

Quadro 5 – Relação alunos/professor, alunos/funcionário e funcionários/professor por categoria administrativa, em 2007

Alunos/prof Alunos/func Func/prof

Unesp 10,3 4,9 2,1

UFMG 8,3 9,1 0,9

UFRJ 7,6 6,2 1,2

USP 10,0 3,6 2,8

Unicamp 8,1 2,2 3,7

UFOP 12,3 8,0 1,5

UFSJ 14,9 16,1 0,9

Unirio 8,8 14,9 0,6

Ufscar 7,8 8,4 0,9

Unifei 9,9 7,7 1,3

Unifesp 2,9 0,5 6,2

ITA 4,0 3,7 1,1

IME 2,7 2,2 2,9

Quadro 6 – Relação alunos/professor, alunos/funcionário e funcionários/professor nas universidades públicas de portes diferenciados, em 20078

7 Todos os dados se referem ao Censo da Educação Superior, 2007 e aos dados do documento “Evolução

da educação superior, 1980/1998”, do Inep.

(14)

O que percebemos dos dados acima, dos quadros 5 e 6, é que as relações alunos/professor, alunos/funcionário e funcionários/professor parecem depender da organização das instituições e de suas tomadas de decisão que, nas instituições públicas, estão a cargo dos próprios professores que ocupam cargos administrativos e do tipo de atividade exercida na instituição. Não percebemos nenhuma regularidade

signifi cativa nas transformações que possa nos levar a hipóteses de causa e efeito

em relação a uma possível precarização do trabalho.

A relação aluno/professor se refl ete no trabalho do professor, já que, se é alta, representa mais trabalho de correção de provas, exercícios e testes, além do tempo

de atendimento aos estudantes e de orientações, por exemplo, de monografi as de

conclusão de curso. A prática de ensino no nível superior não é apenas o ensino de

conteúdos, mas também a introdução dos estudantes em uma área específi ca ou

profi ssional ou científi ca, o que signifi ca a introdução desse aluno em uma cultura

específi ca, cultura lingüística, estilística, etc., que representa um tipo também

específi co de atendimento aos alunos. Observamos uma enorme diferença entre

as instituições públicas e as privadas, o que nos leva a supor que nestas últimas, a prática de ensino seja diferente do que nas primeiras.

Já a relação funcionário/professor depende dos cursos oferecidos pela instituição: é muito maior nas instituições com cursos de medicina, de veterinária,

com hospitais, fazendas experimentais, laboratórios sofi sticados de física (por

exemplo, o ITA).

Sistema de mérito

Nas profi ssões em geral (medicina, engenharia, direito, por exemplo), o sistema de mérito se refere à relação entre o profi ssional e a clientela. Na profi ssão acadêmica isso não acontece, já que o aluno não escolhe o professor. O sistema de mérito se refere, historicamente, à publicação e esta é avaliada pelos pares.

(15)

um artigo publicado em periódico no mesmo período. A média de publicação é 10,8 publicações por professor nos últimos dez anos.

Nas áreas da engenharia, o que conta parecem ser trabalhos completos publicados em anais, e apresentados em congressos. Para se ter uma idéia da diferença entre os campos, vejamos os seguintes dados (produção/professor nos últimos dez anos):

Artigos em periódicos

Capítulos de livros

Livros Trabalhos completos publicados em anais

ITA 5,3 0,6 0,4 23,3

UFMG

(engenharias) 7,5 0,5 0,3 17,3 UFOP

(engenharias) 6,0 14,7

UFMG (fi losofi a) 8,3 6,7 2,5 1,9

UFOP (fi losofi a) 6,0 3,2 2,5 1,5 UFRJ (fi losofi a) 7,1 5,4 2,1 1,1

Quadro 7 – Produção/professor nos últimos dez anos segundo diversas instituições e áreas do conhecimento

Essa diferença se refere, claro, ao tipo de conhecimento produzido: nas áreas das engenharias o conhecimento é volátil, substituído rapidamente por outro mais bem feito. Trata-se de estudos de materiais, de processos e testes de equipamentos e construções. A pesquisa é sempre para encontrar novos materiais, novos processos e construir novos equipamentos. Assim, ele se torna obsoleto rapidamente. Já nas ciências sociais e humanas e a fi losofi a, o conhecimento não é totalmente substituído por novos conhecimentos. O conhecimento antigo é sempre fonte de novas idéias, o que o torna constantemente interessante para os novos membros chegados ao campo. O sistema de ignição do motor do Ford T é apenas uma peça de museu e ninguém jamais fará a usinagem de um eixo qualquer a ser utilizado em uma nova aeronave criada para a agricultura contemporânea em um torno mecânico. Mas o Protágoras de Platão continua a ser gerador de novas idéias para a educação contemporânea, por exemplo, ou para a fi losofi a.

Resumindo os dados

A entrada no campo se torna cada vez mais exigente e é realizada a partir de 1.

(16)

do conhecimento, científi co e técnico. O direito de entrada é variável segundo o tipo de instituição. A pesquisa mostra quatro vetores diferentes de valores: o disciplinar, a categoria administrativa da instituição (federal, estadual, municipal, privada confessional, comunitária, privada em sentido estrito), o tipo de instituição (universidade, centros universitários, faculdades isoladas), o geográfi co. A existência de publicação relevante tem se tornado um fator importante, já que a titulação tende a se tornar homogênea, ou seja, tende a haver uma infl ação de diplomas de mestrado e doutorado no campo acadêmico. Isso é verdade, já que há a necessidade de se classifi car ofi cialmente os periódicos, segundo critérios de qualidade de cada área do conhecimento. Mas, de qualquer forma, no coração do direito de entrada está o conhecimento e a habilidade de lidar com ele, e a titulação. Chamemos de capital acadêmico o conjunto da titulação, do conhecimento e das habilidades – específi ca de cada disciplina – de lidar com ele. Esse capital acadêmico é acumulado através da trajetória de formação e da trajetória profi ssional de cada professor. E é função também das inter-relações que o professor estabelece ao longo de sua trajetória.

O mundo do trabalho acadêmico contém uma gama de relações de trabalho que 2.

vai desde o professor “horista”, sem nenhum outro vínculo com a instituição de ensino além das aulas, até o professor com dedicação exclusiva e estabilidade de emprego das grandes universidades públicas que se dedicam à pesquisa e ao ensino na pós-graduação. O que separa essas duas extremidades é o capital acadêmico acumulado. Esse capital se refere à titulação, mais especifi camente ao mestrado e doutorado, às instituições nas quais obteve a titulação, mas também à visibilidade do professor e de seu trabalho de pesquisa na área de atuação. Essa visibilidade se relaciona ao campo disciplinar no qual pertence e ao tipo e tamanho da instituição na qual atua. Além disso, há diferenças de acordo com a área do conhecimento: nos cursos de medicina, direito e em algumas sub-áreas da psicologia (psicologia clínica, psicologia hospitalar entre outras), os professores, mesmo com alto capital acadêmico, preferem tempos parciais de trabalho acadêmico, por causa do status mais elevado dessas profi ssões em relação à profi ssão acadêmica e dos altos ganhos fi nanceiros. Em alguns momentos históricos, em conformidade com o mercado de trabalho da área, o mesmo ocorre com os engenheiros. Observamos um padrão recorrente de estratégia de carreira acadêmica, independentemente da área:

Educação básica  escolas particulares em sentido estrito universidades confessionais  universidades públicas de pequeno porte  grandes universidades públicas.

(17)

nas universidades públicas, divisão intradepartamental: encontramos três tipos a.

principais de professores – aqueles que se dedicam à extensão, aqueles que se dedicam preferencialmente à pesquisa e aqueles que desenvolvem uma carreira administrativa, galgando os diversos cargos na universidade, chefe departamento, diretor de instituto ou faculdade, pró-reitor e reitor e outros cargos da estrutura administrativa.

divisão interinstitucional: nas faculdades privadas, o professor se ocupa, b.

preferencialmente, das aulas e poucos dentre eles ocupam algum cargo administrativo; nas universidades públicas, se ocupam de todos os cargos administrativos. Já nas universidades, públicas e privadas, os professores se ocupam também de pesquisa e divulgação do conhecimento. Assim, a prática da pesquisa é uma fonte de diferenciação na vida acadêmica.

Os poucos dados que dispomos até o momento deixam perceber que a c.

produtividade na pesquisa e na publicação tem uma relação fraca com a origem acadêmica (graduação e instituições nas quais o professor trabalhou no início de sua carreira), mas parece ter uma relação forte com o status de sua fi liação acadêmica (instituição na qual exerce seu ofício).

Em relação ao ensino, notamos que há uma diferenciação sutil entre os 4.

professores de instituições de tipos diferentes. Os professores lecionam mais de cinco disciplinas ao longo de sua carreira, aqueles que estão nas instituições privadas lecionam um número maior de disciplinas diferentes do que aqueles das instituições públicas, inclusive de áreas diferentes daquelas em que se formaram. Entre os professores entrevistados, de diversos tipos de instituições, há uma grande difi culdade em relação à classifi cação do material a ensinar aos alunos, o que mostra um problema de formação. Parece que há uma porcentagem grande de professores que não dominam os conhecimentos da área na qual foram formados e na qual lecionam. E isso aponta para a formação do professor – em mestrados e doutorados nos quais se estuda apenas o seu caso de pesquisa – e para a organização do ensino superior – os processos de recrutamento e seleção de professores e processos de racionalização de custos.

Quanto às atividades de pesquisa, os dados de nossa pesquisa apontam para 5.

(18)

precisão no currículo de graduação e pós-graduação, a questão da psicologia do indivíduo em Adorno, informatização de arquivos históricos, etc. Assim, percebemos que, com o aumento do número de professores e com a pesquisa como uma atividade distintiva, há uma corrida dos novos professores que chegam ao campo a esta atividade e, com isso, há um alargamento do sentido da “pesquisa”.

A extensão, antes compreendida como difusão de conhecimentos para o público 6.

leigo, começa a se transformar recentemente em um tipo de assistência a comunidades carentes. Essa transformação, mais visível em cursos técnicos (medicina, engenharia, odontologia), nos quais os estudantes precisam ser treinados praticamente, e em cursos da área de ciências humanas e sociais aplicadas (educação, psicologia, administração, serviço social, etc.), tem sido incentivada através de políticas públicas e de incentivos fi nanceiros. Mas também o sentido de extensão não é passível de uma defi nição, já que cada professor tem uma concepção diferente. Encontramos projetos de extensão de tipos variados, educação de jovens e adultos, formação de professores para a educação básica, cursos diversos para o público leigo, organização de eventos científi cos, cursos de especialização, diagnóstico de acervo histórico, etc.

Há uma enorme diferença entre os professores das instituições públicas daqueles 7.

das instituições privadas em relação a atividades de gerenciamento acadêmico. Essas atividades são intensas nas instituições públicas, e raras nas instituições privadas. O aumento das atividades nas últimas décadas, especialmente nas instituições públicas, parece se relacionar com um aumento da complexidade das instituições (aumento de atividades de pesquisa, de extensão, publicação, subdivisões disciplinares, etc.). E isso se relaciona, também, ao tamanho da instituição: nas grandes universidades, com programas de pós-graduação já consolidados, com um quadro docente maior, essas atividades são mais “diluídas”, enquanto nas instituições menores, com um quadro docente menor, elas são mais intensas, os professores precisam assumir diversos cargos e representações, o que torna o trabalho mais intenso.

Composição e formação do professorado. Em nossa amostra, 15,7% dos 8.

(19)

têm doutorado. 18,1% fi zeram pós-doutorado; 13,3% no exterior; 4,8% em universidades públicas brasileiras.

Já nas instituições privadas, o quadro é o seguinte: 43% com graduação

em universidade pública; 57% em instituições privadas, 48,4% fi zeram curso de

especialização, após a graduação.

Esses dados apontam para uma possível diferenciação na origem social dos professores das instituições públicas e privadas. Ao mesmo tempo, encontramos também essas trajetórias de formação e as mesmas estratégias de carreira entre professores de instituições públicas, o que sugere uma mudança nas características de origem também desses professores. Em um questionário aplicado a professores de apenas uma instituição pública de ensino superior de pequeno porte (que possui aproximadamente 400 professores, com cerca de 80 respondentes), obtivemos um dado signifi cativo: 56% dos respondentes afi rmam que o pai cursou apenas o primeiro

grau, enquanto apenas 15% dos respondentes afi rmam que o pai tem a escolaridade

superior. Em relação à mãe, a proporção é semelhante, diminuindo um pouco a porcentagem de professores cuja mãe tem curso superior (56% cursaram apenas o primeiro grau e 11% com curso superior). Esses dados apontam para uma possível transformação da composição do professorado e a necessidade de uma pesquisa mais consistente.

Conclusão: a prática acadêmica

(20)

Fatores institucionais Fatores disciplinares Fatores “políticos”

Direito de entrada

Titulação do professor importante apenas nas ins-tituições públicas e univer-sidades.

Aumento da titulação do professorado: desenvolvi-mento de outros critérios: a produtividade (número de publicações em periódicos classifi cados pelas institui-ções de fomento)

Nas instituições públicas e universidades: é a excelên-cia na área e na sub-área de formação.

Nas instituições privadas é a titulação na área. Delimita o que pertence e o que não pertence à área, qual é o conteúdo da for-mação adequada e qual é inadequado.

Enfi m, em última instância, classifi ca quem pode entrar e quem não pode.

A legislação impõe normas de entrada: a titulação

Trabalho do professor

Instituições privadas: “ho-ristas”, o professor é um prestador de serviços; o re-gime de dedicação exclusi-va, quando existe, é apenas para respeitar determina-ções legislacionais. Instituições privadas: os professores não ocupam cargos administrativos centrais, apenas alguns pe-riféricos. Aqueles cargos são cargos de confiança, determinados pela direção central em geral, pela man-tenedora.

Instituições públicas: o professor está no centro de todas as atividades aca-dêmicas, desde a adminis-tração até a pesquisa e a divulgação de seus resulta-dos, tendo, portanto, o regi-me de dedicação exclusiva (principalmente)

As disciplinas impõem alguns limites ao trabalho do professor: algumas dis-ciplinas exigem um regime de trabalho com mais en-volvimento institucional, como no caso da medicina e de disciplinas que neces-sitam de laboratórios mais sofi sticados. Outras disci-plinas colocam limitações externas, sob forma de ava-liação da formação para a obtenção das credenciais de trabalho (por exemplo, o caso do direito).

A legislação impõe normas de regime de trabalho. Órgãos governamentais im-põem limites ao estabelecer avaliações externas, normas para credenciamento de ins-tituições, acompanhamento e descredenciamento.

Ensino Públicas – mais discipli-nas

Privadas – menos disci-plinas

Professores lecionam disci-plinas de outras áreas Relação alunos/professor mais eleva nas instituições privadas

Conteúdo definido pela área

Estilo de aula defi nido pela área

Aumento da relação pro-fessor/aluno

(21)

Fatores institucionais Fatores disciplinares Fatores “políticos”

Pesquisa Pesquisa presente nas ins-tituições públicas e, prin-cipalmente, nas grandes universidades.

Aumento das atividades de pesquisa nas instituições privadas, através da inicia-ção científi ca

Influencia o tipo de pes-quisa e a concepção de pesquisa

Valorização de atividades de pesquisa, através de incentivo financeiro a al-gumas áreas específicas, estratégicas para o pro-grama de governo e para a relação de forças no campo político

Infl uencia o tema das pes-quisas em cada área

Divulgação do conhecimento

Relacionada à produtivida-de, compõe o “capital aca-dêmico” que, quanto maior, maior o prestígio dentro da instituição e maior o pres-tígio da instituição.

Direciona a produtividade no sentido de estabelecer o que é válido, o que não é válido, o que pode ser pu-blicado, o que não pode. Estabelece os critérios de qualidade

Estabelece critérios meto-dológicos

Direciona a temática atra-vés de incentivo à produção em algumas áreas estratégi-cas para o programa de go-vernos e para a relação de forças no campo político

Extensão O interesse específico da instituição direciona maior ou menor atividade exten-sionista

A extensão tende a legiti-mar a existência de algu-mas instituições localizadas no interior

A composição do corpo docente infl uencia a maior ou menor atividade exten-sionista

As áreas presentes nas instituições infl uenciam a presença/ausência de ati-vidades extensionistas.

Influencia a presença/ ausência de extensão nos diversos campos

Em cada campo, parece que as atividades exten-sionistas fi cam a cargo de professores com “capital acadêmico” menor

Promove o aumento de ati-vidades extensionistas de acordo com os interesses do campo político, através de fi nanciamento de proje-tos, bolsas (aumentando os salários).

Atividades adminis-trativas e gerenciais

As atividades administrati-vas se modifi cam de acordo com o tipo de instituição (públicas ou privadas) e com o porte (instituições menores exigem mais tempo individual nesse tipo de atividade – ou seja, as atividades são as mesmas, mas em pequenas institui-ções, há um número menor de professores).

A forma organizacional – colegiada –

A área disciplinar tem um efeito nas atividades admi-nistrativas: gerenciamento de laboratórios, de núcleos e grupos de pesquisa, orga-nização de eventos, partici-pação em bancas diversas, comissões de julgamentos de méritos, conselhos edi-toriais. Impõe trabalhos administrativos externos, nas associações acadêmico-profi ssionais, em conselhos editoriais, etc.

Estabelece a forma orga-nizacional e conseqüen-temente, as atividades administrativas.

(22)

Pode-se observar que cada uma das atividades acadêmicas é multi-determinada,

sofrendo infl uências da forma organizacional da instituição na qual o trabalho é

realizado, do campo disciplinar e dos fatores políticos. O trabalho do professor se encontra na interseção desses três determinantes.

Elas são limitadas externamente pelo jogo de forças sociais que se materializam nas reformas educacionais e na legislação do ensino superior. Estas são o resultado de uma composição de forças, cada uma com característica cognitiva, já que se

refere a uma classifi cação e a uma visão de mundo, a uma concepção de sociedade

e de educação superior e, conseqüentemente, de concepção de instituições de ensino superior. O resultado, claro, não satisfaz a nenhum dos atores sociais interessados (sindicatos de professores, associações, empresários, políticos, grupos sociais de pressão, tais como os movimentos negros, feministas, etc.). Provavelmente este é um dos fatores geradores da sensação de crise iminente ou de mudanças constantes tratada por certa literatura internacional (ALTBACH, 1997; OAKLEY, 1997; WELCH, 1997). De qualquer forma, as transformações das relações de força políticas, juntamente com as mudanças na composição do professorado parecem levar a transformações da prática acadêmica.

Há um enraizamento disciplinar da prática acadêmica, o que vai de encontro ao trabalho de Bertrand (1993). O trabalho do professor se insere em uma instituição, em um departamento, nos quais há forças de interesses diferenciados, também com características cognitivas, que se referem a concepções tanto das instituições quanto das próprias práticas. Assim, não é uma atividade pessoal, individual, deixada ao livre-arbítrio de cada um. Este trabalho é efetuado dentro de uma instituição que tem múltiplas funções e as tarefas que as compõem têm objetivos mais ou menos

complementares e vão de encontro a necessidades de benefi ciários diferentes,

internos e externos. Além disso, este trabalho é resultado de um compromisso dinâmico entre necessidades pessoais dos professores e as exigências do emprego estabelecidas pelas institucionais (universitárias, das faculdades ou institutos e departamentais), e relacionada mais precisamente pela atribuição de recursos, repartição de tarefas e recompensas o seio da universidade. A origem da estruturação do trabalho do professor universitário parece estar ancorada em vários elementos: o tipo de instituição, o departamento e o ambiente acadêmico.

(23)

identidade disciplinar, assim como momentos de criação e manutenção daquilo que

Bourdieu (1998) denomina de capital social9.

As universidades se apóiam essencialmente sobre o trabalho de professores

altamente qualifi cados e autônomos para realizar suas tarefas. Além disso,

a universidade tem uma característica importantíssima: a competência de

especialistas cuja alta qualifi cação é função de um longo percurso de formação

e de socialização na comunidade científi ca. Como consequência principal, há

uma impregnação da universidade pela cultura profi ssional (ou disciplinar).

Disso resulta uma grande exigência de autonomia da parte dos profi ssionais no

exercício de suas funções, uma exigência de avaliação apenas pelos seus pares,

uma lealdade por vezes mais forte à comunidade profi ssional do que à instituição

a que pertence e onde trabalha.

O pertencimento disciplinar parece ter implicações sobre a concepção, a estruturação e o conteúdo do trabalho docente. A socialização do professor – assim como a construção e a manutenção de sua identidade – parece não acontecer nem pela inserção institucional (universidade, instituição de ensino superior), nem pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas sim pelo seu pertencimento disciplinar.

Como primeiro desenho – num nível mais abstrato de raciocínio, numa espécie de construção de um modelo – da prática docente pode-se ressaltar os seguintes pontos:

Não se pode falar de uma profi ssão acadêmica ou profi ssão docente do ensino superior, mas sim de um conjunto articulado de maneira relativamente frouxa, de

diferentes perfi s de profi ssão acadêmica, correspondentes a diferentes disciplinas

ou profi ssões e a diferentes departamentos e instituições. Cada uma desenvolve

seus próprios métodos de trabalho (nos três eixos: pesquisa, ensino e extensão), seu próprio sistema de representações (idéias de universidade, concepções de ensino, etc.), gestão de tarefas, lógicas de ação.

A coesão da instituição de ensino superior, especialmente a pública, e de seu funcionamento parece ser mantida por dois fatores: o primeiro, uma estrutura criada

por uma combinação original da presença de um grupo de profi ssionais, suporte da

cultura profi ssional na instituição universitária, infl uente, de um lado, e fragmentado e heterogêneo por outro lado, que conduz a um modelo de gestão particular que

combina uma autoridade profi ssional sob uma forma federada e representativa

9 Capital social se refere à rede de relações que o ator social, em nosso caso, o professor de ensino

(24)

(procedimentos de consulta e representação) com uma estrutura de coordenação de tipo burocrático.

T

HE PRAXIS OF HIGHER EDUCATION PROFESSORS

ABSTRACT: This article is based on a research about teaching praxes held in 2007 and 2008, and in another research, which began in 2009 and is still in course. This text aims at understanding the mechanisms involved in the way teaching is structured and the differentiated implication of professors in the different components of their profession. From the qualitative analysis of data obtained through interviews, questionnaires, educational census, analysis of the curricula of professors from different institutions, of all regions of the country and of different areas, I concluded that the work of the professor is multidetermined, depending on the organization and the internal forces of the institution in which they work, of their insertion in the disciplinary fi eld, the relations between disciplines and wider political forces in society.

KEYWORDS: Sociology of education. Academic profession. Academic praxes. Higher education.

Referências

ALTBACH, P. G. An international academic crisis? the American professoriate in comparative perspective. Daedalus, Cambridge, v.126, n.4, p.315-338, Fall. 1997.

BECHER, T. Academic tribes and territories. Milton Keynes: Open University Press, 1989.

BECKER, H. S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.

BERTRAND, D. Le travail professoral reconstruit: au dela de la modulation. Quebéc: Presses de l’Université du Quebéc, 1993.

BOSI, A. de P. Precarização do trabalho docente no Brasil: novas e velhas formas de dominação capitalista 1980 – 2005. Universidade e Sociedade, Brasília, v.16, n.38, p.43-59, jun. 2006.

(25)

BRASIL. Ministério da Defesa. Disponível em: https://www.defesa.gov.br/projeto_rondon/ index.php?page=origens. Acesso em: 29 ago. 2009a.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Inep. Disponível em: http://www.inep.gov.br/ superior/censosuperior/sinopse/. Acesso em: 23 ago. 2009b.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/editalproext_2009_6.pdf. Acesso em: 29 ago. 2009c.

CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2002.

LEITE, D.; MOROSINI, D. (Org.). Universidade futurante: produção do ensino e inovação.

Campinas: Papirus, 1997.

MANCEBO, D. Reforma universitária: refl exões sobre a privatização e a mercantilização do conhecimento. Educação & Sociedade, Brasília, v.25, n.88, p.795-817, out., 2004.

MARTINS, C. B. O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n.1, p.41-60, 2000.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MOROSINI, M. Educação superior em periódicos nacionais. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001. (Série Estado do conhecimento, n.3). Disponível em: http://www.publicacoes.inep. gov.br/resultados.asp?cat=12&subcat=30#. Acesso em: 17 set. 2007.

OAKLEY, F. The elusive academic profession: complexity and change. Daedalus, Cambridge, v.126, n.4, p.43-66, Fall. 1997.

SCHWARTZMAN, S. As teorias da universidade brasileira. 1984. Disponível em: <http:// www.schwartzman.org.br/simon/teorias.htm>. Acesso em: 16 jul. 2009.

WELCH, A R. All change?: the professoriate in uncertain times. Higher Education, Amsterdan, v.34, n.3, p.299-303, Oct. 1997.

ZERUBAVEL, E. The rigid, the fuzzy, and the fl exible: notes on the mental sculping of academic identity. Social Research, New York, v. 62, n. 4, p.1093-1106, 1995.

Recebido em outubro de 2009

(26)

Referências

Documentos relacionados

A partir da metodologia proposta para o cálculo do FGD é possível mensurar a degradação dos edifícios, sendo evidenciado, como principais conclusões, que o

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O objetivo deste estudo consistiu em descrever, explicar e analisar as manifestações de estresse ocupacional em professores universitários de uma instituição privada na região do

em [14] caracterizam o ponto limite da trajetória central dual associada a uma grande classe de funções de penalidade, dentre elas a função penali- dade exponencial, para problemas

De modo a contribuir para os objectivos estabelecidos e em função da infra-estrutura disponível no Laboratório de Física da Construções (LFC) foram seleccionados