• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PROGRAMAÇÃO DAS

PALESTRAS

(2)

A Embrapa Clima Temperado, a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), a Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia (SOCLA) e a Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS) convocam a todos e todas para a construção e participação na Reunião Técnica da Agroecologia. Sob o tema “Agroecologia, resiliência e bem- viver”, o evento é uma proposta ligada à Estação Experimental Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado, situada em Pelotas/RS.

Desde os anos 2000, a EEC é um espaço que desenvolve trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e de Transferência de Tecnologia (TT) ligados exclusivamente à Agroecologia, como estratégia de promoção do desenvolvimento territorial. O espaço, além de ser referência no assunto, representa uma das experiências mais consolidadas na produção do conhecimento agroecológico no sistema Embrapa.

A Reunião Técnica em Agroecologia, portanto, carrega em sua promoção toda essa bagagem, que será usada para discutir e refletir sobre temas relevantes que constituem o escopo da Agroecologia, de maneira comprometida com a construção do conhecimento agroecológico.

Apresentação da Reunião Técnica

(3)

A Reunião Técnica sobre Agroecologia propõe a discussão e reflexão sobre temas relevantes que constituem o escopo da Agroecologia, de maneira comprometida com a construção do conhecimento agroecológico, em sintonia com os pressupostos da ABA e da SOCLA. Ao todo, serão dez eixos temáticos, conforme descrição a seguir.

1. Desenho e manejo de Agroecossistemas de base ecológica e em transição - Tecnologias e práticas agroecológicas de manejo de cultivos e/ou de animais. Desenho e práticas de diversificação agroecológica. Sistemas de produção intensivos e extensivos, silvipastoris, biodiversos, agroflorestais e integrados.

2. Ética, epistemologia, formação e construção do conhecimento agroecológico - Sistemas de conhecimento. Saberes tradicionais. Formação em Agroecologia. Metodologias pedagógicas inovadoras. Sistematização do conhecimento. Inter/ transdisciplinaridade e integração e mobilização do conhecimento campesino/indígena. Pesquisa em Agroecologia, co-inovação. Metodologias participativas.

3. Ambiente, paisagens e territórios: resiliência - Planejamento, desenvolvimento e ordenamento territorial. Territorialidade e Agroecologia. Resiliência territorial e das paisagens.

Biomas e paisagem. Avaliação de qualidade da paisagem. Conservação e áreas protegidas.

Manejo de pastiçais e bosques. Impactos ambientais das práticas agrícolas. Extrativismo.

Recuperação de áreas degradadas. Bens comuns e conflitos sócio ambientais. Construção de resiliência às mudanças climáticas. Serviços ambientais/ecossistêmicos.

Eixos Temáticos

(4)

4. Agrosociobiodiversidade e Bens Comuns dos Agricultores e Comunidades Tradicionais - Sementes crioulas e agroecológicas, agrobiodiversidade: resgate, conservação, leis de proteção, conhecimento tradicional associado, caracterização e usos.

Produção de sementes em sistemas biodiversos. Espécies emergentes e de múltiplo propósito, PANCs. Bancos de germoplasma e relações entre conservação in situ, ex situ e on farm e organizações sociais, casas e feiras de sementes. Gestão dos recursos genéticos e melhoramento participativo, Guardiãs/ões de sementes. Salvaguarda de conhecimentos, acesso e repartição de benefícios associados à biodiversidade.

5. Soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN) e saúde - Análise e sistematização de experiências relacionadas à produção, circulação e consumo de alimentos saudáveis. Análises sobre políticas públicas de acesso aos alimentos para a garantia da SSAN. Papel das mulheres e das juventudes na garantia da SSAN. Medicinas alternativas e complementares. Saberes e sabores. Diversidade, nutrição e identidade na alimentação. O direito humano à alimentação. Gênero(s) e conhecimentos na alimentação.

6. Economias dos sistemas agroalimentares de base agroecológica - Economia Social, Solidária e Ecológica. Circuitos curtos, comércio Justo e construção de outros mercados:

locais, solidários, populares, agroecológicos. Preço Justo. Formas de propriedade não privada -coletiva, comunitária, mista- na organização da produção, distribuição, intercâmbio e consumo de alimentos agroecológicos. Articulação com experiências urbanas de economia social solidária. Reciclagem, economia circular. Normativas. Sistemas de Certificação participativos e de Garantia (SPG) agroecológica.

(5)

7. Gêneros e feminismos na Agroecologia - EcoFeminismo, Feminismo Camponês Popular, Feminismo Negro- Feminismo Comunitário e Decolonial - Lutas e resistências de mulheres indígenas e quilombolas - Controle dos territórios e dos tempos das mulheres rurais e a pandemia por covid-19 - Feminismos, solidariedade e a racionalidade em torno da vida e do viver - Saberes tradicionais, protagonismo das mulheres no cuidado com a vida.

Diversidades na ruralidade. Movimentos Feministas e Agroecologia. Movimentos Sociais, feminismos e agroecologia. A importância do Enfoque de Gênero, Equidade de Gênero e intergeracional. Lutas feministas, interseccionalidade e ações conjuntas na agroecologia.

Papel das mulheres e da agroecologia na transformação social. As mulheres e a transformação da sociedade a partir da solidariedade entre comuns. Estratégias de vida dos povos originários em harmonia com a natureza.

8. Juventude e sucessão familiar e novos rurais - Sucessão geracional. As/os jovens no desenvolvimento. Os jovens como sujeitos. O novo campesinato, os neo-rurais. Justiça intergeracional. Processos inclusivos da juventude na construção da Agroecologia.

Permanência no rural e qualidade de vida. Autonomia, acesso à terra, renda, informação e cultura. Políticas Públicas promotoras da “migração de retorno”.

(6)

9. Desenvolvimento rural, políticas públicas e comunitárias, movimentos sócio-culturais - Agroecologia e o papel do Estado. Governanças. Direitos humanos da natureza. Direitos do campesinato, agricultura familiar e indígena. Políticas públicas de fortalecimento da Agroecologia. Ação coletiva e ação política. As organizações públicas e a Agroecologia:

desafios, potencialidades. Políticas para nova Pesquisa, Educação e Extensão. Papel dos movimentos sociais e a legislação.

10. Comunicação, cultura e arte popular - Estratégias e caminhos na compreensão da comunicação em Agroecologia. O papel dos movimentos sociais na construção da Agroecologia e suas práticas de comunicação. A cultura popular e a arte na comunicação agroecológica. Ações e práticas comunicacionais envolvendo as apropriações e os usos das tecnologias da comunicação pelas redes agroecológicas e movimentos sociais. O Bem- viver e suas conexões com a comunicação, cultura e arte. Saberes, modos de vida, as estratégias de convivência e relação com a natureza, crenças, festas, cantos e rituais.

Expressões artísticas e manifestações populares.

(7)

Todas as palestras serão transmitidas pelo Canal no Youtube da EMBRAPA e retransmitidos pelas páginas no Facebook da SOCLA e da ABA-Agroecologia.

O evento terá certificado para quem tiver 75% de presença, para isso você deve estar inscrito/a e assinar a lista de presença, que estará disponível no chat somente no momento das palestras.

Inscrições no Evento : https://forms.gle/Lgcv9D9uHkEFkxuC7

Informações importantes

/socla.agroecologia

/AssociacaoBrasileiraDeAgroecologia

Canal da Embrapa

(8)

22 nov

segunda-feira

Abertura

17:30 - 18:10 - Agroecologia: el camino hace la transformación hasta los sistemas agroalimentarios justos y sostenibles - Stephen Gliessman - Estados Unidos 18:10 - 18:50 - Agroecologia na pauta de instituição pública de pesquisa:

caminhos, desafios e perspectivas - Tatiana Deane De Abreu Sá - Embrapa 18:50 - 19h30 - Perguntas - João Carlos Costa Gomes, Embrapa

17h - 19h30

Conferências de abertura Mesa de abertura

17:00 - 17:10 - Introdução cultural - Bruna Ave Cantadeira

17:10 - 17:30 - Mesa de abertura com representantes da Embrapa, ABA- Agroecologia, SOCLA, CPOrg/RS.

Link de transmissão - https://youtu.be/n4jlFAsuzhw

(9)

14:00 - 14:25 - Agroecologia nos espaços internacionais de governança - Emma Siliprandi - Oficial de Agricultura - FAO; Secretariado da Iniciativa de Ampliação da Agroecologia, Roma

14:25 - 14:50 - La Agroecología desde una perspectiva política - Manuel González de Molina - UPO, Espanha

14:50 - 15:30 - Perguntas - Isabel Silva, ABA-Agroecologia

15:30 - 15:55 - Metamorfose Agroecológica: a transição socioecológica e institucional nos sistemas agroalimentares - Paulo Petersen ASPTA-ANA, Brasil

15:55 - 16:20 - Agroecología y cambio transformativo a favor de la

biodiversidad, sistemas alimentarios sustentables y adaptación al cambio climático - Georgina Catacora Vargas - SOCLA, Bolivia

16:20 - 17:00 - Perguntas - Isabel Silva, ABA-Agroecologia

23 nov

terça-feira

Agroecologia 14h - 17h

Palestras

Link de transmissão - https://youtu.be/_QlfmFx_79k

(10)

Resiliência

24 nov

quarta-feira

Palestras

14:00 - 14:15 - Biodiversidad, alimentación y mujeres indígenas - Ángela Flores, Mburuvicha Responsable de Producción, Consejo de Capitanes Guaraní de Chuquisaca, Nación Indígena Guaraní, Bolivia

14:15 - 14:25 - La biodiversidad para sistemas económicos comunitarios de las naciones indígenas- Vicente Ferreira, Mburuvicha Presidente de la Organización Económica

Comunitaria Guaraní "Amandiya - Monteagudo", Consejo de Capitanes Guaraní de Chuquisaca, Nación Indígena Guaraní, Bolivia

14:25 - 14:50 - Agroecologia e feminismo por duas vertentes: percurso do GT de mulheres da ANA e aprendizados com as mulheres da RAMA

Mirian Nobre - Sempreviva Organização Feminista / Marcha Mundial das Mulheres e GT Mulheres ANA, Brasil

14:50 - 15:30 - Perguntas - Georgina Catacora Vargas - SOCLA, Bolivia

15:30 - 15:55 - Restauración Agroecológica: Integración de Disciplinas para la Resiliencia de los Paisajes Productivos - Zoraida Calle, CIPAV/ELTI -Yale - Colômbia

15:55 - 16:20 - Sistemas Agroflorestais Agroecológicos: tendências e desafios.

Luiz Octávio Ramos Filhoyoutube.com/Embrapa

16:20 - 17:00 - Perguntas - Georgina Catacora Vargas - SOCLA, Bolivia

14h - 17h

Link de transmissão - https://youtu.be/--f1tycRoZ4

(11)

24 nov

quarta-feira

17h - 18h30

Construção do conhecimento em Agroecologia

17:00 - 17:20 - O avanço da produção científica em Agroecologia - Santiago Sarandón - Universidad Nacional de La Plata - Argentina

17:20 - 17:30 - 15 anos da Revista Brasileira de Agroecologia e Cadernos de Agroecologia

17:30 - 17:37 - Fitoprotetores Botânicos: União de saberes e tecnologia para transição agroecológico – Patricia B. Lovatto

17:37 - 17:44 - Guia Transição à Pecuária Orgânica – Ângela Escosteguy

17:44 - 17:51 - Soberania Alimentar: biodiversidade, cultura e relações de gênero - Emma Siliprandi

17:51 - 17: 58 - La Estructura Agroecológica Principal de los agroecosistemas:

perspectivas teórico – prácticas - Tomás Enrique León Sicard

17:58 - 18:05 - Agroecología en los sistemas andinos - Karina Bidaseca 18:12 - 18:30 - Diálogos e perguntas

Sessão de lançamento de publicações

Link de transmissão - https://youtu.be/--f1tycRoZ4

(12)

14:00 - 14:25 - Trajetória e vivência da família Schiavon na construção do conhecimento em Agroecologia. - Nilo Schiavon, Agricultor, Agroecologista, Brasil

14:25 - 14:50- La Agroecologia y las agriculturas para la vida: construyendo el buen vivir - Jaime Morales - RASA, México

14:40 - 15:30 - Perguntas - Cécile Follet - CPOrg/RS

15:30 - 15:55- El Buen Vivir desde la agricultura familiar sobre bases

agroecológicas - Leidy Casimito , SOCLA / Universidad de Sancti Spíritus - Cuba 15:55 - 16:20 - Agroecologia, Resiliência e Bem-viver - Coletivo Estação

Experimental Cascata - Embrapa Clima Temperado 16:20 - 17:00 - Perguntas - Cécile Follet - CPOrg/RS

Bem-viver

25 nov

quinta-feira

Palestras

14h - 17h

Link de transmissão - https://youtu.be/--f1tycRoZ4

(13)

Realização

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Hager EUA Melhor compreensão entre os homens de todas as nações 1937-38 Maurice Duperrey França Consolidemos o Rotarismo

A aplicação das métricas para diferenciação entre áreas irrigadas e não irrigadas ocorreu por meio de classificadores de imagens denominados K-means e Random Forest. Cabe

É muito comum tomar a decisão de aceitar ou não uma solução sem mencionar o raciocínio por trás dessa decisão ou, pior, esquecer de raciocinar acerca da viabilidade ou

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

• promoção de debates em sala de aula sobre temas "Ensino Privado versus Ensino Público" • promoção de palestras com convidados relacionados com os temas em

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O tempo difuso e confuso confere um caráter fragmentado e “líquido” no discurso narrativo, o que nos remete aos postulados de Bauman (2005) ao referir-se ao