• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS

PROJETO A VEZ DO MESTRE

A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE

ELISANGELA MOREIRA

ORIENTADORA: YASMIN MARIA R. MADEIRA DA COSTA

(2)

A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE

ELISANGELA MOREIRA

Trabalho Monográfico apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau em Especialista em Psicopedagogia.

(3)

III

Agradeço a Deus por ter me dado forças para concluir mais esta caminhada em busca do saber.

À minha mãe por ter me apoiado em todos os meus projetos de vida.

(4)

Dedico este trabalho ás pessoas que estão envolvidas com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sempre buscando melhorar sua prática.

(5)

V

“ Mudar é um ato de coragem. È a aceitação plena e consciente desafio. È trabalho árduo para hoje, È trabalho duro para agora E os frutos só virão amanhã, quem sabe, tão distante. Mas quando temos certeza de estarmos no rumo certo, a caminhada é tranqüila. E quando temos fé e firmeza de propósitos, è fácil suportar as dificuldades do dia-a-dia. A caminhada é longa. Muitos ficarão a margem. Outros vão retirar-se da estrada. É assim mesmo. Contudo, os que ficarem, chegarão disso eu tenho certeza. Olhe bem ao seu lado. Estão com você seus colegas de trabalho. Eles exercem o mesmo papel que você, dentro da organização. Eles, também, têm problemas e dificuldades e, como você tem muitas dúvidas sobre mudanças. Você poderá mostrar-lhe como se sente e pensa a respeito das mudanças na organização e nas pessoas. Não feche a janela em que você está debruçado. Convide seu colega para estar a seu lado, para que vocês possam ver a mudança do mesmo ponto, para que possam ter a mesma perspectiva.”

(6)

RESUMO

Faz parte do processo interdisciplinar estabelecer uma relação entre as disciplinas criando assim uma integração entre o ensino e a realidade, superando a visão fragmentada do ensino, articulando a orgânica dos conteúdos e disciplinas. A interdisciplinaridade busca a visão global e não fragmentada da realidade, uma ótica que abrange todos os aspectos da produção e uso do conhecimento.

(7)

VII

SUMÁRIO

INTRODUCÃO...8

CAPÚTLO I – Conceito de Interdisciplinaridade...10

1.1 - A Interdisciplinaridade e a Análise de Heinz Hechausen...11

1.2 A Interdisciplinaridade e a Análise de Boisot...12

1.3 A Interdisciplinaridade e a Análise de Jantsch...13

CAPÍTULO II - O Sentido e o Significado Prático da Interdisciplinaridade...15

CAPÍTULO III - Obstáculos para a Efetivação e aplicação da Interdisciplinaridade ...18

CONCLUSÃO...21

(8)

INTRODUÇÃO

.

A interdisciplinaridade vem substituir a visão fragmentada do conhecimento, para estabelecer uma integração das disciplinas, ou seja, todo conhecimento mantém um dialogo permanente com outros conhecimento, os quais podem ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação ou de ampliação. È importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador que pode ser objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Esta relação entre disciplinas tradicionais, pode ir da simples comunicação das idéias até a integração mútua de conceitos epistemológicos.

Os questionamentos levantados entre os professores sobre a prática interdisciplinar, seu significado prático e a sua aplicabilidade me levou a pesquisar sobre o tema, muito discutido atualmente., mas ainda trazendo desconforto ao corpo docente das escola que se viam obrigadas a mudar sua prática por uma novidade pedagógica.

A presente monografia tem como objetivo principal, elucidar o que vem a ser uma prática interdisciplinar, tanto pela visão pedagógica quanto pela epistemológica, quais seus pressupostos e o que é preciso para a implantar uma prática interdisciplinar nas instituições de ensino

As disciplinas estabeleceram muitas teorias diferentes, sem determinar relações entre si, o que resultou no aparecimento de teorias paralelas, divergentes, ambíguas e contraditórias sem ter o entendimento desses aspectos, em conteúdos isolados uns dos outros.

A interdisciplinaridade busca a visão global e não fragmentada da realidade, uma ótica que abrange todos os aspectos da produção e uso do conhecimento.

(9)

9

O trabalho abordou o tema pela visão empírica de Heinz Heckhausen, a análise formal de Boisot e a visão sócio- antropológica de Jantsch. Heloísa Lück aborda a pedagogia interdisciplinar com enfoque em fundamentos teóricos-metodológicos. Ivani Catarina Arantes Fazenda fez um estudo sobre a interdisciplinaridade, onde aborda um dos aspectos mais nevrálgico por que passa atualmente a pedagogia das disciplinas científicas, uma pedagogia de certezas. E uma das grandes vantagens de uma pedagogia que tem como base as abordagens interdisciplinares das disciplinas científicas, é a instauração em nosso sistema de ensino de uma pedagogia de incertezas, onde os educadores passem a questionar as verdades científicas.

A presente monografia foi feita através de um pesquisa bibliográfica onde foram abordadas as teorias dos autores citados acima.

O primeiro capítulo conceitua disciplina sobre dois enfoques, o pedagógico e o epistemológico, para depois conceituar interdisciplinaridade sobre a análise de três educadores.

O segundo capítulo vem definir de formar prática o sentido e o significado da interdisciplinaridade, suprindo dúvidas do que venha ser esta prática pedagógica. O terceiro capítulo aborda as dificuldades encontradas para a efetivação da prática interdisciplinar, ou seja, os obstáculos que surgem diante do que é novo, o que gera medo, e dificulta a implantação dessa prática nas instituições de ensino. A interdisciplinaridade, portanto é a forma de professores e alunos aprenderem a olhar o mesmo objeto por perspectiva diferentes. O projeto interdisciplinar parte das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade, integra as disciplinas para buscar compreender, prever, transformar e aproxima-se daquilo que Piaget chama de estrutura subjacente, ou seja , não dispensa o conhecimento especializado, ao contrários somente o domínio de uma dada área permite superar o conhecimento meramente descritivo para captar suas conexões com outras áreas do saber na busca de explicações.

(10)

Para entendermos melhor a questão da interdisciplinaridade é necessário que conceituemos disciplina.

Podemos conceituar disciplina sobre dois enfoques: o pedagógico e o epistemológico.

Pelo enfoque pedagógico, disciplina é o ensino de uma área da ciência, ordem e organização do comportamento, conjunto específico de conhecimentos com seus próprios métodos e matérias de ensino.

O enfoque epistemológico conceitua disciplina como uma ciência com atividade de investigação; onde se investiga cada um dos ramos do conhecimento. Para tentarmos entender o que vem a ser interdisciplinaridade , devemos primeiro conhecer alguns conceitos que irão facilitar a melhor compreensão dessa prática.

Multidisciplina: disciplinas diversas, porém, sem nenhuma ligação entre elas: Música, matemática e história.

Pluridisciplina: disciplinas mais ou menos relacionadas nos domínios dos conhecimento. Matemática + física.

Interdisciplina: o termo interdisciplina significa uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema do conhecimento, ou seja é a substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do ser humano, integração existente entre duas ou mais disciplinas. Essa integração pode acontecer por uma simples comunicação de idéias, pela a integração mútua dos conteúdos, da metodologia, dos procedimentos de ensino e da organização referente ao ensino e à pesquisa.

Existem várias terminologias que conceituam a interdisciplinaridade embora as definições baseiam-se em diferentes pressupostos.

(11)

11

1.1. A Interdisciplinaridade e a Análise de Heinz Heckhausen

Ele parte do conceito de disciplina como ciência. Heckhausen define a interdisciplinaridade como ciência das ciências, baseando-se no exercício das diferentes disciplinas empíricas que se apoiam na observação.

”Exploração científica especializada de um domínio determinado e homogêneo de estudos, exploração que consiste em fazer surgir novos conhecimentos que se substituem a outros mais antigos.” FONTE: (Heckhausen, p 83).

Heckhausen tem sete critérios para caracterizar a natureza de uma disciplina distinguindo-as assim das demais. São eles: domínio material, domínio de estudo, nível de integração teórico, métodos, instrumentos de análise, aplicações práticas e contingências históricas.; sendo que o nível de integração teórico da disciplina permite um estudo mais preciso sobre a possibilidade de se realizar um trabalho interdisciplinar quanto que, o domínio material dá pouca possibilidade para se chegar a uma definição da interdisciplinaridade.

A partir dessas colocações Heckhausen propôs cinco tipos de relações interdisciplinares:

a- Heterogênea- é a combinação de programas diferentes , onde é necessário adquirir uma visão geral, porém superficial.

b- Pseudo-interdisciplinaridade- disciplinas que recorrem aos mesmos instrumentos de análise.

c- Auxiliar- utiliza métodos de outras disciplinas, ou seja é uma integração ao método teórico.

d- Complementar- disciplinas que se integram a partir de seus domínios de estudo, juntam-se parcialmente criando relações complementares.

(12)

se sobrepõe às outras. Ele a converte em uma transdisciplinaridade, o nível de relações mais alto entre as disciplinas.

1.2. A Interdisciplinaridade e a Análise de Boisot

Boisot vê a disciplina como estrutura que designa um sistema, uma organização e a soma das suas partes não coincide com a sua totalidade. Boisot não elaborou um conceito propriamente dito, ou seja, não descreve o que poderia ser uma disciplina científica. Assim, disciplina é uma estrutura.

A partir destas colocações ele conceitua três tipos de interdisciplinaridade: a- Linear- um conjunto de normas de uma disciplina que pode ser aplicada com

sucesso a outras disciplinas, ou seja, há a possibilidade de um determinado assunto ser comum a duas ou mais disciplinas.

b- Estrutural- é quando a integração de duas ou mais disciplinas dá origem a um campo de conceitos novos, compondo a estrutura de uma nova disciplina.

c- Restritiva- cada disciplina limita seu raio de ação, impondo certas restrições ou barreiras para uma integração com outras disciplinas, ou seja, cada disciplina delimita e encerra seu próprio campo de aplicações.

Boisot dá interdisciplinaridade uma noção de estrutura, nesse aspecto ele pode ser comparado a Piaget, quando se compara os problemas interdisciplinares a diferentes tipos de estruturas ou simplesmente a comparação do sistema de regras.

1.3. A Interdiscipinaridade e a Análise de Jantsch

A análise de Jantsch faz um questionamento sobre a possibilidade de existirem relações estruturais independente de uma finalidade humana e social.

(13)

13

Jantsch considera a interdisciplinaridade do ponto de vista dos valores da sociedade global, levando em conta o triplo papel da Universidade: ensino, pesquisa e serviço. FONTE:(Fazenda,1996, p36).

As colocações de Jantsch assumem uma posição contrária às colocações anteriores, de ser a interdisciplinaridade uma estrutura, assumindo ele a posição de que a interdisciplinaridade tem por objetivo a auto-renovação da sociedade, sendo que para isso é necessário que a as disciplinas escolares, estejam organizadas de modo que dependa de uma orientação normativa do ensino e da inovação.

“...a axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas, definida ao níveo ou subnível hierárquico imediatamente superior, o que introduz uma noção de finalidade; a interdisciplinaridade teológica coloca-se entre o nível empírico e o nível pragmático, a intedisciplinaridade normativa coloca-se entre o nível pragmático e o normativo, a interdisciplinaridade objetivada coloca-se ente o nível normativo e dos objetivos”. FONTE:( Jantsch. p 108).

As disciplinas estão organizadas por uma axiomática comum, um objetivo ou um ponto de vista comum. Há de se haver também um princípio de cooperação e coordenação que estabelecerá as correlações necessárias para efetivo sistema interdisciplinar.

As definições de interdisciplinaridade de Jantsch completam as de Boisot, citadas anteriormente.

Para Jantsch a questão da intedisciplinaridade pressupõe uma modificação na postura epistemológica de compreensão do conhecimento, iniciando um novo discurso pedagógico onde a questão da interdisciplinaridade é proposta como meio de auto-renovação e como forma de cooperação e coordenação crescente ente as disciplinas.

Conceituar interdisciplinaridade é bem complexo, vários autores a definem, como vimos, seguindo linhas teóricas bem diversificadas, umas complementando outras, mas sempre se diferenciando em um ou outro conceito.

Existe uma variação no nome, no conceito e na forma de atuação.

Os conceitos multi, inter, pluri e trandisciplinaridade são os termos mais citados nas bibliografias. Japiassú diz existir uma graduação entre estes conceitos, estabelecendo uma graduação e cooperação entre os termos, o que para Piaget seria um sonho, mais do que uma realidade.

(14)

O SENTIDO E O SIGNIFICADO PRÁTICO DA INTERDISCIPLINARIDADE

A disciplina é resultado de um paradigma positivista, visto que orienta a produção do conhecimento. Os pressupostos interdisciplinares com base nos paradigmas positivistas baseiam-se na construção disciplinar que orienta o desenvolvimento de áreas de estudos especializadas, as disciplinas. A interdisciplinaridade vem modificar a visão fragmentada, instalada pelo positivismo de Comte, cujas idéias valorizavam as Ciências, consideradas formas por excelência do conhecimento humano.

“ As disciplinas ou corpos de conhecimento especializado foram construídas a partir de um paradigma teórico metodológico que norteou a determinação da visão especializada de mundo, centrado sobremodo, nas proposições de descartes e Newton, combinando empirismo e lógica formal. FONTE: (LÜCK,1994. p.41).

A interdisciplinaridade supera a visão fragmentadora de produção do conhecimento e tem também como pressupostos articular e produzir coerência nessa relação entre o conhecimento específico de cada área disciplinar.

Há muitas definições em relação ao sentido e ao significado da interdisciplinaridade. Elas se direcionam para um mesmo entendimento do tema, porém cada uma delas apresenta um angulo diferente da questão ou apenas expressam diferente um mesmo ponto de vista.

(15)

15

“A interdisciplinaridade, do ponto de vista da laboração sobre o conhecimento e elaboração do mesmo, corresponde a uma nova consciência da realidade, a um novo modo de pensar, que resulta num ato de troca, de reciprocidade e integração entre as áreas diferentes do comportamento, visando tanto a produção de novos conhecimentos, como a resolução de problemas, de modo global e abrangente” FONTE: (LÜCK, 1994,p.62)

A interdisciplinaridade dá à pedagogia. dos conteúdos uma visão de grupo associando as diferentes disciplinas. Por essa ótica ela abrange todos os aspectos e uso do conhecimento.

Faz parte do processo interdisciplinar estabelecer uma relação entre as disciplinas criando assim uma integração entre o ensino e a realidade, superando essa visão fragmentada do ensino, articulando a orgânica dos conteúdos e disciplinas.

A interdisciplinaridade trabalha o conhecimento buscando uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Com isso, busca-se conseguir uma visão ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios que dispomos para conhecê-la e não porque o seja em si mesma. Ela vem questionar essa segmentação dos diferentes campos do conhecimento e instaurar entre as várias disciplinas buscando a unidade do saber, ou seja, busca a extinção dessa visão fragmentada para produzir novos conhecimentos pela interação dos já produzidos.

A interdisciplinaridade, enquanto aspiração emergente de superação da racionalidade científica positivista, aparece como uma nova forma de instalar a produção do conhecimento nos espaços da pesquisa, na articulação dos paradigmas curriculares e na comunicação do processo de perceber as várias disciplinas; nas determinações do domínio das investigações, na constituição das linguagens partilhadas, nas pluralidades dos saberes, nas possibilidades de trocas de experiências e nos modos de realização da parceria.

Trabalhar a interdisciplinaridade não significa negar as especialidades e objetividade de cada ciência. O seu sentido reside na oposição da concepção de que o conhecimento se processa em campos fechados em si mesmos, como se as teorias pudessem ser construídas em mundos particulares sem uma posição unificadora que sirva de base para toda as ciências, e isoladas do processos e

(16)
(17)

17

CAPÍTULO III

OBSTÁCULOS PARA A EFETIVAÇÃO DA INTERDISCIPLINADRIDADE

Nas escolas o conhecimento é separado por grupos, as disciplinas, que constituem o alicerce sobre o qual são organizados os currículos escolares. Qualquer mudança nessa organização constitui um obstáculo para o setor educacional.

O obstáculo encontrado por instituições, é nada menos que a dificuldade de se transpor barreiras entre as disciplinas, o que podemos caracterizar como puro comodismo , pois é mais fácil trabalhar separadamente do que se trabalhar em grupo.

A proposta não é extinguir as disciplinas, e, sim, criar condições para ensinar em função da integração entre as diferente disciplinas.

“A interdisciplinaridade torna-se possível então, na medida em que se respeite a verdade e a relatividade de cada disciplina, tendo-se em vista, um conhecer melhor.” FONTE: (FAZENDA, 1996, P.53).

Além de encontrar obstáculos institucionais é preciso transpor também as estruturas mentais, sendo estas importantíssimas para se obter êxito com os obstáculos institucionais.

As transformações educacionais quase sempre são vistas como modismo, logo passam ou são simplesmente aventuras e aderir a elas seria o mesmo que abandonar a especialização. Esse preconceito faz com que o medo de se instaurar

(18)

parta em busca de uma linguagem comun.

Outro obstáculo, e o de maior importância, é o metodológico, já que a adoção de um trabalho disciplinar depende da superação dos obstáculos citados anteriormente. È necessário que se adote uma metodologia para que haja relação de uma disciplina com as demais sem negligenciar as especialidades de nenhuma delas.

A introdução da interdisciplinaridade implica em uma transformação na Pedagogia e em um novo tipo de formação de professores.

“Passa-se de uma relação pedagógica baseada na transmissão do saber de uma disciplina ou matéria – que se estabelece segundo um modelo hierárquico linear – a uma relação pedagógica dialógica onde a posição de um é a posição de todos.” FONTE: ( FAZENDA, 1996, P.55).

O professor tem que assumir uma postura dinâmica, dever ser atuante e

crítico. Sua formação modifica , não podendo ter seu saber especializado, tendo

ele que ter uma formação geral bastante sedimentada.

Um outro obstáculo é o material, que impossibilita a eliminação das barreiras entre as pessoas, pois a prática da interdisciplinaridade exige uma nova articulação de espaço e tempo que favoreça os encontros entre os grupos para as discussões necessárias para a implantação de uma dinâmica interdisciplinar.

“ A motivação para o trabalho, sem remuneração adequada é, em geral, muito pouco duradoura. A interdisciplinaridade só se efetuará quando a instituição conscientizar-se do seu valor real.” FONTE: (FAZENDA, 1996,P.57)

Para que o trabalho interdisciplinar aconteça, é preciso que haja interação, entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Como vimos a

(19)

19

interdisciplinaridade se torna complexa, pois para sua efetiva aplicação, ela se esbarra em obstáculos.

A integração surge como requisito fundamental para o trabalho interdisciplinar. É necessário eliminar as barreiras entre as disciplinas e entre as pessoas, conseguir-se-á isso quando as instituições abandonarem seus hábitos já tão enraizados.

Para eliminar barreiras como o preconceito, o comodismo e a falta de formação do professor , é preciso que as Instituições Educacionais adquiram uma postura diferente da qual vem sendo utilizada, pois para transpor esses obstáculos é necessário uma nova Pedagogia.

(20)

CONCLUSÃO

Trabalhar a prática da interdisciplinaridade tornou-se necessária nos dias de hoje, pois todo conhecimento é verdadeiramente importante. É uma atitude coerente que implica uma postura única entre os professores.

Entender a prática interdisciplinar é difícil, tão difícil quanto a pronúncia da palavra, mas o fundamental para a implantação dessa prática pedagógica nas escolas é o diálogo, peça importantíssima para o desenvolvimento da interdisciplinaridade.

Realizar um trabalho interdisciplinar tornou-se particularmente necessário, sendo este um tema atual e, no Brasil é admito como possibilidade para uma sistematização de educação, sendo assim é importante que haja uma investigação mais profunda e uma análise mais atenta quanto ao significado desta interdisciplinaridade e sua forma de aplicá-la.

O termo interdisciplinaridade implica uma relação de reciprocidade e mutualidade que resulta em uma atitude diferente a ser assumida, frente ao problema do conhecimento, pois a maioria dos educadores ignoram o que é uma prática interdisciplinar e a aplicam erradamente. Podemos exemplificar com uma ilustração pitoresca, mas infelizmente verídica, como o caso em que um órgão de Secretária do Estado em nome da interdisciplinaridade exemplifica a professores de matemática, que ao elaborarem problemas, utilizassem o numero de ossos do corpo humano. Estariam eles assim, colocando em prática a interdisciplinaridade, integrando a disciplina de matemática a de ciências.

Por mais incrível que pareça, situações como essa acontecem em escolas que se dispõem ao trabalho interdisciplinar.

(21)

21

dúvidas do corpo docente com relação a essa nova prática, pois ao contrário vai se criar apenas um novo modismo em educação.

A moda ocorre quando uma idéia fica só no discurso e esse discurso não passa para a ação. Fica assim impossível trabalhar a interdisciplinaridade nas escolas, enquanto os professores não tomarem conhecimento do seu significado e não estarem consciente da importância da sua implantação.

Para a interdisciplinaridade ser desenvolvida com êxito nas instituições educacionais, os professores devem assumir uma postura diferente da qual vem sendo adotada, pois interdisciplinaridade não se ensina e nem se aprende, apenas vive-se, exerce-se e exige uma constante auto-avaliação dos professores com relação a postura adotada frente aos problemas educacionais que envolvem a prática pedagógica.

(22)

APOSTEL, L. BERGER,MICHAUD e outros. L’interdisciplinarité: problemes d’enseigment et de recherche dans les universités. Nice, OCDE, 1972.

FAZENDA,I.C.A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileito: efetividade ou ideologia? 4ªed. São Paulo: Edições Loyola,1996.107p. (Realidade Educaconal,v.4).

JAPIASSÚ,H. Interdisciplinaridade e a Patologia do Saber. Rio de janeiro, Imago,1976.

LÜCK,H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos metodológicos. 9ªed, Rio de Janeiro: Editora Vozes 1994, p92.

PEREIRA, J. Mostra de Artes Promove Interdisciplinaridade. Jornal APPAI – Educar. Rio de Janeiro, ano 4, nº25, 2001, p.18.

Referências

Documentos relacionados

Bata na batedeira a NESTLÉ ® GANACHE MEIO AMARGO com o NESTLÉ ® CREME DE LEITE 25% até que fique bem

Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via intravenosa, conforme recomendado pelo médico..

Como leciona Moran (2000), a escola pode concentrar seu esforço naquilo que realmente importa na Inclusão Digital, a saber: capacitar seus alunos para integrar a

O estudo para o Trabalho de Conclu- são de Curso incluiu a utilização de tiras como recurso pedagógico em uma tur- ma de 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública

principal componente da bauxita. a) Equacione a reação da eletrólise ígnea do óxido de alumínio, indique as reações e os produtos obtidos no cátodo e no ânodo da

80 Por mais que as descrições elaboradas não tenham sido precisas e completas, foram eficazes para atuar como estímulos com funções evocadoras de um padrão eficiente

Existe um separador de cabina em aço para melhorar o conforto do condutor e passageiro, isolamento do pavimento, painéis de proteção individuais para laterais, teto, portas e

Presente a informação n.º 703/2021 da Divisão de Gestão Administrativa, Financeira e Turismo, sobre o assunto em título, que se dá aqui por reproduzida e que fica a fazer