• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES MISSIONÁRIAS E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES MISSIONÁRIAS E"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Nº 112 Ano 9/2021 1ª Edição

Ministério dos Desbravadores Igreja Adventista do Sétimo Dia

ESCATOLOGIA

AM - 038

ATIVIDADES MISSIONÁRIAS

E

COMUNITÁRIAS

ME

(2)

mundodasespecialidades @mundodasespecialidades mundodasespecialidades@gmail.com

EXPEDIENTE

1ª Edição: Disponível em

www.mundodasespecialidades.com.br

Direção Geral: Pedro Paz, Rossalles Freitas e

Victor Ariel

Secretaria: Sabrina Rodrigues Equipe de Coordenadores:

Adeline Bello | Publicidade Claudio Henrique | Colunas

Daniel Vinícius | Guias de Desbravadores Kaiio Victor | Diagramação

Maira Cardoso | Linguística Português Victor Ariel | Guias de Aventureiros Neto Sputinyk | Web

Ronald Vásquez | Linguística Espanhol

Revisão Linguística: Camila Perrud Diagramação e Edição: Jaime Chilón Autores: Thiago Alves e Guilherme Lunardon

CONTATO

+55 81 9 9835-8482

DIREITOS RESERVADOS:

A reprodução total ou parcial deste material por qualquer meio, assim como a tradução ou difusão dos conteúdos do site Mundo das Especialidades fi ca proibida, salvo se realizada a expressa referenciação ao site e seus autores. Todos os direitos são reservados para o site Mundo das Especialidades.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Recife, PE, Agosto de 2021

Guilherme Silvério Lu-nardon: Pr. Guilherme Silvério Lunardon é apai-xonado pelo ministério dos Desbravadores e Aventureiros. Natural de Curitiba, ama trabalhar com crianças e adoles-centes. É Líder Máster de Desbravadores e Líder de Aventureiros. Auxi-lia os clubes da região e atua como Capelão do Colégio Adventista Fazenda Rio Grande. Possui muita paixão pela sala de aula.

Pr. Thiago Alves, é apai-xonado pelos Desbra-vadores e também por sua família. Casado há 11 anos com Mércia e pai de 2 fi lhos: o Daniel, de 7 anos e a Bianca de 4 anos. É Líder Más-ter Avançado e, após 11 anos de ministério, está, atualmente, servin-do a Deus como Departamental de Jovens, Desbravadores e Aventureiros na Associação Pernambucana Central.

Você conhece o relógio do Apocalipse? É um relógio que, em vez de medir a passagem do tempo, indica o quão perto o planeta está de ser destruído. Atualmente, seus ponteiros marcam que faltam apenas 100 segundos para meia-noite, horário previsto para o fi m do mundo.

O Relógio do Apocalipse foi criado em 1947 pelo Boletim dos Cientistas Atômicos (BPA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. Segundo os cientistas, o relógio é um símbolo que representa o quão perto ou longe estamos de uma catástrofe global.

(3)

33

Até mesmo os mais céticos estão percebendo que há algo de errado com o nosso planeta. A pandemia da Covid-19 tem sido o último de vários outros acontecimentos que apontam para a proximidade da volta de Jesus: Terremotos, guerras, epidemias, tsunamis, e outros acontecimentos mostram que este mundo está se encaminhando para o seu fi nal.

Ao estudar a Bíblia, observamos que muita coisa que está acontecendo agora já foi predita pelo próprio Jesus e outros profetas, e o estudo desses eventos é o que chamamos de Escatologia.

A palavra escatologia vem do termo grego eschaton (“fi m”) e signifi ca o estudo sobre as últimas coisas. Podemos, assim resumir, que a Escatologia Bíblica, é o estudo dos eventos dos últimos dias de acordo com a Bíblia.

Vamos iniciar a nossa viagem e descobrir os textos bíblicos que apontam para o fi m?

Sinais que indicam a

2ª vinda de Cristo

Mateus 24 registra um dos discursos mais fantásticos de Jesus Cristo. A Bíblia reve-la que Cristo havia acabado de sair do templo e seus discípulos estavam fascinados com a grandiosidade das pedras e toda a beleza do templo. Jesus, então, revela para eles que em pouco tempo, “não fi caria ali pedra sobre pe-dra.” (Mt 24:2). Atordoados, os discípulos então perguntaram: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fi m dos tempos?” (Mt 24:3)

Jesus respondeu a seus discípulos, misturando eventos que mostrariam tanto a destruição do templo de Jerusalém, quanto a sua segunda vinda. (Mt 24:4-35)

Embora os sinais apontados por Cristo em seu sermão, na sua maioria, já estivessem se cumprindo ao longo da história, a intensidade e a frequência deles iriam mostrar que estava próxima a vinda de Jesus. Em Mateus 24, Jesus mencionou mais de 20 sinais que precederam a sua volta. Vamos ver alguns:

Chuva convectiva; Chuva frontal; Chuva orográfi ca.

(4)

4

Lêmen – Iniciada em 2015, com uma tentativa de golpe

dos guerrilheiros houthis, se transformou em uma guerra ci-vil, que já matou mais de 100.000 pessoas, destas, cerca de 12.000 civis. A violência aumentou com a ação da coalizão liderada pela Arábia Saudita que apoia o governo. O bloqueio ao país levou à pior crise humanitária do mundo em 2019, com cerca de 8,4 milhões de pessoas vivendo sob fome ex-trema.

Sudão do Sul: Iniciada em 2011, essa guerra civil

come-çou quando o Sudão reivindicou uma área rica em petróleo e deu início a um conflito marcado por crimes de guerra, e até sequestro de crianças para treiná-los como soldados.

Síria: Uma revolta pacífica contra o presidente da Síria,

há 10 anos, se transformou em uma violenta guerra civil. O conflito deixou mais de 380 mil mortos, devastou cidades e atraiu outros países para a disputa. A violência aumentou ra-pidamente. À medida em que o caos piorava, organizações jihadistas extremistas com seus próprios objetivos, como o grupo autoproclamado Estado Islâmico (EI) e a Al-Qaeda, se envolveram.

Afeganistão: Talvez uma das guerras mais longas em

cur-so. Conflitos tribais favoreceram o surgimento de grupos terro-ristas como a Al Qaeda e o Talibã. O atentado de 11 de setembro levou à invasão militar dos EUA, e desde então o Talibã tenta recuperar o território. Estima-se que cerca de 147.000 pessoas já morreram nesta guerra.

Somália: Desde os anos 1980 a Somália vive conflitos

protagonizados por grupos armados e ditadores. Já se envol-veu em uma guerra com a Etiópia e evoluiu para uma crise humanitária. O país é constantemente vítima de ataques dos terroristas do Al Shabab. Estima-se que desde 1991, cerca de 450.000 pessoas morreram em decorrência do conflito.

Guerras e rumores de guerras

(Mateus 24:7)

Mark Finley declara em seu livro “Mistério da Profecia’’ que o século 20 foi o mais sanguinário da história. Somente neste século, houve 165 conflitos armados. Tivemos a Primeira e Segunda Guerras mundiais, a Guerra da Coréia, a Guerra do Vietnã, a Guerra da Indochina, a Guerra Irã-Iraque, os conflitos do Oriente Médio, as guerras tribais da África, entre muitas outras. Já no século 21 tivemos a Segunda Guerra do Congo, as guerras do Iraque, Afeganistão, Sudão, Somália, Chechênia, Líbia e Síria.

Estima-se que cerca de 50 países do mundo estejam em guerra ou vivendo algum conflito sangrento no momento. Veja abaixo algumas guerras e conflitos que estão acontecendo atualmente no mundo:

(5)

5

Terremoto no México (2017): No dia 7 de setembro de

2017, um terremoto de 8,2 graus com epicentro na fronteira do México com a Guatemala. Poucos minutos depois do aba-lo sísmico, o litoral do estado mexicano de Chiapas foi atin-gido por ondas com mais de três metros de altura, gerando alertas de tsunami em vários países da região. Mais de 110 mil imóveis sofreram danos.

Furacão Harvey – EUA (2017): Em uma semana de

tem-pestades em Houston, nos EUA, o furacão Harvey matou 44 pessoas e obrigou que quase 1 milhão de norte-americanos deixassem suas casas. Sua passagem pelo Texas, Mississi-ppi, Tennessee e Louisiana provocou US$ 160 bilhões em prejuízos aos EUA, o desastre natural mais caro do país.

Terremoto na Indonésia (2018): : O norte da ilha

indo-nésia de Celebes é atingido por um terremoto de 7,5 graus que causou um tsunami nas cidades de Palu e Donggala. O incidente deixou 2.256 mortos, cerca de 1,3 mil desapareci-dos, mais de 200 mil deslocados e milhares de edifícios da-nificados.

Furacão Dorian nas Bahamas (2019): : Considerado o

mais forte furacão que já passou por Bahamas, Dorian passou pelo país caribenho em outubro e deixou 28 mortos, além de danos calculados em R$ 28 bilhões.

Incêndio Florestal na Austrália (2020): Na Austrália, um

enorme incêndio florestal matou 33 pessoas e atingiu uma área total de cerca de 107 mil km². A fumaça chegou a alcan-çar o Brasil. Esses incêndios mataram ou desalojaram quase 3 bilhões de animais.

Sinais na natureza

(Mateus 24:7)

Segundo Amanda Ripley, jornalista da revista Time, o número de desastres causados por inundações e tempestades têm subido 7,4% a cada ano nas décadas mais recentes, segundo o Centro de Pesquisas sobre Epidemiologia de Desastres. Furacões, tufões, tornados, terremotos, além do derretimento das calotas polares são alguns desses já preditos pela Bíblia. Veja alguns dos mais recentes.

(6)

6

Enchente na índia (2020): Quase 4 milhões de pessoas

no estado de Assam, no nordeste da Índia, e no país vizinho Nepal ficaram desabrigadas por fortes inundações devido às chuvas de monções, que deixaram dezenas de desapareci-dos e mataram 1.922 pessoas.

Aquecimento Global (2020): O ano de 2020 foi

consi-derado o ano mais quente do mundo. Segundo as Nações Unidas, o mundo caminha para um aquecimento global “ca-tastrófico” no século 21. Este aquecimento global acelerou o degelo com muita força nas últimas três décadas e contri-buiu para uma elevação dos oceanos que ameaça as comu-nidades costeiras.

Pandemia da COVID-19 (Iniciou em dezembro de 2019 na China): A contaminação pelo Coronavírus rapidamente se

espalhou pelo mundo trazendo números impressionantes de mortos. Atingindo países ricos e pobres, essa nova doen-ça tornou-se a mais devastadora das últimas décadas. Até o momento em que esse guia foi redigido, o mundo já contava com 147.200.313 casos da doença e 3.109.715 mortes.

Fome (2021): O Índice Global da Fome 2020 mostra que

a fome e a subnutrição ainda são elevadas em muitos pa-íses: 11 países têm níveis “alarmantes” de fome e cerca de 40 países pertencem à categoria “grave”. De acordo com as agências das Nações Unidas, quase 700 milhões de pessoas estão subnutridas, das quais 144 milhões são crianças que sofrem de atraso no crescimento.

Fome e epidemias

(Mateus 24:7)

Jesus previu que nos últimos dias haveria fomes e epidemias em vários lugares e apesar do avanço da tecnologia e aumento do poder econômico de muitos países, essas duas tragédias continuam a atingir o nosso mundo. Nos últimos anos, a fome e a devastadora Pandemia da Covid-19 tem ceifado a vida de milhares de pessoas.

(7)

7

Sinais na natureza

Falsos cristos e falsos profetas

(Mateus 24:7)

(Mateus 24:7)

Jesus falou que, assim como foi nos dias de Noé, assim será na vinda do Filho do Homem (Mt 24:37). Gênesis declara que nos dias de Noé, a maldade havia se multiplicado na terra e que o desejo do homem era continuamente mau (Gn 6:5). O que vemos hoje é um aumento sem precedentes da maldade humana. Assassinatos, casos de abuso e violência são cada vez mais comuns.

Ao longo da história, dezenas de homens se autointitulando Cristo ou algum tipo de divindade apareceram para enganar muitos. Jim Jones levou à morte cerca de 1.000 seguidores, naquilo que ficou conhecido como Seita da Morte. David Koresh dizia ser O Cordeiro de Deus, e levou dezenas de mortes. Até 2013 José Luiz de Miranda, um porto-riquenho usava o título de Jesus Cristo e dizia ter 100.000 seguidores espalhados pelo mundo. No Brasil, temos a figura pitoresca do Inri Cristo que se diz ser a reencarnação de Jesus.

Além

desses 16 sinais recentes enumerados em nosso guia, pesquise + 4 sinais que

indicam a proximidade da 2ª vinda de Cristo acontecidos nos últimos 5 anos.

(8)

8

A volta de Jesus

A promessa da 2ª vinda de Cristo é uma das mais repetidas em toda a Bíblia. Em mais de 1.500 ocorrências, a Bíblia fala sobre a volta de Cristo. A cada 25 versículos do Novo Testamento, 1 deles fala sobre a volta de Jesus. Para cada profecia sobre a primeira vinda no Antigo Testamento, existem 8 destacando a segunda vinda de Cristo e seu retorno à glória. Isso não é fantástico? Vamos ver algumas dessas principais promessas.

João 14:1-3: Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes um lugar. E se Eu for e preparar-lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde Eu estiver.

Atos 1: 10-11: De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,

que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.

1 Tessalonicenses 4:16-17: Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

Mateus 24:27: Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.

Lucas 21:27: Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória. Apocalipse 22:20: Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! “ Amém. Vem, Senhor Jesus!

Judas 1:14: Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos.

Filipenses 3:20: A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Mateus 24:30: Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. Jó 19:25-27: Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração!

Apocalipse 1: 7: Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho O verá, até mesmo aqueles que O traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dEle. Assim será! Amém.

Preste atenção, desbravador, porque você vai precisar memorizar e encontrar sozinho,

pelo menos 5 desses textos:

(9)

9

Parábola do Servo bom e servo mal (Mt 24:45-51: A

pri-meira das 3 grandes parábolas do sermão de Cristo é a do servo bom e do servo mau. Nesta parábola um senhor sai de viagem e encarrega 2 servos de cuidarem de sua pro-priedade. Enquanto um se esforça e é fiel ao seu senhor, o outro, achando que o senhor demoraria ainda muito a voltar, se tornou um beberrão e batia nos seus conservos. A pará-bola termina dizendo que quando o senhor voltar, Ele vai re-compensar o servo fiel, mas castigará o infiel. Uma ilustração perfeita de como será a volta de Jesus.

Parábola das 10 Virgens (Mt 25:1-13): Nesta parábola,

Cristo compara o Reino de Deus a 10 virgens, das quais 5 eram prudentes e 5 insensatas. Essas virgens representam a Igreja de Deus. As virgens estão segurando lâmpadas (sím-bolo da Palavra de Deus) e estão aguardando o Noivo (A 2ª vinda de Cristo). Mas quando o noivo demora, todas dormem e à meia-noite, quando se ouve a voz do noivo, 5 virgens per-cebem que estão sem o azeite (símbolo do Espírito Santo) e quando saem pra comprar o azeite, o noivo chega, vai para a festa com as noivas prudentes e a porta se fecha. Essa his-tória nos ensina que, devemos nos preparar para a volta de Jesus. Devemos buscar o Espírito Santo e estarmos prontos quando Ele chegar.

Parábola dos Talentos (Mt 25:14-30): Seguindo a

pará-bola das 10 virgens, Jesus contou essa interessante história de um homem que, ao sair de viagem, chamou 3 de seus servos, e entregou para eles uma quantidade de talentos (o talento pesava cerca de 21kg e era uma unidade monetária muito valiosa. Um talento de prata equivalia a 18 anos de sa-lário comum). O senhor, então, entrega a um servo 5 talen-tos, a outro 2 e a outro 1. Enquanto o senhor viajava, os que tinham 5 e 2 talentos multiplicaram, mas o que tinha apenas 1, escondeu seu talento. Quando o senhor voltou, ele

elo-As parábolas da

2ª vinda de Cristo

Além de todos esses textos bíblicos acima mencionados, Jesus também ensinou sobre sua volta usando parábolas: que são pequenas histórias comuns à época dos discípulos que traziam um ensinamento.

Pelo menos cinco destas parábolas falam da Sua partida, ausência e volta; deixando, assim, muito claro que Ele vai voltar. 3 dessas parábolas se encontram no sermão profético de Mateus 24 e 25. Vamos ver essas parábolas com mais alguns detalhes:

(10)

10

giou os 2 primeiros e repreendeu o último. Essa história ensi-na que enquanto Cristo não volta, devemos usar tudo o que Ele coloca em nossas mãos para Ele. Devemos multiplicar nossos talentos usando-os para o Seu Reino. Outra parábola muito semelhante é a Parábola das 10 minas (Lucas 19:11-27).

Parábolas da Figueira e do Dono de Casa (Mc 13:28-37): Nestas 2 curtas parábolas, Jesus ensina que, assim como

quando vemos a fi gueira com ramos e suas folhas começam a brotar, nós sabemos que os frutos estão vindo, assim, os si-nais que Ele mostrou deveriam servir de advertência que Ele está perto de voltar. E assim como um dono de casa ao sair de casa pede que o vigia guarde a porta, assim nós devemos vigiar porque não sabemos o dia nem a hora da sua vinda (Mc 13:32,33).

Além

desses 16 sinais recentes

enumerados em nosso guia, pesquise + 4 sinais que indicam a

proximidade da 2ª vinda de Cristo acontecidos nos últimos 5 anos.

(11)

11

100

0 an

(12)

12

Semelhanças

Diferenças

Mão dupla do céu

Ladrão visível?

Jesus veio a este mundo como uma criança, cumpriu sua missão, morreu por nós, voltou para o céu e um dia voltará para nos buscar. Quando Ele subiu ao céu, os anjos disseram aos apóstolos que Jesus voltaria da mesma forma que eles o viram subir (At 1:11)

Leia os seguintes textos e encontre neles as semelhanças e diferenças da ida de Cristo ao céu e o retorno dEle.

Lucas 21:27; Atos 1:6-12; Apocalipse 1:7

Ao observarmos os textos de Apocalipse 16:15 e Apocalipse 1:7 podemos imaginar que talvez tenha uma contradição nos dois versículos. Mas o autor João queria nos mostrar duas situações interessantes.

A primeira delas é que ao observar o texto de Apocalipse 16:15, ele nos diz “Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha”. Jesus nos faz um alerta que virá de uma forma tão inesperada como um ladrão invade a casa de alguém. Outros textos da Bíblia tratam do mesmo assunto como Apocalipse 3:3; 1 Tessalonicenses 5:2 e 2 Pedro 3:10.

Em outra situação, ao observar o texto de Apocalipse 1:7, ele nos diz “Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dEle. Assim será! Amém.” Mais do que a volta inesperada, sendo uma surpresa, será de maneira visível a todas as pessoas do mundo.

E para você, desbravador? Como está sua preparação para esse dia totalmente público?

(13)

13

O DESBRAVADOR E A

Como será a

O dia e a hora da

Volta de Jesus

volta de Jesus?

volta de Jesus

Todas as vezes que falamos ou fazemos a posição MARANATA, estamos dizendo que queremos amar, aguardar, apressar e anunciar a volta de Jesus. Mas o que importa para o céu, é se de fato estamos vivendo isso em nossas vidas. Além disso, a Bíblia e o Espírito de Profecia, apresentam vários detalhes que você precisa saber sobre a volta de Jesus.

Olha que descrição linda sobre a volta de Jesus que encontramos no livro Primeiros Escritos, pág.15 e 16:

Logo nossos olhares foram dirigidos ao oriente, pois aparecera uma nuvenzinha aproximadamente do tamanho da metade da mão de homem, a qual todos nós soubemos ser o sinal do Filho do homem. Todos nós em silêncio solene olhávamos a

Embora os sinais nos mostram que estamos próximos da volta de Jesus, a Bíblia é muito clara que não devemos marcar a data para esse grandioso dia. Todos os que tentaram fazer isso, até hoje falharam. Eles esqueceram desse importante ensinamento bíblico:

Mateus 24:36: Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.

(14)

14

nuvem que se aproximava e se tornava mais e mais clara e esplendente, até converter-se numa grande nuvem branca. A parte inferior tinha aparência de fogo; o arco-íris estava sobre a nuvem, enquanto em redor dela se achavam dez milhares de anjos, entoando um cântico agradabilíssimo; e sobre ela estava sentado o Filho do homem. Os cabelos, brancos e anelados, caíam-Lhe sobre os ombros; e sobre a cabeça tinha muitas coroas. Os pés tinham aparência de fogo; em Sua destra trazia uma foice aguda e na mão esquerda, uma trombeta de prata. Seus olhos eram como chamas de fogo, que profundamente penetravam Seus filhos. Todos os rostos empalideceram; e o daqueles a quem Deus havia rejeitado se tornaram negros. Todos nós exclamamos então: “Quem poderá estar em pé? Estão as minhas vestes sem mancha?” Então os anjos cessaram de cantar, e houve algum tempo de terrível silêncio, quando Jesus falou: “Aqueles que têm mãos limpas e coração puro serão capazes de estar em pé; Minha graça vos basta.” Com isto nos iluminou o rosto e encheu de alegria o coração. E os anjos tocaram mais fortemente e tornaram a cantar, enquanto a nuvem mais se aproximava da Terra.

Então a trombeta de prata de Jesus soou, ao descer Ele sobre a nuvem, envolto em labaredas de fogo. Olhou para as sepulturas dos santos que dormiam, ergueu então os olhos e mãos ao céu, e exclamou: “Despertai! despertai! despertai, vós que dormis no pó, e levantai-vos!” Houve um forte terremoto. As sepulturas se abriram, e os mortos saíram revestidos de imortalidade. Os 144.000 clamaram “Aleluia!”, quando reconheceram os amigos que deles tinham sido separados pela morte, e no mesmo instante fomos transformados e arrebatados juntamente com eles para encontrar o Senhor nos ares.

Todos nós entramos na nuvem, e estivemos sete dias ascendendo para o mar de vidro, onde Jesus trouxe as coroas, e com Sua própria destra as colocou sobre nossa cabeça. Deu-nos harpas de ouro e palmas de vitória. Ali, sobre o mar de vidro, os 144.000 ficaram em um quadrado perfeito. Alguns deles tinham coroas muito brilhantes; outros, não tanto. Algumas coroas pareciam repletas de estrelas, ao passo que outras tinham poucas. Todos estavam perfeitamente satisfeitos com sua coroa. E todos estavam vestidos com um glorioso manto branco, dos ombros aos pés. Havia anjos de todos os lados em redor de nós quando caminhávamos sobre o mar de vidro em direção à porta da cidade. Jesus levantou o potente e glorioso braço, segurou o portal de pérolas, fê-lo girar sobre seus luzentes gonzos, e nos disse: “Lavastes vossas vestes em Meu sangue, permanecestes firmes pela Minha verdade; entrai.” Todos entramos e sentíamos ter perfeito direito à cidade.

Nesse texto nós aprendemos que o 1º sinal visível no céu momentos antes da volta de Jesus será uma nuvenzinha aproximadamente do tamanho da metade da mão de homem que veremos no Oriente. Da mesma forma que Elias viu a nuvenzinha que indicava que choveria sobre o reino de Judá (1Rs 18:44) nós também, ao vermos essa nuvenzinha saberemos que Jesus está voltando!

Para ter uma descrição ainda mais completa de como será a volta de Jesus, leia o livro O

Grande Conflito, pág. 640 a 646.

(15)

15

A coroa de ouro

Você percebeu que no texto acima, Ellen White menciona que lá no céu receberemos das mãos de Cristo uma coroa com estrelas? Isso é ensinado claramente na Bíblia nos seguintes textos:

Há outro livro que tem mais algumas citações de Ellen White sobre essa coroa. É no Livro Eventos Finais, pág: 244:

A coroa da vida será brilhante ou fosca, cintilará com muitas estrelas ou será abrilhantada por poucas pedras preciosas, de acordo com o nosso próprio procedimento.

Não haverá ninguém salvo no Céu com uma coroa sem estrelas. Se entrardes ali, haverá alguma pessoa nas cortes da glória que encontrou entrada ali por vosso intermédio.

Antes de entrar na Cidade de Deus, o Salvador concede a Seus seguidores os emblemas da vitória, conferindo-lhes as insígnias de sua condição real. As fileiras esplendentes são dispostas em forma de um quadrado aberto ao centro, em redor de seu Rei. ... Sobre a cabeça dos vencedores, Jesus com Sua própria destra põe a coroa de glória. ... Em cada mão são colocadas a palma do vencedor e a harpa resplandecente. Então, ao desferirem as notas dos anjos dirigentes, todas as mãos deslizam com maestria sobre as cordas da harpa, tirando-lhes suave música em ricos e melodiosos acordes. ... Diante da multidão de resgatados está a santa cidade. Jesus abre amplamente as portas de pérolas, e as nações que observaram a verdade, entram.

A coroa é o símbolo da vitória e as estrelas representam as pessoas que foram salvas através do nosso intermédio. Alguns têm poucas e outros, muitas. Mas fica claro que a quantidade de estrelas não deve ser nossa motivação para ir para o céu, pois o texto diz que todos estarão felizes com as estrelas que têm, mesmo aqueles que têm poucas estrelas.

2 Timóteo 4:8: Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Apocalipse 2: 10: Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

(16)

16

16

Abreviando a

Você acha que é possível apressarmos a volta de Jesus?

Na Bíblia, em 2 Pedro 3:12 encontramos o seguinte texto: “esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda.” Sabemos também que a pregação do evangelho em todo mundo é um dos sinais de que Jesus está voltando (Mt 24:14). Com base nesses textos então, algumas pessoas declaram que ao pregarmos o evangelho e espalharmos em todo mundo a mensagem da salvação em Cristo, nós estamos apressando a Sua Volta, e que se formos negligentes, estamos atrasando a sua vinda.

Por outro lado, algumas pessoas declaram que o nosso Deus já sabe o Dia e a Hora da sua volta e que Ele não depende de nós para cumprir os Seus propósitos. Como diz a Bíblia, Ele não se demora a cumprir sua promessa, mas é misericordioso porque não quer que ninguém pereça. (2Pe 3:9), e que no tempo certo, Ele virá!

volta de Jesus?

Conclusão:

Ao observar todos os textos bíblicos que estudamos nessa especialidade e tudo o que está acontecendo a nossa volta, é inegável concluir que a 2ª vinda de Cristo está muito próxima. Mas devemos lembrar que quando Cristo apresentou os sinais aos discípulos, ele advertiu que a nossa mente não devia estar nos sinais da sua volta e sim no preparo da nossa vida para se encontrar com Jesus.

Estudar os sinais e vê-los acontecendo diante dos nossos olhos, entender os últimos acontecimentos deste mundo e confi rmar que as palavras de Cristo são reais nos dão a confi ança de que, se tudo o que Cristo falou aconteceu nos mínimos detalhes, a parte que falta acontecer também irá se cumprir.

Na escatologia bíblica então, Deus confi rma Suas promessas e nos encoraja a espalhar a mensagem ao mundo em nossa geração. Afi nal, aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus! (Ap 22:20).

(17)

17

Referências:

CHAIJ, Fernando. Preparação para a Crise Final. Tauí/SP: CPB, 2007

FINLEY, Mark. Esperança além da Crise: a certeza de uma vida melhor. Tatuí/SP: CPB, 2021.

Sites: https://noticias.adventistas.org/pt/noticia/institucional/teologos-adventistas-aprovam-declaracao-sobre-escatologia-biblica/ https://www.bbc.com/portuguese/geral-40606193 https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/estes-foram-os-piores-desastres-naturais-do-s%C3%A9culo-xxi/ss-AAvISjH https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/15/por-que-a-guerra-da-siria-continua-apos-10-anos.ghtml https://veja.abril.com.br/mundo/jogo-de-forcas-mundial-as-guerras-que-continuam-em-2019/ https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/retrospectiva-2020-primeiro-semestre/ https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51718755 https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2020-10/indice-global-da-fome-2020-situacao-grave-em-51-paises.html https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2021/01/26/aquecimento-global-acelerou-degelo-em-65-em-tres-decadas. htm?cmpid=copiaecola https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/19/inundacoes-na-india-e-nepal-deixam-quase-4-milhoes-desabrigados.ghtml https://www.tempo.com/noticias/actualidade/2020-quinto-ano-mais-caro-da-historia-desastres-climaticos-climate-change-mudanca-climatica.html

1. Ler Mateus 24:3 a 14. Após completar a leitura, fazer uma pesquisa, encontrando, ao menos, 20 sinais que indicam a proximidade da 2ª vinda de Cristo acontecidos nos últimos 5 anos.

2. Saber localizar na Bíblia, de memória, ao menos 5 passagens diferentes das encontradas nesta especialidade que apresentem promessas referentes à segunda vinda de Jesus.

3. Representar uma das parábolas bíblicas que tratam sobre a segunda vinda de Jesus, por meio de um dos seguintes: música, desenho, poesia ou dramatização.

4. Organizar um cronograma de, no mínimo, 1 página relacionando os principais eventos finais que culminarão com a 2ª vinda de Jesus. Acrescentar também o que acontecerá nos 1000 anos seguintes.

5. Estudar a história da ascensão de Jesus ao Céu, após Sua ressurreição. Em seguida, fazer uma lista das semelhanças e diferenças entre este evento e a sua segunda vinda

6. Explicar a relação das citações “Venho como um ladrão” de Apocalipse 16:15, com “e todo olho o verá” de Apocalipse 1:7.

7. Ler as seguintes passagens da Bíblia e do Espírito de Profecia: a. II Timóteo 4:8. b. Apocalipse 2:10. c. Mateus 24:36. d. Eventos Finais, pág. 244. e. Primeiros Escritos, pág. 15 e 16. f. O Grande Conflito, pág. 640 a 646.

a. A partir do conhecimento adquirido no estudo destas e das outras passagens abordadas nesta especialidade, responda:

a. Por que é possível afirmar que a 2ª vinda de Jesus está tão próxima? b. Como podemos abreviar a volta de Jesus?

c. Qual deve ser o nosso foco em relação à coroa celeste? A quantidade de estrelas? d. Quem sabe o dia e hora exatos da volta de Jesus?

e. Quais serão os primeiros sinais vistos no Céu, momentos antes da vinda de Jesus?

Requisitos

acompanhe seu desenvolvimento

1. Ler Mateus 24:3 a 14. Após completar a leitura, fazer uma pesquisa, encontrando, ao menos, 20 sinais que indicam a proximidade da 2ª vinda de Cristo acontecidos nos últimos 2. Saber localizar na Bíblia, de memória, ao menos 5 passagens diferentes das encontradas nesta especialidade que apresentem promessas referentes à segunda vinda

(18)

Referências

Documentos relacionados

Segundo Marchesini (2008) “as Normas Contábeis que serão adotadas pela legislação brasileira, os International Financial Reportings Standards (IFRS), devem beneficiar as

O calendário estendido do carnaval de escolas de samba na região promove um tempo ritual da festa peculiar, que possibilita uma intensa relação composta por trocas e

No período de tempo considerado foram revistos 43 casos com diagnóstico de síndroma de Cushing ACTH- -dependente, sendo quatro secundários a secreção ectópica por

Vanessa.' DEPENDÊNCIA' E' DOLARIZAÇÃO:' ANÁLISE' PRELIMINAR' A' PARTIR' DO' CASO'

20206 JAMILY DANTAS BARBOSA MOREIRA EDIFICAÇÕES - INTEGRAL CAJAZEIRAS Não. 18897 JANATHA DA SILVA PEREIRA ELETROMECÂNICA - INTEGRAL

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Ora, é nítida a abusividade presente no marketing utilizado para a comercialização dos produtos em questão diante de todos os recursos publicitários lançados a

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política