• Nenhum resultado encontrado

Jornal. Diretoria toma posse em solenidade especial na OAB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jornal. Diretoria toma posse em solenidade especial na OAB"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Acesse: facebook.com /ApatejSP

www.apatej.org.br

Jornal

Diretoria toma posse em

solenidade especial na OAB

Licença-prêmio

pode ser

retirada dos

servidores

A cerimônia contou com a presen-ça de servidores, associados e diver-sas autoridades da região, como os vereadores Valdir Roque, Josias da Juco e Toniolo; presidente da OAB

Opinião

Nova gestão, novo ciclo de mudanças

Osasco, doutora Libânia Aparecida da Silva; doutora da Clínica Lares, parceira da entidade, Silvia Rezen-de Azevedo, secretário-adjunto da OAB, Dr. José Paschoal Neto. O

pre-sidente reeleito Mário José Mariano (Marinho) estará à frente da gestão 2015-2019 e seu próximo desafio é a aquisição de uma Colônia de Férias própria no Litoral Paulista.

02

Nos últimos quatros anos, a en-tidade avançou muito em números e na concretização de objetivos re-ais, como a recuperação do nosso patrimônio, a nova sede, cujo

pré-dio estava abandonado e ocupado por delinquentes causando trans-tornos à vizinhança local. Hoje a Apatej tem uma administração di-ferenciada.

Mobilização

PLC 56 é finalmente aprovado na Alesp

03

Após mais de dois anos de constantes mobi-lizações, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 56, que institui nível universi-tário para oficiais de justiça do estado de São Paulo, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O projeto agora segue para sanção do go-vernador Geraldo Alckmin.

06

Judiciário

Processo de

Remoção 2015

No final de agosto, a Apatej e demais entidades do Judiciá-rio participaram de reunião no TJ com o intuito de finalizarem recursos e analisarem pareceres do processo de Remoção 2015. A lista definitiva dos aprovados será publicada, provavelmente, no mês de outubro.

No final de julho, a Apatej di-vulgou em primeira mão nas suas redes sociais o anteprojeto do go-vernador Geraldo Alckmin, en-viado pela Fespesp, que tem o ob-jetivo de suspender o direito dos servidores do estado de São Paulo à licença-prêmio. O projeto ainda não foi apresentado na Alesp.

“Este projeto seria extrema-mente prejudicial à categoria, já que atinge um importante direi-to trabalhista conquistado, após muitas lutas dos trabalhadores”, ressalta o presidente da Apatej, Marinho.

Saiba mais em nosso site!

Apatej firma

parceria com a

ACM

Na tarde do dia 2/9, a Apatej fechou convênio com 12 unida-des da ACM em São Paulo que vão oferecer descontos em diver-sas atividades aos associados nas áreas de lazer, educação, esporte, entre outras.

De cara nova!

págs. 4 e 5

(2)

Opinião

Diretoria (2015/2019)

Mário José Mariano (Marinho)

Presidente

Roberto da Silva

Vice-Presidente

Iracema de Oliveira Dias

2ª Vice-Presidente

André Soares

Secretário

Alexandre Spínola

1º Secretário

Marcos Leite Penteado

Tesoureiro

Rita de Cássia

1ª Tesoureira

Outros Integrantes

Sérgio da Costa Sandra Regina Castilho

Carlos Roberto Lopes Gislaine Cristina Barbosa Maria Ângela dos Santos Ednaldo Aparecido Batista Cristiane Lima de Oliveira Fernando Ribeiro Ramos

Jairo Alvarenga Marcos José dos Santos

Vilma Lúcia Seixas Marcos Felipe Garcia Sandra Regina Nunes Rosângela de Souza Martins Demivaldo Aparecido Caldana

Dalva Francisco Márcia Regina da Silva Rosa

Catarina Szabo Paula Helena Passos Santiago

Luiz César Mattos Gilmara Silva dos Santos

Carlos Benedito Franco Ednir Raimundo Eronildes de Fátima Simões

Edneide Cristina Simões José Lucílio da Silva Filho Samuel Monteiro Eliane de Lima Croffi Dorival Mariano Estriga

Conselho Fiscal

Vanderlei de Paula Machuco - Presidente Carlos Eduardo - Vice-Presidente

José Carlos – Membro

Conselho de Ética

Silvana Medalla Sérgio Gonçalves

Apatej Sede

Rua Açucena, 128, Jd. das Flores, Osasco, SP

Tel.: (11) 3652-5400

Apatej Barueri

Rua Min. Rafael de Barros Monteiro, 115, 2º andar, Pq. dos Camargos, Barueri, SP

Tel.: (11) 4552-5030

Apatej Litoral

Av. São João, 480, sala 11, 2º andar Centro, Peruíbe, SP - Tel.: (13) 3455-3899

Email: imprensa@apatej.org.br

O Jornal APATEJ é uma publicação oficial da Associação Paulista dos Técnicos Judiciários,

editado sob sua responsabilidade e de acordo com sua autorização. Os artigos assinados não expressam necessariamente

a opinião dos editores desse jornal.

www.apatej.org.br

Distribuição bimestral e gratuita para os Sócios, conveniados e nos Fóruns

do Estado de São Paulo.

Edição e Diagramação: Nova Onda Comunicação - 3654-4172

Tiragem: 7 mil exemplares Diretor Responsável: Mário José Mariano

Marinho, Presidente da Apatej

Nova gestão, novo ciclo

de mudanças

Após a vitória da cha-pa única “A mudança não pode parar”, através da qual fui reeleito presidente com cerca de 90% dos vo-tos válidos, nossa diretoria inicia uma nova gestão rumo à conquista de mais benefícios aos associados e direitos aos servidores do Judiciário.

Nos últimos quatros anos, a entidade avançou muito em números, forta-lecendo sua representati-vidade em várias regiões de São Paulo, com o au-mento de mais de 50% dos

sócios, expansão de parcerias com diversas instituições e, principal-mente, na concretização de objetivos reais, como a recuperação do nosso patrimônio, a nova sede,

avaliada em mais de R$ 5 milhões, cujo prédio estava abandonado e ocupado por delinquentes causando trans-tornos à vizinhança local.

E todo esse processo de transformação, deve-se à união, planejamento e esfor-ço de todos os membros da diretoria e outros departa-mentos da Apatej. Com isso, ressalto que hoje a Apatej é um exemplo de entidade de credibilidade que priori-za uma administração dife-renciada focada sempre em resultados em curto prazo. Agora, o nosso próximo de-safio é a conquista de uma colônia de férias própria no litoral paulista.

Aqui não tem crise, as-sunto que mais se fala no país atualmente. Nós fomos elei-tos para ir para a contramão

da crise, porque, com apoio dos associados, a Apatej faz a diferença! O mesmo eu digo para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São de Paulo, José Renato Nali-ni, que está à frente do maior tribunal do país e insiste em acusar a crise econômica como entrave à aprovação de projetos e direitos essenciais à valorização dos servidores do Poder Judiciário paulista.

Mas que crise é essa que o senhor presidente afirma ao pagar o auxílio-moradia, de quase R$ 5 mil e outros benefícios caríssimos ao or-çamento do Estado para os magistrados? O Nalini fala que o juiz é merecedor destes benefícios, porque sofrem de depressão e crise de pânico. Um argumento para lá de ab-surdo, visto que os servidores

são os verdadeiros respon-sáveis pelo funcionamento dos trabalhos no Poder Ju-diciário. Então, crise? Só se for para o servidor.

Digo isso, porque as obras dos fóruns da Re-gião Oeste estão paradas, não houve reposição sa-larial dos servidores ain-da nem o pagamento ain-da diferença da data-base de 2015 (1,18%), entre ou-tras demandas importan-tes que não foram atendi-das.

A nova diretoria da Apatej firma o compro-misso de continuar lutan-do ativamente por me-lhorias de condições de trabalho da categoria em mobilizações na Alesp, junto ao Colégio de Líde-res, e perante o TJ.

Nalini volta a defender magistrados e

desprestigia servidores durante instalação

de nova Vara em Fórum de Carapicuíba

No início de agosto, a Apatej participou de soleni-dade de instalação da 4ª Vara Cível no Fórum de Carapi-cuíba. O evento recebeu a presença do prefeito do mu-nicípio, Sergio Ribeiro, de-sembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, desembargador Edu-ardo Cortez de Freitas Gou-vêa, entre outras autoridades.

Em depoimento infe-liz aos presentes, o presidente do TJ, José Renato Na-lini, revelou que Carapicuíba de-veria sentir orgu-lho da conquista da Vara, apontan-do, como respalapontan-do, a crise econômica geral que o

país enfrenta na atualidade. “É uma comarca privilegiada nesta situação de miserabili-dade. Quando a gente ofere-ce uma fatia de pão, esse que recebeu tem que ficar feliz”, destacou.

Nalini também voltou a afirmar que o Tribunal não tem recursos para pagar to-dos os servidores, devido ao orçamento limitado, e que o trabalhador já precisa se

sen-tir satisfeito com o rece-bimento de seu sa-lário em dia. “Em

tempos de crise, aquele que tem o seu dinheiro de-positado na con-ta no quarto dia útil tem que ficar feliz, agradecer todos os dias a Deus por não estar

na fila dos desempregados”, afirmou.

O presidente também voltou a ressaltar a impor-tância do cargo de juiz e que este não deve se responsa-bilizar em buscar soluções para questões irrelevantes. "O juiz é muito importante para cuidar de coisinhas

pe-quenas. Nunca tivemos em SP tantos juízes estressados, com síndrome de pânico, pe-dindo licença-saúde, porque não aguentam a pressão. Nós temos que reservar a Justiça apenas para tratar de coisas sérias”, concluiu.

Veja o vídeo do discurso do presidente do TJ na íntegra em nosso site!

(3)

Posse

Diretoria da Apatej toma

posse para o quadriênio 2015-2019

No dia 7/8, a Apatej pro-moveu solenidade de posse da nova diretoria da entidade para a gestão 2015-2019 na OAB Osasco. A cerimônia recebeu a presença de servi-dores, associados e diversas autoridades da região, como os vereadores Valdir Roque, Josias da Juco e Toniolo; presidente da OAB Osasco, doutora Libânia Aparecida da Silva; doutora da Clínica Lares, parceira da entidade, Silvia Rezende Azevedo, secretário-adjunto da OAB, Dr. José Paschoal Neto, entre outros convidados.

Durante discurso aos pre-sentes, o presidente reeleito da Apatej, com quase 90% dos votos válidos, Mário José Mariano, o Marinho, destacou que, apesar do ce-nário de crise enfrentado pela última gestão nos últimos quatro anos, a diretoria con-seguiu realizar um trabalho inovador, focado em resulta-dos, garantindo avanços

sig-nificativos para a entidade e expansão de benefícios para seu quadro associativo.

“Imagina se essa direto-ria, que assumiu a entidade em agosto de 2011 com vá-rios problemas, não tivesse lutado contra aquele cenário de dificuldades? A Apatej, com apoio dos associados, faz a diferença e trabalha na contramão da crise. É só cumprir a promessa que ela desaparece”, ressaltou Mari-nho.

A próxima meta da gestão é aquisição de uma colônia de férias própria no litoral paulista! Atualmente, a Apatej possui cerca de 2.500 sócios e representa importantes cidades e

regiões do Estado de São Paulo, como Vale do Ribeira; ABC; Osasco e região e Capital.

Confira depoimentos de reconhecimento à atuação da Apatej

“O mérito de todas as conquistas da entidade na última gestão, como a inauguração da nova sede, dedico à diretoria e aos

associados” - Marcos Leite Penteado (Marquinhos),

tesoureiro reeleito.

“A superação de obstáculos garantiu a conquista dos objetivos almejados” - Roberto da Silva, vice-presidente eleito.

“Parabéns à diretoria. Juntos, vamos consolidar esforços no prosseguimento do nosso trabalho” - Vanderlei Machuco,

presidente reeleito para o Conselho Fiscal.

“A conquista da sede própria deve-se à atuação de uma administração competente liderada pelo presidente Marinho” -

José Paschoal Neto, representante da Seccional OAB-SP.

“Estamos agradecidos e honrados com a chance de sediar mais uma vez a posse dessa importante entidade que é a Apatej” -

doutora Libânia Aparecida da Silva, presidente da OAB Osasco.

“É um prazer, uma honra, participar deste momento. Presenciei a honestidade de todos que participaram do pleito na Apatej” - Paulo

Pereira da Luz, presidente da Comissão Eleitoral.

“Quero saudar a todos os associados e funcionários. É um trabalho muito importante o que vocês realizam” - vereador Josias da Juco.

“É importante defender os trabalhadores em um momento de crise que o mundo atravessa atualmente” - vereador Valdir Roque.

“Parabéns pela eleição e a todos um abraço. Quero dizer que não só eu, mas a Câmara Municipal também estará sempre à

disposição de vocês” - vereador Toniolo. “Quero parabenizar o Marinho, que sempre se preocupa com o bem-estar e a saúde das pessoas, e demonstrou isso, brilhantemente, no trabalho da nova sede” - doutora Silvia

(4)
(5)

Mobilização

Categoria conquista aprovação dos

projetos 6 e 56 na Alesp!

PLC 6

“Nosso esforço e insistência renderam

mais uma vitória à categoria”, destaca

o presidente da Apatej, Marinho

No dia 5/8, a Apatej esteve presente no plenário da Alesp quando foi aprovado o PLC 6, que dispõe sobre a criação dos cargos de assistente social judiciário e psicó-logo judiciário. A decisão ocorreu após acordo entre lide-ranças políticas, durante sessão extraordinária.

No total, o projeto vai criar 137 cargos (95 de assistente social e 42 de psicólogo) e padronizar a jornada de traba-lho dos psicólogos para 30 horas semanais, assim como já ocorre para os assistentes, em cumprimento à legislação.

“A luta continua frente ao Tribunal, Alesp rumo à con-quista de demais projetos para maior reconhecimento e valorização de outros cargos do Judiciário”, ressalta o pre-sidente da Apatej, Mário José Mariano (Marinho).

PLC 56

Nível universitário não é despesa! É investimento!

Apatej participa de sessão histórica na Alesp que aprovou

projeto de nível universitário para oficial de justiça

No dia 26/8, a Apatej, em apoio à luta dos oficiais de justiça, partici-pou de sessão na Alesp que definiu a aprovação do Projeto de Lei Comple-mentar (PLC) 56, que institui nível universitário para estes servidores do estado de São Paulo. O projeto agora segue para sanção do governador Ge-raldo Alckmin.

“Após mais de dois anos de mobi-lizações constantes e encontros com o Colégio de Líderes na Assembleia, conseguimos esta vitória para o pro-gresso das condições de trabalho dos profissionais”, ressalta o presidente da Apatej, Marinho.

O deputado Carlos Giannazi res-saltou o merecimento da categoria de conseguir mais esta conquista, funda-mental para o avanço do Judiciário paulista. “São anos de lutas, além da greve histórica de 2010, que foram essenciais para aprovação de proje-tos, como o 6 e o 12. E agora, os ser-vidores chegaram até aqui para mais uma vitória”, destacou o deputado.

Diretoria e associados da Apatej comemoram a conquista

Oficiais reunidos se orgulham da vitória Tesoureiro, Marquinhos, e vice-presidente, Roberto da Silva, com o Giannazi Marinho e o deputado Carlos Giannazi

Pressão era constante

A Apatej e outras entidades representativas dos ser-vidores do Judiciário vinham lutando pela aceleração do processo de votação e aprovação destes PLCs, que tra-mitavam em regime de urgência na Alesp, semanalmente na Assembleia.

A luta continua...

A Apatej vai continuar participando de outras lutas para a conquista de demandas pendentes junto à Presidência do TJ para o avanço da categoria, como pagamento da diferença da data-base de 2015 (1,18%); instalação de locais de trabalho de melhor infra-estrutura; reposição salarial dos servidores; contratação de mais profissionais; majoração do auxílio-saúde, entre outras reivindicações, que atendam todos os servidores.

PLC 12

No dia 3 de setembro, o Diá-rio Oficial do Estado de São Pau-lo publicou a lista dos aprovados em curso de capacitação que transforma os cargos de agentes administrativos judiciários em escreventes técnicos judiciários (como institui o PLC 12).

O PLC 12/2014 foi aprovado na Alesp em dezembro de 2014 e, posteriormente, foi sancionado pelo governador Geraldo Alck-min, em janeiro deste ano.

A conquista é resultado de muitas lutas da Apatej que, du-rante mais de um ano, participou de diversas reuniões com a presi-dência do TJ-SP, além de audiên-cias e encontros em geral com os servidores e o Colégio de Líderes na Assembleia Legislativa visan-do acelerar o processo de votação na Casa, que contou ainda com o apoio de parlamentares, como o deputado estadual Carlos Gian-nazi.

“Vamos divulgar, propagar e combater ações que afetem a categoria”, convocou a todos os presentes o

tesoureiro da Apatej, Marcos Leite Penteado.

Apatej participa

de ato por direitos

(6)

Judiciário

Apatej luta pela valorização

dos escreventes

TJ-RJ gasta R$

24 milhões na

compra de novos

carros para

desembargadores

Foto: Camila Rodrigues

No final de julho, a Apatej partici-pou de reunião no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) cujo objetivo foi de avançar na discussão sobre a criação de um Projeto de Lei Complementar, que contempla o ní-vel universitário para escrevente.

“O quadro de escrevente é o maior da categoria em São Paulo. São cer-ca de 26 mil escreventes responsá-veis por atividades no campo jurí-dico, principalmente dando suporte administrativo aos fóruns, que são fundamentais para a Justiça do esta-do funcionar. Por isso, eles merecem mais reconhecimento e valorização do Tribunal”, ressalta o presidente da Apatej, Marinho.

Na discussão, as entidades des-tacaram, de forma unânime, aos re-presentantes do TJ que, a partir da aprovação do projeto, o cargo de escrevente terá um aumento real de mais de R$ 1.400 e somando outros

benefícios a remuneração total será ainda mais elevada.

Além disso, os servidores estarão mais qualificados e preparados para o cargo. Já que, além de graduação, os candidatos serão submetidos a um processo de provas de conhecimen-tos específicos. Todo este processo resultará em melhor desempenho

profissional e evolução da carreira no Judiciário.

No final do debate, ficou decidi-do que a minuta decidi-do PLC, apresenta-da pelas entiapresenta-dades, passará por uma avaliação detalhada da equipe da presidência, considerando despesas e impactos financeiros do mesmo ao orçamento do Tribunal.

Apatej acompanha trabalhos do

Processo de Remoção 2015

No final de agosto, a Apatej, re-presentada pelo seu presidente Mário José Mariano (Marinho), e demais entidades do Judiciário participaram de reunião no TJSP com o intuito de finalizarem recursos e analisarem pareceres do processo de Remoção 2015.

A lista definitiva dos aprovados será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal, prova-velmente, no mês de outubro e, con-sequentemente, será regulamentada o início da movimentação dos servido-res, de acordo decisão do TJ.

O Tribunal de Justiça do Rio publicou em seu diário oficial o detalhamento da compra de 246 novos carros para desembarga-dores. A despesa com os auto-móveis, que são do modelo Jetta, da Volkswagen, ficou em R$ 24 milhões, renovando a frota do ór-gão. Cada veículo sairá ao custo de R$ 96 mil.

Atualmente, a frota do TJRJ é composta por 311 veículos do modelo Passat, comprados há cinco anos por R$ 135 mil cada, com custo total de R$ 33 milhões. Ainda estão à disposição dos juí-zes carros dos modelos Ômega, Vectra e Fusion, adquiridos a par-tir de 2008.

Notas

Tribunal gaúcho

cria comissão

para prevenir

e enfrentar

assédio moral

Com o objetivo de preservar a qualidade de vida e saúde laboral dos integrantes e colaboradores da Justiça estadual, o presiden-te do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desem-bargador José Aquino Flôres de Camargo, instituiu a Comissão Paritária de Prevenção e Enfren-tamento ao Assédio Moral e Do-enças Decorrentes. Segundo ele, o tema está inserido no planeja-mento estratégico da Instituição e segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a todos os tribunais do país para a ado-ção, como meta permanente, de medidas de combate ao assédio moral nas relações de trabalho.

Fonte: Band

Fonte: CNJ

TJ envia proposta de orçamento do

Judiciário para 2016

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo elaborou proposta orça-mentária para o próximo ano e a en-caminhou para o Governo do Estado. A peça orçamentária solicitada é no valor de R$ 13.789.144.343,00. Deste total, R$ 10.619.267.875,00 será enviado para folha de despesas

pessoais, como vencimentos dos servi-dores, pagamentos de atrasados e repo-sição salarial da categoria. Após análise, o Poder Executivo enviará a peça para a Assembleia Legislativa.

“Todos os anos, o Judiciário paulista, o maior do país, tem a necessidade de solicitar uma suplementação financeira

ao orçamento aprovado. Isto aconte-ce, porque anualmente o orçamento final é inferior ao previsto pelo Tribu-nal. Vamos aguardar, pois em dezem-bro serão realizadas as eleições para Presidência, entre outros cargos no TJ “, afirma o presidente da Apatej, Má-rio José Mariano (Marinho).

(7)

Apatej fecha parceria com a que vai oferecer

diversos benefícios aos associados

Benefícios

Associados terão desconto de 5% na inscrição semestral ou anual

em várias atividades físicas, recreativas, educacionais e sociais!

Nesta quarta-feira, 2/9, a diretoria da Apatej, representa-da pelo seu presidente, Mário José Mariano (Marinho), se-cretário André Soares e tesoureiro Marcos Leite Penteado, participou de reunião com alguns membros da Associação Cristã de Moços (ACM) Osasco para selar parceria que vai disponibilizar várias vantagens aos sócios da entidade.

Representando a ACM, participaram da reunião; Sérgio Sidneu Manojo (presidente), Eudes de Araújo (secretário executivo), Osamu Kasuga (conselheiro), Rosimeire de Oliveira Rocha (líder administrativo) e José Basílio Marçal Neto (conselheiro).

Confira as 12 unidades

da ACM disponíveis

aos associados

Barueri – Alphaville Al. Araguaia, 63 (11) 4166-1600 Campos do Jordão

R. Joaquim Correa Cintra, 320 (12) 3662-6347 Centro R. Nestor Pestana, 147 (11) 3138-3000 Guarulhos R. Assis Chateaubriand, 205 (11) 2472-5600 Itaquera R. Léo de Afonseca, 47 (11) 2744-2000 Lapa

R. Brig. Gavião Peixoto, 1.100 (11) 3839-5800 Norte R. José Amato, 39 (11) 3959-5050 Osasco Av.das Flores, 453 (11) 3685-8900 Pinheiros

Pça. dos Omaguás, 88 (11) 3817-8377 Ribeirão Preto R. Paschoal Bardaro, 526 (16) 3623-2151 Santo Amaro R. Florenville, 280 (11) 5696-9600

São José dos Campos

R. José Alves dos Santos, 172 (12) 3935-2000

Sala de musculação Piscina interna Sala de bike

Piscina externa Sala de ginástica

Campo de futebol society

Ginásio

Conheça as dependências da ACM

Apatej assina contrato de parceria

Para mais informações, ligar em qualquer uma das unidades

(8)

Parceria entre Apatej e Emerson Capaz oferece

descontos exclusivos para associados!

Referências

Documentos relacionados

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar