• Nenhum resultado encontrado

Instrução de Trabalho no Versão no.01 data: 23/04/2019. Assunto: Instalar condutor de aterramento em poste de madeira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Instrução de Trabalho no Versão no.01 data: 23/04/2019. Assunto: Instalar condutor de aterramento em poste de madeira"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CONTEÚDO

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO ... 2

2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO ... 2

3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO ... 2

4. REFERÊNCIAS ... 2

5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE ... 2

6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO... 2

7. ANEXOS ... 5

RESPONSÁVEL POR OPERAÇAO E MANUTENÇÃO GO Eduardo Gomes de Paula

(2)

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO

O documento define critérios para instalar armação secundária em poste da rede elétrica;

Este documento se aplica a Infraestruturas e Redes Brasil na operação de distribuição Goiás.

2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO

Versão Data Descrição das mudanças

1 23/04/2019 Emissão inicial da Instrução de Trabalho

3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO

Responsável pela elaboração do documento:

 Unidade operativa MT/BT-GO Responsável pela autorização do documento:

 Operação e manutenção GO;

 Qualidade de Processos Goiás;

4. REFERÊNCIAS

 Procedimento Organizacional nº 375 – Gestão da informação Documentada;

 Código Ético do Grupo Enel;

 Plano de Tolerância Zero à Corrupção;

 WKI-HSEQ-HSE-17-0005-INBR - Operação de chaves seccionadoras e fusíveis;

 WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura;

 WKI-HSEQ-HSE-18-0086-INBR - Sinalização viária;

5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE

Palavras Chaves Descrição

COD Centro de Operação da Distribuição

APR Analise Preliminar de Risco

CSC Centro de Serviços da Contratada

AUTOTRAC Sistema de comunicação e rastreamento via satélite

EPI Equipamento de Proteção Individual

6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO

(3)

No intuito de padronizar o processo de instalação de instalar condutor de aterramento em poste de madeira de média e baixa tensão no âmbito da Enel Goiás, com base nos procedimentos utilizados pela concessionaria são definidos os critérios a serem observados.

6.1 Aplicação

Os procedimentos descritos neste documento se aplicam a todas as ações de instalação de condutor de aterramento em poste de madeira, nos postes da rede elétrica.

6.2 Recomendações de segurança

Durante a execução der qualquer atividade com rede desenergizada, o trabalhador não deverá se posicionar na estrutura de forma que encoste ou toque parte do corpo em qualquer ponto metálico, que possua ligação com o solo, tais como: estai, aterramento da estrutura etc. Não é permitido que o trabalhador saia da escada para a estrutura para efetuar qualquer atividade, caso seja necessário utilize de veículo dotado de cesta área.

6.3 Procedimento

1. Receber autorização, POP 001.

2. Estacionar veículo, WKI-HSEQ-HSE-18-0086-INBR - Sinalização viária.

3. Sinalizar e isolar área de trabalho, WKI-HSEQ-HSE-18-0086-INBR - Sinalização viária.

4. Equipe deve inspecionar e analisar visualmente as condições do ambiente para realização da tarefa, atentos a risco de queda, ataque de animais, atropelamento e abalroamento, certificando da inexistência de insetos e animais agressivos, existindo, providenciar a remoção com a utilização de macacão apicultor.

5. Equipe planeja a execução da tarefa de maneira eficaz e preenche a APR.

6. Equipar-se com os EPI’s necessários certificando que os mesmos não sejam inadequados nem danificados, sendo eles: Conjunto de proteção para trabalho em altura, capacete, óculos de proteção, coturno de segurança, luvas de vaqueta, vestimenta adequada para trabalho com eletricidade e perneira no caso de zona rural.

7. Equipado com os EPI’s, selecionar as ferramentas necessárias para a atividade corretamente certificando-se que possui todos os equipamentos e substituir ferramentas inadequadas, caso necessários.

8. Posicionar a escada no poste, WKI-HSEQ-HSE-18-0086-INBR - Sinalização viária.

9. Substituir EPI’s, trocando luvas de vaqueta por luvas de borracha isolantes.

10. Fazer comunicação, POP 005.

11. Subir no poste com o auxílio da escada, WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura.

12. Desenergizar o trecho de trabalho, WKI-HSEQ-HSE-17-0005-INBR - Operação de chaves seccionadoras e fusíveis.

13. Descer do poste com auxílio da escada, WKI-HSEQ-HSE-18-0086-INBR - Sinalização viária.

14. Deslocar escada para o local da realização da tarefa observando o cuidado com a postura inadequada, queda, lesões e transporte manual de peso e mantendo se equipado com EPI’s.

15. Locar posição da haste de aterramento, mantendo-se equipado com EPI’s e verificando a existência de depressão no solo.

16. Abrir buraco para haste de aterramento, mantendo-se equipado, com postura adequada e cuidado no manuseio das ferramentas visando projeção de partículas.

17. Posicionar escada no poste, WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura.

18. Subir no poste com auxílio de escada, WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura.

(4)

19. Receber carretilha/estropo de nylon pela corda auxiliar evitando lesões, queda de altura, queda de objetos, mantendo terceiros afastados durante a realização da tarefa.

20. Instalar carretilha com a corda de içamento no estropo nylon, adotando postura adequada para minimizar os riscos de queda de objetos, equipado com EPI’s e mantendo demais colaboradores e terceiros afastados durante a execução das tarefas.

21. Içar o condutor de aterramento, mantendo-se equipado com EPI’s e mantendo postura adequada durante a execução da tarefa para evitar lesões diversas e queda de objetos.

22. Fixar o condutor de aterramento na lateral da estrutura utilizando aresta, mantendo-se equipado com EPI’s e mantendo postura adequada durante a execução da tarefa para evitar lesões diversas e queda de objetos.

23. Fazer conexão do condutor de aterramento no neutro da rede secundaria, mantendo-se equipado com EPI’s e mantendo postura adequada durante a execução da tarefa para evitar lesões diversas e queda de objetos.

24. Retirar carretilha com sua corda de içamento e estropo e descer pela corda auxiliar, mantendo-se equipado com EPI’s e mantendo postura adequada durante a execução da tarefa para evitar lesões diversas e queda de objetos, manter demais empregados e terceiros afastados durante a realização da tarefa.

25. Descer do poste com auxílio de escada, WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura.

26. Cravar as hastes no fundo do buraco, mantendo-se equipado com EPI’s e mantendo postura adequada durante a execução da tarefa para evitar lesões diversas e queda de objetos.

27. Fazer conexão da haste ao condutor de aterramento, mantendo-se equipado com EPI’s e verificando a existência de depressões no solo.

28. Encher o buraco com terra e socar, mantendo-se equipado com os EPI’s, adotando postura segura para levantamento e transporte manual de peso, apoiar corretamente os pes sobre o solo formando base firme e manuseando firmemente as ferramentas e equipamentos para evitar lesões diversas, verificando a existência de depressão no solo.

29. Deslocar escada para a estrutura onde a chaves foram abertas, substituindo as luvas de borracha isolante, por luva de vaqueta, mantendo-se equipado com EPI’s e mantendo postura adequada durante a execução da tarefa para evitar lesões diversas, sempre para minimizar os riscos com transporte manual de peso e queda de objetos, manter demais empregados e terceiros afastados durante a realização da tarefa.

30. Posicionar escada no poste, WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura.

31. Fazer comunicação, POP 005.

32. Substituir EPI’s, substituindo luvas de vaqueta por luvas de borracha isolante.

33. Subir no poste com auxílio da escada, WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura.

34. Reenergizar trecho de trabalho, WKI-HSEQ-HSE-17-0005-INBR - Operação de chaves seccionadoras e fusíveis.

35. Descer do poste com auxílio de escada, WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura.

36. Recolher escada, WKI-HSEQ-HSE-17-0008-INBR - Trabalhos em altura.

37. Recolher ferramentas, equipamentos, materiais, acessórios e guardá-los no veículo, ainda equipados com EPI’s, substituindo a luva de borracha isolante por luvas de vaqueta, manuseando as ferramentas e equipamentos prevenindo acidentes.

38. Recolher equipamentos de sinalização da área de trabalho, manusear atentamente os equipamentos prevenindo acidentes, retirar o isolamento e a sinalização na ordem inversa da instalação, mantendo-se sempre de frente para o fluxo de veículos e evitando caminhar pela via após a retirada da sinalização da área de trabalho, deve ser observada a correta postura para levantamento e transporte de peso e retirado o isolamento e a sinalização dos equipamentos.

39. Deslocar-se para o local do serviço ou ponto de apoio, conforme o caso.

(5)

7. ANEXOS

Este documento não possui anexo.

Referências

Documentos relacionados

Epistemologicamente falando, hoje atravessamos uma crise paradigmática que tem sido problematizada por pesquisadores de diferentes matrizes teóricas, mais recentemente, com

3.- A un tubo de prueba añadir 1 ml de solución de Permanganato de Potasio, acidificar con solución de ácido clorhídrico 1M, agregar 1ml desolución de Yoduro de

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é