• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA O"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

transmitirão à igreja o que aprenderam em sala de aula.

Pode haver ou não um sermão no culto divino abordando a importância de investir na salvação e preparo das crianças para o Reino de Deus. Outra opção é realizar uma liga juvenil com o te-ma da ESIR ou incluir ute-ma prograte-mação especial sobre ela durante a liga.

Em ambos os casos é muito interessante convidar alunos da ESIR que estão afastados, bem como seus familiares. O trabalho deve ser bem organiza-do para que seja marcante na vida de toorganiza-dos, especi-almente na dos alunos.

PLANEJE COM ORAÇÃO.

Sugestõ es de atividades

1. Na sala de aula

Apresentar a sigla da ESIR aos alunos e fazer to-das as explicações da p. 4 (ver também p. 5). Para isso, além do identificador de portas ESIR e do uniforme do professor, pode-se usar vários materi-ais: letras de cartonagem em 3D, letras de madeira, letras com luz de led; cartazes, apresentação em slides (ver material de apoio) e assim por diante. Cada equipe deve usar sua criatividade para tornar esse momento muito interessante e instrutivo, adaptando-o às diversas faixas etárias e à condição de seus alunos.

Depois de aprenderem o significado da ESIR e sua importância, os alunos devem ser relembrados de seus deveres: pontualidade, estudo diário da lição, memorização de versículos, respeito etc. No caso de alunos que ainda não tenham lição e Bíblia , uma campanha deve ser feita para suprir essa falta. 2. Na igreja

Com antecedência, combinar a participa-ção das crianças e juvenis na explicaparticipa-ção da sigla (ver p. 4). Cada aluno pode

apre-O que e ?

Um sábado do ano dedicado à ESIR, para que a igreja conheça ou relembre a Missão da ESIR e seu papel no avanço da mensagem de Deus na terra.

Qual õ õbjetivõ?

O alvo principal é despertar em nossa comunidade o desejo de apoiar a ESIR para que esta atinja todo o seu potencial como instrumento de evangelização e edificação da igreja.

Quandõ sera ?

O primeiro sábado de fevereiro. Se não for possível nesta data, deve-se escolher outra, o mais próximo possível dela.

Onde sera realizadõ?

Em cada igreja.

E se minha igreja não tiver ESIR? Use a oportuni-dade para motivar o início deste trabalho.

Quem esta encarregadõ?

A coordenação do departamento infantil da igreja deve combinar o trabalho com sua equipe e com a liderança da igreja, dividindo as tarefas e tomando as providências necessárias.

Cõmõ sera realizadõ?

(3)

E) A igreja pode ser convidada a assumir um compromisso de apoiar o trabalho da ESIR com orações, ofertas, trabalho voluntário e o que mais for necessário.

F) Após o pôr-do-sol, pode-se fazer uma con-fraternização com um lanchinho gostoso e diverti-do, provido pelos pais e outros voluntários. 3. Para divulgar o evento, as redes sociais podem ajudar muito. No grupo de Whatsapp da igreja, pode-se postar vídeos de alguns alunos avisando a igreja sobre a programação. Os alunos e professo-res também podem gravar vídeos ou enviar mensa-gens de texto convidando alunos que estão afasta-dos para assistirem à programação.

4. Depois da programação, fotos e vídeos podem ser publicadas nas redes sociais para incentivar o trabalho em outras igrejas. No Instagram, use #diadaesir2021.

5. Link para baixar moldes de letras para cartona-gem: https://www.alfabetoslindos.com/2018/07/ alfabeto-em-moldes-de-caixas-para.html

sentar uma parte da explicação, nem que seja falan-do uma única frase ou palavra.

Os recursos visuais podem ser os mesmos que fo-ram utilizados na sala de aula ou outros, em tama-nho maior e com materiais diferentes. Pode-se con-feccionar cartazes com frase sobre a ESIR ou de apoio a ela. Uma plaquinha com a frase “Eu amo a ESIR”, ficará muito graciosa nas mãos de aluni-nhos da classe maternal.

Um item que não pode faltar é o cântico oficial da ESIR, que pode ser cantado pelas crianças e juve-nis, incentivando a congregação a cantar também. É importante que se faça um apelo à congregação para que apoie a ESIR com suas orações, ofertas e trabalho voluntário. Uma oração pelos alunos e pela equipe será muito proveitosa.

Observaçõ es

1. Se for utilizado o momento da apresentação, das crianças, na escola sabatina, o tempo disponível é de 10 minutos. Então, é necessário que todo con-teúdo seja exposto de maneira breve, interessante e instrutiva.

2. No caso de uma liga juvenil (ou participação nela), o tempo é um pouco maior e é possível reali-zar outras atividades, além das já mencionadas. Abaixo, algumas sugestões:

A) A liderança da igreja (ou do departamento infantil) pode fazer um reconhecimento público do trabalho da equipe de professores, entregando, se possível, uma pequena lembrança.

B) Pode-se convidar alunos e professores que tenham algum depoimento a respeito da influência da ESIR em suas vidas.

C) Alguns alunos podem demonstrar os talentos adquiridos na ESIR, cantando, tocando, dando um pequeno estudo bíblico, contando uma história ou declamando um poema.

D) Todas as atividades acima podem ser apre-sentadas no formato de um jornalzinho, com os alu-nos da ESIR atuando como apresentadores e repór-teres.

Expediente:

Texto, diagramação e capa: S. G. D.

Produção: Ministério infantil Reformistas Kids - União Sul

Na página seguinte está uma sugestão de texto para apresentação na igreja. Ele deve ser falado enquanto se mostra cada parte da sigla ESIR no visual. As ações sugeridas estão escritas em itáli-co, dentro de colchetes. As falas podem ser distri-buídas entre professores e alunos. Os alunos da muito pequenos classe maternal podem falar ape-nas uma palavra ou mostrar um cartaz com uma frase.

Para facilitar a distribuição das falas, os nomes dos participantes podem ser escritos ao lado de cada trecho. Depois, pode-se tirar cópias da pági-na 4 e cada um deve receber uma cópia para que treinem sua parte.

IDEIAS:

1. Organizar o texto para funcionar como um jogral.

(4)

Mostrar o logotipo da ESIR.]

[Apontar a letra E.] A ESIR é uma escola. Um lugar para ensinar e para aprender. Pode ter mo-mentos divertidos também. Mas não podemos esquecer que estamos aqui para aprender.

[Apontar a letra S.] A ESIR é uma escola sabatina, ou seja, ela funciona no sábado, o santo dia do Senhor, que Ele escolheu para ter um encontro especial com Seus filhos.

No sábado, deixamos de lado tudo que nos preocupa. Assim, é muito mais fácil aprender o que Deus quer nos ensinar.

[Apontar a letra I.] A ESIR atende crianças e juvenis. Por isso é um lugar muito alegre e cheio de vida.

[Apontar a letra R.] A ESIR é uma escola da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Movimento de Reforma, que tem a missão de avisar ao mundo sobre a volta de Jesus e preparar um povo para encontrar com Ele.

[Apontar o livro abaixo da sigla.] Que livro é este sobre o qual a ESIR está apoiada?

É a Palavra de Deus, o alicerce da ESIR. Se não for construída sobre a Bíblia, a escola das cri-anças deixa de ser ESIR.

Então estudamos a Bíblia e as lições da ESIR, que são estudos da Bíblia explicados para cada classe entender.

Por quê?

Porque a missão da ESIR é apoiar os pais e a igreja na evangelização e discipulado de crianças e juvenis.

Evangelizar é mostrar a salvação através de Jesus.

Discipular é ensinar a viver como Jesus e a pregar o evangelho. Tudo isso, usando a Bíblia. Sem a Bíblia, a ESIR perde o sentido.

Então o aluno da ESIR vem aqui para ESTUDAR a Bíblia e IR pregar o evangelho para outros. Exatamente! E podemos lembrar disso todos as vezes que olharmos a sigla da ESIR porque a primeira parte é ES, de estudar, e a segunda é IR levando o evangelho aos que não o conhecem. [Apontar a chama sobre a letra I.] E esta chama em cima da letra? O que significa?

Muita coisa! Uma delas é a Palavra de Deus. A bíblia não é só a base da ESIR como também é a luz que ilumina o nosso caminho, ou seja, a direção que a ESIR e seus alunos devem tomar. A chama também significa o Espírito Santo. É ele nos faz entender o evangelho e todas as ver-dades da Palavra de Deus.

Também é Ele que nos dá o arrependimento dos nossos pecados e a coragem para abandoná-los. A chama sobre a letra I forma uma tocha, que nos lembra do dever de IR com a tocha da verda-de erguida para iluminar o mundo com a luz da Palavra verda-de Deus.

Outra coisa que o Espírito Santo faz é nos dar muito amor a Jesus e aos nossos semelhantes. Quando esse amor arde no coração dos professores e alunos, temos o desejo de viver para agra-dar a Deus e de pregar o evangelho também.

Sim, a chama nos lembra que o amor deve aquecer a ESIR. Assim, ela nunca será uma escola fria, sem graça. Pelo contrário, sempre será fervorosa e animada.

(5)
(6)

Escola - lugar onde se ensina;

Sabatina - dia da aula (indica a crença no

sába-do como dia sába-do Senhor);

Infanto-juvenil - direcionada a crianças e

juve-nis (0 a 12 anos);

Reformista - identidade da escola.

As crianças e juvenis vêm à ESIR para EStudar a Palavra de Deus, pre-parando-se para IR em busca dos perdidos.

A Bíblia é o alicerce inalterável da ESIR.

A chama da Palavra de Deus e do Espírito Santo. 1. A Palavra de Deus brilha no coração dos estu-dantes, expulsando as trevas do pecado;

2. a presença do Espírito Santo é buscada e sen-tida;

3. o coração arde de alegria ao descobrir as ver-dades do Senhor;

4. a alma se enche de fervor e amor a Deus e a seu semelhante.

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária