• Nenhum resultado encontrado

1) Diferencie respiração pulmonar de respiração celular: 2) Explique a diferença entre inspiração e expiração:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1) Diferencie respiração pulmonar de respiração celular: 2) Explique a diferença entre inspiração e expiração:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Disciplina de Biologia – REVISA

Nome:_______________________________________________________ Turma: 8° Professor (a): Juliana Ferreira Data: 06/05/2019

1) Diferencie respiração pulmonar de respiração celular:

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2) Explique a diferença entre inspiração e expiração:

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3) Quais os órgãos que compõe o sistema respiratório?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4) Qual a importância do processo respiratório para nossa sobrevivência?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 5) Qual a diferença entre asma e bronquite?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 6) Qual a função dos alvéolos pulmonares?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 7) Qual a válvula que evita que o alimento siga em direção a traqueia?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(2)

Nome: No Turma: 8º ano__________ Prof.ª Maria Lucivane Data: ____/____/____

REVISA 2 DE GEOGRAFIA – LIVRO 1 – PG 250-260. 2º BIMESTRE

1. (0,5) Analise a charge a seguir. Que contradição

socioeconômica marcante da globalização é evidenciada na charge? Explique.

_______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

2. (0,5) Observe a figura ao lado. Segundo a charge, a globalização é um processo que:

a) estimula o crescimento demográfico das áreas mais populosas do planeta.

b) destaca as divisões culturais dos povos.

c) favorece a integração cultural entre os povos de origem latina e europeia.

d) beneficia algumas partes do mundo, acentuando as diferenças entre o Norte e o Sul.

3. (0,5) Sabe-se que as empresas transnacionais são uma das marcas do capitalismo globalizado. Explique a relação entre a expansão dessas empresas pelo mundo e o processo de globalização. Cite um exemplo de empresa transnacional.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 4. A Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países. Considerando tal afirmação cite:

a) (0,2) Dois impactos positivos da globalização:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) (0,2) Dois impactos negativos da globalização:

(3)

5. (0,6) Leia atentamente o artigo a seguir.

Apple admite exploração de crianças em suas fábricas

A Apple, uma das empresas mais bem-conceituadas na área de tecnologia, admitiu o uso de mão de obra infantil em algumas de suas fábricas na Ásia. Segundo reportagem do jornal britânico Daily Telegraph, pelo menos 11 crianças com menos de 15 anos de idade trabalharam no ano passado em três fábricas da companhia.

A gigante de Steve Jobs não especificou em quais fábricas as crianças trabalharam, mas acredita-se que os casos podem ter acontecido nas matrizes instaladas na China, onde a maior parte dos produtos da Apple são produzidos. A empresa também tem fábricas em Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Tailândia, República Tcheca e Estados Unidos.

“Em cada uma das três fábricas, fizemos uma revisão dos registros de empregados e uma completa análise do processo de recrutamento para esclarecer a forma como os menores foram contratados”, explicou a empresa em um relatório anual sobre os fornecedores. A empresa disse ainda que as crianças já não fazem parte do quadro de funcionários ou foram admitidas por estarem com a idade mínima para trabalhar. Em 2008, a Apple identificou 25 casos de trabalho de mão de obra infantil em suas fábricas de iPhone, iPods e computadores.

Apple admite exploração de crianças em suas fábricas. UOL, 1o jan. 2010. Disponível em: <http://virgula.uol.com.br/home/apple-admite-exploracao-de-criancas-em-suas-fabricas>. Acesso em: 5 jun. 2017.

(4)

1 Nome: No Turma: 8º Ano A & B

Prof.: Anderson W. Data: ____/____/2019

REVISACAESPHUMANASNº:02 –HISTÓRIA

TURMA: 8º ANO A & B –– 2º BIMESTRE 06/05/2019 - PROF. ANDERSON W. –

(Uerj 2015) Carta de Convocação dos Estados Gerais - Por ordem do Rei.

Temos necessidade de nossos fiéis súditos para nos ajudarem a superar todas as dificuldades em que nos achamos e para estabelecer uma ordem constante e invariável em todas as partes do governo que interessam à felicidade dos nossos súditos e à prosperidade de nosso reino. Esses grandes motivos nos determinaram convocar a assembleia dos Estados de todas as províncias sob nossa obediência, para que seja achado, o mais rapidamente possível, um remédio eficaz para os males do Estado e para que os abusos de toda espécie sejam reformados e prevenidos.Versalhes, 24 de janeiro de 1789.Adaptado de MATTOSO, K. de Q.. Textos e documentos para o estudo

de história contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976

A convocação dos Estados Gerais deu início à Revolução Francesa, ocasionando um conjunto de mudanças que abalaram não só a França, mas também o mundo ocidental em finais do século XVIII.

Cite um motivo para a convocação dos Estados Gerais na França, em 1789, e apresente duas consequências da Revolução Francesa para as sociedades europeias e americanas.

R:______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ____________

(Unicamp 2013) Observe a distribuição de custos dos camponeses franceses, em percentual da colheita, às vésperas da Revolução de 1789. Esses custos referem-se ao arrendamento da terra, ao custo das sementes e aos impostos pagos ao rei, ao senhor da terra e ao clero.

(5)

2 R:______________________________________________________________________________________ __________________________________________________

b) Por quais motivos a questão econômica foi um elemento importante para o Terceiro Estado durante a Revolução Francesa?

R:______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _______________________________

(Uerj 2011)

O Jornal do Brasil aproveitou a corrida eleitoral pela presidência do Brasil em 1989 e consultou a opinião dos candidatos para a seguinte questão: “Se o senhor tivesse vivido a Revolução Francesa, que personagem da época gostaria de ter encarnado?” A maioria preferiria ter sido povo. Dois gostariam de ter sido filósofos. Ninguém quis ser político. Mas, curiosamente, aqueles que queriam ser povo ou filósofo em 1789,

duzentos anos depois, almejavam a presidência.Adaptado de www.jblog.com.br - O dia

14 de julho de 1789, data da queda da Bastilha, é considerado pelos historiadores um marco da Revolução Francesa. –

Considerando o contexto político da França em 1789, explique a importância simbólica da queda da Bastilha para o movimento revolucionário francês.

Apresente, também, duas propostas da Revolução Francesa que ainda façam parte da ordem política contemporânea.

(6)

REVISA

EXATAS/

INGLÊS

02

2

º BIM

Nome: No Turma:8º ano

Prof.(º) Max Data: ____/____/

VALOR: 25 pontos

1. O PAST CONTINUOUS é formado por: a. TO BE (presente) + gerund

b. DO / DOES + gerund. c. DID + gerund.

d. TO BE (past) + gerund. e. NDA

2. A forma interrogativa da frase “Peter was watching TV” é: a. Peter was watching TV?

b. Did Peter watching TV?

c. Does Peter was watching TV? d. Was Peter watching TV? e. NDA

3. A forma negative da frase “They were traveling” é: a. They not traveling.

b. They don’t traveling. c. They didn’t traveling. d. They weren’t traveling. e. NDA

4. O PAST CONTINUOUS é usado para falar sobre ações que: a. Estão acontecendo no momento da fala.

b. acontecerão no futuro. c. São habituais.

d. Estavam acontecendo em um momento no passado. e. NDA

5. Forme frases no PAST CONTINUOUS usando as palavras dadas.

(7)

REVISA II – 2o. BIMESTRE

PORTUGUÊS

Aluno: __________________________________________________ turma: 8o. _data: _____

Professora: Anna Fernanda Myszkowsk

1) As seguintes frases em evidência, as quais encontram-se na voz passiva. Permute-as para a voz ativa:

a – Os conteúdos foram estudados pelos alunos.

b – Todos os comentários foram discutidos durante a reunião. c – Todas as questões discursivas do concurso foram anuladas.

d – As crianças eram estimuladas constantemente ao hábito da leitura. e – Os jogadores eram comandados por um técnico bastante exigente.

2)Diante das alternativas expostas, assinale a que se encontra na voz reflexiva: a – Antigamente contavam-se muitas histórias.

b – O garoto feriu-se com o objeto pontiagudo. c – Os artistas foram aplaudidos pela plateia.

d – As mercadorias foram repostas conforme a demanda. e – Questões polêmicas permeiam a sociedade.

3)Analise as orações a seguir atentando-se para o que se pede: Alugam-se casas neste bairro

Precisa-se de funcionários nesta empresa

Há semelhança entre ambas quanto à classificação do sujeito? Justifique sua resposta.

4)Emeio às orações que seguem há a predominância da voz passiva analítica. Exercite seus conhecimentos transcrevendo-as para a voz passiva sintética, conforme aponta o modelo: Móveis rústicos são fabricados nesta empresa – passiva analítica

(8)

a – Atrações turísticas são exploradas nesta cidade.

b – Inúmeros obstáculos foram vencidos durante a graduação. c – Apartamentos são alugados nas cidades litorâneas.

d- Palavras agressivas foram ouvidas durante a conversa.

e – Muitas acusações são proferidas aos candidatos durante sua gestão.

5) Destaque de cada oração o sujeito e o agente da passiva: a) Os direitos foram reivindicados pelos trabalhadores. b) A palestra foi ministrada por ele.

c) A fábula foi contada pela professora.

Referências

Documentos relacionados

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Refletir sobre a gestão do conhecimento na área da Saúde Pública em tempos de Big Data, que norteiam seus desafios e perspetivas no século XXI para a sustentabilidade dos sistemas

RESUMO – O objetivo desse trabalho foi avaliar o impacto do aumento de dióxido de carbono (CO 2 ) atmosférica sobre a produção de material seco de plantas invasoras e

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada