• Nenhum resultado encontrado

Linux em IBM z Systems

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linux em IBM z Systems"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Linux em IBM z Systems

Eficiência operacional e confiança

Destaques

●● ● ●Aberto e conectado

●● ● ●Altamente confiável e transparente ●● ● ●Possibilita a criptografia generalizada ●● ● ●Escalável, flexível e fácil de gerenciar ●● ● ●Simplicidade com operação eficiente e

econômica

O melhor da infraestrutura do Linux

A maioria das empresas sabe que os desafios exigem estratégias que atendam às necessidades atuais e às demandas futuras. Usar soluções de código aberto é uma forma inteligente. Essa é uma das razões pelas quais o Linux® é mainstream hoje. Enquanto as empresas estão investindo em

serviços Linux, elas também querem aproveitar os investimentos em ativos de TI existentes.

Segurança, confiança, failover, regulamentos de compliance, acessibilidade e privacidade são tópicos avaliados, ajudando a decidir onde executar o ambiente Linux. Rentabilidade é outro. O Linux em IBM® z Systems® está

abordando esses tópicos. Ele é conhecido por sua eficiência operacional, continuidade do negócio, segurança e vantagens de custo.

O Linux on z oferece uma impressionante plataforma Linux para todos os tipos de carga de trabalho do Linux, especialmente para as que exigem altos níveis de disponibilidade, segurança ou escalabilidade. O Linux on z aproveita os padrões abertos, a economia de API e os pontos fortes do IBM Z®, permitindo assim uma ampla proteção de dados para conectar

de forma segura serviços em todos os sistemas e em todos os tipos de dispositivos.

(2)

2 Executar cargas de trabalho do Linux colocalizadas com cargas de trabalho do z/OS®, z/VSE® ou z/TPF no mesmo servidor

IBM Z oferece a oportunidade única de integrar “sistemas de registro” e “sistemas de engajamento” no mesmo sistema, aproveitando assim mais desempenho e eficiência operacional. O Linux on z foi desenvolvido para oferecer uma infraestrutura confiável e eficiente, com vantagens competitivas em termos de:

●● ●simplicidade, até milhares de servidores virtuais no mesmo

servidor;

●● ●escalabilidade extrema, alta utilização e compartilhamento de

recursos;

●● ●recursos rápidos de implantação, configuração e

gerenciamento;

●● ●padrões abertos e ativos de conexão de economia de API; ●● ●segurança máxima do servidor (EAL5+) e capacidade de

criptografia generalizada;

●● ●alta disponibilidade e operação contínua.

Como todo Linux, o Linux on z executa todos os tipos de operações.

A IBM oferece um portfólio abrangente de soluções, com foco em gerenciamento cognitivo, analítico e de dados,

desenvolvimento de aplicativos, integração de plataformas e mensagens, serviços móveis e aplicativos, bem como em tecnologias Docker e Blockchain.

Vários fornecedores de soluções dão suporte ao Linux on z, como SAP e Oracle, bem como ao crescente ecossistema de softwares de código aberto com produtos como Apache Spark, Ansible, Chef, ElasticSearch, Go, Jenkins, MongoDB, Node.js, PostgreSQL, Puppet, Python ou Salt.

Ao executar soluções Linux, conectadas e colocalizadas com soluções executadas em z/OS, z/VSE ou z/TPF no mesmo servidor IBM Z, todas as soluções não só se beneficiam do compartilhamento de recursos com altas taxas de utilização, mas também do compartilhamento da mesma qualidade de serviço e dos mesmos arranjos para administração, segurança, backup e recuperação de desastres.

Linux em IBM z14

Desenvolver uma plataforma Linux forte foi um ponto de design fundamental para o IBM z14® (z14), como demonstrado

com esses recursos:

●● ●Novas economias de consolidação com maior capacidade total

em uma única estrutura com até 170 processadores.

●● ●Economias de escala melhoradas com o design do

processador SMT1 estendido para fornecer mais rendimento.

●● ●Melhor desempenho com dados múltiplos de instrução única

(SIMD), perfeito para processamento analítico.

●● ●Capacidade aprimorada para atender aos SLAs com nova

tecnologia de chip de processador redesenhada e cache maior.

●● ●Melhor disponibilidade e uso mais eficiente de dados críticos

com memória RAIM2 de até 32 TB.

●● ●Novas instruções exploradas pelo Java®, gerando tempos de

resposta mais rápidos aos usuários.

●● ●Novo recurso FICON® Express16S+, desenvolvido para

aumentar as taxas de E/S.

●● ●Proteção de dados mais forte e rápida de dados em

movimento e em repouso, criptografia generalizada, com criptografia em chip aprimorada e novo adaptador Crypto Express6S.

(3)

Simplicidade de data center

Uma infraestrutura de TI simplificada (data-center-in-a-box) oferece a oportunidade de executar “sistemas de registro” colocalizados com “sistemas de engajamento” e aproveitar baixa latência, eficiência operacional e eficácia, ajudando a se manter dentro do orçamento.

O Linux on z contrasta com “adicionar outra abordagem de servidor”. Os servidores IBM Z podem crescer “sob demanda”, dependendo dos seus requisitos. Um dispositivo físico z14 pode hospedar até milhares de servidores Linux, portanto, a

tecnologia de virtualização em uma estrutura de poucos metros quadrados pode resultar em menos componentes, esforços de gerenciamento e custos de software, em uma infraestrutura de TI globalmente menos complexa.

Escalabilidade impressionante (horizontal e vertical) é oferecida com o IBM Z e os recursos de virtualização dele. Os recursos podem ser atribuídos de forma dinâmica e eficiente entre as cargas de trabalho, sempre e onde forem necessários. Além disso, o IBM Z permite adicionar recursos sem interromper o negócio.

A tecnologia de virtualização z/VM oferece altos níveis de compartilhamento de recursos, técnicas de dados em memória, ampla largura de banda de E/S e disponibilidade. Para simplificar a administração do z/VM e dos servidores Linux, o IBM Wave para z/VM oferece uma interface do usuário intuitiva.

A virtualização KVM permite o uso de habilidades comuns de administração do Linux no IBM Z. Ela se integra com as ferramentas padrão de gerenciamento de virtualização

OpenStack® e permite integrar facilmente servidores Linux no

ambiente de TI.

O gerenciamento automatizado de serviços é possível por meio de muitas funções e produtos, como os recursos de migração de servidor virtual ao vivo fornecidos pelo recurso z/VM SSI ou o compartilhamento incomparável de recursos do IBM Z.

Em relação às taxas de utilização, o IBM Z pode ser executado a taxas de 100% por longos períodos.

Os servidores IBM Z permitem uma comunicação interna rápida entre todas as cargas de trabalho. A colocalização de dados e aplicativos oferece serviços de dados eficientes com latência mínima e eliminação do gerenciamento de rede, e um gerenciamento centralizado permite manipular aspectos como identidade de segurança, monitoramento de processos ou recuperação de desastre com uma solução abrangente. A simplicidade é demonstrada em particular, quando seu ambiente de TI precisa ser expandido. O ambiente pode crescer dentro do servidor IBM Z, adicionando recursos do sistema conforme o uso. Isso segue o princípio de que você pode acessar os recursos de que precisa no momento em que quiser e pagar somente pelos recursos que usar.

(4)

4 Concluindo, o IBM Z executa o Linux e outras cargas de

trabalho lado a lado com transferência rápida de dados em uma estrutura que economiza espaço e energia. O IBM Z pode ser um “data-center-in-a-box”.

Altamente confiável e transparente

Mesmo em uma única estrutura, um servidor IBM Z oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e facilidade de manutenção (RAS). Os servidores IBM Z foram desenvolvidos para evitar ou se recuperar de falhas para minimizar as interrupções nos negócios. A alta disponibilidade é percebida por meio de confiabilidade de componentes, redundância e recursos que ajudam a evitar e tolerar falhas, bem como permitir manutenção e reparo simultâneos. Por gerações, o IBM Z funcionou com 99,999% de tempo de atividade. Reforçando as qualidades de serviço de um ambiente Linux em z Systems estão soluções como GDPS®, IBM Spectrum Scale™

e a função IBM zAware3.

O IBM GDPS pode fornecer capacidade de resiliência multiplataforma para clientes que executam o z/VM e os convidados associados do Linux. Ele oferece recuperação de falhas e desastres e garante a consistência de dados em vários locais. Se você executar o GDPS com o z/OS, poderá se beneficiar de um ponto único de controle integrando o ambiente Linux baseado em z/VM.

A função IBM zAware oferece a capacidade de diagnóstico para ajudar a identificar rapidamente problemas do Linux e do z/OS. As organizações podem acelerar a resposta para resolver problemas, com base na identificação rápida de anomalias de mensagens.

O IBM Spectrum Scale baseado na tecnologia IBM GPFS™ foi desenvolvido para oferecer alta disponibilidade por meio de tecnologia de cluster avançado, gerenciamento de sistema de arquivos dinâmico e replicação de dados.

Recursos de privacidade, disponibilidade e failover podem ser esperados no Linux on z, ao contrário de sistemas distribuídos ou clouds públicas.

Altamente seguro

Os servidores IBM Z são os únicos do mundo com certificação de segurança de hardware EAL 5+ de alto nível. Isso garante que os principais recursos de segurança do IBM Z sejam aplicados de forma confiável. O EAL 5+ permite o isolamento e a proteção do Linux e de outros ambientes. Além disso, a capacidade de isolamento dentro do servidor oferece uma simplicidade operacional significativa.

Com o z14, a criptografia generalizada está habilitada para o Linux. O z14 foi desenvolvido para fazer criptografia sem impacto aos SLAs, por meio da melhor criptografia no processador e do novo acelerador Crypto Express6S. A criptografia está habilitada no sistema operacional Linux e permite uma implementação simples e um desempenho otimizado. Os clientes não precisam mudar a abordagem de criptografia, eles simplesmente recebem proteção de dados consumíveis para dados em movimento e em repouso. Além disso, o Linux4 para z Systems deve ter segurança

aprimorada com criptografia de “chave protegida” para dados em repouso. A chave protegida é uma chave encapsulada, semelhante a uma chave segura, mas fornecendo operações de criptografia mais rápidas. Ela pode ser útil para criptografar discos completos (volumes) ou partições selecionadas. Para atender às necessidades de regulamentação e auditoria, recomenda-se um gerente de segurança externo. O

IBM Resource Access Control Facility (RACF®) para z/VM é

um exemplo. Ele oferece um sistema de segurança que inclui controle de acesso e funcionalidade de auditoria, lida com autorização de recursos, acesso de comando privilegiado e controles de logon.

Integração com cargas de trabalho

existentes

A integração empresarial consiste em permitir a flexibilidade empresarial por meio da integração de sistemas, dados,

aplicativos e processos em toda uma empresa e além dela. Assim é possível reduzir as complexidades e, ao mesmo tempo, ampliar os investimentos em TI existentes e implantar novas soluções mais rapidamente com um tempo de entrada no mercado acelerado.

(5)

Os recursos de integração do IBM Z foram desenvolvidos para oferecer conexões extremamente altas e de segurança entre aplicativos e dados no mesmo ou entre servidores físicos. Com a economia de API, as competências empresariais existentes podem ser usadas de novas formas, fornecendo recursos para serviços de aplicativos de nova geração. Padrões como Web Services ou REST com JSON são compatíveis para facilitar a criação de novos aplicativos, e os microsserviços oferecem o estilo arquitetônico para criar unidades independentes que podem ser implementadas para mais agilidade e escalabilidade.

Muitos clientes do Linux on z estão investindo em aplicativos de nova geração, conectando-os e expandindo os ativos existentes. Alguns exemplos:

●● ●computação cognitiva: IBM Watson Explorer, IBM Cognos®,

IBM SPSS® ou Apache Spark, todos disponíveis no Linux,

podem ser usados para análise e mineração de dados DB2®

para z/OS;

●● ●entrega de dados: usando o IBM DB2 com BLU Acceleration

(processamento na memória), desenvolvido para insights instantâneos e alto desempenho, ou bancos de dados de fornecedores e de código aberto;

●● ●computação mobile: usando o IBM MobileFirst™ Platform

Foundation e a conectividade do protocolo mobile;

●● ●integração de mensagens: usando o IBM Integration Bus ou o

IBM MQ para conectar aplicativos existentes aos serviços;

●● ●entrega de aplicativo SAP: implantando os servidores de

aplicativo no Linux e o servidor de banco de dados no DB2 para z/OS;

●● ●serviços da Web: usando a entrega de aplicativo

IBM WebSphere® para Java ou tecnologias de código aberto

ou usando Node.js para complementar a funcionalidade central como CICS® com aplicativos de bancos ou sistemas

de caixa eletrônico.

A execução de aplicativos de nova geração, implementados no Linux on z e conectados aos recursos existentes, permite gerenciar todos os serviços de TI na plataforma IBM Z estável e altamente segura.

Infraestrutura econômica do Linux

Executar o Linux on z oferece enormes vantagens em:

●● ●Eficiência operacional

Um único servidor IBM Z, executando até milhares de servidores Linux virtuais no z14, pode significar menos esforço para o gerenciamento operacional e de sistemas. Imagine os muitos servidores, cabos, roteadores etc. que não são necessários, isso pode ser uma grande economia de manutenção. A alta produtividade do administrador é suportada pela capacidade de adicionar recursos dentro do servidor, para compartilhar e reconfigurar recursos de forma dinâmica e para gerenciar sistemas, como virtualização por meio de ferramentas simples. Além disso, ao executar o Linux lado a lado com o z/OS, z/VSE ou z/TPF, seu administrador pode se beneficiar de arranjos exclusivos para operação, segurança, backup e recuperação de desastres.

– “À medida que movemos mais sistemas para o nosso mainframe,

continuamos simplificando e agilizando nossa paisagem de TI e reduzindo as chamadas de suporte, liberando equipes de TI para se concentrar em um trabalho mais inovador.”

●● ●Continuidade dos negócios

O Linux on z oferece operações confiáveis. Ele pode escalar horizontal e verticalmente para lidar com picos na atividade do servidor, falhas no sistema potencialmente devastadoras. O conjunto de recursos internos pode responder rapidamente a ameaças à integridade do sistema (ou mesmo antecipá-las), ajudando a evitar tempos de inatividade dispendiosos. As soluções de alta disponibilidade e recuperação de desastres, como as soluções IBM GDPS, o IBM Spectrum Scale ou a função IBM zAware, podem ser usadas para aumentar as capacidades do servidor. Por gerações, o IBM Z funcionou com 99,999% de tempo de atividade.

“Nossos clientes precisam de disponibilidade contínua para oferecer

serviços confiáveis aos clientes particulares e corporativos deles. A redução do período de inatividade em caso de desastre é crucial para evitar interrupções e prejuízos no ambiente acelerado de hoje.”

(6)

sem custo adicional. Algoritmos criptográficos complexos ajudam a reduzir os riscos e, com o z14, a criptografia generalizada está habilitada para o Linux. A criptografia sem impacto nos SLAs para dados em movimento e em repouso permite a proteção de dados consumíveis. O RACF para z/VM oferece controle de acesso e funcionalidade de auditoria. Concluindo, o IBM Z é o servidor comercial mais seguro.

“Hospedar a solução no IBM Z nos permite colher os frutos dos

níveis excepcionais de segurança. Utilizando o RACF, podemos controlar rigorosamente o acesso aos dados, reconhecendo todas tentativas não autorizadas de acesso.”

●● ●Integração empresarial e colocalização

O IBM Z permite a flexibilidade empresarial em todos os sistemas, dados, aplicativos e processos. Com ele é possível reduzir as complexidades, ampliar os investimentos em TI e implantar aplicativos de nova geração muito rapidamente. A colocalização de aplicativos e dados no IBM Z com Linux, z/OS, z/VSE ou z/TPF oferece a oportunidade única de conectar fortemente “sistemas de registro” e “sistemas de engajamento”, com aumento no desempenho e na eficiência operacional.

– “Ao executar as cargas de trabalho (baseadas em Linux) ao lado

dos nossos sistemas principais no mainframe, podemos garantir que elas compartilhem a mesma qualidade de serviço e os mesmos arranjos para administração, segurança, backup e recuperação de desastres.”

“Velocidade, baixo custo, segurança e confiabilidade são preocupações primordiais para o nosso negócio. Com o IBM Z, temos uma plataforma sólida que fornece todos esses requisitos e que nos oferece um espaço real de crescimento.”

IBM Z: a melhor opção para uma infraestrutura Linux eficiente e confiável.

Para obter mais informações

Para saber mais sobre o Linux em IBM z Systems, entre em contato com seu representante ou parceiro de negócios IBM ou acesse: ibm.com/systems/z/linux

© Copyright IBM Corporation 2017 New Orchard Road

Armonk, NY 10504 U.S.A.

Julho de 2017

IBM, o logotipo da IBM, ibm.com, IBM Z, CICS, Cognos, DB2, GDPS, GPFS, MobileFirst, RACF, Spectrum Scale, SPSS, WebSphere, z14, z/OS, z Systems, z/VM e z/VSE são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da IBM Corporation nos Estados Unidos, em outros países ou em ambos.

OpenStack é marca comercial da OpenStack LLC.

Apache, Apache Spark, Spark, Spark logo, Apache Tomcat, Tomcat e o logotipo do Apache Tomcat são marcas comerciais da The Apache Software Foundation.

Linux é uma marca comercial registrada da Linus Torvalds nos Estados Unidos, em outros países ou em ambos.

Java, marcas comerciais e logotipos baseados em Java são marcas comerciais ou registradas da Oracle e/ou de suas afiliadas.

Outros nomes de empresas, produtos e serviços podem ser marcas comerciais ou marcas de serviço de terceiros.

As informações referentes a produtos não pertencentes à IBM foram obtidas dos fornecedores de seus produtos ou de seus lançamentos. As dúvidas sobre os recursos dos produtos não pertencentes à IBM devem ser encaminhadas a esses fornecedores.

Os produtos de hardware da IBM são fabricados com peças novas ou peças usadas aproveitáveis. Independentemente disso, nossos termos de garantia são aplicáveis.

A IBM pode não oferecer os produtos, serviços ou recursos discutidos neste documento em outros países, e as informações podem estar sujeitas a alteração sem notificação. Consulte seu contato comercial local da IBM para ver informações sobre produtos ou serviços disponíveis na sua região. Todas as declarações referentes às futuras direções e intenções da IBM estão sujeitas a alteração ou modificação sem notificação e representam apenas metas e objetivos.

1SMT = multithreading simultâneo, permite que as cargas de trabalho usem simultaneamente o mesmo núcleo de processamento

2RAIM = matriz redundante de memória independente, desenvolvida para detectar e se recuperar de falhas

3IBM zAware = z Systems Advanced Workload Analysis Reporter; o software será incluído no IBM Operations Analytics para z Systems 4A IBM está trabalhando com os parceiros de distribuição do Linux para

incluir a funcionalidade na distribuição do Linux nos IBM z Systems

Referências

Documentos relacionados

As notas mensais da aptidão edafoclimática da cana indicam o melhor mês para o plantio ou rebrota da cana-de-açúcar em cada região de acordo com as condições edafoclimáticas no

Como diferenciais desse produto para as demais arquiteturas de mercado, é possível pontuar a flexibilidade do IBM Z para Clouds públicas, privadas e híbridas, a

Na medida em que dados sobre relevo do conjunto do território são fundamentais para a compreensão da drenagem urbana, a ausência dos mesmos durante a realização

Processadores especializados, como o Integrated Facility for Linux (IFL), o IBM z Systems Integrated Information Processor (zIIP), o Internal Coupling Facility (ICF) ou os

Destaca-se que nas questões relacionadas a estratégias de enfrentamento com foco na emoção, o item “Eu acho mais fácil lidar com meu problema de voz fazendo piadas sobre ele”

Combinado com a melhor utilização de até 10 TB de memória para o Linux no z Systems, o z13 pode ajudar a melhorar o tempo de resposta aos clientes e oferecer suporte à capacidade

Projetado especificamente como uma oferta zEnterprise de médio porte com amplas opções de crescimento, tecnologia de virtualização líder no setor e capacidades de consolidação,

(2007) também trabalhando com características estruturais em pastos de capim-mombaça submetidos a períodos de descanso, observaram que a TAlC foi maior à medida que sucederam