• Nenhum resultado encontrado

cedores das categorias Pisos de concreto e Pisos de concreto com aspersão de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "cedores das categorias Pisos de concreto e Pisos de concreto com aspersão de"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

3 4 5

Notícia Técnica

Resinas MMA - Parte I

Seminário na Concrete Show

Seminário e premiação promovidos pela ANAPRE são destaques do maior evento em soluções e inovações tecnológicas do setor

M

ais uma vez, a ANAPRE realizará seu seminário anual na Concrete Show South America, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de agosto de 2015, com mais de 600 marcas expositoras nacio- nais e internacionais de 150 segmentos distintos.

O 9º Seminário de Pisos e Revestimen- tos de Alto Desempenho, que visa con- tribuir para o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam no setor de pisos industriais, será realizado no dia 28 de agosto de 2015 e trará palestran- tes afinados com as novas tendências do mercado.

A programação contempla ainda a en- trega do VII Prêmio ANAPRE de Planici-

cedores das categorias Pisos de concre- to e Pisos de concreto com aspersão de agregados. Confira o programa completo do Seminário e valores de inscrição na página 5.

A ANAPRE promoverá também, em conjunto com ABESC (Associação Bra- sileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e IBTS (Instituto Brasi- leiro de Telas Soldadas), no dia 27 de agosto, um seminário sobre piso indus- trial. O presidente da entidade, eng.

Ariovaldo Paes Junior, o vice-presidente Públio Penna Firme Rodrigues e o dire- tor técnico de concreto Ademir Teixeira dos Santos são palestrantes do evento, cuja programação deve ser conferida no site da Concrete Show South America

em Notícias

Destaques

Associado em Foco

Reis e Reis

Informativo da ANAPRE - Associação Nacional de Pisos e

Revestimentos de Alto Desempenho Ano 9 - Nº 48 - Julho-Agosto/2015

(2)

Devemos olhar além da crise

T

odos os dias somos alimentados pe- los diferentes meios de comunica- ção com notícias sobre a crise que se instala no Brasil.

Provavelmente mais ética e política, em que sobra esperteza e faltam responsa- bilidades, ela afeta a credibilidade do governo federal e está deitando seus tentáculos sobre o país, gerando incer- tezas e afetando o dia a dia das pesso- as e empresas.

Não é necessário ser expert em eco- nomia para perceber que algo não vai bem. Basta ir à feira, ao supermercado e restaurantes, participar em rodas de conversa que, nitidamente, se nota um descompasso entre a retórica oficial e a realidade.

Empresas começam a demitir seus fun- cionários, suspender pedidos e poster- gar investimentos; a indústria da cons- trução civil - até ontem pujante e que mais empregos gerou nos últimos anos - vê os projetos e empreendimentos se tornarem escassos e, por conseguinte, é uma das que mais tem demitido. O

medo e a preocupação permeiam por todos os lados, dificulta-se o crédito, cortam-se benefícios, sobem-se os ju- ros, realinham-se os preços,... é a crise!

Neste momento, reflito e puxo pela memória. Nos últimos 40 anos, como que ciclicamente, já passamos por vá- rias crises e sobrevivemos e, ao final de cada uma, ficamos em situação melhor do que antes. Tivemos a crise econô- mica do governo militar que resultou na redemocratização do país, vivemos a hiperinflação nos governos Sarney e Collor que, após a renúncia do segundo e assumindo Itamar Franco, resultou no Plano Real de estabilização econômica.

Já no governo FHC, após crises interna- cionais, idas ao FMI, desvalorização do Real, moratória interna de Minas Gerais, acabamos na aprovação da lei de res- ponsabilidade fiscal para melhor contro- le das contas públicas e que, em sínte- se, busca com que os níveis municipal, estadual e federal não tenham a “mão maior que o bolso”... o que tem sido um pouco difícil de aplicar por esse pessoal.

Chegamos então à “era Lula”, cujo maior mérito foi manter os fundamen- tos de estabilização econômica dos governos anteriores. Na sua gestão, o mundo apresentava novo ciclo de bo- nança alavancado pela globalização chinesa que consumia tudo.

Houve avanços sociais, aplicação de políticas de crédito populistas ou não, a inflação ficou sob controle dentro das

metas, tivemos recordes da balança comercial e crescimento do PIB e tudo isso em meio a diversos escândalos de corrupção, cujo mais famoso foi o

“Mensalão”.

Mas o país crescia, havia pleno empre- go, as pessoas consumiam e não se im- portavam muito com o que acontecia à sombra do poder.

Finalmente, na esteira da popularidade do governo Lula elegeu-se, e por duas vezes, a atual governante que colhe os dividendos negativos das decisões e das políticas equivocadas que, associados aos grandes escândalos de corrupção, causam indignação e apreensão do país e alimentam a crise que se instala.

Essa situação vai passar? Sim, como aconteceu antes essa também será su- perada. Em quanto tempo e a que custo ainda não se sabe e o que está por vir tão pouco. Porém, não adianta ficar se queixando e esperando o vendaval pas- sar. Devemos olhar além da “crise”. É lá que estão as oportunidades. Faça a lição de casa, inove, recicle e reinvente o seu negócio.

Ariovaldo Paes Junior Presidente

Ano 9 - nº 48 - Julho-Agosto/2015

emNotícias

Editorial

Errata

O intertítulo correto do editorial de au- toria do eng. Ademar Paulino de Aran- tes Filho, publicado na edição passa- da (nº 47 – Maio-Junho/2015), é: Ino- vação = ideia + ação + produtividade.

(3)

Ano 9 - nº 48 - Julho-Agosto/2015

emNotícias

Associado em Foco

Linha completa de produtos para pisos industriais

Boas práticas para construção de pisos em concreto

F

undada em 1994, a Reis e Reis ini- ciou suas atividades confeccionan- do pisos, tratamento de juntas e apli- cação de endurecedor químico para concreto.

Percebendo a necessidade da utiliza- ção de produtos avançados, desenvol- veu parceria com empresas europeias e norte-americanas e começou a fabri- cação de produtos altamente técnicos para serem utilizados na construção ci- vil, na manutenção predial e industrial.

Sediada em São José dos Campos (SP), estrategicamente no eixo Rio-São Pau- lo, conta com uma planta de 2.000 m2 atendendo todo o território nacional e América do Sul.

Todos os produtos são desenvolvidos seguindo rigorosamente normas de qualidade, com a mais alta tecnologia, garantindo a segurança de todos os en- volvidos no processo produtivo e preser- vação do meio ambiente, transporte e utilização do produto.

A empresa conta com uma ampla linha de produtos: fibras para concreto, endu- recedores químicos, adesivos, aditivos, selantes PU e epóxi semi-rígido, silico- nes, impermeabilizantes, tintas epóxi, ceras e vernizes industriais, argamassas epóxi e cimentícia, agentes de cura e produtos para lapidação.

A

ANAPRE promoveu em 9 de junho de 2015, em sua sede nacional, em São Paulo (SP), a palestra “Boas prá- ticas para a construção de pisos em concreto” com o eng. Ademir Teixeira dos Santos.

O diretor técnico de Concreto da ANA- PRE apresentou ao público presente todos os procedimentos executivos de um piso ou pavimento de concreto ob-

Reis e Reis

(12) 3966-9977 www.reisereis.com.br vendas@reisereis.com.br

(4)

O

MMA, metil metacrilato, faz parte de um grupo de resinas ésteres que, de- vido às suas propriedades diferenciadas permitem uma ampla gama de aplica- ções, como implante dentário e ósseo, lentes de contato, fibras óticas, materiais ortopédicos e vidros à prova de bala. A re- sina permite, por exemplo, a

formação de um material de aparência semelhante à de vidro, encontrando, assim, aplicações como a do telhado do Estádio Olímpico de Muni- que, na Alemanha.

Este sistema também vem ganhando grande importân- cia nas últimas décadas, na área de pisos e revestimentos de alto desempenho pela sua alta resistência mecânica e química. Por este motivo, o MMA é considerado o sis- tema ideal para as áreas de circulação interna e externa, seja pela estética diferencia-

da, desempenho, pela longa expectativa de vida útil, ou pelo alto custo-benefício proporcionado pelo baixo custo de manu- tenção e conservação.

Uma propriedade bastante interessante é

que as resinas de metacrilato curam por uma reação química chamada polimeriza- ção via radical muito rápida em compara- ção com outras reações de cura. Variando a quantidade de endurecedor adicionado, o processo de cura pode ser ajustado indi- vidualmente para diferentes temperaturas

de trabalho e, na maioria das condições, leva menos de uma hora.

Na linguagem cotidiana da prática, estas resinas são também chamadas de resina MMA, resina PMMA, resina de metacrilato

(resina MA), resina acrílica ou resina de acrilato.

Aplicação em pisos industriais As resinas MMA começaram a ser empre- gadas na década de 1960 para atender a necessidade do mercado de revestimentos com relação a um produto de ágil aplicação.

A agilidade, ampla gama de aplicação sobre concreto, cerâmica, madeira ou metal, aliada a não proliferação de fungos e bactérias esta- beleceram, desde esta época, o MMA como

um dos revestimentos mais in- dicados para áreas industriais, decorativas e alimentícias.

Resinas reativas à base de metacrilato têm sido usadas durante décadas no setor de construção para proteger su- perfícies. Como elas curam ra- pidamente, mesmo sob baixas temperaturas, são o material de escolha em muitos casos, especialmente quando existem altas exigências de resistência mecânica ou química. A sua excelente resistência a raios UV e a variedade de formulações fazem do MMA uma tecnologia indispensável para proteção e reparo de superfícies de concreto.

Ano 9 - nº 48 - Julho-Agosto/2015

O conteúdo deste artigo reflete a opinião do autor.

emNotícias

Notícia Técnica

Resinas MMA, uma solução para aplicações em pisos industriais - Parte I

Michael F. Wolff

Gerente de Vendas Técnicas na Evonik Industries AG, na Alemanha, e responsável pela linha DEGADUR® nas Américas

0800 727 2000

www.belgobekaert.com.br

Consulte as novas possibilidades estruturais.

Fibras de aço Dramix ® , soluções ainda mais otimizadas para seu piso, com a qualidade de sempre.

Continua…

Piso higiênico à base de DEGADUR® para áreas hospitalares, Suíça

Divulgação: Evonik Industries AG

(5)

Ano 9 - nº 48 - Julho-Agosto/2015

emNotícias

8h Recepção 8h15 Abertura

Ariovaldo Paes Junior

ANAPRE

8h30 Palestra 1

Conhecendo a cadeia de valor - uma visão estratégica de RAD Palestrante: Adriana

Visnardi Veríssimo

Evonik Degussa Brasil

Conceito/ Exemplo; Importância da análise; Estudo de caso - RAD; Entender o Mercado - Pesquisas; Conclusões - estruturação de idéias; e Ações

9h10 Palestra 2

Concreto com retração compensada

Palestrante: Breno Macedo Faria

LPE Engenharia

Introdução: hidratação dos cimentos e retração do concreto; Tipos de aditivos expansores para concreto; Normas e métodos de controle para os aditivos expansores e compensadores de retração; e Casos práticos onde se utilizou aditivos expansores no concreto

9h50 - Coffee break

10h20 Palestra 3

Produtos químicos inovadores para construção civil - pisos de concreto e RAD

Palestrante: Demétrio Jackson dos Santos

UFABC (Universidade Federal do ABC) Materiais avançados para

aplicação em pisos industriais (Materiais compósitos;

Reforços poliméricos; Materiais de fontes renováveis;

e Materiais autorregenerativos) 11h Palestra 4

Ensaios para controle de preparação e aplicação de RAD Palestrante: Levon

Hagop Hovaghimian

Reade Revestimentos Especiais de Alto Desempenho

Ensaios e testes práticos para inspeção de superfície; Qualidade do preparo da base;

Condições mínimas de aplicação; Espessura aplicada (película úmida e seca); e desempenho do RAD

11h40 Entrega do VII Prêmio ANAPRE de Planicidade e Nivelamento 12h10 Debate

12h30 Encerramento do Seminário / Visita à Concrete Show Dia: 28 de agosto de 2015

Horário: das 8 às 12h30

Local: Sala 1 - São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes) - São Paulo - SP

(6)

ANAPRE em Notícias é uma publicação bimestral da ANAPRE - Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho - R. Frei Caneca, 322 - cj. 22 - Consolação - CEP 01307-000 - São Paulo - SP - Tel./Fax (11) 3231-0067 - www.anapre.org.br - anapre@anapre.org.br - DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente: Ariovaldo Paes Junior - Vice- -presidente: Públio Penna Firme Rodrigues - Diretor Administrativo: Júlio Portella Montardo - Diretor de Marketing: Levon Hagop Hovaghimian - Diretora de Comunicação:

Adriana Veríssimo - Diretor Técnico RAD: Newton Cesar Carvalho Junior - Diretor Técnico de Concreto: Ademir Teixeira dos Santos - Conselho: Ademar Paulino de Arantes Filho, Alexis Joseph Steverlynck Fonteyne, Claudio Pinheiro de Freitas, Daniel Almeida Vargas e Roberto José Falcão Bauer - Suplentes: Wagner Edson Gasparetto e Nelson Tadeu Cancellara - Conselho Editorial: Diretoria Executiva ANAPRE - Produção Editorial: Prefixo Comunicação - Jornalista Responsável: Rosana Córnea (MTb 17183)

Ano 9 - nº 48 - Julho-Agosto/2015

emNotícias

Oficina Temática Desempenho &

Industrialização da Construção Data: 25 de agosto de 2015

Local: Milenium Centro de Convenções (São Paulo - SP)

http://www.eventoscte.com.br/eventos/

desempenho/

Concrete Show South America Data: 26 a 28 de agosto de 2015 Local: São Paulo Expo - Exhibition &

Convention Center (São Paulo - SP) www.concreteshow.com.br

Seminário Logística e Produtividade no Canteiro de Obras

Data: 2 de setembro de 2015 Local: Seconci-SP (São Paulo - SP) http://institutopini.pini.com.br/seminarios/

logistica_produ_2015/evento-342534-1.asp Webinar Laudo de Reforma

com base na NBR 16.280 Data: 15 de setembro de 2015 Local: ao vivo pela web

http://hom2.gerenciadordeconteudo.com.

br/produtos/PEV/seminarios/laudo-reforma- web-2015/evento-355734-1.asp

Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Data: 17 de setembro de 2015

Local: Milenium Centro de Convenções (São Paulo - SP)

http://www.acquacon.com.br/seminariorcd/

ENECE 2015 - 18º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural Data: 8 e 9 de outubro de 2015 Local: Milenium Centro de Convenções (São Paulo – SP)

www.abece.com.br/enece2015 XIV ICCC - The 14th International Congress on the Chemistry of Cement Data: 13 a 16 de outubro de 2015 Local: Beijing China

http://www.iccc2015beijing.org/dct/page/1 Oficina Temática Planejamento e

Controle de Obras: prazos, custos, qualidade e meio ambiente Data: 20 de outubro de 2015

Local: Milenium Centro de Convenções (São Paulo - SP)

http://www.eventoscte.com.br/eventos/

planejamento/

O presidente da ANAPRE, eng. Ario- valdo Paes Junior, e os diretores Le- von Hagop Hovaghimian (Marketing) e Newton Carvalho Junior (RAD) parti- ciparam, no dia 13 de julho de 2015, do Ciclo de Palestras sobre Pisos In- dustriais (RAD) promovido pela MC- -Bauchemie em Vargem Grande Paulis- ta (SP). O palestrante Gleyson Marzola falou sobre revestimentos de alto de- sempenho (RAD) enquanto Emílio Mi- noru Takagi apresentou uma visão geral sobre pisos para aeroportos dentro do plano nacional de ampliação dos aero- portos regionais.

A 19ª edição do Prêmio Paint & Pin- tura, considerado o “Oscar” do setor de tintas, foi realizada no dia 8 de maio de 2015, em São Paulo (SP). Contemplou 51 vencedores em diferentes catego- rias, sendo 38 destinadas aos “Fornece-

dores”, sete de “Melhores Indústrias de Tintas” e seis “Personalidades do Ano”.

Duas empresas associadas da ANAPRE se destacaram na premiação: a Evonik venceu como melhor indústria de sílicas e a NS Brazil ganhou como quinta maior indústria de revestimentos para pisos industriais.

Novas condições especiais foram lan- çadas para associados fazerem uso do mailing da entidade para divulgar seus produtos e serviços. Independente do tempo de associação, têm direito a emi- tir, em forma de e-mail marketing, peças de divulgação para o mailing eletrônico da ANAPRE, que é segmentado e dirigi- do para o setor de pisos industriais. Os pacotes especiais são para dois, quatro, seis, oito e dez disparos. Informações de- vem ser obtidas pelo telefone (11) 3231- 0067 ou e-mail anapre@anapre.org.br.

Acontece Curtas

A Novo Piso de Concreto, localizada em Americana (SP), é a mais nova associada da ANAPRE. Seja muito bem-vinda!

A lista completa de associados pode ser consultada no site www.anapre.org.br.

Novos Associados

Referências

Documentos relacionados

O Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho, promovido anu- almente pela ANAPRE, visa contribuir para o aprimoramento do conhecimento técnico dos profissionais do

O Concreto atérmico é uma ótima opção para aplicação de pisos, geralmente em áreas externas, principalmente para área de lazer e piscina, pois tem a

Ao contrário da década passada, no Brasil encontramos hoje uma larga gama de opções para os pavimentos industriais e, o alto grau de especialização que os profissionais das áreas

Aditivos para Concreto | Produtos de Obra | Sistemas de Injeção | Impermeabilização e Proteção | Recuperação Estrutural | Pisos Industriais. O concreto, devido a

Você, profissional, pode contar com a Bona para alcançar o mais alto nível de excelência e qualidade, porque desenvolver o que há de melhor para pisos de madeira é a nossa

de pisos com arg... de pisos com

de pisos com arg... de pisos

Este livro enfrenta com vigor teórico exemplar uma temática de grande atuali- dade e toma pelos chifres três conceitos-chave para o pensamento social contem- porâneo: