• Nenhum resultado encontrado

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Projeto de Lei Complementar nº 007 de 04 de setembro de 2013 AUTOR: Poder Executivo

PARECER: Favorável, sem apresentação de emendas

EMENTA: “Estabelece as Plantas de Valores Genéricos do Perímetro Urbano do Município, para fins de apuração do Valor Venal de Imóveis; e altera dispositivos da Lei nº 2533, de 29 de dezembro de 1998 - Código Tributário do Município de Venâncio Aires”

RELATOR: JOÃO STAHL

RELATÓRIO

Conforme disposição regimental (artigo 46, inciso I, alínea “a”, item 1), o projeto veio a esta Comissão.

Trata-se de projeto de lei complementar que tem por finalidade estabelecer Planta de Valores Genéricos do perímetro urbano do Município, para fins de apuração do valor venal de imóveis. A motivação do presente decorre do fato de que há anos a planta de valores está defasada, sofrendo apenas uma atualização monetária. Tal prática não acompanhou a valorização dos imóveis, considerando localização, tipo de construção e tampouco estado de conservação. Na verdade, o que se busca é se fazer justiça na incidência de IPTU e ITBI, de modo que os valores arrecadados reflitam a realidade de cada imóvel, levando-se em conta os requisitos já citados. O que se vê atualmente, sem a atualização necessária, é que muitas edificações localizadas na área central, nobre, recolhem IPTU em valor muito inferior aos imóveis localizados nos bairros mais afastados, justamente pelo fato de que o valor sobre o qual a alíquota é aplicada não representa o seu preço real do mercado. Somando-se a isso, nos últimos anos, temos assistido um forte crescimento da cidade, bem como um aquecimento imobiliário muito significativo, aumentando assim a diferença entre o valor real da propriedade e o valor tributado.

Ademais, importante ressaltar que a lei complementar em questão não causará majoração dos impostos de IPTU e ITBI, uma vez que não haverá reajuste na alíquota de incidência.

(2)

PARECER

Quanto ao mérito, o presente projeto trata da revisão da Planta de Valores Genéricos do Município de Venâncio Aires, ação indispensável à boa gestão das finanças municipais cuja obrigatoriedade e regramento para sua elaboração estão previstos no Código Tributário Municipal e abrangem as áreas definidas como perímetro urbano.

É da competência do Poder Executivo tratar sobre a matéria em tela, nos termos do que prevê o art. 7º, inciso II da Lei Orgânica do Município: “(...) II – legislar sobre assuntos de interesse local; (...)”, bem como o seu inciso VIII: “(...) VIII - estabelecer normas de edificação, de loteamento, de zoneamento, urbano e de arruamento, bem como as diretrizes urbanísticas convenientes à ordenação de seu território; (...)”.

O Poder Executivo argumenta que a revisão da Planta de Valores Genéricos encontra-se defasada e após reiteradas tentativas de aprovação na Câmara de Vereadores que restaram frustradas, resultando inclusive em apontamento do Tribunal de Contas do Estado do RS, no Processo de Prestação de Contas nº 2007-0200/09-7 relativo ao exercício de 2009, e conforme Processo nº 602-0200/10-1 TCE/RS que diz:

“Ao serem examinadas as receitas próprias da Auditada, verificou-se disparidade entre os valores venais considerados para fins de cobrança do IPTU e aqueles atribuídos pela Fazenda Municipal para a cobrança do ITBI, evidenciando-se, com isso, que os valores constantes da planta de valores para fins de lançamento do IPTU estão defasados.”

Justifica o autor do projeto que na amostra selecionada pela auditoria verificou-se variação de 75 até 1000 % entre as referidas avaliações o que demonstra a falta de efetividade na tributação do IPTU o que decorre da falta de atualização do valor venal e, principalmente, das iniquidades fiscais, em comparação aos valores de mercado dos imóveis.

Argumenta que a auditoria concluiu em seu relatório pela necessidade da revisão da planta de valores atualizando-a aos preços efetivamente praticados pelo mercado imobiliário local, bem como a realização de um recadastramento geral dos imóveis existentes no município salientando que a manutenção de bases de cálculo de impostos em valores comprovadamente defasados pode ser caracterizada como renúncia de receita, prática reprovável e combatida pela legislação, nos termos definidos no artigo 70 da Constituição Federal e no artigo 14 da Lei Complementar nº 101/2000.

(3)

Municipal nº 3.627, de 20 de dezembro de 2005, sendo que o valor atualmente praticado por metro quadrado dos terrenos por face de quadra teve somente atualizações monetárias.

Esclarece que os valores para as construções, classificados em treze (13) Tipos/Padrão nos termos da Tabela V da Lei 2533/98 - Código Tributário Municipal vigente integram o Anexo II – Tipos, Padrões e valores do metro quadrado das construções.

Menciona ainda que nos últimos anos a cidade de Venâncio Aires tem assistido a um forte incremento no seu crescimento e por consequência um aquecimento imobiliário, com o surgimento de novos loteamentos e a valorização das áreas já urbanizadas. Isso fez com que houvesse cada vez mais um discrepâncias na relação entre o valor real da propriedade e o valor tributado. Por conseguinte, a correção dos valores promoverá aumentos e reduções tributárias que conduzirão à almejada justiça fiscal.

Prossegue justificando que com base no diagnóstico da empresa Chulipa Avaliações foram apontadas diversas observações que conduziram ao trabalho de revisão da Planta de Valores, com a participação de pessoas da comunidade e técnicos com conhecimento na área de transações imobiliárias.

Informa que o procedimento adotado envolveu a comunidade e técnicos municipais da área de Planejamento, servidores do Setor de Cadastro Imobiliário e assessoria da empresa Chulipa Avaliações S/S no processo de construção desse importante instrumento de tributação, de forma que as soluções encontradas fossem compatíveis com a realidade, tanto social, política e administrativa do município, possibilitando sua efetiva aplicação.

Segundo o Poder Executivo, o trabalho desenvolveu-se com as seguintes etapas:

(4)

presidência da Arquiteta Sandra Lucia Hickmann Sperb, procederem ao estudo e atualização da Planta de Valores do Município.

II - Realizou-se análise da legislação municipal existente sobre o assunto e preparação de material de trabalho para a Comissão, como Mapas, Leis e Simulações com valores de avaliação de terrenos sugeridos levando em conta a metodologia utilizada destacando que a mesma deverá atender a NBR 14.653 de 2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). III - Foram feitas reuniões com a Comissão para a realização dos trabalhos, garantindo a completa compreensão do tema por seus membros e sua efetiva participação nas decisões; IV - Ao final dos trabalhos produziu-se Anexo II, Planta de Valores Genéricos de Terrenos, no qual se podem observar as zonas de valorização, conforme valores de mercado para lotes urbanos com base nos valores definidos pela comissão.

V - Definidos os novos valores de terrenos, o quadro técnico da Secretaria de Planejamento e da Secretaria da Fazenda orientados pelo consultor Luiz Fernando Moller, elaborou o Anexo III- Valor do m² de construção para 2014.

Como a aplicação dos valores definidos, tanto para o valor venal dos terrenos, assim como o reajustamento do valor para os diferentes tipos/padrões de construção implicam em grande impacto financeiro para os contribuintes, causado pelo amplo período que a PVG ficou desatualizada, pretende o Executivo Municipal elaborar projeto de lei que facilite e minimize tal impacto. Para isso, necessária a ampliação dos descontos e prazos para pagamento parcelado, ainda que dentro da modalidade à vista para o IPTU 2014. Tal regramento e calendário para pagamento será definido em lei específica para tanto, após procedidas as ponderações com a sociedade e recebidas as sugestões dos vereadores.

Além do mais a criação de uma via administrativa, na forma de balcão de atendimento ao contribuinte possibilitando revisão do cadastro de sua propriedade mediante vistoria específica. Este projeto teve como escopo principal a redução das injustiças fiscais com os elementos disponíveis.

(5)

VI - Aprovada a proposta da Comissão e técnicos da Prefeitura, após passar pela análise da Procuradoria procedeu-se reunião com os Senhores Vereadores para esclarecimentos do projeto de lei na sala de reuniões da Prefeitura”.

Ressalta, por fim, a importância do presente projeto de Lei que define a atualização da Planta de Valores Genéricos de nosso Município, propiciando uma adequação das receitas próprias, pois o resultado final da avaliação deverá retratar a real situação dos valores dos imóveis no mercado, permitindo o fortalecimento da arrecadação local dos tributos imobiliários que permanecerão no Município e servirão para dar cobertura à despesas diretamente vinculadas ao atendimento da população.

Por derradeiro, afirma o autor que este Projeto visa à promoção da justiça fiscal e social, com tratamento isonômico dos contribuintes.

Segundo parecer da Comissão de Constituição e Justiça desta Casa Legislativa, o projeto obedece aos requisitos de constitucionalidade, legalidade e regimentalidade nas proposições, não apresentando nenhum vício de ordem formal ou material, e não encontrando impedimentos à aprovação, sendo entendimento estar dito projeto apto à votação.

Entendendo a importância deste Projeto, votam a favor os vereadores João Stahl, Cleiva Heck e Gerson Ruppenthal.

Em razão do exposto, exaramos parecer favorável à aprovação do projeto em plenário.

Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, 09 de setembro de 2013.

___________________________ Relator

Favoráveis

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

(IPO-Porto). Moreover, we attempted to understand how and in which patients sFLC can be used as a differential marker in early disease relapse. Despite the small cohort, and the

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Na década de 1970, a utilização das técnicas de gerenciamento de projetos passou a difundir-se por diversos ramos e setores da economia, sendo modelo de gestão