• Nenhum resultado encontrado

MARVILA EM FÉRIAS. Feira Medieval setembro Mata do Vale Fundão. em Marvila. em Marvila JULHO Nº 140

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARVILA EM FÉRIAS. Feira Medieval setembro Mata do Vale Fundão. em Marvila. em Marvila JULHO Nº 140"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

2017

JUL

HO

140

Mensal - Ano 12

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B U I Ç Ã O G R A T

U I T A

Feira Medieval

Para ti se não F

altares

MARVILA EM FÉRIAS

20º Aniv. Contr

a-Senso

Mata do Vale Fundão

(2)

Mensal - Ano 12 - n.º 140 Julho de 2017

Diretor:

Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida Paulo VI, 60 - 1950-231 Lisboa Telefone: 218 310 350 Fax: 218 310 359 Site: www.jf-marvila.pt Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação e Produção Gráfica: Pixel - Design e Comunicação, Lda. Impressão: Grafica Lda.

edi

torial

Belarmino Silva Presidente Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30* secretaria.presidente@jf-marvila.pt

Coordenação dos Pelouros, Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património António Alves Vogal Substituição do Presidente, Pelouro Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade (C.Marvilense) e Habitação; Atendimento ao público 5.ª feira das 10h00 às 12h00* antonio.alves@jf-marvila.pt Isabel Fraga Vogal

Pelouro Ação Social, Saúde, Educação, Conselho Educativo, Projeto Intervir, Organização Interna e CPCJ Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30* isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt Vítor Simões Vogal

Pelouro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00* Vítor Morais Secretário Vogal

Pelouro Desporto e Juventude Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30*

vitor.morais@jf-marvila.pt

Joaquim Cerqueira Brito Tesoureiro Vogal Pelouro Cultura Atendimento ao público 3.ª feira das 15h30 às 17h30* joaquim.brito@jf-marvila.pt Miguel Ferreira Vogal

Pelouro Espaços Verdes, Ambiente, Higiene Urbana e Saneamento Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00*

miguel.ferreira@jf-marvila.pt *Por marcação prévia

ficha

técni

ca

o nosso executivo

VOTOS DE BOAS FÉRIAS

A TODOS OS MARVILENSES

O

mês de agosto é para muitos Marvilenses tempo de férias, provavelmente é o mês mais esperado do ano depois de muitos meses de trabalho. É, por exce-lência, uma época que aproveitamos para recarregar energias, conhecer novos lugares, visitar as nossas origens e rever os familiares que estão longe.

Aos mais jovens, que terminaram recentemente as avaliações e os exames, espero que tenham conseguido alcançar os vossos objetivos e que aproveitem estas férias para recuperar forças e regressarem com mais entusiasmo e iniciativa para o novo ano letivo. Aproveito também para desejar a todos os que vão para as suas “terras” que aprovei-tem o melhor delas, as famílias, as festas, as romarias e que reforcem os laços que os unem às suas origens. Por outro, aos que optam por cá ficar, desafio-os a desfrutar ao máximo dos encantos de Marvila. Passeiem a pé pela freguesia, conheçam o que há de novo, os parques, as galerias, os restaurantes, a zona ribeirinha, entre outros. Estar de férias é essencialmente aproveitar os tempos livres para descontrair, descansar e preparar-nos para entrar em força na nova época de trabalho.

Os seniores da nossa Freguesia, inscritos no programa Marvila em Férias, contam também com os meus votos de um ótimo período passado na praia ou no campo. O bem-estar de todos os fregueses é uma preocupação que guia todos os esforços do nosso executivo. Desejamos assim que todos os Marvilenses, os que estão de férias, os que já regressa-ram, e os que ainda anseiam por elas, tenham um merecido descanso.

PARABÉNS CONTRA-SENSO!

A 9 de julho de 1997 nasceu o Teatro Contra-Senso. Vinte anos de cultura que muito enriqueceram a nossa freguesia. Um percurso sempre em crescendo que muito orgulha Marvila.

(3)

Marvila 1

Aconteceu

Festa em Santa Beatriz

A

Paróquia de Santa Beatriz da Silva realizou a festa em homenagem à sua padroeira no primeiro fim-de-semana do mês de julho, com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila. Durante os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho todos os que passaram pelo adro da igreja de Santa Beatriz, no bairro das Amendoeiras, puderam assistir a vários momentos musicais começando pela atuação da banda Onda Média que abrilhantou os três dias de festa. No sábado as crianças da catequese da paróquia encheram de cor o recinto do arraial. Da parte da tarde foi a vez dos grupos corais subirem ao palco, o Coro Venite a Laudare, o Coro Soul Gospel Project e o Cantar Alentejano pela Associação de Reformados, Pen-sionistas e Idosos de Mora encantaram com as suas vozes todos os presentes. No último dia do arraial a animação foi feita pelo Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Castro Daire e da

Casa do Concelho da Pampilhosa da Serra e pelo Rancho Folclórico Raízes de Montemuro ACULMA. No domingo realizou-se, ainda, a Eucaristia Solene seguida da Procissão em honra da padroeira Santa Beatriz, que passou pelas ruas do bairro e ao longo do per-curso foi juntando muitos fiéis. No final da missa foi feito um agra-decimento a todos os presentes, especialmente às senhoras que carregaram os andores onde estavam as figuras da Santa Beatriz e de Jesus Cristo, valorizando-se, assim, o seu esforço e a sua fé. Para a Paróquia esta é uma excelente forma de intercâmbio social e cultural para a população do bairro das Amendoeiras. Para além de diversão, este evento pretende unir as pessoas, desenvolver os laços de amizade, de fé, solidariedade e bondade entre a comunidade, dando condições de lazer para que possam desfrutar do momento, divertindo-se com amigos.

N

o fim de semana de 7 a 9 de julho a Paróquia de São Maximiliano Kolbe esteve em Festa. Foram muitos os Marvilenses que passaram pelo recinto do arraial, junto à igreja, para assistir às festividades e saborear os tradicionais petiscos destes dias.

A noite de sexta-feira foi preenchida com um concurso de talentos com apresentação de dança, canto e representações diversas. Rita Reis foi a vencedora do S.Max Got Talent com a música “Meu Amor de Longe” de Raquel Tavares.

Sábado foi o dia dedicado às crianças e aos seus Direitos, durante a tarde decorreu a Festa do Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe com espetáculos de diversos grupos de dança, música, canto, exposição de trabalhos e muita alegria. Depois da Eucaristia vespertina o arraial continuou com uma mega aula de zumba com os instruto-res do ginásio “Gémeos Academia”. A música tradicional portuguesa da banda Alegres da Encosta de Montemuro fechou o dia com uma atuação que não deixou ninguém indiferente e convidou a um pezinho de dança.

As festividades religiosas em honra de São Maximiliano Kolbe tive-ram o seu momento alto no domingo de manhã com a Eucaristia solene seguida de procissão pelas ruas do bairro, animada pela Banda da ACULMA. Os andores que seguem na procissão são enfeitados com flores gentilmente oferecidas por diferentes instituições, moradores e pelo comércio do bairro, nomeadamente o andor de Santa Clara, São Francisco de Assis, Santo António e Nossa Senhora de Fátima. Depois de almoço os fregueses puderam assistir a vários momentos musicais a animação ficou a cargo do Grupo de Guitarras da Paroquia, do Grupo Coral Canta Marvila, seguindo-se as atuações do Rancho Folclórico e Etnográfico Raízes de Montemuro, do Rancho Folclórico e Etnográfico e do Grupo de Concertinas da Casa do Concelho de Castro Daire que encerraram da melhor forma as comemorações.

Os três dias de festa para além da animação e convívio que ofereceram a todos quantos marcaram presença no arraial, permitiram fortalecer o espírito de interajuda, os laços de amizade e solidariedade entre a comunidade de São Maximiliano.

(4)

Cultura

Joaquim Cerqueira Brito,

Vogal Pelouro Cultura

“Queremos continuar a apostar neste tipo de iniciativas. É muito importante este trabalho conjunto com as Associações de Marvila.”

D

urante o mês de Julho o Fado saiu à Rua em Marvila. A Junta de Freguesia e a Associação Cultural “O Fado” (ACOF) levaram o Fado aos bairros de Marvila aos sábados entre as 17h30 e as 18h30. A iniciativa surgiu de uma conversa informal entre o vogal da Cultura, Joaquim Brito e o Presidente da ACOF, Adriano Santos, que em boa hora se lembraram de levar este tão querido e tradicional estilo de música portuguesa aos Marvilenses.

A apresentação dos vários espetáculos ficou a cargo de Fernando Morais e Adriano Santos, com o acompanhamento de Vitor Tiago na viola de Fado e José Manuel de Castro na guitarra portuguesa. Foram muitos os artistas que pisaram os vários palcos improvisados nas Ruas e Praças de Marvila para animar todos os presentes, que aplaudiam de forma entusiasta os fadistas da Escola de Fado da ACOF. No dia 8 de julho “O Fado sai à Rua” esteve na Praça Dr. Fernando Amado, no Bairro do Condado e contou com a participação especial

da fadista Ana Botas que veio propositadamente de Alcácer do Sal. No dia 15 de julho foi a vez do Bairro da GNR receber os Fadistas da ACOF num cenário muito peculiar, junto ao Castelo. No sábado seguinte, dia 22, a Praça Raul Lino, no Bairro dos Lóios, encheu-se para assistir ao espetáculo de Fado. Para encerrar esta iniciativa que tanto animou as tardes de sábado do mês de julho dos muitos Marvilenses que assistiram às matinês de Fado, decorreu no dia 29, na Rua batizada com o nome de um grande fadista, Fernando Farinha.

O executivo da Junta de Freguesia esteve sempre representado durante os vários dias de evento. Joaquim Brito, vogal da Cultura agradeceu a parceria com a ACOF e a presença de todos quantos quiseram comparecer e passar belos fins de tarde ao som dos artistas da primeira Escola de Fado de Portugal. Foi a primeira vez que este evento aconteceu na nossa freguesia e foi sem dúvida um grande sucesso.

(5)

Marvila 3

Cultura

P

ara comemorar o seu vigésimo aniversário, o Grupo de Teatro Contra-Senso abriu as portas dos bastidores e par-tilhou com o público aquilo que geralmente não se vê. No dia 8 de julho, no Auditório Fernando Pessa, no Espaço Municipal da Flamenga, assistiu-se a um ensaio do espetáculo “Origens” e descobriu-se um pouco do que é construir uma peça de teatro.

Este espetáculo está inserido no projeto TransHumâncias, uma parceria com a Associação de Moradores do Bairro das Amendoei-ras (AMBA). TransHumâncias representa a circulação de pessoas e a transferência de saberes e propõe a inclusão e cooperação social através das Artes, criando atividades intergeracionais.

Neste caso o teatro foi o meio para contar a história das “origens” dos lisboetas, tantas vezes perdidas com o passar das gerações, numa peça que coloca mães e filhos em palco numa viagem de comboio pelas raízes e tradições convidando os espetadores a fazer a sua própria interpretação e a identificar-se com as situações retratadas bem como, com as personagens em palco. Depois do ensaio aberto e uma vez que no dia 9 de julho, o Teatro Contra-Senso completava 20 anos, aproveitou-se para fazer a festa e soprar as 20 velas, num momento de partilha e convívio entre diretores, encenador, atores e o público. No final da peça, falamos com Sandra Mestre, uma das funda-doras do Grupo sobre estes 20 anos de existência.

20º Aniversário Teatro Contra-Senso

À Conversa com Sandra Mestre História do Grupo

O Contra-Senso surgiu em 1997 do sonho de três jovens do liceu. O grupo de teatro já existia como D. Dinis, na Escola Secundária D. Dinis, aqui em Marvila,

quan-do terminamos o 12º ano e queríamos continuar com o projeto e para avançar formalmente tivemos de oficializar o grupo e demos-lhe o nome de Contra-senso, apoiado pela Junta de Freguesia de Marvila. Nessa altura saímos da escola e Marvila acolheu-nos de braços abertos. O vogal da Cultura, atual Presidente da Junta de Freguesia, Belarmino Silva, desde há 20 anos que acompanha o nosso trabalho e apoiam-nos em tudo.

Eramos jovens com 18, 19 anos hoje já somos casados e temos filhos e a verdade é que o teatro nos acompa-nhou desde sempre, numa fase inicial pelo simples prazer de fazer teatro e agora também já com uma nova vocação social e pedagógica de apoio aos jovens. O projeto Revelar-te, financiado pela Junta de Freguesia, tem como objetivo integrar os jovens através do teatro contribuindo para uma educação não formal e fomentando a sua autoestima, auto confiança e trabalho em equipa, que culmina na apresen-tação de um espetáculo final. De entre esses jovens vamos escolhendo os mais talentosos e mais dedicados para in-gressarem no Contra-Senso, acabando por ser um projeto escola para nós também e por dar continuidade ao grupo.

Projeto TransHumâncias

Este foi um novo projeto BIP ZIP. A AMBA lançou-nos o desafio, ganhamos e estamos novamente a trabalhar num projeto que tem a particularidade de se chamar TransHumâncias. No fundo pretende-se que os jovens descubram as suas origens, nota-mos que muitos deles não sabiam de onde eram originários e isto incentivou-os a conversarem sobre o tema em casa e com os seus familiares, e envolve-los no projeto acabando por fundir gerações nesta peça que pela primeira vez junta mães e filhos em palco.

Balanço dos 20 anos

O Balanço é muito positivo, temos vindo a desenvolver um trabalho sempre no crescendo. No início foi muito difícil pois tínhamos muito espólio e guarda-roupa que íamos perdendo por não ter onde guardar. Desde que temos a nossa sede conseguimos concentrar guarda-roupa, cenários e ensaios no mesmo espaço, tudo se tornou mais fácil. Felizmente sempre tivemos muito público e com a ajuda da Junta de Freguesia nunca sentimos dificuldades financeiras, nem falta de apoio.

Projetos Futuros

(6)

Cultura

Concertinas, Cavaquinhos e Folclore na Festa da Amizade

N

o dia 9 de julho, a Casa de Concelho de Arcos de Valdevez organizou mais uma Festa da Amizade na Mata do Vale Fundão. Este evento, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila, é muito acari-nhado pelos Marvilenses e tem como objetivo promover o convívio, a amizade e a alegria entre os fregueses.

O palco da Mata de Vale Fundão que mais parecia um terreiro de romaria tradicional do Minho recebeu concertinas, cavaquinhos, cantares ao desafio e folclore, numa tarde de celebração de amizade. A abertura das festividades foi feita pelo Grupo de Cavaquinhos e o encerramento pelo Rancho Folclórico, ambos da Casa de Concelho de Arcos de Valdevez, que animaram todos os presentes, incluindo o Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, e os vogais António Alves, Isabel Fraga, Joaquim Brito e Miguel Ferreira que marcaram presença no evento. Joaquim Cerqueira Brito, Presidente da Casa de Concelho de Arcos de Valdevez e vogal da Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, visivelmente satisfeito e feliz com

a iniciativa e a participação dos Marvilenses, salientou a importância deste evento, caraterizando-o como uma festa de aproximação de comunidades, e agradeceu à Junta de Freguesia de Marvila por todo o apoio prestado para a realização deste dia.

A Festa da Amizade de 2017 contou com a participação especial do Rancho Tricanas do Cidral da Póvoa do Varzim. Este grupo de folclore, da Associação Cultural e Recreativa da Matriz, com mais de 90 anos de história é formado por 44 elementos entre dançarinos, coro, ensaiador e é acom-panhado por acordeão, viola, saxofone, trompete, bombo e ferrinhos. Um rancho diferente, de cariz urbano, que representa a mulher típica poveira, a Tricana.

(7)

15•16•17

setembro

Artesãos • Tabernas

Danças e Bailias • Teatro de Rua

15•16•17

setembro

Pelouro Cultura 2017

ENTRADA LIVRE

Feira Medieval

Feira Medieval

em Marvila

em Marvila

(8)

Desporto

Primeiro Campo de Futebol de Praia de Lisboa

N

o dia 16 de julho o Clube Futebol de Chelas inaugurou, em Marvila, o primeiro campo de Futebol de Praia de Lisboa. No âmbito da celebração dos 38 anos do Clube, com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila, os adeptos e a direção do Clube meteram mãos à obra e construíram junto à sua sede, na Rua Oliveira Cadornega, um Campo de Futebol de Praia. O torneio inaugural do Campo contou com a participação da equipa da casa, do Benfica, do Sporting e do Belenenses. O melhor jogador do mundo Madjer, Marinho e Rui Coimbra apadrinharam esta Marvila Cup 2017 e foram homenageados com um agradecimento especial pela ajuda prestada no desenvolvimento do Campo.

O programa de jogos começou com os infantis do clube da casa, CF Chelas, contra os dos Olivais Sul. Também os mais velhos foram chamados a campo num jogo de veteranos entre o CF Chelas e o rival Grupo Desportivo de Chelas.

O primeiro jogo do torneio quadrangular de futebol de praia entre Benfica e Belenenses deu a vitória à equipa da Casa do Benfica de Loures. O Sporting e CF Chelas jogaram logo a seguir, com o clube

visitante a levar a melhor. Os vencidos decidiram os terceiro e quarto lugares e os vencedores digladiam-se na grande final num jogo de nervos entre a Casa do Benfica de Loures e o Sporting Clube de Portugal. Madjer brilhou no areal do Chelas com dois golos que deram a vitória da Marvila Cup ao Sporting por 6-4. O presidente do clube, Telmo Carrelo, explicou que um dos objetivos da construção do Campo de Futebol de Praia foi apostar numa modalidade diferente, que vai certamente ajudar a seduzir muitos jovens para a prática desportiva. O CF Chelas está deter-minado em desenvolver a modalidade e em breve vai nascer uma escola de formação e equipas oficiais de Futebol de Praia. O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, deu os parabéns ao C.F. de Chelas e à Junta de Freguesia pela excelente iniciativa que veio reabilitar um espaço que estava inutilizado. Prova do sucesso do Campo é a mobilização que conseguiram para este torneio desde as melhores equipas e jogadores de Portugal a toda a gente que veio assistir.

Um dia memorável para o Clube Futebol de Chelas que prova que quando “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”!

ERRATA

Por lapso, na última edição da Revista da Junta de Freguesia de Marvila, foi detetado que faltou o agradecimento a uma das entidades participantes nas Olisipíadas: o Clube de Futebol de Chelas.

Assim sendo, no final da página 5, da Revista 139, deve ler-se:

(9)

Marvila 7

Educação

“Para ti, Se não faltares” premeia alunos de Marvila

N

o dia 5 de julho decorreu a entrega de prémios rela-tivos ao terceiro período da iniciativa “Para ti, Se não faltares”, na Escola Básica Damião de Góis, e na Escola Básica 2, 3 de Marvila. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Fundação Benfica e a Junta de Freguesia de Marvila, cujo objetivo é promover os bons resultados escolares, premiando os alunos que obtenham um bom aproveitamento e que apresentem uma evolução positiva face ao período anterior. Os prémios vão desde baralhos de cartas, bonés, toalhas de praia, até atividades de surf e colónias de férias. Na Escola Básica Damião Góis, os resultados foram bastante positivos. Em comparação com o ano letivo anterior, o número de faltas dadas pelos alunos reduziu para mais de metade. Os resultados apresentados pelos alunos da Escola 2,3 de Marvila foram igualmente bons, os alunos também registaram

um número de faltas muito baixo e um comportamento bastante positivo, o que se refletiu num aumento do aprovei-tamento global. Nesta iniciativa esteve presente a vogal da Junta de Freguesia de Marvila, Isabel Fraga, que reconheceu o sucesso deste projeto definindo-o como muito positivo para a educação na freguesia.

As cerimónias de entrega de prémios foram apresentadas pelo Presidente da Fundação Benfica, Jorge Miranda que fez questão de referir que de uma forma geral, os alunos de Marvila apresentaram bons resultados e, em termos de aproveitamento, apresentaram uma média acima da nacional. O projeto “Para ti, Se não Faltares” teve efeito motivador e de grande influência na comunidade escolar, uma iniciativa que tem vindo a apresentar bons resultados, mostrando ser crucial para a educação dos alunos em Marvila.

Isabel Fraga,

Vogal do Pelouro Ação Social, Saúde, Educação

(10)

Educação

Marvila em Férias

2017

N

o dia 14 de julho, o Polidesportivo da Mata do Vale Fundão recebeu a festa de encerramento do primeiro turno do Marvila em Férias que teve o seu início no dia 3 de julho.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila trata-se de um campo de férias não residencial, que abrange crianças e jovens entre os seis e os quinze anos de idade e tem o objetivo de proporcionar aos mais novos umas férias divertidas e pedagógicas, onde estes possam usufruir da melhor forma do seu tempo livre.

O programa do Marvila em Férias é bastante completo e dispõe de duas modalidades, designadamente o Praia-Campo e o Férias em Marvila. No Praia Campo, as crianças e os jovens, na parte da manhã, vão até à praia ou à piscina, e na parte da tarde, têm atividades lúdicas e visitas a vários parques naturais. No Férias em Marvila, os mais novos ficam

a conhecer melhor alguns espaços da freguesia, e desenvol-vem as suas atividades no Espaço Jodesenvol-vem Intervir. É importante salientar, que as diversas atividades são sempre acompanhas pelos monitores e coordenadores que ajudam a tornar esta iniciativa possível.

(11)

Marvila 9

Educação

Isabel Fraga,

Vogal do Pelouro Ação Social, Saúde, Educação

(12)

Aprovado Regulamento do Orçamento Participativo

A

última Assembleia de Freguesia decorreu em duas partes, sendo que a primeira aconteceu no dia 28 de junho e a segunda a 13 de julho, no Salão de Festas do Vale Fundão. O Presidente da Mesa, José Roque Alexandre, deu início à reunião pela intervenção do público que atempadamente se inscreveu para o efeito. Ainda no período antes da ordem do dia foram lidos e aprovados por unanimidade pela Assembleia de Freguesia dois votos de pesar e um de agradecimento que resultaram em dois momentos contrastantes no decorrer da assembleia, minutos de silêncio e um aplauso. Um dos votos de pesar era pelas vítimas do trágico incêndio da zona de Pedrogão Grande e condolências para os familiares e amigos. Em gesto de solidariedade os membros da Assembleia de Freguesia concordaram em doar o valor que lhes era devido pela participação nesta Assembleia para as vítimas desta catástrofe. O outro voto de pesar foi por Alípio de Freitas, um padre, revolucionário, e jornalista que se destacou na luta pela liberdade, que morreu em Lisboa aos 88 anos. O voto de agradecimento para a Marcha de Marvila e em simultâneo para a Sociedade Musical 3 d´Agosto destacava o esforço e o trabalho destes Marvilenses, uma saudação a todos os construtores e marchantes da Marcha de Marvila.

A continuação da Assembleia de Freguesia que

decor-reu no dia 13 de julho, pelas 21 horas no mesmo espaço da anterior, começou com a leitura da correspondência que trazia uma nota do Gabinete do Primeiro Ministro de Portugal, agradecendo o voto de Pesar enviado por esta Assembleia pelas vítimas dos incêndios.

No primeiro ponto da ordem de trabalhos foi discutida a Informação escrita do Presidente da Junta de Freguesia que relata a atividade mais relevante do executivo nos últimos meses. As diferentes bancadas colocaram algumas questões ao Presidente em substituição, António Alves, e restante executivo que esclareceram a Assembleia acerca das atividades desenvolvidas pelos diferentes pelouros.

Em seguida foram aprovados por unanimidade os protocolos entre a Junta de Freguesia de Marvila e a ACRAS, a ATM e o Centro Social e Cultural de Santa Beatriz.

No último ponto da ordem de trabalhos, a Assembleia de Freguesia de Marvila aprovou, por unanimidade, o regulamento do Orçamento Participativo. Os membros da Assembleia deram algumas sugestões de melhoria de aspetos formais do documento que não inviabilizaram a aprovação do regulamento que superou divergências e muito orgulhou a Assembleia, merecendo uma salva de palmas de todos os presentes.

Institucional

Pelouro

Habit

ação

Tem uma lâmpada a precisar de ser substituída?

BEM SERVIR

Precisa de uma maçaneta nova para a sua porta? A torneira da cozinha está a dar problemas?

Ligue para o 218 310 350 e o programa bem servir trata do problema!

(13)

Marvila 11

Melhorar Marvila

Rua Manuel Teixeira Gomes

Rua Fernando Farinha

Rua Eduarda Lapa Passeio e Rua Manuel Teixeira Gomes

Estacionamento Rua Manuel Teixeira Gomes

Rua do Armandinho

Repavimentação de várias Ruas da Freguesia

O

Pelouro Espaço Público, Segurança e Mobilidade, da Junta de Freguesia, continua a investir na requalificação das ruas, passeios, logradouros e zonas de lazer de Marvila.

Durante este mês concluíram-se as obras de repavimen-tação e reconstrução de passeios na Rua Manuel Teixeira Gomes que incluiu a introdução de um novo sistema de drenagem das águas pluviais, em algumas zonas dos passeios, a repavimentação da Rua Fernando Farinha, do Largo Ester Janz, da Rua do Armandinho, da Azinhaga dos Alfinetes, incluindo troço da Rua Padre António Ferreira,

(14)

Melhorar Marvila

Carris inaugura “Carreiras de Bairro” em Marvila

A

Carris inaugurou, no dia 11 de julho, em Marvila, as duas primeiras linhas do início de uma nova rede da Carris: as “Carreiras de Bairro”, que vão ligar os principais pontos da freguesia. A partir deste dia, a população de Marvila passa a dispor da carreira 31B, que liga o Vale Formoso ao Bairro dos Alfinetes, e do 32B Amendoeiras a Circulação Bela Vista.

A Biblioteca de Marvila acolheu a apresentação do projeto “Rede de Bairros” que foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e pelo presidente do conselho de administração da Carris, Tiago Farias. O presidente da Junta de Freguesia, Belarmino Silva, bem como muitos Marvilenses, assistiram ao lançamento do projeto e acompanharam a viagem inaugural.

A criação deste serviço pensado para as deslocações do dia-a-dia e que liga os principais pontos do bairro pretende

(15)

Marvila 13

Melhorar Marvila

MARVILA

32B AMENDOEIRAS (METRO) - CIRCULAÇÃO BELA VISTA

MARVILA

(16)

Informações

sumári

o

ATENDIMENTOS

Junta de Freguesia de Marvila Av. Paulo VI, 60

1950-231 Lisboa Tel.: 218 310 350

Das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira Horário de funcionamento da Tesouraria: Das 9h30 às 17h00 de segunda a sexta-feira Horário de licenciamento de canídeos: Das 11h00 às 17h00

ATENDIMENTO SOCIAL

Terças, das 10h00 às 13h00

Quartas e Quintas das 14h00 às 17h00 (Marcações pelo telefone)

info@jf-marvila.pt

SERVIÇOS PÚBLICOS

EPAL (Assistência Domiciliária) - Tel.: 800 201 101 EPAL (Roturas) - Tel.: 800 201 600

Lisboagás - Número Emergência: Tel.: 800 201 722 Lixo CML (Recolha de monos) - Tel.: 808 203 232 Semáforos avariados - Tel.: 800 911 990

Intoxicações - Tel.: 217 950 143 Linha Vida - Tel.: 1414 (gratuita) SOS Voz Amiga - Tel.: 213 544 545 R.S. Bombeiros - Tel.: 213 422 222

Loja do Cidadão de Marvila - Tel.: 707 241 107 CPCJ Lisboa Oriental - 218 311 233

Direção de Ação Social Local Oriental da SCML Tel.: 218 554 100

in

formações

úteis

Aconteceu

• Festa em Santa Beatriz

1

• São Maximiliano Kolbe em Festa

1

Cultura

• O Fado sai à Rua

2

• 20º Aniversário Teatro Contra-Senso

3

• Concertinas, Cavaquinhos e Folclore na Festa da Amizade

4

• Cartaz Feira Medieval

5

Desporto

• Primeiro Campo de Futebol de Praia de Lisboa

6

Educação

• “Para ti, Se não faltares” premeia alunos de Marvila

7

• Marvila em Férias 2017

8/9

Institucional

• Aprovado Regulamento do Orçamento Participativo

10

Melhorar Marvila

• Repavimentação de várias Ruas da Freguesia

11

• Carris inaugura “Carreiras de Bairro” em Marvila

12/13

Montagem fotográfica a partir das fotografias de Carla Caixinha, Rádio Renascença e Simona Cerrato - own work

ORGANIZAÇÃO PARCERIA APOIO

Embajada de México en Portugal



Montagem fotográfica a partir das fotografias de Carla Caixinha, Rádio Renascença e Simona Cerrato - own work

© CML | DESIGN: CML\AML

ORGANIZAÇÃO PARCERIA APOIO

Embajada de México en Portugal



Montagem fotográfica a partir das fotografias de Carla Caixinha, Rádio Renascença e Simona Cerrato - own work

© CML | DESIGN: CML\AML

14 de setembro

Atividades desportivas, palestras

e workshops

Referências

Documentos relacionados

A licenciatura em Ciência Política tem como objetivo central habilitar os seus licenciados para o exercício de funções altamente qualificadas nos domínios da governação do

A Junta de Freguesia de Marvila em parecia com a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a participar ativamente na organização e implementação deste projeto desportivo

Este espaço passou a fazer parte do antigo edifício do Palácio das Fontes que foi aproveitado e restaurado pela CML, vindo a enriquecer e contribuir para o desenvolvi- mento

Para Cláudia Garcia, representante da Associação Nucli- sol Jean Piaget e da CPCJ Lisboa Oriental, os objetivos desta iniciativa passam sobretudo por uma “sensibiliza- ção dos

Para o vogal do pelouro de Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, Joaquim Cerqueira Brito, este é “um evento organizado por uma associação marvilense que em muito dignifica

Na reunião, que teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, esteve presente o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura da Junta da Freguesia de Marvila,

A s crianças são o futuro da nossa sociedade e uma prioridade para a Junta de Freguesia de Marvila que continua a obter resultados muito positivos com o desenvolvimento do

Considerando a modalidade volitiva como aquela que faz referência ao que é desejável, conforme Hengeveld (2004), e tendo em vista as considerações de Hengeveld