• Nenhum resultado encontrado

Microempreendedores têm menos de uma semana para regularizar dívidas Agência Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Microempreendedores têm menos de uma semana para regularizar dívidas Agência Brasil"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR 27 de setembro 2021

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Microempreendedores têm menos de

uma semana para regularizar dívidas

Agência Brasil

Termina na próxima quinta-feira (30) o prazo para os microempreendedores individuais (MEIs) regu-larizarem o pagamento dos impostos devidos desde 2016 ou há mais tempo. Caso não quitem os tributos e as obrigações em atraso ou não parcelados, os MEIs serão incluídos na Dívida Ativa da União. A inscri-ção acarreta cobrança judicial dos débitos e perda de benefícios tributários.

Guedes vê avanço em reforma administrativa,

apesar das críticas ao texto

UOL

Em busca de apoio, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe prepararam uma cartilha com uma espécie de bê-á-bá das principais mudanças aprovadas na reforma administrativa.

Saúde distribui 589 mil vacinas contra a Covid-19 aos

municípios; lote inclui doses dos adolescentes

Agência de Notícias do Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou a distribuição de 589.810 vacinas contra a Covid-19 neste sábado (25). São 490.360 imunizantes dos fabricantes AstraZeneca e Pfizer para segunda dose (D2) do público adulto e 99.450 da Pfizer para início do esquema vacinal em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente.

Auxílio emergencial: Caixa encerra 6ª parcela

no próximo domingo (3); veja quem recebe

ISTOÉ

A Caixa Econômica Federal fará o último depósito da 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021 no próximo domingo (3). Portanto, o banco estatal fará mais 6 pagamentos do Ciclo 6 a partir desta terça-feira (28).

(2)

2

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

2

27 de setembro 2021

Na última sexta-feira (24) o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, esteve presente na reunião de direto-ria de Fecomércio PR. Recepcionado pelo presidente do Sistema Fecomér-cio Sesc Senac PR e vice-governador, Darci Piana, ele fez uma apresenta-ção dos avanços da administraapresenta-ção aos membros do conselho e diretoria da instituição.

Guto Silva falou sobre os resul-tados do governo, sobre o enfrenta-mento à pandemia, o fortalecienfrenta-mento dos setores e as reformas necessárias que foram feitas nos últimos anos.

"Os indicadores de retomada estão muito fortes, estivemos estimulamos vários setores durante a pandemia, que estão mais fortalecidos agora na reto-mada, a estratégia está funcionando”, declarou o chefe da Casa Civil.

Entre os assuntos abordados, o investimento em infraestrutura foi o ponto principal da palestra.

“Nossa infraestrutura não era compatível com nossa pujança pro-dutiva. Com todos os investimentos traremos mais competitividade para

Diretoria da Fecomércio PR recebe chefe da Casa Civil

Diretoria do Sistema Fecomércio PR recebeu o chefe da Casa Civil, Guto Silva, durante sua reunião mensal

nosso produto, mais robustez para nosso comércio”, enfatizou.

As novas concessões de pedágio, a ferrovia que liga Mato Grosso ao Porto de Paranguá, a ampliação do porto, a extensão das linhas aéreas e o aumento das pistas são alguns dos destaques ligados à infraestrutura que foram abordados.

“Guto Silva é um parceiro do Sis-tema Fecomércio há muitos anos. Ti-vemos a honra de tê-lo como depu-tado defendendo nossos interesses. Agora como secretário ele continua ao nosso lado. Esses investimentos anunciados irão fortalecer nossa eco-nomia e auxiliar o comércio”, afirmou Darci Piana.

(3)

3

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

3

27 de setembro 2021

A segunda edição do maior even-to de liderança do Brasil, o Líderes em Movimento, está com as inscrições abertas. Promovido pelo Sebrae de 28 a 30 de setembro, totalmente on-line e gratuito, o evento trará na pro-gramação palestras, debates e expe-riências que provocam novos olhares e estimulam mudanças e transforma-ções positivas na sociedade.

Serão mais de 30 especialistas nacionais e internacionais, mais de 20 talks, painéis e cases de suces-so no evento indicado para líderes institucionais, públicos, empresários de pequenas empresas, líderes que participam do diálogo público, que possuem poder de influenciar setores econômicos, comunidades, cidades, estados e país, e são protagonistas das grandes causas de melhoria do ambiente de negócios.

Uma das novidades dessa edição será a divulgação da pesquisa iné-dita “Lideranças brasileiras: Perfis que impactam o Ambiente dos Pe-quenos Negócios”. O estudo aponta 13 perfis foram identificados como mais relevantes no contexto e ce-nários estudados, que representam uma atuação diversa, abrangendo as esferas de negócios/indústria, setor privado e público, academia, mídia e sociedade civil.

O presidente do Sebrae explica que o principal papel da instituição

Líderes em Movimento trará práticas e conteúdo sobre a liderança

Promovido pelo Polo de Liderança e Programa LIDER, do Sebrae, o evento será gratuito e vai

reunir empresários, lideranças dos setores públicos e privado

é articular e mobilizar lideranças em favor das causas dos pequenos negó-cios. “Essas ações posicionam o Se-brae como uma instituição formadora de líderes para gerar mudanças sig-nificativas, partindo da transforma-ção pessoal e alcançando melhorias no ecossistema dos pequenos negó-cios. Estamos reunindo líderes que participam do diálogo público, que possuem poder de influenciar setores

econômicos, comunidades, cidades, estado e o país”, afirma.

Entre os palestrantes estão nomes de peso como: Eduardo Gianetti, Síl-vio Meira, Vera Iaconelli, Binish Desai, Evandro Matté, Viviane Mosé, Rodri-go Giaffredo e Drew Dudley. Eles vão abordar o conceito de Liderança em quatro grandes eixos: “Liderança da nova era VS a era da liderança”,

(4)

4

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

4

27 de setembro 2021

derança do imprevisível VS sentido da liderança”, “Liderança do agora VS futuro da liderança” e “Liderança de Impacto VS local da transformação”.

O primeiro dia traz na programação a participação do economista, profes-sor, autor e palestrante Eduardo Gia-netti, que vai tratar a temática ‘Evidên-cias de um novo mundo: uma jornada pelas transformações que estão ressig-nificando o conceito de liderar’. O talk ‘A liderança da transformação digital e a disrupção dos sistemas de governan-ça’ será com o cientista, professor e empreendedor brasileiro, Sílvio Meira, considerado um dos principais nomes nas discussões atuais sobre transfor-mação digital.

Já o painel ‘Liderança da nova era VS a era da liderança’ será com o poeta, letrista, filósofo e escritor, Francisco Bosco; com a jornalista e futuróloga Lídia Zuin e com a em-preendedora Sabina Deweik, pioneira em cool hunting no Brasil. A progra-mação traz ainda o case inspirador ‘Litros de luz’, que está presente em cinco regiões do país, com a oferta de iluminação solar às comunidades sem acesso à energia. A organização é um dos mais de 15 chapters do mo-vimento global Liter of Light, nascido nas Filipinas, em 2011, inspirado na solução criada pelo mecânico brasi-leiro Alfredo Moser.

No período da noite, o talk ‘As lideranças inovadoras que transfor-mam cidades’, será com um dos lí-deres do projeto que revolucionou Barcelona e Medellín, Josep M. Pique;

com a ex-diretora de criação da Ci-dade do México, Gabriella Gomez Mon; e com o primeiro Chief Resilien-ce OffiResilien-cer (CRO) de Medellín, Oscar Santiago Uribe Rocha.

No dia 29, o inventor e empreen-dedor social Binish Desai, conhecido como o homem da reciclagem da Ín-dia, falará sobre a ‘Mentalidade mul-tidisciplinar e coragem para assumir riscos no caminho da experimenta-ção’. No painel ‘O poder de influen-ciar pessoas e mudar histórias’ será com Bia Granja, cofundadora e CCO da Youpix, considerada um polo de negócios mais relevante para a in-dústria de conteúdo e entretenimen-to digital no Brasil. A representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Leva Lazareviciute, aborda a temática ‘Microrrevoluções: o que está por trás das regiões que estão mirando o futuro através das ODS’.

O último dia do Líderes em Movi-mento conta com a presença do di-retor artístico da Orquestra Sinfôni-ca de Porto Alegre (OSPA), Evandro Matté, com a palestra ‘Experiência inicial: a verdadeira arte de liderar’. O talk ‘Liderança exponencial: como trazer a cultura ágil para o processo de engajar multidões’ será com o em-preendedor e escritor Rodrigo Gia-ffredo, um dos grandes especialistas no Brasil sobre como implementar a cultura ágil para liderar equipes.

Outro nome que marca presença é a poetisa, filósofa, psicóloga, psica-nalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas,

Viviane Mosé, com a temática ‘É tudo sobre pessoas! Vulnerabilidade e comportamentos que definem o líder do futuro como ser humano’. Eduar-do Diogo e Scott Taylor também são presenças confirmadas com o tema ‘Repensando o que entendemos so-bre liderança’.

Além das palestras e debates, os participantes terão a oportunidade de conhecer casos de sucesso do Programa LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional, conduzi-do pelo Sebrae em mais de 70 terri-tórios brasileiros, que está ajudando a mudar a realidade de diferentes loca-lidades do país: A promoção da Ino-vação e Empreendedorismo no Co-ração do Cerrado e o Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal RIDES, ambos em Minas Gerais; a criação de um roteiro de Cicloturismo no Sul do Rio de Janeiro; a promoção do Turis-mo no Pampa no Rio Grande do Sul e a criação de um Comitê de Apoio aos Pequenos Negócios na Pandemia, no estado do Maranhão.

A programação encerra com a participação da ativista Melati Wij-sen, de 18 anos, criadora de mudan-ças e fundadora da Bye Bye Plastic Bags. A jovem baniu com sucesso os sacos plásticos, canudos e isopor em sua ilha natal, Bali, a partir de 2019 e também deu início ao movimento popular One Island One Voice e a em-presa social Mountain Mama´s.

Site: https://

sebraelideresmovimento. com.br/

(5)

5

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

5

27 de setembro 2021

Olá pessoal! Vou fazer um breve relato, do que vi em minha recente viagem aos EUA, e achei importante compartilhar com vocês.

Consegui juntar os principais di-retores da AMAGGI para passar uns dias no Vale do Silício em São Fran-cisco, USA, para estarmos ainda mais atualizados sobre o que vem por aí.

O Vale do Silício onde nasceu as principais empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Facebook, Uber, Airbnb, Whatspp, Twitter, etc., é con-siderado o lugar mais tecnológico do mundo, e onde tem as maiores fortu-nas pessoais (Dono da Apple morava aqui, assim como moram donos do Facebook, Uber, etc.). Aqui também tem duas das melhores faculdades do mundo, Stanford e Berkeley, de onde saem todo ano milhares de gênios.

O que vi aqui durante esses dias foi um pouco preocupante, princi-palmente para as pessoas mais jo-vens. Quase todas as profissões que existem hoje serão substituídas por máquinas no futuro próximo. Não é coisa de ficção, vi isso ao vivo e a cores. A nova geração, que aqui cha-mam de Millennials, ou seja, pessoas que nasceram depois do ano 2000, está transformando o mundo com um novo jeito de pensar e com novos costumes.

O trabalho do futuro

Blairo Maggi*

A PEDIDO

O que mais chama a atenção são as mudanças na indústria de alimen-tos. Aqui já está no mercado o beyond meet e o impossible hamburger, que traduzindo e algo como: hambúrguer impossível de ser feito. Este hambúr-guer além da carne, que nada mais é do que carne feita à base de plantas, com uma tecnologia biológica incrível (produtos geneticamente modifica-dos) e de gosto igual ao do hambúr-guer comum (testei todos). O mais im-pressionante é a carne feita à base de célula tronco, onde tiram uma pena da galinha por exemplo, e multiplica isso em laboratório e criam a carne de ga-linha, dando aminoácido e açúcar para bactéria comer até criar a carne. Po-dem fazer carne de qualquer animal, e no futuro vão fazer os cortes de trasei-ro e dianteitrasei-ro. Experimentei essa car-ne, e me impressionou o gosto. Quase igual à de verdade. A indústria do leite natural, já diminuiu em 20% nos EUA. Ele foi substituído por leite de labora-tório; o ovo artificial também está com gosto muito bom, e já pode ser com-prado nos supermercados.

Estão produzindo hortas verticais, num ambiente muito pequeno, com capacidade para alimentar milhares de pessoas, não precisando mais da terra e usando 5% que a planta em cultivo comum precisa. Ela cresce 18 horas por dia, tem 400 ou 500 por cento mais eficiência que a planta

normal, pode ser cultivada o ano in-teiro com mesmo sabor e qualidade, e sem nenhum agrotóxico (tudo é controlado por computador, do plan-tio à colheita).

No leite e carne podem ser adicio-nadas vitaminas, antibióticos, vacina para criança, etc., ou seja, produto pode ser feito sob medida para cada região do mundo (se na África as crianças precisam de remédio, já vai dentro do alimento).

Andamos num carro incrível, onde não precisa tocar a mão em nada, o carro dirige totalmente so-zinho, com chances zero de bater (a Amaggi tem um carro igual na Noruega, comprado há dois anos, e vocês não fazem ideia como evoluiu este modelo mais novo). Têm lojas que você entra e não existe ninguém para te atender (Amazon Go). Você pega o produto que quiser da pra-teleira e quando você sai na porta já e debitado no seu cartão de crédito; Peguei um Halls e coloquei no bolso da calça (escondido), e foi debitado no meu cartão (a máquina reconhece pelo rosto na hora que você entra), ou seja, impossível roubar alguma coisa. Nos aeroportos você compra roupas ou qualquer produto nas má-quinas de autoatendimento, escolhe tamanho, cor, modelo, sem ter uma única pessoa te atendendo.

(6)

6

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

6

27 de setembro 2021

Muitas dessas tecnologias ainda estão sendo aprimoradas, mas seus criadores têm muita pressa de colo-car no mercado em escala global, e existe bilhões de dólares disponível para estas invenções (investimento privado).

Na lavoura vai ter uma máquina capaz de identificar uma doença na planta em qualquer ponto, identificar o teor de argila, fertilidade do solo (isso hoje e feito por agrônomos), sa-ber se a vaca tá prenha, idade do be-zerro na barriga, se está doente, etc. Enfim, isso é apenas uma parte das coisas que vi aqui. De tudo isso, vamos ver o que realmente vai

pros-perar no futuro. A nossa geração (dos meus irmãos e irmãs) pode ser pouco afetada, mas as nossas crianças de-vem viver grandes transformações.

A preocupação é que milhões de empregos devem desaparecer no curto prazo; toda atividade que você precisa fazer três vezes do mesmo jeito será substituída por máquinas.

As empresas e governos vão pre-cisar de menos gente, enfim tudo, vai precisar de menos gente.

Hoje já se fábrica peças de turbi-nas de avião ou motores em impres-soras 3D (o que levaria uma semana para ser produzido hoje é feito em

menos de um minuto).

O trabalho do futuro estará vol-tado para tecnologia e profissionais que cuidam da saúde mental (já que falamos cada vez mais com máquinas ao invés de gente, o índice de suicídio e de depressão deverá ser o mal do futuro).

Hoje você dorme com diversos amigos (grupos de WhatsApp, Face-book, etc.) e acorda sozinho.

Vamos que vamos.

Relato de viagem escrito por Blairo Maggi, engenheiro agrônomo, empresário e político brasileiro.

É com profundo pesar que o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR comunica o

falecimento do empresário e escritor

Rubens Roberto Habitzreuter, ocorrido

neste domingo (26), em decorrência de complicações da Covid-19.

Rubens escreveu neste ano o livro Casa Ipiranga: o Palácio da Serra do Mar –

132 anos de história e foi um dos entrevistados para a matéria Casa Ipiranga

que foi destaque na última edição da Revista Fecomércio PR.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR se solidariza à família,

colegas e amigos neste momento de inestimável perda.

(7)

7

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

7

27 de setembro 2021

Para marcar o aniversário de 75 anos do Sesc Brasil, o Sesc PR pro-moveu neste sábado (25), o show Primavera do Rock, com a banda Classical Queen.

Com clássicos da Banda Queen no repertório, como Under Pressure, So-mebody to Love, Radio Gaga, Don´t Stop Me Now, Love of my Life, dentre outros, o grupo interagiu com o pú-blico on-line que assistia ao espetá-culo ao vivo.

O show está disponível para visualização no canal do Sesc PR no Youtube.

(8)

8

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

8

27 de setembro 2021

Na última semana os alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Radiologia do Senac Rio Negro parti-ciparam de uma Simulação Realística Interdisciplinar.

A simulação contou com vítimas que se envolveram em um acidente, resultando em politraumatismo, fra-turas e lesões em várias partes do corpo.

As vítimas receberam o primeiro atendimento de Urgência e Emergên-cia pelos alunos da turma 2019.02 do curso Técnico em Enfermagem.

A última etapa da simulação fi-cou sob responsabilidade das turmas 2020.01 e 2021.02 do curso Técnico em Radiologia, que atendeu os pa-cientes para realização dos exames radiológicos em membros inferiores

e superiores, tórax, abdômen e colu-na vertebral.

Toda a simulação foi acompanha-da e cronometraacompanha-da pelos instrutores, que avaliaram as ações dos alunos de acordo com os indicadores do plano de curso.

Simulação Realística Interdisciplinar realizada pelos alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Radiologia do Senac Rio Negro

Alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Radiologia do

Senac Rio Negro realizam Simulação Realística Interdisciplinar

(9)

9

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

9

27 de setembro 2021

O Sesc PR realizou no sábado (25) mutirões nas praias de Matinhos, Pa-ranaguá e Pontal do Paraná para a limpeza da costa paranaense. A ação fez parte da programação em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup), evento mundial e que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para esta década (2021 a 2030), da Organização das Nações Unidas (ONU), que versa so-bre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recur-sos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Durante boa parte da manhã, par-ceiros e voluntários percorreram as praias recolhendo resíduos. Os par-ticipantes da ação foram divididos em grupos para evitar aglomeração. A ação resultou em 119 sacos de 100 litros foram retirados das praias dos três municípios.

A mobilização já havia sido reali-zada em Guaratuba no sábado ante-rior, 18 de setembro. De acordo com informações do Instituto Guaju, par-ceiro da iniciativa, aproximadamente seis toneladas de lixo foram retiradas da orla da praia.

Matinhos

A abertura da ação foi realizada às 8h30, em frente ao Hotel Sesc Caiobá. O gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro, foi representado pelos assistentes de

Resíduos são retirados da costa paranaense durante ação

em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Abertura do mutirão em frente ao Hotel Sesc Caiobá, com a presença dos assistentes de gerente do Sesc Caiobá, Soraia de Cassia Luz Sendoda e Elizeu Elizeu Pontes Rodrigues Junior; do secretário de meio ambiente do município, Ari Nomax, e a equipe de colaboradores do Sesc Caiobá Ação realizada em Matinhos

gerente, Soraia de Cassia Luz Sen-doda e Elizeu Elizeu Pontes Rodri-gues Junior. O secretário de meio ambiente do município, Ari Nomax, representou o prefeito José

Car-los do Espirito Santo (Zé da Ecler). “Nós precisamos cuidar do meio ambiente. Se cada um de nós fizer-mos nossa parte e disseminar essa informação com certeza teremos

(10)

10

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

10

27 de setembro 2021

um mundo melhor”, reforçou o se-cretário.

Após a abertura, colaboradores do Sesc e da Prefeitura, da Amagem e voluntários percorreram a orla de Matinhos nas proximidades do Sesc Caiobá, do Edifício Pipeline, da Sor-veteria D’Vicz e do Morro do Boi.

Paranaguá

O mutirão em Paranaguá foi co-ordenado pelo Sesc Paranaguá com a participação da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negó-cios, SEMMA, Prefeitura de Parana-guá, Unespar – Paranaguá e Capitania dos Portos. O gerente executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior; a presidente da CMEG Para-naguá, Neusa Nacimento Costa Pauly, e o biólogo e professor da Unespar, João Roberto Barros Maceno Silva, responsável pelo cadastro junto ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS) na Secretaria Mu-nicipal de Meio Ambiente de Parana-guá também acompanharam a ação.

“Essa é uma grande corrente do bem para poder fazer a limpeza das margens da nossa cidade que é tão linda. Os voluntários foram cadas-trados previamente, para podermos tomar todos os cuidados e protoco-los de segurança adotados durante a pandemia. Foi achado de tudo desde livros, roupas, plásticos. É uma ação para consciência de todos, cuidar do que é nosso, não podemos degradar temos que cuidar”, enfatizou o geren-te executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior

Pontal do Paraná

Em Pontal do Paraná, o mutirão foi realizado na Praia de Leste e em Pontal do Sul. Participaram da mo-bilização a ONG Parceiros do Mar, a SEMMA e a Prefeitura de Pontal do

Paraná. O prefeito de Pontal do Pa-raná, Rudisney Gimenes Filho (Ru-dão Gimenes), e o secretário de Meio Ambiente do município, Jackson Bassfeld, acompanharam a ação feita na orla de Pontal. “Quero agradecer ao SESC pela parceria junto

conos-O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, a analista de Saúde do Sesc PR, Giovanna Carstens Castellano, e o secretário de Meio Ambiente do município, Jackson Bassfeld Ação em Paranaguá com a presença da presidente da CMEG Paranaguá, Neusa Nacimento Costa Pauly, com colaboradores do Sesc PR, parceiros e voluntários

(11)

11

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

11

27 de setembro 2021

co, atuando na questão ambiental fazendo esta limpeza e esta é nossa proposta também, trabalhar o meio ambiente e o desenvolvimento sus-tentável de Pontal do Paraná”, salien-tou o prefeito.

Para o secretário de Meio Am-biente de Pontal do Paraná a mobi-lização é de sensibimobi-lização. “Foi mais uma ação de sensibilização, o objeti-vo é que não precisemos de parceiros para vir fazer limpeza de praias e de

rios. A ideia é que estes resíduos não cheguem nunca nestes ambientes e que a gente possa fazer uma segre-gação correta em casa, uma cole-ta seletiva. Queremos que os rios e praias sempre limpos e um ambiente agradável e saudável para todos”, co-mentou Jackson Bassfeld.

Toda a programação do Dia Mun-dial de Limpeza de Rios e Praias é uma parceria entre o Sesc PR, Feco-mércio PR, Câmara da Mulher

Em-preendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Unespar Paranaguá, UFPR Litoral, Laboratório de Ecologia e Conservação – CEM – UFPR, Labora-tório de Paleoceanografia e Paleocli-matologia – CEM – UFPR, ONG Par-ceiros do Mar, Associação MarBrasil, Programa Rebimar, Instituto Guaju, Amcorespp, Amagem, SEMMAs e Prefeituras de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná, Para-ná Turismo e Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá.

(12)

12

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

12

27 de setembro 2021

O Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná representa e defende os inte-resses da cadeia produtiva do

Turis-mo no estado. E por isso, essa data é tão importante para nós.

Apoiar o Turismo é praticar a ci-dadania e a sustentabilidade.

(13)

13

Núcleo de Comunicação e Marketing – Curitiba PR

13

27 de setembro 2021

Referências

Documentos relacionados

The objective of this study was to evaluate the influence of sorghum silage diets with different grain concentrate levels on ruminal parameters, nutrient intake and

I said to him: “My dear Fortunato, you are luckily met!. How remarkably well you are

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

Mais uma característica importante do parque habitacional português prende-se com a pouca atractividade do mercado de arrendamento, que pode ser explicada pela falta de procura

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

Vita tentar o processo de inovação social e de mudança do poder em relação directa e exclusiva com o seu próprio grupo matrilinear, abolindo, assim, as relações políticas