3. DA DURAÇÃO, DO NÚMERO DE CRÉDITOS E DA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Texto

(1)

MINUTA DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS DA UNESP

1. DA NATUREZA

1.1 Este regulamento estabelece normas da disciplina de Trabalho de Graduação (TG) do curso de graduação em Engenharia Ambiental do ICT/UNESP, campus de São José dos Campos, conforme estabelece o Projeto Político Pedagógico (PPP) vigente.

2. DA DEFINIÇÃO

2.1 O TG é componente curricular obrigatório, individual e compreende o estudo de um problema em profundidade, requerendo do estudante iniciativa, reflexão e criatividade. Deve estimular nos estudantes a capacidade de aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.

2.2 O TG consiste na elaboração, pelo estudante de graduação, de um trabalho científico ou técnico relacionado às áreas de formação do Curso de Engenharia Ambiental.

2.3 O trabalho poderá ser:

- Pesquisa de campo ou experimental;

- Pesquisa técnica; e

- Pesquisa científica correlata ou não com Iniciação Científica realizada.

2.4 O TG poderá ser um trabalho inédito ou ser semelhante, ou parte de outro trabalho desenvolvido pelo estudante em outros programas institucionais, desde que aprovado pela Comissão de TG.

2.4 Não será permitida a orientação de trabalhos com proposições idênticas por um mesmo orientador.

3. DA DURAÇÃO, DO NÚMERO DE CRÉDITOS E DA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

3.1 Conforme o PPP do curso de graduação em Engenharia Ambiental, o Trabalho de Graduação será desenvolvido ao longo dos últimos dois semestres do curso.

3.2 Os créditos do TG serão divididos da seguinte forma:

- Trabalho de Graduação I (TG I) – 08 créditos (120 horas) - Trabalho de Graduação II (TG II) – 08 créditos (120 horas)

3.3 As disciplinas TG I e TG II serão ofertadas em ambos semestres-letivos.

(2)

3.4 Só poderá se matricular na disciplina TG I o estudante que tiver 70% dos créditos integralizados, e somente poderá se matricular em Trabalho de Graduação II o estudante que tiver cumprido o Trabalho de Graduação I.

4. DA COMISSÃO

4.1 A Comissão do Trabalho de Graduação (Comissão de TG) será composta por 4 (quatro) docentes indicados pelo Conselho do Departamento, que atuarão como responsáveis pelas disciplinas TG I e TG II, e um estudante que esteja matriculado no TG I indicado pelo Centro Acadêmico do referido curso.

4.2 O presidente será um membro docente eleito pelos próprios membros da Comissão.

4.3 O mandato dos membros docentes será de um ano, sendo permitidas reconduções. O mandato do estudante será de um ano, não sendo permitida a recondução.

4.4 À Comissão de TG compete:

a) Divulgar as normas do TG ao corpo docente e aos estudantes, no início da disciplina Trabalho de Graduação I (TG I).

b) Propor ao Conselho de Curso de Graduação sugestões para alterar as normas do TG.

c) Analisar a inscrição e tema dos projetos de TG.

d) Avaliar a desistência de professor orientador mediante justificativa formal e formalizar a substituição por outro orientador.

e) Convocar, quando necessário, reunião com os docentes orientadores e/ou estudantes.

f) Organizar a agenda de defesa final dos Trabalhos de Graduação (TG II) e reservar os ambientes.

g) Assistir a apresentação do projeto ao final da disciplina de Trabalho de Graduação I juntamente com o orientador, deliberando pela aprovação ou não do estudante na disciplina.

h) Receber os resultados da Banca Examinadora (TG II)

i) Apor o conceito final do TG I no Sistema da Graduação, bem como a nota final e conceito final do TG II no Sistema da Graduação.

5. DA ORIENTAÇÃO

5.1 A orientação no Trabalho de Graduação será exercida por um docente do Departamento de Engenharia Ambiental (DEA) do ICT/UNESP, campus de São José dos Campos, o qual será designado orientador.

(3)

5.2 Qualquer profissional com atividade afim ao projeto poderá ser coorientador, desde que juntamente com um docente do DEA como orientador.

5.3 O orientador, juntamente com o estudante, delimitará a extensão e o grau de aprofundamento do trabalho, considerando o nível de dificuldade e o tempo disponível para a elaboração e entrega do Trabalho de Graduação.

5.4 Cada orientador ficará responsável por no máximo 5 (cinco) orientações por ano.

5.5 Ao orientador compete:

a) Preencher juntamente com o estudante a ficha de inscrição (Anexo A).

b) Anotar na ficha de orientação (Anexo B) as atividades desenvolvidas em cada data de orientação, avaliando-as.

c) Orientar o estudante nas distintas fases do trabalho de graduação, incluindo: elaboração do projeto, desenvolvimento; gerenciamento da entrega dos exemplares finais para a Banca Examinadora;

apresentação do trabalho e outros que forem necessários.

d) Ler, corrigir e orientar a confecção do trabalho de Graduação.

e) Apresentar à Comissão de TG os nomes dos membros da Banca Examinadora.

f) Presidir os trabalhos da Banca Examinadora na apresentação do Trabalho de Graduação do seu orientado.

g) Orientar o estudante nas correções sugeridas pela Banca Examinadora após a defesa.

6. DO ESTUDANTE

6.1 Ao estudante compete:

a) Propor o tema o Trabalho de Graduação e definir o professor orientador em face do tema proposto.

b) Realizar a matrícula nas disciplinas Trabalho de Graduação I e Trabalho de Graduação II.

c) Preencher a ficha de inscrição (Anexo A).

d) Elaborar o Projeto de Trabalho de Graduação (Anexo C), juntamente com o orientador.

e) Desenvolver as atividades previstas no Projeto de Trabalho de Graduação.

f) Apresentar ao final da Disciplina de TG I o trabalho proposto.

g) Elaborar o Trabalho de Graduação de acordo com as normas ou diretrizes da Biblioteca.

h) Encaminhar três cópias do trabalho de graduação (TG II) para o orientador para que ele proceda a entrega aos membros da Banca Examinadora, em data estabelecida pela Comissão de TG.

(4)

i) Apresentar e defender o Trabalho de Graduação para a Banca Examinadora.

j) Fazer as correções, para a versão final do Trabalho de Graduação e encaminhar à biblioteca o arquivo digital em formato PDF no prazo definido.

7. DO DESENVOLVIMENTO

7.1. O Trabalho de Graduação será dividido em duas partes:

- Trabalho de Graduação I (TG I) - Trabalho de Graduação II (TG II)

Parágrafo único – É pré-requisito de matricula para a disciplina de Trabalho de Graduação II (TG II) ter sido aprovado no Trabalho de Graduação I (TG I).

7.2. DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO I (TG I)

7.2.1 O estudante matriculado na disciplina TG I deverá entregar no prazo de quinze dias após o início do semestre letivo a ficha de inscrição (Anexo A).

7.2.2 O orientador e estudante deverão submeter à apreciação da Comissão de TG o Projeto do Trabalho de Graduação (Anexo C) em data a ser estipulada pela Comissão de TG.

7.2.3 O orientador durante o semestre-letivo deverá acompanhar as atividades do estudante, preenchendo a ficha de orientação (Anexo B)

7.2.4 A avaliação da disciplina Trabalho de Graduação I será realizada através da apresentação do Projeto Proposto em data a ser definida pela Comissão de TG, não ultrapassando o prazo máximo de 15 (quinze) dias antes do término do semestre letivo.

(5)

7.2.5 Serão avaliadores desta apresentação o professor orientador e mais 1 (um) professor integrante da Comissão de TG, os quais deverão preencher a Ficha de Avaliação da Apresentação do Trabalho de Graduação I (Anexo D).

7.2.6 O Trabalho de Graduação I (TG I) terá apenas conceito APROVADO / REPROVADO.

7.3. DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II (TG II)

7.3.1 O orientador durante o semestre-letivo deverá acompanhar as atividades do estudante, preenchendo a ficha de orientação (Anexo B).

7.3.2 O orientador entregará ao Presidente da Comissão de TG, na primeira semana de Outubro, o requerimento para a apresentação do TG II, contendo o nome dos Componentes da Banca, bem como o dia e horário previsto para apresentação (modelo_solicitação_banca_tgii).

7.3.3 O estudante matriculado em TG II deverá, com pelo menos 05 dias úteis antes da data prevista para a apresentação, encaminhar três cópias do trabalho de graduação (TG II) em encadernação simples para o orientador o qual entregará aos membros da Banca Examinadora, bem como, no mesmo prazo, o estudante deverá encaminhar uma copia do arquivo em formato PDF (por e-mail) também para o orientador.

7.3.3 A apresentação do Trabalho de Graduação II será por meio de uma apresentação oral, com duração de 20 a 30 minutos para a apresentação e até 20 minutos de arguição, para a Banca Examinadora.

7.3.4 Após a apresentação do Trabalho de Graduação, o aluno deverá realizar as correções sugeridas pela Banca Examinadora e encaminhar à Biblioteca o arquivo digital da versão final do trabalho de graduação em formato digital no prazo de 15 dias, juntamente com o Anexo F (termo de autorização publicação c@pelo) preenchido e assinado pelo orientador.

(6)

7.3.5 O aluno que não apresentar a versão final do trabalho de graduação na data marcada está automaticamente reprovado na disciplina Trabalho de Graduação II.

7.3.6 O orientador entregará a Ficha de Avaliação Final (Anexo E) ao Presidente da Comissão do TG, após a entrega pelo estudante da versão final, isto é, aquela com as alterações sugeridas pela Banca.

7.3.7 A aprovação do estudante na disciplina de TG II está condicionada a obtenção de nota maior ou igual a cinco.

7.3.8 O estudante que for reprovado na primeira apresentação do Trabalho de Graduação terá o direito a uma segunda apresentação a ser agendada em comum acordo com o orientador e dentro do prazo para a entrega da nota no referido semestre letivo.

7.4 DAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO

7.4.1 A elaboração do trabalho (TG II) deverá ser realizada segundo diretrizes da Biblioteca.

8. DA BANCA EXAMINADORA

8.1 A Banca Examinadora deverá ser composta de três membros: o orientador, um docente do DEA e um docente do DEA ou não ou profissional da área.

8.2 A solicitação dos membros da banca deverá ser feita pelo orientador (Modelo_Banca Defesa TG) assim como o convite.

8.3 Não haverá auxílio financeiro por parte do ICT para o deslocamento e diária para o membro externo da Banca Examinadora.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 Eventuais problemas em relação ao desenvolvimento do Trabalho de Graduação deverão ser encaminhado por escrito à Comissão de Trabalho de Graduação devidamente justificados e com assinatura do estudante e do orientador. A não observância desta exigência caberá à Comissão de Trabalho de Graduação decidir os encaminhamentos possíveis.

(7)

9.2 Os casos não previstos neste regulamento serão submetidos, para análise e determinação das providências cabíveis, ao Conselho de Curso de Graduação, ouvida a Comissão de Trabalho de Graduação.

(8)

ANEXO A

INSCRIÇÃO PARA A DISCIPLINA TRABALHO DE GRADUAÇÃO I CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

NOME DO ALUNO:_______________________________________________________

Nº de matrícula RA:_______________________Ano de Ingresso:___________________

Título do Trabalho: _______________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Nome do Orientador:______________________________________________________

Nome do Coorientador (se houver):__________________________________________

Parecer do Orientador: Declaro estar de acordo com a orientação do Trabalho de Gra- duação em questão e que a realização deste trabalho não acarretará custos para a Ins- tituição.

Demais observações (se houver)____________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Data: ___/____/_____

_______________________________________

Assinatura do orientador

_______________________________________

Assinatura do coorientador (se houver)

_______________________________________

Assinatura do aluno

PARA USO DA COMISSÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Inscrição: ( ) Deferida ( ) Indeferida.

Motivo do indeferimento: __________________________________________________

______________________________________________________________________

Data: ___/____/_____

_____________________________

Assinatura do Presidente da

Comissão de Trabalho e Graduação

(9)

ANEXO B

FICHA DE ORIENTAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

NOME DO ALUNO:_______________________________________________________

Nome do Orientador:______________________________________________________

Nome do Coorientador (se houver):__________________________________________

Título do Trabalho: _______________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Descrever e avaliar as atividades desenvolvidas em cada data de orientação

Data Atividades Avaliação

/ /

Aceitável

Razoável

□ Não aceitável / /

Aceitável

Razoável

□ Não aceitável / /

Aceitável

Razoável

□ Não aceitável / /

Aceitável

Razoável

□ Não aceitável / /

Aceitável

Razoável

□ Não aceitável Parecer do Orientador:

Data __/__/__ __________________________________

Assinatura do Orientador

Data __/__/__ __________________________________

Assinatura do Coorientador

(se houver)

(10)

ANEXO C

PROJETO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

NOME DO ALUNO:_______________________________________________________

Nome do Orientador:______________________________________________________

Nome do Coorientador (se houver):__________________________________________

Título do Trabalho: _______________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

1. INTRODUÇÃO

2. OBJETIVOS

3. MATERIAIS E MÉTODO

4. EXEQUIBILIDADE

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ETAPA 1:

ETAPA 2:

ETAPA 3:

ETAPA 4:

ETAPA 5:

ETAPA 6:

DEMONSTRAÇÃO CRONOLÓGICA DAS ETAPAS

Etapas Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov.

1 2 3 4 5 6

(11)

6.BIBLIOGRAFIA

PARECER DO ORIENTADOR

DATA: _____/____/_______ ____________________________________

Assinatura do orientador

DATA: _____/____/_______ ____________________________________

Assinatura do co-orientador (se houver) PARA USO DA COMISSÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO PROJETO :

Aprovado

Não Aprovado

Motivo:_______________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

DATA _____/ ____/ _____ _______________________________________________

Presidente da Comissão de Trabalho de Graduação

(12)

ANEXO D

AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO I CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

NOME DO ALUNO:_______________________________________________________

Nome do Orientador:______________________________________________________

Nome do Coorientador (se houver):__________________________________________

Título do Trabalho: _______________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Membro da Comissão do TG

1) Nome: ______________________________________________________________

Parecer do Orientador:

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Data: ___/___/___ ______________________________

Assinatura

Parecer do Membro da Comissão do TG:

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Data: ___/___/___ ______________________________

Assinatura

Conceito Final:

( ) Aprovado ( ) Reprovado Data: __/__/___

___________________________________

Assinatura do Membro da Comissão do TG

(13)

ANEXO E

AVALIAÇÃO FINAL - TRABALHO DE GRADUAÇÃO II CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

NOME DO ALUNO:_______________________________________________________

Nome do Orientador:______________________________________________________

Nome do Coorientador (se houver):__________________________________________

Título do Trabalho: _______________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Membros da Banca

1) ____________________________________________________________________

2) ____________________________________________________________________

3) ____________________________________________________________________

As notas devem ser de 0 a 1

AVALIAÇÃO - MONOGRAFIA Nota – Membro 1 Nota – Membro 2 Nota – Membro 3 1 Identificação do problema, pertinência do tema

2 Análise do problema no contexto da Enga Civil 3 Conteúdo do trabalho e desenvolvimento lógico 4 Adequação: metodologia procedimentos e aplicações 5 Precisão dos conceitos, teorias e técnicas

6 Estrutura da redação, gramática e sintaxe 7 Conclusões e resultados

AVALIAÇÃO - APRESENTAÇÃO ORAL Nota – Membro 1 Nota – Membro 2 Nota – Membro 3 8 Expressão oral e comportamento

9 Técnica e estrutura de apresentação 10 Arguição

NOTA DA APRESENTAÇÃO FINAL ( / 10) =

NOTA FINAL TG = 0,25 (Acompanhamento) + 0,75 (Apresentação Final ) =

Se houver quaisquer observações ou comentários, transcrever no verso desta ficha de avaliação

APROVAÇÃO NA COMISSÃO DE TG

DATA _____/ ____/ _____ _______________________________________________

Presidente da Comissão de TG

(14)

ANEXO F

Coordenadoria Geral de Bibliotecas

C@pelo – Biblioteca Digital de Trabalhos de Graduação (TG) TERMO DE AUTORIZAÇÃO

Nome do autor: ______________________________________________________________________

CPF: ____________________________________ Telefone: [ ] _____________________________

E-mail do autor: _____________________________________________________________

Autoriza a divulgação deste endereço eletrônico na Biblioteca Digital C@pelo? [ ] Sim [ ] Não Título:

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

Palavras-chave:_____________________________________________________________________

Unidade:____________________________________________________________________________

Campus:____________________________________________________________________________

Curso de Graduação:_________________________________________________________________

Orientador:__________________________________________________________________________

Coorientador:_______________________________________________________________________

Banca:______________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

Data da defesa: _____/_____/__________

[ ] AUTORIZO a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a publicar em ambiente digital institucional, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da obra acima citada, em formato PDF, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade.

_____/_____/___________ ___________________________________

Data Assinatura do(a) autor(a) ______________________________ ____________________________________

Nome do Orientador: Assinatura do Orientador

TRAMITAÇÃO NA UNESP

DE ACORDO COM A PORTARIA UNESP Nº 03/09, O CONSELHO DE CURSO É SOBERANO PARA DECIDIR OS CRITÉRIOS DE QUALIDADE PARA ENVIAR OU NÃO OS TCCs DEFENDIDOS NO CURSO, PARA DIVULGAÇÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL C@PELO.

Conselho de Curso de Graduação

__________________________________________ ____________________________________

Nome do coordenador(a) Assinatura

Recebido em: _____/_____/__________ Liberado em: _____/_____/___________

Biblioteca da Unidade CGB - Bibliotec Digital C@pelo

Recebido em: _____/_____/__________ Recebido em:_____/_____/________

Liberado em: _____/_____/__________

Obs: Preencher este Termo em uma via assinada e enviar à Biblioteca da Unidade, juntamente com o arquivo eletrônico em formato PDF. O ARQUIVO PDF NÃO DEVE CONTER SENHA DE PROTEÇÃO

(15)

Ilustríssimo Senhor

Prof. Dr. (nome do professor)

Presidente da Comissão de Trabalho de Graduação

São José dos Campos, (dia) de (mês) de (ano).

Senhor,

Encaminho a Vossa Senhoria para as devidas providências, os nomes abaixo indicados, para constituírem a Banca de Defesa Final do Trabalho de Graduação do aluno

_________________________, RA_____________, intitulado

“______________________________________________________________”, bem como dia e hora da defesa.

Orientador: Prof. Dr. _______________________________________________________________

Membro: Prof. Dr. _________________________________________________________________

Membro: Prof. Dr. _________________________________________________________________

Dia da defesa: ____/____/____

Hora da defesa: ____________

Sem mais para o momento, aproveito a oportunidade para reiterar protestos de estima e consideração.

_____________________________________

Prof. Dr. _________________________

(16)

Ilustríssimo Senhor

Prof. Dr. (nome do professor)

Presidente da Comissão de Trabalho de Graduação

São José dos Campos, (dia) de (mês) de (ano).

Senhor,

Encaminho a Vossa Senhoria para as devidas providências, os nomes abaixo indicados, para constituírem a Banca de Avaliação da Apresentação do Projeto de TG I do aluno

_________________________, RA_____________, intitulado

“______________________________________________________________”, bem como dia e hora da defesa.

Orientador: Prof. Dr. _______________________________________________________________

Membro: Prof. Dr. _________________________________________________________________

Membro: Prof. Dr. _________________________________________________________________

Dia da defesa: ____/____/____

Hora da defesa: ____________

Sem mais para o momento, aproveito a oportunidade para reiterar protestos de estima e consideração.

_____________________________________

Prof. Dr. _________________________

Imagem

Referências

temas relacionados :