• Nenhum resultado encontrado

COMO USAR O PARA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMO USAR O PARA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

COMO USAR O E-MAIL PARA

www.isismoreira.com

Se as pessoas se interessarem verdadeiramente pelo seu conteúdo, elas vão abrir os e-mails que você enviar. Por isso é tão importante ter cuidado e atenção com o conteúdo que você produz.

Existem algumas regras básicas a serem seguidas na hora de enviar um e-mail para a sua lista de contatos, mas o principal é conhecer bem a sua persona e saber o objetivo dessa sua mensagem enviada.

Se você é empreendedora precisa ter uma coisa muito importante em mente: sua lista de e-mails é muito valiosa. Não dependa exclusivamente das Redes Sociais para manter um relacionamento com a sua audiência.

E por mais que muitas pessoas desconfiem, o e-mail é uma ferramenta poderosa para divulgar seu trabalho e, principalmente, manter contato direto com os seus clientes e futuros clientes.

divulgar o seu trabalho

(2)

@

@ TV

S O B R E

Isis Moreira

Empreendedora, Mentora e Coach

(3)

Pode até ser tentador iniciar seu trabalho com uma lista de 20 mil ou 50 mil contatos de e-mails, mas isso, na verdade, é um tiro no pé. Crie sua lista pouco a pouco, sem pressa.

Comprar uma lista de e-mail pode causar um problema enorme para a sua empresa.

Primeiro, porque você pode estar se envolvendo em uma atividade ilegal. Ao comprar uma lista você não tem como ter certeza de que os contatos dela realmente autorizaram a divulgação de seus dados pessoais para terceiros.

Em segundo, por mais que você “escolha” os contatos que vai comprar, nada garante que aquelas pessoas realmente tenham algum interesse no seu produto ou serviço. E pior, eles podem considerar as suas mensagens invasivas e te marcar como spam, o que é muito ruim.

NÃO COMPRE LISTAS

de e-mail

(4)

Depois que você incluir pontos de captura de e-mails, seja no seu blog ou através de landing pages, é hora de começar a desenhar a sua estratégia de envios. Para isso, você deve se atentar a 3 pontos?

Parece repetitivo, mas isso é básico. Você já enviou e-mail para um

desconhecido? Você sabe qual o assunto preferido de uma pessoa que você não conhece? Por isso é essencial conhecer sua persona.

Antes de enviar o e-mail responda:

Como a minha persona utiliza o e-mail?

Que tipo de linguagem ela utiliza?

Com que frequência ela acessa a caixa de e-mails?

Que horário ela deve estar mais receptiva a este tipo de mensagem?

São perguntas como estas que irão guiar a composição dos seus e-mails e os próximos passos do planejamento.

Como planejar os envios

Quem é a sua persona?

(5)

É importante definir com qual frequência você irá disparar os seus e-mails e espaçar os envios entre eles para evitar que os leitores se sintam saturados e, simplesmente, parem de abrir os seus e-mails.

Mas é bom destacar que se o seu conteúdo é muito bom, as pessoas vão abrir o e-mail e até ficarem felizes quando virem a caixa de entrada.

As pessoas foram até o seu site ou redes sociais consumiram o seu conteúdo e gostaram o suficiente a ponto de deixar o e-mail para receber novidades.

Agora é o momento de dar continuidade à essa experiência positiva e provar o seu valor. Faça uma curadoria dos melhores posts do seu blog e compartilhe- os através de um e-mail relevante e informativa. Você também pode escrever textos para fortalecer a relação com a sua audiência, pedir sugestões de postagens, fazer pesquisas, informar sobre um produto ou serviço.

Como organizar o seu calendário editorial?

Qual o conteúdo que será trabalhado?

(6)

DICAS PARA ESCREVER  E-MAILS PARA SUA

www.isismoreira.com

9

lista de contatos

(7)

Estude o assunto dos seus e-mails

Não há nada mais frustrante do que um e-mail com baixa taxa de abertura. Você cria um conteúdo incrível, planeja o seu calendário editorial e não consegue convencer seus contatos a abrirem a sua mensagem?

Teste diferentes formatos de e-mails e descubra com qual a sua persona se identifica mais. Teste sempre!

#1

(8)

Use todo o potencial do preview text

Se você utiliza uma ferramenta de envio

automático de e-mails, provavelmente consegue incluir um pequeno texto logo após o assunto do e-mail.

Esse espaço é conhecido como: preview text ou preheader ou texto de apoio.

Ele é uma ótima forma de manter o suspense da sua mensagem e, ao mesmo tempo, uma 2ª oportunidade para convencer os seus leitores a abrirem o seu email. Já que é uma prévia do texto.

#2

(9)

Seja bem- humorado

Criatividade e bom-humor estão sempre de mãos dadas.

Quando uma pessoa está se divertindo, associa todos os envolvidos a sentimentos positivos e, no caso das marcas, isso é maravilhoso. De

preferência, utilize um humor relacionado à sua área. Isso reforça as conexões com o seu mercado e pode até gerar alguns encaminhamentos.

#3

(10)

Busque imagens e animações que sejam leves

GIFs e imagens são bem-vindos ao seu e-mail desde que contextualizados. Eles aumentam o tempo de leitura e prendem a atenção dos leitores.

Um fator importante é que esses recursos multimídias sejam leves. Coloque-se no lugar do leitor: quanto mais rápido as imagens carregam, maior a chance de ler o conteúdo e de interagir com ele.

#4

(11)

Use a paleta de cores da

identidade visual da sua marca

A sua marca já tem uma identidade visual que foi estudada para transmitir os valores da sua

empresa à sua persona. Por isso, todo e qualquer material que você produza deve respeitar essa identidade.

Você precisa utilizar a paleta de cores da sua marca a fim de que, ao abrir o e-mail, o seu cliente identifique imediatamente que se trata da sua empresa.

#5

(12)

Coloque uma chamada para ação (CTA)

O objetivo das suas mensagens é fazer com que o leitor tenha algum tipo de reação ao conteúdo proposto.

Por isso, coloque CTAS nos seus e-mails. Seja para acessar uma aula, um produto, e-book ou pesquisa.

#6

(13)

Aumente o tamanho das fontes

A sua mensagem deve ser curta para que, de preferência, seu cliente não tenha que usar a barra de rolagem para terminar a leitura. E, como a maioria das pessoas abre o e-mail por meio de dispositivos mobile (celulares e tablets), o seu espaço para escrever é menor ainda.

Ainda assim, procure colocar fontes maiores para que a mensagem seja exposta com maior clareza e nitidez.

#7

(14)

Produza conteúdo

relevante no início do texto

Especificamente para o e-mail, é importante que você use a técnica de pirâmide invertida (conceito que vem do Jornalismo), colocando o conteúdo principal logo no início do e-mail para que ele apareça no resumo, na caixa de entrada.

Não enrole, dê logo as informações principais e explique tudo ao longo do texto.

#8

(15)

Fique atento aos assuntos mais

comentados do momento

Sabe quando você fica olhando para a tela do computador e não sabe como começar o seu e- mail? Ou pior ainda, quando você escreve, escreve e não produz nada interessante?

Uma boa forma de acabar com esse bloqueio criativo e colher novas ideias é utilizar o Google Trends! Leia também sites da sua área,

acompanhe o trabalho de pessoas que você admira, fique atenta aos noticiários. Tudo pode virar conteúdo para um bom e-mail.

#9

(16)

Existem diversas ferramentas de e-mail no mercado. Algumas são mais usadas por quem está começando no empreendedorismo e outras, que têm muitas funcionalidades, são mais utilizadas para quem já está há mais tempo no mercado.

São muitas opções, separei algumas aqui. Mas é interessante que você pesquisa bastante sobre cada ferramenta e veja qual se adequa ao seu

trabalho e aos seus objetivos. Existem muitas resenhas e tutoriais sobre essas ferramentas.

Ferramentas valiosas 

de e-mail

(17)

Mailchimp

Essa é a plataforma de e-mail marketing gratuita mais famosa do mercado. O MailChimp é

completo para quem quer dar os primeiros passos para divulgar seu trabalho através do e-mail, e oferece ainda mais ferramentas para quem já tem experiência.

Você pode criar listas personalizadas, campanhas segmentadas e mensurar os resultados.

#1

(18)

E-GOI

E-GOI é uma ferramenta de e-mail portuguesa que está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Além de ser uma plataforma completa, com todas as funções esperadas da automação – disparos automáticos, criação de fluxos, templates de emails – também é possível trabalhar multi e omnicanais, ou seja, SMS’s, pushs e até

mensagens de voz.

Você pode escolher entre planos com envio de e- mails ilimitados, envios mensais e mensagens pré-pagas. Os planos começam em R$ 62,50, e também pode ser feita a cobrança por disparo.

#2

(19)

Mad Mimi

O Mad Mimi é uma ferramenta de criação, edição, envio e acompanhamento de e-mails muito

semelhante ao MailChimp. Ele possui um dos editores mais completos para criação de mensagens e é totalmente grátis para até 100 contatos.

As integrações são bem interessantes também, inclui desde o Analytics, até o Pinterest e Shopify.

Essas integrações são muito importantes para ecommerce’s e empresas que atraem muitos visitantes a partir de outras plataformas que não sejam seus sites e blogs.

#3

(20)

LeadLovers

A LeadLovers é uma ferramenta brasileira criada para te ajudar em todos os aspectos da gestão de leads (contatos de e-mails).

Através de diversas páginas de captura, você pode gerar leads a partir de anúncios no Facebook, comentários em redes sociais, landing pages e vários outros formatos que são lançados constantemente.O Builder, ferramenta de construção de páginas, permite que você crie pages personalizadas, tanto a partir de templates, quanto criando do zero.

Clientes mais avançados também podem importar sites inteiros em HTML para dentro da ferramenta.

#4

(21)

Get Response

O seu editor é um dos mais eficientes do mercado, possibilitando a criação de

mensagens personalizadas, a automação de marketing da sua empresa e a criação de landing pages personalizadas.

Já são mais de 350 mil clientes em 182 países!

#5

(22)

Leadpages

Landing pages são indispensáveis para a conversão de visitantes em contatos e a Leadpages é um dos programass de montagem de páginas de destino mais simples do mundo.

Com um editor drag and drop super prático, você constrói landing pages para converter contatos, conseguir download de e-books, divulgar workshops e muito mais, além de contar com diversos templates para servir de base para suas ideias.

#6

(23)

CUIDE DA SUA LISTA

com muito carinho

Assim como o blog, a sua lista de contatos é um território seu. Depender apenas das Redes Sociais para se comunicar com a sua audiência é muito arriscado. Já pensou se de repente o Facebook acaba? Quantos contatos você vai perder de uma vez? E se o Instagram simplesmente exclui sua conta? Para onde vão seus milhares de seguidores?

Por isso, como empreendedora, você deve começar a criar uma lista de e-mails dos seus clientes e até dos possíveis clientes. Não importa quando tempo vai demorar para que você consiga uma lista com muitos contatos. O que importa é começar!

Depois que você tiver sua lista, cuide dela com muito carinho e atenção. Crie conteúdo valioso, que gere impacto na pessoa que está lendo. Escreva

mensagens com intenções genuínas. Fique atenta às informações prestadas, às imagens, à ortografia. Cada detalhe é importante.

www.isismoreira.com

Referências

Documentos relacionados

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

§1º: O funcionamento da LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UFRGS está previsto para durar pelo menos quatro (04) meses a cada semestre letivo da UFRGS, estando

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Com o objetivo de avaliar a evolução das características de qualidade de carne durante a maturação, amostras do músculo longissimus dorsi de bovinos Nelore (N) (n=22) e Red Norte