Atração de talentos. como ser uma empresa cobiçada pelos candidatos

Texto

(1)

Atração de talentos

como ser uma empresa

cobiçada pelos candidatos

(2)

Clique nos círculos e navege pelos capítulos

Introdução

Atraia talentos

de forma estratégica

Atração de talentos x Recrutamento

Conclusão

O que atrai e afasta os talentos

Qual é o grau/nível deste material?

Básico: aborda conceitos essenciais da área de RH e tem dicas práticas para sua rotina.

Avançado: apresenta estratégias avançadas e traz compreensão aprofundada sobre o tema.

Intermediário: aborda funções e

exemplos mais complexos, para quem já possui experiência na execução.

01 04

02 05

03

(3)

Introdução

Veja mais conteúdos como esse em nossas redes!

01

(4)

Introdução

Atração de talentos é uma estratégia mais complexa do que parece. Erroneamente muitos acreditam que anunciar as vagas assim que abertas é o suficiente para atrair bons talentos.

Mas o que esquecemos de considerar é que a exigência dos candidatos é muito maior do que anos atrás, bem como a concorrência.

Para atrair o principal ativo da empresa, é necessário muito esforço estratégico, ações certeiras, bem pensadas e de longo prazo. Neste material, iremos desconstruir a visão de atração de talentos, apresentar para você o que atrai — e o que afasta

— candidatos e também auxiliar na construção de um atração de talentos realmente estratégica.

Boa leitura!

(5)

Atração de

talentos não

é sinônimo de recrutamento

Veja mais conteúdos como esse em nossas redes!

02

(6)

Atrair talentos é um esforço cíclico, estratégico e de longo prazo. Ao contrário do processo de recrutamento, que é mais pontual e reativo, a atração de talentos está focada na construção a longo prazo de benefícios e vantagens que atraem os candidatos para a empresa.

A atração, portanto, não são as ações para converter

candidatos em uma vaga, mas sim toda a estrutura estratégica que ajuda a construir a marca empregadora, a cultura

organizacional e os benefícios que servem como imã para bons talentos.

Mesmo que de forma passiva, a força de trabalho sempre está

“de olho” em novas oportunidades de emprego. No estudo Talent Attraction Study: What Matters to the Modern Candidate (2018), desenvolvido pela Indeed, 65% dos respondentes

Atração de talentos não

é sinônimo de

recrutamento

(7)

3 4 5

Compartilhe

Atração de talentos: como ser uma empresa cobiçada pelos candidatos 06

1 2

voltam a procurar emprego depois de 91 dias após serem contratados.

Em contrapartida, isso acende um sinal de alerta para os profissionais de RH. A rotatividade de funcionários, ainda mais com pouco tempo de casa, é um indicativo de que a cultura organizacional não é saudável ou que existe algum desalinhamento no processo de recrutamento.

Mas voltando ao tema principal: atração de talentos. Para ficar ainda mais claro, pense que, tudo que a empresa faz para construir sua imagem pública, faz parte da atração de talentos

— mesmo que de forma não intencional.

A atração de talentos, portanto, busca apresentar a empresa de diversos ângulos e conquistar os talentos com base em tudo que tem para oferecer. Todas as empresas estão atraindo talentos a todo o tempo — a diferença é que umas são

melhores que outras.

Onde estão (e quem são) os melhores talentos?

Por muito tempo acreditamos que para encontrar o candidato ideal era preciso buscar em lugares ou por características/

categorias específicas. Mas não necessariamente o melhor talento é o candidato com mais certificados no currículo, ou a pessoa que se formou em uma faculdade renomada.

Volte ao índice

(8)

O melhor talento é o profissional que possui as habilidades, somado aos valores, que a empresa busca no momento. Ao filtrar os

candidatos por características, o recrutador está excluindo inúmeros talentos com um grande potencial. E, ao mesmo tempo, não estimula a diversidade, igualdade e justiça no processo de seleção.

Além disso, e ainda segundo a pesquisa da Indeed, 90% dos

colaboradores contratados em 2017 estavam procurando emprego por 6 meses antes de serem contratados. O que justifica a estratégia de atração de talentos ser de longo prazo e contínua: existem

dezenas de milhares de profissionais procurando emprego a todo o tempo.

Dessa forma, os melhores talentos não estão em uma faculdade específica, em uma rede definida e não possuem características padronizadas. Estão, sim, por toda parte, possuem habilidades e competências diferentes, background distintos e moram em zonas diferentes. São formados por EAD, fazem parte da terceira idade e moram em zonas não nobres.

Os melhores talentos estão em todos os lugares. O que é preciso mudar não é a forma como buscamos por eles, mas sim como os selecionamos.

(9)

O que atrai —

e o que afasta — os talentos

Veja mais conteúdos como esse em nossas redes!

03

(10)

Além do desafio de atrair bons talentos para sua empresa, é preciso também pensar nas forças de retê-los. Esse,

sendo outro grande desafio, precisa ser considerado em sua estratégia de atração. Confira então alguns dos principais pontos que atraem e afastam os talentos de uma empresa..

O que atrai —

e o que afasta —

os talentos

(11)

4 5

Compartilhe

Atração de talentos: como ser uma empresa cobiçada pelos candidatos 10

1 2 3

Para melhor conciliar a vida pessoal da profissional, flexibilidade é um fato muito importante — principalmente considerando as novas gerações.

De todos os fatores, o salário ainda é muito importante. Um bom salário, compatível com o cargo e concorrido em relação ao mercado, é importante para

atrair e reter os colaboradores.

Um ambiente que, além de acolhedor, prioriza a ética, moral e hábitos e rituais que estimulem o potencial de cada colaborador é, sem dúvidas,

um imã para bons candidatos.

Sendo um fator importante de atração, é preciso ouvir as necessidades para entender os benefícios que realmente ajudarão seus colaboradores.

A carreira é fortemente prezada e, portanto, as oportunidades de crescimento atraem candidatos que buscam um desenvolvimento profissional de longo prazo.

Lideranças ruins afastam bons colaboradores. Uma gestão rígida e inflexível não estimula o progresso e limita a atuação do colaborador.

Os profissionais querem e precisam ser valorizados. A falsa meritocracia é uma construção enganosa da ideia de meritocracia, onde colaboradores específicos

recebem privilégios, afetando a credibilidade da empresa.

Um ambiente de trabalho onde existe assédio moral, sexual (mesmo que velado) e que grosserias são comuns, é um forte desestimulador — além de poder ser

categorizado como crime.

Um salário não compatível com as funções (ou não nivelado em relação ao mercado), faz com que bons colaboradores busquem por novas oportunidades.

Desafios quebram a monotonia, estimulam a criatividade e habilidades e dão a sensação de conquista. Um colaborador que sente falta desses pontos pode

facilmente procurar por outras oportunidades.

Flexibilidade

Salário

Cultura

Benefícios

Oportunidade de crescimento

Microgerenciamento

Falsa meritocracia

Ambiente tóxico

Salário não compatível

Poucos desafios

Volte ao índice

(12)

as soluções pra você

contratar mais e melhor!

Integração com 10 job boards e redes sociais - alcance mais pessoas

Gestão digital e centralizada das vagas - dê adeus

aos currículos impressos e às planilhas

Comunicação em massa com

candidatos via e-mail - - dê feedbacks com muito mais facilidade

Inteligência artificial que ajuda na triagem de currículos - não

perca horas (ou até dias) na seleção

precisa para ir além

Agendar demonstração

(13)

Como construir uma atração

de talentos estratégica?

Veja mais conteúdos como esse em nossas redes!

04

(14)

Entendemos até aqui que a atração de talentos vai além de ações pontuais. É uma estratégia de longo prazo que envolve várias frentes, ações e táticas de Recursos Humanos. Para construir uma atração de talentos estratégica, é necessário olhar para sua marca empregadora e entender o que atrai os bons talentos.

A partir daí, é fundamental criar uma comunicação com os talentos, resolvendo dúvidas, ajudando no desenvolvimento profissional e divulgando vagas sempre que abrirem. Dessa forma, a sua estratégia de atração de talentos se retroalimenta:

a marca servirá como um imã e, ao ter os talentos próximos, você os nutre com conteúdos para engajarem com a sua marca.

No momento certo, eles se tornarão candidatos.

Sem mais delongas, conheça agora os pontos essenciais para

Como construir uma atração

de talentos

estratégica?

(15)

5

Compartilhe

Atração de talentos: como ser uma empresa cobiçada pelos candidatos 13

1 2 3 4

criar uma atração de talentos estratégica e cíclica.

Marca empregadora

Conhecida como o cartão de visita para os talentos, a marca empregadora representa a identidade da empresa. É a partir dela que os futuros colaboradores conhecerão os valores empresariais e todos os pontos positivos de trabalhar na organização. Ela é fundamental para construir empresa desejada pelos talentos.

Conteúdo e nutrição

Nutrir os possíveis candidatos com conteúdo é uma maneira de manter uma conexão mais próxima e direta. Assim, você pode apresentar, por meio de artigos ou materiais, a sua marca, cultura, valores e o porquê a sua empresa é uma das melhores para se trabalhar. Ao trabalhar com sucesso todos esses pontos, você também fortalecerá o boca a boca: candidatos conversam entre si sobre a sua marca, e o desejo de trabalhar na sua empresa apenas crescerá.

Volte ao índice

(16)

Cultura e valores

Não existe atração de talentos sem cultura e valores. Os candidatos até podem se interessar apenas pelo salário e benefícios oferecidos, mas os que se conectam com a cultura, possuem um maior fit

cultural. Isso quer dizer que, ao contratar candidatos alinhados com a cultura, você pode aumentar consideravelmente a retenção dos talentos. Portanto, espalhe a cultura por toda a sua comunicação.

Página de carreiras

É preciso encantar desde da primeira oportunidade. Por isso, construa uma página de carreiras incrível, que contém todos os pontos até aqui listados. Deixe as vagas sempre atualizadas, com informações claras e úteis. Apresenta a empresa, os colaboradores atuais e, claro, fale da sua marca empregadora e dos valores que acreditam.

Recrutamento

Uma vez que o candidato entra no processo de recrutamento e seleção, ele já foi eficientemente atraído. Aqui, existe um mundo inteiro de indicadores para acompanhar, de ações estratégicas, de táticas e ferramentas, que você pode utilizar para aprimorar seu R&S.

Portanto, considere o recrutamento uma estratégia igualmente grande e importante assim como a atração de talentos. Invista em plataformas de recrutamento, priorize a experiência do candidato,

(17)

5

Compartilhe

Atração de talentos: como ser uma empresa cobiçada pelos candidatos 15

1 2 3 4

otimize as etapas, crie um funil de recrutamento e afins. Um recrutamento bem feito é ágil e estratégico, mas também ajuda a reforçar os pontos positivos da marca empregadora.

Volte ao índice

(18)

Conclusão

(19)

Compartilhe

Atração de talentos: como ser uma empresa cobiçada pelos candidatos 17

1 2 3 4 5

Conclusão

Todas as ações que colaboram na criação da imagem pública da empresa e comunicação com candidatos fazem parte da atração de talentos. Portanto, é importante reforçar: pense em longo prazo e crie uma estrutura robusta e cíclica da sua estratégia, pois ela será um pilar importante para conquistar os melhores candidatos do mercado nos próximos anos.

Volte ao índice

(20)

mais sua estratégia:

(21)

Autores

Conheça o time por trás desse material especial feito com carinho para você:

Respondendo esse formulário você nos ajuda a continuar evoluindo e a melhorar nossos materais:

Escreva para nós!

Letícia Lopes Designer gráfica Valmir Alves

Especialista de Conteúdo Mariana Cremonesi Especialista de Conteúdo

Linkedin Letícia

https://pesquisa.feedback.ebook

Linkedin vaLmir Linkedin Mariana

(22)

a melhor

experiência para o seu candidato?

Faça uma avaliação gratuita e rápida com nossos especialistas - dura só 5min - e contrate as pessoas certas com muito menos esforço

Conversar com especialista

(23)

... é o software número 1 de recrutamento e seleção no país.

Ajudamos empresas a construírem um processo digital, eficiente, preciso e com experiências incríveis para o RH, gestores e candidatos.

Nossa tecnologia utiliza Inteligência Artificial para ranquear os melhores candidatos e se integra com outros produtos de R&S para que tudo possa ser realizado e analisado em um único lugar, substituindo por completo o Excel, planilhas e gestão por e-mail. Muito mais visibilidade e resultados, com a formação de equipes incríveis para toda a organização!

A Gupy

Conheça a Gupy

Imagem

Referências

temas relacionados :