• Nenhum resultado encontrado

MBA Compliance & Governança Corporativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA Compliance & Governança Corporativa"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

MBA Compliance &

(2)

O que é MBA?

Informações sobre o curso

O corpo docente

Sumário

1

2

3

(3)

O MBA (Master in Business Administration) de Compliance & Governança Corporativa é uma pós Graduação lato sensu criada em 2018 a partir de parcerias entre o MBA UFSCar, Deloitte e o IBDEE. Tais instituições educacionais são as principais no combate contra a corrupção no Brasil.

Este projeto pioneiro é uma combinação de expertise acadêmico e aplicações práticas com o objetivo de fornecer conhecimento e experiências enriquecedoras para a realidade dos discentes.

(4)

Claritas est etiam

processus dynamicus, qui sequitur

IBDEE

O Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial é uma entidade sem fins lucrativos. Tem como objetivo a reflexão do Direito como meio de contribuição para a integridade de negócios e com uma melhor relação empresário/poder público.

Por fim garante um maior comprometimento ético dos agentes empresariais e político, incentivando simultaneamente o desenvolvimento econômico sustentável.

(5)

A Universidade Federal de São Carlos é uma Instituição de Ensino Superior Pública fundada em 1968 com nota máxima de reconhecimento pelo MEC.

O corpo acadêmico dessa Universidade é formado 99,9% por Mestres e Doutores de diversas áreas que desenvolvem atividades de pesquisa, ensino com regime de dedicação exclusivo.

(6)

Claritas est etiam

processus dynamicus, qui sequitur

Deloitte

É um conjunto de 286.200 profissionais que geram impacto em 150 países. Desde meados do século XIX está atrelada à busca de organizações em todo o mundo para aprimorar práticas de negócios.

A Delloite se orgulha em poder contribuir para uma transformação permanente nos negócios de seus clientes.

(7)
(8)

A duração da pós-graduação de Compliance & Governança Corporativa é de 2 anos, com dois

encontros de sábado alternado por mês (o

calendário é fornecido pela administração do curso). Os horários das aulas são das 8 às 18 horas, com pausa de 1 hora para almoço e dois coffee break, um pela manhã, outro pela tarde.

A seguir será abordado informações

complementares sobre o curso.

(9)

O primeiro módulo é composto por uma carga horária de 36 horas que aborda disciplinas como Capitalismo Consciente e Ética Empresarial;

Psicologia, Liderança e Relacionamento

Interpessoal; Pensamento Político-filosófico. As aulas serão ministradas pelo professor Marcelo Machado (Deloitte).

(10)

Com uma carga horária de 16 horas, este módulo abordará disciplinas de Fraude; O Triângulo da Fraude; Corrupção.

O professor responsável por esse módulo é o Marcelo Machado (Delloite).

Modulo II – Fraude e

Corrupção

(11)

As disciplinas que serão abordadas no terceiro módulo é sobre o Histórico de Corrupção no Brasil e Linha do Tempo, ministradas pelo professor Marcelo Zencker (IBDEE). A carga horária é de 8 horas.

Modulo III – Corrupção no

Brasil

(12)

Com carga horária de 36 horas, o módulo inclui os seguintes códigos penais:

• Lei nº 8.137/90 (Crimes Contra a Ordem Tributária); • Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade

Administrativa);

• Lei nº 8.666/93 (Licitações e contratos públicos); • Lei nº 9.504/97 (Limites para doação à campanha

eleitoral);

• Lei nº 9.613/98 (Lavagem de Dinheiro);

• Lei Complementar nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal);

• Decreto nº 6.029/07 (Código de Ética do Servidor Público do Poder Executivo Federal);

Modulo IV – Combate à

Corrupção no ordenamento

jurídico

(13)

• Lei Complementar nº 135/10 (Lei da Ficha Limpa); • Lei nº 12.527/11 (Lei da Transparência);

• Lei nº 12.813/13 (Lei de Conflito de Interesses);

• Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção – Lei da Empresa Limpa);

• Lei 13303/16 (Lei de Responsabilidade das Estatais).

Disciplinas como: Princípios Gerais da Administração Pública, Controle da evolução patrimonial da Gestão Pública, Estatuto dos servidores públicos estaduais (SP, RJ, MG e DF) e Código de ética dos servidores públicos estaduais (SP, RJ, MG e DF).

Modulo IV – Combate à

Corrupção no ordenamento

jurídico

(14)

Os docentes representantes por esse módulo são: Maria Luiza Gorga (IBDEE), Edmo Neves (IBDEE), Luiz Felipe Hadlich Miguel (IBDEE), Guilherme Corona (IBDEE) e Bruno Bandarovsk (IBDEE), Luis Eduardo Lemes (IBDEE), Alessandro Cruz (IBDEE), Aline Moura (IBDEE), Diego Valois Tafur (IBDEE), Rafael Issa (IBDEE).

Modulo IV – Combate à

Corrupção no ordenamento

jurídico

(15)

A carga horária desse módulo introdutório é de 40 horas, ministradas pelos professores Rodrigo Bertocelli (presidente do IBDEE), Claudia Valente (IBDEE), André Castro Carvalho (IBDEE) e Felipe Dal Belo (IBDEE).

As disciplinas abordadas serão Introdução ao

compliance, Responsabilidade legal dos

Administradores de empresas e Gestão de Riscos Legais e Operacionais.

Modulo V – Introdução ao

Compliance

(16)

A carga horária deste módulo é de 32 horas e será

ministrada pela professora Camila Araújo

(Delloite). As disciplinas disponíveis serão

Concepção e criação de um Programa de Compliance, Políticas Internas e Códigos de Conduta.

Modulo VI – Concepção e

Criação de um Programa de

Compliance

(17)

A carga horária deste módulo é de 56 horas e será ministrada tanto pelo IBDEE quanto pela Deloitte. Os professores responsáveis serão: Maurício Pepe (IBDEE), Fabrício Soler (IBDEE), Rodrigo Mendes (Deloitte), Otávio Braga (Deloitte), Rodrigo Bertocelli (IBDEE), Camila Araújo (Deloitte), Felipe Dal Belo (IBDEE) e Marina Lima (IBDEE).

Modulo VII – Gerenciamento

de um Programa de

(18)

As disciplinas serão: Compliance Administrativo e Trabalhista, Compliance Ambiental, Gestão de Pessoas, Gestão de Contratos, Ética nos negócios, Compliance com Terceiros e processos de Outsourcing, Programa Anticorrupção, Gestão de intranet, internet e mídias sociais, Compliance em Tecnologia da Informação, Cyber-Security (Mídias Sociais, Computação na Nuvem, etc.), Programas Antifraude, Prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e práticas antiterrorismo, Compliance de Fusões e Aquisições, Técnicas avançadas de avaliação de Compliance.

Modulo VII – Gerenciamento

de um Programa de

(19)

A carga horária será de 64 horas. As disciplinas serão: Compliance do mercado de capitais, Compliance do setor bancário, Compliance do setor de seguros e previdência, Compliance do setor de saúde, Compliance do setor de infraestrutura, Compliance do setor extrativista, Compliance do setor de varejo (bens de consumo e manufatura), Compliance do e-commerce, Compliance do setor esportivo, Compliance do setor de alimentos , Compliance do setor de agronegócio.

Modulo VIII – Compliance

de Setores Específicos

(20)

Os docentes responsáveis serão: Rodrigo Mendes (Deloitte), Gustavo Lucena (Deloitte), Marianne Albers (IBDEE), Carlos Sanseverino (IBDEE), Priscila Cruz (IBDEE), Fernando Bousso (IBDEE), Roberto Armelin (IBDEE), Gerardo Figueiredo (IBDEE), Elias Marques (IBDEE).

Modulo VIII – Compliance

de Setores Específicos

(21)

Carga horária do módulo:16 horas.

Modulo IX – Gestão

Estratégica, Sustentabilidade e

Compliance

(22)

Carga horária do módulo:16 horas.

Modulo X – Engajamento

Multi Stakeholders

(23)

Carga horária do módulo:16 horas.

Modulo XI – Gestão da

Mudança Organizacional

(24)

Módulo responsável pela Deloitte, com a carga horária de 16 horas. Os professores que abordarão essa gestão serão Camlia Araújo, Maria Luiza Gorga (IBDEE), Luiz Felipe Hadlick Miguel (IBDEE) e Kleber Zanchin (IBDEE).

As disciplinas a serem abordadas serão: Conduta Antiética, Ilícito Penal, Ilícito Administrativo e Ilícito Civil.

Modulo XII – Gestão de

Consequência de Ilícitos

(25)

Carga horária do módulo:12 horas.

Modulo XIII – Metodologia

Científica

(26)
(27)

professor

contato

Marcelo machado Camila Araújo Rodrigo Mendes Otávio Braga Gustavo Lucena mzechin@deloitte.com camilaaraujo@deloitte.com rodrigomendes@deloitte.com otaviobraga@deloitte.com gustavolucena@deloitte.com

(28)

professor

contato

Marcelo Zencker Maria Luiza Gorga

Edmo Neves

Luiz Felipe Hadlick Miguel Guilherme Corona

Bruno Bandarovsk Luiz Eduardo Lemes

Alessandro Cruz zenkner@uol.com.br marialuiza@cgrcadvogados.com.br edmo.neves@uol.com.br lfhm@uol.com.br guilherme@coronaebio.adv.br bruno@bandarovskyadv.com.br luizeduardo.rp@gmail.com Alessandro.Cruz@trenchrossi.com

(29)

professor

contato

Aline Moura Diego Valois Tafur

Rafael Issa

Rodrigo Bertocelli Claudia Valente André Castro Carvalho

Felipe Dal Belo Maurício Pepe Kleber Zanchin aline@andrademoura.adv.br diego.tafur@jbs.com.br rafael.hissa@gmail.com rodrigobertoccelli@felsberg.com.br claudiac.valente@yahoo.com.br andcastrocar1@gmail.com felipedalbelo@yahoo.com.br MauricioDeLion@felsberg.com.br kleber@sabz.com.br

(30)

professor

contato

Fabricio Soler Marina Lima Marianne Albers Carlos Sanseverino Priscila Cruz Fernando Bousso Roberto Armelin Gerardo Figueiredo Elias Marques FabricioSoler@felsberg.com.br marinalima@felsberg.com.br MarianneAlbers@felsberg.com.br carlos@sanseverino.adv.br priscila.onhacruz@rb.com fernandobousso@felsberg.com.br roberto@armelin.adv.br gerardo@zmb.adv.br Elias.Marques@cosan.com

Referências

Documentos relacionados

Cartões C&A (todas as modalidades), Lojas Ibicard - PL Black - Shopping Center Lapa, Lojas Sport Card e Total Risk C&A

SOMENTE PARA HOSPEDAGEM NA COSTA DO SAUIPE - SE A EXCURSÃO FOR CONJUGADA COM SALVADOR, DEVE-SE ACRESCENTAR UM TRANSFER IN/OUT COM A PREMIER (DO AEROPORTO PARA O HOTEL DE SALVADOR E

Considerando a inexistência de estudos sobre amamen- tação em mulheres militares no Brasil e o fato de que as responsabilidades e demandas da carreira militar podem interferir

Acredita-se que a utilização do dominó orgânico relacionado à nomenclatura e elaboração de fórmulas de compostos orgânicos bem como a utilização dos mesmos no cotidiano do

Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de assessoria ao Controle Interno do CEGECON – Centro de Gestão em Educação Continuada, para

O índice de reajuste a ser aplicado será de 7,91% para as empresas listadas abaixo: O reajuste será válido de maio/2013

[r]

Em resposta `a nossa quest˜ao de pesquisa (Quanto o processo de migrac¸˜ao para ambientes sociais de codificac¸˜ao impacta na colaborac¸˜ao em projetos de software livre em termos