• Nenhum resultado encontrado

EDITAL. Programa indígena de PermaNÊNcia e OportUnidades na UniveRsidade - Pipou

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL. Programa indígena de PermaNÊNcia e OportUnidades na UniveRsidade - Pipou"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL

e Opor tUnidades na UniveRsidade - Pipou

Programa indÍGena de PermaNÊNcia

(2)

Programa Pipou

OBJETIVO

Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (ISPN/ Vale)

O Programa PIPOU – Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade é uma iniciativa da empresa Vale e do Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), cujo objetivo é, por um lado, contribuir para a permanência de estudantes indígenas no ensino superior, por meio de auxílio financeiro e acompanhamento e, por outro, fortalecer as iniciativas de ações afirmativas para indígenas nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Este primeiro edital tem por finalidade apoiar estudantes indígenas de Povos /Terras Indígenas com os quais a Vale mantém relacionamento e que apresentam demanda significativa para ingresso e permanência no Ensino Superior, a saber: Povo Gavião (TI Mãe Maria – PA); Povo Guajajara (TI Rio Pindaré e TI Caru - MA); Povo Tupiniquim e Povo Guarani (TI Tupiniquim Guarani, TI Caieiras Velhas II, TI Comboios - ES); Povo Krenak (TI Krenak - MG).

Para se candidatar, o/a estudante deverá estar regularmente matriculado/a em cursos de graduação1 em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas (estaduais ou federais) ou privadas.

Nesta primeira fase do Programa serão oferecidas 50 bolsas (no valor de R$

1.000,00/ mês), sendo que até 20% dessas bolsas (ou seja, até 10 bolsas), serão destinas a estudantes matriculados/as em IES privadas, enquanto as demais serão destinas a estudantes matriculados/as em IES da rede pública. Além da bolsa, cada estudante contemplado/a, receberá um computador portátil, respeitadas as condições de participação estabelecidas neste edital. Na próxima fase, o Programa será ampliado e poderá contemplar estudantes indígenas de povos/Terras Indígenas de todo o país.

1 Cursos nos formatos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias.

(3)

JUSTIFICATIVA

Avaliações quanto às condições de permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior têm alertado para os complexos desafios enfrentados por eles/

elas nos contextos acadêmicos. Uma das principais dificuldades é a falta de recursos financeiros que viabilizem a sua permanência. Entretanto, para além disso, há várias outras questões que os alunos e alunas indígenas enfrentam ao ingressar no ensino superior que muitas vezes o/a levam a desistir, como por exemplo a distância da aldeia, a saudade de seus contextos culturais e familiares, a ausência de acolhimento acadêmico em algumas instituições de ensino, dificuldades com as disciplinas, a frustração ao se deparar com conteúdos curriculares que à primeira vista não parecem dialogar com as realidades das aldeias indígenas.

O presente programa pretende criar estratégias de apoio que não só atenuem tais dificuldades, mas que sejam também um incentivo positivo, no intuito de ajudar o/a estudante indígena a engrenar em sua trajetória acadêmica e a conseguir articular os conhecimentos acadêmicos obtidos no curso com as realidades e demandas de seu povo e de sua comunidade.

PROCESSO SELETIVO

A seleção dos/as candidatos/as será realizada por Câmara Técnica composta por técnicos do ISPN, Vale e convidados (representantes indígenas e/

ou especialistas em educação). A análise das candidaturas se baseará principalmente no interesse demonstrado pelo/a candidato/a e nas propostas de projeto de intervenção apresentadas.

No momento da inscrição no processo seletivo, os/as candidatos/as deverão descrever brevemente uma ideia de projeto de intervenção a ser executado em sua comunidade/ aldeia/ terra indígena durante o ano de vigência da bolsa. Projetos de intervenção são atividades desenvolvidas em uma dada realidade social com o objetivo de melhorar ou transformar um determinado aspecto. A ação poderá ser realizada nos campos da educação escolar, gestão territorial e ambiental, saúde, fortalecimento da associação indígena, entre outros. Preferencialmente, o/ a candidato/a deverá desenvolver um projeto que tenha relação com o seu curso de graduação, mas não necessariamente, pois entendemos que isto será mais fácil em determinados cursos que em outros. As propostas podem ser inéditas ou não. Elas podem, por exemplo, incrementar ações que já estejam em curso nas comunidades.

(4)

É importante salientar que no momento da inscrição, o/a candidato/a não precisará apresentar o projeto pronto, mas somente a ideia inicial. A elaboração do projeto, propriamente, se dará no início da vigência da bolsa e contará com o apoio do ISPN.

Outros aspectos que serão considerados no processo seletivo:

• Buscaremos contemplar igualmente candidatos homens e candidatas mulheres visando promover a equidade de gênero.

• Buscaremos contemplar de forma isonômica todos os povos a quem se destina este edital.

• O fato do/a estudante já contar com uma bolsa e/ou auxilio, em princípio, não será um critério eliminatório. Entretanto, em caso de empate, o/a estudante que não tiver nenhum tipo de bolsa ou auxilio poderá ter prioridade sobre o/a estudante que já tem.

O processo seletivo poderá incluir ainda uma segunda etapa composta por entrevista aos/às candidatos/as. A necessidade ou não da realização de entrevistas estará sob a responsabilidade da Câmara Técnica.

CRITÉRIOS PARA SE MANTER NO PROGRAMA

Para se manter no programa, o /a candidato deverá:

Estar inscrito em aproximadamente 75% das disciplinas oferecidas por semestre e ser assíduo nas aulas (Frequência mínima de 75%);

• Não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar máximo do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

• Apresentar Rendimento Acadêmico satisfatório;

• Desenvolver o Projeto de Intervenção de forma satisfatória, com apresentação de relatórios bimestrais;

• Participar em 75% das atividades (webinários, monitorias etc) propostas pelo Programa.

OBS: Se houver comprovação de informações falsas registradas pelo/a candidato/a no momento da inscrição ou durante a vigência da bolsa, ele/

ela será desligado/a do Programa e poderá ter restrição a participar de novas iniciativas realizadas pela Vale ou ISPN. Em caso de desligamento do Programa antes do término do Curso, o computador recebido deverá ser devolvido.

(5)

Para se inscrever, o/a candidato/a deverá apresentar os seguintes documentos:

• Formulário de inscrição (Anexo 1) preenchido;

• Declaração de sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas (Anexo 2);

• Comprovante de matrícula em curso de ensino superior em IES pública ou privada;

• Cópia de RG (digitalizado)

Outras documentações poderão ser solicitadas pela câmara técnica durante o processo seletivo.

Esta documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço eletrônico até o dia 10 de setembro de 2021: Pipou-bolsas@ispn.org.br. Para ter sua inscrição confirmada, o/a candidato/a deverá receber um e-mail-resposta comprovando o recebimento do formulário de inscrição e da documentação solicitada. O resultado do processo seletivo será divulgado no site do ISPN até o dia 30 de setembro.

Em caso de dúvidas, o/a candidato/a também poderá entrar em contato conosco através do e-mail acima.

INSCRIÇÃO

(6)

Programa Pipou

Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (ISPN/ Vale)

ANEXO 1

Dados Pessoais 1- Nome:

2- Data de Nascimento:

3- Povo:

4- Aldeia / Terra Indígena:

5- Endereço atual:

6- Telefone:

7- E-mail:

8- CPF:

9- RG:

10- Qual a sua língua principal (a língua que você domina melhor)?

( ) Português ( ) Língua Indígena

Dados da vida acadêmica

11- Nome do curso de nível superior:

12- Nome da Instituição de Ensino Superior:

( ) Pública ( ) Privada 13- Ano de Ingresso:

Processo de Ingresso

14- Qual foi a sua motivação para ingressar no ensino superior?

(7)

15- Qual foi o processo seletivo?

( ) ENEM / SISU

Vagas reservadas para indígenas? ( ) sim ( ) não ( ) Processo Seletivo próprio da IES

Vagas reservadas para indígenas? ( ) sim ( ) não

( ) Processo Seletivo Específico para Indígenas (Vestibular Indígena)

( ) Matrícula direta, sem processo seletivo (no caso de algumas IES privadas) ( ) outros (Qual? _______________________________________________ )

16- O curso escolhido foi sua primeira opção? Se não, qual foi a sua primeira opção?

17- Qual foi a sua motivação para a escolha do curso?

Processo de Permanência

18- Você está satisfeito/a com a escolha do curso? Comente os motivos.

19- Antes da Pandemia da Covid-19, quais eram as suas principais dificuldades?

20-A IES onde você estuda oferece algum programa de acompanhamento aos/às estudantes indígenas no ensino superior (monitorias, tutorias etc)? Se sim, como funciona esse programa?

21- Você já participou ou participa a de algum deles? Se sim, como?

(8)

22- Como você está se adaptando ao ensino remoto?

23- Como é o seu acesso à internet? (Qual o tipo de internet?)

24- Você já recebeu ou recebe alguma bolsa de estudo (ex: Bolsa Permanência do MEC, PROUNI, outras) ou auxílio estudantil (ex: auxílio moradia, alimentação, transporte etc)? Se sim, descreva todas as bolsas/ auxílios recebidos e em qual período.

25- Qual o número aproximado de estudantes indígenas na IES onde você estuda? Eles/ Elas são de quais povos?

26- Existe alguma associação ou coletivo de estudantes indígenas na IES onde você estuda?

27- Você participa de alguma organização de estudantes indígenas? Qual?

Programa PIPOU

28- Por que você está se candidatando a receber uma bolsa neste Programa?

(5 a 10 linhas)

(9)

29- Você já participou ou participa de algum projeto de pesquisa ou de extensão da sua IES? Já recebeu ou recebe alguma bolsa acadêmica (ex: PET, PIBIC, PIBID, PIBIT)? Conte um pouco sobre essa experiência. (5 a 10 linhas)

30- O que você gostaria de fazer quando terminar o curso de graduação? Você tem algum plano? (5 a 10 linhas)

31- Quais suas ideias para o projeto de intervenção na sua aldeia/ terra indígena?

Por que você escolheu esse tema? Como você pretende desenvolvê-lo? (10 a 20 linhas)

(10)

ANEXO 2

DECLARAÇÃO DE VÍNCULO COM COMUNIDADE/ POVO INDÍGENA

Eu, __________________________________________________________________

portador da Cédula de Identidade nº ________________________, UF ____, declaro, para fins de inscrição no Programa PIPOU – Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade, que sou do Povo ___________

_____________________________________, da Terra Indígena ____________________

____________________________________.

Por ser a expressão da verdade, assino esta declaração:

________________ _____________________________________________

Data Assinatura do/a Candidato/a

Atenção: É obrigatório coletar a assinatura, devidamente identificada, de 3 (Três) Lideranças Indígenas diferentes (podem ser caciques, coordenadores/

as de associações ou organizações indígenas, diretores/as professores/as da escola etc):

1º) Liderança

_________________________________________________________

Nome Legível da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Assinatura da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Nº de RG da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Telefone

(11)

_________________________________________________________

Nome Legível da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Assinatura da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Nº de RG da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Telefone 2º) Liderança

_________________________________________________________

Nome Legível da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Assinatura da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Nº de RG da Liderança Indígena

_________________________________________________________

Telefone 3º) Liderança

Referências

Documentos relacionados

Os resultados mostraram que: as peneiras de furos redondos permitem a padronização do lote de sementes de soja em diferentes tamanhos de largura; as peneiras

Atualmente o uso de malhas não-estruturadas poligonais (poliédricas para o caso 3D) para discretização de domínios físicos está se tornando mais comum, surgindo-se a necessidade

Além disso, o elevado grau de sincronização das ovulações pode ajudar, de certa forma, os estudos científicos sobre o melhor intervalo entre IA e ovulação, através da pré

O naproxeno (ácido 6-metoxi-a-metil-2- naftalenoacético) é um fármaco do grupo de AINES derivado do ácido propiônico. O efeito do naproxeno está relacionado à

Figura 25 – Análise de sensibilidade dos dados de precipitação diária usados como entrada no DiCaSM, considerando seu efeito nos processos de evapotranspiração potencial

6 , para a cutia, os de Weir e Rowlands 7 para os histricomorfos de um modo geral, os de Matamoros 8 , quando refere-se ao ovário correspondente ao corno não gestante e com os

Immunoprotection of recombinant leptospiral immunoglobulin-like protein A against Leptospira interrogans serovar Pomona infection. Unique and physiological and

Desta forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo