• Nenhum resultado encontrado

Deborah Matias Gomes – dehgomesgmail.com – Bibliotecária Documentalista no SENACSC –

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Deborah Matias Gomes – dehgomesgmail.com – Bibliotecária Documentalista no SENACSC –"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

g

in

a

165

EXPEDIENTE

CONSELHO EDITORIAL

Andréia Sousa da Silva – andreia.ssilva@gmail.com – Vice-Presidente da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina –

NEAB/UDESC.Bacharela em Biblioteconomia- Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Camila Koerich Burin – camilaburin@gmail.com – Bibliotecária do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC). Presidente da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Layout da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Deborah Matias Gomes – dehgomes@gmail.com – Bibliotecária Documentalista no SENAC/SC –

Assistente de Documentação na Faculdade de Tecnologia SENAI de São José. Primeira Secretária da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Bacharela em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Eduardo Silveira – edusilveira1985@gmail.com – Primeiro Tesoureiro da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editor de Texto/Revisão, Administração e Gerenciamento da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Bacharel em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Evandro Jair Duarte – dujaev@gmail.com – Fundação Catarinense de Cultura (Biblioteca Pública de Santa Catarina) – Bibliotecário do Setor de Obras Raras. Diretor da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editor-Gerente da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Coordenador do Grupo Especializado em Bibliotecas Públicas (GEBP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Universidade Internacional de Curitiba (FACINTER). Bacharel em Biblioteconomia –

Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

(2)

g

in

a

166

Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina

– UDESC.

Kátia Maria Costa – katiacostaacb@gmail.com – Bibliotecária da Biblioteca Pública da Fundação de Cultura de Brusque. Diretora Financeira e de Captação de Recursos da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Editora de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Priscila Machado Borges Sena – priscilambs@gmail.com – Editora de Relacionamento e de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT).

(3)

g

in

a

167

AVALIADORES

ANGÉLICA CONCEIÇÃO DIAS MIRANDA - Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Vice-Líder e Pesquisadora do Instituto Biblion, Grupo de Pesquisa. Lider e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão - FURG. Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e a implementação do Repositório Institucional.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797022U8

AUGIZA KARLA BOSO – Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER/IBPEX). Bacharel em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecária do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138601A4

EDUARDO VALADARES DA SILVA – Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais na Escola de Ciência da Informação; Pesquisador do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE) da UFMG. Membro da Comissão de Bibliotecas Escolares do CRB 6ª Região.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267494Y5

EVANDRO JAIR DUARTE – Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas (FACINTER/IBPEX). Bacharel em Biblioteconomia –

Habilitação em Gestão da Informação (UDESC). Bibliotecário do Setor de Obras Raras da Biblioteca Pública de Santa Catarina. E-mail: dujaev@gmail.com

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266588P8

FABRÍCIO SILVA ASSUMPÇÃO - Doutorando em Ciência da Informação na UNESP, Campus de Marília. Bacharel em Biblioteconomia. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Bibliotecário na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487647U6

JÉSSICA BEDIN– Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

(4)

g

in

a

168

JULIANA FACHIN – Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4445872E9

LEONARDO HERMES LEMOS – Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduado em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4890866U9

MARCELO VOTTO TEIXEIRA – Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande.

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265678E2

ORESTES TREVISOL NETO – Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Técnico em Administração pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi tutor presencial do curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares UAB/CIN/UFSC, polo Florianópolis. É Professor no curso de Biblioteconomia EaD da UNOCHAPECÓ e bibliotecário da UDESC/Pinhalzinho. Compõe o grupo de pesquisa, Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas - NEIMCOC. E-mail:

orestes@unochapeco.edu.br

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449576J9

PAULA CARINA DE ARAÚJO – Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Período Sanduíche em University of Washington com a orientação de Joseph T. Tennis. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade do Paraná (UFPR). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267018D1

PIETRO OTÁVIO SANTIAGO DA SILVA –Mestrando em Ciênica da Informação pela Universidade do Porto (Portugal). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Pernambuco (UFPE).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4275157P8

RENATA CARDOZO PADILHA Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

(5)

g

in

a

169

THALITA DA SILVA COELHO Doutoranda em Teoria Literária e Literatura Brasileira pelo Programa de Pós –Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (PGLit/UFSC). Mestra em Literatura pelo Programa de Pós –Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (PGLit/UFSC). Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4305477U3

VANESSA NEUNZIG – Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina –

(6)

g

in

a

170

AUTORES

ALEXANDRE MASSON MAROLDI - Doutor em Educação – UFSCar. Departamento de Ciência da Informação – UNIR. E-mail: alexandre@unir.br

ALINE RAFAELA ANJOS - Mestranda em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. E-mail: alinerafaela33@gmail.com

ANA CLARA CÂNDIDO - Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). E-mail:

ANA MARIA PEREIRA - Doutora em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (Portugal), professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: anamariapere@gmail.com.

ANDREIA DE BEM MACHADO - Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) E-mail:

andreiadebem@gmail.com

CARLOS ROBERTO MASSAO HAYASHI - Doutor em Educação – UFSCar. Departamento de Ciência da Informação – UFSCar. E-mail: massao@ufscar.br

CLÁDICE NÓBILE DINIZ - Doutora em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia e no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É líder do grupo de pesquisa: Perspectivas da biblioteca como organização criativa na otimização dos recursos de aprendizagem: da acessibilidade à fluência informacional. E-mail:

cladice.diniz@unirio.br

DANIELA FERNANDA ASSIS DE OLIVEIRA SPUDEIT - Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e no Programa de Pós-Graduação de Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail:

danielaspudeit@gmail.com

(7)

g

in

a

171

ELISA CRISTINA DELFINI CORRÊA - Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Docente do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação – DBI/FAED/UDESC e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação – PPGINFO/FAED/UDESC. E-mail: elisacorrea61@gmail.com

ESTER CALLAND ROSA - Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano - Universidade de São Paulo – USP. E-mail: esterosa2014@gmail.com

FÁBIO DOS SANTOS GODÓI - Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação – UFSCar. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade – UFSCar. E-mail:

fabiogodoiii@gmail.com

JIMENA DE MELLO HEREDIA - Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Especialista em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail:

jimenamello@gmail.com

JULIANA RAVASCHIO FRANCO DE CAMARGO - Bibliotecária do Instituto de Artes da Unicamp. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade – UFSCar. E-mail:

jravaschio@hotmail.com

LÚCIA DA SILVEIRA - Mestra em Gestão de Unidades de Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecária da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: luciadasilveiras@gmail.com

MARCIA SILVEIRA KROEFF - Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde 1997, onde já respondeu, dentre outros cargos administrativos, pelo de Pró-reitora de Pesquisa e Desenvolvimento (2000-2002). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), possui mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Em 2009 tornou-se especialista em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente exerce atividades docentes no Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED e é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação – PPGInfo/ FAED/UDESC. E-mail:ms.kroeff@gmail.com

MARCOS PASTANA SANTOS - Doutorando em Humanidades, Culturas e Artes na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Mestre Profissional em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ. E-mail: marcos.pastana@ifrj.edu.br

(8)

g

in

a

172

ROBERTO LOPES DOS SANTOS JUNIOR - Professor adjunto da Faculdade de Arquivologia pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Ciência da informação pelo convênio IBICT/ UFRJ. Mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT / UFF. E-mail: bobblopes@hotmail.com

RUBENS DA COSTA SILVA FILHO - Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Atua como bibliotecário-chefe da Biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). UFRGS - Biblioteca da Escola de Enfermagem.

E-mail: rubens.silva@ufrgs.br

SANDRA REGINA COELHO DA ROSA - Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará (cursando). Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade da Amazônia (2014). Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Pará (2017). E-mail:

sandrarosamuseologa@gmail.com

STELA TAVARES BRANDÃO - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. E-mail: tavares.stela@gmail.com

TATIANE VALDRICH - Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail:tvaldrich@gmail.com

(9)

g

in

a

173

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE BIBLIOTECÁRIOS

GESTÃO (2018-2020)

Presidente

Camila Koerich Burin – camilaburin@gmail.com

Vice-Presidente

Kátia Maria Costa – katiacostaacb@gmail.com

Primeira Secretária

Deborah Matias Gomes – dehgomes@gmail.com

Segunda Secretária

Sabrina Martins – sabrinafoco@gmail.com

Primeira Tesoureira

Marilaine Hahn – mhahnsc@gmail.com

Segundo Tesoureiro

Everton Correia Luz – evertonluzbiblio@gmail.com

Diretora Técnica

Franciele Carneiro Garcês da Silva – francigarces@yahoo.com.br

Diretora Financeira e de Captação de Recursos

Amábile Costa – amabilecosta.m@gmail.com

Diretora de Marketing e Divulgação

Franciéle Carneiro Garcês da Silva – francigarces@yahoo.com.br

Diretora Financeira e de Captação de Recursos

Patrícia Kellen Pereira – bypatti@gmail.com

Diretora Regional

Vânia Medeiros Ribeiro – vania.udesc@gmail.com

Assessora de Grupos Especializados

Miriam de Cássia Mascarenhas de Mattos – miriammattos@gmail.com

Editor-Gerente da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina

Evandro Jair Duarte – dujaev@gmail.com

Editora de Relacionamento e de Texto/Revisão da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina

Priscila Machado Borges Sena – priscilambs@gmail.com

Editor de Marketing da Revista ACB

Eduardo Silveira – eduardosilveira1985@gmail.com

Editores de Seção e Edição da Revista ACB

Andreia Sousa da Silva – andreia.ssilva@gmail.com Lucas Mendes – mendesquinha@gmail.com

EDITOR GERENTE DO NÚMERO

Evandro Jair Duarte – dujaev@gmail.com

HOSPEDAGEM DA REVISTA

Referências

Documentos relacionados

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne